ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01446</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Manifeste sua expressão, liberte seus passos: Campanha Publicitária para escola de dança Cenário Espaço Arte</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Alexsandro Bueno Junior (Centro Universitário Uninter); Ana Paula Heck (Centro Universitário Uninter); Douglas Vinicius Caldeira (Centro Universitário Uninter); Ana Patrícia Heise Costa Aandrade (Centro Universitário Uninter)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Comunicação, Campanha Publicitária, Planejamento, Escola de Dança, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Esta campanha publicitária foi elaborada como trabalho de conclusão de curso do Centro Universitário Internacional de Curitiba, tendo por objetivo desenvolver e planejar uma campanha publicitária para a escola de dança Cenário Espaço Arte de Curitiba. O processo percorrido incluiu pesquisas, análises de micro e macroambientes, diagnóstico realizado através da ferramenta da análise SWOT, para então, traçar os problemas e objetivos de comunicação, marketing e mídia. O desfecho deste trabalho é resultado dos estudos supracitados, mais as decisões estratégicas e táticas tomadas, perpassando a produção das peças gráficas e planejamento das mídias escolhidas. Nesta campanha, foram utilizadas as mídias tradicional, externa, mídia e no media, de forma que todas fazem parte do cotidiano do público-alvo identificado.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de elaborar uma campanha publicitária para a Cenário Espaço Arte, uma escola de dança e artes cujo o início se deu em 2010. Contudo, a escola não possuía histórico de comunicação, configurando, portanto, um desafio: elaborar um planejamento para posicionar a marca, tornando-a mais conhecida no seu mercado de atuação. Para iniciar o trabalho e compreender o público-alvo da Cenário, e também seu target em potencial, foram desenvolvidas duas pesquisas a fim de traçar tais perfis. A partir disso, foram realizadas análises de macro e microambientes, e marketing mix. Desta forma, foi possível compreender o mercado que se desejava alcançar, além de identificar quais as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da Cenário para, assim, saber quais são as áreas que precisariam de manutenção e/ou aprimoramento no que tange à comunicação. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A elaboração desta campanha visou estabelecer o posicionamento da marca no mercado e atrair mais alunos para a escola. Mesmo com professores bem avaliados (de acordo com as pesquisas), uma boa localização e diversas modalidades que atendem vários perfis, a Cenário não possuía comunicação ativa com seu público e prospects. A escola não tinha histórico de investimento em comunicação, apenas as experiências de permuta em televisão, a contratação de uma empresa para criação do logo e a divulgação em redes sociais (facebook e instagram) nas quais as postagens eram esporádicas e realizadas pelos funcionários e professores. Desse modo, o problema de comunicação consistiu em descobrir como tornar a Cenário Espaço Arte mais conhecida nos meios on-line e offline. Para isso, considerou-se pertinente redefinir a identidade visual da escola a fim de estabelecer um forte posicionamento, atingindo novos clientes através do uso da comunicação como técnica de branding para que o índice de lembrança da marca crescesse. As pesquisas realizadas apontaram que o público predominante eram pessoas jovens, de 18 a 26 anos, mulheres, pertencentes às classes B e C, com independência financeira e elevado nível de ensino. Os dados evidenciaram que o público buscava fazer aulas de dança como forma de se manifestar, a dança era tida como uma ferramenta libertadora para este público, que procurava ter acesso a isso em uma escola com excelente estrutura e profissionais. Além destas características, este público era altamente conectado, principalmente através de seus smartphones. Era um prospect com características jovens, antenado nas redes sociais e no rádio, sem muito interesse mídia impressa. A partir destas análises, a equipe conseguiu direcionar de forma mais assertiva todo o planejamento da campanha. Desta forma, internet, rádio e mídia externa foram escolhidos como meios de divulgação da campanha, cuja proposta de lançamento foi o dia 01 de agosto de 2016, tendo duração de 3 meses.