ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01341</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT08</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;As aventuras de Léo e Lô</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Kauane Zampiva (Universidade Estadual do Centro Oeste); Mauricio Grando Pilati (Universidade Estadual do Centro Oeste); Jeferson Ribeiro (Universidade Estadual do Centro Oeste); Thalyta Monyelli O. das Chagas (Universidade Estadual do Centro Oeste)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;história em quadrinhos, ilustração, mascote, reciclagem de óleo, super-heróis</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho consiste em uma história em quadrinhos desenvolvida por acadêmicos do terceiro ano de Comunicação Social  Publicidade e Propaganda da Unicentro. O material produzido foi desenvolvido para as disciplinas de Criação e Produção Gráfica e Redação Publicitária e envolve os personagens Léo e Lô, mascotes da campanha Três Passos Para Salvar a Natureza, que visa a conscientização acerca da reciclagem de óleo de cozinha usado. A HQ é a peça principal da campanha e é voltada inicialmente para o público infantil, tendo uma linguagem didática e aparência atrativa. Este formato editorial é popular nesta faixa-etária e facilita a transmissão das mensagens. No enredo, as mascotes se tornam super-heróis ao embarcarem em aventuras para salvar a natureza, trazendo consigo informações importantes para a conscientização ambiental, como o processo de reciclagem do óleo de cozinha usado.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Como parte da campanha publicitária "Três Passos Para Salvar a Natureza: Colete, Recicle, Salve", a história em quadrinhos "As aventuras de Léo e Lô" é apresentada como a peça principal da mesma. A HQ trata da conscientização acerca da coleta e reciclagem do óleo de cozinha usado e utiliza-se de mascotes para transmitir as mensagens. O óleo de cozinha, quando descartado incorretamente, pode causar grandes danos ao meio ambiente, contaminando o solo e a água. Segundo dados da Sabesp , cada litro de óleo despejado impropriamente pode contaminar cerca de 25 mil litros de água. Informar as pessoas com relação aos dados supracitados e incentivar a reciclagem do óleo de cozinha usado, é fundamental na prevenção da contaminação do solo e na conservação da rede de esgotamento. Pensando no atual cenário, os docentes das disciplinas de Criação e Produção Gráfica e Redação Publicitária do curso de Comunicação Social  Publicidade e Propaganda da Unicentro propuseram a realização de uma campanha que enfatizasse a conscientização a respeito do descarte correto e da reciclagem do óleo de cozinha usado. Como peça obrigatória e principal do briefing, estava a criação de uma história em quadrinhos que atingisse diretamente e inicialmente o público infantil, visto que esse seria o agente iniciador e influenciador da campanha. Visto a importância do tema, realizamos uma pesquisa aprofundada para esclarecimento do problema e a busca de soluções, para que assim pudéssemos elaborar uma história em quadrinhos didática e eficiente para o target. A HQ apresentada neste trabalho é a primeira de uma série de HQs que farão parte de sugestões futuras para a campanha. A história aborda o incentivo ao descarte correto do óleo, apresentando as personagens principais e mostrando como as crianças também podem se tornar super-heróis ajudando a natureza.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A história em quadrinhos "As aventuras de Léo e Lô" tem como objetivo principal incentivar as pessoas a descartarem corretamente o óleo de cozinha usado, levando-o até os pontos de coletas citados ao final da história. Além disso, a história aborda o alerta e a conscientização acerca dos perigos que o óleo usado, descartado impropriamente, pode causar. A finalidade do uso do design cartoon e das mascotes é atingir direta e inicialmente o público infantil, para que estes influenciem os pais a também participarem da campanha. No desenrolar da história, a personagem Lô, que é uma super-heroína, conta ao personagem Léo os benefícios que a reciclagem do óleo de cozinha usado pode trazer e mostra que, ajudando o meio ambiente, a criança, ou qualquer outra pessoa, pode se tornar um "Super Cidadão".