ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01029</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP11</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Salto Duplo</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Giulia Verni de Castro Silva (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Isabela Bathke Motta da Silva (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Ana Paula Bagnolin e Silva (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Gabriel Monteiro Richter (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Fernanda Biazetto Vilar Fabricio (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;paraquedismo, out of home, outdoor, midia externa, foto</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho visa desenvolver um plano de comunicação viável para um cliente real. A empresa escolhida para o desenvolvimento da campanha foi a Salto Duplo Curitiba, que realiza saltos de paraquedas em Paranaguá. O principal objetivo deste trabalho é tornar a marca líder no mercado paranaense, e para isto, serão realizadas etapas de pesquisa de campo, questionários online e grupos focais, a fim de constatar qual é a percepção do público-alvo em relação a empresa e o serviço prestado e as principais fontes de informação do público. A partir disso, podemos então criar um plano de comunicação com base nos resultados das pesquisas e nos objetivos de Comunicação e Marketing, que englobam tornar a marca Top of Mind em Curitiba e aumentar as vendas da empresa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A equipe desenvolveu um plano de comunicação para um cliente real, a partir de uma verba estipulada pelo mesmo. O plano é composto de oito etapas essenciais, que envolvem a construção de um briefing, realização de uma análise ambiental, pesquisa de campo, análise swot, planejamento, plano de mídia e criação. Ao decorrer do trabalho será possível compreender o que cada etapa engloba. A empresa escolhida para o desenvolvimento da campanha foi a Salto Duplo, empresa que realiza saltos de paraquedas em Paranaguá - PR. Estudou-se a fundo o cenário mercadológico em que a marca está inserida, assim como o serviço prestado. Desde a origem do paraquedas até os dias atuais, procuramos entender a sua relação com o indivíduo e o ambiente: quais as principais motivações pela procura do salto, quais as sensações, medos e inseguranças. Primeiramente levantou-se dados secundários para realizarmos uma análise ambiental, depois foram realizadas as pesquisas de campo com usuários do serviço, pessoas que praticam esportes radicais porém nunca saltaram de paraquedas, pessoas que já haviam saltado de paraquedas, e com o púbico em geral. Ao todo, três métodos de pesquisa foram utilizados: entrevista pessoal, grupos focais e questionários online. Após a etapa de pesquisa foi realizada a análise swot - forças, fraquezas, oportunidades e ameaças - para levantarmos os principais pontos fortes e fracos da empresa em relação aos concorrentes. A partir disso, desenvolveu-se então o planejamento, onde foram criadas ações de marketing, ponto de venda e estratégias de redes sociais e mecanismos de busca. A próxima etapa é o plano de mídia, onde foram escolhidos os meios de comunicação para veiculação da campanha, bem como seus canais. Os meios foram determinados com base nas pesquisas de campo, que foram realizadas também a fim de se descobrir quais são as principais fontes de informação do público e onde ele se encontra.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O mercado competitivo não permite que uma empresa de serviços falhe na satisfação dos consumidores, bem como na entrega de valor a estes. De acordo com os problemas de marketing, os objetivos serão melhorar o relacionamento da empresa com os consumidores, bem como fidelizá-los, e também elevar as vendas em 20% dentro do período de um ano. Ao analisar as respostas das pesquisas, notou-se que grande parte das pessoas ainda considera o paraquedismo um esporte perigoso. A pesquisa com consumidores em potencial aponta que 87% dos respondentes de uma amostra composta por 276 pessoas, não conhecem nenhuma empresa de paraquedismo. Porém, dentre os respondentes que conheciam alguma empresa do segmento praticamente todos afirmaram conhecer a Salto Duplo. Vale rememorar que as pesquisas também mostraram que apesar de 94% da amostra nunca ter saltado de paraquedas, 85% considera a possibilidade. Pode-se concluir que a Salto Duplo destaca-se entre a concorrência, mas tem pouca lembrança para possíveis consumidores em geral e que o mercado tem um grande nicho de oportunidade que pode ser explorado. Os principais objetivos de comunicação do planejamento serão: tornar a marca Top of Mind em Curitiba e região metropolitana, ou seja, a primeira a ser lembrada na mente dos consumidores quando se fala em paraquedismo. Mostrar ao público o quão seguro é o serviço e manter um relacionamento de pós-venda com o consumidor através de e-mails marketing, promoções, entre outros. Com isso a marca se aproximará do consumidor e se tornará conhecida regionalmente, melhorando o que a empresa já vem criando ao longo do seu desenvolvimento.