INSCRIÇÃO: | 01095 |
CATEGORIA: | RP |
MODALIDADE: | RP10 |
TÍTULO: | Produção audiovisual na Comunicação Organizacional: Movimento ZTGT |
AUTORES: | Matheus Tavares Pronunciato (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Amanda Cristine Barbosa de Sousa (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Larissa Alves Dias (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Amanda Mendes Bastos Peixoto (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Mariele Machado Figuero (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Débora Bortolotti (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Thayna Bressan da Silva (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Carolina Fernandes da Silva Mandaji (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) |
PALAVRAS-CHAVE: | Comunicação Organizacional, Audiovisual, Vídeo Institucional, Movimentos Culturais, |
RESUMO | |
O presente artigo aborda o produto de comunicação organizacional “Pense, Faça, Leve ZTGT”, um vídeo institucional desenvolvido para o Movimento ZTGT, uma organização da sociedade civil (OSC) voltada para o desenvolvimento da economia local, manifestações civis e artísticas e estilo de vida saudável e sustentável. O produto audiovisual pretende reforçar a identidade da marca da organização, representando seus objetivos e diversos valores, e incentivar o contato com seus públicos. | |
INTRODUÇÃO | |
O Movimento ZTGT (Zeitgeist) é uma organização com o objetivo de criar canais – como eventos e a Revista ZTGT – para que pessoas possam veicular suas expressões artísticas, sociais e culturais de maneira independente e colaborativa. Seu nome, Zeitgeist, simboliza todos os fatores que representam ou marcaram alguma época em questão e foi criado em 2015 por alunas do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a UTFPR, em Curitiba. Todo o trabalho da organização gira em torno do desenvolvimento de pessoas e o seu principal produto realizado pelo movimento é a Revista ZTGT, uma publicação trimestral que reúne poesias, ilustrações, textos e intervenções produzidas por artistas locais. Os eventos organizados pela instituição costumam possuir temáticas voltadas para discussões políticas e o incentivo da economia local, abrindo espaço para pequenos empreendimentos e artistas que queiram compartilhar suas produções com a comunidade. Conforme diagnosticado pela equipe realizadora do produto audiovisual, os valores compartilhados entre os membros da organização são muito fortes e refletem diretamente na maneira como ela realiza suas atividades e como se relaciona com seus públicos. Entre eles, estão o incentivo à economia local e ao estilo de vida saudável, expressão artística e apoio a movimentos sociais. O presente trabalho aborda um vídeo institucional produzido por alunos para as disciplinas de Linguagem Visual 2e Projetos 4, do curso de Comunicação Organizacional da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) para a organização Movimento ZTGT. O vídeo compreende uma das estratégias traçadas em um plano de comunicação integrada elaborado para esta mesma organização pela agência Submarine, criada por alunos do quarto período do curso para a elaboração do planejamento proposto pela disciplina de Projetos 4, onde os alunos matriculados desenvolvem um plano de comunicação integrada para uma organização da sociedade civil. | |
OBJETIVO | |
A peça audiovisual “Pense, Faça, Leve ZTGT” foi desenvolvida com a finalidade de transmitir, de maneira lúdica e visual, os conceitos e ideais que cercam a organização - desta forma, a organização consegue se fortalecer como marca, pois, segundo Araújo (2007, p.25, apud CORD, 2012, p.38),“o entretenimento é a ferramenta de comunicação que melhor possibilita um bom posicionamento de marca, além de conteúdo e experiência exclusivos para o público-alvo”. Seu propósito é maximizar os efeitos das estratégias pontuadas no planejamento estratégico desenvolvido pela agência Submarine para o movimento, fortalecer sua marca e comunicar aos seus públicos as atividades desenvolvidas por ele. O material institucional, propõe