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INSCRIÇÃO: | 01511 |
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CATEGORIA: | JO |
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MODALIDADE: | JO03 |
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TÍTULO: | Jornal Marco Zero |
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AUTORES: | Camila de Oliveira Toledo (Centro Universitário Internacional Uninter); Roberto Nicolato (Centro Universitário Internacional Uninter); Denise Becker (Centro Universitário Internacional Uninter) |
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PALAVRAS-CHAVE: | Marco Zero, Centro, Curitiba, Uninter, Jornalismo |
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RESUMO |
O presente artigo descreve a trajetória do jornal Marco Zero desde sua criação, ressaltando o processo de produção, linha editorial e a proposta gráfica do veículo, entre outros. Criado em 2009, o jornal nasceu com o objetivo de propiciar aos alunos experiências em relação à prática do jornalismo em sua profundidade, além de valorizar e desenvolver o espírito ético e crítico por parte dos acadêmicos. O Marco Zero tem com finalidade preencher uma lacuna na área da comunicação, que se traduzia pela falta de um jornal impresso voltado para o centro de Curitiba. |
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INTRODUÇÃO |
Como objeto de representação, a região central pode ser considerada como o coração de uma cidade, para onde convergem não apenas ruas e avenidas como também uma população fixa e itinerante, em busca de trabalho, moradia, estudo e lazer. Com um ritmo forte e acelerado, este espaço urbano é representado por centros comercial, financeiro e cultural, malgrado seu estado de decadência observado nas últimas décadas nas cidades brasileiras. 䔀猀琀爀愀琀攀最椀挀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 琀愀洀戀洀 漀渀搀攀 猀攀 猀椀琀甀愀 漀 䌀攀渀琀爀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 䤀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀 唀渀椀渀琀攀爀 攀Ⰰ 洀愀椀猀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀 䌀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 挀爀椀愀搀漀 攀洀 ㈀ 㜀⸀ 䄀 氀漀挀愀氀椀稀愀漀Ⰰ 搀攀 挀攀爀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 挀漀渀琀爀椀戀甀椀 瀀愀爀愀 漀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 瀀爀琀椀挀愀猀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 攀猀琀漀 洀甀椀琀漀 瀀爀砀椀洀漀猀 搀漀猀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 愀挀愀戀愀 瀀漀爀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 猀漀戀爀攀洀愀渀攀椀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀 攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀⸀ 伀甀 猀攀樀愀Ⰰ 漀 挀甀爀猀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 琀攀洀 愀 猀甀愀 搀椀猀瀀漀猀椀漀Ⰰ 攀 猀攀洀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 洀愀椀漀爀攀猀 搀攀猀氀漀挀愀洀攀渀琀漀猀 攀 挀甀猀琀漀猀Ⰰ 甀洀 最爀愀渀搀攀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 瀀漀猀猀愀洀 挀漀氀漀挀愀爀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 漀猀 猀攀甀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 琀攀爀椀挀漀猀⸀
Foi baseado nestas premissas que nasceu o projeto de elaboração do primeiro jornallaboratório do Curso de Jornalismo da então Faculdade Internacional de Curitiba, hoje Centro Universitário Internacional Uninter. Criado em dezembro de 2009, pelos professores Roberto Nicolato e Tomás Eon Barreiros, o jornal-laboratório Marco Zero está previsto na ementa da disciplina “Redação jornalística impressa”, mas não há nada que impeça a participação de alunos de outros períodos, desde que o material apresentado seja de boa qualidade e se enquadre dentro da proposta do veículo. 伀 䴀愀爀挀漀 娀攀爀漀 琀攀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 瀀爀漀瀀椀挀椀愀爀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 攀洀 爀攀氀愀漀 瀀爀琀椀挀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀洀 猀甀愀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀爀 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 漀 攀猀瀀爀椀琀漀 琀椀挀漀 攀 挀爀琀椀挀漀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 䴀愀爀挀漀 娀攀爀漀 琀攀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 瀀爀漀瀀椀挀椀愀爀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 攀洀 爀攀氀愀漀 瀀爀琀椀挀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀洀 猀甀愀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀爀 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 漀 攀猀瀀爀椀琀漀 琀椀挀漀 攀 挀爀琀椀挀漀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀⸀ 䔀氀攀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀洀 搀攀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 猀攀 瀀爀攀瀀愀爀愀爀攀洀 搀愀 洀攀氀栀漀爀 洀愀渀攀椀爀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀愀爀愀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀
O Marco Zero prioriza a produção e divulgação de matérias não factuais e mais analíticas, visto a periodicidade do jornal. Além disso, prima pela liberdade de expressão na escolha e tratamento dos assuntos, oferecendo ao leitor reportagens que buscam contribuir com o exercício da cidadania e a pluralidade de ideias no contexto social. |
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JUSTIFICATIVA |
A elaboração do Marco Zero se pauta pela liberdade de expressão e a sua produção constitui-se numa oportunidade de aproximar os estudantes do Curso de Jornalismo do Uninter da prática profissional com o devido acompanhamento do professor, desde o processo de elaboração de pautas, trabalho de apuração e edição, até a produção de fotos e atividades de diagramação. Isto fazendo com que se familiarizem com as redações e rotinas de um veículo de comunicação impresso. 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 渀漀 攀砀椀猀琀椀愀 愀渀琀攀猀 搀漀 䴀愀爀挀漀 娀攀爀漀 甀洀愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 瘀漀氀琀愀搀愀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 漀 挀攀渀琀爀漀 搀愀 挀愀瀀椀琀愀氀 瀀愀爀愀渀愀攀渀猀攀 攀Ⰰ 渀攀猀琀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 漀 樀漀爀渀愀氀ⴀ氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 瘀攀洀 瀀爀攀攀渀挀栀攀爀 甀洀愀 攀渀漀爀洀攀 氀愀挀甀渀愀 渀攀猀猀愀 爀攀愀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀
Conforme Ribeiro (2012), o aprendizado dos estudantes de jornalismo acontece de forma eficiente com a articulação de teoria e prática e é no jornal-laboratório dos cursos de graduação que essa associação acontece de maneira viva. No exercício laboratorial, se aprimoram as competências empregadas para a realização do jornalismo, entre elas o domínio dos gêneros textuais em todos seus formatos. |
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MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
O processo de produção das reportagens e textos opinativos varia de acordo com a quantidade de alunos que integram a disciplina responsável pela elaboração do jornal. Em turmas maiores, na divisão das equipes são criadas funções específicas de repórter e editor. Mas nem sempre isso é possível e, desta forma, o mesmo aluno pode realizar o trabalho de reportagem e edição. 儀甀愀渀搀漀 愀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀Ⰰ 愀猀 攀焀甀椀瀀攀猀 猀漀 椀渀猀琀爀甀搀愀猀 愀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 琀漀搀漀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 昀椀挀愀渀搀漀 琀愀洀戀洀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀漀爀 甀洀愀 瀀爀ⴀ搀椀愀最爀愀洀愀漀 渀漀猀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀猀 搀漀 唀渀椀渀琀攀爀⸀ 伀 昀攀挀栀愀洀攀渀琀漀 昀椀渀愀氀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 瀀漀爀 甀洀愀 攀焀甀椀瀀攀 焀甀攀 攀猀琀攀樀愀 漀甀 渀漀 椀渀猀攀爀椀搀愀 攀洀 甀洀愀 搀愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀漀 樀漀爀渀愀氀 渀漀 一切挀氀攀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀
O trabalho em sala de aula começa com a divisão dos grupos e, em seguida, são discutidas as pautas apresentadas pelos alunos, sob a orientação do professor. Esse trabalho preliminar é de suma importância, pois o resultado final vai depender de um bom planejamento. Neste sentido, as pautas devem ser bem especificadas, levando-se em toda a estrutura das matérias (principal, correlatas, boxes, linha do tempo e elementos visuais utilizados) e sugestões para elaboração das fotos. 