INSCRIÇÃO: 01471
 
CATEGORIA: RP
 
MODALIDADE: RP11
 
TÍTULO: Planejamento para o Curso de Relações Públicas da UCS
 
AUTORES: Ivangela Molon (Universidade de Caxias do Sul); Daniele Goulart da Silva (Universidade de Caxias do Sul); Patricia Luisa Fozza (Universidade de Caxias do Sul); Silvana Padilha Flores (Universidade de Caxias do Sul)
 
PALAVRAS-CHAVE: Relações Públicas, públicos, planejamento, Curso Relações Públicas, Universidade de Caxias do Sul
 
RESUMO
਀伀 䌀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䌀愀砀椀愀猀 搀漀 匀甀氀 ጀ†唀䌀匀Ⰰ   挀漀洀瀀氀攀琀漀甀 猀攀甀猀 㐀㔀 愀渀漀猀 攀洀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀ 一攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀   倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 攀洀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 䤀䤀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀   攀猀琀爀愀琀最椀挀漀 瀀愀爀愀 攀猀猀攀 䌀甀爀猀漀Ⰰ 挀漀洀漀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 瀀爀琀椀挀愀 搀愀 琀甀爀洀愀⸀ 䘀漀椀   愀戀漀爀搀愀搀漀 甀洀 瀀漀甀挀漀 搀攀 猀甀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 瀀切戀氀椀挀漀猀 攀 愀渀氀椀猀攀 搀攀 猀甀愀 猀椀琀甀愀漀 渀漀   洀攀爀挀愀搀漀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 甀洀 搀椀愀最渀猀琀椀挀漀 搀攀琀愀氀栀愀搀漀Ⰰ 攀氀愀戀漀爀漀甀ⴀ猀攀 愀   洀愀琀爀椀稀 匀眀漀琀Ⰰ 漀渀搀攀 愀瀀漀渀琀漀甀ⴀ猀攀 漀猀 瀀漀渀琀漀猀 昀漀爀琀攀猀Ⰰ 昀爀愀挀漀猀Ⰰ 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 攀   愀洀攀愀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 琀攀爀 甀洀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 洀愀椀猀 昀椀搀攀搀椀最渀愀 攀 渀漀爀琀攀愀爀 漀   挀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 漀 昀甀琀甀爀漀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀 昀漀爀愀洀 攀砀瀀氀愀渀愀搀愀猀Ⰰ   瀀氀愀渀攀樀愀搀愀猀 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 愀攀猀 瘀椀猀愀渀搀漀 愀琀椀渀最椀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 搀攀猀琀攀   琀爀愀戀愀氀栀漀⸀            ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀 Em função do tempo de existência e das diversas oscilações ocorridas durante todo esse período, o curso atualmente tem sido afetado não apenas pelo contexto de crise pelo qual o Brasil vem passando, mas também pelo avanço da concorrência e pelas constantes transformações no mercado de trabalho, que exigem diferenciais cada vez maiores dos graduandos. Visto que o planejamento é uma importante ferramenta de Relações Públicas, observou-se a necessidade trabalhar o mesmo a fim de buscar soluções para driblar os problemas enfrentados pelo curso, tanto no âmbito interno como externo. Segundo Kunsch (2003), o planejamento possibilita a minimização de custos, pois há um orçamento a ser levado em consideração; incentiva o trabalho em equipe pois demonstra a importância de todos para a obtenção do objetivo; faz com que a organização tome consciência da sua razão de ser; permite controlar os resultados de acordo com as metas propostas e provoca novas ideias sobre oportunidades a serem exploradas. Mais que isso, para Bueno (2009), o planejamento estratégico propõe foco, atenção e ação estratégica para a definição de propósitos, considerando as dimensões filosóficas, analíticas e decisórias que regem a organização. Para a construção do planejamento de comunicação do curso de Relações Públicas da UCS, foram utilizados como metodologias de análise os acervos históricos, bibliografias em livros e periódicos (impressos e online), estudo de públicos e aplicação de matriz Swot. Com base na proposta do autor Tiffany; Peterson (2000), as informações coletadas serviram como subsídios para que houvesse a reflexão estratégica, bem como, a proposição de ações capazes de trazer recursos e mudanças positivas. Assim sendo, o presente trabalho pretende identificar estratégias, propor um plano de ações para que o curso de Relações Públicas comemore sua história com a grandeza merecida e tenha subsídios para pensar seu futuro. ਀
 
