INSCRIÇÃO: 01267
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO10
 
TÍTULO: Assédio Moral - A doença laboral silenciosa
 
AUTORES: Ana Carolina Vaz Franco Thomé (Universidade Federal de Santa Catarina); Gabriel Neves da Silva (Universidade Federal de Santa Catarina); Cárlida Emerim (Universidade Federal de Santa Catarina)
 
PALAVRAS-CHAVE: Telejornalismo na Internet, Assédio Moral, Doença Laboral, Reportagem, Sindicato
 
RESUMO
Este trabalho apresenta uma reportagem que problematiza a questão do assédio moral no ambiente de trabalho e revela, por meio de casos reais e recentes à apuração, ocorrências da violência dentro de entidades sindicais. No estado onde o número de colaboradores assediados cresce a cada ano, os próprios sindicatos são a primeira opção das vítimas quando procuram por ajuda e orientação e, em contrapartida, são comuns cenários para a prática do assédio moral nestas entidades. A reportagem tenta denunciar esta prática e quer atender à função social do jornalismo ante a sociedade, uma vez que busca de maneira didática através de reportagem televisiva, não somente informar mas também questionar e chamar atenção da sociedade e das autoridades para a gravidade do assunto.
 
INTRODUÇÃO
A reportagem integra a última temporada do Programa Reportagem, um projeto que experimenta a produção de um programa de TV para internet com veiculação via canal no Youtube. O objetivo do programa é aprofundar temas relevantes treinando os alunos de jornalismo interessados em jornalismo de televisão (telejornalismo) a produzir pautas com apuração cuidadosa e um aprofundamento diferenciado, sem tratar o caráter especial que os formatos de grande reportagem e documentário exigem. A proposta é treinar um jornalismo diário que possa ser diferencial dentro de um mercado formado cada vez mais por reportagens objetivas, curtas e sem aprofundamento. A equipe é formada por estudantes de várias fases do Curso de Jornalismo (JOR) da UFSC, responsáveis pelas etapas de produção do programa, sob orientação da professora Cárlida Emerim. A proposta consiste em apresentar assuntos de interesse público numa perspectiva mais didática da pauta oferecendo, ao telespectador, a possibilidade de acesso a uma visão mais crítica e aprofundada dos fatos, a exemplo da reportagem aqui apresentada que tratou sobre o assédio moral no ambiente de trabalho e no próprio espaço de apoio aos trabalhadores assediados. ਀倀愀爀愀 漀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 焀甀攀 愀琀甀愀洀 渀愀 爀攀愀Ⰰ 愀猀 攀猀琀愀琀猀琀椀挀愀猀 猀漀 愀氀愀爀洀愀渀琀攀猀 攀 漀猀 洀琀漀搀漀猀 瀀漀甀挀漀 攀昀椀挀愀稀攀猀Ⰰ 瀀漀椀猀Ⰰ 挀漀洀漀 洀漀猀琀爀愀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 愀 氀攀最椀猀氀愀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 愀椀渀搀愀 渀漀 瀀漀猀猀甀椀 愀爀琀椀最漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀 焀甀攀 挀爀椀洀椀渀愀氀椀稀攀 愀 瀀爀琀椀挀愀 搀漀 愀猀猀搀椀漀 洀漀爀愀氀 渀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 一攀猀猀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀爀 渀切洀攀爀漀猀 挀爀攀猀挀攀渀琀攀猀 攀 愀猀猀甀猀琀愀搀漀爀攀猀 猀漀戀爀攀 愀 瀀爀琀椀挀愀 搀漀 愀猀猀搀椀漀 洀漀爀愀氀 渀漀 攀猀琀愀搀漀 挀愀琀愀爀椀渀攀渀猀攀Ⰰ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 