ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01251</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;O último ato de amor</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Mateus Almeida (Universidade Estadual do Centro Oeste); Ana Paula Brito Covolan (Universidade Estadual do Centro Oeste); Rilori Araujo Braga (Universidade Estadual do Centro Oeste); Daniel Arias Zierhut (Universidade Estadual do Centro Oeste); Fernanda Karoline Szeremeta (Universidade Estadual do Centro Oeste); Iris Yae Tomita (Universidade Estadual do Centro Oeste)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;audiovisual, filme de ficção, curta, Dom Casmurro, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Baseado na obra Dom Casmurro do autor brasileiro Machado de Assis, o curta-metragem  O Último ato de amor foi produzido na disciplina de produção audiovisual, com o intuito de aplicar o que se aprendia teoricamenteem sala de aula e com o desafio proposto pela professora da disciplina de produzir um roteiro original com base em algum texto literário já existente, levando em conta a realidade da sociedade atual. Durante o processo os alunos passaram por todas as etapas de produção de um conteúdo audiovisual. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A produção audiovisual desperta o interesse ao juntar imagem, som e movimento, entregando um produto instigante ao público que mexe com os seus sentidos. Sobre imagem e movimento no cinema Christian Metz (1972) escreveu:  O  segredo do cinema é também isto: injetar na irrealidade da imagem a realidade do movimento e, assim, atualizar o imaginário a um grau nunca dantes alcançado (METZ, 1972, p. 28). O cinema consegue reunir várias linguagens para produzir seu conteúdo, criando assim obras ricas em referências, sendo: "[...] conhecido como a sétima arte, possui uma linguagem audiovisual que consiste em imagem e som, especificamente. Porém, desde os primórdios da produção audiovisual, outros elementos de linguagem são adotados pelo cinema, como texto, música e ilustrações como ferramentas complementares para a composição da obra." (GONÇALVES, RENÓ, 2009, p. 03) Muitas das histórias mostradas no audiovisual são originais de outras linguagens e uma das principais fontes para essas produções é a literatura, onde os textos são adaptados para a linguagem fílmica. Ismail Xavier define:  a adaptação deve dialogar não só com o texto original, mas também com seu contexto, [inclusive] atualizando o livro, mesmo quando o objetivo é a identificação com os valores neles expressos (XAVIER, 2003, p. 62). As adaptações são desenvolvidas de diversas maneiras, poucas traduzem literalmente o conteúdo original, grande parte dos textos são modificados para surpreender o espectador em algum momento. Algumas histórias pegam somente os personagens do texto original e produzem uma narrativa nova, preservando apenas as características dos mesmos, outras preservam o cenário onde a história se desenvolve. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo geral do trabalho era produzir um curta-metragem adaptando algum texto da literatura e atualizando o mesmo para o contexto atual, gerando dois grandes desafios sendo o primeiro o de produzir um roteiro original e o segundo de escrever esse roteiro baseado em algo já conhecido pelo público. Outros objetivos do trabalho envolviam a utilização das técnicas aprendidas em sala de aula na pré-produção como a escrita do argumento, o desenvolvimento de roteiro literário e técnico, escolha de locações, preparação de cenário e divisão da equipe segundo as funções necessárias para realização do mesmo. Na produção deveriam ser aplicadas as técnicas de enquadramento, iluminação, captação de som, direção de atores e eventuais correções de roteiro para um melhor resultado levando em consideração a estrutura disponível. Por fim na pós-produção deveriam ser aplicados conceitos de montagem, edição de imagens, escolha da trilha sonora e mixagem de som. Por se tratar de um curso de comunicação social com ênfase em publicidade e propaganda, também deveriam ser inseridas ações de productplacements durante o curta-metragem.