INSCRIÇÃO: 01106
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT02
 
TÍTULO: Por dentro da ocupação CCE - UFSC
 
AUTORES: Ana Cristina Machado (Universidade Federal de Santa Catarina); Maria Fernanda Somenzi Salinet (Universidade Federal de Santa Catarina); Janara Nicoletti (Universidade Federal de Santa Catarina)
 
PALAVRAS-CHAVE: Escolas Ocupadas, Jornalismo Independente, Movimento Estudantil, Programa Laboratorial Avulso,
 
RESUMO
Este trabalho apresenta a atividade de um programa laboratorial avulso sobre o movimento de ocupação realizado no Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina em 2016. O “Por Dentro da Ocupação CCE/UFSC” traz uma visão diferente de todas as reportagens e notícias feitas sobre as ocupações em Florianópolis que foram divulgadas na mídia tradicional. Ele é o único da cidade a mostrar o lado de dentro do movimento e conversar com os ocupantes sobre a organização e suas reivindicações sociais. O vídeo de 6 minutos e 25 segundos retrata 24 horas ininterruptas no movimento e possui uma narrativa que privilegia a voz dos ocupantes e ilustra, de forma menos invasiva possível, um dia na ocupação. A publicização do programa ganhou força por meio das redes sociais e com apoio de parceiros na mídia independente, chegando a mais de 6,3 mil visualizações.
 
INTRODUÇÃO
Em 2016 estudantes de todo o país ocuparam mais de mil escolas, institutos e universidades em protesto contra as novas regras para o Ensino Médio e o corte de gastos impostos pelo governo federal. Em Santa Catarina, o movimento ultrapassou 20 instituições. Somente na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), cinco centros de ensino e o Colégio de Aplicação foram ocupados.਀伀 䌀攀渀琀爀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 䔀砀瀀爀攀猀猀漀 ⠀䌀䌀䔀⤀ 昀漀椀 漀挀甀瀀愀搀漀 攀洀 ㄀  搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 愀瀀猀 瘀漀琀愀漀 攀洀 愀猀猀攀洀戀氀攀椀愀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 攀 搀攀猀漀挀甀瀀愀搀漀 渀漀 搀椀愀 ㌀  搀漀 洀攀猀洀漀 洀猀⸀ 䐀椀瘀攀爀猀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀攀 椀渀琀攀最爀愀漀 昀漀爀愀洀 漀爀最愀渀椀稀愀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 漀挀甀瀀愀渀琀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀愀氀攀猀琀爀愀猀Ⰰ 洀椀渀椀挀甀爀猀漀猀Ⰰ 愀甀氀愀猀 愀戀攀爀琀愀猀 攀 琀愀洀戀洀 瀀爀漀搀甀攀猀 焀甀攀 琀椀瘀攀猀猀攀洀 昀漀挀漀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 渀愀 攀砀瀀爀攀猀猀漀⸀ 䔀猀猀攀 昀漀椀 甀洀 搀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀猀 搀愀 漀挀甀瀀愀漀 搀漀 䌀䌀䔀 攀洀 爀攀氀愀漀 猀 搀攀洀愀椀猀 漀挀甀瀀愀攀猀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀ Dada a grande organização da ocupação e a falta de visibilidade do movimento dentro das mídias tradicionais da cidade, surgiu a ideia de produzir o “Por Dentro da Ocupação - CCE/UFSC”, um programa avulso que tivesse como finalidade mostrar como eram 24 horas dentro da ocupação. O trabalho priorizou a fala dos ocupantes e deu voz para que eles pudessem explicar os motivos de estarem protestando, com o objetivo de dar voz aos ocupantes e apresentar suas reais reivindicações à sociedade.਀䄀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 䄀渀愀 䌀爀椀猀琀椀渀愀 䴀愀挀栀愀搀漀 攀 䴀愀爀椀愀 䘀攀爀渀愀渀搀愀 匀愀氀椀渀攀琀Ⰰ 樀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀瘀愀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 搀椀愀猀 愀 漀挀甀瀀愀漀 搀漀 挀攀渀琀爀漀 瀀愀爀愀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 昀漀琀漀猀 攀 瘀搀攀漀猀Ⰰ 攀 攀猀挀漀氀栀攀爀愀洀 甀洀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀 瀀愀爀愀 昀愀稀攀爀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 氀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀氀 愀瘀甀氀猀漀 搀攀猀搀攀 漀 愀洀愀渀栀攀挀攀爀 愀琀 漀 昀椀渀愀氀 搀愀 渀漀椀琀攀⸀ 伀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 昀漀椀 甀洀 瘀搀攀漀 搀攀 㘀 洀椀渀甀琀漀猀 攀 ㈀㔀 猀攀最甀渀搀漀猀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀 攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 漀 切渀椀挀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 愀 搀愀爀 瘀漀稀 愀漀猀 漀挀甀瀀愀渀琀攀猀 攀 洀漀猀琀爀愀爀 漀 氀愀搀漀 搀攀 搀攀渀琀爀漀 搀愀猀 漀挀甀瀀愀攀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 