ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01119</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Camacurim</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Felipe de Oliveira (Universidade Federal do Pampa); Bruna de Souza Souza (Universidade Federal do Pampa); Diego Lombardi Ribeiro (Universidade Federal do Pampa); Italo Yeltsin Pereira Bicca (Universidade Federal do Pampa); Renata Corrêa Coutinho (Universidade Federal do Pampa); Simone Munir Dahleh (Universidade Federal do Pampa)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Merchandising, Fitoterápico, Promoção, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho tem a intenção de apresentar a criação de um medicamento fitoterapêutico e seu plano promocional de lançamento e inserção do produto no mercado farmacêutico. A criação e produção de tal produto e plano foi proposto pelo componente curricular Marketing de Varejo e Promoção de Vendas. Como embasamento para a elaboração do plano promocional utilizamos técnicas promocionais e de merchandising para atingir o público-alvo da proposta. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O remédio Camacurim foi desenvolvido a partir de uma proposta feita pelo componente curricular Marketing de Varejo e Promoção de Vendas do curso de Publicidade e Propaganda da Unipampa no período 2016/01. A proposta do componente busca o desenvolvimento de um medicamento fundamentado em princípios fitoterápicos que vise atuar no tratamento de pessoas com preconceitos e intolerâncias, buscando a estimulação da alteridade e empatia nesse indivíduo. Para além da construção desse medicamento o componente também propôs a elaboração de um plano promocional para o lançamento do produto no mercado farmacêutico. Tal produção visa estimular os alunos a colocar em práticas todas as técnicas e conceitos apresentados no componente, para assim poder verificar suas características e potenciais. Sob orientação da professora Renata Corrêa Coutinho responsável pela coordenação do componente curricular Marketing de Varejo e Promoção de Vendas, do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pampa, elaboramos o medicamento Camacurim, adesivos antipreconceito que eliminam, progressivamente, os preconceitos e intolerâncias do usuário e também auxilia na estimulação terapêutica de alteridade e empatia. O produto é composto por ativos provenientes da camomila, cacau e alecrim, que irão resultar em três estágios do medicamento: camomila com efeito calmante, o cacau para liberação dos hormônios da felicidade e o alecrim que melhora as funções cerebrais. Para além da criação do produto, elaboramos um plano promocional para seu lançamento e inserção no mercado farmacêutico, fundamentado em técnicas promocionais e de merchandising. Um estande instalado na Convenção ABRADILAN (Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos), abriga as técnicas aplicadas e exibidas neste trabalho. Para isso, organizamos nosso plano promocional para atingir nosso público-alvo, os intermediários, para que conheçam e desejem a distribuição do produto para seus clientes.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Partimos da proposta de criação de um plano promocional e um produto fictício fitoterápico com propriedades que fossem capazes de eliminar o preconceito e a intolerância dos indivíduos. Este produto, além de suas qualidades medicinais, ainda deveria cumprir como base para a elaboração do anteposto plano promocional. O medicamento Camacurim foi desenvolvido para estes objetivos assim como estimular a alteridade e empatia nas pessoas. Sua fórmula conta apenas com compostos de princípios ativos naturais, buscando atuar como facilitador gradual na eliminação de preconceitos. Para o plano promocional, realizamos ações com o objetivo de lançar, divulgar nosso produto e inseri-lo no mercado farmacêutico fitoterápico. Para atingir tais objetivos, determinamos trabalhar com o público externo: intermediários e interno: equipe de vendas. Para o público externo, é pensado estratégias que sirvam de estímulo para os possíveis intermediários serem encorajados a ter nosso produto em suas lojas. A ação usa estratégias que serão aplicadas dentro da convenção ABRADILAN, realizadas por promotores de vendas, assessores de marketing e equipe de vendas. Para o público interno, foram determinadas estratégias e treinamentos para aperfeiçoar a equipe de vendas. Com a finalidades de estimular e incentivar a equipe no seu desenvolvimento dentro da convenção. Assim, foi determinado que uma premiação será distribuída para a equipe quando a meta de vendas estipulada for atingida. Com relação ao produto criado para o plano promocional, o adesivo Camacurim tem como objetivo fazer com que o indivíduo consumidor se sinta mais disposto a iniciar contato com pessoas diferentes do seu ciclo social. Assim como fazer com que esse usuário identifique em seu grupo de amizades pessoas que faziam parte de seus preconceitos e intolerâncias.