ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01115</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Agência Experimental de Notícias Jornalismo Unidavi: SIM às boas causas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Jeorgea Scarlatt Waltrick (Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí); Evandro Rafael Claudio (Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí); Sônia Regina da Silva (Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Agência Experimental, Comunicação, Jornalismo Comunitário, Multimídia, Notícias Online</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Agência Experimental de Notícias SIM é um projeto do curso de Jornalismo do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - Unidavi, de Rio do Sul/SC. Tem como principal objetivo proporcionar atividades relacionadas à prática do Jornalismo Comunitário para, dessa forma, contribuir com a formação de profissionais capazes de atuarem no mercado por meio de conceitos e práticas, princípios éticos e de responsabilidade social. Criada no segundo semestre de 2016, a Agência Sim é integrada por voluntários entre acadêmicos, egressos e professores do curso. Propõe-se a dar voz e vez às ações, projetos e pesquisas que resultam em benefícios e transformações às comunidades. Busca o bom Jornalismo voltado às boas causas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Aprende-se nas salas de aula, nos livros e busca-se inserir nas redações que o bom Jornalismo é aquele que tem compromisso com o efetivo interesse da maioria e que, apoiado na verdade, exerce sua função social visando o bem comum. Mas, para saber fazer um bom Jornalismo é necessário praticá-lo. Prática essa embasada no refletir sobre a profissão e no conhecer a sociedade. E, é buscando o bom Jornalismo que a Agência Experimental de Notícias SIM foi pensada. Para que os acadêmicos do curso de Jornalismo do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - Unidavi possam pôr em prática os conhecimentos adquiridos nas disciplinas laboratoriais e teóricas em um espaço criativo de produção e reflexão do fazer jornalístico, e atuar em um tempo mais próximo do exercício profissional. Nela, de forma assistida pelos professores se produz conteúdo e se analisa as próprias rotinas produtivas. A Agência tem foco no Jornalismo Comunitário e em toda a pluralidade em que o mesmo deve atuar. Propõe-se a dar voz e vez às ações, projetos e pesquisas que resultam em benefícios e transformações às comunidades. O diferencial é fazer com que o olhar curioso do jornalista - que deve estar sempre atento a tudo que acontece ao seu redor, a fim de transformar fatos em notícias para transmiti-la à sociedade - vá além do que é visto e posto na grande imprensa. Assim, a Agência, lançada no dia 02 de dezembro de 2016, busca por meio da produção jornalística auxiliar no desenvolvimento da população, contribuindo com a democratização da informação e o fortalecimento da cidadania.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Agência Experimental de Notícias SIM tem como principal objetivo proporcionar atividades relacionadas à prática do Jornalismo Comunitário contribuindo para o desenvolvimento regional e formação de profissionais capazes de atuarem no mercado através de conceitos e práticas, princípios éticos e de responsabilidade social. Já, entre os objetivos específicos da Agência estão: cumprir papel social contribuindo para o desenvolvimento regional; exercitar a prática jornalística por meio da produção de conteúdos informativos para mídias tradicionais e digitais; possibilitar maior aproximação com a rotina do mercado de trabalho; proporcionar aos acadêmicos horas de Atividades Complementares; planejar e executar produtos e projetos inter e extraclasse; permitir a reflexão sobre as particularidades do Jornalismo praticado em municípios do interior compreendendo o contexto regional dentro do espaço global; inserir o egresso nas atividades acadêmicas como troca de experiências e conhecimentos e, ainda, atender às competências, habilidades, conhecimentos, atitudes e valores a serem desenvolvidos pelos acadêmicos conforme requisitos das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs).</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Se, o ser humano é a matéria-prima do Jornalismo, cabe ao jornalista o papel de extrema relevância de atentar-se para a humanização do seu trabalho. Com isso, e, de acordo com o Projeto Pedagógico de Curso (PPC), o Jornalismo da Unidavi não quer apenas formar profissionais para o mercado e sim formar jornalistas para a sociedade. Essa é a diferença fundamental entre uma profissão com função social e outra qualquer. Com este intuito e, em consonância com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Jornalismo (DCNs) a Agência Experimental de Notícias SIM está prevista no PPC como um espaço didático-pedagógico que promove a fixação de conhecimentos adquiridos nas disciplinas laboratoriais e teóricas. Essa relação estabelecida entre a Instituição de Ensino