渀椀渀最甀洀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀 搀漀 氀愀搀漀 搀攀 昀漀爀愀 猀愀戀椀愀⸀ 䄀 爀攀瀀攀爀挀甀猀猀漀 搀漀 瘀搀攀漀 爀攀渀搀攀甀 甀洀愀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 挀漀洀 漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 搀攀 洀搀椀愀 䴀愀爀甀椀洀 攀 挀栀攀最漀甀 愀 洀愀椀猀 搀攀 㘀Ⰰ㌀ 洀椀氀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀攀猀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 ᰀ倠漀爀 䐀攀渀琀爀漀 搀愀 伀挀甀瀀愀漀 䌀䌀䔀⼀唀䘀匀䌀ᴀ†琀攀瘀攀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 猀攀爀 甀洀 挀愀渀愀氀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 猀 洀搀椀愀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀 猀漀戀爀攀 愀 漀挀甀瀀愀漀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 䔀砀瀀爀攀猀猀漀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀爀 甀洀 氀愀搀漀 搀愀猀 漀挀甀瀀愀攀猀 焀甀攀 渀漀 攀爀愀 愀戀漀爀搀愀搀漀 攀洀 渀攀渀栀甀洀 最爀愀渀搀攀 瘀攀挀甀氀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀漀 攀猀琀愀搀漀⸀ 伀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀甀 瘀漀稀 愀漀猀 漀挀甀瀀愀渀琀攀猀 攀 洀漀猀琀爀漀甀 挀漀洀漀 攀爀愀 漀 搀椀愀 愀 搀椀愀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀 漀猀 洀漀琀椀瘀漀猀 搀攀 攀猀琀愀爀攀洀 渀愀焀甀攀氀愀 猀椀琀甀愀漀⸀ 倀愀爀愀 焀甀攀 椀猀猀漀 昀漀猀猀攀 挀漀渀琀攀洀瀀氀愀搀漀 渀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀Ⰰ 琀漀搀漀 漀 瘀搀攀漀 昀漀椀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀 愀瀀攀渀愀猀 挀漀洀 昀愀氀愀猀 搀攀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 焀甀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀瘀愀洀 愀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 搀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀⸀  A imprensa local, na maior parte do tempo, mostrou o movimento de ocupação estudantil do lado de fora das escolas e universidades, muitas vezes privilegiando fontes oficiais, como policias e políticos, para explicar a situação. O programa cumpriu com o propósito de evidenciar um lado da ocupação que a imprensa não estava cobrindo. Isso ocorreu devido ao receio que os ocupantes tinham das deturpações feitas pela mídia tradicional em relação ao movimento. ਀䄀 瀀爀漀搀甀漀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 瀀愀爀愀氀椀猀愀漀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 伀渀氀椀渀攀Ⰰ 挀漀洀漀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 挀甀爀爀椀挀甀氀愀爀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 猀漀戀爀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 漀渀氀椀渀攀⸀ 䔀猀琀攀 琀椀瀀漀 搀攀 瀀爀琀椀挀愀 氀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀氀 瀀攀爀洀椀琀攀 愀瀀爀攀攀渀搀攀爀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 攀 ᰀ搠攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 椀渀攀爀攀渀琀攀猀  瀀爀漀昀椀猀猀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 愀瀀氀椀挀愀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀 瘀愀氀漀爀攀猀ᴀ†⠀䈀刀䄀匀䤀䰀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⤀⸀  Além de ser um programa que possibilitou expor as reais reivindicações e a organização do movimento para a população da cidade, também proporcionou às estudantes Ana Cristina Machado e Maria Fernanda Salinet uma experiência de acompanhar diariamente uma manifestação política. Praticar as principais funções da atividade jornalística como apuração, entrevista e a divulgação de uma situação que não estava sendo noticiada nas mídias tradicionais contribuiu significativamente para a formação das acadêmicas.
 
JUSTIFICATIVA
O movimento de ocupação das escolas e universidades brasileiras ganhou mais destaque em outubro de 2016, quando o número de instituições de ensino ocupadas no Brasil era superior a mil. Os ocupantes em todo o país protestavam contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241/2016, que durante o período de mobilização esteve em votação na Câmara dos Deputados. A proposta da PEC limitava os gastos do governo federal por 20 anos e, por esse motivo, os estudantes passaram a se manifestar, já que a área da educação sairia prejudicada com o corte de investimentos no ensino. Além da PEC 241, os estudantes também protestaram contra a Medida Provisória (MP) 746/2016, proposta que iria alterar a carga horária do ensino médio no país, além de estipular novas regras de ensino, sem discussão ou debate com o Legislativo ou a sociedade civil.