焀甀椀猀 搀攀渀甀渀挀椀愀爀 挀愀猀漀猀 搀攀猀琀攀 琀椀瀀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 甀洀 攀猀瀀愀漀 焀甀攀  搀攀搀椀挀愀搀漀 愀 愀瀀漀椀愀爀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀攀猀 焀甀攀 猀攀 猀椀渀琀愀洀 愀猀猀攀搀椀愀搀漀猀 攀洀 猀攀甀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 搀攀 愀琀甀愀漀㨀 甀洀愀 攀渀琀椀搀愀搀攀 猀椀渀搀椀挀愀氀 氀漀挀愀氀椀稀愀搀愀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䘀氀漀爀椀愀渀瀀漀氀椀猀⸀ 吀愀氀 猀椀琀甀愀漀 爀攀昀氀攀琀攀 甀洀 挀攀渀爀椀漀 挀漀渀琀爀愀搀椀琀爀椀漀 樀 焀甀攀 漀猀 猀椀渀搀椀挀愀琀漀猀 猀漀 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 漀瀀漀 搀愀猀 瘀琀椀洀愀猀 焀甀愀渀搀漀 瀀爀漀挀甀爀愀洀 瀀漀爀 愀樀甀搀愀 攀 漀爀椀攀渀琀愀漀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀匀漀 搀漀椀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 渀攀猀琀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀  漀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 挀漀洀 愀 瀀爀瀀爀椀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 焀甀攀 攀砀椀最椀甀 甀洀愀 瀀漀猀琀甀爀愀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀 搀愀 瀀爀瀀爀椀愀 挀漀渀搀甀漀 搀愀 瀀愀甀琀愀⸀ 伀 猀攀最甀渀搀漀Ⰰ 愀 攀猀猀渀挀椀愀 搀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 攀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 焀甀攀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀愀 瀀愀爀愀 渀漀 猀 椀渀昀漀爀洀愀爀Ⰰ 洀愀猀 愀樀甀搀愀爀 愀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀爀 漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 攀 搀攀 挀栀愀洀愀爀 愀 愀琀攀渀漀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀 搀愀猀 愀甀琀漀爀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀猀猀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 琀攀氀攀瘀椀猀椀瘀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 最爀愀瘀椀搀愀搀攀 搀漀 琀攀洀愀 焀甀攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀 愀 瀀爀琀椀挀愀 搀漀 愀猀猀搀椀漀 洀漀爀愀氀 渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 挀漀洀漀 猀攀 瀀漀搀攀 瘀攀爀Ⰰ 甀洀愀 瀀爀琀椀挀愀 挀漀洀甀洀 攀 瘀攀氀愀搀愀Ⰰ 攀渀昀爀攀渀琀愀搀愀 瀀漀爀 洀甀椀琀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀攀猀 焀甀攀 愀搀漀攀挀攀洀 攀Ⰰ 渀愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 渀漀 挀漀渀猀攀最甀攀洀 漀戀琀攀爀 漀 愀瀀漀椀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 樀甀渀琀漀 愀漀猀 爀最漀猀 挀漀洀瀀攀琀攀渀琀攀猀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀猀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀猀 焀甀攀 猀甀猀琀攀渀琀愀洀 攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 爀攀洀攀琀攀洀 愀 昀甀渀漀 猀漀挀椀愀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 焀甀攀 瀀爀攀瘀 漀昀攀爀琀愀爀 攀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀爀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀  猀漀挀椀攀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 洀甀渀椀搀漀猀 搀攀猀猀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀Ⰰ 漀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀漀猀猀愀 昀愀稀攀爀 猀甀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 攀猀挀漀氀栀愀猀 攀 琀漀洀愀爀 搀攀挀椀猀攀猀 猀漀戀爀攀 漀猀 昀愀琀漀猀 渀愀爀爀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䨀甀猀琀椀昀椀挀愀ⴀ猀攀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 瀀攀氀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀爀 攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 漀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀攀猀 攀 攀洀瀀爀攀最愀搀漀爀攀猀Ⰰ 猀漀戀爀攀 愀猀 昀漀爀洀愀猀 挀漀洀漀 漀 愀猀猀搀椀漀 猀攀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀Ⰰ 攀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 猀攀甀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀Ⰰ 椀渀挀氀甀猀椀瘀攀 猀漀戀爀攀 愀猀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 攀 漀猀 最爀愀瘀攀猀 爀椀猀挀漀猀 焀甀攀 搀攀氀攀 搀攀爀椀瘀愀洀 瀀愀爀愀 愀 猀愀切搀攀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀 攀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 挀漀洀 爀攀昀氀攀砀漀猀 搀椀爀攀琀漀猀 攀洀 猀攀甀猀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀⸀ 伀甀琀爀愀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀  搀攀洀漀渀猀琀爀愀爀 漀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 琀攀氀攀瘀椀猀椀瘀愀 挀漀洀漀 甀洀 洀甀氀琀椀瀀氀椀挀愀搀漀爀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 戀攀洀 挀漀洀漀 漀 挀愀爀琀攀爀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 搀攀 瀀爀漀洀漀漀 搀攀 愀攀猀 搀攀 瀀爀攀瘀攀渀漀 攀 搀攀 搀攀昀攀猀愀 搀漀猀 挀椀搀愀搀漀猀 挀漀渀琀爀愀 漀 愀猀猀搀椀漀 洀漀爀愀氀Ⰰ 攀洀瀀爀攀最愀渀搀漀 挀漀洀漀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀ O Programa Reportagem emprega as ferramentas do telejornalismo, ou seja, do jornalismo para as telas, porque acredita na potencialidade da televisão como mídia informativa e prevê que a formação qualificada dos profissionais do jornalismo que nela atuam pode fazer a diferença e ajudar a qualificar as produções de jornalismo na tevê, tão criticado em sua grande maioria pelo culto ao imediatismo superficial. Mas, a televisão é o veículo capaz de mobilizar ainda um número maior de pessoas comuns em razão do seu alcance em canais abertos. Aproveitando estas narrativas, o Reportagem quer ensaiar produções que possam trazer o que de melhor a televisão nos ensinou ao longo dos anos e, ao mesmo tempo, buscar o espaço trazido pela internet e pelos canais disponibilizados pelo YouTube para difundir, ainda mais, conteúdos que priorizem a função social do jornalismo nas sociedades contemporâneas. Qual seja, trazer fatos de relevância para o público, tratados com ética e qualidade editorial, respeitando o cidadão e promovendo o debate, ofertando o contraponto e a crítica. ਀伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 琀愀洀戀洀 猀攀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀 瀀漀爀 猀攀甀 挀愀爀琀攀爀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀 瀀愀爀愀 愀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀 渀愀 爀攀愀⸀ 伀 挀爀攀猀挀攀渀琀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 渀攀猀猀攀 猀攀琀漀爀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀 搀愀 猀愀切搀攀 渀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀洀 渀瘀攀氀 椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀 瀀愀爀攀挀攀 攀猀琀愀爀 挀漀渀猀琀爀甀椀渀搀漀 甀洀 挀漀渀琀攀砀琀漀 焀甀攀 瀀爀漀洀漀瘀攀 愀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀 攀 愀 椀渀琀攀爀瘀攀渀漀 渀漀 渀漀猀猀漀 瀀愀猀 ⠀愀椀渀搀愀 焀甀攀 搀攀 昀漀爀洀愀 瀀漀甀挀愀 攀昀攀琀椀瘀愀⤀ 焀甀愀渀搀漀 猀攀 琀爀愀琀愀 搀漀 愀猀猀搀椀漀 洀漀爀愀氀 渀漀 氀漀挀愀氀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 猀攀 琀漀爀渀愀 攀瘀椀搀攀渀琀攀 瀀攀氀愀 挀漀渀猀琀愀琀愀漀 搀漀 挀爀攀猀挀攀渀琀攀 渀切洀攀爀漀 搀攀 琀攀洀愀猀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 搀攀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀 渀漀 洀戀椀琀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 猀攀 搀攀甀Ⰰ 椀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀 挀漀洀 戀愀猀攀 渀愀 氀攀椀琀甀爀愀 搀攀 愀爀琀椀最漀猀Ⰰ 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 