ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01137</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Pesquisas Mercadológicas para a construção de um Plano de Comunicação: o caso da Bliza Skate Shop em Curitiba/PR</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Wagner Gonçalves da Silva (Universidade Positivo); Matheus Aparecido Sartori (Universidade Positivo); Leandro de Oliveira dos Santos (Universidade Positivo); Filipe Bordinhão dos Santos (Universidade Positivo)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Pesquisa Mercadológica, Pesquisa de Campo Etnográfica, Pesquisa Netnográfica, Pesquisa de Cliente Oculto, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho apresenta os métodos e técnicas de pesquisas utilizados pela agência Smaak, criada por alunos do 4º ano de Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo/PR, para a elaboração do Plano de Comunicação da loja de roupas e acessórios Bliza Skate Shop, como parte do Trabalho de Conclusão de Curso. Foi utilizada uma pesquisa de caráter etnográfico, realizada através de entrevistas, observação participante e não participante e conversas informais, tendo como principais objetivos definir o target, brand e buyer persona da marca. No meio online, foi realizada também uma pesquisa netnográfica em grupos de skatistas no Facebook para entender mais do seu perfil, bem como hábitos de consumo no meio digital. De forma complementar, foi realizada uma pesquisa de cliente oculto em shoppings center próximos da Bliza para entender mais sobre principais os concorrentes da marca. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Bliza Skate Shop é uma loja de skateboard situada no Bairro Boqueirão em Curitiba/PR. Oferece diversos produtos relacionados ao mundo do skate, desde peças e acessórios para a prática do esporte, até roupas do estilo streetwear. A loja possui localização estratégica  Praça Menonitas  , onde ocorre uma grande circulação de pessoas diariamente, inclusive, aquelas que praticam esportes como o skate ou buscam por lazer. A Bliza é uma empresa que tem grande preocupação com causas sociais e busca fortalecer, apoiar projetos do bairro, como o  Skate na Praça . Este é um projeto em que os skatistas e demais jovens do Boqueirão, praticam o esporte utilizando caixotes e corrimões disponibilizados pela própria loja, toda segunda e quarta-feira na quadra de futebol da Praça Menonitas. No entanto, a proprietária da loja (Elisabete) alega que, mesmo com projetos como este, suas vendas estavam abaixo do esperado, pois os jovens transeuntes da região não associavam as ações do projeto  Skate na Praça com a marca Bliza, o que não gera lembrança de marca no momento de compra e das ações. Diante disso, por meio de um projeto experimental de TCC, nós, da Agência Smaak, realizamos as pesquisas de campo com características etnográficas, nos espaços off e online, cliente oculto e de mapeamento dos concorrentes na internet para embasar nosso Plano de Comunicação, bem como propor soluções e melhorias estratégicas para a cliente Bliza Skate Shop. Tudo isso em sintonia com os objetivos de marketing e de comunicação da marca que visaram melhor seu posicionamento na visão dos clientes. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As pesquisas realizadas visavam coletar informações para validar aspectos sobre o público e os concorrentes da marca, sobretudo por ser segmento com ampla concorrência e de consumidores com grande conhecimento sobre o mundo do skate e da cultura de rua  estilo de vida. Para embasar as decisões estratégicas do Plano de Comunicação da Bliza, foram selecionadas três vertentes principais como objetivos de pesquisa: pesquisa de campo de caráter etnográfico, pesquisa netnográfica e pesquisa de cliente oculto. Com a pesquisa de campo de caráter etnográfico, foi identificado, de maneira aprofundada, os seguintes pontos: " Compradores e consumidores de produtos ligados ao skate e ao estilo skatista; " Relação e preferências de compra do público com marcas de skate; " Critérios de definição dos locais de compras de produtos voltados ao esporte; " Locais e frequência de compra de produtos