INSCRIÇÃO: 01130
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT04
 
TÍTULO: O Talismã
 
AUTORES: Patricia Midori Takeda (Centro Universitário Internacional Uninter); Fernanda Augusta Bonfim da Silva (Centro Universitário Internacional Uninter); Alessandra de Souza Anjos (Centro Universitário Internacional Uninter); Daniela Silva Neves (Centro Universitário Internacional Uninter); Carlos Alberto Michalski Houck (Centro Universitário Internacional Uninter); Jaquelina Langner da Luz (Centro Universitário Internacional Uninter)
 
PALAVRAS-CHAVE: Semiótica, Significado, Signo, ,
 
RESUMO
O que é signo, significado e significante? No dia a dia, nos deparamos com objetos que possuem significados diferentes o que para um representa uma coisa, pode não representar o mesmo para outra pessoa. Este paper tem como objetivo apresentar o significante e o significado formando, assim, o signo, uma entidade psíquica com duas faces. A combinação do conceito (Significado) e a imagem acústica (Significante). "O Talismã" foi um projeto concluído por estudantes do 3º período de Comunicação Social, do curso Publicidade e Propaganda, no Centro Universitário Uninter, para a disciplina de Semiótica, ministrada pela professora Daniela Neves. O vídeo aborda um objeto que, para cada um, pode significar uma coisa, como poder ou até mesmo o amor. O vídeo "O Talismã" tem como o principal explicar de forma mais "espontânea" o que Saussure e Peirce pensavam a respeito.
 
INTRODUÇÃO
Talismã, de acordo com o dicionário Aurélio, significa: "figura, medalha ou peça que atribuem virtudes sobrenaturais; Amuleto". Para Saussure, o significado de uma palavra, que junto com o desenho da palavra T-A-L-I-S-M-Ã, cria uma ideia geral do objeto, que é seu signo. Mas, como define Peirce, tal objeto pode ser um ícone, ou seja, não o objeto em si, mas o que representa o objeto ou uma ideia. Assim, para um indivíduo este pode ser apenas uma joia enquanto para outro equivale a poder, já para um terceiro, uma prova de amor. Está é a origem do roteiro do trabalho "O Talismã". A história se passa com um grupo de conhecidos em uma cidade do interior, sendo eles: uma noiva, um noivo, o prefeito, a dona do cabaré, sua funcionária e uma faxineira. Cada um dos moradores leva uma vida normal e calma. A noiva e noivo passam seus dias com chamegos, carinhos, sorrisos e distribuindo amores pelos cantos da cidade, estão tão felizes e cheios de juras de amor. Logo, o noivo vê uma oportunidade de presentear sua mulher amada com um talismã, que foi passado desde os tempos primordiais de sua família. O prefeito, um homem misterioso, ousado e cheio de malícia, que carrega na mente alguns objetivos como: melhorar seus negócios, lucrar, mulheres e o controle de sua "querida" prefeitura, tendo uma faxineira trabalhando para ele. A dona do cabaré e sua funcionária têm apenas um objetivo: enquanto uma quer lucrar ao custo de outras pessoas, a funcionária quer obter um homem só para ela, porém complica quando este homem já está noivado com outra. O que faz cada personagem ser conectado um ao outro nesta história? O talismã, pois é um objeto (signo) que vale muito, tanto emocionalmente como fisicamente, e que têm diferentes significados para cada um. Enquanto para um representa o mais puro e verdadeiro amor, para outro representa os negócios e o dinheiro que se poderá tomar dele.
 