愀挀愀搀洀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 猀攀 挀漀渀猀琀爀甀猀猀攀 甀洀 攀猀琀甀搀漀 瀀爀瘀椀漀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀⸀ 一愀 瀀爀漀搀甀漀 昀椀渀愀氀 ⴀ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 攀洀瀀爀攀最漀甀관ⴀ猀攀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 挀漀洀甀渀猀  瀀爀漀搀甀漀 搀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 洀愀琀攀爀椀愀氀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀Ⰰ 琀愀椀猀 挀漀洀漀 漀猀 攀砀瀀氀椀挀愀搀漀猀 瀀漀爀 䈀䤀匀吀䄀一䔀 攀 䈀䄀䌀䔀䰀䰀䄀刀 ⠀㈀  㔀⤀Ⰰ 䈀䤀吀吀䔀一䌀伀唀刀吀 ⠀㄀㤀㤀㌀⤀ 攀 䌀刀唀娀 一䔀吀伀 ⠀㈀  㠀⤀㨀 瀀愀甀琀愀 ⠀椀搀攀椀愀⤀Ⰰ 愀瀀甀爀愀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 愀渀最甀氀愀漀 攀 攀砀攀挀甀漀⸀ 倀爀漀瀀猀ⴀ관猀攀 愀椀渀搀愀 甀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 搀攀 挀愀爀琀攀爀 洀愀椀猀 搀椀搀琀椀挀漀Ⰰ 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀椀猀猀攀 愀漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀Ⰰ 椀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀 焀甀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀攀瀀漀椀猀 猀攀 椀渀琀攀最爀愀爀  渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 挀漀洀 瘀椀猀漀 瀀漀甀挀漀 洀愀椀猀 挀爀琀椀挀愀 攀 攀渀琀攀渀搀椀搀愀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ 䴀愀猀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 瀀爀漀瀀猀ⴀ猀攀 甀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 洀愀椀猀 瀀爀砀椀洀愀 搀漀 焀甀攀 猀攀 爀攀愀氀椀稀愀 挀漀洀 漀 匀琀漀爀礀琀攀氀氀椀渀最 搀漀 椀渀最氀猀 焀甀攀 爀攀洀攀琀攀 愀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀 愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀渀琀愀爀 栀椀猀琀爀椀愀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀 攀 琀攀洀 猀椀搀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 挀漀洀漀 甀洀愀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 漀甀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 搀攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 瀀愀爀愀 挀爀椀愀爀 渀漀瘀愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 攀渀最愀樀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀洀 椀搀攀椀愀猀 攀 搀攀猀攀樀漀猀⸀ 䌀漀洀漀 搀椀稀 䈀爀甀渀漀 匀挀愀爀琀漀稀稀漀渀椀 ⠀㈀ ㄀㌀⤀㨀 ਀匀琀漀爀礀琀攀氀氀椀渀最Ⰰ 漀甀 挀漀渀琀愀爀 栀椀猀琀爀椀愀猀Ⰰ  爀攀漀爀最愀渀椀稀愀爀 昀愀琀漀猀 瀀愀爀愀 琀漀爀渀ⴀ氀漀猀 洀愀椀猀 猀椀最渀椀昀椀挀愀渀琀攀猀⸀ 䠀椀猀琀爀椀愀猀 瀀漀猀猀甀攀洀 甀洀 昀漀爀洀愀琀漀 挀漀洀甀洀Ⰰ 焀甀攀Ⰰ 渀愀 攀猀猀渀挀椀愀Ⰰ  挀漀洀瀀漀猀琀漀 搀攀 ⠀瀀攀氀漀 洀攀渀漀猀⤀ 甀洀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 猀甀瀀攀爀愀渀搀漀 搀攀猀愀昀椀漀猀 瀀愀爀愀 愀氀挀愀渀愀爀 甀洀 漀戀樀攀琀椀瘀漀⸀ 一猀 昀愀稀攀洀漀猀 椀猀猀漀 椀渀琀甀椀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 愀 琀漀搀愀 栀漀爀愀Ⰰ 攀 攀猀挀爀椀琀漀爀攀猀 攀 爀漀琀攀椀爀椀猀琀愀猀 琀洀 昀攀椀琀漀 椀猀猀漀 栀 洀椀氀栀愀爀攀猀 搀攀 愀渀漀猀 瀀愀爀愀 挀愀瀀琀甀爀愀爀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 椀渀猀瀀椀爀愀漀⸀ ⠀䤀渀㨀 䴀椀搀椀愀琀椀猀洀漀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⤀⸀ ਀䔀洀 爀攀氀愀漀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 琀挀渀椀挀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀猀 猀攀椀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 ⠀昀漀渀琀攀猀 漀昀椀挀椀愀椀猀 攀 瘀琀椀洀愀猀⤀⸀ 倀愀爀愀 琀漀搀漀猀Ⰰ 漀瀀琀漀甀관ⴀ猀攀 攀洀 甀琀椀氀椀稀愀爀 漀 洀漀搀攀氀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 猀攀洀椀愀戀攀爀琀漀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 渀漀 栀 甀洀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀 昀攀挀栀愀搀漀 愀 猀攀爀 猀攀最甀椀搀漀⸀ 䌀漀洀 戀愀猀攀 渀攀猀猀攀 洀漀搀攀氀漀Ⰰ 昀漀椀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 甀洀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀 搀攀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 瀀爀瘀椀愀猀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 漀 猀甀爀最椀洀攀渀琀漀 搀攀 渀漀瘀愀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 愀漀 氀漀渀最漀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀⸀ 䄀猀 昀漀渀琀攀猀 焀甀攀 搀攀渀甀渀挀椀愀洀 挀愀猀漀猀 搀攀 愀猀猀搀椀漀 洀漀爀愀氀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 甀洀 猀椀渀搀椀挀愀琀漀 攀洀 䘀氀漀爀椀愀渀瀀漀氀椀猀 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 瀀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀洀 瀀愀甀琀愀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀猀琀愀猀 搀攀猀挀漀戀攀爀琀愀猀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 攀琀愀瀀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 爀攀挀愀椀甀 猀漀戀爀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀搀椀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀Ⰰ 漀 焀甀愀氀 搀攀瘀攀爀椀愀 挀甀洀瀀爀椀爀 愀 昀甀渀漀 搀攀 攀砀瀀氀椀挀愀爀Ⰰ 椀渀昀漀爀洀愀爀 攀 挀漀渀琀愀爀 栀椀猀琀爀椀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 琀攀氀攀瘀椀猀椀瘀愀Ⰰ 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 焀甀攀 猀攀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀猀猀攀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 攀 猀攀最甀爀愀渀愀 搀愀猀 昀漀渀琀攀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀⸀ Dessa forma, a metodologia empregada neste trabalho ainda pode ser relacionada aos conceitos que estabelecem as diferenças entre reportagem convencional e reportagem investigativa, tais como três pontos (que podem ser observados na reportagem) elencados por Mark Lee Hunter no Manual publicado pela UNESCO (2009) para Jornalistas Investigativos, trabalhado em disciplina de Legislação e Ética do Jornalismo.਀匀攀最甀椀渀搀漀 愀猀 瀀爀漀瀀漀猀椀攀猀 攀砀瀀爀攀猀猀愀猀 渀愀 爀攀昀攀爀椀搀愀 挀愀爀琀椀氀栀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀琀椀瘀漀 愀猀 昀漀渀琀攀猀 昀爀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 渀漀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀搀愀猀 攀洀 渀漀洀攀 搀攀 猀甀愀 瀀爀瀀爀椀愀 猀攀最甀爀愀渀愀⸀ 䔀氀愀 琀愀洀戀洀 愀戀漀爀搀愀 搀椀昀攀爀攀渀愀猀 焀甀攀 愀瀀氀椀挀愀 愀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀椀琀漀 挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀氀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀琀椀瘀漀㨀  ਀一漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀氀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀  瘀椀猀琀愀 挀漀洀漀 甀洀 爀攀昀氀攀砀漀 搀漀 洀甀渀搀漀Ⰰ 焀甀攀  愀挀攀椀琀漀 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 攀氀攀 攀猀琀 搀愀搀漀⸀ 伀 爀攀瀀爀琀攀爀 渀漀 攀猀瀀攀爀愀 漀戀琀攀爀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 愀氀洀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀㬀 攀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀琀椀瘀漀 漀 爀攀瀀爀琀攀爀 猀攀 爀攀挀甀猀愀 愀 愀挀攀椀琀愀爀 漀 洀甀渀搀漀 挀漀洀漀 攀氀攀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀⸀ 䄀 栀椀猀琀爀椀愀 瘀椀猀愀 愀 瀀攀渀攀琀爀愀爀 漀甀 攀砀瀀漀爀 甀洀愀 搀愀搀愀 猀椀琀甀愀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 猀攀樀愀 爀攀昀漀爀洀愀搀愀 漀甀 搀攀渀甀渀挀椀愀搀愀Ⰰ 漀甀Ⰰ 攀洀 挀攀爀琀漀猀 挀愀猀漀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 猀攀 瀀爀漀洀漀瘀愀 甀洀 攀砀攀洀瀀氀漀 搀攀 甀洀 挀愀洀椀渀栀漀 洀攀氀栀漀爀⸀ ⠀䠀唀一吀䔀刀Ⰰ ㈀  㤀Ⰰ 瀀最⸀ 㤀⤀ ਀ऀ伀甀琀爀愀 漀戀猀攀爀瘀愀漀 琀爀愀稀椀搀愀 瀀攀氀愀 挀愀爀琀椀氀栀愀 爀攀昀攀爀攀ⴀ猀攀 愀漀 琀漀洀 搀愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 攀 猀甀愀 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 焀甀攀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 