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Em 1899, Machado de Assis lançou Dom Casmurro, um livro que acabou se tornando referência na literatura brasileira. O famoso romance deixa até hoje um enorme ponto de interrogação sobre uma possível traição que teria acontecido entre Capitu e Escobar. Isso, porém, nunca foi esclarecido pelo autor, nem posteriormente, e a dúvida permanece até hoje, ainda gerando discussões entre os fãs da obra e os leitores ocasionais. O livro inspirou e ainda inspira, várias adaptações do teatro, da televisão e do cinema. Essa história cheia de romance, drama, dúvidas e intrigas é certamente uma opção ampla onde pode-se não apenas buscar inspiração, mas criar algo novo a partir disso, e foi exatamente isso que decidiu-se fazer. Trazer um final surpreendente é sem dúvida um dos pontos mais altos do curta, e um dos principais objetivos. Ao contrário da trama original, esta busca trazer um fim ao mistério e revelar se houve ou não uma traição por parte da Capitu, mostrar o verdadeiro lado escondido de Escobar e destacar toda a aura obsessiva de Bentinho. Alguns temas adicionados ao roteiro do curta são discussões que vem ganhando força na sociedade atual como a homossexualidade e os relacionamentos abusivos. A atualização da narrativa é necessária para adequar os personagens ao momento atual da sociedade, já que decidiu-se pela ambientação nos dias atuais. Para adicionar mais elementos a essa trama já complexa, os autores do roteiro decidiram falar sobre dois assuntos que vem ganhando espaço na mídia e estão sendo bastante discutidos: o primeiro tema é o de relacionamento abusivo, onde uma pessoa pensa exercer poder sobre a outra, e na história isso é reforçado por um personagem machista que tenta controlar uma mulher que tem uma personalidade forte e não aceita bem suas imposições. O outro assunto é o da homossexualidade e a dificuldade que uma pessoa sente em compartilhar essa realidade com outras pessoas, tendo de esconder sua orientação para não sofrer retaliações da sociedade. O reforço no papel abusivo do personagem principal e a adição da discussão sobre homossexualidade são feitos para provocar uma reflexão no público que vai acompanhar a obra e adicionam certo grau de surpresa a uma história já bastante explorada que é Dom Casmurro. O curta foi produzido levando em conta os recursos escassos para produção. Houve dificuldade para a escalação dos atores visto que era um trabalho sem remuneração e de baixo orçamento. Algumas dificuldades técnicas também foram encontradas como a falta de um bom equipamento para a captação de som e a falta de alguns aparatos para iluminação, sendo substituídos na maior parte por improvisações. Por se tratar de um trabalho acadêmico para aprendizado, os alunos experimentaram todas as etapas de produção mesmo não tendo familiaridade com a área. Ao se atualizar essa obra, atinge-se um público saudoso e também pode inspirar as pessoas que ainda não conhecem a obra original a buscarem uma das mais famosas obras da literatura brasileira e um de seus mais conhecidos autores. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O curta-metragem foi produzido durante o primeiro semestre da disciplina de Produção Audiovisual e foi sendo desenvolvido aos poucos, seguindo o ritmo das aulas teóricas sobre o processo de desenvolvimento de um produto audiovisual. O grupo que desenvolveu este trabalho criou uma produtora de cinema fictícia para assinar a produção. A linguagem audiovisual possui características próprias:  uma obra audiovisual é constituída por imagens e sons, e para ser compreendida utiliza uma linguagem própria. Esta é atraída e percebida em simultâneo pelo olho e pelo ouvido, provocando no leitor-espectador uma experiência sensorial. (RIBEIRO, 2008, p.14) Essa complexa linguagem exige um processo de produção bem detalhado para que a obra alcance seu objetivo. A primeira ação a ser tomada era a escolha de um texto literário que seria transformado no argumento da história. Dentre todas as referências citadas pelos participantes do grupo foram reunidas algumas ideias centrais que poderiam ser adicionadas ao texto original de Dom Casmurro, importante obra da literatura brasileira escrita por Machado de Assis e que mesmo após vários anos de lançamento ainda provoca discussões acerca dos personagens principais. Sendo assim foram descritos os perfis dos personagens principais que seriam colocados num cenário do século XXI. Na fase inicial de desenvolvimento do argumento e roteiro foram adicionadas outras referências, entre elas os filmes: As Vantagens de ser Invisível  filme dramático que traz a relação entre amigos, assim como o ciúme e toda uma confusão psicológica; Meu primeiro amor  filme dos anos noventa, traz uma relação de amizade de infância que acaba se tornando algo mais, mas a trama acaba sendo modificada por alguns dramas, inclusive a morte de um dos personagens principais; Hoje eu quero voltar sozinho  que mostra uma amizade de infância que acaba sendo modificada graças a chegada de uma terceira pessoae também aborda o tema homossexual, que é utilizado no curta; e O despertar de uma paixão  que