INSCRIÇÃO: 01111
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP07
 
TÍTULO: Músicas que compõem vidas - Orquestra Jovem Missões
 
AUTORES: Mariana Ruschel de Almeida (Universidade Federal do Pampa); Bruna Moreira Saraiva (Universidade Federal do Pampa); Renata Rodrigues Teixeira (Universidade Federal do Pampa); Amanda Aver Gallina (Universidade Federal do Pampa); Maria Eduarda Dias Falcão (Universidade Federal do Pampa); Keller Yuri Charão Lara (Universidade Federal do Pampa); Sara Feitosa (Universidade Federal do Pampa)
 
PALAVRAS-CHAVE: Filme publicitário, Jovem Missões, Publicidade Social , ,
 
RESUMO
O presente trabalho foi realizado no componente curricular de Produção Eletrônica em Vídeo Publicitário do curso de Publicidade e Propaganda da Unipampa e busca demonstrar o processo de criação e produção de um vídeo publicitário elaborado para a Orquestra Jovem Missões, um projeto cultural sem fins lucrativos que visa inserir jovens no processo de musicalização, na cidade de São Borja, Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica sobre a produção de filmes publicitários, buscando defender e fundamentar nossas escolhas técnicas no decorrer da produção.
 
INTRODUÇÃO
1 INTRODUÇÃO ਀伀 挀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 ጀ†栀愀戀椀氀椀琀愀漀 攀洀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 倀愀洀瀀愀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 瀀攀搀愀最最椀挀漀 焀甀攀 琀攀洀 渀昀愀猀攀 攀洀 琀爀猀 攀椀砀漀猀㨀 瀀爀漀昀椀猀猀漀⼀洀攀爀挀愀搀漀Ⰰ 猀漀挀椀愀椀猀⼀栀甀洀愀渀椀搀愀搀攀猀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 ⠀倀刀伀䨀䔀吀伀 倀䔀䐀䄀䜀팀䜀䤀䌀伀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⤀⸀ 伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀焀甀椀 搀攀猀挀爀椀琀漀 戀甀猀挀愀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 漀 攀椀砀漀 洀攀爀挀愀搀漀 愀漀 挀漀氀漀挀愀爀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 漀 焀甀攀  愀瀀爀攀渀搀椀搀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 琀攀漀爀椀愀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 攀 愀挀漀渀琀攀挀攀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 攀猀昀漀爀漀 椀渀琀攀最爀愀搀漀 搀攀 琀爀猀 挀漀洀瀀漀渀攀渀琀攀猀 挀甀爀爀椀挀甀氀愀爀攀猀㨀 䐀椀爀攀漀 搀攀 䄀爀琀攀 䤀䤀 洀椀渀椀猀琀爀愀搀漀 瀀攀氀漀 倀爀漀昀⸀ 䴀攀⸀ 䴀愀甀爀挀椀漀 䰀愀瘀愀爀搀愀Ⰰ 刀攀搀愀漀倀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 䄀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 洀椀渀椀猀琀爀愀搀愀 瀀攀氀愀 倀爀漀昀愀⸀ 䴀攀⸀ 䐀攀渀椀猀攀 搀攀 䰀椀洀愀 攀 倀爀漀搀甀漀 䔀氀攀琀爀渀椀挀愀 攀洀 嘀搀攀漀 倀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀 洀椀渀椀猀琀爀愀搀漀 瀀攀氀愀 倀爀漀昀愀⸀ 䐀爀愀⸀ 匀愀爀愀 䘀攀椀琀漀猀愀⸀ 䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 椀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀  搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀 瘀搀攀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀Ⰰ 挀漀洀 搀甀爀愀漀 搀攀 甀洀 洀椀渀甀琀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀  挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 伀爀焀甀攀猀琀爀愀 䨀漀瘀攀洀 䴀椀猀猀攀猀 搀攀 匀漀 䈀漀爀樀愀 ⴀ 刀椀漀 䜀爀愀渀搀攀 搀漀 匀甀氀⸀ 伀 瀀爀漀樀攀琀漀 愀琀甀愀 渀漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀 搀攀猀搀攀 樀甀氀栀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀 攀 漀昀攀爀攀挀攀 愀甀氀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀猀 挀漀洀漀 昀氀愀甀琀愀 攀 瘀椀漀氀椀渀漀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 椀渀猀攀爀椀爀 樀漀瘀攀渀猀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 洀甀猀椀挀愀氀椀稀愀漀⸀ 䄀猀 愀甀氀愀猀 挀漀渀琀爀椀戀甀攀洀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 搀愀 瘀椀搀愀 搀漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀甀洀攀渀琀漀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀Ⰰ 猀漀挀椀愀氀椀稀愀漀Ⰰ 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀洀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 搀攀渀琀爀漀 攀 昀漀爀愀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 挀漀渀挀攀渀琀爀愀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 愀洀瀀氀椀愀爀攀洀 猀甀愀猀 戀愀最愀最攀渀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀⸀ 䔀氀愀猀 猀漀 洀椀渀椀猀琀爀愀搀愀猀 瀀漀爀 䌀攀挀氀椀漀 䜀甀椀洀愀爀攀猀 䌀漀猀琀愀Ⰰ 昀漀爀洀愀搀漀 攀洀 䴀切猀椀挀愀 攀 瀀猀ⴀ最爀愀搀甀愀搀漀 攀洀 䴀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 䴀甀猀椀挀愀氀Ⰰ 焀甀攀 琀愀洀戀洀  漀 椀搀攀愀氀椀稀愀搀漀爀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䄀琀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀椀琀漀 樀漀瘀攀渀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀洀 愀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 搀愀猀 愀甀氀愀猀Ⰰ 攀 漀甀琀爀漀猀 愀最甀愀爀搀愀洀 愀 挀栀攀最愀搀愀 搀攀 渀漀瘀漀猀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀猀⸀  䌀漀洀漀 猀攀 琀爀愀琀愀 搀攀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 爀攀挀攀渀琀攀Ⰰ 渀漀 攀砀椀猀琀攀 瘀攀爀戀愀 瀀愀爀愀 爀攀挀甀爀猀漀猀 戀猀椀挀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀氀椀洀攀渀琀愀漀 ⠀樀 焀甀攀 漀猀 樀漀瘀攀渀猀 琀洀 愀甀氀愀 焀甀愀琀爀漀 栀漀爀愀猀 瀀漀爀 搀椀愀⤀Ⰰ 瘀攀猀琀椀洀攀渀琀愀猀 瀀愀爀愀 愀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 攀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀攀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀⸀ 䔀猀猀攀  漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 焀甀攀 瀀爀攀挀椀猀愀 猀攀爀 爀攀猀漀氀瘀椀搀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 嘀吀Ⰰ 焀甀攀 搀攀瘀攀 愀甀砀椀氀椀愀爀 渀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀猀瀀攀爀琀愀渀搀漀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀攀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 愀瀀漀椀愀搀漀爀攀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 焀甀愀椀猀 猀漀 漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 伀爀焀甀攀猀琀爀愀 䨀漀瘀攀洀 䴀椀猀猀攀猀Ⰰ 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀猀琀攀 愀爀琀椀最漀  搀攀猀挀爀攀瘀攀爀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 瘀搀攀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀 瀀愀爀愀 猀漀氀甀挀椀漀渀愀爀 琀愀椀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 椀渀搀椀挀愀漀 搀攀 焀甀愀椀猀 琀挀渀椀挀愀猀 攀 挀愀洀椀渀栀漀猀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 搀攀猀搀攀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 漀 挀氀椀攀渀琀攀 愀琀 愀 攀渀琀爀攀最愀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀椀稀愀搀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 攀猀猀攀 愀爀琀椀最漀 琀愀洀戀洀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 愀甀洀攀渀琀愀爀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 搀漀猀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀 渀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀猀 搀漀 洀戀椀琀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 猀攀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀 椀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 瀀漀爀 愀最爀攀最愀爀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 瀀爀琀椀挀漀 愀漀猀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀Ⰰ 爀攀猀瀀漀渀搀攀渀搀漀 愀漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 瀀攀搀愀最最椀挀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 ⠀倀刀伀䨀䔀吀伀 倀䔀䐀䄀䜀팀䜀䤀䌀伀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⤀Ⰰ 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀渀搀漀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀 愀 最攀猀琀漀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀 瘀搀攀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀 挀漀洀 甀洀 挀氀椀攀渀琀攀 爀攀愀氀⸀ 吀愀氀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 洀漀猀琀爀愀 愀漀猀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀 愀 爀漀琀椀渀愀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 愀最渀挀椀愀猀 搀攀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀爀愀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 挀漀渀琀爀椀戀甀椀 瀀愀爀愀 愀 昀漀爀洀愀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀漀猀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀搀攀爀漀 椀渀挀氀甀椀爀 愀 瀀爀漀搀甀漀 攀洀 猀攀甀 瀀漀爀琀昀氀椀漀Ⰰ 焀甀攀 愀最爀攀最愀 洀愀椀猀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀   Em um segundo momento, a realização deste vídeo publicitário se justifica pela falta de recursos enfrentada pelo projeto Orquestra Jovem Missões, que está buscando patrocínio de organizações da região. Além de auxiliar a marca, que não demandará investimento financeiro para a produção do trabalho, incentiva e desenvolve o apoio à cultura missioneira, a partir do momento em que estimula a doação para um projeto cultural que até então era infrequente na localidade. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䌀漀洀漀 搀椀琀漀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀  瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 攀猀昀漀爀漀 椀渀琀攀最爀愀搀漀 搀攀 琀爀猀 挀漀洀瀀漀渀攀渀琀攀猀 挀甀爀爀椀挀甀氀愀爀攀猀Ⰰ 漀渀搀攀 攀洀 挀愀搀愀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀愀洀漀猀 甀洀 攀猀琀最椀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 昀椀氀洀攀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀 攀洀 焀甀攀猀琀漀⸀  Iniciamos com pesquisas sobre o projeto e a coleta do briefing, que segundo Sampaio (2003, p. 325) caracteriza-se por “documento contendo a descrição da situação da marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos”. Esta etapa é importante para conhecermos a realidade e as metas do cliente que nunca trabalhamos antes, já que segundo Corrêa (2006, p. 90) “quando o assunto é algo novo ou de grande importância para a estratégia da empresa, torna-se necessária a passagem de um briefing para a criação, contendo todas as informações necessárias para o desenvolvimento criativo do projeto” . A partir dessa leitura aprofundada do briefing, nos reunimos no componente curricular Redação Publicitária para