</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As histórias em quadrinho são uma importante e assertiva forma de comunicação, principalmente quando falamos no público-alvo infantil. Dessa forma, quando trabalhamos como esse target devemos alinhar as ilustrações com a linguagem, para torná-la entendível e didática para o público. Pensando nisso, escolhemos utilizar duas mascotes para guiar a história, o Léo, representando o gênero masculino, e a Lô, o feminino, para que as crianças de ambos os gêneros pudessem se identificar e se envolver com o enredo. Essa HQ tem, além do intuito de entreter, o objetivo de informar e principalmente de incentivar o descarte correto do óleo de cozinha usado. A ilustração é uma ferramenta muito utilizada para atrair a atenção das crianças, ela é lúdica e remete ao mundo da imaginação. Ademais, quando bem empregada, age como "um estímulo sutil e forte, de ordem emotiva, que tende a desencadear os desejos e os interesses, que são as molas da ação, e a estimular a imaginação" (SANT'ANNA, p. 181, 1998). Especialmente aliada aos quadrinhos, a ilustração tem uma grande adesão pelo público infantil. Assim, as histórias em quadrinhos, tornam-se fortes veículos também de aprendizado e de disseminação de informação. [...] a linguagem característica dos quadrinhos e os elementos de sua semântica, quando bem utilizados, podem ser aliados do ensino. A união de texto e desenho consegue tornar mais claros, para a criança, conceitos que continuariam abstratos se confinados unicamente à palavra. (SANTOS, 2001) Segundo Santos (2001) a criança consegue compreender melhor a mensagem quando unimos a ilustração e a linguagem nos quadrinhos. Assim, a transmissão da informação e o entendimento da mesma tornam-se mais eficazes e melhor entendidos pelo público infantil. Desse modo, "a História em Quadrinhos, ao falar diretamente ao imaginário da criança, preenche suas expectativas e a prepara para a leitura de outras obras" (SANTOS, 2001), o que contribui muito para a publicidade, pois assim ela fará conexões com as demais peças da campanha, tornando-a eficaz. A história em quadrinhos "As Aventuras de Léo e Lô" é guiada pelas mascotes Léo e Lô, como já citado anteriormente. A mascote também é um forte recurso para atrair a atenção e apresenta grande aderência pelos mais diversos público, e em especial o infantil. Segundo Silva (2008) "A Mascote é um recurso criativo capaz de atrair a atenção de todas as faixas etárias. Pode ser utilizado em campanhas políticas, campanhas de vacinação, festas municipais e institucionais, educação no trânsito, campanhas de lançamento de produtos e onde mais se desejar." (SILVA, 2008) As mascotes podem ser utilizadas em uma gama muito diversa de situações, e quando falamos em comunicação com o público infantil, esse apelo surge como um competente mecanismo de transmissão de mensagens, tanto que "As marcas que se dirigem a crianças vêem-se cada vez mais obrigadas a reforçar a relação emocional, apostando na comunicação através de mascotes como meio de diferenciação e de memorização dos valores que preconizam." (SILVA, 2008) Dessa maneira, assim como as marcas, campanhas com cunho social também podem se utilizar de histórias em quadrinhos e mascotes, para conversar diretamente com o target.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Inicialmente, para a elaboração da HQ, foi feito um levantamento de informações sobre os métodos de descarte de resíduos e o tratamento da rede de esgoto na região de Guarapuava, Paraná. Por meio deste, percebemos que não há uma forma eficaz de coleta e tratamento do óleo de cozinha usado, tampouco ações de incentivo à prática. Além disso, por meio de análise de campanhas semelhantes, constatou-se que, em sua maioria, o público-alvo era o de adultos e não apresentavam aderência por não oferecerem benefícios diretos à ação de reciclagem, não chamando a atenção do target. Através de brainstorm, a equipe discutiu os pontos negativos e positivos encontrados nessas pesquisas e elaborou um plano de mídia focado em um outro target: o infantil, diferente do visto até então. As primeiras questões levantadas em discussão abordavam os métodos de comunicação para o público infantil, bem como seus pontos positivos e negativos. Percebemos que histórias em quadrinhos são assertivas no objetivo de chamar a atenção, devido às figuras, cores, o tipo de leitura