relacionados com o skate; " Concorrentes da Bliza Skate Shop; " Mídias mais utilizadas para entretenimento e informação; " Análise do poder de compra do target e seus responsáveis; " Definição e características do brand persona e buyer persona; " Análise de critérios para melhoramento do engajamento desse público com a Bliza Skate Shop; De forma complementar, a pesquisa netnográfica contribuiu para nortear o plano de comunicação, pois com ela foi possível definir o comportamento de jovens skatistas em grupos de interação no Facebook  a rede social mais utilizada pelo target, conforme apontou a pesquisa de campo realizada anteriormente pela Smaak. E ainda, a pesquisa de cliente oculto, foi essencial para analisar os 7 P's (Praça, Produto, Preço, Promoção, Pessoas, Evidências Físicas e Processos) dos concorrentes diretos e compará-los aos da Bliza. Com isso, foi possível destacar quais pontos negativos que devem ser melhorados da loja, bem como os positivos que devem ser destacados, além de oportunidades e ameaças estratégicas relacionadas aos concorrentes. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As pesquisas realizadas serviram como base para este projeto experimental em todo seu processo, tornando-se essencial para analisar a relação do target com a marca e o universo skatista, quais os hábitos de consumo em relação a mídia, informação e cultura, além de estudar o mercado em que a Bliza Skate Shop está inserida. Após reunir todas informações necessárias advindas das pesquisas, a Smaak solidificou o plano de comunicação e deu início a campanha de comunicação da Bliza Skate Shop. Ao construir a campanha, ficou em evidência a importância das informações obtidas na pesquisa, pois estas auxiliaram no processo de produção das diferentes peças de comunicação e das ações realizadas. Assim, a criação de linguagem textual e visual buscava seguir de maneira que  conversasse com o target e também atendesse ao esperado pela marca. Como a Bliza Skate Shop está inserida em um mercado de varejo, as realizações das pesquisas citadas neste relatório permitiram construir um plano de comunicação consistente que se propôs a investigar o cenário real em que a marca e seu target se relacionam somando a estratégias de incentivo de consumo. A pesquisa de campo na Praça Menonitas (próxima a Bliza Skate Shop) foi a maneira mais eficaz encontrada pela Smaak para poder conhecer o comportamento do target e sua relação com a marca. Os jovens entrevistados praticam skate frequentemente nessa praça e foram bastante receptivos durante a pesquisa. A aplicação da pesquisa netnográfica nos grupos fechados de Facebook se justifica pelo fato de fornecem um espaço para as pessoas conversarem sobre interesses em comum. Eles podem ser criados por qualquer pessoa e também permitem a interação de todos membros do grupo, onde podem postar todos os tipos de informações. Ou seja, todos os participantes do grupo estão aptos a gerar conteúdo. Outro fator importante é que os grupos podem manter seus conteúdos secretos e deixá-los visíveis apenas para quem faz parte do grupo, o que torna um ambiente atrativo para a tribo do target. O cliente oculto realizado em lojas de skateboard dos shoppings center citados na pesquisa de campo, foi essencial para analisar e comparar os 7 P's delas em relação a loja da Bliza Skate Shop  o que contribui para a criação de estratégias da campa de comunicação para a Bliza Skate Shop durante o projeto experimental. A união dessas três principais pesquisas do Plano de Comunicação, além de contribuírem com dados sólidos para o desenvolvimento de planejamento do projeto experimental, auxiliaram para diversos insights para criação da linha criativa da Campanha de Comunicação e para criação do Buyer Persona que representou o perfil do target da Bliza Skate Shop. A utilização de diferentes métodos e técnicas de pesquisa é importante para a validação de informações, além de capacitar e estimular alunos a se aprofundar por meio de métodos científicos. Assim, devemos entender que as pesquisas embasadas em métodos científicos vão muito além, e assim como em outras áreas, na comunicação, devido a sua complexidade