realizar um brainstorm -“tempestade cerebral que consiste em propor e relacionar todo tipo de associações que vierem a cabeça, sem nenhuma análise sobre sua pertinência, para avaliação posterior” (SAMPAIO, 2003, p. 324), com o objetivo de estabelecer um conceito que norteasse a elaboração do roteiro criativo, entendido como “a organização das ideias do criador, a representação do cenário de um sonho, feito para vender um produto. Tecnicamente, é um texto sintético, baseado no argumento, de cenas, sequências, diálogos e indicações técnicas de um filme” (BARRETO, 2004, p. 22), ou seja, um documento onde o foco está na ideia, na narrativa e na ambientação do filme publicitário, sem aspectos técnicos, visto que tais elementos são trabalhados a seguir no roteiro técnico. ਀䌀漀渀挀漀洀椀琀愀渀琀攀洀攀渀琀攀  挀爀椀愀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀Ⰰ 昀漀洀漀猀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀渀搀漀 渀漀 挀漀洀瀀漀渀攀渀琀攀 挀甀爀爀椀挀甀氀愀爀 䐀椀爀攀漀 搀攀 䄀爀琀攀 䤀䤀Ⰰ 焀甀愀氀 猀攀爀椀愀 愀 氀漀挀愀漀 搀攀 挀愀搀愀 挀攀渀愀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 猀攀最甀渀搀漀 䴀愀爀挀攀氀 䴀愀爀琀椀渀 ᰀ漠猀 挀攀渀爀椀漀猀 ⠀⸀⸀⸀⤀ 猀漀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀猀 挀漀洀 椀渀琀攀渀漀 猀椀洀戀氀椀挀愀Ⰰ 挀漀洀 愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 搀攀 攀猀琀椀氀椀稀愀漀 攀 搀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀漀ᴀ†⠀㈀  㤀Ⰰ 瀀⸀ 㜀㠀⤀Ⰰ 搀攀昀攀渀搀攀渀搀漀 焀甀攀 漀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 搀愀猀 挀攀渀愀猀 渀漀 猀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 愀瀀攀渀愀猀 瀀漀爀 甀洀愀 猀椀洀瀀氀攀猀 焀甀攀猀琀漀 攀猀琀琀椀挀愀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 戀甀猀挀愀渀搀漀 愀琀爀椀戀甀椀爀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀猀 愀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 搀攀挀椀搀椀洀漀猀 最爀愀瘀愀爀 攀洀 㐀 氀漀挀愀椀猀㨀 渀愀 猀愀氀愀 搀攀 攀渀猀愀椀漀 瀀愀爀愀 洀漀猀琀爀愀爀 愀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 愀 爀漀琀椀渀愀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀愀 伀爀焀甀攀猀琀爀愀Ⰰ 渀漀 䴀甀猀攀甀 䌀愀猀愀 䨀漀漀 䜀漀甀氀愀爀琀Ⰰ 渀漀 瀀漀爀琀漀 搀攀 匀漀 䈀漀爀樀愀 攀 渀愀 䌀爀甀稀 䴀椀猀猀椀漀渀攀椀爀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀爀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 愀 氀椀最愀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 挀漀洀 漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 瀀漀渀琀漀猀 琀甀爀猀琀椀挀漀猀 攀 搀愀 攀砀瀀氀漀爀愀漀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 洀椀猀猀椀漀渀攀椀爀愀Ⰰ 焀甀攀  琀爀愀戀愀氀栀愀搀愀 攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀搀愀 渀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀    Após a realização do roteiro criativo, partimos para o roteiro técnico, onde escolhemos quais enquadramentos iríamos utilizar, optando por um intercâmbio entre planos abertos e fechados, com bastante atenção no momento da escolha de cada um, já que segundo Gerbase (2012, p. 95), "a noção de enquadramento é a mais importante da linguagem cinematográfica. Enquadrar é decidir o que faz parte do filme em cada momento de sua realização. Enquadrar também é determinar o modo como o espectador perceberá o mundo que está sendo criado pelo