INSCRIÇÃO: | 01503 |
CATEGORIA: | JO |
MODALIDADE: | JO06 |
TÍTULO: | A Estrada de Jorge, por Jorge Estrada |
AUTORES: | Pablo Ribeiro (Universidade de Caxias do Sul); Gabriela Fiorio (Universidade de Caxias do Sul); Adriana dos Santos Schleder (Universidade de Caxias do Sul) |
PALAVRAS-CHAVE: | comunicação, jornalismo audiovisual, reportagem perfil, Jorge Estrada, |
RESUMO | |
Esta reportagem perfil mostra a história resumida de um dos maiores comunicadores do Brasil: Jorge Estrada. A narração dos fatos é realizada pelo próprio personagem que, conta em sete minutos, histórias emocionantes da carreira como radialista nos mais diferentes veículos de comunicação do país. Em seu currículo, destaca-se a cobertura jornalística de um dos mais emblemáticos desastres do Brasil: o incêndio do Edifício Joelma, em São Paulo, no ano de 1974. A reportagem conta, inclusive, com imagens de arquivo da época e também com narrações esportivas antigas de Jorge Estrada. O vídeo é dividido por fases da vida do radialista, desde a infância, os primeiros passos como jogador de futebol, o início da trajetória como comunicador, até os dias atuais. | |
INTRODUÇÃO | |
Com 68 anos de idade, Estrada, como gosta de ser chamado, já vivenciou muitos momentos da história do país. 伀 最爀甀瀀漀 攀猀挀漀氀栀攀甀 䔀猀琀爀愀搀愀 挀漀洀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀攀爀昀椀氀Ⰰ 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀愀 挀漀洀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䤀䤀Ⰰ 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䌀愀砀椀愀猀 搀漀 匀甀氀Ⰰ 渀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ 㘀⸀ Foi em 19 de fevereiro de 1948, no bairro Chácara Barreto, de Canoas que o comunicador nasceu.儀甀愀渀搀漀 漀 昀甀琀甀爀漀 挀漀洀甀渀椀挀愀搀漀爀 挀栀攀最漀甀 愀漀猀 㐀 愀渀漀猀 搀攀 椀搀愀搀攀Ⰰ 倀漀渀挀椀愀渀漀Ⰰ 猀攀甀 琀椀漀 攀 瀀愀椀 搀攀 挀爀椀愀漀 搀椀猀猀攀 焀甀攀 愀 栀漀爀愀 攀爀愀 搀攀 挀漀洀攀愀爀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀⸀ 䔀猀琀爀愀搀愀 琀攀瘀攀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 攀洀瀀爀攀最漀 攀洀 甀洀 猀攀爀瘀椀漀 搀攀 愀氀琀漀ⴀ昀愀氀愀渀琀攀猀⸀ Após um período no Jornal Correio do Povo, Jorge Estrada se embrenhou em outros caminhos. Paralelo ao serviço militar, aos 17 anos de idade, Estrada foi ser jogador de futebol profissional no Sport Clube Paladino de Gravataí. Depois de ser vendido ao Cruzeiro de Porto Alegre, Estrada resolveu interromper a carreira e o sonho de seguir como jogador de futebol após um momento delicado pelo qual passou.