OBJETIVO
O objetivo do vídeo "O Talismã" é apresentar um assunto sério como a semiótica, de forma humorada. Foi escolhido como enredo principal a base da matéria: signo, significado e significante. Já que, para os profissionais de comunicação, é fundamental o conhecimento dos pontos que envolvem a estruturação da linguagem, pois a combinação das múltiplas linguagens, verbais e não verbais, proporciona uma maior convicção e eficiência dentro do processo comunicacional. O mais importante dentro deste projeto foi que o produto final precisaria tirar o grupo da zona de conforto durante o processo de criação. Sendo assim, foi compreendido que era preciso estimular a novidade e realizar na prática assuntos apreendidos durante o curso e aprender coisas novas, com a finalidade de adquirir experiência para que nos tornemos profissionais mais completos. O grupo entrou de acordo para mesclar as diversas habilidades que cada um possui, para que houvesse uma troca de experiências e o trabalho se tornasse prazeroso de ser realizado e assistido por todos. Houve preocupação em dar características específicas para cada personagem, desde figurino até o local das gravações. Teve-se o zelo de exaltar o objeto que iria representar a mensagem a ser passada, o talismã.  Foi escolhido inverter os papéis de alguns dos personagens, desconstruindo as características marcantes de cada ator e consequentemente obtendo a atenção de quem assiste.
 
