ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01313</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Revista RP em Foco</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;FLAVIA EDE MATTOS MARQUES (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ); Gisele Passos Lima ROMANEL (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ); Andre Schlemmer (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ); Francieli Mognon (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ); Juliana Candido Custodio (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;revista RP em Foco, publicação institucional, Comunicação institucional, Internacionalização, Relações Públicas</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente artigo visa mostrar a trajetória da revista laboratório RP em Foco no ano letivo de 2016. Produzida pelo curso de Relações Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a publicação ganhou páginas no idioma inglês. Mostra as quatro últimas edições, produzidas pelos estudantes de Relações Públicas e Letras  Português/Inglês. Explica como foi a sua criação, suas editorias e seu desenvolvimento.Mostra como foram seus resultados acadêmicos, sendo uma experiência marcante para os estudantes e comunidade acadêmica.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este paper registra o percurso da revista laboratório RP em Foco, que é um dos produtos do curso de Relações Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Em 2016, a edição chegou ao seu quarto ano de publicação ininterrupta, circulando com os números 13, 14, 15 e 16. Nestes trabalhos a publicação aproximou-se um pouco mais da proposta de internacionalização da PUCPR a partir da publicação de reportagens na língua inglesa, envolvendo não só os acadêmicos de RP, mas também os estudantes do curso de Letras Português/Inglês da PUCPR. A partir dessa nova proposta, a revista incorporou essa versão de parte de seu conteúdo como diferencial para o ano letivo de 2016. A revista laboratório RP em Foco caracteriza-se por ser dirigida, institucional e pela distribuição gratuita. Circula desde 2013 entre estudantes e professores do curso e um mailing setorial; está vinculada às disciplinas do curso e recebe finalização técnica do Bureau de RP, laboratório de aprendizagem que visa refinar os conhecimentos adquiridos nas aulas a partir dos estudantes, com supervisão de docentes da instituição. Nas atividades das disciplinas, os estudantes são divididos em equipes para assumir as editorias, considerando as fases de renovação do projeto editorial, elaboração de pauta, apuração e produção de notícias, fotos e ilustrações, diagramação das páginas, artefinalização, revisão e distribuição. No ano considerado neste paper, a produção da revista esteve a cargo do 3º período do curso no 1º semestre de 2016, nas disciplinas de Produção de Textos em Comunicação e Planejamento Gráfico Avançado. Já no 2º semestre do ano, a revista foi produzida na disciplina de Comunicação Dirigida, pelos estudantes do 8º período do curso. Todas as etapas de desenvolvimento do produto comunicacional tiveram apoio e acompanhamento dos professores das disciplinas, aval da coordenação e finalização no Bureau de RP, fortalecendo a publicação como produto do curso e não um projeto isolado. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Os objetivos da publicação RP em Foco em 2016 estão dirigidos ao aprendizado da importância do enfoque em mensagens essenciais da organização para seus públicos prioritários. Sob outro aspecto, ensina as técnicas para influenciar atitudes, decisões, comportamentos, tornando a mensagem sedutora (MARCONI, 2009). Sob outra ótica, também é objetivo da RP em Foco, enquanto publicação institucional, ser o ponto de partida para a veiculação de informações para os públicos de interesse da organização, seja expondo ou explicando atitudes, intenções e filosofia do curso e da PUCPR. Assim, a RP em Foco tem por objetivos informar sobre a profissão e atividade de Relações Públicas para estudantes da PUCPR e de outras instituições; divulgar o curso de Relações Públicas da PUCPR e contribuir para a construção de laços entre estudantes, professores e profissionais da área de Relações Públicas. Para Nassar (2009), a geração de valor organizacional está ligada aos temas e intenções das publicações contemporâneas, destacando-se os temas que influenciam o ambiente social e o comportamento dos trabalhadores e das comunidades.