䄀瀀猀 愀 愀瀀爀漀瘀愀漀 搀愀猀 瀀愀甀琀愀猀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 瀀愀爀琀攀洀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 攀 攀搀椀漀 搀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 攀 琀漀搀漀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 椀渀挀氀甀椀渀搀漀 愀 攀搀椀漀Ⰰ 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀搀漀 瀀攀氀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 攀Ⰰ 渀漀 挀愀猀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 刀攀搀愀漀 䨀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 䤀洀瀀爀攀猀猀愀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 挀愀爀最愀 栀漀爀爀椀愀 搀攀 㠀 栀Ⰰ 漀昀攀爀攀挀椀搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 琀攀爀椀挀漀 攀洀 愀甀氀愀猀 愀氀琀攀爀渀愀搀愀猀Ⰰ 挀漀渀琀爀椀戀甀椀渀搀漀 愀猀猀椀洀 瀀愀爀愀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀爀琀椀挀漀⸀ 䄀漀 昀椀渀愀氀Ⰰ 愀猀 瀀愀甀琀愀猀 猀漀 挀漀洀瀀愀爀愀搀愀猀 挀漀洀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 攀 昀攀椀琀愀猀 愀猀 搀攀瘀椀搀愀猀 漀戀猀攀爀瘀愀攀猀 瀀攀氀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 甀洀愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 最攀爀愀氀 猀漀戀爀攀 愀 攀搀椀漀 搀攀瀀漀椀猀 搀攀 椀洀瀀爀攀猀猀愀⸀
A produção do jornal Marco Zero tem a coordenação final do Núcleo de Comunicação do Curso de Comunicação Social do Uninter, onde também atua o professor Roberto Nicolato e uma estagiária de jornalismo, que colabora na elaboração dos ajustes finais e material que faltam nas edições. |
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DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
O nome “Marco Zero” dado à publicação foi definido pelo fato de Marco Zero ter sido o local onde, oficialmente, foi fundada a capital paranaense. Assim, procurou-se associar o ponto inicial da cidade, com o foco do jornal, que se destina ao centro de Curitiba. O Marco Zero da cidade está localizado na Praça Tiradentes. A publicação tem como público-alvo as pessoas que moram, estudam, trabalham e visitam a região central da capital paranaense. Com periodicidade mensal, a publicação conta atualmente com 12 páginas, todas coloridas, embora em alguns meses tenha circulado com 16, em função do maior número de alunos nas turmas responsáveis pela execução do material jornalístico. 伀 樀漀爀渀愀氀 愀搀漀琀愀 漀 昀漀爀洀愀琀漀 琀愀戀氀漀椀搀攀 攀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 甀洀愀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 攀洀 焀甀愀搀爀漀 挀漀氀甀渀愀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 攀洀 瀀愀瀀攀氀ⴀ樀漀爀渀愀氀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䰀漀瀀攀猀Ⰰ 漀 ᰀ樠漀爀渀愀氀ⴀ氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 甀洀 瘀攀挀甀氀漀 焀甀攀 搀攀瘀攀 猀攀爀 昀攀椀琀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 琀挀渀椀挀愀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 琀愀洀戀洀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀Ⰰ 挀漀洀 戀愀猀攀 攀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 猀椀猀琀攀洀琀椀挀愀猀 攀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 洀戀椀琀漀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 椀渀挀氀甀椀 愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 搀攀 渀漀瘀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 氀椀渀最甀愀最攀洀Ⰰ 挀漀渀琀攀切搀漀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 最爀昀椀挀愀ᴀ⸠ ⠀㤀㠀㤀Ⰰ 瀀⸀㔀 ⤀
Em relação à linha editorial, o Marco Zero é voltado para pessoas que moram e circulam no centro, com assuntos de interesse geral, que abrangem essa região; prioriza matérias não factuais e mais analíticas, visto a periodicidade, que é mensal. Além disso, prima pela liberdade de expressão na escolha e tratamento dos assuntos. A diagramação do jornal Marco Zero segue os conceitos contidos nos livros Design para quem não é designer, de autoria de Robin Williams e Projeto Gráfico, de Antonio Celso Colaro. Para Williams (2005), um bom projeto gráfico deve se ater a quatro princípios básicos que são o alinhamento, proximidade, contraste e repetição, para que haja um bom planejamento visual, unidade e organização das páginas. Da mesma forma, no projeto do Marco Zero buscou-se contemplar uma diagramação com aparência limpa e sofisticada. Esse projeto gráfico foi pensado de uma forma funcional, para que os alunos tenham liberdade em compor diagramações criativas, e ao mesmo tempo acompanhar as tendências do mercado. 伀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 搀漀 瘀攀挀甀氀漀 攀猀琀 搀椀猀琀爀椀戀甀搀漀 搀愀 猀攀最甀椀渀琀攀 昀漀爀洀愀㨀
