ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01367</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Grafita Agência Experimental de Publicidade e Propaganda</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Danya Polak (Centro Universitário Internacional UNINTER); Isabelle Louise Cechinato e Santos (Centro Universitário Internacional UNINTER); Ana Paula Heck (Centro Universitário Internacional UNINTER); Jheison Holthausen (Centro Universitário Internacional UNINTER); Alexandre Correia Santos (Centro Universitário Internacional UNINTER)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Agência Experimental, Publicidade e Propaganda, Ensino, Pesquisa e Extensão, Comunicação, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Grafita é a Agência Experimental de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Internacional Uninter, um projeto de extensão que, da mesma forma que o ensino e a pesquisa, tem o objetivo de colaborar com a formação prático-pedagógica dos (as) alunos (as). Ela atua suprindo as necessidades comunicacionais da comunidade Uninter desde de 2008 e também presta serviços à ONG's de Curitiba, visando promover a comunicação de maneira eficaz e efetiva. O trabalho é realizado por meio de alunos (as) estagiários (as), bolsistas e voluntários (as) que atuam sobre a supervisão de professores (as) orientadores (as) em conjunto com a coordenação do curso de Publicidade e Propaganda. A Grafita visa proporcionar aos (às) estudantes o ambiente mais próximo possível da realidade do mercado de trabalho publicitário e contribuir para sua formação e inclusão no mercado de trabalho.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Grafita é a Agência Experimental de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Internacional Uninter, um projeto de extensão voltado à prática-pedagógica. Teve suas atividades iniciadas em agosto de 2008, sendo parte integrante do Núcleo de Comunicação. É em um espaço acadêmico destinado ao desenvolvimento laboratorial de ações e peças de comunicação, um ambiente de formação profissional dos (as) estudantes do curso de Publicidade e Propaganda. As instalações e objetivos são análogos aos de uma agência profissional. O (a) estudante, após ser aprovado em teste de seleção, cumpre estágio de pelo menos um semestre na área que pretende seguir profissionalmente. Os (as) alunos (as) são alocados (as) na condição de estágio remunerado ou voluntário, conforme critérios estabelecidos pela Reitoria. Os (as) estudantes atuam, de maneira supervisionada, buscando soluções criativas para problemas comunicacionais dos clientes em nível interno (Instituição) ou externo (comunidade). O espaço possibilita a formação profissional, mas também contribui para o desenvolvimento pessoal, aliando a teoria à prática, estimulando posturas proativas. A Grafita atua junto à comunidade Uninter, atendendo necessidades de comunicação de todas as Coordenações de Cursos, Sistema de Bibliotecas, Instituto Wilson Picler, entre outros, com a chancela do Departamento de Marketing para veiculação das peças com as marcas ligadas ao Grupo. Além disso, desde de 2016, a Grafita possui parceria com a ASID Brasil  Ação Social pela Igualdade das Diferenças, a agência atua colaborando com o planejamento de ações e criação. As atividades envolvem pesquisa e diagnóstico de mercado, planejamento estratégico em comunicação, criação (on e off-line) e o desenvolvimento de planos de mídia. Estas são feitas a partir da base teórica empregada em sala, visando aplicar os conhecimentos e oferecer oportunidades para que os (as) alunos (as) ingressem no mercado de trabalho.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O principal objetivo da Grafita é possibilitar aos estudantes do curso de Publicidade e Propaganda um espaço de envolvimento com a realidade do planejamento, criação e produção publicitária, num ambiente adequado ao exercício, em caráter experimental, de atividades práticas de natureza profissional da publicidade e propaganda. Pretende-se, ainda, proporcionar um ambiente de transdisciplinaridade entre as competências de Publicidade e Propaganda, podendo contar também com a contribuição da habilitação de Jornalismo, comprovando e aplicando a tendência atual da Comunicação Integrada, de forma que o discente possa aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas curriculares, tornando-se mais bem capacitado para a inserção no mercado de trabalho. Busca, então, contribuir de maneira positiva no desenvolvimento profissional, pessoal e social dos (as) alunos (as), promovendo vivências análogas às de uma Agência de Publicidade sem deixar de lado o incentivo à produção no âmbito acadêmico (pesquisa) e a responsabilidade social.