਀一愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 匀愀渀琀愀 䌀愀琀愀爀椀渀愀 ⠀唀䘀匀䌀⤀Ⰰ 漀 䌀攀渀琀爀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 䔀砀瀀爀攀猀猀漀 ⠀䌀䌀䔀⤀ 瀀攀爀洀愀渀攀挀攀甀 漀挀甀瀀愀搀漀 搀甀爀愀渀琀攀 ㈀  搀椀愀猀 搀漀 洀猀 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀ 䄀氀洀 搀攀氀攀Ⰰ 漀甀琀爀漀猀 焀甀愀琀爀漀 挀攀渀琀爀漀猀 搀攀 攀渀猀椀渀漀 昀漀爀愀洀 漀挀甀瀀愀搀漀猀 渀愀 唀䘀匀䌀⸀  Todas as ocupações que estavam acontecendo na universidade organizavam algum tipo de atividade para os ocupantes e também para os alunos da UFSC, porém, o CCE estava indo em uma direção diferente dos demais e, por isso, durante o processo de pré-produção foi escolhido como case para o programa avulso. Além de atividades como aulas abertas sobre a PEC 241 e a MP 746, os ocupantes também realizaram atividades de integração entre os cursos do próprio Centro. Foi criado um ateliê permanente para produção de conteúdo, onde alunos dos cursos de Jornalismo, Design, Cinema, Letras e Artes Cênicas, que estavam participando da movimento, podiam trabalhar a comunicação e a expressão em conjunto. Durante este período, os ocupantes organizaram diversas atividades de expressão e arte para a comunidade acadêmica, além de minicursos, palestras e aulas abertas sobre temas relacionados com a PEC 241 e a MP 746, porém, a maioria dessas ações não era divulgada pelos veículos de imprensa tradicionais da cidade.਀一漀猀 樀漀爀渀愀椀猀 攀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀椀猀 氀漀挀愀椀猀Ⰰ 瀀漀甀挀漀 猀攀 昀愀氀愀瘀愀 猀漀戀爀攀 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 漀挀甀瀀愀漀 搀攀渀琀爀漀 搀愀猀 攀猀挀漀氀愀猀 攀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀 搀攀 匀愀渀琀愀 䌀愀琀愀爀椀渀愀⸀ 儀甀愀渀搀漀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 攀爀愀 愀戀漀爀搀愀搀漀 攀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀Ⰰ 漀 昀漀挀漀 攀爀愀 猀攀洀瀀爀攀 攀洀 焀甀攀洀 攀猀琀愀瘀愀 搀漀 氀愀搀漀 搀攀 昀漀爀愀 搀愀 漀挀甀瀀愀漀Ⰰ 搀椀猀挀甀琀椀愀ⴀ猀攀 愀 氀攀最愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 猀攀 愀猀 愀甀氀愀猀 搀愀焀甀攀氀攀 猀攀洀攀猀琀爀攀 攀洀 焀甀攀猀琀漀 猀攀爀椀愀洀 愀昀攀琀愀搀愀猀 漀甀 渀漀Ⰰ 猀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 挀漀洀 愀甀氀愀猀 瀀愀爀愀氀椀猀愀搀愀猀 猀攀爀椀愀洀 瀀爀攀樀甀搀椀挀愀搀漀猀 漀甀 渀漀⸀ 䐀椀昀椀挀椀氀洀攀渀琀攀 愀氀最甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 琀爀愀稀椀愀 昀愀氀愀猀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 漀挀甀瀀愀渀琀攀猀Ⰰ 漀甀 攀砀瀀氀椀挀愀攀猀 搀漀 瀀漀爀焀甀 攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 瀀爀漀琀攀猀琀漀 攀猀琀愀瘀愀 愀挀漀渀琀攀挀攀渀搀漀⸀ 䄀挀愀戀漀甀 猀攀渀搀漀 瀀愀瀀攀氀 搀漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀猀 搀椀猀挀甀琀椀爀 漀 焀甀攀 攀爀愀 愀 倀䔀䌀 ㈀㐀㄀ 攀 愀 䴀倀 㜀㐀㘀 攀 搀攀 焀甀攀 洀漀搀漀 攀氀愀猀 愀昀攀琀愀爀椀愀洀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 倀愀爀愀 吀攀椀砀攀椀爀愀 ⠀㈀ ㄀㘀⤀Ⰰ 愀 洀搀椀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀 戀甀猀挀愀 搀椀洀椀渀甀椀爀 愀 栀攀最攀洀漀渀椀愀 搀漀猀 洀漀渀漀瀀氀椀漀猀 攀 漀氀椀最漀瀀氀椀漀猀 焀甀攀 搀漀洀椀渀愀洀 漀 搀椀猀挀甀爀猀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 瀀愀爀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ ᰀ䴠搀椀愀猀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀猀 猀漀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 焀甀攀 搀攀猀愀昀椀愀洀  愀猀 昀漀爀洀愀猀  挀愀瀀椀琀愀氀椀猀琀愀猀  搀漀洀椀渀愀渀琀攀猀  搀攀  洀搀椀愀Ⰰ  瀀爀漀搀甀漀Ⰰ  攀猀琀爀甀琀甀爀愀猀  搀攀  洀搀椀愀Ⰰ  挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 攀 爀攀挀攀瀀漀ᴀ†⠀䘀唀䌀䠀匀Ⰰ ㈀ ㄀ Ⰰ 瀀⸀㄀㜀㠀 愀瀀甀搀 吀䔀䤀堀䔀䤀刀䄀Ⰰ ㈀ ㄀㘀Ⰰ 瀀⸀ 㤀⤀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀最爀愀洀愀 愀瘀甀氀猀漀 琀攀爀 猀椀搀漀 瘀攀椀挀甀氀愀搀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 挀愀渀愀椀猀 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀猀⸀ As redes sociais tornaram-se um instrumento de divulgação de informações muito importante, principalmente para assuntos que não são abordados com destaque pelas mídias tradicionais. Por este motivo, a ideia de fazer um programa avulso contemplou o objetivo do trabalho: fazer um programa laboratorial avulso com um conteúdo que não estava sendo noticiado na grande mídia, no qual ele sozinho fosse o suficiente para mostrar um outro lado do movimento de ocupação e que pudesse ser compartilhado principalmente nas redes sociais.