ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01034</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Work hard and be nice to people: O ano de 2016 na célula coletivo experimental PUCPR</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Natascha Schmuck Zanatta (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Isabela Merlin da Silva (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Hanna de Melo Schneider (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Jeferson José Thauny (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Agência Júnior , Aprendizado , Célula Coletivo Experimental, Comunicação , PUCPR</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Entrega profissional é a meta de todos os trabalhos desenvolvidos na agência Célula Coletivo Experimental, agência júnior de comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). A Célula atua como um espaço para a prática das técnicas que envolvem a comunicação visando, em primeiro lugar, reforçar a formação dos alunos por meio de aprendizado pela vivência de situações reais na profissão. Atende departamentos internos da PUCPR e clientes externos do mercado e reuniu durante o ano de 2016 mais de sessenta alunos, acompanhados diariamente por quatro professores orientadores. A fim de exemplificar a busca pelo profissionalismo na agência o paper apresentará um dos trabalhos realizados: identidade e comunicação do Intercom Sul 2016.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Promover a formação integral e permanente dos cidadãos e profissionais comprometidos com a vida e com o progresso da sociedade" (PUCPR, 2017, online) é parte da missão da Pontifícia Católica do Paraná (PUCPR). A agência se espelha na missão da universidade, e traduz os objetivos citados através de três grandes frentes: profissionalização garantida na postura ética das entregas, valor humano do relacionamento entre os estudantes e professores envolvidos, e envolvimento com causas sociais. Dessa forma, a fim de traduzir as frentes em um único mantra, a coordenação da agência propôs o lema  work hard and be nice to people (trabalhe duro e seja bom com as pessoas) no ano de 2016, a fim de mobilizar os alunos envolvidos e destacar a necessidade de evolução profissional na agência, sem, no entanto, abandonar os princípios e valores que conduzem a Instituição. O lema virou um quadro na parede e norteou os esforços do respectivo ano. A Célula Coletivo Experimental oferece aos alunos participantes a vivência de mercado através de cinco áreas estratégicas: atendimento, pesquisa e planejamento, social media, criação e produção audiovisual. Contou, em 2016, com a participação de quatro professores orientadores e atendeu a mais de sessenta alunos de Publicidade e Propaganda. A integração entre os acadêmicos permitiu um amplo resultado e a produção de um leque de peças, das quais se destacam: identidade visual, campanhas publicitárias, pesquisas mercadológicas, planejamentos de campanhas integradas, peças gráficas, conteúdos digitais para multiplataformas, produção de eventos e material audiovisual. Na sequencia, esse paper ampliará o descritivo na atuação da agência, especificando seus objetivos, métodos, técnicas e descritivos adicionais. Ao final, apresentará o case  identidade e comunicação do Intercom Sul 2016 para demonstração de qualidade técnica. Demais peças serão apresentadas por meio do portfólio adicional, conforme indicativo das normas do Expocom Sul 2017. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo principal da Célula é oferecer aos alunos a vivência de mercado através da execução de trabalhos para clientes reais. A departamentalização proposta segue o modelo de estrutura padrão de grande parte das agências curitibanas, permitindo ao aluno um preparo maior ao mercado de trabalho e aumentando suas chances quanto à conquista de um estágio nessas empresas. O laboratório de aprendizagem proporciona ao aluno envolvido a oportunidade de amadurecer seu entendimento sobre a área, aprofundando conhecimentos adquiridos e fortalecendo seu currículo através de uma experiência com o mercado. A agência projeta, dessa forma, sua missão em proporcionar um aprendizado concreto por meio da prática publicitária, envolvendo a solução de problemas comunicacionais variados e permitindo um aprofundamento nas práticas profissionais trabalhadas em sala de aula. Conceitos analisados em sala de aula, como branding, que Kotler e Keller definem como  dotar produtos e serviços com o poder de uma marca , delimitando a necessidade de que a marca ensine aos consumidores (KOTLER, KELLER, 2006, p. 269) são experimentados na prática. Da mesma forma, conceitos como branded content  abordagem que a marca deixa de falar apenas de si mesma com o uso de formatos publicitários tradicionais e passa a produzir conteúdos para fazer-se presente e contextualizada no universo de seu publico-alvo (OLIVEIRA, 2014, p.6), redesign de marcas  processo pelo qual um determinado produto passa para ser reformulado, geralmente visando aperfeiçoamento funcional e/ou estético ou corrigindo defeitos de versões precedentes (ULLMAN, 2002), design thinking  pensar de maneira dissociada dos conceitos formais, funcionais e estéticos por meio dos quais estão acostumados a projetar (STICKDORN, SCHNEIDER, 2014, p. 12) entre outros, são aplicados diariamente pelos alunos na agência, garantindo a eles o processo de formação integral previsto na missão da Instituição. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Realizar uma campanha publicitária não é uma tarefa simples nem pode-se valer de um manual passo a passo. O processo de aprendizagem publicitária exige metodologias ativas, como resolução de problemas práticos e aprendizagem baseada em desenvolvimento de projetos. A premissa de extensão universitária como essencial ao processo de aprendizagem é verificada também por Duarte (2014), quando especifica que  somente a teoria não fornece os instrumentos adequados e necessários que possibilitem lidar com os conteúdos como a prática faz, pois no dia a dia desta, a aplicação da teoria proporciona correções e aquisições de novos conhecimentos. (DUARTE, 2014, p. 70) evidenciando que somente o que é visto em sala de aula geralmente não possibilita uma aprendizagem completa. Em suma, verifica-se então que a sala de aula deve focar nos aspectos históricos, conceituais e práticos da profissão, fornecendo ao aluno conhecimentos sólidos quanto à importância do referencial cultural e técnico no processo. No entanto, não deve abdicar de práticas de ensino que quase sempre são desenvolvidas por meio de proposição de desafios para resoluções de problemas comunicacionais, simulando desafios mercadológicos. A experiência na agência permite ao estudante amplificar a vivência prática da profissão. Ao perceber as complexidades da captação de um briefing ou da solução comunicacional proposta, por exemplo, o aluno consegue aproximar os conceitos teóricos da prática, aplicando todas as habilidades e conhecimentos desenvolvidos na graduação em situações reais de mercado. Pode-se concluir então que a agência permite a experimentação da verdade na profissão. Entende a importância das simulações praticadas em sala de aula e amplia a vida universitária, permitindo aos acadêmicos o aprendizado por meio de cenários verídicos. Cada cliente possui uma demanda e uma forma de comunicar específica, e é papel da agência saber solucioná-las. Essa experiência excede qualquer procedimento padrão e permite ao aluno entender os traquejos da publicidade, a necessidade de proximidade com o cliente, a pressão por resultados e as repentinas alterações de informação a quais o publicitário está envolvido. O acúmulo de aprendizagem de processos e conhecimento aplicado permitirá ao estudante um entendimento mais significativo da profissão. Vale destacar também o amadurecimento profissional conquistado pelos estudantes durante o período de permanência no laboratório. A capacitação conquistada permite ao aluno um aumento na qualidade do portfólio, um contato maior com a comunidade para maior percepção da realidade, e uma primeira experiência que torna-se um diferencial capaz de permitir conquista de novas oportunidades profissionais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">De acordo com o livro  A extensão universitária como princípio de aprendizagem , do organizador Luiz Síveres (2013):  a extensão universitária, entre a diversidade de entendimentos, pode ser considerada uma diretriz institucional, um processo mediador de construção do conhecimento e uma atividade que aponta para a finalidade do percurso da aprendizagem (SÍVERES 2013, p. 20), qualificando a relevância de projetos de extensão para aprofundar saberes desenvolvido em sala de aula. Fundada em 2013, a Célula Coletiva Experimental atua como um espaço para a prática das técnicas que envolvem a comunicação com o mercado, visando, em primeiro lugar, reforçar a formação dos alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda na PUCPR. A agência atende departamentos internos da PUCPR e clientes externos do mercado, e reúne mais de 60 alunos e 4 professores por semestre. Os alunos cumprem uma carga horária de até 12 horas semanais, desenvolvendo atividades de atendimento, pesquisa e planejamento, social media, redação, criação e produção áudio visual, sob a supervisão dos professores de cada departamento. O processo seletivo acontece duas vezes ao ano, sempre ao início de cada semestre letivo. Com o intuito de aumentar a participação no projeto e permitir, cada vez mais, que um número