|
INSCRIÇÃO: | 01384 |
|
CATEGORIA: | RT |
|
MODALIDADE: | RT02 |
|
TÍTULO: | Ao pé da letra |
|
AUTORES: | André Luiz Slosavski (Universidade Positivo); Kamila Pereira dos Santos (Universidade Positivo); Sandra Nodari (Universidade Positivo) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | Interprograma , Programa de jornalismo, Expressões idiomáticas, história, significado |
|
RESUMO |
Ao pé da letra é uma série de interprogramas jornalísticos com duração de 1 minuto e meio e 3 minutos, que apresenta expressões idiomáticas utilizadas diariamente pelos brasileiros. Em cada programete é apresentada uma expressão e por meio de enquetes busca-se saber quão familiar é o ditado e se as pessoas conhecem seu significado e origem. As expressões idiomáticas são explicadas de forma simples e sempre trazem o contexto histórico de seu surgimento, ajudando assim na compreensão da utilização no dia a dia. |
|
INTRODUÇÃO |
Todos os dias centenas de pessoas utilizam-se das expressões idiomáticas para se referirem à determinadas situações. As expressões são caracterizadas por frases ou termos que assumem significados diferentes daqueles em que as palavras são utilizadas separadamente. Partindo da premissa de que muitas pessoas não conhecem o verdadeiro significado da expressão e, apenas a repetem, pois a mesma chegou a substituir determinados termos ou palavras, que surgiu o interprograma. O veículo foi escolhido por entendermos como Arlindo Machado (2000) que a televisão é um dos fenômenos culturais mais importantes do nosso tempo. Além de exibir programas de entretenimento, a televisão brasileira também dedica uma parte da sua programação ao telejornalismo, que tem por objetivo, como é de conhecimento geral, levar informação e conhecimento aos brasileiros. Mesmo com a competição com a Internet, a TV continua ocupando papel importantíssimo no cotidiano da imensa maioria da população brasileira, pois a TV “tem sabido conviver bem com a internet, se apropriar de seus recursos e estabelecer com ela uma relação não de concorrência, mas de extensão” (França, 2009,pág. 28). Ao tornar-se uma extensão das aulas de Telejornalismo, o projeto proporcionou a prática de conceitos de jornalismo para televisão e de roteirização, além de um conhecimento sobre a própria história, ao se trabalhar com uma densa pesquisa para formular os roteiros que seriam gravados. Entre as várias funções cabíveis ao jornalismo, destaca-se aqui seu caráter social, tendo em vista que esses programetes contribuem para o resgate histórico, de conservação memorial, e para levar informações sobre estes personagens que talvez não sejam contempladas pelos veículos diários, cujo maior objetivo é trabalhar com o factual.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀猀琀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 愀漀猀 昀甀琀甀爀漀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 甀洀愀 瀀爀琀椀挀愀 愀氀椀愀搀愀 琀攀漀爀椀愀 瘀椀猀琀愀 渀愀 挀愀搀攀椀爀愀 搀攀 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䤀䤀⸀ 䄀漀 瀀攀爀洀椀琀椀爀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀愀爀 昀甀渀攀猀 挀漀爀爀攀氀愀琀愀猀 猀 瀀爀愀琀椀挀愀搀愀猀 瀀漀爀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 渀愀猀 爀攀搀愀攀猀 搀攀 琀攀氀攀瘀椀猀漀Ⰰ 挀漀洀漀 爀攀瀀爀琀攀爀Ⰰ 瀀愀甀琀攀椀爀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀琀漀爀Ⰰ 攀搀椀琀漀爀 攀 挀椀渀攀最爀愀昀椀猀琀愀Ⰰ 琀洀ⴀ猀攀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 琀愀洀戀洀 搀攀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀爀 愀 瀀爀琀椀挀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 渀漀 搀椀愀ⴀ愀ⴀ搀椀愀 搀愀 昀漀爀洀愀漀 愀挀愀搀洀椀挀愀⸀ 伀 猀攀最甀渀搀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀漀洀漀 甀洀愀 樀愀渀攀氀愀 瀀愀爀愀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀渀搀漀 甀洀 漀氀栀愀爀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀漀 愀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 琀攀氀攀瘀椀猀漀Ⰰ 攀 愀 栀愀爀搀渀攀眀猀 攀砀椀戀椀搀愀 渀漀猀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀椀猀⸀ 䄀琀爀愀瘀猀 搀椀猀猀漀Ⰰ 瀀漀猀猀瘀攀氀 甀琀椀氀椀稀愀爀 愀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀漀洀漀 洀攀椀漀猀 猀挀椀漀ⴀ攀搀甀挀愀琀椀瘀漀猀⸀ 一愀 搀攀猀挀爀椀漀 搀攀 䨀漀愀渀 䘀攀爀爀猀Ⰰ 猀攀爀椀愀 愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀漀 洀攀椀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 瀀愀爀愀 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 洀漀琀椀瘀愀搀漀爀㨀 ᰀ⠠⸀⸀⸀⤀ 一漀 猀攀 琀爀愀琀愀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 愀 猀攀爀瘀椀漀 搀攀 甀洀 搀椀猀挀甀爀猀漀 瘀攀爀戀愀氀Ⰰ 洀愀猀 搀攀 甀洀愀 椀渀琀攀最爀愀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 洀切猀椀挀愀Ⰰ 琀攀砀琀漀 昀愀氀愀搀漀 攀 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀Ⰰ 昀漀爀洀愀渀搀漀 甀洀愀 甀渀椀搀愀搀攀 攀砀瀀爀攀猀猀椀瘀愀 椀渀搀椀猀猀漀氀切瘀攀氀Ⰰ 挀漀洀 甀洀 爀椀琀洀漀Ⰰ 甀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 攀 甀洀愀 搀甀爀愀漀 瀀爀攀瘀椀愀洀攀渀琀攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀猀⸀ ᴀ†⠀䘀䔀刀刀준匀Ⰰ 㤀㤀㘀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㐀⤀⸀ 伀 琀攀爀挀攀椀爀漀 ጀ†攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 ጀ† 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 漀猀 挀椀搀愀搀漀猀 挀漀渀栀攀愀洀 漀 爀攀愀氀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 搀愀 攀砀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 攀砀瀀氀椀挀愀漀 搀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 攀洀 焀甀攀 攀氀愀 昀漀椀 搀椀琀愀 攀⼀漀甀 挀爀椀愀搀愀⸀ 䄀焀甀椀Ⰰ 漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 琀愀洀戀洀 挀漀渀栀攀挀攀 洀愀椀猀 猀漀戀爀攀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 猀洀戀漀氀漀猀 攀 搀愀琀愀猀⸀ 䌀漀洀 攀猀琀攀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀Ⰰ 漀 昀愀稀攀爀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀漀 挀甀爀猀漀 猀攀 挀漀愀搀甀渀愀 挀漀洀 愀 昀愀氀愀 搀攀 䐀攀洀漀 焀甀愀渀搀漀 挀椀琀愀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 漀 愀氀甀渀漀 甀氀琀爀愀瀀愀猀猀愀爀 愀 戀愀爀爀攀椀爀愀 搀漀 愀瀀爀攀渀搀攀爀 瀀愀爀愀 挀栀攀最愀爀 愀漀 愀瀀爀攀攀渀搀攀爀Ⰰ ᰀ挠愀洀椀渀栀愀 渀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 搀愀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀漀 攀 爀攀挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀愀渀搀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 渀漀 愀氀甀渀漀 挀漀洀瀀攀琀渀挀椀愀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀搀漀爀愀 爀攀挀漀渀猀琀爀甀琀椀瘀愀ᴀ†⠀㤀㤀㠀Ⰰ 瀀最⸀ 㔀㔀⤀
|
|
JUSTIFICATIVA |
A experiência laboratorial permite aos alunos a oportunidade de praticar o telejornalismo em um ambiente que simula a redação de um veículo tradicional. Um dos principais objetivos do laboratório é instigar os alunos a desempenhar funções praticadas por jornalistas nas redações de televisão como apresentador, editor-chefe, editor, pauteiro, repórter e cinegrafista. Além disso, na universidade é possível testar experiências em vídeo que nem sempre são frequentes nas redações, por conta do ambiente de produção que tem de dar conta de exibir um telejornal diariamente, ou mais de um. Agora produtos laboratoriais em todas as áreas são exigência das novas diretrizes do curso de jornalismo, desde 2016. A forma de se fazer Jornalismo com um objetivo além do de informar: “um Jornalismo preocupado em informar, formar e educar, com uma clara função social. É, em suma, um jornalismo com as premissas de televisão de qualidade” (2008, pág. 23). Este projeto permite aos alunos exercitar a realização de vídeos educativos de qualidade jornalística. Além disso, pretende se contribuir com o resgate histórico das expressões idiomáticas ao fornecer um material audiovisual que privilegia a pesquisa e o conhecimento. Beatriz Becker em seu texto sobre telejornalismo de qualidade, apresenta dicas de como aumentar a qualidade das produções. Entre as orientações: “Na edição das reportagens, explorar melhor a relação texto-imagem, marca essencial do audiovisual, produzindo novos olhares sobre a realidade social” (2005, pág. 63). Beatriz enfatiza ainda: “Mas, é possível experimentar modos diferentes de contar histórias do cotidiano, mais interessantes e curiosas, valorizando a estética e o conteúdo, usando as novas tecnologias com criatividade, sabedoria e discernimento” (idem). O Ao pé da letra tenta explorar recursos de edição para tornar os vídeos lúdicos e divertidos, ao mesmo tempo em que informa e educa sobre personagens históricos importantes. Para tanto, faz uso de trilhas, artes, animações curtas, etc. A autora cita Rincon para afirmar que: “Conclui-se que a televisão de qualidade é aquela que se torna parte da conversação pública cotidiana, como uma referência de novos conhecimentos e percepções, já que o audiovisual deve servir para conectar-se com as pessoas, criando uma relação enriquecedora com a vida cotidiana, expressa por produzir programas inovadores, universais, experimentais e ousados.” (RINCON in BECKER, 2005, pág. 56)㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 䄀漀 瀀 搀愀 氀攀琀爀愀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀 洀愀渀甀愀氀 瀀爀瀀爀椀漀 焀甀攀 搀攀猀挀爀攀瘀攀 挀漀洀漀 搀攀瘀攀 猀攀爀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 搀攀猀搀攀 漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 瀀愀猀猀愀渀搀漀 瀀攀氀愀 瀀爀漀搀甀漀 攀 瀀愀爀愀 愀 攀搀椀漀⸀ 䄀戀愀椀砀漀Ⰰ 琀爀攀挀栀漀猀 搀漀 洀愀渀甀愀氀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀㨀 ⤀ 伀 䄀漀 瀀 搀愀 氀攀琀爀愀 渀漀 琀攀洀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀Ⰰ 洀愀猀 瀀爀攀挀椀猀愀 挀漀渀琀攀爀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 挀漀洀漀 䘀愀氀愀 倀漀瘀漀Ⰰ 愀渀椀洀愀漀 漀甀 愀爀琀攀 瀀愀爀愀 攀砀瀀氀椀挀愀爀 愀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 椀搀椀漀洀琀椀挀愀Ⰰ 漀昀昀Ⰰ 猀漀渀漀爀愀 攀 瀀愀猀猀愀最攀洀⸀ ㈀⤀ 伀 䘀愀氀愀 倀漀瘀漀 攀 愀 瀀愀猀猀愀最攀洀 ⠀漀甀 瀀愀猀猀愀最攀渀猀⤀ 搀攀瘀攀洀 猀攀爀 最爀愀瘀愀搀漀猀 攀洀 氀甀最愀爀攀猀 焀甀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀攀洀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 愀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀愀 漀甀 甀洀 氀漀挀愀氀 焀甀攀 瘀漀挀 攀猀挀漀氀栀攀爀⸀ ㌀⤀ 伀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀 搀漀 䘀愀氀愀 倀漀瘀漀 琀愀洀戀洀 瀀愀搀爀漀渀椀稀愀搀漀⸀ 儀甀攀洀 愀瀀愀爀攀挀攀 渀愀 椀洀愀最攀洀 愀瀀攀渀愀猀 漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀Ⰰ 攀洀 甀洀 瀀氀愀渀漀 洀搀椀漀⸀ 伀 爀攀瀀爀琀攀爀 渀漀 瀀漀搀攀 愀瀀愀爀攀挀攀爀⸀ 㐀⤀ 䄀漀 挀愀瀀琀愀爀 椀洀愀最攀渀猀 搀漀 氀漀挀愀氀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀Ⰰ 瀀爀攀稀攀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀漀爀 椀洀愀最攀渀猀 攀猀琀琀椀挀愀猀Ⰰ 猀攀洀 焀甀愀氀焀甀攀爀 琀椀瀀漀 搀攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 搀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 瀀漀渀琀漀猀⸀ 䰀攀洀戀爀攀 焀甀攀 漀 椀搀攀愀氀 挀愀瀀琀愀爀 瀀攀氀漀 洀攀渀漀猀 猀攀最甀渀搀漀猀 搀攀 椀洀愀最攀洀 ⠀洀攀猀洀漀 焀甀攀 猀攀樀愀 攀猀琀琀椀挀愀⤀ 攀 琀愀洀戀洀 洀愀椀猀 搀攀 甀洀 琀愀欀攀 搀漀 洀攀猀洀漀 瀀氀愀渀漀⸀ 倀愀爀愀 挀愀搀愀 㐀 椀洀愀最攀渀猀 瀀愀爀愀搀愀猀Ⰰ 昀愀愀 甀洀愀 攀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀⸀ 㔀⤀ 䄀瀀猀 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 氀攀瘀愀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 愀氀琀攀爀渀攀 漀猀 瀀氀愀渀漀猀 攀 猀 搀攀瀀漀椀猀 椀渀猀椀爀愀 漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 瘀漀挀 琀攀洀 瘀漀渀琀愀搀攀 搀攀 爀攀愀氀椀稀愀爀⸀ 㘀⤀ 䄀猀 愀渀椀洀愀攀猀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 昀攀椀琀愀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 氀椀瘀爀攀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 愀爀琀攀Ⰰ 匀琀漀瀀 洀漀琀椀漀渀 漀甀 漀甀琀爀愀 琀挀渀椀挀愀⸀ 䔀氀愀 瀀漀搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 琀攀砀琀漀 攀 渀切洀攀爀漀⸀ 㜀⤀ 伀爀最愀渀椀稀攀 戀攀洀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 愀渀琀攀猀 搀攀 愀最攀渀搀愀爀 栀漀爀爀椀漀 渀愀 椀氀栀愀 搀攀 攀搀椀漀⸀ 嘀漀挀 搀攀瘀攀 氀攀瘀愀爀 漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 漀 漀昀昀 最爀愀瘀愀搀漀 攀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 戀爀甀琀漀⸀ 匀攀 焀甀椀猀攀爀 甀猀愀爀 愀爀琀攀猀Ⰰ 昀漀琀漀猀Ⰰ 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 愀爀焀甀椀瘀漀Ⰰ 洀切猀椀挀愀猀Ⰰ 氀攀瘀攀 攀猀琀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 琀愀洀戀洀℀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 椀搀椀漀洀琀椀挀愀 氀攀瘀愀 攀洀 挀漀渀琀愀 愀 瀀漀瀀甀氀愀爀椀搀愀搀攀 漀甀 猀攀甀 甀猀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䌀甀爀椀琀椀戀愀⸀ 伀 瀀爀漀最爀愀洀愀 琀攀渀琀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 氀切搀椀挀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀 攀砀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀 ᰀ䄠 挀漀戀爀愀 瘀愀椀 昀甀洀愀爀ᴀ†焀甀攀 琀攀洀 挀漀洀漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 愀氀最漀 搀椀昀挀椀氀 搀攀 猀攀爀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 猀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀 瀀漀搀攀 最攀爀愀爀 猀爀椀漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀Ⰰ 攀洀 昀漀爀洀愀 搀攀 愀渀椀洀愀漀⸀ 伀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀猀琀愀 搀攀 挀愀搀愀 椀渀琀攀爀瀀爀漀最爀愀洀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 猀甀愀 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀 挀漀洀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 瘀椀瘀攀爀愀洀 攀洀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀 瀀漀挀愀 漀甀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀猀琀愀猀Ⰰ 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀攀猀⸀
|
|
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
O Ao pé da letra é um programete ou interprograma que tem duração entre 1 minuto e meio e 3 minutos, ideal para ser exibido nos novos formatos de audiovisual da internet. Os vídeos têm locução, passagens e arte que trazem informações sobre as expressões idiomáticas, enquetes para saber se as pessoas conhecem e sabem o significado das expressões, trilha sonora, além de material de arquivo. Os alunos de telejornalismo e Práticas Contemporâneas de audiovisual ficam responsáveis pela produção do interprograma. Somente os vídeos com qualidade técnica mínima são disponibilizados no canal da TV Teia, veículo de comunicação do curso de Jornalismo, no youtube (youtube.com/tvteia). Os interprogramas são produzidos no contra turno e os alunos desempenham funções correlatas às praticadas por jornalistas nas redações de televisão, como repórter, editor, pauteiro e cinegrafista. A partir da expressão idiomática é montado o roteiro com as informações históricas e demais curiosidades. Constatou-se, após as primeiras gravações, que os participantes das enquetes, na maioria das vezes, principalmente os mais jovens, não sabiam ou nunca ouviram falar sobre a expressão idiomática. Por outro lado, também foram encontradas pessoas que não sabiam a origem ou o significado real da expressão, mas conseguiam compreender o que ela significava, a partir de exemplos contemporâneos. Depois da expressão ser escolhida, o aluno procede à uma pesquisa sobre o mesmo e escreve um roteiro (no modelo de roteiro literário). Este roteiro é revisado pelo professor que o aprova ou pede refação. Quando aprovado, a equipe pode sair para gravar imagens, enquetes, entrevistas, passagens. Por fim, o material é editado utilizando trilha sonora, artes e arquivo. O professor revisa a edição e se tiver qualidade de exibição aguarda ser enviado ao canal da TV Teia. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 挀愀爀琀攀爀 攀搀甀挀愀琀椀瘀漀 攀 搀攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀Ⰰ 愀瀀爀攀攀渀猀漀 攀 愀瀀氀椀挀愀漀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀漀 ᰀ䄠漀 瀀 搀愀 氀攀琀爀愀ᴀ†琀攀洀 猀椀搀漀 愀氀挀愀渀愀搀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 瀀攀氀愀猀 攀焀甀椀瀀攀猀⸀ 䄀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 攀 愀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 爀攀昀漀爀洀甀氀愀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 瀀愀爀愀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 甀洀 愀瘀愀渀漀 琀愀渀琀漀 渀漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀椀搀琀椀挀漀 焀甀愀渀琀漀 渀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 愀氀愀瘀愀渀挀漀甀 漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀漀 唀倀 攀 爀攀搀椀洀攀渀猀椀漀渀漀甀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀椀搀琀椀挀漀ⴀ瀀攀搀愀最最椀挀愀 愀漀 愀洀瀀氀椀愀爀 漀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀爀琀椀挀愀 猀漀挀椀愀氀 攀 搀愀 挀椀搀愀搀愀渀椀愀Ⰰ 昀漀爀洀愀渀搀漀 甀洀 挀漀爀瀀漀 搀椀猀挀攀渀琀攀 挀漀洀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 焀甀攀 漀猀 氀攀瘀愀洀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀 猀攀甀 攀渀琀漀爀渀漀⸀
Além disso, todo o projeto laboratorial ajuda os acadêmicos a vivenciarem, não apenas as glórias de um bom trabalho jornalístico televisivo, mas também ensina os futuros jornalistas a lidar com problemas reais que a profissão enfrenta. Portanto, além da função laboratorial, o Ao pé da letra contribui com o resgate da cultura por meio das expressões idiomáticas e seus significados, além do acesso democrático à informação, proporcionado uma vivência de um novo telejornalismo, mais próximo e preocupado com o cidadão e a sua história.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀娀䄀䴀䈀唀䨀䄀Ⰰ 䌀渀琀椀愀 一攀瘀攀猀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀搀甀挀愀琀椀瘀漀㨀 搀愀 琀攀漀爀椀愀 瀀爀琀椀挀愀 渀愀 琀瘀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀Ⰰ 䔀猀琀挀椀漀 搀攀 匀Ⰰ ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䔀䌀䬀䔀刀Ⰰ 䈀攀愀琀爀椀稀⸀ 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀㨀 甀洀 挀漀渀挀攀椀琀漀 攀洀 挀漀渀猀琀爀甀漀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 䜀愀氀砀椀愀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 㔀渀⸀ Ⰰ 瀀⸀ 㔀ⴀ㘀㐀Ⰰ 搀攀稀⸀ ㈀ 㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀刀嘀䄀䰀䠀伀⸀ 䜀甀椀氀栀攀爀洀攀⸀ 伀 搀爀愀洀愀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀切戀氀椀挀愀 渀漀 倀愀爀愀渀㨀 漀 挀愀猀漀 搀愀 刀吀嘀䔀ⴀ倀刀⸀ 䘀愀洀攀挀漀猀㨀 ㈀ 㘀⸀ 䤀渀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀爀攀瘀椀猀琀愀猀攀氀攀琀爀漀渀椀挀愀猀⸀瀀甀挀爀猀⸀戀爀⼀漀樀猀⼀椀渀搀攀砀⸀瀀栀瀀⼀爀攀瘀椀猀琀愀昀愀洀攀挀漀猀⼀愀爀琀椀挀氀攀⼀瘀椀攀眀䘀椀氀攀⼀㈀㈀ 㤀㈀⼀㌀㜀 㐀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|