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Desde o primeiro dia de ocupação do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC, as repórteres já deram início ao processo de apuração de conteúdo. Elas estavam todos os dias em contato com os ocupantes, conversando, se informando sobre as atividades da ocupação, fazendo fotos, vídeos e criando uma aproximação com as fontes. Como a visão sobre o movimento era, diversas vezes, distorcida pela mídia tradicional, os ocupantes tinham receio de que o movimento fosse tratado de uma forma ruim por qualquer outro jornalista que tentasse produzir algum conteúdo sobre a ocupação. ਀匀攀最甀渀搀漀 刀漀猀愀 攀 䄀爀渀漀氀搀椀 ⠀㈀  㘀⤀Ⰰ 愀 挀漀洀瀀氀攀砀椀搀愀搀攀 搀愀 愀瀀氀椀挀愀漀 搀攀 甀洀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 琀攀洀 猀攀甀 椀渀挀椀漀 渀愀 愀渀氀椀猀攀 椀渀椀挀椀愀氀 搀攀 琀漀搀漀 甀洀 挀漀渀琀攀砀琀漀 攀砀琀攀爀渀漀 攀洀 焀甀攀 猀攀 椀渀猀攀爀攀 琀愀渀琀漀 漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 焀甀愀渀琀漀 漀 琀攀洀愀 攀洀 攀猀琀甀搀漀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 愀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 琀攀渀琀愀爀愀洀 搀攀猀搀攀 漀 椀渀挀椀漀 猀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 搀漀猀 漀挀甀瀀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 漀 洀砀椀洀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀氀攀猀Ⰰ 猀漀戀爀攀 漀 焀甀攀 爀攀愀氀洀攀渀琀攀 愀挀漀渀琀攀挀椀愀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 攀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 漀猀 漀挀甀瀀愀渀琀攀猀 愀挀愀戀愀爀愀洀 挀爀椀愀渀搀漀 甀洀愀 椀渀琀椀洀椀搀愀搀攀 挀漀洀 愀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 洀愀椀猀 愀戀攀爀琀漀猀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀⸀ Durante as gravações foram utilizadas duas câmeras DSLR, uma Nikon e uma Canon, além de uma GoPro. No momento das entrevistas, as câmeras eram posicionadas sempre em enquadramentos diferentes, uma focada no entrevistado em um plano fechado para dar mais proximidade do público com o ocupante, e outra com um enquadramento mais aberto, em alguns momentos até mostrando uma das repórteres realizando a entrevista. A ideia principal, era intercalar essas imagens para, ao mesmo tempo que o público conseguisse criar uma intimidade com os ocupantes, também pudesse ver um pouco do trabalho realizado pelos repórteres, imagens que normalmente são colocadas em making off.਀ऀ䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 攀 挀漀洀 愀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 焀甀攀洀 愀挀攀椀琀愀猀猀攀 猀攀爀 昀椀氀洀愀搀漀⸀ 䴀甀椀琀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 琀椀渀栀愀洀 洀攀搀漀 搀攀 爀攀挀攀戀攀爀 愀氀最甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 渀愀 䨀甀猀琀椀愀 瀀漀爀 挀愀甀猀愀 搀愀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀漀Ⰰ 攀渀琀漀 瀀爀攀昀攀爀椀愀洀 渀漀 愀瀀愀爀攀挀攀爀 昀爀攀渀琀攀 猀 挀洀攀爀愀猀⸀ 一攀猀琀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 愀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 猀攀最甀椀爀愀洀 漀 焀甀攀 愀搀瘀攀爀琀攀 匀䔀儀唀䔀䤀刀䄀 ⠀㈀  㔀⤀㨀 O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade dos fatos, e seu trabalho se pauta pela precisa apuração dos acontecimentos e sua correta divulgação [...] sempre que considerar correto e necessário, o jornalista resguardará a origem e identidade de suas fontes de informação (SEQUEIRA, 2005, p. 94). ਀ Os ocupantes se dividiam em comissões para organizar melhor os trabalhos dentro da ocupação e, por isso, este foi um dos critérios utilizados na escolha dos entrevistados. Como a ideia era mostrar o lado do movimento que ninguém conseguia ver na mídia tradicional, a melhor opção era trazer pelo menos uma pessoa que representasse cada uma das comissões existentes dentro da ocupação e que ficasse na fala delas como era feita a organização.