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Em um mercado cada vez mais competitivo, a divulgação de marca é uma poderosa fermenta para promoção de uma empresa. Por isso, a criação de uma campanha faz com que a empresa seja conhecida, reconhecida e também comentada, atua no posicionamento da marca no mercado. Dentre as ferramentas utilizadas pela publicidade, a campanha engloba uma série de táticas e estratégias a fim de repassar a mensagem de um cliente a seu público alvo. Por isso, ela se mostra como instrumento fundamental para a comunicação da Cenário. A Cenário Espaço Arte surgiu como um espaço cultural, propiciando a prática de várias modalidades, como por exemplo, a dança, o teatro, o circo e, inclusive, artes marciais. O objetivo inicial era de que a escola fosse um centro de convivência no qual as pessoas pudessem trocar experiências culturais, e afetivas. Das modalidades ofertadas, a maior demanda era com relação ao jazz, ballet, sapateado, dança de salão e hip-hop. Mesmo com várias opções de ensino, a mais procurada era a dança. Acredita-se que isto se deve ao fato da sócia-fundadora da Cenário já ser conhecida no mercado/mundo da dança. A escola enfrentava um decréscimo no número de matrículas. Como resultado, houve a baixa adesão do infanto-juvenil, cujo público era um dos maiores focos da Cenário e um dos mais rentáveis. Portanto, um dos objetivos de comunicação era aproximar-se desta fatia do mercado. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Esta campanha faz parte do trabalho de conclusão de curso em Publicidade e Propaganda. A atividade envolvia a criação de uma agência, prospecção de cliente, elaboração do briefing, pesquisas de público, diagnóstico de mercado, planejamento de comunicação e mídia e criação. A campanha deveria ser desenvolvida por grupos de 2 ou 3 pessoas. Os alunos deveriam trabalhar com verba e valores de mídia reais, desenvolvendo todas as peças propostas no prazo de 6 meses. O trabalho teve início com a criação, em nível acadêmico, de uma agência de publicidade. A equipe definiu cargos e optou pelo nome Cinco Comunicação. O próximo passo foi a escolha de um cliente para a campanha. Interessados pela dança e admiradores da forma de trabalho da Cenário, os alunos entraram em contato com a proprietária da empresa, que aceitou o convite para participar do projeto. Foram realizadas três reuniões com a proprietária para levantamento de informações para o briefing. Segundo a proprietária, dentre as modalidades de dança ofertadas pela escola, a mais procurada é a de danças urbanas. Contudo, também são oferecidas: ballet clássico, dança contemporânea, dança de salão, jazz, zumba, ballet fitness, move dance, aulas particulares e de fortalecimento e flexibilidade. Além destas, são ofertadas aulas de circo, muay thai e boxe. As turmas são limitadas, variando o número de alunos (as) conforme o estúdio (8 estúdios que variam de tamanho e tipo de piso). A divisão das turmas dá-se por: faixa etária e/ou módulos (iniciante, intermediário, avançado). A mensalidade varia por modalidade, ficando entre R$90 a R$210, e, adicionalmente a escola também possui uma taxa de matrícula que pode variar de R$40 e R$60. Depois de levantar estas e demais informações sobre a escola e área de atuação, o grupo deu início à fase de pesquisa. Segundo Stevens (et al, 2004, p.16), antes de qualquer decisão é necessário  uma análise detalhada dos clientes e seu ambiente operacional antes de dedicar qualquer atenção a objetivos a serem atingidos ou às estratégias que são necessárias . Assim sendo, a Cinco Comunicação realizou duas pesquisas: uma in loco, com os alunos da escola; e uma pesquisa externa com público em potencial, para que assim pudesse aplicar suas estratégias. Os dados foram coletados nos meses de abril-maio de 2016, divididos em dois formulários de pesquisa: um voltado à pesquisa com alunos e alunas, aplicado pelos componentes da agência; um para a pesquisa externa disponibilizado na plataforma Google Forms, divulgado em redes sociais e páginas de interesse de dançarinos. Perguntas que ajudam a descrever o público e seu consumo de mídia estavam presentes nos questionários, o que facilitou o planejamento de peças e devidas veiculações. Além disso, esta ajudou a traçar um perfil detalhado do cliente (conquistado e potencial), contribuindo na elaboração de uma estratégia comunicacional mais direcionada. Uma vez realizada a interpretação das pesquisas e a definição do mercado-alvo, a próxima etapa foi a realização de um diagnóstico, que teve por objetivo levantar informações básicas em relação à situação atual da empresa, considerando aspectos internos e externos. Portanto, o levantamento de dados dos ambientes micro e macro serviu para orientar as competências organizacionais e oportunidades ambientais (COBRA, 2010). Dentro da análise dos ambientes mercadológicos em que a empresa está inserida, o macroambiente, ou ambiente externo, analisa forças sociais externas que podem afetar a empresa (PÚBLIO, 2013, p.57). Desta forma, foi necessário estudá-lo para que fosse possível identificar oportunidades e ameaças do mercado. São consideradas forças incontroláveis que a empresa deve monitorar e responder a elas sempre que necessário . Foram analisadas varáveis demográficas, econômicas, político-legais, socioculturais, naturais e tecnológicas. Já o microambiente consiste em forças próximas à empresa que podem afetar a capacidade de atuação e interação no mercado, sendo esta variável possível de ser controlada. De acordo com Kotler (1993, p.52), o microambiente estas forças  afetam sua habilidade de servir a seus consumidores . Foram analisados os fornecedores da empresa e a