ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01399</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO15</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Curitiba em Movimento</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Paulo Vinicius Metling Corrêa (Centro Universitário Autônomo do Brasil); Cristhine de Souza Fanha do Nascimento (Centro Universitário Autônomo do Brasil); Aléxia Marina Lopes (Centro Universitário Autônomo do Brasil); Mellanie Anversa de Andrade (Centro Universitário Autônomo do Brasil); Gabriel Alexandre Bozza (Centro Universitário Autônomo do Brasil)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Curitiba, Mobilidade, Pessoas, Transporte, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O radiodocumentário Curitiba em Movimento surge da discussão da mobilidade urbana na cidade. Traz o município não como um modelo em mobilidade urbana para seus moradores, mas discute os gargalos que ainda existem na locomoção das pessoas. O trabalho buscou abordar dentro do tema o transporte coletivo, trajeto a pé, por automóveis, locomoção de pessoas portadoras de deficiência (PCDs). Tem contexto histórico desde a proposta do plano diretor do município e dados estatísticos da cidade, a maneira como motorista de diferentes idades, passageiros de ônibus e uma mãe levando o carrinho de bebes faz para locomoverem pelo município.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">É um trabalho de comunicação planejado e desenvolvido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil, no ano de 2016 na cidade de Curitiba-PR, na disciplina de Laboratório de Radiojornalismo sob a orientação do professor Gabriel Bozza. Visa propiciar ao ouvinte discussão sobre a mobilidade urbana do município. O radiodocumentário aborda vertentes o transporte por BRT (Transporte Rápido por Ônibus), automóveis, bicicletas, trajeto a pé e a locomoção de pessoas com deficiências (PCDs). Partimos da ideia que Curitiba é considerada exemplo em mobilidade urbana (prêmio internacional Hermès de Inovação 2014  Qualidade de Vida das Cidades) e há um plano diretor do qual ainda falta alternativas para que a cidade se torne eficiente na locomoção para seus moradores, Curitiba em Movimento traz histórias de pessoas comuns. O radiodocumentário Curitiba em Movimento traz dados estatísticos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, da Urbanização de Curitiba, a URBS e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano da Prefeitura Municipal de Curitiba, o IPPUC. Dados históricos da cidade, como a primeira calçada para pedestres do Brasil, a invenção do BRT, modelo exportado para mais de 180 países. O radiodocumentário se inicia com a mescla de entrevistas de três moradores da cidade em diferentes formas como se locomovem pelo município, após esta mescla o desenvolvimento ocorre de entrevistas com PCDs, cidadão que anda de ônibus, pedestre, mãe com carrinho de bebes, motorista jovem e idosa e um ciclista. Depoimentos sempre intercalado com a voz oficial do projeto de mobilidade da cidade, o presidente do Instituto do IPPUC. Traz a mobilidade urbana do munícipio em histórias de pessoas comuns que se locomovem pela cidade e encontram problemas estruturais, em contraponto agrega dados históricos e estatísticos, bem como explicações do que está sendo feito, o que será realizado e os resultados esperados.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com o intuito de informar ao cidadão sobre a mobilidade urbana do município, atingiu seus objetivos a tratar o assunto de forma clara e esclarecedora, trouxe dados e informações direcionadas a todos, fazendo com que as histórias contadas no radiodocumentario se aproximassem dos cidadãos, devido a semelhança. Quando houve a discussão dos possíveis temas pensamos qual seria a novidade a ser abordada no radiodocumentário, algo com valor notícia, que trouxesse debate entre quem ouvisse a produção. A novidade é a apresentação da mobilidade urbana do município com os principais transportes que os cidadãos usam, o trabalho não ficou restrito ao transporte coletivo, como se vê em diversas abordagens noticiosas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Em um momento que a cidade enfrenta diversas manifestações com o transporte coletivo, surge o radiodocumentário Curitiba em Movimento com o dever de abrir espaço a sociedade para discutir a respeito do tema. Com intuito de mostrar alternativas em transportes, com depoimentos reais e dados estatísticos o radiodocumentário propicia discussão entre os principais meios de transportes do município e traz informações importantes sobre a mobilidade urbana da cidade. Tem importância, pela visão jornalística, de propiciar discussão e obter maiores informações sobre o tema mobilidade urbana na cidade de Curitiba-PR. Partimos da ideia que o orientador indicou, temas que pudessem gerar discussões junto a sociedade, angariando informações suficientes que fossem esclarecedoras ao público. Tratando o tema com maior profundidade, já que alguns temas suscitam abordagens para além dos noticiários. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Constrói-se um Briefing, contendo todos os objetivos: o título provisório, duração prevista do radiodocumentário, listagem de informações necessárias (dados estatísticos e consulta de documentos), pontos a serem explorados (o momento que cada fonte pareceria no trabalho), entrevistados, depoimentos, trilhas sonoras, cronograma e scripit, elementos que fossem necessários para atrair a atenção do ouvinte. Sob a orientação se fez necessário, decidir pelo grupo, divisões de funções, como: editor-chefe, produtores e repórteres, além do cronograma de dois meses a ser seguido. Depois discutimos quais pontos seriam explorados diante do tema mobilidade urbana, optamos no momento de entrevistar as fontes de apresentar as propostas do plano diretor existentes, e as mudanças já ocorridas na mobilidade urbana, deixando o entrevistado relatar suas visões perante o a proposta para seu transporte usual e os gargalos encontrados neste. Discussão inicial sobre o tema mobilidade urbana. A captação de sons do ambiente foi essencial para dar vida ao radiodocumentário Curitiba em Movimento. Sons que aproximassem o ouvinte das histórias, que podem ser parecidas com a de muitos cidadãos. A escolha das trilhas do radidocumentário são calmas e se encaixam no desenvolver das histórias, trilhas menos agitadas do que de costume, além dos bgs que entram em momentos específicos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Radiodocumentario Curitiba em Movimento, fala sobre a mobilidade urbana na cidade de Curitiba-PR. Discute algumas formas como os cidadãos da cidade se locomovem, se decidiu falar do transporte coletivo, por automóveis, bicicletas, trajeto a pé e de Pessoas com Deficiências (PCDs). Com onze entrevistados: passageiro de ônibus, Leonardo Martins, Sérgio Pires, presidente (no período de 2016) do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba da Prefeitura Municipal de Curitiba, o IPPUC. O Fisioterapeuta e deficiente visual Roberto Leite, servidora pública e cadeirante Priscila Campos, a pedestre Luciana Gasparetto, a mãe com carrinho de bebês Carolina Mensen Fernandes, o motorista Guilherme Krupczak, a motorista Idalina Carneiro e o ciclista Aucides Silva. Com produção de cinco alunos e sob a orientação do professor, tem duração de 30 minutos 2 segundos. Gravado em 24 de novembro de 2016, no estúdio de rádio do Centro Universitário Autônomo do Brasil  UniBrasil. O radiodocumentario conta com vinheta de abertura, offs, bgs, 15 sonoras e vinheta de fechamento. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O radiodocumentario surgiu a partir do plano diretor em mobilidade urbana de Curitiba e a importância jornalística junto as informações esclarecedoras ao público. Traz informações claras e acessíveis ao ouvinte, as propostas, melhorias e realidade da mobilidade urbana na cidade, contextualizando de maneira objetiva através da pesquisa e planejamento realizado. Discute algumas formas como os cidadãos da cidade se locomovem, se decidiu falar do transporte coletivo, por automóveis, bicicletas, trajeto a pé e de Pessoas com Deficiências (PCDs). Permitiu aos integrantes do grupo, o trabalho em equipe, divisão de tarefas, planejamento, pesquisa, apuração de fatos e dados além de fazer com que os alunos saíssem da zona de conforto e fossem onde os fatos estavam. Decidimos falar dos principais transportes que os moradores usam no dia-a-dia. Então foram selecionadas pautas relevantes a cada meio de transporte. Os entrevistados foram escolhidos de acordo com o tempo que se locomovem pela cidade, as dificuldades que encontram. Pessoas que debatem da melhor maneira de como seu transporte deveria ser. No desenvolvimento do radiodocumentário optamos pela linguagem coloquial, dando clareza ao tema e nuances que atraíssem o ouvinte. Que prendesse sua atenção já nos primeiros minutos. Uma linguagem para rádio, mais direta, sem palavras complicadas ou que fossem difíceis de serem pronunciadas. Depois de todos os materiais capturados chega o momento da decupagem e mais alguns recursos adicionais, que chamassem a atenção do ouvinte. As sonoras, além das entrevistas das fontes, são ricas em som ambiente, que possibilita o ouvinte a entender o trajeto feito de cada um deles. Vinheta de abertura, offs, bgs, 15 sonoras e vinheta de fechamento compõem o radiodocumentário. O radiodocumentario no alcance de seus objetivos, visa e pretende desdobramentos do trabalho. Junto a função social do jornalismo e a discussão perante a sociedade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> FERRARETO, Luiz Artur. Rádio - Teoria e Prática. Os documentários e os programas especiais. São Paulo: Editora Summus, 2014. <br><br>Material de apoio ao plano direto de Curitiba-PR.http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/material-de-apoio-plano-diretor/1756. <Acesso em 2016><br><br>População e quantidade de automóveis de Curitiba-PR. www.cidades.ibge.gov.br/<Acesso em 2016><br><br> </td></tr></table></body></html>