de informações, são imprescindíveis, como cita BONIN (2008, p. 125)  a complexidade e a multidimensionalidade dos fenômenos comunicacionais/midiáticos coloca-nos o desafio de operar, não apenas no nível teórico, mas também no metodológico . </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a construção do Plano de Comunicação, foram utilizados métodos de pesquisa que nortearam todo o processo de construção do projeto experimental. As técnicas de caráter etnográfico, como a entrevista e a observação participante, foram aplicadas como primeiro passo utilizado no projeto, pois o objetivo inicial era coletar dados precisos sobre o público, sobretudo no seu espaço de vivência cotidiana. Assim, o trabalho de pesquisa de campo só se faz válido se seguir características etnográficas, pois como diz TRAVANCA (2006, p. 4)  A etnografia faz parte do trabalho de campo do pesquisador. E é entendida como um método de pesquisa qualitativa e empírica que apresenta características específicas. . Dessa forma, a pesquisa foi baseada em dois problemas principais: " Como é o relacionamento dos skatistas  e seguidores desse estilo  que frequentam a Praça Menonitas com a marca Bliza Skate Shop e a concorrência? " Quais os critérios para a definição do local de compra de produtos relacionados com o skate? Como citado, as técnicas dessa pesquisa consistiram observação participante  onde a Smaak foi até o ponto de encontro dos skatistas na Praça Menonitas e se inseriu no meio dos jovens trausentes da praça e região e do Projeto Skate na Praça da Bliza Skate Shop  , com isso algumas conversas informais sobre o universo do skate foram instigadas e, por fim, uma entrevista em profundidade com alguns dos adolescentes ali presentes. Pois, o uso desse método, segundo VILELA (2006, p. 48)  supõe captar a experiência do entrevistado em seus próprios termos, aceder as significações que para ele têm os acontecimentos aos que se refere na entrevista . Posteriormente, foi realizada a pesquisa netnográfica não participativa, a Smaak utilizou o método de observação para entender o perfil dos skatistas nos grupos de troca e venda de produtos no Facebook. Os grupos observados foram os  SkateBird Vendas! e  SkateBoard - Brasil . Observando esses ambientes, foi identificado que o público que gosta do universo do skateboard interage de maneira descontraída e troca muitas informações a respeito do que acontece neste meio, sobretudo, as últimas tendências do mercado, além de realizarem vendas e trocas de produtos. Na pesquisa netnográfica ficou clara a importância do meio online, com ambiente facilitador de compras e trocas de produtos. As opções de produtos nos grupos eram postadas de maneira ágil e com a maior parte das informações a respeito do estava sendo ofertado, quando surgiam dúvidas por parte de interessados, elas eram sempre respondidas nos próprios comentários dos posts e a finalização do pedido (forma de pagamento e entrega) era fechada por meio de mensagem privada, no Facebook. Pesquisas netnográficas funcionam como uma transposição da etnografia tradicional para o ambiente digital, sendo constantemente utilizadas em estudos da área comunicação social pelo fato de que são  Pesquisas relacionadas ao marketing e a comunidades de consumo online (AMARAL, 2010). Dessa forma, para captar como acontece o relacionamento dos skatistas no ambiente online a realização da netnografia foi necessária a imersão para a observação desse meio online onde em grupos fechados os skatistas interagem com bastante espontaneidade. A netnografia foi um método indispensável para analisarmos possíveis concorrentes substitutos da Bliza Skate Shop, pois foi percebido que a facilidade em oferecer vários produtos de skate de alguns sites de venda online que oferecem produtos de skate como a Dafiti e Kanui, e o grupo de Facebook de venda e troca de produtos SKATE BIRD VENDAS!. Além de que esses ambientes permitem a comparação de preços em tempo real. Ao conhecer de maneira mais aprofundada o perfil do target, por meio das pesquisas etnográfica e netnográfica, tornou-se necessária a análise dos concorrentes da Bliza Skate Shop para levantar