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Salientamos que as concepções do produto e do plano levam em consideração as leis e normas que discorrem sobre medicamentos e fitoterápicos, além daquelas que dão conta da publicidade e promoção de tais produtos. As leis que nos serviram não foram as da ordem da composição química dos produtos, uma vez que não estamos aptos a lidar com este tipo de lei e não são as que nos indicam melhores ferramentas para construir um produto é fictício, cujos elementos que nos interessam se relacionam a sua imagem e a maneira como ela pode ser propagada. A orientação que versa sobre a composição de nomes para fitoterápicos, indicando que devem conter no mínimo 30% da estrutura dos nomes das matérias prima que o compõem foi essencial criarmos o nome do produto. Camacurim é formado pela sílaba  Ca , referindo-se ao cacau&#894; pela composição  cam , referindo-se à camomila&#894; e sua sílaba final é  rim , como em alecrim. Camacurim, portanto, possui, além de elementos químicos, elementos literários de seus três compostos principais. Já o segundo grupo é de orientação dupla: acontece por meio de intervenção do Estado e por órgãos como o CONAR e a ABAP . Daqui, extraímos que estratégias como a distribuição de exemplares do medicamento, ainda que seja um fitoterápico, brindes são vetadas e que sua publicidade não pode conter palavras que incentivem o uso nem demonstrem melhorias que não são da ordem do produto (ainda que a resolução proposta por ele seja inatingível desde antes da criação). Estas e outras informações foram importantes para delimitar o que poderíamos ou não usar como estratégias e nos levou a um plano promocional que se efetivasse em sua consistência. Ainda que todas as proposições do plano sejam hipotéticas, sua consistência tem muitos elementos da realidade, mesmo que ele não vá ser praticado. A primeira reunião, após a orientação em aula sobre a atividade descrita neste trabalho, deu-nos as primeiras coordenadas sobre o que viriam a ser o fitoterápico e o plano promocional. Optamos pela construção associada de ambos, uma vez que entendemos que elementos da criação de um influenciam diretamente na concepção e maneira de operacionalizar o outro. Como já dispomos, tanto a composição química quanto a composição literária do Camacurim recebem contribuições dos produtos que a ele dão origem. Outro elemento importante em sua confecção que também faz referência ao cacau, à camomila e ao alecrim é sua identidade visual. Usando as três ervas como conceito visual para a construção de seus argumentos, a primeira peça confeccionada foi o adesivo transdérmico, método de aplicação do medicamento fitoterápico. A parte mais externa do adesivo é composta por frequentes ondulações, imitando a sequência de um cacau partido ao meio visto de frente. Suas cores também fazem referência ao fruto, a linha que limita o adesivo é marrom avermelhada, enquanto seu preenchimento é marrom. Há um círculo central preenchido de amarelo, fazendo referência às pétalas da flor de camomila. Neste círculo, há traços ordenados de cor verde, referenciando as folhas pontudas do alecrim. Os públicos (intermediários: os vendedores e revendedores presentes na ABRADILAN&#894; interno: equipe de vendas) foram escolhidos para que pudéssemos aproveitar um evento em que já se espera este tipo de apresentação de produto, a ABRADILAN. Nosso diferencial, no entanto, está no conceito empregado no produto e na maneira como o estande foi organizado. Além da equipe de vendas preparada, um refletor irá emitir a imagem dos adesivos no teto do espaço em que acontecerá o evento, atraindo os olhares do público na direção do estande. O preparo da equipe de vendas está não só nos treinamentos dos quais participarão, mas também na recompensa que receberão se atingirem sua meta, estímulo para trabalharem bem. Além disto, é também parte de suas responsabilidades criar uma lista de e-mails que, posteriormente, será usada como indicador para a qualidade do produto e da ação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a realização do plano promocional, a docente solicitou um diagnóstico da situação do mercado farmacêutico. A observação foi divida em quatro ambientes: econômico, social, político e mercadológico. Estas informações, foram levantadas por meio de pesquisa documental, que consiste na consulta de fontes que não passaram por um tratamento analítico. Nesta etapa, também é realizada a análise SWOT, que segundo Kotler e Armestrong (2007), tem como objetivo avaliar os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças para o lançamento e inserção do produto no mercado. O próximo passo, é a criação do produto. Por meio de pesquisas, procuramos plantas medicinais que poderiam auxiliar a composição do medicamento para provocar o resultado pretendido. Para cada planta da composição, é pesquisado os seus benefícios, malefícios, contraindicações e qual sintoma poderia acarretar no consumidor uma possível superdosagem. Outro ponto importante para a concepção do produto foi de que forma os consumidores o usariam, optamos então por utilizar o medicamento por meio de um adesivo, muito comum para tratamentos de dependência de cigarro. O adesivo possui a forma do cacau, no seu interior há a cor amarela que representa a camomila e traços em verde representando o alecrim. Foram definidos dois públicos para a realização do plano promocional. O público externo, como já citado, seria os intermediários. Procuramos por meio de buscas online eventos ligados a entidades de interesses do setor. Encontramos a convenção realizada pela ABRADILAN. Em virtude disto, buscamos informações e técnicas de vendas comum neste tipo de evento. Em feiras e exposições, as ações promocionais acontecem por meio de um estande, onde, estarão posicionados profissionais de vendas preparados para atender os participantes do evento. As vantagens deste tipo de ação promocional é a demonstração do produto e criação de novos laços comerciais (BLESSA, 2011). Em relação ao público interno, foi realizada uma pesquisa de quais