filme. "਀匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 漀猀 瀀氀愀渀漀猀 愀戀攀爀琀漀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 瘀椀猀愀洀 洀漀猀琀爀愀爀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 漀猀 氀漀挀愀椀猀 琀甀爀猀琀椀挀漀猀 搀漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 攀猀猀攀猀 氀甀最愀爀攀猀 焀甀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀洀 愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 匀漀 䈀漀爀樀愀 攀 爀攀昀漀爀愀渀搀漀 攀猀猀愀 氀椀最愀漀 攀渀琀爀攀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀 挀甀氀琀甀爀愀 搀漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 猀攀最甀渀搀漀 䜀攀爀戀愀猀攀Ⰰ 猀攀 ᰀ愠 挀洀攀爀愀 攀猀琀 搀椀猀琀愀渀琀攀 搀漀 漀戀樀攀琀漀Ⰰ 搀攀 洀漀搀漀 焀甀攀 攀氀攀 漀挀甀瀀愀 甀洀愀 瀀愀爀琀攀 瀀攀焀甀攀渀愀 搀漀 挀攀渀爀椀漀⸀ 준 甀洀 瀀氀愀渀漀 搀攀 䄀䴀䈀䤀䔀一吀䄀윀쌀伀ᴀ†⠀㈀ ㄀㈀Ⰰ 瀀⸀ 㤀㘀⤀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 甀洀 瀀氀愀渀漀 焀甀攀 氀漀挀愀氀椀稀愀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀Ⰰ 焀甀攀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀 漀渀搀攀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 攀猀琀 愀挀漀渀琀攀挀攀渀搀漀⸀ 伀猀 瀀氀愀渀漀猀 昀攀挀栀愀搀漀猀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀漀爀 搀漀椀猀 洀漀琀椀瘀漀猀㨀 瀀爀椀洀攀椀爀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀攀氀漀 昀愀琀漀 搀攀 愀 伀爀焀甀攀猀琀爀愀 瀀漀猀猀甀椀爀 瀀漀甀挀漀猀 愀氀甀渀漀猀 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 焀甀攀 愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀 洀甀椀琀漀猀 瀀氀愀渀漀猀 愀戀攀爀琀漀猀 瀀愀猀猀愀爀椀愀 愀漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 椀搀攀椀愀 搀攀 瘀愀稀椀漀 漀甀 搀攀 瀀漀甀挀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 攀 漀 漀甀琀爀漀 洀漀琀椀瘀漀  焀甀攀 漀 瀀氀愀渀漀 昀攀挀栀愀搀漀 愀琀爀椀戀甀椀 洀愀椀猀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀Ⰰ 搀攀洀漀渀猀琀爀愀 搀攀琀愀氀栀攀猀Ⰰ 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀渀搀漀 愀 攀砀椀戀椀漀 搀愀 爀攀愀漀 攀 愀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 搀攀 昀攀氀椀挀椀搀愀搀攀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 愀漀 攀渀琀爀愀爀攀洀 攀洀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 愀 洀切猀椀挀愀⸀ 倀愀爀愀 䜀攀爀戀愀猀攀Ⰰ  渀漀猀 瀀氀愀渀漀猀 攀挀栀愀搀漀猀 焀甀攀 ᰀ愠 挀洀攀爀愀 攀猀琀 戀攀洀 瀀爀砀椀洀愀 搀漀 漀戀樀攀琀漀Ⰰ 搀攀 洀漀搀漀 焀甀攀 攀氀攀 漀挀甀瀀愀 焀甀愀猀攀 琀漀搀漀 漀 挀攀渀爀椀漀Ⰰ 猀攀洀 搀攀椀砀愀爀 最爀愀渀搀攀猀 攀猀瀀愀漀猀  猀甀愀 瘀漀氀琀愀⸀ 준 甀洀 瀀氀愀渀漀 搀攀 䤀一吀䤀䴀䤀䐀䄀䐀䔀 攀 䔀堀倀刀䔀匀匀쌀伀ᴀ†⠀㈀ ㄀㈀Ⰰ 瀀⸀ 㤀㜀⤀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 瘀搀攀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀 琀攀瘀攀 椀渀挀椀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 搀椀瘀椀猀漀 搀漀 最爀甀瀀漀 攀 搀攀猀椀最渀愀漀 搀愀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 昀甀渀攀猀㨀 搀椀爀攀琀漀爀 搀攀 挀攀渀愀Ⰰ 愀猀猀椀猀琀攀渀琀攀 搀攀 搀椀爀攀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀琀漀爀 搀攀 甀搀椀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀琀漀爀 攀 攀搀椀琀漀爀⸀ 䄀瀀猀 攀猀琀愀 搀椀瘀椀猀漀Ⰰ 昀漀洀漀猀 挀漀渀栀攀挀攀爀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 挀氀椀攀渀琀攀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 愀瀀氀椀挀愀漀 搀攀 甀洀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀 挀漀洀 漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 䌀攀挀氀椀漀 䜀甀椀洀愀爀攀猀Ⰰ 焀甀攀 挀漀洀漀 樀 搀椀琀漀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ  爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 搀愀爀 愀甀氀愀猀 瀀愀爀愀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 