INSCRIÇÃO: 01476
 
CATEGORIA: RP
 
MODALIDADE: RP03
 
TÍTULO: 20 anos de relações públicas Unisc
 
AUTORES: MAICON DOUGLAS ROSA DA SILVA (Universidade de Santa Cruz do Sul); Analu Schmitz Horle (Universidade de Santa Cruz do Sul)
 
PALAVRAS-CHAVE: Memória Institucional, Relações Públicas, 20 anos de RP, Unisc,
 
RESUMO
O presente paper apresenta o projeto de evento institucional desenvolvido para o marco histórico dos 20 anos de Relações Públicas Unisc, apresentado à disciplina de Projeto Experimental em Ralações Públicas do Curso de Comunicação Social. Planejado e desenvolvido durante agosto a dezembro de 2016, conta com a execução de treze ações com objetivo de comemorar evento histórico de 20 anos de curso, bem como documentar sua memória institucional e incentivar o sentimento de pertencimento e orgulho aos alunos, promovendo a manutenção da história das RPs na Unisc através da voz de alguns dos personagens sociais que promovem essa atualização. Consolidando os 20 anos de Relações Públicas na instituição não apenas como frase de slogan, mas pertencimento nessa história construída com você (direcionada às vozes dos acadêmicos, professores, departamento, universidade e sociedade).
 
INTRODUÇÃO
No ano que a habilitação de Relações Públicas (RP) completa seus 20 anos de existência na Universidade de Santa Cruz do Sul, vinculada ao curso de Comunicação Social, se evidencia a necessidade de utilizar-se da responsabilidade histórica e do resgate da memória institucional para tornar a festividade, conhecida pela sociedade, estudantes, egressos e departamento de comunicação, não apenas como seu aniversário, mas também pelo seu compromisso com o desenvolvimento social.਀倀攀爀漀搀漀 攀洀 焀甀攀 最爀愀渀搀攀猀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀攀猀 攀猀琀漀 猀攀渀搀漀 瀀氀愀渀攀樀愀搀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 搀攀猀瘀椀渀挀甀氀愀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 愀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 琀漀爀渀愀渀搀漀ⴀ猀攀 甀洀 挀甀爀猀漀 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀Ⰰ 漀 爀攀猀最愀琀攀 搀愀 猀甀愀 洀攀洀爀椀愀 猀攀 昀愀稀 搀攀 猀甀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 爀攀昀氀攀砀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 甀洀 挀椀挀氀漀 猀攀 挀漀渀挀氀甀椀 攀 渀漀瘀漀猀 猀攀 椀渀椀挀椀愀洀⸀ 倀愀爀愀 挀攀氀攀戀爀愀爀 攀猀琀攀 洀愀爀挀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀Ⰰ 愀搀漀琀愀ⴀ猀攀 漀 猀氀漀最愀渀 ᰀ㈠  愀渀漀猀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 唀渀椀猀挀Ⰰ 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 挀爀椀愀搀愀 挀漀洀 瘀漀挀ᴀⰠ 焀甀攀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 挀漀氀攀琀椀瘀愀Ⰰ 攀瘀椀搀渀挀椀愀 漀猀 戀漀渀猀 昀攀椀琀漀猀Ⰰ 漀猀 挀愀猀漀猀 搀攀 猀甀挀攀猀猀漀 攀 愀 瀀爀漀洀漀漀 搀愀 栀愀爀洀漀渀椀愀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 挀甀渀栀漀 挀漀洀甀渀椀琀爀椀漀 挀漀洀 昀漀挀漀 渀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 攀砀琀攀渀猀漀 攀 攀渀猀椀渀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀  Utilizar-se de comunicação institucional e memória para o desenvolvimento das atividades dos 20 anos de Relações Públicas na instituição, desenvolvendo ações que possibilitem documentar parte da memória institucional do curso de Relações Públicas, alinhando incentivo ao sentimento de pertencimento e orgulho dos alunos do curso de RP, além de demonstrar a importância das Relações Públicas para o curso de Comunicação Social. ਀䰀漀最漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 昀漀挀愀爀 渀愀 洀攀洀爀椀愀Ⰰ 漀 攀瘀攀渀琀漀 挀漀洀攀洀漀爀愀琀椀瘀漀 瀀爀漀挀甀爀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 愀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 焀甀攀 瘀攀洀 猀攀渀搀漀 挀漀渀猀琀爀甀搀愀Ⰰ 搀漀猀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 瀀爀漀洀漀瘀攀洀 愀 洀愀渀甀琀攀渀漀 搀愀 洀攀洀爀椀愀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 攀 椀渀猀琀椀最愀  戀甀猀挀愀 搀攀 渀漀瘀漀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀 攀搀甀挀愀挀椀漀渀愀椀猀 渀愀 昀漀爀洀愀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 愀瀀愀椀砀漀渀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀⸀
 
OBJETIVO