OBJETIVO
਀伀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 最攀爀愀氀Ⰰ 愀渀愀氀椀猀愀爀 攀 愀瘀愀氀椀愀爀 漀 挀甀爀猀漀   搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䌀愀砀椀愀猀 搀漀 匀甀氀Ⰰ 猀甀最攀爀椀渀搀漀 甀洀   瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 愀琀甀愀漀 挀漀洀 猀攀甀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 瀀爀椀漀爀椀琀爀椀漀猀⸀  伀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀 猀漀 漀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 䌀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀   倀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 爀攀瘀攀氀愀渀搀漀 猀甀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀椀愀渀琀攀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀挀愀搀洀椀挀愀 攀 搀愀   猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀洀 最攀爀愀氀㬀 挀爀椀愀爀 愀 洀愀琀爀椀稀 匀眀漀琀 搀漀 挀甀爀猀漀Ⰰ 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀渀搀漀 漀猀   瀀漀渀琀漀猀 昀漀爀琀攀猀Ⰰ 瀀漀渀琀漀猀 昀爀愀挀漀猀Ⰰ 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 攀 愀洀攀愀愀猀⸀   吀愀洀戀洀 猀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 愀瀀漀渀琀愀爀 漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀洀 漀 挀甀爀猀漀 搀攀   刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀氀攀猀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀挀愀搀洀椀挀愀Ⰰ 洀搀椀愀猀Ⰰ 攀渀琀椀搀愀搀攀猀   爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀愀猀 攀 愀氀甀渀漀猀 搀攀 攀渀猀椀渀漀 洀搀椀漀Ⰰ 搀攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀⸀ 倀漀爀 切氀琀椀洀漀Ⰰ   搀椀愀渀琀攀 搀漀猀 搀愀搀漀猀 漀戀琀椀搀漀猀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀爀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 搀攀 愀攀猀⸀         ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀 Nestes últimos anos, o Brasil vem sofrendo sérios problemas, das mais diversas ordens, diante das crises financeira e política. Sendo assim, oferecer serviços de qualidade, visando obter um melhor relacionamento com os públicos e a comunidade onde está inserida, está se tornando primordial para qualquer tipo de organização. Sabe-se que o mercado de consumo está cada vez mais competitivo, e os consumidores, por sua vez, se tornam mais exigentes, buscando melhores vantagens e benefícios. Com isso, as empresas devem contar com profissionais altamente qualificados e setores que entendam do assunto e que visam estratégias de comunicação e melhor exposição dos serviços diante dos seus públicos prioritários. Através do planejamento estratégico, é possível ter uma abrangência geral da organização, interna e externamente, visando a melhor valorização dos seus públicos e visando o seu crescimento geral. É com esse pensamento que se julga importante elaborar um planejamento estratégico para o Curso de Relações Públicas da Universidade de Caxias do Sul. A cada ano, nota-se a diminuição do número de ingressos, levando a, consequentemente, que haja diminuição do número de matrículas. Espera-se que com o planejamento e o mapeamento dos públicos, o Curso possa ter novas frentes de atuação, despertando o interesse dos jovens em se matricular no mesmo. ਀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