concorrência. Em seguida, foi desenvolvida uma análise SWOT a fim de levantar e analisar os fatores internos e externos que poderiam ser considerados como ameaças ou oportunidades, forças ou fraquezas em relação à Cenário (TARAPANOFF, 2001). Entre as forças estavam os profissionais, estrutura, localização e a variedade de modalidades. Entre as fraquezas a falta de estacionamento e ar condicionado e a pouca visibilidade da marca no mercado. Entre as ameaças a crise econômica e, por fim, entre as oportunidades o interesse das pessoas com relação a uma vida saudável. Na sequência foi desenvolvido o plano de comunicação, onde estratégias e objetivos foram traçados para planejar da melhor forma a campanha. Baseados nas informações levantadas pelas análises e pesquisas, somado à realidade da escola com a verba disponibilizada pela cliente de R$18.000,00 (dividida nos 3 meses de campanha), foram traçados os objetivos de comunicação, marketing e mídia. Definiu-se, respectivamente: reconsiderar e reformular a identidade visual da escola; aumento de 19% no número de alunos; e estabelecer um posicionamento forte de marca da escola perante o seu público-alvo. O estudo levantado pela Cinco a respeito do público da Cenário, apontou o direcionamento para a escolha dos melhores meios e veículos para investimento em comunicação durante a vigência campanha, de forma a levar em consideração qual seria a forma mais assertiva de comunicar a mensagem ao target. Na fase inicial (lançamento), os esforços comunicacionais foram destinados ao rádio, mídia externa e mídia digital. No meio radiofônico foram propostas inserções de um spot publicitário de 15 segundos, de forma determinada na faixa de horários em que a programação fosse destinada ao público da campanha. Também foram propostas a troca da fachada e dos carões de visitas. Já na mídia externa, foi proposta a inserção em frontlight no centro da cidade, onde há grande circulação do target, de acordo apontamentos da pesquisa. Além disso, foi proposto que os links patrocinados tivessem suas atividades iniciadas simultaneamente ao começo do investimento no Facebook e instagram, e o start da campanha no Snapchat e Whatsapp. No que diz respeito à mídia on-line, foi decidido por utilizá-la de maneira linear durante todo o período da campanha, sendo segmentada de maneira adequada ao perfil de público, com o intuito de auxiliar na sustentação. Com relação ao Whatsapp, foram propostos anúncios com o intuito de chamar a atenção para as peças da campanha que serão feitas em outros meios. Esta mídia destina-se ao público que já é cliente da Cenário, ou seja, os alunos. O emprego desta plataforma era possível através do uso de um banco de dados de números dos alunos, fornecido pela escola. Durante a sustentação de campanha, a proposta incluía maiores esforços aos posts patrocinados em mídias digitais. Também foi proposta uma ação de panfletagem em um evento de dança. No final, a sugestão era de intensificação com a finalidade de fixar a mensagem junto ao público. Os investimentos se concentraram novamente em mídia externa, desta vez em outro ponto de exposição que também condiz com o perfil de circulação do público. Paralelamente, os links patrocinados continuariam atuando de maneira linear até o último dia de campanha, assim como o a alimentação de página e posts pagos no Facebook e Instagram. Depois destas definições, partiu-se para a criação da campanha, a confecção de peças para a promoção de uma marca. Entre seus objetivos encontravam-se os de persuadir o target e fortalecer a imagem de uma empresa, entre outros. A realização deveria contar com a capacidade de elaborar peças a fim de gerar empatia e ação de compra nos consumidores comunicando um conceito. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Criação publicitária é o processo de confecção de peças de campanhas publicitárias para a promoção de uma marca. Entre seus objetivos encontra-se a intenção de persuadir o target e fortalecer a imagem de uma empresa, entre outros. Cada uma das peças gráficas possui características próprias. Desta forma, as técnicas de criação são diversas. Porém, a realização deve contar com a capacidade de elaborar peças a fim de gerar empatia e ação de compra nos consumidores comunicando um conceito. O primeiro passo da criação da campanha foi redefinir a identidade visual da empresa. Como já apontado, a Cenário não tinha comunicação ativa e sua marca não foi propriamente aproveitada. Com esta lacuna, viu-se a oportunidade de reformular a marca, aperfeiçoando o design e buscando um melhor entendimento do público com a linguagem que a escola deseja passar. Sendo assim, propôs-se um logo com conceito ligado à arte de forma geral, mas com design mais simplista, porém, artístico. O passo seguinte foi partir para as demais peças. Partindo da constatação que o público identificado nas pesquisas é predominantemente jovem, a campanha utilizou uma linguagem coloquial. O momento vivenciado pelo país à época proporcionou uma grande visibilidade em praticamente todos os meios acerca