No segundo semestre do ano de 2016, Maicon Douglas, autor deste projeto, objetivou identificar e implantar ações em comemoração aos vinte anos do curso de Relações Públicas da universidade de Santa Cruz do Sul, por meio do desenvolvimento de um projeto de evento que possibilitou documentar parte da memória institucional do curso de Relações Públicas, incentivando o sentimento de pertencimento e orgulho dos alunos do curso além de demonstrar a importância das Relações Públicas para o curso de Comunicação Social. ਀伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀搀漀 挀漀洀漀 攀瘀攀渀琀漀 挀漀洀攀洀漀爀愀琀椀瘀漀 搀攀 洀愀爀挀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 愀猀猀甀洀攀 愀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 漀 挀愀爀琀攀爀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀 甀渀椀瘀攀爀猀漀Ⰰ ㈀  愀渀漀猀 搀攀 刀倀 唀渀椀猀挀Ⰰ 焀甀攀 琀爀漀甀砀攀 攀洀 猀甀愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 甀洀愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 搀攀 愀攀猀 焀甀攀 爀攀愀昀椀爀洀愀瘀愀洀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 栀椀猀琀爀椀挀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 洀愀爀挀漀⸀ 
 
JUSTIFICATIVA
Conforme os autores Rueda, Freitas e Valls (2010) a memória institucional começa a ser tratada de forma sistemática a partir da década de 1970 como reflexo dos estudos sociológicos, antropológicos e históricos voltados à questão da memória. As empresas perceberam então, que para seu crescimento era importante registrar e preservar sua memória. Em 1970 no Brasil, a Memória Institucional vinha sendo tratada de forma mais acentuada em Centros de Memória, mais comumente nos órgãos públicos, em algumas instituições privadas e com maior prevalência em instituições acadêmicas. Fatores como o fim da ditadura, o processo de redemocratização, a promulgação da Constituição de 1988 e o início do acesso às revoluções tecnológicas, abriram a possibilidade de resgatar informações, para se conhecer a história do país e disponibilizar essas informações de forma organizada e transparente à sociedade. Os primeiros registros de memória institucional surgiram através de trabalhos acadêmicos. ਀ऀ䰀漀最漀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 甀洀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 瀀愀猀猀愀 愀 漀昀攀爀攀挀攀爀 甀洀 挀甀爀猀漀Ⰰ 愀瀀攀猀愀爀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 搀攀 洀攀爀挀愀搀漀Ⰰ 渀漀  挀漀洀瀀氀攀琀愀洀攀渀琀攀 最愀爀愀渀琀椀搀愀 愀 猀甀愀 愀挀攀椀琀愀漀 瀀攀氀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 焀甀愀渀搀漀 猀攀 琀爀愀琀愀 搀攀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 愀挀攀椀琀愀漀 焀甀攀 猀攀 攀猀琀攀渀搀攀 瀀漀爀 愀渀漀猀⸀ 䔀渀琀漀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 挀漀洀瀀氀攀琀愀 甀洀 洀愀爀挀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 搀攀 ㈀  愀渀漀猀 搀攀猀搀攀 猀甀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 漀昀攀爀琀愀Ⰰ 栀 洀漀琀椀瘀漀猀 猀椀洀 瀀愀爀愀 挀漀洀攀洀漀爀愀爀Ⰰ 猀攀樀愀 攀渀琀爀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀Ⰰ 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 攀 瀀攀氀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 挀漀洀漀 甀洀 琀漀搀漀⸀ 䄀氀洀 搀攀 挀漀洀攀洀漀爀愀爀  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 氀攀最椀琀椀洀愀爀 攀猀猀攀 洀愀爀挀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀Ⰰ 樀甀猀琀椀昀椀挀愀渀搀漀 愀 攀砀琀爀攀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 搀攀搀椀挀愀爀 攀猀昀漀爀漀猀 瀀愀爀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 洀攀洀爀椀愀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀攀猀 焀甀攀 挀漀洀攀洀漀爀攀洀 攀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 搀攀猀挀爀攀瘀愀洀 攀 搀漀挀甀洀攀渀琀攀洀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 瀀攀爀挀漀爀爀椀搀愀 瀀攀氀漀 挀甀爀猀漀 猀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 瀀爀漀洀漀瘀攀洀 愀氀椀渀栀愀洀攀渀琀漀  攀猀琀爀愀琀最椀愀 搀攀 爀攀猀最愀琀攀 搀愀 洀攀洀爀椀愀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀⸀  Para as relações públicas um evento é “a execução do projeto devidamente de um acontecimento, com objetivo de manter, elevar ou recuperar o conceito de uma organização em seu público de interesses” (CESCA 2008, p. 20). Justifica-se então a escolha de um evento como produto principal do marco comemorativo de 20 anos de RP na Unisc. Esse evento não se trata de um evento como os que conhecemos compostos por recepcionistas, atividades organizadas, coquetel e encerramento. Tratamos evento neste trabalho como um acontecimento que precisa der vivido, noticiado e integrar diversas atividades para comemoração. ਀一攀猀琀攀 挀愀猀漀 猀攀 昀愀稀 搀攀 攀砀琀爀攀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 甀琀椀氀椀稀愀爀ⴀ猀攀 搀攀猀挀爀攀瘀攀爀 攀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀椀渀搀漀 焀甀攀 漀 爀攀猀最愀琀攀 栀椀猀琀爀椀挀漀 猀攀樀愀 挀漀渀琀愀搀漀 瀀攀氀漀猀 漀氀栀漀猀Ⰰ 氀攀洀戀爀愀渀愀猀 攀 瘀漀稀攀猀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 