䄀瀀猀Ⰰ 爀攀猀漀氀瘀攀甀 愀爀爀甀洀愀爀 愀猀 洀愀氀愀猀 攀 攀洀戀愀爀挀愀爀 爀甀洀漀 愀 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 䌀漀渀猀攀最甀椀甀 琀爀愀戀愀氀栀漀 渀愀 刀搀椀漀 䄀洀爀椀挀愀 䄀䴀Ⰰ 漀渀搀攀 爀攀愀氀椀稀漀甀 愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 搀漀猀 椀渀挀渀搀椀漀猀 搀漀猀 䔀搀椀昀挀椀漀猀 䄀渀搀爀愀甀猀 攀 䨀漀攀氀洀愀⸀ 䨀 渀漀 愀渀漀 搀攀 㤀㠀Ⰰ 爀攀琀漀爀渀愀 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀⸀ 伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 攀洀瀀爀攀最漀 渀愀 挀愀瀀椀琀愀氀 昀漀椀 渀愀 刀搀椀漀 䐀椀昀甀猀漀爀愀Ⰰ 焀甀攀 氀漀最漀 搀攀瀀漀椀猀 瘀椀爀漀甀 刀搀椀漀 䈀愀渀搀攀椀爀愀渀琀攀猀Ⰰ 漀渀搀攀 瀀攀爀洀愀渀攀挀攀甀 搀攀 㤀㠀 愀琀 㤀㠀㤀Ⰰ 愀琀 猀攀爀 挀漀渀琀爀愀琀愀搀漀 瀀攀氀愀 刀搀椀漀 䜀愀切挀栀愀⸀ Após, Estrada foi convidado pela Rádio São Francisco para integrar a nova equipe de esportes. Em 2000, Jorge Estrada retornava para Caxias do Sul para trabalhar na Rádio Caxias.䄀瀀猀 愀氀最甀渀猀 洀攀猀攀猀 搀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀攀爀昀椀氀Ⰰ 䔀猀琀爀愀搀愀 瀀攀搀椀甀 搀攀洀椀猀猀漀 搀愀 刀搀椀漀 䌀愀砀椀愀猀 攀 爀攀琀漀爀渀漀甀 瀀愀爀愀 猀甀愀猀 漀爀椀最攀渀猀㨀 䜀爀愀瘀愀琀愀⸀ Com muito orgulho de sua história, Estrada narra os fatos de sua vida na Reportagem Perfil “A Estrada de Jorge, por Jorge Estrada”. Um exemplo de superação e amor à profissão para a nova geração de jornalistas. | |
OBJETIVO | |
Objetivo Geralऀ䴀漀猀琀爀愀爀Ⰰ 瘀愀氀漀爀椀稀愀爀 攀 栀漀洀攀渀愀最攀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 瘀椀搀愀 搀攀 䨀漀爀最攀 䔀猀琀爀愀搀愀Ⰰ 甀洀 搀漀猀 洀愀椀漀爀攀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀搀漀爀攀猀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀攀爀昀椀氀 瀀愀爀愀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 伀戀樀攀琀椀瘀漀猀 䔀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀 Conhecer melhor a história de vida de Jorge Estrada dentro da área da comunicação;倀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 愀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀 愀琀甀愀爀 攀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 攀琀愀瀀愀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀攀爀昀椀氀⸀ Mostrar para o próprio personagem da história a importância que o mesmo tem para a sociedade que o admira. | |
JUSTIFICATIVA | |
Escolher alguém que seja significativo para a comunidade e também para nós estudantes, e que tenha uma boa história para contar, são fatores de grande relevância para a produção de uma reportagem perfil.伀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 瀀爀瘀椀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 挀愀爀爀攀椀爀愀 搀攀 䨀漀爀最攀 䔀猀琀爀愀搀愀Ⰰ 愀瀀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 攀 挀漀渀瘀攀爀猀愀猀 挀漀洀 漀 洀攀猀洀漀Ⰰ 昀漀椀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 猀漀戀爀攀 愀 瘀椀搀愀 搀漀 挀漀洀甀渀椀挀愀搀漀爀⸀ 唀洀 最爀甀瀀漀 搀攀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 琀攀爀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 