de maneira atraente e dinâmica a partir de uma sequências de imagens rápidas e coloridas e linguagem divertida -, pretende transmitir as características essenciais que definem o movimento cultural e atividades realizadas. Ao mesmo tempo, pretende conscientizar os três principais grupos de públicos identificados (colaboradores de conteúdo, patrocinadores e consumidores) no diagnóstico e análises ambientais realizadas anteriormente ao planejamento estratégico, sobre o que o movimento pode oferecer para eles e vice-versa, visando o crescimento e desenvolvimento da organização. Para a concretização desses objetivos, a melhor estratégia identificada foi veicular o vídeo institucional no site e perfil do Facebook da organização. O produto audiovisual aborda o universo onde o movimento está inserido e atua, remetendo ao ambiente urbano movimentado e repleto de manifestações artísticas e culturais. A sequência de imagens representa os principais valores e idealizações da organização, como manifestações por direitos civis, consumo responsável, apoio à pequenos empreendimentos, alimentação saudável, expressão artística e, por fim, a Revista ZTGT. A intenção final é despertar no espectador uma possível identificação com todo material apresentado. | |
JUSTIFICATIVA | |
O vídeo institucional faz parte das estratégias traçadas no planejamento de comunicação integrada elaborado pela agência Submarine para a organização Movimento ZTGT, com o intuito de maximizar as demais ações abordadas por ele. O vídeo, em um primeiro momento, também ajuda a sintetizar o que é a organização e representar de maneira visual sua personalidade e os efeitos que as estratégias traçadas almejam – como o maior o contato entre o movimento e seus públicos. Os elementos e representações presentes no material audiovisual contribuem para o fortalecimento da posição da marca do movimento, pois “a premissa para uma estratégia centrada na marca é esclarecer a sua identidade, de modo a aproximar o público-alvo e evidenciar a proposta das ações” (RIQUETO, 2014, p.31). Durante o diagnóstico, a equipe identificou que a marca, por exemplo, não possuía uma unidade ao ser aplicada, o que atrapalhava o processo de identificação dos materiais e produtos da organização. O produto audiovisual, portanto, junto à outras peças e ações, é uma das estratégias para fixar a marca no imaginário de seus públicos. Nesse sentido, o objetivo do vídeo institucional é “mostrar a empresa (histórico, ramo de atividade, principais produtos, estrutura física e organizacional, tecnologia, missão e visão da empresa, relações sociais e com o meio ambiente)” (XAVIER, ZUPARDO, 2004, p.76). A definição de um vídeo institucional como uma estratégia do planejamento de comunicação integrada fora feita após as análises do diagnóstico e mapeamento realizados dentro do planejamento estratégico, onde a equipe identificou uma necessidade de maximizar os efeitos das estratégias traçadas no planejamento e pela necessidade de abordar todas as diversas características do Movimento ZTGT e suas ações. Fora utilizada uma linguagem dinâmica (com cortes rápidos, bastante movimento e velocidade) que ajuda a expressar tudo o que a organização realiza na cidade de Curitiba, o que ela é conceitualmente e expressar também o espírito do tempo (Zeitgeist) que a organização carrega no nome. Outra necessidade identificada durante o processo de mapeamento realizado pela equipe da agência Submarine foi a de criar um roteiro que posicionasse a marca e direcionasse o público à um contato maior com ela. Segundo Barreto(2010, p.35), é de extrema importância conhecer o espectador para oferecer um produto audiovisual aquilo que ele gosta de ver, assim como também o que ele espera e quais pontos da sua personalidade são tocados pelo material. Para isso, a equipe realizou pesquisas, aplicou questionários e optou por um contato mais imersivo com a organização através de visitas à eventos e ambientes que costumam frequentar. Havia uma dificuldade de representar o Movimento ZTGT nas peças e estratégias do planejamento, e essa proximidade com a cultura do movimento, suas ações, seus públicos e pessoas envolvidas, possibilitou maior clareza no processo de transformar todo o teor abstrato da conceituação do ZTGT em uma representação visual, facilitando o papel da direção de arte em guiar a percepção do espectador e conceber o filme como um todo, assim como afirma Brutuce (2005, n.p.). | |
