ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01501</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;COMUNICAÇÃO PARA RESULTADOS</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Henrique Schiochet Sottoriva (Henrique Schiochet Sottoriva); Ananda Tainá Servelin (Henrique Schiochet Sottoriva); Marina Vita Compagnoni (Henrique Schiochet Sottoriva)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Evento, Comunicação, Mercado, Relações Públicas, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O evento tem caráter mercadológico, portanto, visa trazer aprendizado através de aspectos práticos e experiências de profissionais da área. Aconteceu em formato de painéis, sendo assim, caracteriza-se pela apresentação de um tema pré-determinado, neste caso "Comunicação para Resultados", foram dois palestrantes que fizeram a exposição de seus conhecimentos em momentos diferentes, ao final, os participantes puderam fazer perguntas referentes ao tema. As empresas palestrantes foram Budweiser, com sua repesentante Natália Freitas e a empresa Mercedes com Roberto Fener.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O evento de mercado realizado pelos alunos da disciplina de eventos, cerimonial e protocolo juntamente com a professora Silvana Padilha Flores denominado "Comunicação para Resultados" teve como propósito trazer mais da realidade do mercado para a universidade de Caxias do Sul, integrando os diferentes cursos do centro de ciências sociais. Para que qualquer evento possa acontecer de maneira organizada e coerente é necessário planejamento, observando todas as variáveis e criando planos para toda e qualquer situação. A palestra Comunicação para Resultados aconteceu no dia sete de dezembro de 2016, às 19h50min, no UCS Teatro e contou com palestras de Nathália Souza (AMBEV) e Roberto Fener (Mercedes-Benz). O foco foi na apresentação de cases e como eles reverteram em resultados financeiros para as empresas. O evento encerrou as comemorações dos 45 anos do curso de Relações Públicas da Universidade de Caxias do Sul. Nas próximas páginas você poderá conferir as informações detalhadas sobre planejamento, execução, orçamento e avaliação do evento citado acima.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Objetivos do Evento: Comunicação para Resultados Objetivo Geral Proporcionar aos acadêmicos do Centro de Ciências Sociais, com foco nos estudantes de Relações Públicas, uma oportunidade única de contato com cases de comunicação de grandes organizações. Objetivos Específicos - Realizar divulgação do evento; - Levantar possíveis patrocinadores e parceiros; - Executar checklist; - Cumprir cronograma estabelecido; - Providenciar recursos necessários; - Fazer relatório de prestação de contas;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">É normal que uma das maiores expectativas dos acadêmicos de graduação paira sobre o mercado de trabalho. Entender como funciona a profissão na prática, quem são as pessoas importantes da área, porque e como elas chegaram onde estão, são questões de grande interesse desse público que, em sua maioria, está buscando bases para construção do sucesso profissional. Desta forma, o evento de mercado é uma excelente oportunidade para os alunos a fim de ter contato com as experiências de profissionais conceituados, bem como para os professores, que muitas vezes se detêm ao campo da pesquisa, se atualizarem sobre quanto ao que há em inovação no mercado e como têm se desenvolvido o espaço corporativo no momento atual. Além disso, para gestores, empresários e empreendedores, o evento de mercado também oportuniza a possibilidade de retirar insights para inovar no seu próprio negócio ou ambiente de trabalho.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Os métodos e técnicas utilizadas foram feitos com base na linha de cronologia de aulas. Após a escolha do tema, sendo definido Mercado, começamos a pensar e planejar a escolha do local, após pesquisamos empresas que poderiam se encaixar no tema proposto. Levantamos os dados dos públicos, definindo eles em: Públicos Diretos Além da comunidade acadêmica, o evento se destina a empresários e gestores responsáveis por negócios de todos os portes que se interessam por comunicação e marketing. Considera-se, portanto, um público elitizado, culto e economicamente ativo, o que o torna bastante exigente em todos os aspectos. -Públicos Indiretos Patrocinadores e apoiadores: Empresas que se dispuseram a colaborar com o projeto, tanto para divulgar sua marca no meio acadêmico e empresarial, como por acreditarem na proposta como uma oportunidade de aprendizado. Comunidade: Visto que o evento será aberto ao público, a região da serra gaúcha, em especial Caxias do Sul, receberá o impacto do projeto de forma direta ou indiretamente com a movimentação dos espaços envolvidos e com a oportunidade de aprendizado e cultura a disposição. Imprensa: Jornais, revistas, televisão e mídias online que veiculam conteúdos relacionados à área de comunicação, eventos, marketing e negócios. Fizemos também levantamento do tema e realizamos a criação de arte do evento relacionada com o tema, utilização do logo dos 45 anos do curso nos materiais do evento e briefing aos palestrantes para abordarem esse tema. Fomos buscar patrocínio para a realização do eventos, também, buscamos parcerias com fornecedores para melhoramento de toda infra estrutura. Para levantarmos dados sobre o evento em si, foi formulada uma pesquisa de satisfação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Iniciamos a montagem do evento às 08h30min do dia sete de dezembro, no hall do UCS teatro. A primeira parte era reunir todo material que estava na sala da professora Jussania