maior de estudantes possuam o diferencial de atuação na agência, ao fim de cada ciclo semestral todos os alunos possuem o vínculo com a agência automaticamente finalizado. Dessa forma, em cada novo ciclo, todos os alunos interessados, novos ou antigos, devem se inscrever novamente. Ao se inscrever no processo, os acadêmicos devem observar o edital, que determina a escolha de áreas de interesse divididas nas áreas da agência, já citadas anteriormente. O documento também especifica os critérios de participação no projeto: estudantes matriculados em Publicidade e Propaganda a partir do segundo período, com disponibilidade de cumprir as horas voluntárias destinadas a cada setor. A título de esclarecimento vale destacar que o projeto também aceita alunos de Relações Públicas. Ainda no ano de 2016 também foi permitido aos alunos a inscrição em projeto especial denominado  portal de publicidade - uma equipe destacada focada em produzir um portal online para o curso. Desde 2015, a agência remodelou as possibilidades de participação, disponibilizando vagas para alunos em equipes distintas, divididas por datas não sequenciais. O estudante pode se inscrever nas equipes de segundas e quartas-feiras, ou nas de terças e quintas-feiras, sendo as sextas-feiras reservadas para jobs com entregas urgentes ou oficinas especiais aos alunos integrantes. Dessa forma, os acadêmicos atingem a meta máxima de 12 horas semanais de estágio voluntário na agência, proporcionando datas livres para que os estudantes possam desenvolver outras atividades acadêmicas, como trabalhos e portfólios pessoais. A coordenação divide os jobs entre as duas equipes conforme o volume de trabalho de cada uma verificando a conquista de alunos muito mais engajados com o projeto e um formato altamente produtivo. A Célula localiza-se no LABCOM, laboratório de comunicação, formatado especialmente aos cursos da Escola de Comunicação e Artes da PUCPR. A estrutura conta com mais de 3.300 metros quadrados, contendo salas de aula, de notícias, de pesquisa qualitativa, de expressão corporal e lúdica; estúdios de produção audiovisual, televisivos e de fotografia; equipamentos de áudio, vídeo e fotografia; laboratórios de informática nas plataformas PC e Macintosh; teatro Laércio Ruffa; webrádios e ilhas de edição. A agência é uma das quatro unidades experimentais da Escola, que conta ainda com laboratórios de Relações Públicas, Jornalismo e Música, parceiros da agência para resolução de demandas diversas. O processo publicitário se dá em sua completitude. Inicialmente o departamento de atendimento capta o briefing junto aos departamentos internos da agência ou clientes externos. Também é responsável por prospectar novos clientes, apresentar o portfólio da agência e finalizar a etapa orçamentária, na qual a agência pratica um custo simbólico inferior a 10% do SNAPRO para execução de jobs externos. O segundo passo acontece com o departamento de pesquisa e planejamento, o qual questiona, averigua e adiciona informações ao briefing, além de ampliar as análises sobre o problema de comunicação apresentado. Também é responsável por fornecer insights à criação, a fim de auxiliar o processo criativo. Na sequencia, reuniões de brainstorms são tratadas envolvendo departamentos de planejamento, criação, produção e social media, para traçar e amparar decisões estratégicas. Definido o caminho, o planejamento, criação e produção audiovisual trabalham para apresentar as soluções que resolvam o real problema do cliente da melhor forma possível. A apresentação das ações fica a cargo do departamento de atendimento, geralmente em reunião na própria sede da agência. Vale destacar que a tradição em qualidade da Universidade pressiona à um resultado final muito além do satisfatório. Diariamente exige-se dos alunos a possibilidade de render mais no processo, propondo novas soluções e opções para os clientes. Para assegurar profissionalismo, todos os setores são acompanhados integralmente pelos professores coordenadores - que lecionam as respectivas matérias - e discutem com os alunos os melhores caminhos os auxiliando na obtenção de um aprendizado ativo. Findadas as etapas, o coordenador geral da agência solicita pessoalmente um feedback junto aos clientes, para verificar o índice de satisfação. Também é conduzida uma pesquisa de satisfação com os alunos ao final de cada ciclo, como forma de mensurar os pontos positivos e negativos do período, a fim de melhorar cada vez mais a condução do estágio.