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS | |
Para o desenvolvimento do vídeo institucional, fora levado em consideração os aspectos sociais, culturais e artísticos com os quais a organização se envolve e o contexto onde está inserida, com a finalidade de representá-los da maneira mais eficiente para o público mapeado no planejamento estratégico. Durante o início da execução do trabalho, cada um dos sete membros da agência Submarine ficou responsável por uma das etapas, sendo elas: • Briefing; • Roteiro; • Planejamento de produção; • Produção; • Direção de arte; • Gravação; • Edição; A primeira parte da realização do projeto audiovisual consistiu na escolha do vídeo como uma das estratégias do planejamento integrado feito para o ZTGT. Em seguida, a equipe realizou um brainstorming utilizando como base as pesquisas, entrevistas, mapeamentos e diagnósticos realizados para a execução do planejamento, com o intuito de definir as cenas que melhor representariam a organização e as pessoas que a permeiam. Elas foram divididas em três vertentes de acordo com o mote da campanha publicitária traçada no planejamento: Pense, Faça e Leve, que será melhor abordada nos próximos tópicos. Essa etapa de pré-produção continuou com a estruturação do roteiro e planejamento da produção, que ficou responsável pela criação de um cronograma de gravações e pós-produção. Em seguida, foram definidos pela produção e direção de arte os atores, trilha sonora, locações, fotografia e equipamentos a serem utilizados. Posteriormente, definiu-se que os takes seriam curtos e sucintos. Então, a equipe de captação das imagens se locomoveu até as locações onde as cenas seriam gravadas. As filmagens foram feitas com luz natural utilizando nas cenas internas um rebatedor para dar preenchimento de luz. A captação das imagens foi feita com uma câmera DSLR, modelo D7000 da Nikon, com uma objetiva 18mm – 70mm por sua versatilidade e uma steadyCam de ombro para estabilizar a imagem. Para realizar as filmagens, contou-se com o auxilio de artistas voluntários, uma das idealizadoras da ZTGT e com a abertura das locações como o restaurante vegano. Durante a etapa de pós-produção, a equipe identificou a necessidade de alterar a maneira como o vídeo seria montado para que fosse possível expressar melhor a ideia original estabelecida no roteiro e também combinar as sequências com a trilha sonora escolhida. Segundo o planejamento, a montagem teria um teor mais calmo e pausado. A opção, então, foi criar cortes rápidos para trazer mais movimento e ação às imagens. 4.1 Direção de arte Segundo Aumont (1993, p. 248, apud BRUTUCE, 2005, n.p.), a função da direção de arte é traduzir as informações textuais em um conjunto de elementos visuais. Desta forma, para tornar possível o sucesso dos objetivos das estratégias traçadas no planejamento de comunicação integrada, o vídeo institucional carrega consigo toda a identidade visual e textual das demais peças desenvolvidas pela agência Submarine para o uso da organização - como manual de marca e guia de membro, por exemplo. A escolha de trazer a identidade visual das peças para o vídeo veio da necessidade de criar uma unidade de linguagem entre todas as estratégias do plano e, por fim, fortalecer a marca, uma vez que, assim como discorre Riel, (1995 p.32-35, apud KUNSCH, 2003, p.172) a identidade corporativa se desenvolve também a partir do uso de diferentes signos e os elementos visuais capazes de expressar a personalidade de organização. As cores escolhidas e utilizadas nos demais materiais e também no produto audiovisual possuem tons claros que visam transmitir sensação de leveza e também criar uma parcimônia entre os demais diferentes tons estabelecidos – rosa, amarelo, verde, azul turquesa e azul -, que, juntos, pretendem oferecer mais alegria às peças, refletindo um alto astral leve, uma das maiores características do Movimento ZTGT. Outros elementos que agregam esse sentido nas peças são as folhagens, que ajudam a reforçar a sensação de leveza e ainda trazem um sentido mais tropical para combinar com as cores diversas. A opção por esses elementos foi feita com a intenção de posicionar melhor a marca de acordo com seus valores e construir uma imagem mais sólida da organização a fim de aproximá-la aos seus públicos, uma vez que “é por meio dela (a imagem) que os indivíduos [...] estabelecem vínculos dos mais diversos” (MARTINUZZO, 2013). A escolha da agência Submarine em utilizar membros da equipe como modelos da campanha e peças veio como uma tentativa de reforçar para eles que o ZTGT, como um movimento social, será sempre um reflexo dos esforços das pessoas que se envolvem com ele. A direção de arte buscou, por fim, conforme Brutuce (2005, n.p.), criar a visualidade da imagem fotográfica. A equipe realizou tal função estendendo a identidade visual das peças para o vídeo e utilizando os membros da organização para transmitir a alegria diversificada do movimento, a fim de representá-lo de maneira fiel aos espectadores. 4.2 Mote da campanha Durante o processo de análise e diagnóstico do planejamento, a agência Submarine identificou três públicos essenciais para a organização e optou por criar as ações e estratégias de acordo com cada um deles. Esses “stakeholders são pessoas ou grupos ‘lincados’ a uma organização, porque entre as duas partes há interesses recíprocos e ambos se afetam mutuamente” (KUNSCH, 2003, p.330). Em suma, são eles: a) membros da organização e colaboradores de conteúdo; b) patrocinadores e apoiadores; c) consumidores dos eventos e publicações. Cada um deles, assim como apontado pela agência, possui papel fundamental na estrutura da organização. A ideia central seria reforçar a identidade da marca do Movimento ZTGT para eles e comunicá-los sobre como eles poderiam se envolver com ele. Dessa forma, o plano de comunicação integrada dividiu as ações em um eixo para cada um desses três públicos, e toda essas ações são embasadas na campanha principal elaborada para o planejamento, intitulada “Pense, Faça, Leve ZTGT”, qual o vídeo possui papel fundamental para fundamentar e complementar. As cenas foram definidas, assim, de acordo com cada um dos grupos de públicos. O primeiro, Pense, reúne imagens que representam as pessoas que fazem parte ou colaboram com conteúdo para o Movimento ZTGT e os valores que elas costumam carregar. A segunda, Faça, é voltada para os patrocinadores e mostra a relação deles com a organização e o processo de trabalho de pequenos negócios locais e independentes, abordando também a economia local que o ZTGT incentiva. A terceira, Leve, representa a Revista ZTGT e como ela está inserida no dia a dia das pessoas que a consomem. | |
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO | |
5.1 Personagens Buscando apreender ao máximo a essência do Movimento ZTGT para representá-lo de maneira impactante no produto audiovisual, a equipe, durante as etapas de pré-produção e criação do roteiro, optou pela escolha de pessoas realmente envolvidas com o próprio Movimento ou aquilo que ele representa. Por exemplo, para a gravação das cenas que envolvem as bicicletas chamadas fixeiras (sem freios) como meio de locomoção alternativo e sustentável, os membros responsáveis pela etapa de produção e gravação buscaram uma pessoa praticante desta modalidade. Da mesma forma ocorreu com os artistas, empreendedores e membros do movimento, que participaram do vídeo apresentando a Revista ZTGT. Alguns deles, inclusive, são as fundadoras do Movimento ZTGT. 5.2 Locações Durante a etapa de pré-produção, a equipe optou por definir previamente cada uma das várias locações a serem utilizadas - algumas delas, como as cenas de uma manifestação social, não dependiam da produção do vídeo, o que dificultou o processo de gravação. Outro empecilho encontrado foi o fato da maioria das cenas dependerem de ambientes externos com muita movimentação de civis. Apesar desses contrapontos, o planejamento de produção criado por um dos membros foi executado dentro do prazo e de acordo com as propostas . Outras locações utilizadas foram um coworking voltado para produções artísticas e pequenos empreendimentos, em uma tentativa da equipe de sempre exprimir no vídeo a realidade em que o movimento se insere; e uma feira de pequenos artistas e artesãos realizada dentro da universidade onde surgiu o Movimento ZTGT, a UTFPR. 