਀伀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 愀瀀猀 漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 猀攀爀攀洀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀搀漀猀Ⰰ   瘀椀猀愀渀搀漀 漀 洀攀氀栀漀爀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀愀猀 愀攀猀 愀 猀攀爀攀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀⸀  一漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 漀 䌀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䌀愀砀椀愀猀   搀漀 匀甀氀 ⠀唀䌀匀⤀Ⰰ 挀漀洀攀洀漀爀漀甀 猀攀甀猀 㐀㔀 愀渀漀猀 搀攀 攀砀椀猀琀渀挀椀愀 攀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀   倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 攀洀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 䤀䤀Ⰰ 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 愀   攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 甀洀 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 䔀猀琀爀愀琀最椀挀漀 瀀愀爀愀 漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀   倀切戀氀椀挀愀猀 搀愀 唀䌀匀Ⰰ 挀漀洀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀 瀀攀爀昀椀氀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀爀   愀攀猀 瀀愀爀愀 漀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 愀氀甀渀漀猀 搀攀 刀倀Ⰰ 攀渀琀攀渀搀攀爀 愀 挀漀渀挀漀爀爀渀挀椀愀Ⰰ 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀   漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 猀 攀渀琀椀搀愀搀攀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀愀猀 攀 猀攀爀 洀愀椀猀 愀琀甀愀渀琀攀 渀愀猀   洀搀椀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀⸀  䘀爀攀渀琀攀 愀 椀猀猀漀Ⰰ 椀渀椀挀椀愀洀漀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀渀搀漀 猀漀戀爀攀 愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 搀攀 攀渀猀椀渀漀 唀䌀匀Ⰰ   氀攀瘀愀渀琀愀渀搀漀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 戀猀椀挀愀猀 挀漀洀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀Ⰰ 氀漀挀愀氀椀稀愀漀Ⰰ 昀椀氀漀猀漀昀椀愀 攀   瀀漀氀琀椀挀愀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀ 伀 猀椀琀攀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䌀愀砀椀愀猀 搀漀 匀甀氀   ⠀眀眀眀⸀甀挀猀⸀戀爀⤀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 愀 戀愀猀攀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀   洀愀椀猀 洀攀搀椀愀琀愀猀⸀ 䔀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀洀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 挀漀渀挀漀爀爀渀挀椀愀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀   攀渀琀攀渀搀攀爀 猀攀甀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 攀 猀攀甀猀 戀攀渀攀昀挀椀漀猀 瀀愀爀愀 漀猀 愀氀甀渀漀猀⸀   䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 戀甀猀挀愀洀漀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 攀渀猀椀渀漀 洀搀椀漀 搀攀   攀猀挀漀氀愀猀 搀攀 䌀愀砀椀愀猀 搀漀 匀甀氀 攀 爀攀最椀漀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀渀搀漀 甀洀愀 戀甀猀挀愀 瀀愀爀愀 攀渀琀攀渀搀攀爀   焀甀愀椀猀 漀猀 搀攀猀攀樀漀猀 搀攀猀琀攀猀 愀氀甀渀漀猀 攀Ⰰ 瀀愀爀愀 昀椀渀愀氀椀稀愀爀Ⰰ 氀攀瘀愀渀琀愀洀漀猀 愀猀   攀渀琀椀搀愀搀攀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀愀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 攀 瀀爀漀昀椀猀猀漀Ⰰ 䌀伀一刀䔀刀倀Ⰰ 䌀伀一䘀䔀刀倀 攀 䄀䈀刀倀   瀀愀爀愀 瀀爀漀瀀漀爀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀猀 搀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 挀漀洀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀⸀  䌀漀洀 漀猀 搀愀搀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀洀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 䌀甀爀猀漀 搀攀   刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀愀 唀䌀匀㨀 栀椀猀琀爀椀挀漀Ⰰ 攀最爀攀猀猀漀猀Ⰰ 最爀愀搀攀猀 挀甀爀爀椀挀甀氀愀爀攀猀 攀   椀渀昀爀愀攀猀琀爀甀琀甀爀愀⸀ 伀猀 搀愀搀漀猀 昀漀爀愀洀 昀漀爀渀攀挀椀搀漀猀 瀀攀氀愀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀愀 搀漀 䌀甀爀猀漀   䨀甀猀猀渀椀愀 搀攀 