dados para o Plano de Comunicação. De forma complementar, realizamos uma pesquisa de cliente oculto no ambiente físico dos concorrentes diretos e indiretos  lojas de produtos para surfboard, que também comercializam produtos de skateboard  da Bliza Skate Shop, definidos de acordo com o critério geográfico. O cliente oculto foi uma ferramenta imprescindível para obter diversas informações, de maneira mais verídica. A pesquisa de cliente oculto foi realizada em três shoppings center de Curitiba, citados na pesquisa de campo realizada na Praça Menonitas, pelos skatistas: Shopping Palladium, Shopping Cidade e Shopping & Sports. As lojas analisadas foram: Concorrentes Diretos: " Niihau Board Shop; " Traxtone; " Bekos; " Fuse Boards Shop; " Toa Toa. Concorrentes Indiretos: " Sumatra; " Watterfalls; " Atlantic Surf. Nas lojas citadas acima, foram analisados os 7 P's de comunicação. Os integrantes da Smaak visitaram os ambientes físicos e se comportarem como clientes interessados em realizar compras. Com isso, foi possível a análise dos 7 P's de maneira bastante efetiva e com a ótica do target da Bliza Skate Shop. Através do atendimento dos vendedores, observação dos produtos e ambiente e de algumas fotos dos ambientes foi possível realizar uma análise comparativa desses locais em relação a Bliza Skate Shop. O único ponto que teve que ser complementado é o  P de Promoção, que, assim como a Bliza Skate Shop, não é bem explorado pela maioria dos concorrentes. A complementação para analisar a Promoção dos concorrentes ocorreu nos meios online em que esses estão presentes como em seus sites e redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram). Nesta análise, foi observado o cuidado com os sites, número de postagens nas redes sociais e engajamento com o público, que na maioria dos casos era baixa ou nula. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A pesquisa de campo de caráter etnográfico ajudou a chegar na conclusão de que os praticantes de skate e frequentadores da Praça Menonitas (possíveis targets da Bliza) normalmente só estudam, sendo dependentes de seus responsáveis que são quem possuem o poder de compra. E estes preferem realizar compras em Shopping Center da região, pois, normalmente frequentam esses ambientes pela segurança que oferecem, comodidade em relação a alimentação e diversas opções de produtos e serviços. A pesquisa de campo foi realizada nos dias 13, 18, 20 e 23 de abril e 4 e 14 de maio de 2016, entre as 15 e 18 horas. Além da observação participante, foram entrevistados alguns dos participantes do Projeto Skate na Praça, em que foram obtidas mais informações a respeito da Bliza Skate Shop e sobre as expectativas com o projeto, isso porque era um público que estava ligado com a marca, mesmo que indiretamente. Através das informações coletadas nas entrevistas (cerca de 50), complementadas pela observação participante e as conversas informais, assim como a netnografia, que chegamos os seguintes dados: Características do Público-Alvo " Idade média entre 13 a 20 anos; " O sexo masculino prevalece quanto a prática de skate e seguidores desse estilo; " A maioria dos entrevistados eram moradores do bairro Boqueirão (53%); " Como a maioria desses jovens apenas estuda (34 estudantes), seus responsáveis têm o poder de compra, porém são os jovens que decidem onde comprar; " Para definição da classe social do público da Bliza identificamos as profissões das pessoas que tem o poder de compra e comparamos com o número de pessoas por residência. Em média as residências possuem entre 3 a 4 pessoas. Outro elemento que também pode ser levado em consideração para a definição da classe, é através dos dados demográficos do Boqueirão onde o valor médio de rendimento é em torno de 3 mil reais. Mídias, Conteúdos e Locais que usam e frequentam " As plataformas de mídia mais utilizadas são os Celulares (44%) e Computadores (42%); " As mídias mais utilizadas para obter informações são sites da Internet (48%) e as Redes Sociais (39%); " Na internet o maior consumo é de Redes Sociais (28%); Músicas (27%); Informações sobre o mundo do skate (17%); Filmes (15%); e Games (9%); " Utilizações de