5.3 Cenas Como parte inicial do vídeo, a logo do Movimento ZTGT é apresentada no quadro como maneira de identificação da marca e também em função de seu fortalecimento. O quadrado que envolve a escrita que compõe a logo se abre, assim, dando a sensação de que as cenas seguintes mostrarão o que é a essência da organização. Depois que a logo se expande, ícones de plantas, flores e objetos comumente utilizados pelos envolvidos com o movimento – tais quais câmeras fotográficas e meios de locomoção alternativos -, aparecem em sequência. Em seguida, uma garota aparece mandando beijo para a câmera para exprimir a impessoalidade e alegria que o movimento carrega. No vídeo, além das cenas escolhidas, outro elemento que busca representar cada um dos públicos são as animações que antecedem os títulos dos grupos. A equipe, durante a pós-produção, decidiu aplicar no vídeo as mesmas imagens utilizadas nas demais peças, animando-as para que os elementos figurativos que envolvem as modelos se mexessem e agregassem ao sentido que cada uma busca passar: o conteúdo do movimento envolvendo e sendo criado por pessoas. A partir desse momento, o vídeo apresenta o primeiro dos três eixos definidos junto a campanha principal do plano estratégico. Esse eixo, o Pense, é representado por ideias saindo da mente de uma garota. A sequência de cenas que segue busca mostrar o contexto onde os colaboradores de conteúdo e membros do movimento se encontram, assim como também suas atuações políticas, artísticas e valores pessoais através de imagens de reuniões entre amigos, manifestações civis e de produção de arte. Em seguida, o segundo eixo é anunciado, o Faça, voltado para os patrocinadores e apoiadores do movimento, representados por fotografias saindo das mãos da modelo, indicando o ato de executar algo – o movimento. A sequência de imagens desse eixo incluem cenas de uma das fundadoras do Movimento ZTGT conversando com um dos principais apoiadores da organização, de artistas locais expondo suas produções em uma feira colaborativa realizada por alunos na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Por fim, o último eixo abordado, o Leve, é representado pela modelo sendo envolta por cartazes de eventos realizados pela organização e capas das revistas, simbolizando os consumidores desses produtos do movimento. A principal intenção das cenas seguintes ao título é evidenciar a presença do movimento no dia a dia das pessoas, principalmente quando se trata da revista. Em uma das cenas, duas das fundadores aparecem apresentando a revista para pessoas em outra feira colaborativa. O vídeo apresenta novamente cada um dos eixos sobre as cores utilizadas na campanha e demais peças. Desta vez, um letreiro anunciando o título Seja é adicionado depois dos três primeiros, convidando o espectador a participar de uma das três atividades abordadas por cada um dos eixos. Por fim, as flores e ícones do começo do vídeo retornam e o quadrado da logo se retrai à ela novamente, reforçando a ideia de que tudo o que fora mostrado do vídeo pertence à real essência da organização, concluindo o vídeo institucional. 