Superior e a comunidade, concretiza a proximidade do público com a rotina de produção do meio acadêmico. Somado à experiência didática, a Agência oportuniza a democratização das informações locais e regionais por meio da circulação jornalística de conteúdos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Trabalhar a prática do Jornalismo Online é essencial em um curso de Comunicação, pois estamos visualizando uma transposição dos veículos para a internet, até mesmo como uma estratégia de manter a prática atraente para o novo público. Esse cenário é irreversível, visto que a circulação de informações mais rápidas, hoje, dá-se pela internet - e tendo um público muito maior. Como cita Marques (2005),  o ciberespaço é um suporte cada vez mais usado para a comunicação, até porque é mais fácil comunicar online do que fazer as pessoas deslocarem-se . A Agência Experimental de Notícias SIM está hierarquicamente ligada à coordenação do Curso de Jornalismo da Unidavi e, diretamente, coordenada por um jornalista que orienta os trabalhos desenvolvidos. Os acadêmicos, por sua vez, atuam de forma totalmente voluntária a fim de receberem horas de Atividades Complementares. Para o encaminhamento das pautas são realizados encontros semanais, além de uma análise mais apurada de todo conteúdo produzido e publicado, buscando-se apontar possíveis erros e acertos - além de buscar alternativas para o que pode ser melhorado. Assim, possibilita-se uma maior reflexão - e o exercício da autocrítica - para a produção de conhecimento jornalístico. Todos os passos de produção para a Agência Experimental de Notícias são determinados pelo conteúdo lecionado nas disciplinas de Jornalismo Comunitário, Jornalismo em Profundidade, Webjornalismo e Jornalismo Especializado I, II e III. Isso permite que o estudante aplique a teoria na prática e tenha ampla visão do mercado de trabalho futuramente. Além disso, como cita Publio e Mader (2007),  a instalação das agências provoca um conjunto de ações encadeadas, novos ambientes e novas linguagens . Por sua vez, a rotina pré-estabelecida é essencial para que os voluntários da Agência SIM possam programar-se para participar de questões e eventos voltados à sociedade, inserindo o acadêmico diretamente nas causas sociais. Para as coberturas de eventos culturais, por exemplo, leva-se em consideração a disponibilidade dos envolvidos, ao elaborar um cronograma de atividades para a determinada data. O acadêmico acaba interagindo e participando ativamente da vida da comunidade, com situações que exploram o contato direto do futuro jornalista com a população e abre espaço para que, posteriormente, ele participe de novas produções. Essa permanência é ressaltada por Demo (2006): Na prática, todos precisamos participar como membros vitalícios de uma comunidade de aprendizagem, que tem como missão formar profissionais qualificados e capazes de atender às demandas de uma sociedade democrática e plural (DEMO, 2006, p. 28). Considerando-se o viés social da Agência Experimental de Notícias SIM, as produções incluem notícias, reportagens programas de rádio, vídeo e fotografias sobre assuntos de interesse da população, como: saúde, educação, segurança, cultura, cidadania, identidade local e desenvolvimento regional. Ela também leva como bandeira a valorização da importância do Jornalismo Comunitário e o papel social que este pode cumprir em tempos de globalização e mídia digital.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Sempre de portas abertas. Essa é uma das bases para a atuação da Agência Experimental de Notícias SIM. Idealizada para receber acadêmicos, egressos e professores, todos podem trabalhar de forma voluntária e respeitando as diretrizes sociais estabelecidas. Esse trabalho funciona sob a supervisão da Coordenação de Curso e o local de funcionamento abrange as salas 412 e 413 do Campus Rio do Sul da Unidavi, onde estão os laboratórios de Fotografia, de Multimídia, de Radiojornalismo, Hemeroteca e Rádio Educativa Universitária Unidavi FM. Os voluntários podem realizar as atividades de segunda a sábado nos períodos matutino e vespertino, além de terem os equipamentos à disposição à noite durante a semana. Para os acadêmicos, essas horas de Atividades Complementares podem variar conforme a pauta e as coberturas especiais. Todos as horas trabalhadas, bem como as retiradas de equipamentos fotográficos para as coberturas, são registrados em formulários próprios. O mesmo registro ocorre com a retirada das chaves para uso das salas. As salas possuem todo o material determinante para que uma Agência multimídia possa funcionar: computadores; softwares especializados de edição, diagramação, redação, gravação e edição de áudio; linha telefônica; estúdios de gravação para vídeo e áudio; estúdio e equipamentos fotográficos; sala de reuniões; arquivo de revistas e jornais. Já, na questão do layout da Agência, a Página Inicial está organizada, inicialmente pelo link que faz menções ao gerenciador de blogs: blogspot. No qual a base principal é por HTML. A