JUSTIFICATIVA
O vídeo foi produzido para a disciplina de "Semiótica", proposto pela professora Daniela Silva Neves. O trabalho teve início no final do primeiro semestre de 2016, quando grupos foram formados e orientados a apresentar um projeto relacionado a qualquer parte da matéria de maneira criativa e inusitada. A equipe sempre gostou de fazer o diferente. Sendo uma das maiores equipes da sala, o desafio era ir além das expectativas. Como havia diversas ideias e o tema era amplo, foi preciso muita pesquisa, leitura e realização de brainstorms para chegar a um consenso. A escolha do enredo veio da suposição de que, para se entender uma ideia deve-se partir do princípio básico das convicções que são estudadas. Sendo elas, signo, significado e significante. Saussure diz que o signo faz a união do significante, que é a impressão psíquica da imagem (imagem acústica) e o significado é o que o cérebro interpreta após escutar a palavra (a alma). O significado está relacionado também com a bagagem de vida de cada um, dessa forma para cada pessoa um objeto significará algo diferente. Sendo toda forma de comunicação, fala, imagens, cheiros, sons e entre outras formas. No livro "O que é semiótica" de Santaella é relatado que signo não representa o objeto físico, mas sim a ideia que ele passa. Pois, o sentido de objeto é subjetivo para cada indivíduo. Ao falarmos a palavra casa, a forma que cada um vai idealizar em suas mentes será diferente, já que as experiências de cada indivíduo são distintas. Peirce explica que: Um signo, ou representâmen, é aquilo que, sob certo aspecto ou modo, representa algo para alguém. Dirige-se a alguém, isto é, cria, na mente dessa pessoa, um signo equivalente, ou talvez um signo mais desenvolvido. Ao signo assim criado denomino interpretante do primeiro signo. O signo representa alguma coisa, seu objeto. Representa esse objeto não em todos os seus aspectos, mas com referência a um tipo de ideia que eu, por vezes, denominei fundamento do representâmen.  (Peirce, Charles Sanders, 1839-1914, p. 49) Optou-se por projetar um vídeo com voz evidente do narrador, sendo ela uma voz mecânica inconfundível, já que inicialmente não havia intenção de colocar vozes reais do grupo, fazendo com que a história além de explicativa, se tornasse mais divertida. O narrador expõe a história de como o talismã entrou para família, do roubo do mesmo e aponta o criminoso enquanto revela-se como um dos personagens do vídeo. Para execução do vídeo houve o desafio de que todos os integrantes tivessem o mesmo tempo livre para que as gravações fossem feitas. As condições meteorológicas, o lugar a ser gravado e os equipamentos, também foram essenciais para que o vídeo fosse realizado. O vídeo pode lembrar fatos do cotidiano de diversas pessoas, são assuntos de certa forma comuns. A possibilidade de um indivíduo ter algo que outro deseja é recorrente em meio a sociedade.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Para produzir o vídeo, contou-se muito com a criatividade e a habilidade dos 6 (seis) integrantes do grupo, desde maquiagem, caracterização dos personagens até mesmo os materiais confeccionados artesanalmente, mesclando o aprendizado em sala de aula de matérias dos anos anteriores com as experiências já vividas dos envolvidos no trabalho. No set de gravações, foi utilizada uma câmera digital, sendo esta uma Canon EOS T3I. "A T3i possui um sensor CMOS APS-C de 18 Megapixels e um processador DIGIC 4 de 14 bits. Estes atributos são grandes responsáveis por capturar imagens com ótima qualidade em descrição de nitidez e detalhes, além de impressionantes gradações de cores. É possível, por exemplo, destacar o azul do céu ou evidenciar o degrade de várias tonalidades de cores" (Bull, 2014) Quanto a iluminação, nas cenas internas, luz artificial e luz ambiente/disponível (cenas gravadas com o prefeito, faxineira, noiva, noivo, dona do cabaré e sua assistente), já nas cenas externas houve apenas luz natural (cena da história, romance entre noiva e noivo, noivo e funcionária da dona do cabaré, casamento, prisão do prefeito). Foram feitos vários takes que geraram mais de 40 (quarenta) minutos de material gravado. Estes foram cautelosamente escolhidos e editados no software Adobe Premiere Pro CC, um dos programas mais utilizados pelos estudantes, amantes de edição de vídeo e também, muito utilizado no atual mercado de trabalho. Este nos possibilitou a realização de cortes, tratamento de cor, efeitos de imagem, texto e a unificação das cenas gravadas com a trilha sonora. Um segundo ponto que consideramos crucial foi a escolha das músicas e dos sons ambientes que iriam compor as cenas. O vídeo possui apenas a voz do narrador para contextualizar, sendo assim, sentimos a necessidade indicar por meio da sonoplastia as ações das cenas sem as falas do narrador, exaltando assim, a emoção a ser passada. Após a revolução industrial, a sociedade se encontra condicionada a viver rodeada de ruídos, transformando radicalmente a paisagem sonora que até então pacata e silenciosa. A música consegue despertar sentimentos quase que instantaneamente a quem ouve, Arnheim (1980) citado por Júlia Lúcia de Oliveira Albano da Silva destaca em seu livro Rádio: oralidade mediatizada o spot e os elementos da linguagem radiofônica (1999, p. 23) destaca o pensamento de Arnheim: A imediata força expressiva que possui um ritmo trepidante e um tom suave, um tom maior e um menor, um período rápido e lento, um tom alto e um baixo, estes são os mais importantes e elementares meios criativos de toda arte sonora, seja a música, a palavra ou os ruídos! O ouvinte se entristece mais facilmente por tons "lastimeros" que por palavras. O redescobrimento do som musical em ruídos e palavras, a união da música, ruído e palavra em uma única unidade sonora, é uma das tarefas artísticas mais importantes da rádio (Arnheim, 1980: 26 — grifos meus). No vídeo utilizamos a música I Will Always Love You da compositora Dolly Parton e interpretada pela cantora Whitney Houston, compondo a sonorização das cenas de romance entre o noivo e a noiva e noivo e a assistente do cabaré. Uma segunda música foi utilizada na cena do prefeito sendo preso, para representar a tristeza e a melancolia do momento, foi utilizado a música, The Sound Of Silence do compositor Paul Simon, gravada pela dupla Simon & Garfunkel. "Às vezes, a música descreve tão bem uma sensação sonora que chega inclusive a substituir com vantagem os efeitos sonoros de um ambiente dispensando-os [...]". (Kaplún, 1994, p. 169). Utilizamos também, os efeitos sonoros de bancos de dados de caráter livre, para complementar as cenas, exaltando assim as emoções que gostaríamos de passar para quem assiste. Foi decidido que as falas dos personagens seriam inexistentes e contaria com a presença marcante de um narrador, para que a contextualização assim, pudesse ser realizada com êxito. Para o narrador foi feito um roteiro com finalidade de explicar a matéria e relatar a história, e posteriormente foi articulado com a voz mecânica do Google tradutor, como forma de prender a atenção de quem assiste o vídeo. É uma voz que ouvimos várias vezes ao decorrer do dia, mas não notamos, pois, já estamos condicionados a aquela ação. Por outro lado, colocamos a voz mecânica no vídeo com o intuito de tiramos o pensamento de quem assiste do senso comum, em que supostamente o narrador falaria com voz humanizada. Surpreendendo assim, quem assiste o vídeo, chamando a atenção por ser algo inesperado. A voz na performance do locutor apresenta a sua materialidade como recurso para superar o aspecto referencial e redundante que tem predominado nas locuções radiofônicas num estilo referencial/ narrativo que age apenas como suporte, como meio para a comunicação de um texto verbal-oral regido pelas convenções que dão significado aos símbolos, originando como resposta do ouvinte o desinteresse em virtude da pasteurização sonora: "Se ao locutor falta expressão e musicalidade, o ouvinte se vinga dele da forma mais simples: troca o dial do rádio. O locutor perde sua audiência se descuida o tom melódico" (Arnheim, 1980, p. 28). Para a concretização desse projeto, o processo levou por volta de 20 (vinte) dias para que se tornasse real, envolvendo arduamente todos os integrantes da equipe, dedicamos a maior parte do nosso tempo para que tudo saísse como o Planejado. Passando por pesquisa, Brainstorming, junção da matéria com o enredo, roteirização, café, construção de cena, confecção dos elementos que iriam compor o cenário, caracterização, iluminação, ensaio, gravações, tratamento de imagem, edição, sonorização e a gravação das falas do narrador contextualizando e explicando a matéria, gerou um vídeo de 1929 x 1080 com 29/97 frames por segundo, com a duração de 7m 30' em formato MP4, que nos possibilitou a postagem do vídeo no Youtube, para que mais alunos de semiótica, assim como nós já fomos um dia, pudessem aprender de forma bem humorada.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
A MTV Brasil foi uma rede de televisão brasileira aberta que pertenceu ao Grupo Abril, surgiu em 20 de outubro de 1990 foi à primeira emissora na TV aberta onde dedicava sua programação exclusivamente para músicas e o público jovem. Com essa temática mais ousada não demorou muito para o destaque da MTV Brasil, fazendo-a se tornar a maior emissora jovem e a sétima da TV brasileira. No começo do canal era somente voltado à música, porém eles queriam dar uma sofisticada, afinal todos os jovens têm gostos diferentes então foram criados quadros com diversos títulos como: notícias, debates, culinária, programa de humor, moda e etc, sem perder a essência e o foco do programa, que eram os jovens, só que essas temáticas acabaram também conquistando o público adulto, que achava os assuntos a serem relatos como uma nova forma de aprendizado. Para tornar realidade o vídeo "O Talismã", houve inspiração no programa "Hermes e Renato" da MTV Brasil que foi ao ar nos anos 1999 até 2009, e obteve uma segunda fase no ano de 2013. Hermes e Renato é um programa humorístico caracterizado e desenvolvido pelos atores Marco Antônio Alves, Fausto Fanti, Adriano Pereira, Bruno Sutter, Felipe Torres e posteriormente Gil Brother, a atração nasceu de uma brincadeira entre os humoristas. Com o sucesso do quadro, o grupo foi convidado para testes e ganhou um espaço na programação da emissora MTV. O programa se destacou pela simulação de uma produção de baixo custo e por satirizar sem meias-palavras (até com termos de baixo calão, normalmente proibidos na TV aberta) os mais variados assuntos. O grupo encena situações engraçadas do cotidiano das personagens, contendo sátiras de quadros e programas de outras emissoras, de filmes (já existentes ou criados por eles mesmos), propagandas de variados produtos e remédios e também humor negro. Assim como o programa, o vídeo "O Talismã" foi feito com base nesse tipo de humor, visando divertir e fazer com que o público captasse a matéria de maneira mais fácil. O primeiro passo para a criação do curta foi a elaboração do enredo no qual a matéria estaria envolvida, logo depois as cenas foram adaptadas para que ambas as partes pudessem se encaixar de forma harmônica. Foram pegas cenas do cotidiano de cada pessoa e aplicadas de forma humorada, assim como o programa "Hermes e Renato". Como o assunto é complexo, acredita-se que fazer uma coisa explicativa mesclada ao humor, causaria mais impacto e aprendizado.
 