攀猀琀愀爀 挀漀渀栀攀挀攀渀搀漀 攀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀渀搀漀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 甀洀 挀漀渀攀 搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀Ⰰ 渀漀 琀攀洀 瀀爀攀漀⸀ Estrada, que já foi homenageado diversas vezes, tem uma carreira longa e significativa. Estava presente em grandes coberturas jornalísticas, como o incêndio do Edifício Joelma, em São Paulo, no ano de 1974, pela então Rádio América AM. Além do fato ser curioso, por um comunicador que trabalha em Caxias do Sul ter realizado tal cobertura, instiga nós estudantes e também o espectador a querer saber mais sobre a história desse fato, e como ele se sentiu realizando a cobertura.䔀洀 甀洀 瀀愀猀 漀渀搀攀 愀 漀爀愀氀椀搀愀搀攀 攀猀琀 洀甀椀琀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀Ⰰ 猀攀爀 挀漀洀甀渀椀挀愀搀漀爀 渀漀 甀洀愀 琀愀爀攀昀愀 昀挀椀氀 攀Ⰰ 瀀愀爀愀 䔀猀琀爀愀搀愀Ⰰ 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 漀 爀搀椀漀 樀 渀愀猀挀攀爀愀洀 挀漀洀 攀氀攀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䴀愀爀琀椀渀 䈀愀爀戀攀爀漀 ⠀㈀ 㐀⤀Ⰰ 愀猀 洀搀椀愀猀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 漀 爀搀椀漀Ⰰ 猀攀 挀漀渀瘀攀爀琀攀爀愀洀 攀洀 瀀漀爀琀愀ⴀ瘀漀稀攀猀 搀愀 椀渀琀攀爀瀀攀氀愀漀Ⰰ 焀甀攀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀Ⰰ 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀瘀愀 愀猀 洀愀猀猀愀猀 攀洀 瀀漀瘀漀 攀 漀 瀀漀瘀漀 攀洀 渀愀漀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 愀甀琀漀爀Ⰰ 漀 爀搀椀漀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 愀 洀攀搀椀愀漀 攀渀琀爀攀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 爀甀爀愀氀 攀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 甀爀戀愀渀愀Ⰰ 椀渀琀爀漀搀甀稀椀渀搀漀 渀攀猀琀愀Ⰰ 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀攀 漀爀愀氀椀搀愀搀攀 攀 搀攀 攀砀瀀爀攀猀猀椀瘀椀搀愀搀攀⸀ 䤀猀猀漀 搀攀猀挀爀攀瘀攀 䨀漀爀最攀 䔀猀琀爀愀搀愀Ⰰ 漀 渀漀猀猀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 搀攀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 挀栀攀椀愀 搀攀 愀氀琀漀猀 攀 戀愀椀砀漀猀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 猀攀洀瀀爀攀 猀攀最甀椀甀 攀洀 昀爀攀渀琀攀Ⰰ 椀渀昀漀爀洀愀渀搀漀 愀 琀漀搀漀猀 焀甀攀 漀 漀甀瘀椀愀洀⸀ 唀洀 攀砀攀洀瀀氀漀 搀攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 焀甀攀Ⰰ 搀攀猀搀攀 攀渀琀漀Ⰰ 渀甀渀挀愀 栀愀瘀椀愀 猀椀搀漀 爀攀最椀猀琀爀愀搀漀 攀洀 椀洀愀最攀渀猀 愀 猀甀愀 瀀爀瀀爀椀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ Com um personagem de alto nível, também tivemos o desafio de produzir uma reportagem a altura. Muitos testes de cenário, formulação de questionário e a viabilização do entrevista até a Universidade de Caxias do Sul, foram desafiantes, principalmente a parte pós gravação, de decupagem do material, seleção de falas e montagem do perfil. | |