Página Inicial traz o logo da Agência no tom laranja no fundo cinza, anunciando exatamente em qual local o leitor está. Segundo Memória (2005), a posição da marca dos websites provavelmente surgiu em função da ordem de leitura adotada pela cultura ocidental, ou seja, da esquerda para a direita, de cima para baixo. Dessa forma, a identificação do veículo é de fácil localização, mesmo para usuários que nunca visitaram o portal, pois intuitivamente, já buscam o padrão de navegação instituído na maioria dos websites na Internet. Assim, rolando a página no sentido de cima para baixo, é possível visualizar no cabeçalho, no tom cinza escuro, as cinco opções em laranja: Menu, que direciona ao início do link, levando à Página Principal, onde estão todas as matérias produzidas. Galeria de fotos, com aba é dividida em duas partes, uma com a Galeria dos bastidores de duas gravações e outra com fotos realizadas pelos acadêmicos, que são usadas nas matérias e afins. Único, aba especial para o jornal laboratório e matérias relacionadas a ele. Quem Somos, que também é dividido em duas abas, uma explicando sobre o curso de Jornalismo da Unidavi, e outra sobre a Agência SIM. Que são os botões globais direcionando os usuários aos conteúdos gerais do site. Na sequência, há um carrossel que destaca as quatro matérias mais lidas com imagens e chamadas. Ao acessar, o leitor vai para a página composta por informação no tema ao qual clicou, podendo assim ao final da leitura compartilhar via redes sociais: Facebook, Twitter e Google +. Assim poderá ver mais matérias relacionadas ao nicho em que está na principal página. Ao retornar à Página Inicial do portal, ao lado esquerdo de forma vertical, há informações necessárias da Agência com o foco no Jornalismo Comunitário: 1ª) quadro na sequência em diagonal, imagem  Sim ao fato não ao boato que foi escolhido como slogan; 2º) box para curtir página do Jornalismo Unidavi no Facebook; 3ª) quadro com compilado de vídeos realizados de forma independente pelos estudantes; 4º) box com todas as redes sociais da Agência (além de um box que se movimenta com a página também relembrando o leitor das redes sociais); 5ª) box com postagens populares com foto, chamada e uma pequena descrição do conteúdo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Nem sempre os fatos diários de uma comunidade, seja um bairro ou uma favela, uma vila ou um distrito, têm voz na grande mídia. E, quando falamos sobre os veículos de comunicação online, essa presença é ainda menor dada impossibilidade de atender a todos. Buscar as respostas necessárias e dar vez às boas ações é uma idealização do Jornalismo Comunitário que foi compreendida como princípio básico para construir o modo de trabalho da Agência Experimental de Notícias SIM. Mesmo com apenas alguns meses no ar, os voluntários envolvidos puderam notar que divulgar ações pertinentes à comunidade contribui para o desenvolvimento regional e estimula a produção de material pautado nos princípios éticos e na responsabilidade social que cabe ao Jornalismo. Essa atividade é vital no meio acadêmico para a formação de profissionais que estejam prontos para atuarem no mercado de trabalho e levem consigo os valores compreendidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais, estimulando a aproximação do futuro jornalista com as pautas comunitárias e humanitárias. O ser humano, então matéria-prima para o Jornalismo, tem na Agência SIM um espaço onde pode ser representado, acima de tudo. Seja participando como pauta ou como público, essa troca de informações garante que os destaques locais e regionais possam circular de maneira devida, angariando novas oportunidades para as boas causas aparecerem. Isso oportuniza grandes mudanças na realidade, ainda mais quando podemos abordar os assuntos de interesse da comunidade em um meio de comunicação de fácil acesso e gratuito como a SIM.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ. Resolução Consuni nº 01/2017. Aprova a Reelaboração do Projeto Pedagógico de Curso de Jornalismo - Bacharelado. Atos Institucionais UNIDAVI:Resoluções CONSUNI, Rio do Sul, SC, 22 de fevereiro de 2017. Disponível em: http://www.minha.unidavi.edu.br/?pagina=UNIDAVI_atos_institucionais_atos&tipo=RESOLUCAO&unidade=CONSUNI. Acesso em: 07 abril 2017. <br><br>DEMO, Pedro. Formação permanente e tecnologias educacionais. Petrópolis: Vozes, 2006.<br><br>MARQUES, Márcia. As mudanças nas rotinas de produção das agências de notícias com a consolidação da internet no Brasil. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UNB, 2005. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/marques-marcia-mudancas-nas-rotinas-de-producao.pdf.<br><br>MEMÓRIA, Felipe. Design para a Internet: projetando a experiência perfeita. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.<br><br>PUBLIO, M; MADER,M. A relevância das agências experimentais na aprendizagem dos alunos de comunicação social. Cadernos da Escola de Comunicação, Curitiba, 07: 25-32 vol. 1. 2007.<br><br> </td></tr></table></body></html>