CONSIDERAÇÕES
Dado que o projeto foi feito de maneira experimental e buscando desafios, acredita-se que o resultado final ultrapassou muito as expectativas iniciais do projeto. O objetivo foi atingido, captou-se a atenção e houve a compreensão da matéria sob o ponto de vista dos alunos. Pode-se afirmar que o curta rompeu as barreiras da sala e foi apresentado em outras turmas, sendo na matéria de semiótica ou não. Ficamos imensamente gratos por poder ajudar a quebrar o clima entre os alunos e a semiótica, tornando-a mais prazerosa.     Desenvolvemos a capacidade de organização e de ouvir as opiniões de cada um, pois geralmente a primeira ideia era executada. O projeto ajudou a superar as divergências e mostrou que somos capazes de fazer projetos a serem admirados e comentados pelos demais. Foi aprendido também a mexer em programas que não eram do cotidiano e algumas técnicas com os integrantes, afinal, cada integrante tinha um talento e conhecimento diferente dos demais, assim todos se ajudaram. Por fim, acredita-se que a produção deste trabalho nos ajudou a crescer tanto pessoalmente como profissionalmente, cada passo foi um desafio para se tornar um grande projeto.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
SANTAELLA, Lúcia, O que é a Semiótica, São Paulo, Editora Brasiliense,2007.