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As dinâmicas mercadológicas exigem conhecimento, espírito crítico e constante atualização. Mas, além disso, demandam também dos (as) ingressantes experiência prévia. Mohallem (1997, p.3) afirma que "conseguir estágio em agência é quase tão difícil quanto arrumar vaga de astronauta na Nasa". Desta forma, as Agências Experimentais enquanto exercícios de extensão podem atuar promovendo a formação profissional que possibilitam, de acordo com Almeida (2012) o aprendizado pela prática; o desenvolvimento de habilidades e a articulação da teoria à prática. De acordo com Fernandes (2013, p. 138): "a articulação da pesquisa, ensino e extensão é necessária para produzir uma prática acadêmica coerente com as mudanças da sociedade e do mercado". A autora aponta que isto permite aos (às) estudantes conhecer, analisar e intervir na realidade. Jezine (2004, p.2) enfatiza que a extensão universitária "passa a se constituir parte integrante da dinâmica pedagógica curricular do processo de formação e produção do conhecimento, envolvendo professores e alunos de forma dialógica". Assim, a atual organização da Grafita privilegia a formação plena do (a) estudante de Publicidade e Propaganda. A coordenação da agência pesquisa e monitora constantemente o trabalho de outras agências experimentais, assim como de agências profissionais de publicidade, no intuito de manter a qualidade de trabalho e inovação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A organização do trabalho na Agência Experimental foi pensada de acordo com o exposto por Bona (2007), compreendendo: a) Atendimento: realiza um levantamento completo dos problemas de comunicação do cliente, repassando-os à Agência. Responsável pela construção do briefing e, também, pela aprovação do job junto ao cliente; b) Planejamento: em trabalho conjunto com o atendimento, estabelece um plano de comunicação a partir do briefing. Responsável por planejar as ações de comunicação, integradas ao Plano de Marketing do cliente; c) Criação: constrói o briefing criativo a partir do briefing do Atendimento e Planejamento. Cria peças e é responsável pelo desenvolvimento do conceito que sustentará a campanhas/peças; d) Produção gráfica, eletrônica e digital: executa as peças criadas e finaliza os processos. Responsável pela adequação de cada peça à cada mídia; e) Mídia: estabelece os veículos e instrumentos de divulgação. Responsável pelo uso eficiente dos recursos disponíveis para cumprir os objetivos estabelecidos. A Grafita está, acadêmica e administrativamente, subordinada à Coordenação do Curso Publicidade e Propaganda. O seu funcionamento se dá a partir da interação de professores (as) e alunos (as). Entre os (as) professores (as) estão: Ma. Ana Paula Heck, coordenadora da agência; Professor Me. Matias Peruyera, orientador da área de criação publicitária; e Professor Me. Jheison Holthausen, orientador da área de planejamento, sendo que cada um (a) mantém carga horária de 10h/semana. A Grafita conta três estagiários (as) remunerados (as), com dedicação de 30h/semana cada  em conformidade com os decretos da Lei n. 11.788 cuja jornada do estagiário é regida de acordo com resoluções do Conselho Nacional de Educação; e voluntários (as) de Publicidade e Propaganda com dedicação de 10h/semana cada. A seleção dos (as) estagiários (as) remunerados (as), é feita anualmente via Edital da Reitoria. A remuneração inclui o desconto na mensalidade (50%), salário, vale refeição e vale transporte. A Grafita possui uma sala no quinto andar do campus Tiradentes e funciona de segunda à sexta-feira, das 12h30 às 18h30. A definição desse horário tem por objetivo a integração dos (as) estudantes, visto que os cursos de graduação funcionam pela manhã e noite. A agência conta com computadores Macs e PCs com Pacotes Office e Adobe, internet banda larga, impressora de grandes formatos, scanner, telefones, guilhotina e mesa de luz, etc. Também são utilizados os equipamentos dos estúdios de Fotografia, TV e Rádio do Centro Universitário Internacional Uninter.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O desenvolvimento das tarefas (campanhas, peças e outras ações de comunicação) se dá pelo cumprimento da agenda de trabalho, definida pela Coordenação da Agência juntamente com professores (as) orientadores (as) e estudantes. Os (as) alunos (as) cumprem as atividades simulando a atuação profissional com o suporte do apoio pedagógico para contribuir com seu desenvolvimento. Desta forma, professores contribuem com a orientação no desenvolvimento de conceitos de campanha, auxiliam de maneira teórica e prática, seja no manejo de softwares e execução de peças, bem como no planejamento, produção, etc. Visando a formação de maneira mais abrangente, aos (às) alunos (as) são direcionadas funções de acordo com seus interesses nas diversas áreas da Publicidade, em conformidade ao que foi exposto no tópico anterior. Contudo, estas funções não são, necessariamente, fixas, sendo que os (as) alunos (as) são incentivados a atuar em diferentes áreas, visando a formação "plena". Existe também uma rotação de "liderança", a cada duas semanas é realizada a troca de postos, sendo que um (a) aluno (a) se torna líder e responsável pela evolução (desenvolvimento) e entrega (deadlines) dos trabalhos. A atuação da Agência Experimental de Publicidade e Propaganda conta com o suporte administrativo provido pela instituição, por meio da Coordenação do curso de Publicidade e Propaganda, envolvendo aspectos burocráticos, fornecimento de material de uso e consumo, acionamento de serviços de apoio e de informática, dentre outros. Os jobs entram em pauta de acordo com a demanda da Instituição ou das ONGs parceiras. Contudo, a prospecção de novos trabalhos ou campanhas pode ser proposta, necessitando de autorização da Coordenação da Agência  conforme supracitado, a Agência estimula a proatividade. À Equipe cabe a implementação das rotinas de pesquisa, prospecção, atendimento, planejamento, criação, produção e planejamento de mídia, dentre outras, sempre em cumprimento a agenda de trabalho determinada pela Coordenação sob a supervisão dos (as) professores (as). Todas essas atividades são desenvolvidas visando integrar a equipe, aspecto valorizado no mercado. Para a entrada de jobs, a Grafita conta com Formulário próprio de requerimento, o Pedido de Criação (PC - em anexo). A partir da entrada do PC, o briefing específico é montado pelos (as) estagiários (as) com o auxílio dos (as) professores (as). Caso haja dúvida sobre algum aspecto, o requerente é contatado pelo (a) aluno (a) responsável pelo atendimento. Com as informações esclarecidas, o job passa pelas células da agência, o andamento de todos os trabalhos pode ser acompanhado pelos membros da agência que têm acesso e suprem as informações em um documento específico na "nuvem", que faz uso da ferramenta on-line Google Drive. Este documento especifica o (a) solicitante, peças, prazos e status (em andamento, aprovado, encaminhado ao cliente) servindo como base de controle das atividades. Dentre os serviços prestados, a Grafita atua no desenvolvimento de planejamentos de comunicação, pesquisa, criação de identidades visuais, gestão de mídias sociais (responsável pela gestão das fanpages do curso de Publicidade e Propaganda, dos eventos organizados pelo curso e da própria agência experimental), produção de vídeo, criação de anúncios, cartazes e banners, entre outros. Com objetivo de atuar na formação integral, a agência também colabora na execução de eventos dos cursos da Instituição. Entre os eventos voltados à pesquisa, é possível citar a colaboração no Seminário de Pesquisa em Comunicação Uninter e o Encontro de Iniciação Científica, e Fórum Científico  ENFOC promovidos pelo Centro Universitário. A equipe também apoia eventos voltados à prática como a Semana de Comunicação Uninter; Júri Simulado do curso de Direito; Gigantes da Contabilidade (https://goo.gl/RTNdXC), entre outros, além de palestras e oficinas promovidas pelos cursos e Publicidade e Jornalismo. Dentre os eventos votados à comunicação, a Grafita atua na organização da Mostra Massa, uma exposição de trabalhos dos (as) acadêmicos (as) de Jornalismo e Publicidade do Centro Universitário Internacional UNINTER promovido pelo colegiado dos cursos. O evento tem o intuito de reunir os (as) acadêmicos (as) a fim de apresentar os trabalhos desenvolvidos nas disciplinas práticas dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. A Mostra Massa é anual e acontece no primeiro semestre com a participação de todos (as) os (as) alunos (as) dos cursos citados. A apresentação de trabalhos segue tema livre, tendo em vista as produções práticas desenvolvidas nos cursos. Foram definidas 11 categorias para apresentação de trabalhos na Mostra. Destas, 2 são mistas e abrangem os dois cursos e as demais são divididas por habilitação. As categorias mistas são: fotografia e videodocumentário. As categorias de jornalismo são: produções jornalísticas impressas, produções jornalísticas online, radiojornalismo e produções jornalísticas para TV. Por fim, as categorias voltadas à prática publicitária são: identidade visual, criação e produção visual para web, produção radiofônica publicitária, filme publicitário e campanha publicitária. Para avaliação dos trabalhos, são convidados profissionais das duas áreas e professores dos cursos a fim de fornecer aos alunos um feddback de pessoas atuantes no mercado e do colegiado de maneira geral. Além disso, colaborando para o desenvolvimento social, uma de suas metas, a agência também atua em parceria com o Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (SIANEE) da Uninter, contribuindo na produção de artes para eventos como o 1º Encontro Nacional de Agenesia. A Grafita também contribui em ações internas de conscientização, como à época dos 10 anos da Lei Maria da Penha e a promoção de mesas de debate sobre Comunicação e Gênero, por exemplo. Já em nível externo, conforme supracitado, a agência também auxilia no planejamento e criação de materiais para as Instituições atendidas pela ASID Brasil (https://goo.gl/KUXTUj), como o projeto "Mãos na Massa". No ano de 2016, a Grafita foi eleita a Agência Experimental do ano do Paraná no evento Creative Soccer Challenge (CSC), um desafio esportivo e criativo que buscou engajar alunos (as) dos cursos de Comunicação em um torneio de futebol promovido pela Redhook School. A agência começou lançando uma página no facebook (https://goo.gl/Xys72v) para informar os (as) alunos (as) e lançou um vídeo apresentado a Grafita (que alcançou mais de 2,7k de views no facebook - https://goo.gl/8X2wTk). O desenvolvimento do job seguiu com a produção de conteúdo que incluía, vídeos (https://goo.gl/Ehl4ls), gifs e postagens informativas, além de organizar ações internas como um campeonato de futebol de botão (https://goo.gl/LFN60J) para estimular os (as) estudantes a aderir à competição. Também atuou fazendo a cobertura do evento e transmitindo os jogos ao vivo em live (https://goo.gl/u8iesA) no facebook. O resultado de toda a campanha para o CSC pode ser conferido na animação disponível na fanpage do evento (https://www.facebook.com/aquecimentoCSC/videos/830276640447760). Além dos trabalhos expostos aqui, mais ações da Agência podem ser conferidas nos anexos e na fanpage do Facebook (https://www.facebook.com/grafitauninter), Instagram (https://www.instagram.com/grafitauninter/) e Youtube (https://goo.gl/AIDuin).</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A Grafita Agência Experimental é um local de aprendizado e interação entre alunos (as) e professores (as) com o objetivo de contribuir para a formação. Este relato contribui para confirmar que a agência cumpre seus objetivos ao fornecer um espaço de trocas, preparação e aprimoramento de habilidades. De grande importância pedagógica e mercadológica, a Grafita possibilita aos estudantes a entrada no mercado de trabalho e opera em conformidade com os princípios éticos que estão no fundamento de todos os cursos da Instituição a que pertence, como também à legislação que regula as diversas formas de se fazer Publicidade e Propaganda, desde a Constituição Brasileira até as normas criadas pelas entidades da categoria profissional - é o caso do CONAR (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária) que estabelece os padrões éticos mínimos a serem observados na elaboração do anúncio publicitário. De maneira aplicada e apaixonada, a equipe trabalha desde a confecção do briefing até a arte final buscando aliar teoria e prática, conferindo aos (às) estudantes o protagonismo em todas as etapas deste processo, seja enquanto ofício ou construção de conhecimento.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ALMEIDA, Luciane Pinho. A extensão universitária: processo de aprendizagem do aluno na construção do fazer profissional. In: SÍVERES, Luiz (org). Processos de Aprendizagem na Extensão Universitária. Goiânia: Ed. da PUC Goias, 2012.<br><br>BONA, Nivea Canalli. Publicidade e Propaganda: da agência à campanha. Curitiba: Ed. IBPEX, 2007. <br><br>FERNANDES, Mônica Abranches. Trabalho comunitário: uma metodologia para ação coletiva e educativa da extensão universitária em comunidades. In: MENEZES, Ana Luisa Teixeira; SÍVERES, Luiz (org.). Transcendendo fronteiras: a contribuição da extensão das instituições comunitárias de ensino superior (ICES)- Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2013.<br><br>GASTALDO, Édison. Publicidade e sociedade: uma perspectiva antropológica. Porto Alegre: Sulina, 2013.<br><br>JEZINE, E. As práticas Curriculares e a Extensão Universitária. Anais do 2° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Belo Horizonte. 2004. Disponível em: www.ufmg.br/congrext/Gestao/Gestao12.pdf. Acesso em: 04 de Abril de 2015. <br><br>MOHALLEM, Eugênio. Manual do Estagiário. 1997. <br><br>SANT ANNA, Armando et al. Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Cengage Learning, 2011.<br><br> </td></tr></table></body></html>