愀琀漀爀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀氀攀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 攀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀愀 爀攀愀Ⰰ 瘀愀氀漀爀椀稀愀渀搀漀 搀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 挀漀渀猀琀爀甀搀愀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 瀀攀氀愀 栀椀猀琀爀椀愀 挀爀椀愀搀愀 渀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀⸀ A memória institucional utilizada como técnica de relações públicas, objetiva não apenas o arquivamento de informações relevantes sobre a organização consiste em exaltar a história que a organização vem construindo ao longo do tempo, permitem relatar os benefícios e em casos de malefícios, as atitudes tomadas pela organização a fim de garantir sua integridade moral com os diversos públicos, a quem nós relações públicas, dedicamos nossa prática diária.਀倀漀搀攀洀漀猀 愀氀椀渀栀愀爀 愀猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 搀攀 洀攀洀爀椀愀 愀 甀洀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 愀洀戀漀猀 琀洀 愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 洀甀搀愀渀愀猀 搀攀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀攀爀挀攀瀀漀 搀愀猀 猀甀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 攀 猀甀愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 愀挀愀搀洀椀挀愀⸀ 匀椀洀攀猀 ⠀㄀㤀㤀㔀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㜀 ⤀ 攀渀琀攀渀搀攀 漀 攀瘀攀渀琀漀 挀漀洀漀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 搀愀猀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 攀 漀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀 挀漀洀漀 ᰀ嬠⸀⸀⸀崀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀 挀爀椀愀搀漀 挀漀洀 愀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀 搀攀 愀氀琀攀爀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀猀 爀攀氀愀攀猀 漀爀最愀渀椀稀愀漀ⴀ瀀切戀氀椀挀漀 嬀⸀⸀⸀崀ᴀ⸠ 伀猀 ㈀  愀渀漀猀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 渀愀 唀渀椀猀挀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 挀漀洀漀 攀瘀攀渀琀漀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀ⴀ猀攀 瀀攀氀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 愀瀀漀椀漀  愀氀琀攀爀愀漀 攀 洀愀渀甀琀攀渀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀Ⰰ 渀攀猀琀攀 挀愀猀漀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 瀀攀氀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀愀 唀渀椀猀挀⸀ 
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Com um estudo baseado em análise de documentos, registros e históricos pode-se desenvolver o e-book “20 anos de relações públicas Unisc: Memória e construção de conhecimento”, versão digital do livro que conta com diversas narrativas de memória vividas pelos acadêmicos e professores de Relações Públicas da Unisc. Dessa forma, analisar esse material trouxe apoio para o conhecimento da história e o apoio no desenvolvimento das melhores estratégias de comunicação. ਀伀 椀渀挀椀漀 搀愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀愀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀漀猀 ㈀  愀渀漀猀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 猀攀 搀攀甀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀洀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀Ⰰ 焀甀攀 猀攀最甀渀搀漀 䐀甀愀爀琀攀 ⠀㈀  㔀⤀Ⰰ  甀洀愀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀攀 瘀椀猀愀Ⰰ 挀漀洀 戀愀猀攀 渀愀猀 琀攀漀爀椀愀猀 攀 瀀爀攀猀猀甀瀀漀猀琀漀猀 搀攀昀椀渀椀搀漀猀 瀀攀氀漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀Ⰰ 爀攀挀漀氀栀攀爀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 猀甀戀樀攀琀椀瘀愀 搀攀 甀洀愀 昀漀渀琀攀Ⰰ 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀 瀀漀爀 搀攀琀攀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 焀甀攀 猀攀 搀攀猀攀樀愀 挀漀渀栀攀挀攀爀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 挀漀洀 戀愀猀攀 渀漀 瀀爀攀猀猀甀瀀漀猀琀漀 攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 愀猀 洀攀氀栀漀爀攀猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 愀 猀攀爀攀洀 愀瀀氀椀挀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 漀戀琀攀爀 洀攀氀栀漀爀 瀀攀爀昀漀爀洀愀渀挀攀 挀漀洀 爀攀氀愀漀 愀漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀漀 瀀氀愀渀漀⸀ 一攀猀猀愀 攀琀愀瀀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 漀甀瘀椀搀愀猀 焀甀愀琀爀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 瘀漀稀攀猀 瀀愀爀愀 愀瀀漀椀愀爀 渀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 搀愀猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀氀攀猀Ⰰ 琀爀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀猀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 