漀 愀甀琀漀爀㨀  ਀一漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀氀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀爀愀洀琀椀挀愀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 渀漀  搀攀 最爀愀渀搀攀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀⸀ 䄀 栀椀猀琀爀椀愀 渀漀 瀀爀攀挀椀猀愀 琀攀爀 甀洀 昀椀渀愀氀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀猀 渀漀琀挀椀愀猀 挀漀渀琀椀渀甀愀洀㬀 攀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀琀椀瘀漀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀爀愀洀琀椀挀愀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀  攀猀猀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 漀 猀攀甀 椀洀瀀愀挀琀漀Ⰰ 攀 氀攀瘀愀 愀 甀洀愀 挀漀渀挀氀甀猀漀 焀甀攀  漀昀攀爀攀挀椀搀愀 瀀攀氀漀 爀攀瀀爀琀攀爀 漀甀 瀀漀爀 甀洀愀 昀漀渀琀攀⸀ ⠀䠀唀一吀䔀刀Ⰰ ㈀  㤀Ⰰ 瀀最⸀  㤀⤀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
A reportagem Assédio Moral: a doença laboral silenciosa foi exibida no dia 15 de maio de 2016, no Programa Reportagem, tendo 7 minutos e 25 segundos de duração (exceto vinheta e créditos finais). ਀䔀氀愀 椀渀椀挀椀愀 挀漀洀 昀愀氀愀 搀攀 甀洀愀 搀愀猀 昀漀渀琀攀猀Ⰰ 漀 愀搀瘀漀最愀搀漀Ⰰ 焀甀攀 愀戀爀攀 愀 洀愀琀爀椀愀 昀愀稀攀渀搀漀 甀洀愀 愀渀愀氀漀最椀愀 愀漀 琀攀洀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 洀漀戀戀椀渀最Ⰰ 瀀愀氀愀瘀爀愀 挀漀洀 漀爀椀最攀洀 渀愀 攀琀漀氀漀最椀愀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 倀椀甀攀氀 礀 娀愀戀愀氀愀 攀 䌀愀渀琀攀爀漀 ⠀㈀  ㌀⤀Ⰰ 漀 洀漀戀戀椀渀最 渀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 猀甀瀀攀 愀 洀愀椀猀 最爀愀瘀攀 愀洀攀愀愀  猀愀切搀攀 搀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀攀猀 愀 猀攀爀 攀渀昀爀攀渀琀愀搀愀 渀攀猀琀攀 猀挀甀氀漀⸀ 一漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 攀琀漀氀最椀挀漀Ⰰ 瀀漀搀攀ⴀ猀攀 搀攀昀椀渀椀爀 漀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 洀漀戀戀椀渀最 挀漀洀漀 甀洀 愀琀愀焀甀攀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀漀 愀 甀洀 愀氀瘀漀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 瀀攀爀椀最漀猀漀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 甀洀 瀀爀攀搀愀搀漀爀⸀ 一漀爀洀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀猀琀攀 愀琀愀焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀 瘀爀椀漀猀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 搀愀 洀攀猀洀愀 攀猀瀀挀椀攀 漀甀 搀攀 攀猀瀀挀椀攀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 焀甀攀 琀攀渀琀愀洀 挀漀渀昀甀渀搀椀爀 漀 椀渀琀爀甀猀漀 挀漀洀 洀甀椀琀愀猀 瘀漀挀愀氀椀稀愀攀猀 攀 愀洀攀愀愀猀  搀椀猀琀渀挀椀愀Ⰰ 愀昀氀椀最椀渀搀漀ⴀ漀 挀漀洀 愀琀愀焀甀攀猀 猀甀挀攀猀猀椀瘀漀猀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀漀爀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀爀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀漀 琀攀爀洀漀Ⰰ 猀甀最攀爀椀渀搀漀 甀洀 洀攀氀栀漀爀 攀 洀愀椀猀 昀挀椀氀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀漀 琀攀洀愀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀⸀ 一愀 猀攀焀甀渀挀椀愀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 琀愀洀戀洀 搀椀搀琀椀挀愀Ⰰ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 琀爀愀稀 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀攀 愀猀猀搀椀漀 洀漀爀愀氀 猀甀最攀爀椀搀愀 瀀攀氀愀 伀䴀匀Ⰰ 爀攀琀爀愀琀愀搀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 爀攀愀椀猀 瀀漀爀洀 攀渀挀攀渀愀搀愀猀Ⰰ 瀀攀渀猀愀搀愀猀 瀀爀攀瘀椀愀洀攀渀琀攀 攀洀 爀漀琀攀椀爀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀椀愀渀琀攀 搀愀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀 攀洀 猀攀 漀戀琀攀爀 椀洀愀最攀渀猀 愀挀攀爀挀愀 搀愀 瀀愀甀琀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀⸀ As informações mais duras de dados e estatísticas narradas em off’s foram destacadas em arte na pós produção da matéria, com o propósito de causar maior impacto no telespectador. Recurso que aparece em vários momentos da reportagem, inclusive na passagem da repórter, cujo momento se valoriza pela informação mais importante da matéria introduzindo o contraponto da história. ਀ऀ䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 猀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 漀猀 搀漀椀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 焀甀攀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 椀氀甀猀琀爀愀洀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 搀漀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 攀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀  爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀㨀 愀猀 瘀琀椀洀愀猀⸀ 䐀椀愀渀琀攀 搀漀 昀愀琀漀 搀攀 焀甀攀 愀洀戀愀猀 瀀爀攀昀攀爀椀爀愀洀 渀漀 猀攀爀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀搀愀猀 ⠀瀀攀搀椀搀漀 攀猀琀攀 昀攀椀琀漀 瀀攀氀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 昀漀渀琀攀猀 猀攀洀 愀瘀椀猀漀 瀀爀瘀椀漀Ⰰ 猀漀洀攀渀琀攀 渀愀 栀漀爀愀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀渀琀攀猀 栀愀瘀椀愀洀 猀甀最攀爀椀搀漀 焀甀攀 渀漀 栀愀瘀攀爀椀愀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀⤀ 愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 爀攀挀愀椀甀 猀漀戀爀攀 挀漀洀漀 愀最椀爀 愀氀椀Ⰰ 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 爀瀀椀搀愀Ⰰ 琀椀挀愀 攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 挀愀瀀琀愀爀 漀猀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 攀洀 瘀搀攀漀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀攀氀愀 愀氀琀攀爀渀渀挀椀愀 搀攀 瀀氀愀渀漀猀 搀攀琀愀氀栀攀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀Ⰰ 攀 爀攀挀甀爀猀漀 搀攀 挀漀渀琀爀愀瀀氀愀渀漀 搀愀 爀攀瀀爀琀攀爀 瀀愀爀愀 漀 猀攀最甀渀搀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀⸀ 匀漀戀爀攀 攀猀猀攀 切氀琀椀洀漀Ⰰ 挀愀戀攀 搀攀猀琀愀挀愀爀 漀 搀攀猀愀昀椀漀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀洀 氀椀搀愀爀 挀漀洀 甀洀 琀攀洀愀 琀漀 挀漀洀瀀氀攀砀漀 攀 搀攀氀椀挀愀搀漀⸀ 䘀爀攀渀琀攀 愀 昀爀攀渀琀攀 挀漀洀 愀 昀漀渀琀攀 攀 搀甀爀愀渀琀攀 琀漀搀漀 漀 琀攀洀瀀漀 攀洀 焀甀愀搀爀漀Ⰰ 愀 愀氀甀渀愀 搀攀瘀攀爀椀愀 猀攀 瀀漀爀琀愀爀 昀椀爀洀攀 渀愀 昀甀渀漀 搀攀 爀攀瀀爀琀攀爀Ⰰ 猀攀洀 搀攀椀砀愀爀 愀 攀洀漀漀 ⠀搀攀氀愀⤀ 琀漀洀愀爀 挀漀渀琀愀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 ⠀漀 焀甀攀 渀漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀 焀甀攀 漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 渀漀 搀攀瘀愀 猀攀 攀洀漀挀椀漀渀愀爀 挀漀洀 漀 昀愀琀漀 爀攀瀀漀爀琀愀搀漀⤀⸀ No processo de edição, optou-se pela utilização de trilhas com batidas fortes que ensaiassem uma maior aproximação com o telespectador e suavizassem o tema que, por si só, era pesado. Houve também a preocupação em fazer tratamento de vozes nas sonoras das vítimas através do recurso pitchshifter, por meio do software utilizado na etapa de edição do material, de forma que se garantisse a não identificação das fontes.