das questões de manifestos dos mais diversos posicionamentos políticos. Aliando este cenário à palavra  expressão , cujo termo foi um dos mais usados para descrever o significado da dança para os entrevistados, a Cinco desenvolveu o conceito:  Manifeste sua Expressão . Incorporado a esta oportunidade momentânea foram apresentados os preceitos implícitos no posicionamento, configurando a campanha como de oportunidade. Segundo Domingos (2003, p. 172) este tipo de anúncio é o  que aproveita uma notícia fresquinha, um assunto do momento para vender ou divulgar um produto . Desta forma, a Cinco identificou a partir do processo de impeachment, considerando os contextos de manifestações que ocorriam no país, uma chance de atingir o público da cliente com um dos assuntos de seu cotidiano. Isso foi transportado ao universo da dança, sendo tal manifesto uma forma de expressão deste tipo de arte. Para a produção da campanha, a agência realizou uma sessão de fotos com dois modelos dançarinos, um homem e uma mulher, que teriam em suas mãos cartazes que remeteriam aos protestos. As fotografias foram unidas a uma tipografia formal. As fotos e frases foram diagramadas de forma a ficarem envolvidas por um retângulo que estava disposto sobre o modelo. A ideia é de que os modelos estivessem se  libertando , ultrapassando a camada da tipografia e da grade, remetendo assim, ao tema  Liberte seus Passos . As cores usadas para o fundo das peças são cores vivas e chapadas, o que permitiu um grande contraste com o recorte dos modelos e dando um ar de energia às peças. No fundo também foi utilizado um padrão com linhas diagonais para compor a arte com o objetivo de contrastar com os demais elementos. Além disso, o spot produzido para veiculação no rádio segue a linha de expressão e manifesto, propostos pela campanha e conta com o seguinte texto:  Loc.1 jovem, masculino: Eu digo sim à liberdade de expressão. Eu digo sim à dança. Eu digo sim à Cenário Espaço Arte. Diga sim à sua liberdade de expressão e vem para a Cenário. Loc.2 jovem, feminina: Cenário 3233-9494  A escolha do posicionamento para a campanha baseou-se na premissa de que este não está necessariamente ligado a marca, mas sim ao que o público pensa sobre ela (PUBLIO, 2013). Assim, o intuito era construir um posicionamento em que a Cenário possui a melhor estrutura e profissionais da cidade, justificado pelas respostas dos entrevistados nas pesquisas realizadas, uma vez que esses foram pontos muito bem avaliados por eles. O ensaio com os modelos foi a base para a maior parte das peças da campanha. Aliado as fotos, adicionou-se também o novo logo criado para a escola e também a temática da campanha através de cartazes e frases em tipografia manuscrita. Contudo, a linha do tema e conceito da campanha se manteve em todas as peças produzidas para repassar a mensagem da cliente. Formando assim um firmamento e reconhecimento da marca por seu público desejado. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O desenvolvimento deste trabalho permitiu que os alunos tivessem uma experiência real das etapas de uma campanha publicitária, podendo vivenciá-las e sentindo os verdadeiros desafios. Notou-se a importância de cada estágio que foi construído e percorrido, quando se deram as análises e também as pesquisas. A partir da elaboração do diagnóstico, o planejamento foi iniciado e as melhores táticas para resolver o problema de comunicação da escola e fazer o reposicionamento de marca da empresa, foram listados. A campanha teria seu início em agosto de 2016, e seu término no final do mês de outubro do mesmo ano, visando atingir o público de diversas formas através de diferentes mídias. Para que o posicionamento pretendido ocorresse de forma satisfatória, propôs-se uma melhoria na identidade visual da escola, ocorrendo a partir da reformulação do logo e confecção de um cartão de visita. Para os alunos, todas as atividades realizadas neste plano de comunicação se mostraram uma potente ferramenta para aprimoramento profissional, além de ter sido uma maneira de experienciar a realidade presente no cotidiano dos profissionais da área de comunicação, pois foram colocados em prática todos os ensinamentos teóricos adquiridos ao longo da formação acadêmica. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">COBRA, M. Administração de Marketing. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2010.<br><br>DOMINGOS, C. Criação sem pistolão: segredos para você se tornar um criativo de sucesso. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. <br><br>PUBLIO, M.A. Como planejar e executar uma campanha de propaganda. 2. ed. São Paulo: Ed Atlas, 2013. <br><br>STEVENS, R. et al. Planejamento de Marketing: guia de processos e aplicações práticas. São Paulo: Pearson Education, 2004. <br><br>TARAPANOFF, K. (org.). Inteligência organizacional e competitiva. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 2001.<br><br>KOTLER, P; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. Rio de Janeiro: Prentice-Hall,1993.<br><br> </td></tr></table></body></html>