䘀琀椀洀愀 䄀氀戀Ⰰ 攀 搀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 匀椀氀瘀愀渀愀 倀愀搀椀氀栀愀 䘀氀漀爀攀猀Ⰰ 攀 瀀漀爀   切氀琀椀洀漀 甀洀愀 氀攀椀琀甀爀愀 渀漀猀 愀爀琀椀最漀猀㨀 ∀㌀㔀 愀渀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀   搀愀 唀䌀匀∀ 攀 ∀䌀漀洀甀渀椀挀愀渀搀漀㨀 㐀  愀渀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀愀 唀䌀匀∀Ⰰ   琀漀搀漀猀 昀漀爀愀洀 切琀攀椀猀 瀀愀爀愀 漀 爀攀猀最愀琀攀 栀椀猀琀爀椀挀漀 搀攀 甀洀 搀漀猀 挀甀爀猀漀猀 瀀椀漀渀攀椀爀漀猀 搀愀   唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䌀愀砀椀愀猀 搀漀 匀甀氀Ⰰ 焀甀攀 渀攀猀琀攀 愀渀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀 挀漀洀瀀氀攀琀愀 㔀  愀渀漀猀   搀攀 攀砀椀猀琀渀挀椀愀⸀ 䐀椀琀漀 搀攀 漀甀琀爀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 漀 䌀甀爀猀漀 搀攀 刀倀 猀甀爀最椀甀 挀椀渀挀漀 愀渀漀猀 愀瀀猀   愀 昀甀渀搀愀漀 搀愀 唀䌀匀⸀         ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䌀愀砀椀愀猀 搀漀 匀甀氀  甀洀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 搀攀 攀渀猀椀渀漀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 焀甀攀 foi criada em 1967, através do esforço de lideranças da comunidade. Com਀ 爀攀愀 搀攀 愀戀爀愀渀最渀挀椀愀 攀洀 挀攀爀挀愀 搀攀 㜀  洀甀渀椀挀瀀椀漀猀Ⰰ  爀攀挀漀渀栀攀挀椀搀愀 挀漀洀漀 愀  Universidade Comunitária da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul.਀伀 䌀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䌀愀砀椀愀猀 搀漀 匀甀氀 琀攀瘀攀  início em 02 de março de 1971. Segundo o artigo “35 anos do curso de Relações Públicas da਀ 唀䌀匀ᴀⰠ 愀 挀爀椀愀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀甀 瀀愀爀愀 漀  desenvolvimento da Universidade de Caxias do Sul, que na época tinha ਀愀瀀攀渀愀猀 焀甀愀琀爀漀 愀渀漀猀 搀攀 攀砀椀猀琀渀挀椀愀⸀ 준 瘀愀氀椀搀漀 搀攀猀琀愀挀愀爀 焀甀攀 攀洀 ㄀㤀㜀㄀ 栀愀瘀椀愀  poucas Universidades Brasileiras que ofereciam o curso de Relações ਀瀀切戀氀椀挀愀猀⸀ 䄀猀猀椀洀 挀漀洀 甀洀 戀爀攀瘀攀 挀漀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 猀漀戀爀攀 愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 攀 漀 挀甀爀猀漀Ⰰ  são apresentados os públicos prioritários do presente trabalho, sendo ਀攀氀攀猀㨀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀挀愀搀洀椀挀愀Ⰰ 攀渀琀椀搀愀搀攀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 愀氀甀渀漀猀 搀漀 攀渀猀椀渀漀  médio e mídias. ਀䄀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀挀愀搀洀椀挀愀Ⰰ 攀渀瘀漀氀瘀攀 漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀  Públicas, e de outros cursos e áreas que tenham seus interesses ਀愀琀椀渀最椀搀漀猀 瀀攀氀愀猀 愀攀猀 攀氀愀戀漀爀愀搀愀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀氀愀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 漀甀  não; graduandos de Relações Públicas, ativos no curso, colaboradores da ਀唀䌀匀Ⰰ 愀氀甀渀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 琀愀椀猀 挀漀洀漀 漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀  propaganda, jornalismo e fotografia, marketing e outros afins, bem como ਀愀氀甀渀漀猀 搀攀 漀甀琀爀漀猀 挀甀爀猀漀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀洀 猀攀爀 攀渀最愀樀愀搀漀猀 瀀漀爀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀爀瀀爀椀漀⸀ Como entidades representativas temos: ABERJE (Associação Brasileira de ਀䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 䔀洀瀀爀攀猀愀爀椀愀氀⤀Ⰰ 䄀䈀刀倀 ⠀䄀猀猀漀挀椀愀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀 刀攀氀愀攀猀  Públicas); CONFERP (Conselho Federal de Profissionais de Relações ਀倀切戀氀椀挀愀猀⤀ 攀 漀 䌀伀一刀䔀刀倀⼀刀匀 ⠀䌀漀渀猀攀氀栀漀 刀攀最椀漀渀愀氀 搀攀 倀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 Públicas).