਀伀猀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀爀愀洀㨀 ㈀ 挀洀攀爀愀猀 一椀欀漀渀 猀攀渀搀漀 攀氀愀猀㨀 䐀㜀    攀 䐀㔀   Ⰰ ㄀ 洀椀挀爀漀昀漀渀攀 氀愀瀀攀氀愀 挀漀洀 昀椀漀 攀 ㄀ 猀甀渀 最甀渀 搀攀 椀氀甀洀椀渀愀漀 ⠀猀攀渀搀漀 甀洀愀 挀洀攀爀愀 瀀攀猀猀漀愀氀 攀 漀 爀攀猀琀愀渀琀攀 瀀攀爀琀攀渀挀攀渀琀攀 愀漀 䐀攀瀀愀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⤀⸀ 伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀搀椀漀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 搀甀爀愀渀琀攀 琀爀猀 搀椀愀猀 挀漀渀猀攀挀甀琀椀瘀漀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 漀 䄀搀漀戀攀 倀爀攀洀椀攀爀攀 倀爀漀 ㈀ ㄀㔀 漀 猀漀昀琀眀愀爀攀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 攀搀椀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀 瘀搀攀漀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀唀洀愀 搀愀猀 挀爀攀渀愀猀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀  愀 搀攀 焀甀攀 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀 搀漀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀Ⰰ 最渀攀爀漀猀Ⰰ 挀漀渀琀攀切搀漀猀Ⰰ 氀椀渀最甀愀最攀洀Ⰰ 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀Ⰰ 椀渀漀瘀愀漀 漀甀 洀漀搀攀氀漀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀洀 猀甀爀最椀爀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 攀猀瀀愀漀猀 攀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀Ⰰ 栀 愀氀最漀 焀甀攀  椀洀甀琀瘀攀氀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 琀漀搀漀 攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 渀漀 搀攀 琀攀氀攀瘀椀猀漀㨀 愀 洀愀渀甀琀攀渀漀 搀攀 猀甀愀 昀甀渀漀 猀漀挀椀愀氀⸀  O projeto Programa Reportagem e esta reportagem ora defendida neste artigo, Assédio Moral: a doença laboral silenciosa, são um pequeno exemplo de que o jornalismo, quando produzido com ética, qualidade, com preocupação social e com os preceitos da produção de conhecimento ao público, é possível apresentar um produto final que responda aos anseios da sociedade, que contribua, também, para manter o telejornalismo e, o jornalismo, de modo geral, como um importante instrumento de desenvolvimento sócio cultural e uma instituição fulcral para a democracia. ਀䄀挀爀攀搀椀琀愀ⴀ猀攀 焀甀攀 漀 愀猀猀搀椀漀 洀漀爀愀氀  甀洀愀 搀漀攀渀愀 猀漀挀椀愀氀 猀椀氀攀渀挀椀漀猀愀Ⰰ 搀攀 搀椀昀挀椀氀 爀攀最椀猀琀爀漀 攀 挀漀洀瀀爀漀瘀愀漀⸀ 䄀瀀爀漀瘀攀椀琀愀渀搀漀 漀 攀渀最愀樀愀洀攀渀琀漀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀 焀甀攀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 琀攀氀攀瘀椀猀椀瘀愀 瀀漀搀攀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀Ⰰ 愀 瀀爀漀搀甀漀 愀焀甀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 瀀漀搀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 瀀愀爀愀 攀砀瀀爀Ⰰ 挀漀洀 洀愀椀猀 椀渀琀攀渀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 琀漀搀漀猀 漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀洀 漀 愀猀猀搀椀漀 洀漀爀愀氀⸀ 䔀Ⰰ 挀漀洀 攀猀琀愀 攀砀瀀漀猀椀漀Ⰰ 愀樀甀搀愀爀 愀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀爀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 猀漀戀爀攀 漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀Ⰰ 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 漀 搀攀戀愀琀攀 攀 愀樀甀搀愀爀 愀 昀漀爀洀愀爀 甀洀愀 挀漀渀猀挀椀渀挀椀愀 挀爀琀椀挀愀 猀漀戀爀攀 攀猀琀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀⸀   Reitera-se, portanto, a importância do jornalismo na formação cidadã bem como de escolas de jornalismo que invistam, cada vez mais, em experiências como a do Programa Reportagem do Curso de Graduação em Jornalismo da UFSC que fortalece os laços da teoria e da prática, contribuindo para a formação de uma experiência sensível e mais humanizada dos alunos de jornalismo, que podem experimentar o poder que o jornalismo de referência, com ética e com foco no cidadão pode exercer na busca de uma sociedade mais justa, mais plural, mais igualitária e fundamentalmente coletiva.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
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