simplificada e diálogos curtos. Outra questão importante levantada foi sobre como atingir o público alvo de forma eficaz. Optou-se então pela criação de mascotes que possuíssem referências do universo infantil para que houvesse identificação. Foram criados então as personagens principais Léo e Lô, duas crianças que se tornam super-heróis ao ajudar na preservação da natureza. A criação das personagens foi elaborada a partir de pesquisas bibliográficas sobre cores e formas que chamassem a atenção das crianças e tivessem relação com o tema abordado. As cores utilizadas são cores vibrantes, que se relacionam à natureza, à sustentabilidade e à energia, como o verde, o laranja e o azul, cada um com um significado específico no contexto da história. As características das personagens também foram pensadas para que tivessem relação com o tema, como uniformes em formatos anatômicos que utilizam como referência elementos da fauna e da flora.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A primeira HQ da série  As aventuras de Léo e Lô introduz as personagens e conta a história de como Léo se tornou um  Super Cidadão com a ajuda de sua amiga Lô, a qual é uma  Super-heroína da natureza. Lô conta sobre a importância da coleta e da reciclagem do óleo de cozinha usado e como realizar a entrega do mesmo nos postos de arrecadação da cidade. No decorrer da história, Lô explica as consequências do descarte incorreto do óleo de cozinha usado e os danos que este pode causa à natureza. Além disso, ensina que o óleo pode ser reciclado e transformado em outros produtos. Léo, que era leigo no assunto, se interessa e busca entender melhor como pode ajudar a natureza. A partir daí, Lô explica sobre a campanha  Três passos para salvar a natureza: colete, recicle, salve , onde cada cidadão recebe um  cartão fidelidade da campanha, o qual, a cada litro de óleo entregue, receberá um carimbo e, ao totalizar dez carimbos no cartão, a criança é presenteada com o certificado  Super Cidadão , tornando-se também um super-herói. Na campanha, o cartão fidelidade tem o objetivo de gerar, ao mesmo tempo, interação direta do público com a campanha e satisfação por parte dele, ao saber que pode contribuir de forma real para a preservação da natureza. No planejamento da campanha, primeiramente a HQ seria entregue nas casas, junto com as faturas de conta de água. Posteriormente, seriam distribuídas em escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental para crianças e pré-adolescentes. A HQ serve como base da campanha  Três passos para salvar a natureza: colete, recicle e salve , pois contém as principais informações sobre a importância da reciclagem do óleo, como os benefícios dessa atitude para a natureza, os procedimentos e os locais para realizar a entrega deste nos postos de arrecadação. Além disso, atinge nossos públicos-alvo de uma forma diferente, despertando o interesse das crianças, que agirão como influenciadores em seus lares, incentivando os adultos à prática da coleta. 5.1. ILUSTRAÇÃO Tendo crianças como o público-alvo principal, foram pensadas técnicas de representação gráfica que fizessem referências ao universo infantil, sem deixar de lado o contexto do tema central. Assim, pensamos em elementos que remetessem à natureza e ao produto principal, o óleo de cozinha. O personagem Léo possui duas representações, na primeira suas características são de uma criança comum, humanizando-o e fazendo com que o público se identifique. Ao final da história, Léo torna-se um  Super Cidadão e adquire características de um super-herói, sua segunda representação. Nessa segunda fase, Léo apresenta elementos em suas roupas que referenciam três universos: da natureza, do super-herói e do produto, os quais conversam diretamente com a paleta de cores. As cores escolhidas estão totalmente voltadas para o tema, e estão todas em consonância com os três universos supracitados. Cada cor tem um significado específico e vai gerar determinada sensação.  