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS | |
Foi a partir de um trabalho acadêmico da disciplina de Telejornalismo II, do curso de Jornalismo da Universidade de Caxias do Sul (UCS), ministrada pela professora Adriana dos Santos Schleder, no primeiro semestre de 2016, que surgiu a ideia de produzir uma reportagem perfil de alguma personalidade da cidade de Caxias do Sul. Como a referência de um perfil está na experiência humana, pensou-se em diversas pessoas que poderiam ser homenageadas até que se chegasse ao nome de Jorge Estrada, um dos radialistas mais conhecidos da cidade e do Estado do Rio Grande do Sul. 䌀漀洀漀 甀洀 搀漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀漀 最爀甀瀀漀 攀爀愀 攀猀琀愀最椀爀椀漀 搀愀 刀搀椀漀 䌀愀砀椀愀猀Ⰰ 攀洀椀猀猀漀爀愀 渀愀 焀甀愀氀 䔀猀琀爀愀搀愀 琀爀愀戀愀氀栀愀瘀愀Ⰰ 愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 昀漀椀 昀愀挀椀氀椀琀愀搀愀 攀 䔀猀琀爀愀搀愀 愀挀攀椀琀漀甀 琀攀爀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀漀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 猀甀愀 瘀椀搀愀⸀ 䌀漀洀 愀 愀瀀爀漀瘀愀漀 搀漀 渀漀洀攀 搀攀 䨀漀爀最攀 䔀猀琀爀愀搀愀Ⰰ 瀀愀爀琀椀洀漀猀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 昀愀猀攀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 焀甀攀 昀漀椀 愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 攀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 爀漀琀攀椀爀漀 搀漀 瀀攀爀昀椀氀⸀ Sendo um gênero do jornalismo que permite a aproximação do repórter e do entrevistado, o perfil é direcionado à compreensão. Diferente das biografias, que registram a trajetória de um indivíduo, Lima (2002), descreve que o perfil jornalístico concentra em determinados aspectos importantes da vida da pessoa. No meu entender, os perfis são uma espécie de história de vida cuja proposta é desenhar o retrato de um momento selecionado, atual, do(s) protagonista(s). Naturalmente, elementos do passado surgem aqui e ali para contextualizar o presente, tal como esboços do futuro aparecem, ocasionalmente. Mas o foco central da narrativa é o presente. (LIMA, 2002, s.p.) Inicialmente pensamos em perguntas básicas para contemplar diversos fatores de sua vida, e também em uma ordem cronológica de fatos que eram imprescindíveis para contextualizar o nosso perfil, por isso a entrevista foi muito bem pensada para que o personagem contasse a história de vida na ordem exata dos fatos. Barbeiro e Lima (2002) falam sobre a técnica de entrevista em televisão: A entrevista em televisão tem o poder de transmitir o que o jornalismo impresso nem sempre consegue: a exposição da intimidade do