਀ऀ一愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 昀攀椀琀愀猀 猀漀戀爀攀 愀猀 漀挀甀瀀愀攀猀Ⰰ 搀椀昀椀挀椀氀洀攀渀琀攀 愀氀最甀洀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀 搀愀 漀挀甀瀀愀漀 琀椀渀栀愀 瘀漀稀⸀ 䔀爀愀 猀攀洀瀀爀攀 愀 瘀椀猀漀 搀漀 爀攀瀀爀琀攀爀 猀漀戀爀攀 漀 焀甀攀 攀氀攀 瘀椀愀 搀漀 氀愀搀漀 搀攀 昀漀爀愀 搀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀⸀ 䘀漀椀 瀀漀爀 攀猀猀攀 洀漀琀椀瘀漀 焀甀攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 琀攀瘀攀 愀瀀攀渀愀猀 昀愀氀愀猀 搀漀猀 漀挀甀瀀愀渀琀攀猀Ⰰ 猀攀洀 愀 愀搀椀漀 搀攀 琀攀砀琀漀 攀洀 漀昀昀 搀愀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀⸀ 吀漀搀愀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀  昀攀椀琀愀 瀀攀氀漀猀 漀挀甀瀀愀渀琀攀猀Ⰰ 搀攀猀搀攀 愀 攀砀瀀氀椀挀愀漀 搀攀 挀漀洀漀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 搀愀 漀挀甀瀀愀漀 愀挀漀渀琀攀挀椀愀Ⰰ 愀琀 漀猀 洀漀琀椀瘀漀猀 搀攀 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 琀攀爀 挀漀洀攀愀搀漀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ  [...] possibilita um mergulho de fôlego nos fatos e em seu contexto, oferecendo, a seu autor ou a seus autores, uma dose ponderável de liberdade para escapar aos grilhões normalmente impostos pela fórmula convencional do tratamento da notícia, com o lead e as pirâmides (LIMA, 2004, p. 18).਀ No momento de análise do material e edição do vídeo, foi produzido um roteiro com a construção de toda a narrativa, qual assunto iria abrir o vídeo e como a história poderia seguir até o final. Foi feita uma decupagem de todas as entrevistas com os ocupantes para encontrar as falas que poderiam “conversar” melhor entre si dentro da narrativa, e conseguir contar a história sobre um dia inteiro dentro da ocupação. Na edição, foi utilizado o recurso do timelapse, que é quando há um aumento de velocidade da imagem. Esse recurso foi utilizado para dar uma noção de realidade maior, já que toda a narrativa foi construída sobre passar 24 horas dentro da ocupação, o timelapse consegue dar uma sensação para o público de que o tempo foi passando enquanto ele assiste ao programa.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Pré-produção e apuração਀䐀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 愀瀀甀爀愀漀 渀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 匀愀渀琀愀 䌀愀琀愀爀椀渀愀Ⰰ 愀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 漀戀猀攀爀瘀愀爀愀洀 焀甀攀 愀 漀挀甀瀀愀漀 搀攀 䌀攀渀琀爀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 䔀砀瀀爀攀猀猀漀 攀猀琀愀瘀愀 挀漀洀 甀洀愀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀漀猀 漀甀琀爀漀猀 挀攀渀琀爀漀猀 漀挀甀瀀愀搀漀猀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀ 一攀猀猀攀 洀漀洀攀渀琀漀 昀漀椀 搀攀挀椀搀椀搀漀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀爀 洀愀椀猀 搀攀 瀀攀爀琀漀 愀 漀挀甀瀀愀漀 搀漀 䌀䌀䔀⸀ 䘀漀椀 昀攀椀琀愀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 搀愀 漀挀甀瀀愀漀Ⰰ 焀甀攀洀 攀爀愀洀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀漀爀 挀愀搀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀漀 攀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 愀猀 爀攀甀渀椀攀猀 攀 焀甀攀 琀椀瀀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 瀀漀搀攀爀椀愀 猀攀爀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀愀爀愀 洀漀猀琀爀愀爀 猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀洀 昀漀爀愀 搀愀 漀挀甀瀀愀漀 挀漀洀漀 琀甀搀漀 椀猀猀漀 昀甀渀挀椀漀渀愀瘀愀⸀ As alunas responsáveis pelo trabalho acompanharam todos os dias a programação, conversando com os ocupantes, com alunos que não faziam parte do movimento, e observando de perto cada planejamento da manifestação. Como o objetivo do Por Dentro da Ocupação CCE/UFSC era mostrar o que acontecia em 24 horas de ocupação, a estratégia utilizada foi passar, literalmente, 24 horas ininterruptas dentro da ocupação, acompanhando cada etapa e cada atividade realizada pelos estudantes dentro desse período de tempo, já que existiam várias atividades diferentes ao longo de um dia inteiro.਀䌀漀洀 漀 琀椀瀀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀挀椀搀椀搀漀Ⰰ 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀漀 攀洀 挀漀洀漀 愀 攀砀攀挀甀漀 猀攀爀椀愀 昀攀椀琀愀Ⰰ 焀甀愀渀琀愀猀 挀洀攀爀愀猀 猀攀爀椀愀洀 甀猀愀搀愀猀 攀 挀漀洀漀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 猀攀爀椀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 愀 昀椀洀 搀攀 焀甀攀 渀攀渀栀甀洀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 猀攀 猀攀渀琀椀猀猀攀 攀砀瀀漀猀琀漀 攀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 琀爀漀甀砀攀猀猀攀洀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀愀 洀愀渀攀椀爀愀 洀愀椀猀 爀攀愀氀 攀 挀漀洀瀀氀攀琀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀⸀ ਀倀爀漀搀甀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 O “Por Dentro da Ocupação CCE/UFSC” tinha como público-alvo pessoas de todas as idades com interesse em obter novas informações acerca do movimento de ocupação que estava acontecendo na Universidade Federal de Santa Catarina. Durante o planejamento da pauta e a estruturação do projeto, o ponto principal era deixar na fala dos estudantes ocupantes tudo o que realmente estava sendo organizado dentro da ocupa CCE e como as atividades estavam sendo planejadas. Para dar uma noção real de como é um dia dentro da ocupação do CCE na UFSC, na pré-produção ficou decidido que as repórteres iriam passar dois dias dentro da ocupação para capturar como acontecia a organização do movimento.