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para atingir o público alvo definido como homens e mulheres de 18 a 35 anos, solteiros, de classe média e que são muito influenciados por seus amigos, foram definidas três linhas de comunicação para a campanha: institucional, cômica e promocional. A parte institucional visa trabalhar com a divulgação do serviço diretamente, apresentando-o através de imagens dos saltos que a empresa já realizou, além de trabalhar na ideia de segurança dessa prática esportiva e mostrar a experiência da empresa no ramo. A linha cômica abrange uma parte do posicionamento da empresa, que busca proporcionar uma experiência divertida, descontraída e única para o consumidor. Nas peças desenvolvidas o humor foi utilizado em elementos inerentes ao serviço. A parte da campanha promocional trabalha a influência dos amigos e cria pacotes promocionais para grupos, tendo a principal função de alavancar as vendas nos períodos de baixa demanda.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Permita-se. O tema foi criado para atingir principalmente os potenciais clientes que segundo a pesquisa quantitativa, afirmam que o medo e o preço do serviço são as principais justificativas para nunca terem saltado de paraquedas. Já na pesquisa qualitativa foi apontado o comodismo como uma das justificativas para nunca terem saltado. Pode-se perceber também que os consumidores em potencial vêem o esporte como algo distante da sua realidade, algo que desejavam realizar em um futuro incerto. Tendo isso em vista o tema busca aproximar o esporte do consumidor e desafiá-lo, utilizando o medo como motivador de superação. A abordagem da campanha tem uma linguagem verbal simples e de fácil entendimento, contudo, buscou-se formas criativas de relacionar a redação com elementos do paraquedismo, criando formas descontraídas de abordar o serviço. O enfoque fica para a combinação do tema com frases de efeito e principalmente para as imagens. As peças tem uma abordagem visual bem apelativa em que o salto aparece em destaque para cativar o consumidor e despertar o desejo de realizar a prática do esporte. Escolheu-se este canal para produzir-se quatro painéis rodoviários na BR- 277, sendo: dois sentido Paranaguá e um sentido Curitiba em janeiro, e um em junho, sentido Curitiba. O outdoor oferece diversas vantagens, dentre elas: alta frequência de exposição, continuidade da mensagem, grande impacto visual - o que é essencial durante o lançamento de um produto, segmentação geográfica, e ainda é bastante indicado como meio complementar. Segundo a Ecovia, 2016 em janeiro de 2016 mais de 100 mil carros passaram pela 277 em cada final de semana do mês, o que nos mostra a grande quantidade de impactos causados no verão. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Os painéis de medida 6mx3m serão fixados às margens da pista de rolamento.Este painel fica no km 617 em São José dos Pinhais e tem o objetivo de alcançar as pessoas que estão chegando em Curitiba. Como a empresa é bem rankeada no Google e é fácil de encontrá-la no Facebook somente digitando o nome da marca, os painéis de estrada foram criados apenas com uma frase de impacto, logotipo da empresa e vetor que simboliza o movimento e emoção da prática do esporte. O texto utilizado nesta peça também foi utilizado em um post das redes sociais e tem o intuito de desafiar de forma positiva o consumidor. Colocando a 144 coragem e o medo como fatores de incentivo. Ele também é um texto curto que possibilita a leitura e assimilação da mensagem em um curto período de tempo. Segundo Cesar (2013), este tipo de peça tem no máximo 8 segundos de atenção do consumidor, e este tempo deve ser dividido entre texto, imagem e logotipo. O logotipo da empresa encontra-se ao lado direito das pessoas na imagem, contrapondo a redação do lado esquerdo e dando equilíbrio para o layout. A foto utilizada retrata um consumidor feliz e confiante, o que reforça mensagem de encorajamento. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Neste painel o objetivo é dar continuidade a mensagem e gerar frequência na informação passada para o consumidor que está na estrada. A foto dos dois personagens, instrutor e consumidor, utilizada no centro da peça é o que dá base para todo o layout, desde a parte do vetor que permeia a imagem até o texto que se adapta ao formato do braço do consumidor que está saltando. A frase dá continuidade a ideia de realizar um sonho identificada no painel anterior, e coloca o medo como fator de impedimento para a realização de algo incrível, como saltar de paraquedas, desafiando o leitor a superar-se. No layout buscou-se trabalhar o aspecto do serviço proporcionar a realização de um sonho. A leitura das informações se dá em dois momentos, o primeiro é o link do texto  Realize um sonho. Permita-se com a imagem de uma jovem saltando, onde ela parece estar feliz e comemorando. O segundo momento é a identificação da empresa Salto Duplo e do local onde os saltos são realizados, com o objetivo de 145 passar a mensagem: saltar de paraquedas está ao seu alcance e fica logo ali, em Paranaguá.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CORRÊA, Roberto. Planejamento de propaganda. Sexta edição. Editora Global, 2002.<br><br>G1. Procura por saltos de paraquedas aumenta 30% em Boituva. Disponível em: <http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2015/01/procura-por-saltos-de-paraquedas-aumenta-30-em-boituva.html>. Acesso em: 30 mar. 2016.<br><br>LUCAS, Miguel. Preparação mental nos desportos radicais. Disponível em: <http://www.escolapsicologia.com/preparacao-mental-nos-desportos-radicais/>. Acesso em: 06 abr. 2016. <br><br>PÚBLIO, Marcelo. Como planejar e executar uma campanha de propaganda. Editora Atlas, 2008.<br><br>REGRAS DO ESPORTE. Parapente e paraquedismo: equipamentos, regras, modalidades, voô livre. Disponível em: <http://regrasdoesporte.com.br/parapente-e-paraquedismo-equipamentos-regras-modalidades-voo-livre.html>. Acesso em: 06 abr. 2016.<br><br> </td></tr></table></body></html>