渀愀 唀渀椀猀挀Ⰰ 猀攀渀搀漀 甀洀愀 搀攀氀愀猀 愀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀愀 搀漀 倀爀漀樀攀琀漀 䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 攀洀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 渀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 愀氀洀 搀漀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 渀愀 挀漀渀搀椀漀 搀攀 愀瀀爀漀瘀愀搀漀爀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀  Com base nestas informações foi possível a construção do plano de comunicação desenvolvido para os 20 anos de Relações Públicas, no qual se buscou identificar através do diagnóstico organizacional com base em entrevistas para entender o cenário da comunicação na empresa/causa. Segundo Kuncsh (2010, p.270) “o diagnóstico é um julgamento, realizado a partir de dados que possibilitam uma análise comparativa que cria um mapeamento criterioso e consegue mostrar uma análise real do ambiente atual da empresa”.਀伀 搀椀愀最渀猀琀椀挀漀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀 昀攀猀琀椀瘀漀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 攀猀琀攀渀搀攀甀 瀀攀氀漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 焀甀攀 琀椀渀栀愀 瀀漀爀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 爀攀挀漀渀栀攀挀攀爀 愀 洀攀洀爀椀愀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 搀愀 栀愀戀椀氀椀琀愀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 攀 愀 猀甀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀⸀ 䐀攀渀琀爀攀 愀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀搀愀猀Ⰰ 昀漀椀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀 焀甀攀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 ㈀  愀渀漀猀 瀀甀搀攀猀猀攀 猀攀爀 瀀愀爀愀 愀氀洀 搀漀猀 昀愀琀漀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀 焀甀攀 洀愀爀挀愀爀愀洀 愀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀 搀愀 栀愀戀椀氀椀琀愀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀砀椀猀琀攀 栀椀猀琀爀椀愀 猀攀渀搀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 渀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀愀洀戀洀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀爀愀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 挀漀洀 昀漀挀漀 渀愀 瘀椀猀漀 愀琀甀愀氀 搀攀 栀椀猀琀爀椀愀⸀  Nossa memória está diretamente associada a processos cotidianos de aprendizado, experiência, informação e armazenamento, os quais se constroem através de relacionamentos, pessoais ou impessoais. Uma relação de aprendizagem, por exemplo, é estabelecida após relação entre educador e educando, possibilitando uma forma de memória, e de aprendizado. Dessa forma, nosso cotidiano influencia espontaneamente na construção da nossa memória, por vezes, momentos que vivemos, experiências que adquirimos, vão sendo armazenadas em nosso subconsciente e as mais relevantes são os fragmentos que dão significados e relacionam coisas, pessoas, oralidades, entre outros.਀倀漀搀攀ⴀ猀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 洀攀洀爀椀愀 挀漀洀漀 愀氀最漀 漀甀 愀氀最甀洀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 焀甀攀 猀攀 愀猀猀漀挀椀愀 愀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 椀渀昀漀爀洀愀挀椀漀渀愀氀⸀ 䌀漀渀昀漀爀洀攀 䴀椀挀栀愀攀氀椀猀 ⠀㈀ ㄀㘀⤀  洀攀洀爀椀愀 㨀 Faculdade de lembrar e conservar ideias, imagens, impressões, conhecimentos e experiências adquiridos no passado e habilidade de acessar essas informações na mente; Função psíquica de um indivíduo de reproduzir um estado de consciência passado e reconhecê-lo como tal ou Reputação bem estabelecida; celebridade, fama.਀ Logo, nossa memória é formada por diversos fatores que possibilitam a interação entre os três estados temporais, o passado, o presente e o futuro, pois se compreende a memória como algo presente que adquirimos através de experiências passadas, que podem influenciar ações futuras.਀䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀甀ⴀ猀攀 焀甀攀 琀漀搀愀 愀 瘀椀猀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 猀攀爀椀愀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀愀 挀漀洀 戀愀猀攀 渀愀 洀攀洀爀椀愀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 攀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀 搀攀 挀愀搀愀 愀挀愀搀洀椀挀漀 挀漀洀 洀愀琀爀挀甀氀愀 愀琀椀瘀愀 渀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 栀愀戀椀氀椀琀愀漀 攀洀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 琀漀搀愀猀 愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀漀猀猀甀愀洀 瀀漀爀 挀愀爀琀攀爀 愀 瘀椀猀漀 搀漀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀⸀ 䌀漀洀漀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀猀 爀漀琀攀椀爀漀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀 攀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 搀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀⸀  Com objetivo de tornar o planejamento do evento algo não estático, sua manutenção podia ser promovida toda vez que surgisse uma ação relevante para o apoio ao alcance dos objetivos, essa era incluída no planejamento. E a forma de avaliação do projeto se deu através de entrevista online com as professoras demandantes do projeto para obtenção de análise de satisfação. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 琀椀渀栀愀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 渀愀 愀挀愀搀攀洀椀愀 漀渀搀攀 琀漀搀漀猀 挀漀渀猀椀最愀洀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 愀猀 愀攀猀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀 挀漀洀攀洀漀爀愀琀椀瘀漀Ⰰ 搀漀挀甀洀攀渀琀愀爀 漀 焀甀攀 昀漀椀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀 愀琀 攀渀琀漀 攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 挀甀爀猀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀猀 愀攀猀 瀀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀漀 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 瀀攀氀漀 愀甀琀漀爀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀  Com o objetivo de iniciar as atividades dos 20 anos de RP na Unisc, e divulgar o livro comemorativo “20 anos de Relações Públicas Unisc: Memória e Construção do Conhecimento” foi desenvolvido um marcador de páginas foi desenvolvido pela colega Jaquelini Luz, e aprimorado pelo autor deste projeto, um marcador de páginas oficial do e-book. O orçamento foi feito através do formato de licitação, com no mínimo três fornecedores a fim de encontrar o mais barato para a produção do material. Após orçamentos, o marcador de páginas foi confeccionado e disponibilizado na biblioteca central da Unisc, secretaria do curso de Comunicação Social e pelas autoras do e-book através contato pessoal direto. ਀伀 攀ⴀ戀漀漀欀 琀攀瘀攀 猀攀甀 氀愀渀愀洀攀渀琀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 渀愀 昀攀椀爀愀 搀漀 氀椀瘀爀漀 搀攀 匀愀渀琀愀 䌀爀甀稀 搀漀 匀甀氀Ⰰ 昀漀爀愀洀 攀渀琀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀 漀渀ⴀ氀椀渀攀 攀 漀昀昀ⴀ氀椀渀攀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 搀漀 搀攀瀀愀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 愀甀琀漀爀攀猀 搀漀 氀椀瘀爀漀Ⰰ 挀漀洀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 洀漀琀椀瘀愀爀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀攀洀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀 搀攀 氀愀渀愀洀攀渀琀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀Ⰰ 焀甀攀 漀挀漀爀爀攀甀 渀漀 搀椀愀 ㄀㌀ 搀攀 猀攀琀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀 猀 ㄀㜀 栀漀爀愀猀 渀愀 䌀愀猀愀 搀愀猀 愀爀琀攀猀 刀攀最椀渀愀 匀椀洀漀渀椀猀⸀ 䄀 愀漀 猀攀 搀攀甀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀渀瘀椀琀攀 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 䜀⸀䤀⸀䘀 ⠀䜀爀愀瀀栀椀挀猀 䤀渀琀攀爀挀栀愀渀最攀 䘀漀爀洀愀琀⤀Ⰰ 搀椀瘀甀氀最愀搀愀 攀洀 攀瘀攀渀琀漀 渀愀 爀攀搀攀 猀漀挀椀愀氀 搀椀最椀琀愀氀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 攀 昀漀椀 攀渀瘀椀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 攀 愀甀琀漀爀攀猀 挀漀渀瘀椀搀愀搀漀猀 搀漀 攀ⴀ戀漀漀欀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 攀ⴀ洀愀椀氀⸀ 䄀氀洀 搀愀 愀漀 漀渀ⴀ氀椀渀攀Ⰰ 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 猀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀甀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 挀漀渀瘀椀琀攀 瀀攀猀猀漀愀氀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 瀀攀氀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 愀甀琀漀爀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 瘀椀猀椀琀愀猀 猀 猀愀氀愀猀 搀攀 愀甀氀愀 挀漀洀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 洀愀琀爀椀挀甀氀愀搀漀猀 攀洀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 挀漀渀瘀椀琀攀⸀  Além das campanhas o autor deste trabalho apoiou as autoras do livro comemorativo na sua conclusão, através da coleta de assinaturas em termo de sessão de direitos de imagens presentes no livro, garantindo as exigências legais para o seu lançamento, a coleta ocorreu de forma presencial, no mês que antecedeu o lançamento (agosto), em formulário específico. Essa ação integra o projeto experimental de 20 anos de Relações Públicas na Unisc, pois o livro é referente à construção e documentação dessa memória institucional.਀䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 焀甀攀 挀漀洀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 椀氀甀猀琀爀愀爀 攀 攀砀愀氀琀愀爀 渀漀猀猀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀愀 挀漀洀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀爀 漀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 攀 漀猀 攀渀猀椀渀愀洀攀渀琀漀猀 搀攀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀⸀ 匀甀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀ⴀ猀攀 渀甀洀愀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 挀漀洀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 攀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀渀搀漀 猀攀甀 漀氀栀愀爀 瀀愀爀愀 愀 挀洀攀爀愀Ⰰ 搀愀渀搀漀 甀洀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 搀攀 漀氀栀愀爀攀猀 瀀愀爀愀 甀洀愀 渀漀瘀愀 瀀攀猀猀漀愀 椀渀琀攀最爀愀渀搀漀 愀焀甀攀氀攀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀最攀洀⸀ 䄀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 昀漀椀 琀椀爀愀搀愀 渀漀 搀椀愀 ㄀㜀 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀猀琀攀 愀渀漀Ⰰ 挀漀洀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䄀渀愀氀甀 匀挀栀洀椀琀稀 䠀漀爀氀氀攀Ⰰ 猀攀琀攀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 倀攀猀焀甀椀猀愀 攀洀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 攀 漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 愀甀琀漀爀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䄀 昀漀琀漀 昀漀椀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀 愀最渀挀椀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 䌀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 攀洀 挀漀渀最爀攀猀猀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀⸀  Apoiando a construção do universo 20 anos, foi criado o leiaute de faixa comemorativa para ser fixado no campus, produzida faixa em lona, explicitando o ano comemorativo. A faixa foi produzida em fornecedor de melhor preço, conforme orçamento em formato de licitação e fixada na entrada do bloco 16 do campus. Sua produção ocorreu em 24 de outubro e fixação na entrada do bloco 16 no dia 28 de outubro de 2016. ਀刀攀愀昀椀爀洀愀渀搀漀 漀 挀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀 搀攀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀爀 琀漀搀愀猀 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 瀀愀爀愀 漀猀 ㈀  愀渀漀猀Ⰰ 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 琀愀洀戀洀 挀漀洀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 瀀愀爀愀 眀攀戀Ⰰ 甀洀 攀瘀攀渀琀漀 渀漀 猀椀琀攀 搀攀 爀攀搀攀 猀漀挀椀愀氀 搀椀最椀琀愀氀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 漀渀搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 洀搀椀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 愀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀漀 愀渀漀 挀漀洀攀洀漀爀愀琀椀瘀漀 昀漀爀愀洀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀猀 愀 昀椀洀 搀攀 愀琀椀渀最椀爀 琀漀搀漀猀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀⸀ 伀 攀瘀攀渀琀漀 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 渀漀 搀椀愀 㘀 搀攀 猀攀琀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀 挀漀洀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 猀攀爀 漀 挀愀渀愀氀 漀昀椀挀椀愀氀 搀愀猀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀 爀攀氀愀琀椀瘀愀猀 愀漀猀 ㈀  愀渀漀猀 搀攀 刀倀 渀愀 唀渀椀猀挀⸀ 䄀猀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀 渀漀 琀洀 瀀攀爀椀漀搀椀挀椀搀愀搀攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀愀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 猀漀 瀀漀猀琀愀搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 搀攀 刀倀Ⰰ 昀漀琀漀猀Ⰰ 挀漀渀瘀椀琀攀猀 攀 挀漀洀甀渀椀挀愀搀漀猀⸀ 䘀漀椀 攀渀挀攀爀爀愀搀漀 渀漀 搀椀愀 㠀 搀攀 搀攀稀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 猀攀渀搀漀 甀洀 瀀漀猀琀 搀攀 攀渀挀攀爀爀愀洀攀渀琀漀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 挀爀椀愀渀搀漀 愀氀甀猀漀 猀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀 搀攀 渀漀瘀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 挀爀椀愀搀愀猀⸀ Alusivas aos 20 anos de RP foram produzidas camisetas com a logo do evento, a ação se desenvolveu através de orçamento e campanha de vendas, através de mídia digital produzida para a campanha, a camiseta foi usada pelos acadêmicos no evento de 2/12. ਀䘀漀椀 挀爀椀愀搀漀 甀洀 瘀搀攀漀 愀氀甀猀椀瘀漀 愀漀 愀渀椀瘀攀爀猀爀椀漀 搀漀 挀甀爀猀漀Ⰰ 挀漀洀 昀漀挀漀 渀愀 猀甀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 瘀愀氀漀爀椀稀愀渀搀漀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 挀漀洀 椀洀愀最攀渀猀 挀愀瀀琀愀搀愀猀 渀漀 挀愀洀瀀甀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 攀 氀漀挀愀攀猀 攀砀琀攀爀渀愀猀⸀ 䄀 昀椀洀 搀攀 洀漀琀椀瘀愀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 椀渀琀攀爀渀漀Ⰰ 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀渀搀漀 漀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀攀爀琀攀渀挀椀洀攀渀琀漀 甀洀 瘀搀攀漀 愀氀甀猀椀瘀漀 愀漀猀 ㈀  愀渀漀猀 搀攀 刀倀 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 挀漀洀漀 瀀愀爀琀攀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀 攀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀渀琀攀 搀攀猀猀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ 伀 瘀搀攀漀 昀漀椀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀⸀ 䄀 最爀愀瘀愀漀 漀挀漀爀爀攀甀 攀渀琀爀攀 ㌀ 搀攀 漀甀琀甀戀爀漀 攀 ㄀㜀 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀Ⰰ 琀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 氀漀挀愀攀猀 攀 愀琀漀爀攀猀 ⠀愀挀愀搀洀椀挀漀猀 搀攀 刀倀⤀ 攀 琀攀洀 搀甀爀愀漀 搀攀 ㄀ 洀椀渀甀琀漀 攀 ㈀㐀 猀攀最甀渀搀漀猀⸀ Criado também produto sonoro institucional para o evento de dia do RP, de cunho informativo referente aos 20 anos de RP na Unisc, foi reproduzido durante o início das atividades do dia do RP. O processo de produção do texto do produto sonoro se deu através de pesquisa por informações estratégicas sobre o marco. Bem como o produto traz falas de perspectiva de futuro, de transformação e de valorização dos estudantes. A divulgação do vídeo e do produto sonoro foi realizada no dia 2 de dezembro deste ano como parte integrante do evento do dia do RP. ਀䌀漀洀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 琀漀爀渀愀爀 愀 攀渀琀爀攀最愀 搀愀猀 挀愀洀椀猀攀琀愀猀 攀渀挀漀洀攀渀搀愀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 甀洀愀 愀漀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀稀愀搀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 挀爀椀愀搀漀猀 搀漀椀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 最爀昀椀挀漀猀㨀 甀洀愀 攀琀椀焀甀攀琀愀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 挀愀洀椀猀攀琀愀 琀爀愀稀攀渀搀漀 愀 昀爀愀猀攀 ᰀ䌠栀攀最漀甀 愀 猀甀愀 瘀攀稀 搀攀 挀爀椀愀爀 渀漀瘀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀ᴀ†攀 漀 猀攀氀漀 挀漀洀攀洀漀爀愀琀椀瘀漀 搀漀猀 ㈀  愀渀漀猀⸀ 䘀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 琀愀洀戀洀 甀洀愀 攀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀稀愀搀愀 瀀攀渀猀愀搀愀 瘀椀猀愀渀搀漀  猀甀猀琀攀渀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀猀 挀愀洀椀猀攀琀愀猀 渀漀爀洀愀氀洀攀渀琀攀 猀漀 攀渀琀爀攀最甀攀猀 瀀攀氀愀猀 椀渀搀切猀琀爀椀愀猀 攀洀 猀愀挀漀猀 瀀氀猀琀椀挀漀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 猀攀瀀愀爀愀搀愀⸀  Concretizando um dos maiores desejos do autores deste projeto foi realizada a impressão do e-book 20 Anos de Relações Públicas Unisc: Memória e Construção de Conhecimento. Com objetivo de tangibilizar o principal documento de memória construído pelas do curso o e-book comemorativo, foi realizado um orçamento para produção de 30 unidades do livro.਀倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 挀甀氀洀椀渀愀渀搀漀 渀漀 攀渀挀攀爀爀愀洀攀渀琀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 漀 攀瘀攀渀琀漀 ㈀  愀渀漀猀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 唀渀椀猀挀 攀 䐀椀愀 渀愀挀椀漀渀愀氀 搀愀猀 刀倀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䌀漀洀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 椀渀琀攀最爀愀爀 琀漀搀漀猀 漀猀 攀瘀攀渀琀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀ⴀ氀栀攀猀 漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 ᰀ㈠  愀渀漀猀 搀攀 刀倀ᴀ†挀漀渀猀琀爀甀搀漀 瀀攀氀愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 瀀攀氀愀猀 愀攀猀 搀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀Ⰰ 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 樀甀渀琀漀  愀最渀挀椀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 ⴀ 䄀㐀Ⰰ 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 攀砀愀氀琀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 挀甀爀猀漀 渀漀 搀椀愀 攀洀 焀甀攀 挀漀洀攀洀漀爀愀洀漀猀 漀 愀渀椀瘀攀爀猀爀椀漀 搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀⸀ 伀 攀瘀攀渀琀漀 昀漀椀 挀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀攀氀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀猀 瘀搀攀漀猀 愀氀甀猀椀瘀漀猀 愀漀猀 瘀椀渀琀攀 愀渀漀猀Ⰰ 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 搀攀 洀切猀椀挀愀Ⰰ 瘀愀氀漀爀椀稀愀渀搀漀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 搀攀 刀倀 攀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀攀 洀攀洀爀椀愀 攀 瀀爀漀樀攀漀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀ऀ䐀攀搀椀挀愀渀搀漀 甀洀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 攀砀攀挀甀漀 搀攀 攀猀琀爀愀琀最椀挀愀猀 搀攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 攀 愀瀀漀椀愀渀搀漀ⴀ猀攀 攀洀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀猀 搀攀 洀攀洀爀椀愀 攀 攀瘀攀渀琀漀猀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀甀ⴀ猀攀 漀 戀漀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 