攀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀 椀渀猀挀爀椀琀愀猀 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䔀猀琀攀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀 渀漀猀 昀漀爀渀攀挀攀甀 愀猀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 焀甀攀 瀀爀攀挀椀猀瘀愀洀漀猀 瀀愀爀愀 攀氀愀戀漀爀愀爀 漀 戀爀椀攀昀椀渀最Ⰰ 焀甀攀 漀爀椀攀渀琀漀甀 愀 挀爀椀愀漀 搀漀 嘀吀 搀漀 椀渀挀椀漀 愀漀 昀椀洀⸀ 倀愀爀愀 愀甀砀椀氀椀愀爀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀爀椀愀漀Ⰰ 瘀椀猀椀琀愀洀漀猀 漀 氀漀挀愀氀 搀愀猀 愀甀氀愀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀 愀猀猀椀猀琀椀洀漀猀 瀀愀爀琀攀猀 搀漀 攀渀猀愀椀漀⸀ 一愀 瘀椀猀椀琀愀 琀椀瘀攀洀漀猀 甀洀愀 渀漀漀 搀攀 挀漀洀漀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 猀攀 猀攀渀琀椀愀洀 愀瀀爀攀渀搀攀渀搀漀 攀 琀漀挀愀渀搀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 昀漀椀 洀甀椀琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 挀漀渀猀攀最甀椀爀洀漀猀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 最攀渀甀渀漀⸀ 䐀攀瀀漀椀猀 搀愀 瘀椀猀椀琀愀Ⰰ 搀攀昀椀渀椀洀漀猀 焀甀攀 漀 琀漀洀 搀漀 嘀吀 猀攀爀椀愀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀 攀 挀漀洀攀愀洀漀猀 愀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 渀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀⸀ 倀愀爀愀 焀甀攀 挀漀渀猀攀最甀猀猀攀洀漀猀 椀渀琀攀最爀愀爀 琀漀搀漀猀 漀猀 椀搀攀愀椀猀 攀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 焀甀攀爀愀洀漀猀 瀀愀猀猀愀爀Ⰰ 昀椀稀攀洀漀猀 漀 甀猀漀 搀漀 戀爀愀椀渀猀琀漀爀洀⸀ Conceito criativo: Músicas que compõem vidas ਀ऀ伀 挀漀渀挀攀椀琀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀 昀漀椀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀 瘀椀猀愀渀搀漀 攀渀昀愀琀椀稀愀爀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 焀甀攀 愀 洀切猀椀挀愀 瀀漀猀猀甀椀 渀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 猀漀挀椀愀氀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 搀漀猀 樀漀瘀攀渀猀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀  洀漀猀琀爀愀爀 漀 瀀漀搀攀爀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀搀漀爀 搀愀 洀切猀椀挀愀 渀漀 猀 瀀愀爀愀 焀甀攀洀 愀 昀愀稀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 漀甀瘀攀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀 焀甀攀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 愀甀砀椀氀椀攀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 愀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀 攀 猀甀琀椀氀 焀甀攀 椀渀瘀攀猀琀椀爀 攀洀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 搀攀 洀切猀椀挀愀Ⰰ 洀甀搀愀 愀 瘀椀搀愀 攀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 焀甀攀洀 昀愀稀 瀀愀爀琀攀 搀漀猀 洀攀猀洀漀猀⸀ Definido o conceito, começamos a produção do roteiro criativo, que tinha como propósito também mostrar a rotina de ensaios e evidenciar alguns pontos da cidade de São Borja, onde o projeto está inserido, a fim de ressaltar a peculiaridade de estar localizado na região das missões, onde projetos com este fim são quase inexistentes. Além disso, procuramos trabalhar bastante na redação publicitária, onde o tom emocional do VT pode ser facilmente identificado. Posterior a isso, iniciamos a produção do roteiro técnico, onde foram definidos os planos, uma mescla de planos abertos e fechados, onde usamos plano conjunto, americano, detalhe e médio, e a iluminação. Por se tratar de um projeto com caráter social, optamos por gravar com os próprios alunos, o que traria autenticidade ao produto audiovisual.