਀伀甀琀爀漀 瀀切戀氀椀挀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 猀漀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀攀 攀渀猀椀渀漀 洀搀椀漀Ⰰ 漀猀 焀甀攀  possivelmente ingressarão na universidade. Contudo é de importância ਀椀渀挀攀渀琀椀瘀愀爀 漀猀 焀甀攀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀洀 瘀漀挀愀漀 漀甀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀愀爀愀 愀琀甀愀爀 渀愀 爀攀愀 搀攀  comunicação, mostrando as vantagens de cursar Relações Públicas, ਀攀猀挀氀愀爀攀挀攀渀搀漀 愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 搀切瘀椀搀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 挀甀爀猀漀 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 猀甀愀  importância para a vida pessoal e organizacional.਀匀愀戀攀ⴀ 猀攀 焀甀攀 渀攀猀琀愀 昀愀猀攀 猀甀爀最攀洀 愀猀 椀渀搀攀挀椀猀攀猀 挀漀洀 愀 挀愀爀爀攀椀爀愀 愀挀愀搀洀椀挀愀 攀  profissional, pois hoje as Universidades abrem leques de profissões e ਀挀甀爀猀漀猀 攀Ⰰ 渀愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 搀攀椀砀愀洀 愀 搀切瘀椀搀愀 搀攀 焀甀愀氀  愀 昀甀琀甀爀愀  vocação.਀倀愀爀愀 昀椀渀愀氀椀稀愀爀 漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀ⴀ愀氀瘀漀Ⰰ 愀猀 洀搀椀愀猀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 渀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀  temos a presença das mesmas, tanto interna quantoexternamente. Nas ਀洀搀椀愀猀 椀渀琀攀爀渀愀猀Ⰰ 猀攀 琀攀洀 愀 唀䌀匀ⴀ䘀䴀Ⰰ 焀甀攀 愀琀椀渀最攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 樀漀瘀攀洀 攀 愀搀甀氀琀漀 搀愀 cidade, UCS TV, que tem seu público variado de acordo com a ਀瀀爀漀最爀愀洀愀漀Ⰰ 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 ⴀ 䄀䌀伀䴀Ⰰ 䘀爀椀猀瀀椀琀 焀甀攀  um portal composto por professores e alunos do curso de comunicação, e ਀琀攀洀 挀漀洀漀 瀀切戀氀椀挀漀 樀漀瘀攀渀猀 攀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 䨀 渀愀猀 洀搀椀愀猀  externas, tem-se a presença dominante do Grupo RBS, com seu jornal ਀⠀倀椀漀渀攀椀爀漀⤀Ⰰ 爀搀椀漀猀 攀 攀洀椀猀猀漀爀愀 搀攀 琀攀氀攀瘀椀猀漀⸀ Com o público determinado, iniciou –se o diagnóstico que avaliou o ਀愀洀戀椀攀渀琀攀 攀洀 焀甀攀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀愀 唀䌀匀 攀猀琀 椀渀猀攀爀椀搀漀⸀ 伀  diagnóstico foi composto pelas seguintes etapas: análise de pontos ਀昀爀愀挀漀猀 攀 瀀漀渀琀漀猀 昀漀爀琀攀猀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀搀椀稀攀洀 愀漀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 椀渀琀攀爀渀漀㬀 攀 愀渀氀椀猀攀  das oportunidades e ameaças, referentes ao ambiente externo. Após, os ਀椀琀攀渀猀 搀愀猀 愀渀氀椀猀攀猀 昀漀爀愀洀 挀愀琀攀最漀爀椀稀愀搀漀猀 攀洀 甀洀愀 攀猀挀愀氀愀 搀攀 ㄀ 愀 㐀 挀漀渀昀漀爀洀攀  grau de importância, sendo 4 – muito importante, 2 – importante e 1 ਀瀀漀甀挀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 ⠀挀漀渀昀漀爀洀攀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 吀椀昀昀愀渀礀㬀 倀攀琀攀爀猀漀渀Ⰰ ㈀   ⤀⸀ 䄀  ponderação dos resultados, serve como base para identificação da postura਀ 攀猀琀爀愀琀最椀挀愀Ⰰ 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 愀攀猀 焀甀攀 瘀椀猀愀洀  melhorias no curso de RP da UCS.਀䴀䄀吀刀䤀娀 匀圀伀吀 O que determina um planejamento de sucesso é a capacidade de se adaptar ਀猀 洀甀搀愀渀愀猀 搀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 椀猀琀漀 愀挀漀渀琀攀愀Ⰰ 攀砀椀猀琀攀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀  ferramentas, uma delas é a Análise Swot, utilizada durante a realização ਀搀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 愀甀砀椀氀椀愀爀 渀漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀洀 焀甀攀 愀  instituição está inserida. Diante da análise Swot foi possível observar ਀㌀㐀 椀琀攀渀猀Ⰰ 搀椀瘀椀搀椀搀漀猀 攀洀 倀漀渀琀漀猀 䘀漀爀琀攀猀Ⰰ 倀漀渀琀漀猀 䘀爀愀挀漀猀 愀洀攀愀猀 攀 昀爀愀焀甀攀稀愀猀⸀ AMBIENTE INTERNO:਀倀伀一吀伀匀 䘀刀䄀䌀伀匀 1. É um dos cursos mais antigos da UCS e o pioneiro dos Cursos de ਀䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀 爀攀最椀漀 ⠀䌀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 切渀椀挀愀⤀⸀ 2. Conta com a marca consolidada da UCS.