5.4 Edição/Montagem Em um segundo momento, durante a pós-produção do vídeo institucional, os responsáveis por essa etapa concluíram que a edição do vídeo deveria ser diferente daquela proposta no planejamento de produção, uma vez que a montagem é, conforme defendido por Aumont (1995, p.64), capaz de fazer com que a ideia do vídeo seja melhor compreendida pelo espectador. Anteriormente, as cenas seriam mais longas e montadas com cortes menos bruscos. Essa decisão de mudança na edição, assim, surgiu da necessidade de contribuir com a dinâmica do material e torná-lo mais empático ao público. O resultado agradou à equipe, que concluiu que esse fator ajudou para a expressão do que é o Movimento ZTGT. Desta forma, a montagem foi feita seguindo um padrão de sequência de imagens aceleradas e cortadas repentinamente, que retornam à si mesmas o tempo todo, combinando também com a música escolhida para compor o vídeo. As imagens, portanto, seriam mais rápidas e frenéticas, com o propósito de passar a sensação de velocidade e animação. Isso é possível porque, segundo Martin (1977, n.p., apud AUMONT, 1995, p.65), a montagem cria movimento, a “ideia” e o ritmo. A intenção foi desenvolver um produto capaz de contagiar para causar no espectador uma imersão no que o vídeo pretende transmitir, a fim de incentivá-lo a realizar aquilo que o material pede – envolver-se com o Movimento ZTGT. 5.5 Sonorização Na trilha, a música escolhida foi uma homenagem ao Movimento ZTGT, por ser a música utilizada em um dos primeiros vídeo produzidos para o canal do YouTube da organização. Além disso, a música instrumental pretende contribuir com a dinâmica da edição e influenciou diretamente na escolha da maneira como o vídeo seria montado. Combinou-se, assim, o clima descontraído, caloroso e animado da música com as imagens rápidas e dinâmicas. Para melhor desempenho da associação entre a trilha e as cenas, a música teve que ser editada para aumentar o tempo de duração e também encaixar melhor com algumas cenas, principalmente as de abertura e fechamento do vídeo. | |
CONSIDERAÇÕES | |
O vídeo “Pense, Faça, Pense ZTGT” foi considerado pela equipe a melhor maneira de representar o Movimento ZTGT, abrir um diálogo maior e mais caloroso com seus públicos, reforçar a identidade da marca e maximizar e integrar os efeitos das demais ações traçadas de acordo com o planejamento estratégico de comunicação integrada realizado para a organização Movimento ZTGT. Ter contato com uma organização não-governamental voltada para o âmbito social e cultural foi uma grande experiência para a equipe, que emergiu no assunto ao criar o planejamento estratégico de comunicação para o Movimento ZTGT. Tal imersão, que inclui um maior contato da agência Submarine com os membros do movimento, seus colaboradores de conteúdos e espaços urbanos explorados por eles, foi de extrema importância para tornar a experiência de produção de um material audiovisual ainda mais completa. O vídeo foi apresentado junto ao planejamento de comunicação integrada do qual faz parte durante o 19º ENCOM - Encontro de Comunicação com o Mercado -, evento organizado por alunos do curso de Comunicação Organizacional da UTFPR. O trabalho realizado foi vencedor de duas categorias do prêmio – Proposta de Meios e Peças de Comunicação e Melhor Projeto de Integração entres as Disciplinas. | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS | |
AUMONT, Jacques. A estética do filme. Campinas: Papirus, 1995. BARRETO, Tiago. Vende-se em 30 segundos: manual do roteiro para filme publicitário. São Paulo: Senac São Paulo, 2010. BUTRUCE, Débora L. Vieira. A direção de arte e a imagem cinematográfica: sua inserção no processo de criação do Cinema Brasileiro dos anos 1990. 192 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Imagem e Informação) - Instituto de Artes e Comunicação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2005. Disponível em: CORD, Tiago Adolfo. TV TAM nas nuvens: o digital branded content como estratégia de comunicação. 84 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social) – Faculdade da Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em: KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003. MARTINUZZO, José Antonio. Seis questões fundamentais da comunicação organizacional estratégica em rede. Rio de Janeiro: Mauad X, 2013. RIQUETO, Vínicius de Oliveira. A evolução estratégica da comunicação de marca: um enfoque ao Branded Content no ambiente digital. 73 f. Monografia (Especialização em Gestão Integrada da Comunicação Digital nas Empresas) – Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: |