entrevistado. Os gestos, o olhar, o tom de voz, o modo de se vestir, a mudança do semblante influenciam o telespectador e a própria a ação do entrevistador, que ao adquirir experiência consegue tirar do entrevistado mais do que ele gostaria de dizer. (BARBEIRO; LIMA; 2002; p. 85 ). O cenário foi muito bem pensado. No estúdio de televisão do Centro de Teledifusão Educativa da universidade, montamos jogos de luzes. Um microfone de rádio antigo foi utilizado ao fundo para caracterizar o ambiente de Jorge Estrada; e três câmeras foram colocadas no cenário para que gravassem diferentes enquadramentos do nosso personagem. O perfil também contém imagens antigas, vídeos e narrações que ajudaram a costurar os fatos históricos.匀漀戀爀攀 愀 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 渀愀猀 琀爀愀渀猀椀攀猀 搀愀猀 昀愀猀攀猀 搀愀 瘀椀搀愀 搀攀 䔀猀琀爀愀搀愀 愀 椀渀琀爀漀搀甀漀 搀愀 洀切猀椀挀愀 䐀甀猀琀 䤀渀 吀栀攀 圀椀渀搀Ⰰ 搀愀 䈀愀渀搀愀 䬀愀渀猀愀猀Ⰰ 攀砀挀攀琀漀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 焀甀攀 䔀猀琀爀愀搀愀 挀漀渀琀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 焀甀攀 琀攀瘀攀 渀愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 搀漀 椀渀挀渀搀椀漀 搀漀 䔀搀椀昀挀椀漀 䨀漀攀氀洀愀⸀ 倀愀爀愀 攀猀琀愀 瀀愀爀琀攀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 愀 洀切猀椀挀愀 唀渀愀 倀愀氀愀戀爀愀Ⰰ 搀攀 䌀愀爀氀漀猀 嘀愀爀攀氀愀⸀ 䄀漀 昀椀渀愀氀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀攀爀昀椀氀Ⰰ 愀瀀猀 甀洀 戀爀攀瘀攀 瘀搀攀漀 搀攀 䨀漀爀最攀 䔀猀琀爀愀搀愀 琀爀愀戀愀氀栀愀渀搀漀 渀漀猀 攀猀琀切搀椀漀猀 搀愀 刀搀椀漀 䌀椀搀愀搀攀 䄀䴀Ⰰ 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 漀猀 挀爀搀椀琀漀猀Ⰰ 攀砀攀挀甀琀愀搀愀 愀 洀切猀椀挀愀 伀 焀甀攀 Ⰰ 漀 焀甀攀 Ⰰ 搀攀 䜀漀渀稀愀最甀椀渀栀愀Ⰰ 洀攀猀挀氀愀搀愀 挀漀洀 漀 甀搀椀漀 搀攀 甀洀愀 渀愀爀爀愀漀 愀渀琀椀最愀 搀攀 䨀漀爀最攀 䔀猀琀爀愀搀愀 渀愀 刀搀椀漀 䌀愀砀椀愀猀⸀ Em relação à edição, o processo foi longo, para que de fato pudéssemos contar a vida de Jorge Estrada de maneira coesa. Foram 50 minutos de gravação, que tiveram que ser reduzidos em sete minutos, com os principais fatos da carreira do comunicador. Sobre isso, Bistane e Bacellar (2005, p.13) comentam que: “Esse é o desafio diário do repórter de TV: relatar com precisão e síntese. Uma coisa é ouvir uma história; outra, é entender o suficiente para contá-la, transmitindo a relevância da informação de forma atraente e inteligível.” | |
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO | |
A reportagem perfil de Jorge Estrada, intitulada “A Estrada de Jorge, por Jorge Estrada” possui sete minutos de duração e é dividida por fases da vida do comunicador, mantendo-se a ordem cronológica dos fatos. Como dito anteriormente, foram aproximadamente 50 minutos de gravação, na qual teve que ser editado e finalizado em sete minutos. O título de cada momento da vida de Estrada é exposto no meio da tela, em fonte Comic Sans MS, com a introdução da música Dust In The Wind, da Banda Kansas.ऀ䌀漀洀漀 愀 洀愀爀挀愀 搀攀 䨀漀爀最攀 䔀猀琀爀愀搀愀 漀 戀漀洀 栀甀洀漀爀Ⰰ 瀀攀渀猀愀洀漀猀 攀洀 挀漀洀攀愀爀 漀 瘀搀攀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀攀爀昀椀氀 挀漀洀 愀氀最甀洀愀 昀爀愀猀攀 搀漀 挀漀洀甀渀椀挀愀搀漀爀⸀ 䌀漀洀攀愀洀漀猀 攀渀琀漀 挀漀洀 攀氀攀 昀愀氀愀渀搀漀 ᰀ䄠琀攀渀漀℀ 匀椀氀渀挀椀漀 渀漀 攀猀琀切搀椀漀ᴀ†攀Ⰰ 愀瀀猀Ⰰ 漀 琀琀甀氀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 挀漀洀 愀 椀洀愀最攀洀 搀攀猀昀漀挀愀搀愀 搀攀 䔀猀琀爀愀搀愀 愀漀 昀甀渀搀漀 攀 琀愀洀戀洀 甀洀愀 搀愀猀 挀洀愀爀愀猀 愀瀀愀爀攀挀攀渀搀漀 渀愀 瀀愀爀琀攀 椀渀昀攀爀椀漀爀 搀愀 琀攀氀愀⸀
Estrada começa respondendo à pergunta “Quem é Jorge Estrada?”. Ele afirma que a pergunta é difícil, pois falar sobre si mesmo é uma das coisas mais difíceis da vida. Estrada destaca os 54 anos de profissão e garante que nunca prejudicou colegas de trabalho, fato que faz com que se sinta orgulhoso. Nesse ponto, Estrada diz que o jornalismo é a profissão da vaidade, por isso sempre procurou ser humilde. ऀ一愀 猀攀最甀渀搀愀 瀀愀爀琀攀Ⰰ 椀渀琀椀琀甀氀愀搀愀 ᰀ传猀 倀爀椀洀攀椀爀漀猀 倀愀猀猀漀猀ᴀⰠ 䔀猀琀爀愀搀愀 挀漀渀琀愀 戀愀猀椀挀愀洀攀渀琀攀 猀漀戀爀攀 愀 愀搀漀氀攀猀挀渀挀椀愀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 挀漀洀 㐀 愀渀漀猀 挀漀洀攀漀甀 愀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 攀洀 甀洀 猀攀爀瘀椀漀 搀攀 愀氀琀漀ⴀ昀愀氀愀渀琀攀猀⸀ 伀 戀漀洀 栀甀洀漀爀 搀攀 䔀猀琀爀愀搀愀 渀漀瘀愀洀攀渀琀攀 猀攀 昀愀稀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 焀甀愀渀搀漀 攀氀攀 挀漀渀琀愀 猀漀戀爀攀 漀 猀氀漀最愀渀 渀愀 焀甀愀氀 琀椀渀栀愀 焀甀攀 氀攀爀 搀椀愀爀椀愀洀攀渀琀攀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 攀氀攀Ⰰ 攀爀愀 甀洀 猀氀漀最愀渀 ᰀ椠搀椀漀琀愀ᴀ⸠ 䘀漀爀愀洀Ⰰ 搀攀 昀愀琀漀Ⰰ 漀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 瀀愀猀猀漀猀 搀攀 䔀猀琀爀愀搀愀 渀愀 挀愀爀爀攀椀爀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀搀漀爀⸀
Na fase seguinte, “O Futebol”, é destacada a relação de Estrada com o esporte, primeiro como jogador profissional. O comunicador relembra com precisão as datas dos acontecimentos de sua vida. Ele conta sobre a contratação no Esporte Paladino de Gravataí e depois no Cruzeiro de Porto Alegre. O bom humor característico do comunicador dá espaço para um dos momentos sérios da vida de Estrada. Neste momento, ele conta sobre o fato que interrompeu a sua carreira como jogador. Após fugir da concentração, Estrada conta que se envolveu em uma briga, onde acabou levando uma facada e teve que abandonar o futebol. Ainda nesta parte, Estrada segue a ordem cronológica e finaliza contando que resolveu ir embora de Porto Alegre e ir para São Paulo para ter melhores oportunidades de trabalho.