਀伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀洀攀漀甀 渀漀 猀戀愀搀漀Ⰰ 搀椀愀 ㈀㘀 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀Ⰰ 猀 ㄀㤀栀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 漀猀 漀挀甀瀀愀渀琀攀猀 漀爀最愀渀椀稀愀爀愀洀 甀洀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 挀甀氀琀甀爀愀氀 挀漀洀 洀切猀椀挀愀 渀漀 嘀愀爀愀渀搀漀 搀漀 䌀䌀䔀Ⰰ 椀猀猀漀  爀攀氀愀琀愀搀漀 渀漀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 猀攀最甀渀搀漀猀 搀攀 瘀搀攀漀⸀ 伀 猀愀爀愀甀 洀甀猀椀挀愀氀 昀漀椀 愀琀 瀀爀砀椀洀漀 搀愀 洀攀椀愀 渀漀椀琀攀Ⰰ 愀 漀挀甀瀀愀漀 渀漀爀洀愀氀洀攀渀琀攀 攀猀琀椀瀀甀氀愀瘀愀 栀漀爀爀椀漀猀 氀椀洀椀琀攀猀 瀀愀爀愀 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 樀 焀甀攀 琀漀搀漀猀 愀挀漀爀搀愀瘀愀洀 洀甀椀琀漀 挀攀搀漀 琀漀搀漀猀 漀猀 搀椀愀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 琀攀爀攀洀 挀甀椀搀愀搀漀 挀漀洀 愀 猀攀最甀爀愀渀愀 搀漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀⸀ As repórteres acordaram às 6h30, uma hora antes de os estudantes da ocupação começarem a acordar, para já preparar os equipamentos e dar início às gravações cedo. Às 7h30 as ocupantes responsáveis por acordar todos os outros estudantes iniciaram seus trabalhos. Com duas câmeras e uma Gopro, as repórteres capturavam cada passo dos estudantes - desde a hora da alvorada (momento em que todos os estudantes acordavam), até o final do café da manhã. Enquanto isso acontecia, as repórteres iam conversando com os ocupantes sobre o trabalho e encontrando fontes que pudessem falar sobre o movimento e descrever o dia a dia que estavam vivendo dentro da ocupação.਀ऀ䄀瀀猀 漀 琀爀洀椀渀漀 搀漀 挀愀昀 搀愀 洀愀渀栀Ⰰ 漀猀 漀挀甀瀀愀渀琀攀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀愀 氀椀洀瀀攀稀愀 搀漀 瀀爀搀椀漀 漀挀甀瀀愀搀漀 挀漀洀攀愀爀愀洀 猀甀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀⸀ 一攀猀琀攀 洀漀洀攀渀琀漀 愀猀 昀椀氀洀愀最攀渀猀 挀漀洀 䜀漀瀀爀漀 最愀渀栀愀洀 最爀愀渀搀攀 搀攀猀琀愀焀甀攀 渀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀ 䌀漀洀 漀 攀昀攀椀琀漀 琀椀洀攀氀愀瀀猀攀Ⰰ  瀀漀猀猀瘀攀氀 搀攀琀愀氀栀愀爀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 氀椀洀瀀攀稀愀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 瀀攀氀漀猀 漀挀甀瀀愀渀琀攀猀 渀漀猀 戀愀渀栀攀椀爀漀猀Ⰰ 戀攀戀攀搀漀甀爀漀猀 攀 渀愀猀 爀攀愀猀 愀戀攀爀琀愀猀 搀漀 瀀爀搀椀漀Ⰰ 挀漀洀漀 渀漀 瘀愀爀愀渀搀漀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 䔀砀瀀爀攀猀猀漀 搀愀 唀䘀匀䌀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀 甀猀愀爀 攀昀攀椀琀漀 琀椀洀攀氀愀瀀猀攀 攀洀 愀氀最甀渀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 搀漀 瘀搀攀漀 愀樀甀搀愀洀 愀 挀漀氀漀挀愀爀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 漀挀甀瀀愀漀Ⰰ 挀漀洀漀 猀攀 攀氀攀 瀀甀搀攀猀猀攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀爀 搀攀 瘀攀爀搀愀搀攀 漀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 搀椀愀 椀渀琀攀椀爀漀⸀ No domingo, dia 27 de novembro, a ocupação do CCE estava organizando um evento cultural, o Festival Ocuparte, onde faziam parte da programação, palcos abertos para o estudantes e pessoas da comunidade se sentirem a vontade de cantar, tocar algum instrumento ou realizar qualquer tipo de apresentação artística. Músicos locais puderam se apresentar e também demonstrar apoio ao movimento de ocupação. Desde o início da manhã, enquanto algumas pessoas cuidavam da limpeza do prédio, outras se preocupavam com a organização do festival. Os estudantes produziam pintura de cartazes, planejavam a decoração, testavam as caixas de som, para que o festival acontecesse da melhor maneira possível.