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A revista laboratório RP em Foco permite o contato com outra habilitação da Comunicação Social, o jornalismo. Para Nassar (2009, p. 130),  a consolidação do uso de técnicas jornalísticas no ambiente da comunicação empresarial  o que significou a apropriação de partes de elementos da narrativa jornalística, enquanto se abria mão de conceitos como formato, periodicidade, universalidade e difusão na elaboração de mensagens principalmente para os trabalhadores  é expressão da história de Relações Públicas . Ou seja, a atividade do jornal laboratório, ainda que considere o uso de técnicas jornalísticas, faz parte do desenvolvimento das Relações Públicas. A publicação também permite o contato do estudante com o jornalismo empresarial, que é uma das atividades com a qual pode se deparar no mercado de trabalho. Segundo Palma (1994, p. 98-99),  o jornalismo empresarial, além de ser uma abertura no mercado de trabalho, pode ser extremamente gratificante pela sua função social de integrar o empregado no contexto da empresa e a empresa no contexto da comunidade . Ainda, a atividade permite o contato com o design gráfico, permitindo o desenvolvimento de novas habilidades, a saber: planejamento gráfico, diagramação e direção de arte. E, por fim, insere profissionais de outra área relacionada à Comunicação  Letras  no universo de produção de informação. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após a avaliação editorial das edições do ano anterior, 2015, e da proposta de melhorias na divisão de conteúdos e demais aspectos da publicação, a RP em Foco utilizou as seguintes fases da produção de um jornal (ROSA; CUNHA, 1999): definição de pauta, coleta de informações, produção de fotos e ilustrações, redação, diagramação, produção gráfica, impressão e distribuição. Ressalta-se que a maior parte das atividades foram realizadas em horário de aula, utilizando a estrutura da PUCPR. Estas etapas são descritas e detalhadas abaixo, considerando que os estudantes trabalharam em equipes no primeiro semestre e individualmente, no segundo semestreDefinição de pautas  Cada equipe/estudante desenvolveu três pautas detalhadas para sua editoria. Estas foram submetidas à professora da disciplina e, posteriormente, à coordenação do curso. A pauta mais adequada à política editorial foi selecionada e desenvolvida. Ressalta-se que buscou-se o equilíbrio entre reportagens informativas e interpretativas em cada edição (PALMA,1994). Coleta de informações/produção de fotos e ilustrações  Definida a pauta, a equipe/estudante fez a apuração das informações, ou seja, buscou as informações para sua reportagem, desde a pesquisa na internet ao contato com fontes de informação. Quando foi necessária uma entrevista, os estudantes elaboraram o roteiro e realizaram a entrevista. Também nesta fase, os estudantes planejaram as fotos autorais para a publicação, fotos de arquivo e/ou ilustrações para a página. Redação  de posse das informações brutas, os estudantes passaram a desenvolver suas reportagens individualmente. Foi entregue a primeira versão, pela intranet Eureka/Blackboard, que foi corrigida. Os estudantes tiveram então a oportunidade de realizar ajustes nesta matéria. A melhor reportagem após os ajustes foi escolhida pela professora da disciplina para ser publicada, com o aval da coordenação do curso. Os demais estudantes assinam a matéria não como autores, mas como colaboradores, por terem participado do processo de elaboração de pauta e coleta de informações.Versão em língua inglesa  Após a segunda correção, a professora e a coordenadora do curso selecionaram uma das melhores reportagens para receber a versão no idioma inglês. O texto corrigido foi repassado para a coordenadora do projeto no curso de Letras  Português/Inglês da PUCPR, que repassou a seus estudantes e, estes, realizaram a versão na língua inglesa. Diagramação e Produção Gráfica  De posse do texto aprovado e das imagens e ilustrações produzidas, os estudantes realizaram a diagramação das páginas, com base nas orientações do professor da área de design. Ressalta-se aqui uma particularidade: enquanto no 1º semestre os estudantes trabalharam o layout da publicação em uma disciplina específica, no 2º semestre os estudantes não tiveram esta oportunidade, responsabilizando-se pelo layout no contra turno. No entanto, esses estudantes já tinham domínio das técnicas de produção gráfica, pois já estavam no último período do curso, o que facilitou o processo.Finalização  com a revista montada pelos estudantes, os arquivos seguiram para o Bureau de RP, que realizou a revisão geral da publicação e deu a unidade exigida pelo projeto gráfico da RP em Foco. Após revisão da professora da disciplina de redação e comunicação dirigida e da coordenadora do curso, a revista seguiu para a gráfica.Impressão  a impressão da publicação ficou a cargo da PUCPR, que realizou uma tomada de preços e selecionou a gráfica. Este processo ficou a cargo da equipe do Bureau de RP.Distribuição  realizada em horário de aula, os estudantes distribuíram pessoalmente a publicação para estudantes do curso, além de disponibilizar alguns exemplares na secretaria, sala dos professores, decanato do curso. Também foram distribuídos exemplares para internos da PUCPR, como a pró-reitoria de graduação, departamento de marketing, reitoria, entre outros. Esses departamentos foram selecionados por terem relação direta com o curso e também por se configurarem como clientes em potencial para as atividades dos estudantes, no desenvolvimento de planejamento de comunicação e eventos. A publicação também foi enviada pelo correio, pela Secretaria do curso, para outras universidades e faculdades que contam com curso