técnicas auxiliariam a motivar os promotores de vendas. Por meio de campanhas de incentivo, a empresa estipulou metas de venda a serem compridas e anuncia prêmios por seu desempenho. Esta técnica busca motivar o vendedor e melhorar as vendas do produto (BLESSA, 2011). Segundo as orientações passadas pela docente, a definição dos objetivos deveria responder a três questionamentos: Onde se quer chegar? O que se quer resolver? O que se pretende com esta ação/campanha? As estratégias da campanha foram definidas de acordo com cada público definido pelo plano. Para o público externo, foi pesquisado quais formas que poderiam auxiliar no lançamento do remédio dentro da convenção. Em relação ao público interno, foi pesquisada as práticas comuns para aumentar o estímulo as vendas. O plano de ação foi dividido em três partes. Ele visa atender os objetivos da campanha de lançamento durante os três dias de convenção. Na primeira, foram determinadas as quantidades de pessoas que iram ficar no estande. Segundo, é em relação as peças de merchandising, quais peças serão utilizadas e terceiro, as peças promocionais, que serão materiais de apoio dos vendedores. O cronograma do plano promocional, visa estabelecer quais atividades serão feitas desde a instalação do estande até o encerramento do evento.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ao início das pesquisas de criação do medicamento fitoterápico, informamos que uma das principais formas de utilização desse tipo de medicamento é através do cataplasma, que se trata de um produto pastoso que deve ser aplicado diretamente na pele e é produzido por farinhas, polpas ou pó de raízes. Através dessa informação, passamos a utilizar como forma de referências os adesivos de nicotina, que tem por finalidade regular a quantidade de nicotina no corpo e reduz os sintomas da síndrome de abstinência. Baseado em todas essas referências, nosso produto é apresentado em forma de Adesivo Transdérmico. Atendemos à legislação necessária no que refere-se a criação de embalagem para fitoterápicos. Na embalagem do produto, descrevemos o nome comercial e os nomes científicos dos três princípios ativos e suas respectivas dosagens, descrições técnicas sobre o produto, quantificações, laboratório fictício com endereço, nome do farmacêutico responsável, código de barras e demais obrigatoriedades. Quanto à aplicação das cores representativas do arco-íris, não foi intencional limitar como alvo do preconceito apenas a comunidade LGBT, mas sim o intuito de representar a pluralidade, a diversidade interpessoal. Considerando que a proposta desse novo produto demanda considerável conhecimento sobre a causa, planejamos uma estratégia de marketing que atingisse não diretamente o público final e sim os intermediários, que se interessariam pelo produto para comercializarem em suas lojas. Para isso, selecionamos o evento ABRADILAN, que é um dos maiores eventos no ramo farmacêutico no país, para o lançamento da marca com o intuito da maior visibilidade pela maior presença do público que pretendemos atingir. Aplicaremos um estande dentro o local do evento, com sinalizações e projeção de LED com a marca e formato do medicamento. Aliando a estratégia de promoção à mensuração, uma equipe altamente preparada estará posicionada para atender o público. Para receber os prospects, três promotores de vendas criarão um mailing e após isso distribuirão brindes a esses que efetuaram o cadastro. Nesse kit ofertado estarão inclusos materiais promocionais informativos sobre o medicamento dentro uma Ecobag exclusiva. Através desse cadastro teremos controle sobre o público que conheceu o produto e possibilidade de comunicação direta.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A proposta de elaboração do plano promocional para lançamento e inserção de um produto fitoterápico no mercado farmacêutico nos possibilitou a aproximação com as técnicas promocionais e de merchandising utilizadas no mercado de trabalho. Isto nos fez buscar, compreender e realizar as aplicações em nosso plano promocional, de acordo com o público selecionado envolvido. A detecção e leitura dos elementos de ambiente que envolvem os fitoterápicos foram essenciais para a construção dos elementos do plano promocional, suas estratégias e ações. As estratégias do plano, como a montagem do estande equipado com grupos de vendas e suporte na convenção ABRADILAN e a produção de peças de merchandising foram baseadas nestas informações, também importantes para detectar os públicos alvo. A elaboração deste plano, bem como a concepção do medicamento fitoterápico que o sustenta, estimulou o grupo a aplicar técnicas de marketing e promoção de vendas em um objeto proposto em sala de aula. Com tal aplicação percebemos a relevância de pesquisas e aproximação com o ambiente e público que trabalhamos, para assim determinar quais técnicas tornam-se necessárias para sua promoção.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BLESSA, Regina. Merchandising no ponto de venda. São Paulo: Atlas, 2011. <br><br>CONBRAFITO. Conheça a CONBRAFITO (Conselho Brasileiro de Fitoterapia). Disponível em: <http://www.conbrafito.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=45&Itemid =57>. Acessado em: 23 de junho de 2016. <br><br>KOTLER, Philip, ARMSTRONG, Gary. Princípios do marketing. 12.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. <br><br>Portal ANVISA. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/>. Acessado em: 01 de julho de 2016.<br><br> </td></tr></table></body></html>