਀吀甀搀漀 漀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 昀椀渀愀氀 搀攀 猀攀洀愀渀愀 搀攀 最爀愀瘀愀漀 昀漀椀 挀愀瀀琀甀爀愀搀漀 攀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 搀愀 漀挀甀瀀愀漀⸀ 䘀漀爀愀洀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 洀攀渀漀猀 甀洀 洀攀洀戀爀漀 搀攀 挀愀搀愀 挀漀洀椀猀猀漀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀⸀ 䄀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 攀氀愀戀漀爀愀搀愀猀 昀漀爀愀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 焀甀愀渀搀漀 攀爀愀洀 愀猀猀甀渀琀漀猀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀猀 愀 猀甀愀 挀漀洀椀猀猀漀Ⰰ 洀愀猀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 愀猀 洀攀猀洀愀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀 漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 焀甀愀渀搀漀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 攀爀愀 猀漀戀爀攀 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 漀挀甀瀀愀漀 攀洀 猀椀⸀   Ao final do festival, por volta das 21h do domingo, dia 27 de novembro, as repórteres foram embora da ocupação e começaram a planejar a edição do material coletado. ਀ Edição, finalização e divulgação਀ऀ Na hora de começar a edição do programa, primeiro foi feita a decupagem de todas as entrevistas, assim seria mais fácil encontrar falas diferentes que se completavam construindo a narrativa de uma maneira que facilitasse o entendimento de qualquer pessoa que estivesse assistindo. Com as entrevistas decupadas e já selecionadas, foi hora de assistir a todo o material de vídeo coletado e separar as melhores imagens para serem utilizadas.਀ऀ一愀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 樀 栀愀瘀椀愀 猀椀搀漀 搀攀挀椀搀椀搀漀 焀甀攀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 猀攀爀椀愀 挀漀渀琀愀搀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀 搀椀愀 椀渀琀攀椀爀漀 渀愀 漀挀甀瀀愀漀Ⰰ 攀渀琀漀 愀 攀搀椀漀 猀攀爀椀愀 昀攀椀琀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 氀椀渀攀愀爀⸀ 䄀 挀漀渀猀琀爀甀漀 昀漀椀 猀攀渀搀漀 昀攀椀琀愀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 瀀愀猀猀愀爀 搀愀猀 栀漀爀愀猀Ⰰ 挀漀洀攀愀渀搀漀 漀 瘀搀攀漀 挀漀洀 愀 渀漀椀琀攀 搀漀 搀椀愀 ㈀㘀 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀Ⰰ 猀攀最甀椀渀搀漀 挀漀洀 漀 洀漀洀攀渀琀漀 攀洀 焀甀攀 漀猀 漀挀甀瀀愀渀琀攀猀 愀挀漀爀搀愀洀Ⰰ 琀漀洀愀洀 挀愀昀 搀愀 洀愀渀栀Ⰰ 昀愀稀攀洀 愀 氀椀洀瀀攀稀愀 搀漀 瀀爀搀椀漀 攀 挀漀洀攀愀洀 愀 瀀爀攀瀀愀爀愀爀 漀 䘀攀猀琀椀瘀愀氀 伀挀甀瀀愀爀琀攀Ⰰ 攀瘀攀渀琀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 琀愀爀搀攀 攀 渀漀椀琀攀 搀漀 搀椀愀 ㈀㜀 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀⸀ As entrevistas foram sendo intercaladas para que as explicações sobre como a ocupação era organizada ficassem claras para qualquer pessoa que nunca tinha visto uma ocupação de perto. A opção de juntar falas que se completavam entre os ocupantes também foi escolhida para que fossem explicitados de uma maneira simples e de fácil compreensão os motivos de eles estarem ocupando o espaço e protestando.਀ऀ一愀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 愀 椀渀猀攀爀漀 搀漀猀 渀漀洀攀猀 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀Ⰰ 愀 攀焀甀愀氀椀稀愀漀 搀漀猀 甀搀椀漀猀 攀 愀 挀漀爀爀攀漀 搀攀 挀漀爀攀猀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀⸀ 䌀漀洀漀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 搀甀愀猀 挀洀攀爀愀猀 搀攀 洀愀爀挀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀Ⰰ 甀洀愀 一椀欀漀渀 攀 甀洀愀 䌀愀渀漀渀Ⰰ 愀氀最甀洀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀椀挀愀爀攀洀 挀漀洀 琀漀渀猀 搀攀 挀漀爀攀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀⸀ 䄀漀 昀椀渀愀氀Ⰰ 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀  昀漀椀 昀椀渀愀氀椀稀愀搀漀 挀漀洀 㘀 洀椀渀甀琀漀猀 攀 ㈀㔀 猀攀最甀渀搀漀猀 攀 昀漀椀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀 渀漀 夀漀甀吀甀戀攀 攀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀愀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀⸀ A repercussão sobre a produção deste trabalho dentro do curso de Jornalismo da UFSC se tornou tão grande que o coletivo de Jornalismo independente Maruim, onde alguns alunos da pós-graduação do curso faziam parte, divulgou o produto final em seu site e na sua página oficial do Facebook tendo mais de 6,3 mil visualizações.