Página 1 – Conta com poucas chamadas, num total de quatro, sendo que hierarquicamente a uma delas, por ser a reportagem principal, é conferido maior destaque e também valorização do material fotográfico. 倀最椀渀愀 ㈀ ጀ†준 搀攀搀椀挀愀搀愀 愀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 漀瀀椀渀愀琀椀瘀漀Ⰰ 挀漀洀 甀洀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 爀攀猀攀渀栀愀猀Ⰰ 愀爀琀椀最漀猀 攀 挀爀渀椀挀愀猀Ⰰ 愀氀洀 搀漀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 攀 搀愀 挀漀氀甀渀愀 ᰀ䈠漀挀愀 渀漀 吀爀漀洀戀漀渀攀ᴀⰠ 爀攀猀攀爀瘀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 搀攀 攀渀焀甀攀琀攀猀 猀漀戀爀攀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 焀甀攀 愀昀攀琀愀洀 愀 瘀椀搀愀 搀漀 挀甀爀椀琀椀戀愀渀漀 渀漀 挀攀渀琀爀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀⸀ 伀 攀砀瀀攀搀椀攀渀琀攀 挀漀洀瀀氀攀琀愀 愀 瀀最椀渀愀 ㈀⸀
Página 3 – Destinada ao perfil de personalidades ou personagens populares da capital paranaense. Na primeira edição, por exemplo, o destaque foi para uma escritora que retrata em seus livros, de forma bem humorada, a vida da alta sociedade de Curitiba de décadas passadas. 倀最椀渀愀 㐀 攀 㔀 ጀ†䴀愀琀爀椀愀猀 猀漀戀爀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 渀愀猀 爀攀愀猀 搀攀 挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 攀挀漀渀漀洀椀愀Ⰰ 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 最攀爀愀氀Ⰰ 攀猀瀀漀爀琀攀Ⰰ 瀀漀氀琀椀挀愀Ⰰ 攀琀挀⸀
Páginas 6 e 7 – Destinadas a reportagens especiais (composta também de correlatas, cronologia, entrevistas, box, entre outros) e que ganham destaque na primeira página, como por exemplo a matéria sobre os sebos que se proliferam na centro da capital paranaense, publicada na primeira edição do jornal. 倀最椀渀愀 㠀 愀 ጀ†䴀愀琀爀椀愀猀 猀漀戀爀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 渀愀猀 爀攀愀猀 搀攀 挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 攀挀漀渀漀洀椀愀Ⰰ 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 最攀爀愀氀Ⰰ 攀猀瀀漀爀琀攀Ⰰ 瀀漀氀琀椀挀愀Ⰰ 攀琀挀⸀
Página 11 – Seção “Tá na Web” (assuntos referentes ao que está em destaque ou de maior importância na internet) e resenha sobre filmes, livros, teatro, shows musicais... 倀最椀渀愀 ㈀ ጀ†吀爀愀稀 甀洀 攀渀猀愀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 挀漀洀 挀攀渀愀猀 搀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 樀漀爀渀愀氀 䴀愀爀挀漀 娀攀爀漀 琀攀洀 挀甀洀瀀爀椀搀漀 挀漀洀 愀猀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀猀 愀 焀甀攀 猀攀 瀀爀漀瀀攀Ⰰ 攀洀戀漀爀愀 栀愀樀愀 愀氀最甀洀愀猀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀猀 愀 猀攀爀攀洀 猀愀渀愀搀愀猀⸀ 唀洀愀 搀攀氀愀猀 愀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 搀漀猀 攀砀攀洀瀀氀愀爀攀猀 渀漀 挀攀渀琀爀漀 搀攀 䌀甀爀椀琀椀戀愀 攀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 甀洀 洀愀椀漀爀 攀渀最愀樀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀⸀ 一漀 洀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀 挀椀渀挀漀 愀渀漀猀 搀攀 挀椀爀挀甀氀愀漀 搀漀 瘀攀挀甀氀漀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀攀 䌀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀漀 唀渀椀渀琀攀爀 瀀漀搀攀洀 挀漀渀琀愀爀Ⰰ 渀愀 瀀爀琀椀挀愀Ⰰ 挀漀洀 愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 愀琀爀椀戀甀椀攀猀 搀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ 䄀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 瘀攀洀 猀甀瀀爀椀爀 甀洀愀 氀愀挀甀渀愀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀 渀愀 爀攀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 渀漀 挀攀渀琀爀漀 搀攀 䌀甀爀椀琀椀戀愀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 琀攀爀 挀漀洀漀 洀攀琀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 洀攀琀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 渀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 漀 攀猀瀀爀椀琀漀 挀爀琀椀挀漀 攀 愀 琀椀挀愀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀伀䰀䄀刀伀Ⰰ 䄀渀琀漀渀椀漀 䌀攀氀猀漀⸀ 倀爀漀樀攀琀漀 最爀昀椀挀漀㨀 琀攀漀爀椀愀 攀 瀀爀琀椀挀愀 搀愀 搀椀愀最爀愀洀愀漀⸀ 㐀⸀ 攀搀⸀ 瘀攀爀⸀ 攀 愀洀瀀氀⸀ ጀ†匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀伀倀䔀匀Ⰰ 䐀椀爀挀攀甀 䘀攀爀渀愀渀搀攀猀⸀ 䨀漀爀渀愀氀ⴀ氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀㨀 搀漀 攀砀攀爀挀挀椀漀 攀猀挀漀氀愀爀 愀漀 挀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 氀攀椀琀漀爀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ 㤀㠀㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀圀䤀䰀䰀䤀䄀䴀匀Ⰰ 刀漀戀椀洀⸀ 䐀攀猀椀最渀 瀀愀爀愀 焀甀攀洀 渀漀 搀攀猀椀最渀攀爀⸀ ㈀⸀ 攀搀⸀ 爀攀瘀⸀ 攀 愀洀瀀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀愀氀氀椀猀Ⰰ ㈀ 㔀⸀
RIBEIRO, Cristina R.S. O perfil do jornalismo laboratorial impresso de Campo Grande: entre a academia e o mercado. 2012. f. 368. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens). Sala 01 do Mestrado em Estudos de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS. 14 de Mar. 2012.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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