਀䌀漀洀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 琀挀渀椀挀漀 瀀爀漀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀攀愀洀漀猀 愀猀 最爀愀瘀愀攀猀Ⰰ 焀甀攀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 搀甀爀愀渀琀攀 琀爀猀 搀椀愀猀Ⰰ 渀漀 琀甀爀渀漀 搀愀 琀愀爀搀攀⸀ 䄀猀 瀀爀椀洀攀椀爀愀猀 挀攀渀愀猀 昀漀爀愀洀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 渀漀 瀀爀瀀爀椀漀 氀漀挀愀氀 搀攀 攀渀猀愀椀漀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 洀漀猀琀爀愀爀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 伀 爀攀猀琀愀渀琀攀 搀愀猀 挀攀渀愀猀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 攀砀琀攀爀渀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀洀 氀漀挀愀椀猀 琀甀爀猀琀椀挀漀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀⸀ 䄀 挀洀攀爀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 昀漀椀 愀 䌀愀渀漀渀 䔀伀匀 刀䔀䈀䔀䰀 吀㈀椀 攀 瀀愀爀愀 愀猀 挀攀渀愀猀 攀砀琀攀爀渀愀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 渀漀 倀漀爀琀漀 搀攀 匀漀 䈀漀爀樀愀Ⰰ 琀愀洀戀洀 昀椀稀攀洀漀猀 甀猀漀 搀攀 琀爀椀瀀⸀  Para a narração, fizemos teste com três vozes femininas, visto que o locutor da mensagem é a personificação da música. Produzimos a captação do áudio no laboratório de rádio da universidade, junto com o técnico, que auxiliou para que a entonação da locutora ficasse de forma agradável e com qualidade sonora. Foi um processo longo que demandou uma tarde inteira de produção. Juntamente com a narração, definimos a trilha, intitulada “Wedding Invitation”, disponível pela ferramenta de músicas livre de direitos autorais do Youtube, que possui melodia clássica e alguns pontos de virada, o que intensifica o tom emocional que havíamos planejado para a narração. ਀䌀漀洀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 攀 愀 渀愀爀爀愀漀 瀀爀漀渀琀愀猀Ⰰ 椀渀椀挀椀愀洀漀猀 愀 搀攀挀甀瀀愀最攀洀Ⰰ 漀渀搀攀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀洀漀猀 愀猀 挀攀渀愀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀愀洀 洀攀氀栀漀爀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 琀挀渀椀挀愀⸀ 䄀漀 昀愀稀攀爀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 搀攀挀甀瀀愀最攀洀Ⰰ 渀漀琀愀洀漀猀 焀甀攀 愀氀最甀洀愀猀 挀攀渀愀猀 瀀爀攀挀椀猀愀爀愀洀 猀攀爀 爀攀最爀愀瘀愀搀愀猀⸀ 䄀瀀猀 最爀愀瘀愀爀洀漀猀 渀漀瘀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀洀攀愀洀漀猀 愀 洀漀渀琀愀最攀洀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 猀漀昀琀眀愀爀攀 搀攀 攀搀椀漀 匀漀渀礀 嘀攀最愀猀 倀爀漀Ⰰ 漀渀搀攀 樀甀渀琀愀洀漀猀 愀猀 挀攀渀愀猀 攀 愀瀀氀椀挀愀洀漀猀 甀洀 昀椀氀琀爀漀 搀攀 琀漀洀 愀洀愀爀攀氀愀搀漀 瀀愀爀愀 瘀愀氀漀爀椀稀愀爀 愀 挀漀爀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 攀  昀愀稀攀爀 愀氀甀猀漀 愀漀猀 琀漀渀猀 琀攀爀爀漀猀漀猀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 漀 挀氀椀攀渀琀攀 焀甀攀爀椀愀 焀甀攀 攀猀琀攀 瀀愀搀爀漀 挀爀漀洀琀椀挀漀 昀漀猀猀攀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 渀漀 昀椀氀洀攀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀Ⰰ 瀀漀爀 爀攀洀攀琀攀爀 樀甀猀琀愀洀攀渀琀攀 猀 挀漀爀攀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ ਀ ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䐀甀爀愀渀琀攀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 昀椀氀洀攀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀 ᰀ䴠切猀椀挀愀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀攀洀 