ऀ一愀 焀甀愀爀琀愀 瀀愀爀琀攀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀攀爀昀椀氀Ⰰ 椀渀琀椀琀甀氀愀搀愀 ᰀ䔠砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 䴀愀爀挀愀渀琀攀ᴀⰠ 䔀猀琀爀愀搀愀 挀漀渀琀愀 攀洀 搀攀琀愀氀栀攀猀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 洀愀椀猀 洀愀爀挀愀渀琀攀 搀攀 猀甀愀 瘀椀搀愀㨀 愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 搀漀 椀渀挀渀搀椀漀 搀漀 䔀搀椀昀挀椀漀 䨀漀攀氀洀愀Ⰰ 瀀攀氀愀 刀搀椀漀 䄀洀爀椀挀愀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 䔀猀琀爀愀搀愀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀 愀 琀爀愀最搀椀愀 挀漀洀漀 甀洀愀 搀愀猀 洀愀椀漀爀攀猀 搀攀猀最爀愀愀猀 焀甀攀 攀氀攀 瘀椀瘀攀渀挀椀漀甀 渀愀 挀愀爀爀攀椀爀愀⸀ 一攀猀猀愀 瀀愀爀琀攀Ⰰ 猀漀 洀攀猀挀氀愀搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 爀攀愀椀猀 搀愀 瀀漀挀愀 瘀攀椀挀甀氀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 刀攀搀攀 䜀氀漀戀漀 搀攀 吀攀氀攀瘀椀猀漀⸀
A próxima fase chama-se “O Retorno”, pois Jorge Estrada conta como foi retornar para Porto Alegre após o período na capital paulista. Nessa parte da reportagem perfil, Estrada conta sobre suas passagens nas Rádios Bandeirantes e Gaúcha, até ser convidado a vir trabalhar em Caxias do Sul, na Rádio São Francisco. Ele ainda comenta a passagem pela Rádio Pampa, até o retorno à Caxias para trabalhar na Rádio Caxias, onde permaneceu até 2017. 一愀 切氀琀椀洀愀 瀀愀爀琀攀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀攀爀昀椀氀Ⰰ ᰀ传 䘀甀琀甀爀漀ᴀⰠ 挀漀洀漀 漀 瀀爀瀀爀椀漀 渀漀洀攀 搀椀稀Ⰰ 䔀猀琀爀愀搀愀 昀愀氀愀 猀漀戀爀攀 猀攀甀猀 瀀氀愀渀漀猀⸀ 䔀氀攀 昀愀氀愀 挀漀洀 漀爀最甀氀栀漀 猀漀戀爀攀 漀 爀攀琀漀爀渀漀 愀漀猀 攀猀琀甀搀漀猀⸀ 䄀瀀猀Ⰰ 甀洀 瘀搀攀漀 挀甀爀琀漀 洀漀猀琀爀愀 䔀猀琀爀愀搀愀 琀爀愀戀愀氀栀愀渀搀漀 渀漀猀 攀猀琀切搀椀漀猀 搀愀 刀搀椀漀 䌀椀搀愀搀攀 䄀䴀⸀ 一愀 猀甀戀椀搀愀 搀漀猀 挀爀搀椀琀漀猀Ⰰ 洀攀猀挀氀愀搀漀 甀洀 甀搀椀漀 愀渀琀椀最漀 搀攀 渀愀爀爀愀漀 攀猀瀀漀爀琀椀瘀愀 搀攀 䔀猀琀爀愀搀愀 挀漀洀 愀 洀切猀椀挀愀 伀 焀甀攀 Ⰰ 漀 焀甀攀 Ⰰ 搀攀 䜀漀渀稀愀最甀椀渀栀愀⸀
As cenas foram gravadas no estúdio de televisão do Centro de Teledifusão Educativa (Cetel) da Universidade de Caxias do Sul e também nos estúdios da Rádio Caxias, em Caxias do Sul, com prévia autorização da direção da emissora䐀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 搀攀挀甀瀀愀最攀洀 戀甀猀挀愀洀漀猀 愀猀 爀攀昀攀爀椀搀愀猀 愀搀攀焀甀愀攀猀 愀漀 爀漀琀攀椀爀漀⸀ 䴀甀椀琀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 焀甀攀 䔀猀琀爀愀搀愀 挀漀渀琀漀甀 渀漀猀 㔀 洀椀渀甀琀漀猀 搀攀 最爀愀瘀愀漀 琀椀瘀攀爀愀洀 搀攀 猀攀爀 爀攀琀椀爀愀搀愀猀 搀攀瘀椀搀漀 愀漀 琀攀洀瀀漀⸀ 刀攀猀漀氀瘀攀洀漀猀 攀渀琀漀 昀漀挀愀爀 渀愀 挀愀爀爀攀椀爀愀 搀漀 挀漀洀甀渀椀挀愀搀漀爀⸀
No processo de edição tivemos a ajuda do cinegrafista Dirceu Borba, que utilizou o software Adobe Premiere㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一甀渀挀愀 昀漀椀 琀漀 搀椀昀挀椀氀 攀搀椀琀愀爀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀攀爀昀椀氀⸀ 䴀甀椀琀愀 栀椀猀琀爀椀愀 瀀愀爀愀 瀀漀甀挀漀 琀攀洀瀀漀⸀ 䴀愀猀Ⰰ 挀漀洀 洀甀椀琀漀 攀猀昀漀爀漀 攀 搀攀搀椀挀愀漀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀Ⰰ 攀 琀攀洀漀猀 漀爀最甀氀栀漀 