ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01490</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;A REESTRUTURAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DO CURSINHO SOLIDÁRIO - ONG FORMAÇÃO SOLIDÁRIA </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Elias Gonçalves Bonfim (Pontificia Universidade Catolica do Paraná)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Comunicação, Educação, Relações Públicas, Terceiro Setor, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O contexto do mundo atual globalizado traz desafios a comunicação das organizações, exigindo mudanças e adequações para que essa ocorra de maneira efetiva internamente e para com a comunidade que atende. O presente artigo apresenta uma análise desse cenário a realidade do Cursinho Solidário da ONG Formação Solidária, bem como os processos de reestruturação adotados, desenvolvendo formas de relacionamento através das Relações Públicas aplicada a comunidade e ao Terceiro Setor, visando melhorar a comunicação entre alunos, professores e colaboradores do projeto. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objeto de estudo desse trabalho é a estruturação da comunicação no Cursinho Solidário, um dos três programas da ONG Formação Solidária, funcionando em duas sedes, uma nas dependências do Curso Positivo, no bairro Batel e a outra instalada nas dependências da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no bairro Rebouças, ambas localiza das na cidade de Curitiba - PR. O Cursinho é um espaço dedicado para estudantes que concluíram ou estão no concluindo o ensino médio que procuram ingressar no ensino superior, contando com o auxílio de professores voluntários que ministram aulas voltadas as exigências das habilidades e competências presentes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e com foco para os pelo Brasil a fora.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Trabalhando em conjunto a isso, os objetivos específicos são: avaliar o grau de comprometimento dos alunos na busca pelo acesso ao ensino superior; divulgar o Cursinho Solidário para estimular os jovens potenciais carentes de Curitiba e Região Metropolitana a participar do projeto; e estimular um maior engajamento do público interno com o Cursinho. O papel do profissional de Relações Públicas dentro do Terceiro Setor é fortalecer a comunicação entre instituição e público de interesse, a sociedade que está em volta ou o público que a instituição se destina. O profissional de Relações Públicas precisa ter voz ativa e passar transparência para aqueles que o cercam, fazendo-se necessário ouvir a comunidade, pois são eles que usufruem dos trabalhos oferecidos pela instituição. Com a ajuda das ferramentas de comunicação, jornais, mídias sociais e novas mídias o Cursinho Solidário terá uma divulgação de seu trabalho desenvolvido. Em números, a grande demanda pelo Cursinho mostra o quanto o programa se faz necessário. Mais de 5000 pessoas procuram o curso anualmente. A Formação Solidária também se tornou referência em projeto social da área, devido a fatores como seriedade, qualidade de ensino e bons índices de aprovações que, inclusive, têm aumentado ano a ano. Nos últimos dois anos mais de 450 alunos foram aprovados nos vestibulares das universidades públicas do Brasil e outros conseguiram bolsas integrais em instituições particulares através do Programa Universidade para Todos (ProUni), do Governo Federal. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho utilizando situações que envolvessem o Cursinho Solidário. A pesquisa considerou como paradigma de pesquisa a Fenomenologia, interpretando o comportamento das pessoas na sociedade. Para tanto, a pesquisa ocorreu utilizando a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa exploratória e a pesquisa qualitativa. Este estudo considera a metodologia de pesquisa bastante relevante para o estudo do comportamento, pois será preciso saber como é o comportamento de cada estudante e colaborador, para que assim seja feita uma pesquisa mais aprofundada que possa obter resultados para melhorar o comportamento destes dentro do Cursinho Solidário.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A metodologia teve como objetivo fundamentar o trabalho utilizando situações que envolvessem o Cursinho Solidário. A pesquisa considerou como paradigma de pesquisa a Fenomenologia, interpretando o comportamento das pessoas na sociedade. Para tanto, a pesquisa ocorreu utilizando a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa exploratória e a pesquisa qualitativa. Este estudo considera a metodologia de pesquisa bastante relevante para o estudo do comportamento, pois será preciso saber como é o comportamento de cada estudante e colaborador, para que assim seja feita uma pesquisa mais aprofundada que possa obter resultados para melhorar o comportamento destes dentro do Cursinho Solidário.