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Conforme delimitado em outras etapas, os clientes da Célula são divididos em clientes internos PUCPR e clientes externos. Os clientes externos geralmente procuram a agência por indicação do mercado ou de membros da Instituição. São divididos em causas sociais e clientes corporativos. Devido aos valores da PUCPR, e o objetivo de comprometimento com a sociedade, a agência está sempre envolvida em causas sociais, que não possuem nenhum custo ao anunciante. Além das importantes demandas diárias, ao longo de 2016 a Célula atendeu clientes expressivos que marcaram o ano da agência, entre os quais destacam-se:  Santa Casa de Curitiba , planejando e executando uma campanha nacional para doação de órgãos, e  Intercom Sul , sendo a agência responsável por toda a identidade, comunicação e divulgação do maior evento de comunicação do Sul do país. Na sequencia o paper apresentará resumo da concepção visual de marca e comunicação do Intercom Sul 2016, com descritivo detalhado em documento portfólio anexo. Vale destacar que outras peças serão destinadas ao portfólio anexo, obedecendo as normas do concurso, a saber: Portfolio 1: Intercom Sul; Portfólio 2: Campanha de doação de órgãos nacional para a Santa Casa de Curitiba; Portfólio 3: Comunicação, produção e elaboração de evento GP da Propaganda (maior evento de Publicidade e Propaganda da PUCPR); Portfólio 4: Criação da marca Fermata; e Portfólio 5: Portal Desencaixe para a Escola de Comunicação e Artes PUCPR. 5.1 IDENTIDADE E CAMPANHA PARA O INTERCOM SUL Berço de imigrantes, a capital do Paraná retrata uma junção de diversos povos e culturas. Curitiba nas palavras do poeta Paulo Leminski é a "mítica imigrante do trabalho", também referência em urbanismo, meio ambiente e transporte público (PREFEITURA DE CURITIBA, 2016, online). Em maio de 2016, a cidade foi agraciada com a visita do Intercom Sul, maior evento de comunicação do Sul do país. Sede do evento, a PUCPR foi responsável pela criação e divulgação da identidade do congresso, através de sua agência júnior: a Célula Coletivo Experimental. Inicialmente coube à agência coletar o briefing, pesquisar os aspectos relevantes ao evento e planejar os caminhos a serem percorridos durante a criação de sua identidade. A Célula idealizou a marca e comunicação do evento valendo-se de conceitos de branding, psicologia das cores e contemplando as práticas do mercado publicitário. A solução do projeto foi norteada por três vertentes principais. A primeira refere-se à ciência da importância do Intercom Sul para os habitantes de Curitiba, e o orgulho curitibano em suas obras. A segunda observa a relevância do evento para os demais núcleos de pesquisa e ensino em comunicação no Brasil, apoiando o turismo. O último vetor aponta a diversidade de Curitiba, destacada na identidade de seus pontos turísticos urbanos, que traduzem a junção de elementos e etnias que compõe a capital paranaense. Dessa forma, os três aspectos observaram a criação de uma identidade que aliasse atrações arquitetônicas da cidade, relevantes aos turistas e moradores, revelando Curitiba como sede do evento. Tendo em vista o processo de conscientização destacado, o intuito do projeto foi reunir em uma marca toda a diversidade de Curitiba e dos processos comunicacionais abordados no Intercom Sul. Em outras palavras, para esse desafio objetivou retratar a diversidade da cidade e das interações comunicacionais presentes no evento. Ciente da necessidade e dificuldade de traduzir os aspectos: diversidade, comunicação e Curitiba em uma identidade visual, a Célula elencou oito pontos turísticos na concepção da marca, que poderiam representar a diversidade de povos na constituição da cidade: o Jardim Botânico, construção com curvas de ferro no estilo art-noveau inspirada em um palácio de cristal do século XIX em Londres e o seu grandioso e verde jardim que segue o estilo francês, com canteiros geométricos; a Ópera de Arame e a Rua 24h que destacam-se: o primeiro pela diversidade cultural em um dos principais espaços da cidade, e o segundo como um ponto de encontro e entretenimento para turistas e curitibanos; o Mercado Municipal de Curitiba, que enaltece toda a variedade da capital; o famoso Teatro Guaíra, centro de cultura, com linhas visuais semi curvas; o Bosque Alemão e o Memorial Ucraniano, que, compostos arquitetonicamente por formas retas como quadrados, triângulos e retângulos, referenciam a cultura dos citados países; e o MON - Museu Oscar Niemeyer, que alia arquitetura e arte, apresentando, tal como o Intercom Sul, uma miscelânea cultural nas obras que apresenta. Após a observação dos pontos turísticos citados, foram identificadas e extraídas cinco formas geométricas, conforme APENDICE 1. Ainda como concepção de marca, a pluralidade cultural, que se encontra no Intercom Sul e em Curitiba, foi representada pelas cores amarelo, azul, verde, vermelho e roxo. Como resultado de união das formas e cores foram obtidos os primeiros esboços da marca Intercom Sul 2016. No APENDICE 2 observa-se os elementos, que delimitados por um círculo, representam o citado conjunto da diversidade. O APENDICE 3 apresenta a forma completa após unir todos os elementos essenciais formatando a marca oficial do Intercom Sul 2016. Finalizada a marca, a agência voltou-se para processos de aplicações e comunicação integrada, buscando conceituar a relação entre Curitiba e a proximidade com um evento plural como o Intercom Sul. Para tanto, criou inicialmente um enxoval de peças para identidade visual composto de: site, identidade para as redes sociais, convites, banners, save the dates, e-mails marketing, vinhetas, vídeo de abertura do evento, cenografia, troféus, camisetas para a organização, peças para sinalização, bloco de anotações, cartazes com programação, carta de agradecimento, certificados, crachás e demais peças. Para ampliar a visibilidade do evento, a agência ainda criou e publicou anúncios para mídia on e off-line. Em seguida, desenvolveu perfis para as redes sociais, nas quais solucionava as dúvidas e divulgava prazos para as inscrições. Estratégias de branded content também foram utilizadas massivamente nessas plataformas. Produção de conteúdo online para redes sociais como memes, infográficos, vídeos explicativos, ações virais e dicas para turistas foram alinhados em um calendário amplo de inserção. Todas as peças podem ser visualizadas no arquivo anexo Portfolio 1, com o relatório visual completo do evento, parte integrante do portfólio da agência anexo a essa produção. Durante o período foram concebidas mais de 34 publicações de conteúdo no Instagram, alcançando mais de 700 seguidores; 240 tweets, atingindo 150 seguidores, e 29 postagens no Facebook, superando a marca de 3.600 seguidores e gerando mais de 8.700 interações entre comentários, reações e compartilhamentos. O resultado do trabalho foi relevante e elogiado pela organização nacional do evento, excedendo a meta de inscrições para o evento com semanas de antecedência e garantindo um legado digital para as próximas edições. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Comprometidos pelo desafio de dar vida à comunicação do Intercom Sul, a Célula Coletivo Experimental encontrou o diferencial da marca na junção de três vetores: orgulho curitibano de suas obras; atrativos para o turismo potencializados pelo evento; e diversidade da capital paranaense. A solução encontrada no processo de branding revela uma marca que identifica a cidade sede do evento, enquanto destaca os pontos turísticos que a tornam modelo de arquitetura e urbanismo. A escolha pelos pontos revela ainda a preocupação em favorecer interações culturais e comunicativas, destacadas no Intercom Sul. A possibilidade do estudante enfrentar problemas cotidianos de uma agência de comunicação nesse e em outros jobs ao longo do ano de 2016, permitiu um aprofundamento nas práticas profissionais trabalhadas em sala de aula. Proporcionou ao aluno envolvido a oportunidade de amadurecer seu entendimento sobre a área, aprofundar conhecimentos adquiridos e fortalecer seu currículo através de experiência com o mercado. O lema  work hard and be nice to people provou ser mais do que um quadro na parede, foi vivido de fato pelos acadêmicos em 2016, evidenciando um indicativo de que existe um caminho a ser trilhado nos anos que seguem. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">DUARTE, Jacildo da Silva. As contribuições da extensão universitária para o processo de aprendizagem, a prática da cidadania e o exercício profissional. 2014. 105 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação, Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação, Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014<br><br>KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. São Paulo: ed. Pearson Prentice Hall, 2006.<br><br>OLIVEIRA, Vinícius Riqueto de. A evolução estratégica da comunicação de marca: um enfoque ao Branded Content no ambiente digital. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão Integrada da Comunicação Digital nas Empresas, Relações Publicas, Propaganda e Turismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.<br><br>PREFEITURA DE CURITIBA. Perfil de Curitiba. Disponível em: <http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/perfil-da-cidade-de-curitiba/174>. Acesso em: 10 abr. 2017.<br><br>PUCPR. Missão da PUCPR. Disponível em: < http://www.pucpr.br/arquivosUpload/ 5376548671264697135.pdf>. Acesso em: 18 abr. 2017.<br><br>SÍVERES, Luiz (Org.). A extensão universitária como princípio de aprendizagem. Brasília: Liber Livro, 2013. <br><br>STICKDORN, Marc; SCHNEIDER, Jakob. Isto é Design Thinking de Serviços: Fundamentos, Ferramentas, Casos. Porto Alegre: Bookman, 2014. 380 p.<br><br>ULLMAN, David G. The Mechanical Design Process. McGraw-Hill Professional, 2002.<br><br> </td></tr></table></body></html>