搀漀 渀漀猀猀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䌀漀洀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 戀攀洀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀Ⰰ 瀀漀搀攀洀漀猀 渀漀猀 最甀椀愀爀 渀愀 栀漀爀愀 搀愀 攀搀椀漀 攀 爀攀愀氀洀攀渀琀攀 攀猀挀漀氀栀攀爀 愀猀 瀀愀爀琀攀猀 洀愀椀猀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀猀 渀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀⸀ 준 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀 漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 攀 焀甀攀 攀猀琀椀洀甀氀愀 愀 猀攀最甀椀爀 攀洀 昀爀攀渀琀攀Ⰰ 椀爀 攀洀 戀甀猀挀愀 搀攀 猀攀甀猀 猀漀渀栀漀猀 攀 猀攀洀瀀爀攀 攀猀琀愀爀 攀洀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀⸀
Por trás desse trabalho, percebemos o quanto significativo é ter o registro de pessoas que fizeram, de alguma forma, história da nossa cidade. Concluímos que o objetivo da reportagem-perfil foi alcançado e, até mesmo, além do esperado. Ao exibirmos o projeto, muitas reações boas foram percebidas. Com certeza a história do comunicador Jorge Estrada, nunca será esquecida, e o seu exemplo, espelho para vários estudantes como nós. ऀ䐀甀爀愀渀琀攀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀 挀漀氀漀挀愀渀搀漀 愀 琀攀漀爀椀愀 渀愀 瀀爀琀椀挀愀Ⰰ 洀甀椀琀漀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 昀漀椀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀Ⰰ 搀攀猀搀攀 漀 洀愀渀甀猀攀椀漀 搀愀猀 挀洀攀爀愀猀Ⰰ 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 氀甀稀Ⰰ 愀琀 愀 瀀愀爀琀攀 搀攀 猀漀昀琀眀愀爀攀Ⰰ 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀愀 攀搀椀漀 搀漀 瘀搀攀漀 攀 昀攀挀栀愀洀攀渀琀漀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀刀䈀䔀䤀刀伀Ⰰ 䠀攀爀搀漀琀漀㬀 䰀䤀䴀䄀Ⰰ 倀愀甀氀漀 刀漀搀漀氀昀漀 搀攀⸀ 䴀愀渀甀愀氀 搀攀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 漀猀 猀攀最爀攀搀漀猀 搀愀 渀漀琀挀椀愀 渀愀 吀嘀⸀ ㈀⸀攀搀⸀ 爀攀瘀⸀ 攀 愀琀甀愀氀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䌀愀洀瀀甀猀Ⰰ ㈀ ㈀⸀
BISTANE, Luciana; BACELLAR, Luciane. Jornalismo de Tv. São Paulo: Cotexto: 2005.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䤀䴀䄀Ⰰ 䔀搀瘀愀氀搀漀 倀攀爀攀椀爀愀⸀ 䠀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 瘀椀搀愀 攀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀 愀瘀愀渀愀搀漀⸀ ㈀ ㈀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 眀眀眀⸀攀搀瘀愀氀搀漀瀀攀爀攀椀爀愀氀椀洀愀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀椀渀搀攀砀⸀瀀栀瀀⼀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀ⴀ氀椀琀攀爀愀爀椀漀⼀瀀漀猀ⴀ最爀愀搀甀愀挀愀漀⼀洀攀洀漀爀椀愀ⴀ瀀漀爀琀愀氀愀戀樀氀⼀㜀㤀ⴀ栀椀猀琀漀爀椀愀猀ⴀ搀攀ⴀ瘀椀搀愀ⴀ攀洀ⴀ樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀ⴀ氀椀琀攀爀愀爀椀漀ⴀ愀瘀愀渀挀愀搀漀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㐀 愀戀爀椀氀 ㈀ 㜀⸀ MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |