ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01483</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;APAE Capinzal</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Alexandre Alcides Coradi Ferrari (Universidade do Oeste de Santa Catarina); Paulo Ricardo dos Santos (Universidade do Oeste de Santa Catarina); Silvia Spagnol Simi dos Santos (Universidade do Oeste de Santa Catarina); Vanessa Angelica Balestrin (Universidade do Oeste de Santa Catarina)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Magia, Spot, Doação, Transformação, Poder</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A finalidade deste trabalho é discorrer a respeito do desenvolvimento, criação e produção do áudio publicitário, realizado para APAE/Capinzal, instituição sem fins lucrativos que presta atendimentos educacionais à pessoas com deficiência intelectual, dentre outras deficiências, visando o desenvolvimento de suas potencialidades, valorização e exercício da cidadania. O presente documento tem como premissa elucidar e fazer a defesa do spot que intitula-se "Faça a magia acontecer". Este busca proporcionar aos ouvintes um sentimento de poder, consciência e ajuda, motivando doações à APAE que se encontra em um momento financeiro delicado. O Spot foi desenvolvido na disciplina de Agência Experimental, na Unoesc, Joaçaba, no segundo semestre de 2016. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Apae - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Capinzal, tem como objetivo elaborar e dar continuidade a projetos e atividades que visem o maior desenvolvimento cognitivo, motor e social do educando com deficiência. Atende a 120 alunos matriculados, vindos dos municípios de Capinzal, Ouro, Zortéa e do Distrito de Barra do Leão pertencente ao município de Campos Novos. Incumbe à instituição de ensino a missão, de ensinar valores humanos, éticos e sociais, através da seleção de conteúdos e metodologias que favoreçam temas transversais presentes no currículo escolar, utilizando-se, de projetos interdisciplinares aplicados fora e dentro da escola. Busca desenvolver no educando a capacidade de convivência e igualdade de direitos. A APAE  Capinzal tem sua estrutura formada pela parte pedagógica, a Escola Especial Wanda Mayer e seu componente de saúde, a Clínica Iascara Dorini, as quais atualmente enfrentam uma carência financeira, por falta de associados e pelo corte de gastos feito pelo governo, que reduziu drasticamente o auxílio à instituição. O Spot vem como ação radiofônica para chamar atenção do público-alvo, sendo estes economicamente ativos com idades entre 20 e 60 anos, para que façam doações e se tornem associados da APAE. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Elaborar uma peça radiofônica (spot) com o intuito de reverter a situação financeira desfavorável da APAE, uma vez que a região onde a instituição se localiza, utiliza este meio de grande forma. A intenção é angariar doações e associados, chamando atenção de possíveis pessoas que tendam a ajudar através de uma abordagem emotiva, pois temos o entendimento de que esta forma de mensagem é a que melhor se encaixa e nos trará o resultado esperado. Assim, almejamos remeter a simbologia da magia, fazendo uma alusão ao poder que as pessoas tem nas mãos, o poder, que neste caso, é da doação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com uma extensa área de abrangência, em torno de 32.285 habitantes, a APAE  Capinzal eleva anualmente o número de educandos na instituição, requerendo cada vez mais qualidade em serviço e atendimento. Neste contexto, com base no briefing e demais informações fornecidas pelo cliente, notou-se a necessidade de obter mais associados e como conseqüência mais doações. Para tanto foi elaborado o áudio publicitário, spot, que segundo Mello Vianna "É a denominação dada às peças publicitárias veiculadas em rádio, que se caracterizam por serem baseadas em texto falado  acompanhando uma trilha musical ou de efeitos sonoros  cuja duração varia de 15 a 60 segundos". (2004, p.28). O spot surge como peça fundamental pela rapidez e memorização da mensagem, oferecendo uma comunicação horizontal.Figueiredo afirma que (2005) rádio é conversa ao pé do ouvido. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para realização do spot, foi necessária uma divisão por etapas que iniciou-se com a elaboração do briefing, com todas as informações cedidas pela instituição para um melhor conhecimento sobre os aspectos que a envolve. Segundo Sant'anna (1998, p. 99): Para conseguirmos mobilizar, persuadir e orientar um público determinado é preciso estabelecer em primeiro lugar a forma de como iremos orientar a operação. É necessário ter consciência de como iremos trabalhar, de que meios iremos utilizar e quais as reações das pessoas que irão receber as mensagens. Após esta etapa, foi elaborado o Planejamento com métodos e estratégias para melhor abordar o assunto em conformidade com o objetivo. O próximo passo foi a Criação, na qual foi elaborado roteiro, com definição de gênero de voz, trilha que remetesse o conceito, efeitos, estilo de locução, características conforme Barbosa Filho,(2009 p. 123), a "fala de locutores e atores apoiada por trilha musical, vinhetas, efeitos sonoros e ruídos que, devidamente superpostos, criam o cenário necessário para o entendimento da mensagem transmitida" Posteriormente foi gravado a gravação dos OFF -sem trilha, efeito, somente a voz seca-, para edição foi usado um programada de edição de áudio, o AUDACITY, o qual contém muitas ferramentas e com interface completa para realização do projeto que será veiculado nas rádios. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As locuções foram feitas na RÁDIO UNOESC FM106.7, dentro das dependências da Universidade do Oeste de Santa Catarina, no município de Joaçaba  Santa Catarina. Para o processo de gravação da voz, foi analisado qual tipo de voz chamaria atenção e que se encaixaria com a mensagem a ser transmitida, foi então determinado que seria voz infantil feminina, por se tratar do conceito "abordar a magia", e pela voz ser mais delicada. Após as gravações, iniciou-se as edições do áudio. Nesta etapa é possível determinar as posições dos efeitos, o sincronismo e normalização do volume das vozes com as trilhas. Para uma melhor possibilidade de envio por e-mail ou transmissão para qualquer dispositivo de mídia, convertemos o áudio para as extensões WAV e MP3. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Apresentado aqui, este Spot é componente essencial a um planejamento de uma campanha institucional que nos fez aprender muito sobre a importância social das Apaes, especialmente a localizada em Capinzal-SC, que tem uma significância grandiosa para as famílias e educandos da instituição, que deve ser compreendida e acolhida pelo trabalho tão nobre realizado por educadores e colaboradores que estão passando por uma dificuldade financeira severa. Todo o planejamento foi elaborado com base em estratégias para resolver o problema financeiro desfavorável pela qual a instituição vem passando, tendo como objetivo maior a prospecção de novos associados e qualquer valor em dinheiro da comunidade em geral que se sinta solidarizado com a causa. Com este trabalho acredita-se que possamos contribuir com a conscientização de toda a região abrangente da APAE, e que nos faça também refletir sobre solidariedade, sentimento este que expressa respeito à dignidade humana. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> BARBOSA FILHO, A. Gêneros radiofônicos: os formatos e os programas em áudio. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 2009. <br><br>FIGUEIREDO, Celso. Redação Publicitária: Sedução pela palavra. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2005<br><br>SANT ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Pioneira, 1998.<br><br> VIANNA, Mello, G. V. G. Jingles e spots. Belo Horizonte: N. Paiva, 2004. <br><br> </td></tr></table></body></html>