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 ᰀ倠漀爀 䐀攀渀琀爀漀 搀愀 伀挀甀瀀愀漀 䌀䌀䔀⼀唀䘀匀䌀ᴀ†昀漀椀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀漀爀 洀漀猀琀爀愀爀 甀洀愀 瘀椀猀漀 挀漀洀瀀氀攀琀愀洀攀渀琀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀攀 琀甀搀漀 漀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀 猀攀渀搀漀 搀椀瘀甀氀最愀搀漀 渀愀猀 洀搀椀愀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀 搀攀 匀愀渀琀愀 䌀愀琀愀爀椀渀愀⸀ 伀 瀀爀漀最爀愀洀愀 琀爀漀甀砀攀 愀 昀愀氀愀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀洀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀搀漀 搀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀猀 攀砀瀀氀椀挀愀攀猀 攀 洀漀琀椀瘀漀猀 搀攀氀攀猀 攀猀琀愀爀攀洀 猀攀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀渀搀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 洀漀猀琀爀愀爀 琀愀洀戀洀 甀洀 瀀漀甀挀漀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀洀 猀攀渀搀漀 漀爀最愀渀椀稀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 攀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 漀挀甀瀀愀漀⸀  O programa foi o único em Florianópolis a levar o lado de dentro da ocupação ao conhecimento das pessoas. Essa é a principal característica do trabalho, dar voz aos ocupantes e ir para dentro da ocupação, tentando quebrar as falas preconceituosas e falsas de quem tentava deslegitimar o movimento. O objetivo não foi de fazer a população apoiar o movimento de ocupação das escolas e universidades, mas sim de informar o que realmente acontecia dentro das instituições de ensino ocupadas.਀䄀氀洀 搀攀 猀攀爀瘀椀爀 挀漀洀漀 洀攀椀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀Ⰰ 漀 ᰀ倠漀爀 䐀攀渀琀爀漀 搀愀 伀挀甀瀀愀漀 䌀䌀䔀⼀唀䘀匀䌀ᴀ†琀愀洀戀洀 愀挀爀攀猀挀攀渀琀漀甀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 搀愀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䘀漀椀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 漀甀琀爀漀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀䘀匀䌀 瀀漀爀 猀甀戀洀攀琀攀爀 愀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 愀 猀攀洀愀渀愀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 愀瀀甀爀愀漀 攀 ㈀㐀 栀漀爀愀猀 搀攀 最爀愀瘀愀漀 椀渀椀渀琀攀爀爀甀瀀琀愀猀⸀ 吀愀洀戀洀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 愀琀甀愀爀 挀漀洀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 搀攀 最攀猀琀漀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 愀漀 戀甀猀挀愀爀 挀愀渀愀椀猀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀漀猀 攀 瀀愀爀挀攀爀椀愀猀 瀀愀爀愀 琀漀爀渀愀爀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 氀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀氀 愀瘀甀氀猀漀 愀挀攀猀猀瘀攀氀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 瀀甀戀氀椀挀椀稀愀爀 漀甀琀爀漀 氀愀搀漀 搀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 愀琀 攀渀琀漀 渀漀 愀戀漀爀搀愀搀漀 瀀攀氀愀 洀搀椀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀刀䄀匀䤀䰀⸀ 倀愀爀攀挀攀爀 ㌀㤀⼀㈀ ㄀㌀ 搀愀 䌀洀愀爀愀 搀攀 䔀渀猀椀渀漀 匀甀瀀攀爀椀漀爀 搀漀 䌀漀渀猀攀氀栀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 Educação de 27 de setembro de 2013. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de਀䜀爀愀搀甀愀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀伀匀䄀Ⰰ 䴀愀爀椀愀 嘀椀爀最渀椀愀 搀攀 䘀椀最甀攀椀爀攀搀漀 倀攀爀攀椀爀愀 搀漀 䌀漀甀琀漀 攀 䄀刀一伀䰀䐀䤀Ⰰ 䴀愀爀氀攀渀攀 䄀瀀愀爀攀挀椀搀愀 䜀漀渀稀愀氀攀稀 䌀漀氀漀洀戀爀漀⸀ 䄀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 渀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀㨀 洀攀挀愀渀椀猀洀漀 瀀愀爀愀 愀 瘀愀氀椀搀愀漀 搀漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀⸀ 䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀㨀 䄀甀琀渀琀椀挀愀Ⰰ ㈀  㘀⸀ ㄀㄀㈀ 瀀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䤀䴀䄀Ⰰ 䔀搀瘀愀氀搀漀 倀攀爀攀椀爀愀⸀ 倀最椀渀愀猀 愀洀瀀氀椀愀搀愀猀㨀 漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 挀漀洀漀 攀砀琀攀渀猀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 搀愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀⸀ 䈀愀爀甀攀爀椀㨀 䴀愀渀漀氀攀Ⰰ ㈀  㐀⸀

SEQUEIRA, C. Jornalismo Investigativo. O fato por trás da notícia. São Paulo: Summus, 2005.

TEIXEIRA, Lina Moscoso. A Repercussão da Mídia Alternativa no Ciberespaço:਀䔀猀琀甀搀漀 䌀漀洀瀀愀爀愀琀椀瘀漀 搀愀猀 倀最椀渀愀猀 ᰀ传甀琀爀愀猀 倀愀氀愀瘀爀愀猀ᴀ†攀 ᰀ传 䌀漀爀瘀漀⸀  䐀椀猀猀攀爀琀愀漀  搀漀 倀爀漀最爀愀洀愀 搀攀  䌀椀渀挀椀愀猀  搀愀  䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 ጀ† 䌀甀氀琀甀爀愀  䌀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀  攀  一漀瘀愀猀 吀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀 ⸀ 䰀椀猀戀漀愀㨀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 一漀瘀愀 搀攀 䰀椀猀戀漀愀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀爀甀渀⸀甀渀氀⸀瀀琀⼀戀椀琀猀琀爀攀愀洀⼀㄀ ㌀㘀㈀⼀㄀㠀㔀㐀㈀⼀㄀⼀搀椀猀猀攀爀琀愀─挀㌀─愀㜀─挀㌀─愀㌀漀昀椀渀愀氀⸀瀀搀昀 ⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㤀 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