e Silvana e levarmos tudo para o camarim do teatro. Após, gostaríamos de começar a instalação dos banners de todos os patrocinadores, mas a escada, solicitada previamente para a universidade, não estava lá. Entramos em contato com a área de manutenção e eles informaram que não possuíam escada para emprestar. Essa informação não havia sido passada para o grupo previamente, então entramos em contato com a professora Silvana que resolveu o assunto. Logo após, os funcionários da UCS trouxeram a escada e iniciamos de fato a montagem. A equipe de som e luz chegou e iniciou a montagem no palco e na área externa. Às 11 horas, a equipe da decoração iniciou a montagem. Nesse momento, usamos um borrifador para aromatizar o teatro com o mesmo aroma de todas as lojas da Mercedes-Benz ao redor do mundo. Ao meio dia, nos deslocamos para o hotel para deixar as lembranças no quarto dos palestrantes, que está em foto no anexo do trabalho. Após, fomos até a Savarauto encontrar com o palestrante Roberto Fener, Gerente de Marketing da Mercedes-Benz. Todos os integrantes do grupo foram almoçar com ele no patrocinador Confraria do Sabor. A tarde, nos dividimos para fazer tarefas externas como entregar o protocolo para nossa Mestre de Cerimonias, buscar alguns materiais que faltavam. Às 15 horas, iniciamos a montagem das pastas que faltavam, pois não conseguimos terminar a montagem na sexta-feira, dia dois de dezembro. Nesse meio tempo, recebemos os patrocinadores para finalizarem a montagem do seu material como Perfil Imóveis, Net, Photoinbox, Plug, Delicia de Brigadeiro, KTM e Escola de gastronomia da UCS. A Professora Silvana, que já havia feito alterações no protocolo, fez mais algumas e entregou a nova versão para o grupo às 19 horas, então o grupo foi providenciar a organização e impressão do novo protocolo. Às 19 horas chegavam também os dois palestrantes no UCS teatro. As apresentações dos dois já tinham sido testadas durante a tarde. Fizemos um 1 segundo teste para garantir que tudo sairia perfeito no momento do evento, antes de abrirmos as portas para o público, que já começava a se aglomerar no hall de entrada. O computador da UCS então parou de funcionar e os técnicos insistiram em tentar fazer ele funcionar. Nesse meio tempo, perdemos 20 minutos na falha do computador. Tivemos que usar o computador de uma integrante do grupo, pois a universidade não tinha nenhum de reserva para dar suporte nessa hora. Abrimos as portas às 19h40min, 25 minutos depois do planejado, para nos certificarmos que as apresentações funcionariam e que não teríamos nenhum problema técnico. Contamos com um público aproximado de 650 pessoas. A apresentação de tablado iniciou às 19h50min e foi até às 20h05min. O público reagiu muito bem a apresentação. Foi dado início ao protocolo. Não tivemos nenhum problema com o protocolo, a Mestre de Cerimonia foi impecável, pronunciado o nome de todas as pessoas e marcas de forma correta. Tivemos pouca participação dos professores dos cursos de comunicação, em contrapartida muitos professores de administração e marketing prestigiaram nosso evento, o que nos deixou feliz em fazer um momento que fosse relevante para todos os cursos do centro e não só os cursos de Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Tivemos também muito público de fora, pois tivemos apenas 184 registros de horas complementares nas máquinas cedidas pela universidade. Em função da final da copa do Brasil acontecer no mesmo dia do nosso evento, notamos que o público começou a sair do teatro às 21h30min, mas apesar disso, tivemos pessoas no evento até às 22h15min que foi a hora em que o evento encerrou oficialmente. A desmontagem foi feita na quinta-feira, a partir das 08 horas, mas o fornecedor de som e luz fez a desmontagem logo após o termino do evento, assim como o grupo levou todo material que era seu ainda no dia. Apesar da desmontagem ter sido feita no dia seguinte, na parte da manhã, não conseguimos recuperar as pesquisas que estavam na urna da universidade. As mesmas foram descartadas antes mesmo de o grupo ter acesso a elas. O evento foi bem planejado e bem executado, mas infelizmente acontecem alguns imprevistos que acabaram atrasando o início do evento, mas nada que abalasse a qualidade geral e a grandeza do evento.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Pontos fortes: O evento despertou muito interesse nos participantes, por ser algo diferente e trazendo nomes de marcas consagradas no mercado; Um bom jeito para encerrar o ciclo de eventos em comemoração aos 45 anos do curso de Relações Públicas; A equipe estava em sintonia, o que transmitiu para os participantes um ambiente tranquilo e bem organizado; Equipe uniformizada; Ambiente bem decorado; Estrutura de som e luz; Coquetel agradou os convidados e não faltou comida; As palestras abordaram temas de bastante interesse do público, respeitando o que o evento propôs. Abertura do evento com show de Tablado; O número de patrocinadores e apoiadores foi bastante satisfatório; Os atrativos na entrada do evento; A divulgação do evento; Pontos a melhorar: Lembrar de recolher as pesquisas de satisfação antes de ir embora; Deixar quase tudo arrumado para no outro dia fazer a desmontagem; Informar a secretária a hora que todos vão retirar suas coisas; As pastas que foram distribuídas não seguravam os anúncios dos patrocinadores e apoiadores; Nem todas as pessoas do grupo se dedicaram da mesma maneira, tanto no pré, durante e pós evento.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">FRANÇA, Fábio. Públicos: como identificá-los em uma nova visão estratégica. 2.ed. São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2008. <br><br> </td></tr></table></body></html>