ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01415</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO13</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Capital dos Pequenos</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Jenyfer Martins Zawadzki (Centro Universitário UniBrasil); Victória Brunna Fontana (Centro Universitário UniBrasil); Elaine Javorski Souza (Centro Universitário UniBrasil)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Critica de Mídia, Industria Cultural, Infanto-Juvenil, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"><P style="TEXT-ALIGN: justify; LINE-HEIGHT: normal; MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><FONT face=Calibri><SPAN lang=PT>Este artigo tem o objetivo de apresentar o blog Capital dos Pequenos que realizou análises críticas de produtos midiáticos infanto-juvenis. Esses produtos, oriundos da chamada Indústria Cultural, influenciam direta e indiretamente na construção do indivíduo, nos comportamentos em sociedade marcada pela relação de incentivo ao consumo. Para isso, refletimos sobre os conteúdos expostos nos desenhos animados, jogos, músicas e livros que padronizam o pensamento da criança, individualizando - o da sociedade pelo objetivo de lucro indústria, deixando desprezar o progresso intelectual e o senso crítico tornando responsável pela alienação do sujeito.</SPAN></FONT></P></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Capital dos Pequenos (http://agenciamidiabolico.wixsite.com/capitaldospequenos) faz parte de um projeto criado pelos alunos do terceiro período de jornalismo do UniBrasil. O tema discute a problematização da mídia na infância e o efeito que a exposição da criança nos produtos midiáticos pode causar. O projeto trata de várias críticas jornalísticas sobre filmes, livros, revistas, jogos e músicas infanto-juvenis. O problema estudado foi a influência dos meios de comunicação com a infância e o quanto essas invasão midiática, desde muito cedo, interfere no crescimento das crianças. Outro fato foi mostrar os produtos que não afetam negativamente a infância, que por outro lado ajudam no desenvolvimento dos pequenos. A Indústria Cultural impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e de decidir conscientemente. (ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund. Os Pensadores. Textos escolhidos, "Conceito de Iluminismo". Nova Cultural. 1999.) É preciso separar e conhecer as potencialidades que a mídia tem de favorável para a aprendizagem da criança, mas cabe aos pais prestarem atenção e conhecer os programas que os filhos assistem analisar seus valores e ideais, além de tentar formar a partir daí bons cidadãos críticos capazes de pesquisar se determinado programa traz algo para a sua vida.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo deste projeto foi causar uma reflexão sobre como a mídia pode afetar o público infanto-juvenil de forma positiva e negativa. Optamos em desenvolver críticas sobre os produtos pelo enorme papel que esses têm no desenvolvimento das crianças. Com o Capital dos Pequenos desejamos abrir o olhar dos pais à influência e consequências alguns desenhos, livros, filmes, jogos e brinquedos trazem a seus filhos. Estudamos produtos que interferem positivamente ou não em questões psicológicas, intelectuais e nas relações interpessoais dos consumidores mirins, que não se dão conta do efeito que os produtos causam em suas vidas em curto, médio e longo prazo. No sistema comunicacional emissor>mensagem>receptor, os meios de comunicação são o emissor, o conteúdo é a mensagem e o público é o receptor. A mensagem passa por processos e, ao chegar ao receptor, pode causar um efeito planejado ou não pelo emissor. Alguns desses efeitos podem ser prejudiciais à criança e pré-adolescente em desenvolvimento. (RIBEIRO, Ana Caroline; BATISTA, Aline de Jesus, 2010, p. 2)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O tema do trabalho teve como intenção principal desenvolver o universo cultural no qual as crianças estão inseridas. A influência cultural a qual elas estão submetidas estão diretamente relacionadas as características culturais do adulto que irá se tornar. É necessário que assuntos como esse sejam discutidos pela mídia para que os pais possam analisar o conteúdo ao qual as crianças estão expostas. E não é só isso, os adultos precisam de críticas boas para qualificar o produto cultural como bom ou ruim. Apenas dessa forma, os pais ou os responsáveis pelas crianças poderão decidir se o produto é adequado para o desenvolvimento de seus filhos e então permitir que eles consumam tal produto. Este artigo mostra que existem excelente produtos culturais disponíveis para crianças, e que influenciarão de uma forma positiva o futuro delas. Por outro lado, é inegável que também existam produtos que podem trazer consequências negativas para os pequenos. Essa realidade não é diferente para os adultos, porém quando se trata de educação e entretenimento infantil, cabe os pais e responsáveis ficarem atentos com aquilo que seus filhos assistem, leem ou ouvem.