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Cursinho Solidário apresenta-se como uma oportunidade efetiva para aqueles milhares de muitos jovens e adultos, residentes em Curitiba e Região Metropolitana, que estudaram em escolas da rede pública de ensino ou que usufruíram de bolsas integrais em escolas particulares. Pessoas que apesar de, não se sentirem preparadas para concorrer às vagas disputadíssimas nos vestibulares, almejam conquistar uma vaga nas diversas faculdades, mas, que não têm condições financeiras suficientes para pagar um cursinho particular. Dados demonstram que em 2006 dos 3918 calouros da UFPR, 226 foram alunos de escolas da rede pública que entraram sem a utilização de algum modelo de cota. Enquanto que 986 entraram por cota social. Se em 2003 a diferença entre alunos de escola pública e particular chegava a 60 pontos percentuais a mais para os de escola particular. Já em 2006 a diferença foi de 12 pontos percentuais a mais para os de escola particular, ou seja, 44% dos vestibulandos eram de escola pública e 56 de particular. Com isso pode-se concluir que o ingresso desses vestibulandos, com acesso a um material de boa qualidade com um corpo docente capacitado numa estrutura semelhante àquela dos cursinhos privados, tem plenas condições de tornar real o sonho do ingresso numa faculdade como realização pessoal/coletiva garantindo-lhes a melhoria de sua qualidade de vida. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A primeira ação de comunicação sugerida e aceita pela coordenação do Cursinho foi à mudança na linguagem da fanpage e a criação de uma conta no Instagram, no qual passou a ter uma linguagem mais informal com o objetivo de atingir seu público de interesse. Já foi possível perceber que houve um aumento considerável na interação do público, tanto do facebook quanto do instagram a partir do momento que passou a serem postadas diariamente informações relacionadas ao cursinho, o que levou a gerar um aumento no número de seguidores. Também foi criado contas no Twitter, Google Plus, Youtube, ambos com objetivo de usar uma linguagem uniforme com os públicos do Cursinho Solidário. O Cursinho Solidário não possuía nenhuma marca que o identificasse de forma mais direta, portanto, foi criado uma nova Marca com a finalidade de dar essa identidade ao cursinho, o que também resultou na criação de uma nova camiseta, que foi destinada a todos os professores, colaboradores e aos alunos que usaram no dia do vestibular da UFPR, PUCPR. Foi criado um manual de uso e aplicação da marca. Os aulões foram ações de sucesso que foi realizado pela primeira vez no dia 12 de setembro de 2015, uma revisão de sociologia; esse evento foi restrito aos alunos do CS e durante o evento foi promovida uma palestra motivacional. No mês de outubro, dia 22, foi realizado nas dependências do Centro de Convenções de Curitiba, o aulão de revisão para as provas do ENEM; esse evento foi preparado para o público interno e externo, devido à capacidade do espaço ser muito maior que o número de alunos atendidos, foi aberto para os alunos oriundos de escolas públicas. Para participar da revisão os participantes doaram um produto de higiene pessoal ou um produto de limpeza, que foram distribuídos para quatro instituições filantrópicas. Mesmo com a tempestade que caiu naquela tarde, quase todos os principais veículos de comunicação de Curitiba fizeram a cobertura, e também houve várias veiculações nas mídias on-line.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BONFIM, Elias Gonçalves; LUZ, Isabelle Raissa; BOLL, Luiz Felipe;  et al . A reestruturação da comunicação do Cursinho Solidário  ONG Formação Solidária. PUCPR. Curitiba  PR. 2015.<br><br>COLLIS, Jill; HUSSEY, Roger. Pesquisa em Administração  Um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação, 2 ed. Porto Alegre: Bookman 2005.<br><br>RODRIGUES, Rui Martinho. Pesquisa Acadêmica  Como Facilitar o Processo de Suas Etapas. São Paulo: Atlas, 2007.<br><br>SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia Do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2007.<br><br>STUMPF, Ida Refina C. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2006.<br><br> </td></tr></table></body></html>