aborda a questão de triangulo amoroso, uma desconfiança do marido e a indiferença da esposa com ele e também toca no tema de um filho que está sendo gerado por ela, mas que tem como pai o amante; além da série Capitu  A minissérie transmitida pela Rede Globo, foi uma adaptação de Dom Casmurro, onde pode ser visto em cena tudo aquilo que foi lido no livro de Machado de Assis, e que também gerou um outro trabalho de divulgação chamado de Mil Casmurros onde as pessoas liam uma parte do livro Dom Casmurro e essa era adicionada a partes gravadas por outras pessoas na internet. A parte mais importante da história é a carta escrita por Capitu que tem duas funções a primeira é de demonstrar seus sentimentos ao seu amado e a segunda é de contar a história ao público, explicando alguns pontos que não são reproduzidos visualmente. Alguns recursos foram utilizados para driblar a falta de tempo para a produção, por exemplo para demonstrar a amizade deles desde a infância foi utilizada uma foto no cenário e a narração da carta falando sobre isso. Seguiu-se então para a fase de pré-produção onde foram decididos os cenários, sendo eles uma sala para demonstrar intimidade entre os amigos, um parque para mostrar os personagens em momentos de descontração, uma prisão onde o personagem Bentinho estaria, uma sala de escritório onde seria o local de trabalho da Capitu e um local aberto, porém, que demonstrasse uma sensação de ser um local sem saída e desabitado para a cena do tiro, que teve forte influência dos filmes western e seus duelos até a morte. As pessoas escaladas para atuarem não eram atores profissionais, mas se encaixavam no perfil que se tinha imaginado para os personagens e tinham disponibilidade para a gravação. Devido ao grande número de locações as cenas foram gravadas em 4 dias. Os diretores conduziram as cenas de maneira a deixar o mais natural possível, respeitando as limitações dos atores. Para a gravação foram utilizadas uma câmera Cannon T3 e uma Nikon D3200, com as lentes 18-55 e 50mm. Feitas as gravações seguiu-se para a montagem do curta, o modelo de montagem mais utilizado pelo cinema comercial é o do cineasta Griffith como explica a autora Maria Dora Genis Mourão(2006): "A montagem, em Griffith, é inicialmente uma operação sintagmática realizada através de um processo de fragmentação e seleção de espaços (configurando-se uma dimensão temporal) e sobre a fragmentação e seleção do tempo (configurando-se uma dimensão espacial). Processos que são aplicações de condições de percepção e de evocação de estímulos. A montagem reproduz as condições de seleção da percepção e da memória que são descontínuos e privilegiam certos espaços-tempo em detrimento de outros menos significativos." (MOURÃO, 2006, p.245) Para a edição foi utilizado o software Adobe Premiere, para diferenciar as cenas do presente das do passado, optou-se por utilizar um filtro nas cenas que eram de flashback, auxiliando assim o entendimento da narrativa por parte da audiência. A trilha sonora foi escolhida após muita pesquisa utilizando músicas livres de direitos autorais disponíveis no marmoset. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para contar a história, manteve-se alguns personagens e suas características, algumas dessas foram reforçadas para serem identificadas mais facilmente. Descrição dos personagens: Capitu - mulher independente, sempre com uma postura exemplar, conseguiu muita coisa na vida, ainda muito nova, sua personalidade relaxada só aparece em momentos informais. Uma mulher muito charmosa, mas muito profissional, e quando está na presença de Bentinho, um ar de apaixonada toma conta dela, então suas roupas, gestos e atitudes variam também; Bentinho - um homem extremamente inteligente, sua arma é sua inteligência, mas por consequência disso seu lado mais  viril não é tão mostrado. Apaixonado por Capitu, ela e seu filho são seu mundo e se alguma coisa ameaça isso ele fica enciumado. Um homem charmoso, mas discreto, sempre galanteando Capitu; Escobar- Escobar nasceu rico então não precisou de tanto esforço para chegar em um nível muito maior, com fama de festeiro, mas com um coração enorme, ele se preocupa com a sociedade e é um ativista. (Gay assumido para Capitu). Considera Bentinho seu irmão; Filho de Capitu com Bentinho, pequeno, loirinho (Por não ser moreno de nascença Bentinho e seu ciúme doentio não gostava das piadas que faziam sobre ele ser ou não ser filho). A história se passa nos anos 2000 Capitu, Bentinho e Escobar são amigos desde criança. Capitu se apaixona perdidamente por Bentinho, mas com uma personalidade forte suas demonstrações de carinho eram diferentes. Capitu sempre