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Os métodos de investigação foram baseados no produtos infantis. Usamos como parâmetro para a escolha, produtos com grande popularidade entre os pequenos. Analisamos programas, músicas, filmes, livros, revistas, jogos e as demais atrações destinadas às crianças. O critério aplicado foi à preferência por produtos que tenham causado polêmica e grande repercussão na mídia. Sendo ela positiva ou negativa. Os temas a serem criticados foram escolhidos pelos próprios alunos de acordo com suas experiências. O método de escolha utilizado foi bem eficaz, pois fez com que o crítico pudesse pré-estabelecer uma relação de afinidade com o que seria criticado facilitando a análise. O Capital dos Pequenos é um produto de crítica bem especifico destinado a pais, familiares, crianças e educadores. O principal método utilizado é a análise crítica. E essa observação tem como intenção principal mostrar e alertar a todos os interessados em educação infantil. A qualidade do que está sendo oferecido e quais as principais contribuições que os conteúdos passados trarão para o desenvolvimento das crianças. Assim como ressaltar os pontos negativos existentes em cada item analisado, para que sirva de alerta. As publicações seguiram uma espécie de padrão. O método estabelecido foi o seguinte: descrever o produto, contar a sua história, se houver curiosidade e números de vendagem. Em seguida é realizada a crítica e por fim o autor deixa o seu parecer avaliativo segundo o seu olhar sobre o que foi analisado durante o decorrer do texto. Foram utilizados recursos visuais tais como imagens e vídeos do produto em questão. Para ilustrar e interessar o leitor, tornando a análise de fácil entendimento. Os métodos de postagens foram realizados através de escalas e deadline bem definidos. As publicações possuíam a periodicidade semanal sem dia definido. O recuso tecnológico empregado foi a plataforma para sites denominada WIX, o qual foi criado e administrado pela professora da disciplina. Os dados disposto no texto foram extraídos de fontes de confiança e credibilidade. Todos foram devidamente verificados seguindo os métodos de apuração aplicados pelo jornalismo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Capital dos Pequenos (http://agenciamidiabolico.wixsite.com/capitaldospequenos) é um blog que foi desenvolvido pelos alunos do curso de jornalismo do UniBrasil, na disciplina de Redação. Ele é classificado como jornalismo opinativo com os textos voltados para a crítica. Foram analisados diversos produtos culturais infanto-juvenis como livros, revistas, filmes, programas de televisão, jogos, aplicativos e música. As críticas eram direcionadas também para a página criada no Facebook: https://www.facebook.com/Capital-dos-Pequenos-1616888208632763/ . O desenvolvimento do trabalho durou um semestre. Os alunos tinham o dever de consumir o produto cultural escolhido, para depois poder analisar e expor suas opiniões. Além de criticar, os textos continham informações sobre determinado assunto. Sem esquecer que o que estavam observando eram produtos para uma faixa etária diferente. Elementos diferentes do que estavam acostumados a consumir, ou que utilizavam na infância. Com a ideia principal de que cada aluno conhecesse e praticasse o jornalismo opinativo, foram produzidos durante o semestre 36 textos divididos em 4 editorias: " Livros e Revista: nessa categoria encontra-se desde revistas diversos temas até sagas ficcionais. Como por exemplo, o livro Agapinho do Padre Marcelo Rossi e a Saga Percy Jackson e os Olimpianos, escrita por Rick Riordian. " Cinema e Televisão: aqui são analisados filmes infantis, novela e programa direcionada para esse público e animações. Como o desenho Tom e Jerry, o filme Valente e programa MasterChef Jr. " Jogos e Aplicativos: o aplicativo Play Kids, o jogo Pou e o site de jogos da Barbie foram avaliados nesse grupo. " Música: cantores do passado e do presente com produções direcionadas ao público infantil. O disco  As quatro estações de Sandy e Júnior, o primeiro álbum infantil da cantora e compositora Adriana Calcanhoto e os funk ostentação da Mc mirim Gabriella Abreu Severino, conhecida como Mc Melody são exemplos dessa categoria. De uma forma estruturada e organizada os alunos desenvolveram o site que pode, de uma certa forma, alertar e informar os pais o que os seus filhos estão consumindo. Pode mostrar para eles o que sozinhos poderiam não entender. Criticando o que poderia ser um exemplo de normalidade, mas aquilo não condiz com determinada faixa etária. Além de fazer com que os alunos desenvolvessem o senso crítico, o Capital dos Pequenos pôde dar um auxílio na forma que os pais agem e educam suas crianças. Ajudando a entender e decidir o que seus filhos devem ou não consumir. O que está e o que não está de acordo com a idade de cada uma delas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Ao final de seis meses de análises e críticas jornalísticas, o projeto Capital dos pequenos realizados por nós alunos de jornalismo do UniBrasil pôde enfim ser finalizado com sucesso. Após a elaboração de 36 textos opinativos sobre diversos produtos midiáticos, ligados a vida e a educação infanto-juvenil, acreditamos que o principal objetivo do projeto foi alcançado. Escrevemos e apresentamos produtos de qualidade ao público alvo. O site Capital dos pequenos foi desenvolvido com o auxilio da professora Elaine Javorski da disciplina de Redação 3 (Jornalismo Opinativo). Os temas das críticas eram escolhidos com o intuito de gerar discussões relevantes para os pais. Utilizando uma linguagem simples e direta, os textos foram escritos e revisados sempre com responsabilidade. A cada conteúdo produzido era notório que as características do jornalismo opinativo se fazia mais presente nos nossos textos. Escolher um produto, descrevê-lo e analisa-lo, requer um desenvolvimento gradativo da escrita opinativa. Concluímos que esse processo de aprendizagem foi bem desenvolvido no decorrer do semestre. Por fim, o site Capital dos pequenos representa para nós alunos de jornalismo, uma somatória de valores e estudos que se materializaram em um projeto criativo e prático dedicado ao leitor.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund. Os Pensadores. Textos escolhidos,  Conceito de Iluminismo . Nova Cultural. 1999.<br><br>JORGE, Wanda. Ciência e Cultura. Vol.56 nº1. São Paulo. 2004<br><br>RIBEIRO, Ana Caroline; BATISTA, Aline de Jesus. A influência da mídia na criança/pré-adolescente e a educomunicação como mediadora desse contato.<br><br> </td></tr></table></body></html>