SANTAELLA, Lúcia. Semiótica Aplicada, São Paulo, Editora Cengage Learning, 2008.

PEIRCE, Charles S. Semiótica, São Paulo, Editora Perspectiva, 2008.

FLATSCHART, Fábio. Signo, Significante e Significado na web, 2013. Disponível em < https://imasters.com.br/front-end/html/signo-significante-e-significado-na-web/> Acesso em 06 de Abril. 2017

KAPLÚN, Mário . Produccion de Programas de Radio - El Guión La Realización. 2 edição, México, Editora Cromocolor, 1994.

ARNHEIM, Rudolf. A Estética Radiofônica. Barcelona, Editora Gustavo Gilli, 1980.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀唀䰀䰀Ⰰ 䄀渀渀愀 䬀攀氀氀攀渀⸀刀攀瘀椀攀眀 䌀愀渀漀渀 刀攀戀攀氀 吀㌀䤀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⸀  䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀琀攀挀栀琀甀搀漀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀爀攀瘀椀攀眀⼀挀愀渀漀渀ⴀ爀攀戀攀氀ⴀ琀㌀椀⸀栀琀洀氀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀  㤀 搀攀 䄀戀爀椀氀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䤀䰀嘀䄀Ⰰ 䨀切氀椀愀 䰀切挀椀愀 搀攀 伀氀椀瘀攀椀爀愀 䄀氀戀愀渀漀 搀愀 匀椀氀瘀愀⸀ 刀搀椀漀㨀 漀爀愀氀椀搀愀搀攀 洀攀搀椀愀琀椀稀愀搀愀 漀 猀瀀漀琀 攀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀Ⰰ 䔀搀椀琀漀爀愀 䄀渀渀愀戀氀甀洀攀Ⰰ ㄀㤀㤀㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