A ação de cada cor isolada é a base sobre o qual diversos valores são harmonizados (BASTOS, FARINA, PEREZ, p. 13, 2006). As cores predominantes nas mascotes são os tons de: verde, laranja, amarelo e azul. A cor verde remete diretamente à natureza, representa as plantas, as árvores e toda a flora. Também  contém a dualidade do impulso ativo e a tendência ao descanso e relaxamento (BASTOS, FARINA, PEREZ, p. 101, 2006), então ao mesmo tempo energiza e acalma. Além disso, transmite frescor, bem-estar, tranquilidade, segurança e todas as possíveis conexões com a ecologia e natureza. (BASTOS, FARINA, PEREZ, 2006) Já a cor laranja lembra imediatamente energia, vitalidade, juventude. No nosso contexto também representa a flora, por meio das pétalas de girassol. Essa cor remete à força, luminosidade, alegria, raios solares, prazer e euforia. (BASTOS, FARINA, PEREZ, 2006) O amarelo recebe uma atenção especial, pois nas nossas ilustrações representa de fato o nosso produto, o óleo de cozinha. Mas também simboliza a alegria, espontaneidade, ação, dinamismo, luz, iluminação e originalidade. (BASTOS, FARINA, PEREZ, 2006) Para finalizar nossa paleta central de cores, temos o azul. Neste contexto o azul tem a finalidade de representar a água, já que, é principalmente com a sua preservação que estamos depositando nossa preocupação. Entretanto, o azul pode remeter à tranquilidade, paz, serenidade, confiança e sentimento profundo. (BASTOS, FARINA, PEREZ, 2006) Em sintonia com a paleta de cores, cada elemento inserido em nossas mascotes, fazem sentido com os universos representados e citados anteriormente. No universo da natureza, apresentamos os seguintes elementos: " Capa de super-heroína da Lô: tem formato e textura de uma folha, representando a flora; " Capa de super-herói do Léo: por meio da cor azul representa a água; " Saia e cinto da Lô: representa pétalas de girassol e no centro do cinto o próprio girassol, remetendo à flora. Ademais, a flor escolhida foi o girassol pois, com ela, também se produz óleo. " Roupa do Léo: é inteira em tons de verde, remetendo à natureza, representando a flora. No universo dos super-heróis temos as seguintes referências: " Capas de super-heróis do Léo e da Lô; " Uniforme do Léo: é muito comum super-heróis com esse tipo de roupa. E o que remete ao universo do nosso produto (óleo de cozinha) são os elementos: " Cabelo da Lô: tem formato da gota de óleo, além de ser todo amarelo. " Capacete (chapéu) do Léo: também é amarelo e apresenta o formato comum a uma gota de óleo. Desse modo, mostramos como todos os elementos e as cores de nossas mascotes foram cuidadosamente escolhidos para que fizessem sentido no contexto de nossa história.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Pensando na importância de informar as pessoas sobre os benefícios do descarte correto do óleo de cozinha usado e incentivar a reciclagem do produto, atitude fundamental na prevenção da contaminação do solo e na conservação da rede de esgoto, foi criada uma campanha publicitária de cunho social, tendo como peça principal a história em quadrinhos  As Aventuras de Léo e Lô . A campanha busca atingir dois públicos-alvo distintos, infantil e o adulto, sendo o público infantil o agente iniciador e influenciador da campanha. Para isso, foram criados dois mascotes para contar a história e tornar o assunto mais acessível e dinâmico a esse público. As mascotes interagem e contam de forma didática sobre a importância da coleta do óleo, formas de reciclagem e a contribuição para o meio ambiente. Concluímos que, a linguagem da história em quadrinhos e as mascotes, são meios eficazes para conversas com o público infantil, além de também ser funcional para o público adulto. Sendo possível retratar um assunto social de extrema importância, sem perder a sua seriedade e credibilidade, além de atrair maior atenção para a causa e para a campanha.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BASTOS, Dorinho; FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde. Psicodinâmica das cores em Comunicação. 5ª ed. São Paulo: Edgar Blücher, 2006.<br><br>SANT ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7ª ed. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 1998.<br><br>SANTOS, Roberto Elísio. Aplicações da História em Quadrinhos. Comunicação & Educação, Revista do Departamento de Comunicação e Artes da ECA/USP, 2001. Disponível em: <http://www.periodicos.usp.br/comueduc/article/view/36995>. Acesso em: 10 de abril de 2017. <br><br>SILVA, Leonardo Rolim e. A força publicitária das mascotes junto ao público-alvo criança. Revista Eletrônica Temática, 2008. Disponível em: < http://www.insite.pro.br>. Acesso em: 10 de abril de 2017.<br><br> </td></tr></table></body></html>