de RP no Brasil, bem como entidades de classe como o Conselho de Relações Públicas e a Associação Brasileira de Comunicação, entre outras.Entre as práticas diferencias da revista laboratório RP em Foco destacam-se a multidisciplinariedade, o trabalho em equipe e individual em um mesmo projeto, e o estímulo à criação de olhar curioso para o mercado, buscando as pautas para a publicação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> O RP em Foco tem as seguintes especificações técnicas: 24 páginas, impressão em cores (4/4) e papel couché brilho. Sua tiragem é de 500 exemplares na versão impressa, mas todas as publicações ficam disponíveis na página do curso. A Figura 1 exemplifica as capas das 4 edições de 2016. As edições tratadas neste paper estão hospedadas no site do curso. A Figura 1 mostra a capa das edições consideradas neste paper. Ao se considerar a apropriação da publicação pelas turmas que o produzem, as editorias de cada edição não são fixas, mas seguem uma linha editorial, que privilegia a diversidade de conteúdo da área de Relações Públicas e da Comunicação. Da mesma forma, as editorias também não ocupam páginas fixas. O Quadro 1 mostra as editorias que compuseram cada uma das edições descritas, nota-se que os estudantes gostam de falar sobre a trajetória de pessoas que os inspiram (Perfil), de histórias corporativas de sucesso (Case RP), do formato de perguntas e respostas (Entrevistas) e de temas contemporâneos (Atualidades e Mercado e Tendências). Estes assuntos compuseram a pauta das quatro edições analisadas.&nbsp; Nota-se também a personalização da publicação por turma, uma vez que novas editorias foram incorporadas pelos estudantes do 2º semestre e outras editorias foram suprimidas. Essa liberdade é considerada relevante pelos professores da disciplina, que garantem a linha editorial da revista pelas pautas criadas. As reportagens selecionadas para ganharem sua versão na língua inglesa foram:  Red Bull utiliza o relacionamento como ferramenta de comunicação e marketing dentro das universidades , na edição 13, em Case RP;  Caronas e bikes são os meios de transportes da vez , na edição 14, em Atualidades;  Relações públicas: o profissional do presente , da edição 15, em Case RP; e  Caminhando para a Inovação , da edição 16, em PUCPR. Vale ressaltar que as páginas no idioma inglês não são diagramadas em duplicidade com sua original. Elas atendem aos padrões de mercado que usam uma versão com menos elementos visuais em sua versão em idioma estrangeiro, permanecendo apenas texto e padrão de cores na página na segunda língua. A Figura 2 mostra uma reportagem com sua versão no idioma inglês. Outro aspecto importante da publicação é a construção da capa. Cada estudante ou equipe foi convidado a montar uma proposta de capa, das chamadas ao layout. Para tanto, foram escolhidas pela professora as matérias mais consistentes e cada autor disponibilizou seu arquivo e fotos para a composição da mesma. Em uma espécie de concurso, a melhor capa foi escolhida pelo Bureau de RP, tendo este aluno mais destaque na publicação. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O objetivo da publicação RP em Foco tem sido atingido edição a edição. Os estudantes já criaram um hábito e esperam com expectativa pelos novos números, tanto os autores como os colegas de curso. As pautas tem mostrado os assuntos que interessam aos estudantes e que compõe seus dilemas acadêmicos e profissionais, o que funciona como um termômetro para os professores e para o curso em si. A partir da atividade prática, a experiência de desenvolvimento da RP em Foco possibilita que o estudante tenha uma melhor noção das suas habilidades e de seus pontos a aprimorar, permitindo o autoconhecimento. Diante do desafio, a RP em Foco tem motivado os estudantes que se responsabilizam por ela. A revista também abre os olhos dos estudantes para uma nova área de atuação, ligada ao jornalismo, à produção de conteúdo e ao design. A inserção das páginas em inglês tornou a publicação mais robusta e mais valorizada por seus leitores. A participação do Bureau de RP tornou a publicação mais próxima da qualidade esperada no mercado, o que contribui muito para o crescimento de todos: estudantes, professores e curso como um todo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">GREMSKI, W. A universidade. Disponível em: <http://www.pucpr.br/institucional/index.php>. Acesso em: 17/02/2017. <br><br>MARCONI, J. Relações públicas: o guia completo. São Paulo: Cengage, 2009.<br><br>NASSAR, Paulo. A evolução das publicações em jornalismo empresarial para jornalismo em empresas. Anuário Unesco/ Metodista de Comunicação Regional. Ano 13. n. 13. p. 127-144. Jan/dez, 2009.<br><br>PALMA, Juarez. Jornalismo empresarial. 2 ed. Porto Alegre: Sagra, 1994.<br><br>PUCPR. Escola de Comunicação e Artes. Disponível em: <http://www.pucpr.br/graduacao/relacoespublicas/index.php>. Acesso em: 17/04/2017.<br><br>ROSA, José Antonio; CUNHA, Thereza Cristina Guerra da. Jornal de empresa: criação, elaboração e administração. São Paulo: STS, 1999.<br><br> </td></tr></table></body></html>