Aplicativos Diversos para celulares (34%) e Sites (26%) como entretenimento; " As redes sociais mais utilizadas são Facebook (29%); WhatsApp (25%); YouTube (23%) e Instagram (8%); " O uso da internet para realizar compras possui um número baixo  apenas 4 pessoas comentaram que já realizaram compras nesse meio; " Os estilos de músicas mais ouvidos são Rap (38%); Eletrônica (17%); Reggae (15%) e Rock (15%); " Os locais mais frequentados são as Praças (46%) e Parques (14%), e as Baladas (12%). Concorrentes e Critérios de Compra " Por estarem na praça, muitos comentaram sobre a própria Bliza Skate Shop (39%). Outras lojas que foram citadas e que são grandes concorrentes por estarem situadas próximas a Bliza, estão situadas em Shoppings Center, como: Shopping Cidade (17%), Shopping Palladium (11%) e Shopping & Sport (9%); " Produtos relacionados ao skate são comprados preferencialmente em shoppings, devido à segurança, a praticidade e a facilidade de encontrar maior variedade de produtos; " A frequência de compras relacionada com o skate ocorre semestralmente (47%), onde alguns skatistas disseram prezar por produtos de qualidade e que duram bastante (29%), e por isso demoram a voltar a comprar novos produtos; " Dentro dos critérios para a compra desses produtos temos o Atendimento (30%); a Qualidade dos Produtos (29%) e os Melhores Preços (28%) como definidores dos locais de realização da compra; " Do total de entrevistados, 30 disseram ter comprado algum produto na Bliza Skate Shop, onde sempre voltam à loja, normalmente para comprar acessórios para skate, tendo em vista que essas peças estragam com mais facilidade durante a prática do esporte, e também, há uma grande busca por roupas, onde muitos comentaram gostar das marcas da  Gringa (internacionais) que a Bliza oferece. Visão da Marca Bliza " Entre os entrevistados que já realizaram compra na loja os fatores que mais chamam a atenção são: Atendimento (36%); Qualidade dos Produtos (17%) e a Variedade de Produtos (17%). Para a pesquisa netnográfica, que contribuiu para traçar o perfil do target da Bliza Skate Shop, a Smaak observou ativamente os grupos fechados de Facebook  SkateBird Vendas! ,  SkateBoard - Brasil onde, por meio da análise dos comportamentos dos membros dos grupos, a Smaak observou a maneira como se comunicam, quais marcas mais citam (Como NIKE SB e VANS) e como é o comportamento de compra deles nesses ambientes online. Para melhor análisar os grupos de Facebook, foram separados os posts por categorias, de forma que pudessem ser classificados de acordo com seus conteúdos mais populares entre os membros. " Dúvidas São posts que trazem dúvidas relacionadas ao universo do skate. " Manobras São posts (geralmente em vídeo ou GIF) que apresentam manobras de skate. " Opiniões Esse tipo de post tem como característica expor um ponto de vista dos participantes em relação a algum tema do universo do skate. " Venda e troca (game) Posts que tem como objetivo divulgar algum produto na intenção de vender, comprar ou trocar com outros usuários. " Inovações/tendências Posts que trazem conteúdos úteis para a comunidade do skate em que, muitas vezes, as informações ainda não são conhecidas pela maioria dos membros. Para a pesquisa de cliente oculto, a Smaak enviou seus integrantes para as lojas que vendem produtos de skate dos shoppings Palladium, Cidade e Sports, para analisar os 7 P's. A realização da pesquisa revelou diversas informações sobre quais produtos essas lojas comercializam, se realizam promoções, como atuam nas redes sociais e site da marca, qual o fluxo de clientes nas lojas e como é ambientação e apresentação dos produtos. Além, é claro, da observação do atendimento dos vendedores. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">As pesquisas de campo qualitativas realizadas neste projeto, contribuíram para coletar dados importantes, como o dado de que os praticantes de skate e frequentadores da Praça Menonitas (possíveis targets da Bliza) normalmente só estudam, sendo dependentes de seus responsáveis que são quem possuem o poder de compra. E estes, por sua vez, preferem realizar compras em Shoppings Center da região, pois, normalmente frequentam esses ambientes pela segurança que oferecem  o que é um aspecto negativo para o bairro Boqueirão que apresenta altas taxas de ocorrências policiais, taxas que segundo o IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) são de 65,59 a cada 100 mil habitantes, quase 14 acima do total de ocorrências de Curitiba, que é 52,06. Na pesquisa netnográfica uma grande reflexão em torno das estratégias de marketing foi levantada, pois foi observado nos grupos do Facebook que o target troca bastante produtos, em vez de comprar, a troca, que no universo dos skatistas é usada na gíria  game , é bastante comum para esse público. Com isso, foram criadas estratégias de comunicação para a Bliza Skate Shop com foco em trocas de produtos usados de seus clientes por produtos novos com desconto. Também foi sugerido a criação de um bazar pela Bliza Skate Shop com produtos seminovos, que foi dado como sugestão ao cliente. A pesquisa de cliente oculto e sua complementação online, levou ao entendimento de como está a comunicação dos concorrentes da Bliza Skate Shop e como estes fazem uso dos 7 P's. Após cruzar estes e demais dados, criamos diversas soluções reunidas em uma campanha de comunicação que pode ajudar a marca a explorar melhor seus pontos fortes e apostar em novas oportunidades no mercado de varejo em que atua. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">A HISTÓRIA DO SKATE NO MUNDO. CBSk - Confederação Brasileira de Skate. Disponível em: <http://www.cbsk.com.br/paginas/historia-do-skate-no-mundo>. Acesso em: 22 abr. 2016. <br><br>AMARAL, A. Etnografia e pesquisa em cibercultura: limites e insuficiências metodológicas. Revista USP, São Paulo, n. 86, p. 122-135, junho/agosto 2010.<br><br>BONIN, Jiani Adriana. Explorações sobre práticas metodológicas na pesquisa em comunicação. Revista FAMECOS. Porto Alegre. nº 37. Dez/08. <br><br>CUNHA, Pedro; MARTINS, Ricardo; OLIVEIRA, Pedro; SANTOS, Miguel. et al. História e evolução do skate. Mundo do Skate. Abr, 2008. Disponível em: <http://mundoskateap.blogspot.com.br/2008/04/historia-e-evoluo-do-skate.html>. Acesso em: 11 abr. 2016.<br><br>DATAFOLHA ATUALIZA PARA 8,5 MILHÕES O NÚMERO DE SKATISTAS NO BRASIL. Tribo Skate. Disponível em: <http://triboskate.ativo.com/datafolha-atualiza-para-85-milhoes-o-numero-de-skatistas-no-brasil/1/> Acesso em: 08 jun. de 2016.<br><br>NOSSO BAIRRO/BOQUEIRÃO. IPPUC - Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba. Disponível em: <http://www.ippuc.org.br/nosso%20bairro/anexos/56-Boqueir%C3%A3o.pdf>. Acesso em: 22 abr. 2016. <br><br>O SKATE é mais que um esporte é um estilo de vida. Centro de Mídia independente, 21 nov. 2013. Disponível em: <http://www.midiaindependente.org/pt/red/2013/11/526742.shtml>. Acesso em: 09 abr. 2016.<br><br>PRASKATE. Associação Paranaense de Desenvolvimento da Cultura e da Prática do Skate. Veja como ficará a pista de Skate na Praça Menonitas. Disponível em: <http://www.praskate.com.br/blog/tag/pista-de-skate-na-praca-menonitas/>. Acesso em: 26 jun. de 2016.<br><br>REZENDE, Rodrigo. Skate movimenta R$ 1 bilhão em vendas no País e há oportunidades para pequenos empresários. Estadão PME, 29 de abril de 2014. Disponível em: <http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,skate-movimenta-r-1-bilhao-em-vendas-no-pais-e-ha-oportunidades-para-pequenos-empresarios,4291,0.htm>. Acesso em: 22 abr. 2016.<br><br>SKATEBIRD VENDAS!. Grupo de Facebook. Disponível em: <https://www.facebook.com/groups/586449544716172/>. Acesso em: 22 mai. de 2016.<br><br>SKATEBOARD - BRASIL. Grupo de Facebook. Disponível em: < https://www.facebook.com/groups/sk8brasilaws/?fref=ts> Acesso em: 22 mai. de 2016.<br><br>TRAVANCAS, Isabel. Fazendo etnografia no mundo da comunicação. In BARROS, A. e DUARTE, J. (orgs.), Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2006, pp. 98-109. <br><br>VILELA, Rosário. Técnica, método e teoria. A entrevista em profundidade na investigação da recepção. In: JACKS, Nilda; PIEDRAS, Elisa Reinhardt; VILELA, R. O que sabemos sobre audiências?: estudos latino-americanos. Porto Alegre: Armazém Digital, 2006. <br><br> </td></tr></table></body></html>