਀㌀⸀ऀ䔀砀挀攀氀攀渀琀攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 氀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀氀 ⠀爀搀椀漀Ⰰ 吀嘀Ⰰ 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 椀渀昀漀爀洀琀椀挀愀 攀 agência experimental de comunicação).਀㐀⸀ऀ䈀椀戀氀椀漀琀攀挀愀 挀漀洀 瘀愀猀琀漀 愀挀攀爀瘀漀⸀ 5. Curso com conceito 4 pelo MEC.਀㘀⸀ऀ倀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 焀甀愀氀椀昀椀挀愀搀漀猀 攀 琀椀琀甀氀愀搀漀猀⸀ 7. Existência de representação estudantil (Diretório Acadêmico).਀㠀⸀ऀ一漀瘀漀 挀甀爀爀挀甀氀漀 愀搀攀焀甀愀搀漀 猀 琀攀渀搀渀挀椀愀猀 攀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀  profissional, com linha de formação em comunicação organizacional.਀倀伀一吀伀匀 䘀伀刀吀䔀匀 9. Estagnação do currículo 223H e dificuldades decorrentes do tronco ਀挀漀洀甀洀 ⠀猀漀洀攀渀琀攀 渀漀 猀攀砀琀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 漀 愀氀甀渀漀 椀渀椀挀椀愀ⴀ猀攀 渀愀猀 刀攀氀愀攀猀  Públicas).਀㄀ ⸀ऀ刀攀挀甀爀猀漀猀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀猀 攀猀挀愀猀猀漀猀⸀ 11. Inexistência de norteadores estratégicos específicos do Curso ਀⠀瘀椀猀漀Ⰰ 洀椀猀猀漀 攀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀⤀⸀ 12. Falta de reconhecimento do Curso dentro da Comunidade Universitária e਀ 愀琀 洀攀猀洀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 挀甀爀猀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 13. Falta de oferecimento de cursos de extensão na área.਀㄀㐀⸀ऀ䐀椀洀椀渀甀椀漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 搀攀 愀氀甀渀漀猀⸀ 15. Poucas saídas a campo, como forma de experimentação e prática.਀㄀㘀⸀ऀ䈀愀椀砀漀 椀渀挀攀渀琀椀瘀漀  瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 攀洀 攀瘀攀渀琀漀猀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀猀⸀ 17. Quadro reduzido de professores.਀䄀䴀䈀䤀䔀一吀䔀 䔀堀吀䔀刀一伀 OPORTUNIDADES਀㄀㠀⸀ऀ䌀爀攀搀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀愀 唀䌀匀 瀀攀爀愀渀琀攀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 19. Necessidades das organizações cada vez maior em relação à ਀䌀漀洀甀渀椀搀愀搀攀⸀ 20. Existência de eventos alusivos à área e cursos de aprimoramento para਀ 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 攀 愀氀甀渀漀猀⸀ 21. A concorrência cria motivos para que o curso de mantenha atualizado.਀㈀㈀⸀ऀ䔀砀椀猀琀渀挀椀愀 搀攀 洀搀椀愀猀 搀椀瘀攀爀猀椀昀椀挀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀漀 挀甀爀猀漀⸀ 23. Profissionais (egressos de RP), sendo referência no mercado.਀㈀㐀⸀ऀ䄀戀攀爀琀甀爀愀 搀愀猀 攀渀琀椀搀愀搀攀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀愀猀 搀漀 挀甀爀猀漀⸀ 25. Novas metodologias de ensino aprendizagem.਀㈀㘀⸀ऀ䔀猀挀漀氀愀猀 搀攀 攀渀猀椀渀漀 洀搀椀漀 挀漀洀漀 甀洀 挀愀洀瀀漀 搀攀 瀀爀漀猀瀀攀挀漀 搀攀 昀甀琀甀爀漀猀  alunos. ਀䄀䴀䔀䄀윀䄀匀 27. Existência de concorrência que oferecem o curso de Relações Públicas਀ ⠀甀洀愀 漀昀攀爀琀愀 攀洀 甀洀 挀攀渀琀爀漀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 攀 漀甀琀爀愀 渀甀洀愀 昀愀挀甀氀搀愀搀攀⤀⸀ 28. Falta de conhecimento da sociedade, em geral, do que seja Relações ਀倀切戀氀椀挀愀猀⸀ 29. Valores mais acessíveis das disciplinas na concorrência.਀㌀ ⸀ऀ伀昀攀爀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 挀甀爀猀漀猀 搀攀 攀砀琀攀渀猀漀 瀀攀氀愀 挀漀渀挀漀爀爀渀挀椀愀⸀ 31. Variedade na oferta de cursos de graduação, inclusive com menor ਀搀甀爀愀漀 挀漀洀漀 漀猀 搀攀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀⸀ 32. Crise Financeira.਀㌀㌀⸀ऀ䘀愀氀琀愀 搀攀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 攀猀琀最椀漀猀 渀愀 爀攀愀⸀ 34. Dificuldades de entrada no mercado de trabalho.