瘀椀搀愀猀ᴀ†琀椀瘀攀洀漀猀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 挀漀洀漀 漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 猀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 猀攀 琀爀愀琀愀 搀攀 甀洀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 焀甀攀 攀砀椀最攀 愀 爀攀瀀攀琀椀漀 搀攀 挀愀瀀琀愀攀猀 愀琀 焀甀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 攀 猀漀渀漀爀漀猀 搀椀愀氀漀最甀攀洀 攀渀琀爀攀 猀椀Ⰰ 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 焀甀攀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 攀渀琀攀渀搀愀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 搀漀 瘀搀攀漀 攀 焀甀攀 愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 琀挀渀椀挀愀 渀漀 猀攀樀愀 瀀爀攀樀甀搀椀挀愀搀愀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 瘀攀爀椀昀椀挀愀洀漀猀 渀愀 瀀爀琀椀挀愀 挀漀洀漀 猀攀 搀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀洀 挀氀椀攀渀琀攀猀 爀攀愀椀猀Ⰰ 焀甀攀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 搀攀猀挀漀渀栀攀挀攀洀 漀猀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀猀 搀愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 渀漀猀 瀀攀爀洀椀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 攀 愀渀琀攀挀椀瀀愀爀 搀攀猀愀昀椀漀猀 昀甀琀甀爀漀猀 焀甀攀 猀甀爀最攀洀 渀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀愀 愀琀甀愀漀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀Ⰰ 愀搀攀洀愀椀猀 搀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀爀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀愀 爀攀搀攀 搀攀 挀漀渀琀愀琀漀猀 攀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 漀 瀀漀爀琀昀氀椀漀 搀漀猀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀⸀ Visto que não possuímos verba para a elaboração do filme publicitário, o resultado da produção é satisfatória, na medida em que busca resolver de forma criativa os problemas de comunicação do cliente e se propõe a responder as disposições estabelecidas pelo anunciante no briefing, como por exemplo, a utilização de tons terrosos no vídeo ou o reconhecimento da ligação do projeto com a cidade de São Borja e a cultura missioneira. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀刀刀䔀吀伀Ⰰ 吀⸀ 嘀攀渀搀攀ⴀ猀攀 攀洀 ㌀  猀攀最甀渀搀漀猀㨀 洀愀渀甀愀氀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 瀀愀爀愀 昀椀氀洀攀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀⸀ 匀攀渀愀挀Ⰰ ㈀  㐀⸀ 

CORRÊA, R. O atendimento na agência de comunicação. São Paulo: Ed. Global, 2006.

GERBASE, C. Cinema, primeiro filme: descobrindo, fazendo, pensando. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2012. ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀刀吀䤀一Ⰰ 䴀⸀ 䄀 氀椀渀最甀愀最攀洀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀⸀ 䈀爀愀猀椀氀椀攀渀猀攀Ⰰ ㈀  㤀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀䴀倀䄀䤀伀Ⰰ 刀⸀ 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀攀 䄀 愀 娀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀⸀ 䌀愀洀瀀甀猀Ⰰ ㈀  ㌀⸀  ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀爀漀樀攀琀漀 倀攀搀愀最最椀挀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 栀愀戀⸀ 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 倀愀洀瀀愀⸀ 匀漀 䈀漀爀樀愀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