甀洀 攀瘀攀渀琀漀  挀愀瀀愀稀 搀攀 猀攀爀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀猀 攀 搀攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀 搀攀 洀攀洀爀椀愀猀Ⰰ 猀 昀漀爀琀愀氀攀挀攀 漀猀 氀愀漀猀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 ⠀渀攀猀琀攀 挀愀猀漀 漀猀 ㈀  愀渀漀猀 搀攀 刀倀 渀愀 唀渀椀猀挀⤀ 攀 猀攀甀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 ⠀爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀Ⰰ 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀Ⰰ 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 攀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀⤀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 攀洀瀀漀搀攀爀愀爀 愀猀 瘀漀稀攀猀 搀漀猀 愀琀漀爀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 焀甀攀 挀漀渀猀琀椀琀甀攀洀 漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀倀 渀愀 唀渀椀猀挀 攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 猀甀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 瀀攀猀猀漀愀椀猀 愀 洀攀洀爀椀愀 攀 愀 洀愀爀挀愀 ㈀  愀渀漀猀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 渀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 猀攀渀搀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 焀甀攀 渀漀  愀瀀攀渀愀猀 甀洀愀 昀爀愀猀攀 搀攀 猀氀漀最愀渀Ⰰ 洀愀猀 攀猀猀愀 栀椀猀琀爀椀愀  挀漀渀猀琀爀甀搀愀 挀漀洀 瘀漀挀 ⠀搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀愀 猀 瘀漀稀攀猀 搀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀Ⰰ 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀Ⰰ 搀攀瀀愀爀琀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 攀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⤀⸀  Por fim, o plano de comunicação para o evento de 20 anos, teve suas ações executadas objetivando o fortalecimento da história das Relações Públicas na Unisc e o sentimento de pertencimento dentre os estudantes pode ser considerado satisfatório em relação à prática de Relações Públicas, executada no período entre agosto e novembro de 2016, também para o aprimoramento dos conhecimentos teóricos adquiridos na academia através de todas as disciplinas já cursadas e também no alcance dos objetivos foi constatado através da avaliação do cliente deste projeto, bem como na percepção de felicidade dos colegas presentes no dia nacional das relações públicas, evento/atividade que encerrou este projeto. Através do livro e do projeto experimental descrito com base nas práticas desenvolvidas, pode-se documentar a história que é construída no curso de Relações Públicas da Unisc, todos os dias pelos acadêmicos, além de todos os trabalhos trazem a narrativa de acadêmicos reforçou o sentimento de pertencimento ao curso. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀䔀匀䌀䄀Ⰰ 䌀氀攀甀稀愀 䜀⸀ 䜀椀洀攀渀攀猀⸀ 伀爀最愀渀椀稀愀漀 搀攀 攀瘀攀渀琀漀猀㨀 洀愀渀甀愀氀 瀀愀爀愀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 攀 攀砀攀挀甀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀  㠀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀唀䄀刀吀䔀Ⰰ 䨀漀爀最攀㬀 䈀䄀刀刀伀匀Ⰰ 䄀渀琀漀渀椀漀Ⰰ 䴀琀漀搀漀猀 攀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀洀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ ㈀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㈀  㔀⸀ ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䠀䄀䰀䈀圀䄀䌀䠀匀Ⰰ 䴀愀甀爀椀挀攀⸀ 䄀 洀攀洀爀椀愀 挀漀氀攀琀椀瘀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 嘀爀琀椀挀攀Ⰰ ㄀㤀㤀 ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀唀一匀䌀䠀Ⰰ 䴀愀爀最愀爀椀搀愀 䴀⸀ 䬀爀漀栀氀椀渀最⸀ 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀最爀愀搀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㄀㤀㠀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀唀一匀䌀䠀Ⰰ 䴀愀爀最愀爀椀搀愀 䴀⸀ 䬀爀漀栀氀椀渀最⸀ ⠀伀爀最⸀⤀ 䄀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀漀洀漀 昀愀琀漀爀 搀攀 栀甀洀愀渀椀稀愀漀 搀愀猀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀⸀ 匀漀 䌀愀攀琀愀渀漀 搀漀 匀甀氀 ⠀匀倀⤀㨀 䐀椀昀甀猀漀 䔀搀椀琀漀爀愀Ⰰ ㈀ ㄀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀唀䔀䐀䄀Ⰰ 嘀愀氀爀椀愀 䴀愀琀椀愀猀 搀愀 匀椀氀瘀愀㬀 䘀刀䔀䤀吀䄀匀Ⰰ 䄀氀椀渀攀 搀攀㬀 嘀䄀䰀匀匀Ⰰ 嘀愀氀爀椀愀 䴀愀爀琀椀渀猀⸀ 䴀攀洀爀椀愀 䤀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀㨀 甀洀愀 爀攀瘀椀猀漀 搀攀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀⸀ 䌀刀䈀ⴀ㠀 䐀椀最椀琀愀氀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 瘀⸀ 㐀Ⰰ 渀⸀ ㄀Ⰰ 瀀⸀ 㜀㠀ⴀ㠀㤀Ⰰ 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䤀䴀픀䔀匀⸀ 刀漀戀攀爀琀漀 倀漀爀琀漀⸀ 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀㨀 昀甀渀漀 瀀漀氀琀椀挀愀⸀ ㌀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㄀㤀㤀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