਀伀猀 椀琀攀渀猀 氀攀瘀愀渀琀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 洀愀琀爀椀稀 匀眀漀琀Ⰰ 昀漀爀愀洀 挀愀琀攀最漀爀椀稀愀搀漀猀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 grau de importância para cada ponto analisado. Considerando as ਀挀愀琀攀最漀爀椀愀猀㨀 洀甀椀琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 ⠀挀愀琀攀最漀爀椀愀 㐀⤀Ⰰ 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 ⠀挀愀琀攀最漀爀椀愀 ㈀⤀ 攀  pouco importante (categoria 1). Diante dos pontos categorizados, foi ਀爀攀愀氀椀稀愀搀愀 愀 瀀漀渀搀攀爀愀漀 搀漀猀 瀀漀渀琀漀猀 愀渀愀氀椀猀愀搀漀猀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 挀漀渀猀椀猀琀攀 攀洀 挀爀甀稀愀爀 as categorias de cada ponto na matriz Swot. O objetivo deste cruzamento਀  椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 漀猀 瀀漀渀琀漀猀 洀愀椀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀 攀 搀攀昀椀渀椀爀 焀甀愀椀猀 猀漀 漀猀  principais aspectos que devem ser estudados para propor estratégias e ਀愀攀猀 搀攀 洀攀氀栀漀爀椀愀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀愀 唀䌀匀⸀ 䐀椀愀渀琀攀  disto com a soma dos quadrantes onde mostra o resumo da tabela de ਀倀漀渀搀攀爀愀漀Ⰰ 漀 瀀漀渀琀漀 渀漀 焀甀愀氀 搀攀瘀攀 猀攀爀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀 挀漀洀 瀀爀椀漀爀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀洀 㐀㐀㄀  pontos foi os Pontos Fracos e as Oportunidades.਀吀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 漀 ᰀ挠爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀ᴀ†渀愀 琀愀戀攀氀愀 搀攀 瀀漀渀搀攀爀愀漀 搀愀 䴀愀琀爀椀稀 匀眀漀琀  ser dominante, que envolve os pontos fracos e as oportunidades, foi ਀瀀爀漀瀀漀猀琀漀 愀氀最甀洀愀猀 愀攀猀 攀猀琀爀愀琀最椀挀愀猀 瀀愀爀愀 洀攀氀栀漀爀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀渀琀爀漀 搀愀  Universidade e junto à comunidade do curso de Relações Públicas. É valido destacar que no desenvolver do ਀琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 愀氀最甀洀愀猀 搀愀猀 愀攀猀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
O curso de Relações Públicas da Universidade de Caxias do Sul ganhou ਀最爀愀渀搀攀 搀攀猀琀愀焀甀攀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀甀爀愀渀琀攀 挀攀爀琀漀 瀀攀爀漀搀漀 瀀攀氀漀 昀愀琀漀 搀攀 猀攀爀  pioneiro na região e, consequentemente, não ter concorrentes diretos, ਀愀氀洀 搀愀 挀爀攀搀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䌀漀洀 漀 瀀愀猀猀愀爀 搀漀猀  anos, novas instituições surgiram e foram ganhando espaço no mercado e, ਀搀椀愀渀琀攀 搀攀猀琀愀 猀椀琀甀愀漀Ⰰ 猀攀 椀渀琀攀渀猀椀昀椀挀漀甀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 挀爀椀愀爀  estratégias que contribuíssem para o destaque do curso em relação às ਀漀昀攀爀琀愀猀 搀漀猀 挀漀渀挀漀爀爀攀渀琀攀猀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 昀漀椀 椀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀搀漀 甀洀 渀漀瘀漀 挀甀爀爀挀甀氀漀Ⰰ  atendendo diretrizes do MEC, o que qualifica profissionais para atender ਀愀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 搀愀猀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀Ⰰ 爀攀猀甀氀琀愀渀搀漀 渀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀愀  relevância da profissional na sociedade e comunidade acadêmica.਀倀攀渀猀愀渀搀漀 渀愀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀  攀 猀甀愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀  para a toda a comunidade, a disciplina de Planejamento II, em parceria ਀挀漀洀 愀 挀漀漀爀搀攀渀愀漀 攀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 搀漀 挀甀爀猀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 愀攀猀 焀甀攀  visam a compreensão da função, entre elas, a criação dos norteadores ਀攀猀琀爀愀琀最椀挀漀猀⸀ 䌀漀洀漀 瀀愀爀琀攀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 爀攀猀最愀琀漀甀 漀 栀椀猀琀爀椀挀漀  das entidades ligadas à área de Relações Públicas no país, bem como suas਀ 挀漀渀琀爀椀戀甀椀攀猀 瀀愀爀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀⸀ O trabalho de planejamento para o Curso de Relações Públicas nas ਀挀漀洀攀洀漀爀愀攀猀 搀漀猀 㐀㔀 猀攀甀猀 愀渀漀猀 昀漀椀 洀甀椀琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀  de um planejamento de comunicação na prática. Esse trabalho nos ਀瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 甀洀 洀愀椀漀爀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀漀 䌀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀愀 唀䌀匀Ⰰ e também da própria vida acadêmica e profissional nessa área, o que é ਀昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 瀀愀爀愀 昀甀琀甀爀漀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀⸀ A utilização da Matriz Swot aplicada ao curso de Relações Públicas, foi ਀昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 瀀愀爀愀 瀀漀搀攀爀洀漀猀 瀀氀愀渀攀樀愀爀 挀漀洀 洀愀椀猀 猀攀最甀爀愀渀愀⸀ 䄀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 焀甀攀  aliam teoria e prática, como foi esse planejamento, contribuem muito ਀瀀愀爀愀 甀洀 洀愀椀漀爀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 搀漀 愀氀甀渀漀 攀 挀漀洀漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 昀漀爀洀愀洀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 mais preparados para o mercado.਀ ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀䰀䐀䤀匀匀䔀刀䄀Ⰰ 刀甀搀椀洀愀爀⸀ 䘀䰀伀刀䔀匀Ⰰ 匀椀氀瘀愀渀愀 倀愀搀椀氀栀愀⸀ 匀팀䰀䤀伀Ⰰ 䴀愀爀氀攀渀攀 䈀爀愀渀挀愀⸀ ㌀㔀 愀渀漀猀 搀漀 䌀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀愀 唀䌀匀⸀ 䌀愀砀椀愀猀 搀漀 匀甀氀ⴀ 刀匀Ⰰ ㈀  㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀攀戀挀愀挀栀攀⸀最漀漀最氀攀甀猀攀爀挀漀渀琀攀渀琀⸀挀漀洀⼀猀攀愀爀挀栀㼀焀㴀挀愀挀栀攀㨀䐀眀焀娀刀焀漀䌀㜀䬀猀䨀㨀眀眀眀⸀甀昀爀最猀⸀戀爀⼀愀氀挀 愀爀⼀攀渀挀漀渀琀爀漀猀ⴀ渀愀挀椀漀渀愀椀猀ⴀ㄀⼀攀渀挀漀渀琀爀漀猀ⴀ渀愀挀椀漀渀愀椀猀⼀㐀漀ⴀ攀渀挀漀渀琀爀漀ⴀ㈀  㘀ⴀ ㄀⼀㌀㔀─㈀㔀㈀ 愀渀漀猀─㈀㔀㈀ 搀漀─㈀㔀㈀ 挀甀爀猀漀─㈀㔀㈀ 搀攀─㈀㔀㈀ 刀攀氀愀挀漀攀猀─㈀㔀㈀ 倀甀戀氀椀挀愀猀─㈀㔀㈀ 搀愀─㈀ 㔀㈀ 唀䌀匀⸀搀漀挀⬀☀挀搀㴀㌀☀栀氀㴀瀀琀ⴀ䈀刀☀挀琀㴀挀氀渀欀☀最氀㴀戀爀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀  ㌀  洀愀爀⸀ ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀唀䔀一伀Ⰰ 圀椀氀猀漀渀 搀愀 䌀漀猀琀愀⸀ 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀洀瀀爀攀猀愀爀椀愀氀㨀 倀漀氀琀椀挀愀猀 攀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀愀爀愀椀瘀愀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䔀刀吀伀Ⰰ 匀愀洀甀攀氀 䌀⸀ ☀ 倀䔀吀䔀刀Ⰰ 䨀漀栀渀 倀⸀ 䄀搀洀椀渀椀猀琀爀愀漀 䔀猀琀爀愀琀最椀挀愀㨀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 攀 椀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀漀 搀愀 攀猀琀爀愀琀最椀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䴀愀欀爀漀渀 䈀漀漀欀猀Ⰰ ㄀㤀㤀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀唀一匀䌀䠀Ⰰ 䴀愀爀最愀爀椀搀愀 䴀愀爀椀愀 䬀爀漀栀氀椀渀最⸀ 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀最爀愀搀愀⸀ 㐀⸀ 攀搀⸀Ⰰ 爀攀瘀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀  ㌀⸀ 㐀㄀㜀 瀀⸀ ⠀一漀瘀愀猀 戀甀猀挀愀猀 攀洀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀㬀 ㄀㜀⤀⸀ 䤀匀䈀一 㤀㜀㠀㠀㔀㌀㈀㌀ ㈀㘀㌀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䄀吀吀䤀䴀伀刀䔀Ⰰ 䐀愀渀 攀琀 愀氀⸀ 刀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀㨀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 攀 瀀爀琀椀挀愀⸀ ㌀⸀ 攀搀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䄀䴀䜀䠀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⸀ 㐀㌀㈀ 瀀⸀ ⠀䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⤀Ⰰ 䤀匀䈀一 㤀㜀㠀㠀㔀㠀 㔀㔀 㐀 㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䔀䌀䠀Ⰰ 䄀氀攀猀猀愀渀搀爀愀⸀ 匀팀䰀䤀伀Ⰰ 䴀愀爀氀攀渀攀 䈀爀愀渀挀愀⸀ 䌀漀洀甀渀椀挀愀渀搀漀㨀 㐀  愀渀漀猀 搀漀 䌀甀爀猀漀 搀攀  刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䌀愀砀椀愀猀 搀漀 匀甀氀⸀ 䌀愀砀椀愀猀 搀漀猀 匀甀氀ⴀ 刀匀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀  䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀昀爀椀猀瀀椀琀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀猀椀琀攀⼀眀瀀ⴀ挀漀渀琀攀渀琀⼀甀瀀氀漀愀搀猀⼀㈀ ㄀㄀⼀ 㠀⼀䌀漀洀甀渀椀挀愀渀搀漀ⴀ 刀倀ⴀ㐀 ⴀ愀渀漀猀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀  ㄀ 洀愀爀⸀  ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