foi muito mais mulher do que Bentinho era homem, decidida de si sempre soube se impor e mostrar seu papel para sociedade, mas nem por isso amava menos Bentinho. Escobar era o amigo solteiro, sempre rodeado de mulheres, e bons companheiros nunca desejou o contrário disso, mas invejava uma única coisa de seu amigo Bentinho, que era seu filho. Bentinho por sua vez é um homem de negócios, perfeitamente bom em acertar tudo que lhe rodeava, a não ser por sua vida pessoal. Seu jeito era acanhado e carinhoso e, sempre demonstrava ser apaixonado por Capitu, mas seu jeito inseguro atrapalhava essa relação. Conforme os anos passaram seu ciúme ficava cada vez mais amargo e cruel. Capitu se irrita a cada dia mais, amar sem ser reconhecida doía nela. Em um ataque de ciúmes Bentinho sequestra Escobar e o leva para um local deserto, efetuando um disparo com sua arma. As consequências desse ato são explicitadas em uma carta escrita por Capitu para Bentinho. A história é contada seguindo dois momentos: o passado e o presente. No presente encontra-se a Capitu em seu escritório, após uma reunião ela resolve escrever uma carta para Bentinho, na carta Capitu deposita toda a sua emoção e todo seu sentimento sobre a atitude tomada por Bentinho. Ela descreve e conta para o espectador a história de amizade dos três personagens principais desde a infância e também apresenta o filho da relação dela com Bentinho. Ainda no tempo presente é mostrada uma cena do Bentinho lendo a carta na prisão. No tempo passado são apresentados alguns flashbacks que vão complementando a história narrada por Capitu, mostrando o trio protagonista em diversos momentos de descontração e também os momentos em que o descontrole de Bentinho começa a ficar evidente. A cena onde Bentinho dá um tiro em Escobar é mostrada na íntegra para destacar a carga dramática do momento mesmo não tendo sido presenciada pela narradora. Essa cena específica foi inspirada nas cenas de duelos dos filmes western, essa ação é bastante utilizada nesse tipo de filme e coloca os dois antagonistas frente a frente num duelo até a morte, e é essa impressão que pretende-se passar ao espectador, mesmo que o final seja surpreendente. Para reforçar a sensação de perigo o personagem Escobar utiliza um acessório vermelho que reforça essa sensação, esse artifício estético é utilizado por vários diretores. A escolha da locação também é importante, porque é um local deserto e com uma grande parede de pedra que passa a sensação de ser um local sem saída, aprisionando ainda mais a vítima no contexto. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Desde decidir o tema para o curta, escrever o roteiro, até a produção em si, há muitas divergências entre membros da equipe, pois são pessoas diferentes, com ideias diferentes tendo que fazer o mesmo trabalho, e essa, de certa forma, é uma das melhores coisas na hora de se fazer um trabalho em equipe, pois são essas diferentes ideias e opiniões que acabam formando uma ideia mais concreta. Durante todo o processo de pré-produção e produção a maior dificuldade foi o tempo. Todos da equipe trabalhavam em horários muito diferentes, então contar com o tempo e a flexibilidade de horários de todos era impossível. Quando conseguia-se gravar com todos, as gravações fluíamsem muito estresse. Cada um se dedicou e auxiliou como podia para realizar esse trabalho, os recursos financeiros escassos e de matéria também atrapalharam o andamento das filmagens mas nada que impedisse a equipe de ser criativa. A produção foi um processo intenso em um curto período de tempo, mas proporcionou um aprendizado prático muito importante aos membros que tiveram a oportunidade de acompanhar os diferentes processos de produção de um produto audiovisual </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">GONÇALVES, E.M.; RENÓ, D.P. A montagem audiovisual como ferramenta para a construção da intertextualidade no cinema. 2009. Disponível em: < http://www.razonypalabra.org.mx/N/N67/varia/moraes_Porto.pdf >. Acesso em 20 de mai. de 2016.<br><br>METZ, C. A significação do cinema. Tradução: Jean-Claude Bernadet. São Paulo: Perspectiva, 1972. 296p.<br><br>MOURÃO, M. D. G.  A montagem cinematográfica como ato criativo . In: Significação  Revista de Cultura Audiovisual. São Paulo, v. 33, n. 25, p. 229-250, jun. 2006.<br><br>RIBEIRO, A.M.C. 2008, A Narrativa Audiovisual: O Cinema e o Filme Publicitário. Universidade do Minho. Set. de 2008. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/9476. Acesso em 16 de mar. 2018.<br><br>XAVIER, Ismail (Org.). A experiência do cinema: antologia. Rio de Janeiro: Graal, 1983.<br><br> </td></tr></table></body></html>