INSCRIÇÃO: 01516
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP09
 
TÍTULO: 2028 nas bancas de jornal
 
AUTORES: Jean Carlos Gemeli (Universidade Federal do Paraná); Bárbara Coelho Marcolino (Universidade Federal do Paraná); Carolina Previatto Melete (Universidade Federal do Paraná); Danielly Dos Santos Zuza (Universidade Federal do Paraná); Gabriela Oberhofer (Universidade Federal do Paraná); Letícia Alves Graton (Universidade Federal do Paraná); Hertez Wendel De Camargo (Universidade Federal do Paraná)
 
PALAVRAS-CHAVE: Anúncio, Esporte, OSCs, Tribuna,
 
RESUMO
“Capa Falsa Tribuna” é um anúncio publicitário criado durante as aulas da disciplina de Criação Publicitária II, no curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, da UFPR. A proposta era, junto com o concurso GRPCOM “Concurso Universitário Adote uma Causa”, criar e produzir um anúncio divulgando as OSCs (antigas ONGs) de Esporte de Curitiba. Partindo do conceito “Fica fácil enxergar o futuro quando a gente aposta no presente. ”, a equipe optou por uma peça que ocupasse toda a capa do jornal e simula-se o ano de 2028, gerando estranhamento para produzir o impacto e atenção necessários.
 
INTRODUÇÃO
O anúncio publicitário “Capa Falsa Tribuna” teve seu conceito criado nas aulas de Criação Publicitária II, ministradas pelo professor Hertez W. de Camargo. Aliando as aulas de criação ao “Concurso Universitário Adote uma Causa” do GRPCOM (Grupo Paranaense de Comunicação), a proposta de trabalho era a criação de uma peça a ser veiculada no jornal Tribuna que divulgasse as OSCs (antigas ONGs) de esporte da cidade de Curitiba e região.਀ऀ吀攀渀搀漀 挀漀洀漀 椀搀攀椀愀 挀攀渀琀爀愀氀 攀 挀漀渀挀攀椀琀漀 ᰀ䘠椀挀愀 昀挀椀氀 攀渀砀攀爀最愀爀 漀 昀甀琀甀爀漀 焀甀愀渀搀漀 愀 最攀渀琀攀 愀瀀漀猀琀愀 渀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀⸀ᴀⰠ 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀漀爀 甀洀 愀渀切渀挀椀漀 搀攀 瀀最椀渀愀 椀渀琀攀椀爀愀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 渀愀 挀愀瀀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀Ⰰ 焀甀攀 猀椀洀甀氀愀猀猀攀 洀愀琀爀椀愀猀 攀 洀愀渀挀栀攀琀攀猀 搀漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ ㈀㠀⸀ 䌀漀洀漀 渀漀琀挀椀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀Ⰰ 琀洀ⴀ猀攀㨀 ᰀ倠爀愀琀愀 攀洀 渀愀琀愀漀℀ 伀氀椀洀瀀愀搀愀猀 ㈀ ㈀㠀㨀 䄀琀氀攀琀愀 挀甀爀椀琀椀戀愀渀愀 昀椀挀愀 攀洀 猀攀最甀渀搀漀 氀甀最愀爀 渀漀 渀愀搀漀 氀椀瘀爀攀⸀ᴀ† A ideia teve como inspiração o momento histórico em que se vivia no Brasil, no qual o país sediou pela primeira vez os jogos Olímpicos. E também ações de marketing da Netflix de 2016 que levou o seriado 'House of Cards' para capas de revistas reais.
 
OBJETIVO
O objetivo geral do anúncio é divulgar uma causa social. Nesse caso específico, foi trazido pelo concurso do Instituto GRPCOM as OSCs de Curitiba e região, com a intenção de estimular a doação dos leitores para essas entidades.਀ऀ䤀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀Ⰰ 爀攀挀漀渀栀攀挀攀爀 攀 搀愀爀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 愀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀洀 最攀爀愀氀 琀愀洀戀洀 攀爀愀洀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀漀 愀渀切渀挀椀漀⸀  Ao evidenciar os trabalhos desses públicos, o presente CONCURSO visa também sensibilizar os demais indivíduos e instituições para o valor da Academia, do Terceiro Setor e da Publicidade e Meios de Comunicação para a construção de uma sociedade mais justa, participativa e socialmente equilibrada. (GRPCOM, 2016).਀ Além dos objetivos gerais, pode-se considerar objetivos específicos impactar o leitor e fazê-lo refletir sobre o tema de maneira criativa e inovadora. Mas, principalmente, pensar sobre os aspectos sociais da doação e das OSCs. ਀ऀ匀攀最甀渀搀漀 䔀瘀攀爀愀爀搀漀 刀漀挀栀愀Ⰰ 漀猀 愀渀切渀挀椀漀猀Ⰰ 愀椀渀搀愀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀愀洀 挀漀洀漀 昀甀渀漀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀 愀 瘀攀渀搀愀 攀 漀 挀漀渀猀甀洀漀Ⰰ 攀猀猀愀 渀漀  猀甀愀 切渀椀挀愀 攀 攀砀挀氀甀猀椀瘀愀 琀愀爀攀昀愀⸀ ᰀ传 愀渀切渀挀椀漀 攀洀漀氀搀甀爀愀 甀洀 愀洀瀀氀漀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 愀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ ⠀⸀⸀⸀⤀ 䐀攀猀琀愀 洀愀渀攀椀爀愀Ⰰ 愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 搀攀猀琀愀挀愀 漀 焀甀攀 瀀漀搀攀爀愀洀漀猀 挀栀愀洀愀爀 搀攀 椀搀攀愀椀猀 搀攀 挀漀渀瘀椀瘀渀挀椀愀 攀 猀漀挀椀愀戀椀氀椀搀愀搀攀⸀ᴀ†⠀刀伀䌀䠀䄀Ⰰ ㈀  㘀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㠀⤀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀ऀ倀愀爀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 攀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 搀漀 愀渀切渀挀椀漀 挀爀椀愀搀漀 瀀攀氀愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 瘀愀洀漀猀 椀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 愀漀 挀攀渀爀椀漀 搀愀猀 伀匀䌀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 猀漀 攀氀愀猀 漀 ᰀ挠氀椀攀渀琀攀ᴀⰠ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 漀 洀漀琀椀瘀漀 瀀攀氀漀 焀甀愀氀 漀 愀渀切渀挀椀漀 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀⸀ As Organizações Não Governamentais (ONG), atualmente conhecidas como Organizações da Sociedade Civil (OSC), têm como objetivo e função "se tornarem centros de inovação e criatividade no desenvolvimento de soluções para problemas complexos.” (VIANA; 2015). Ou seja, é através dela que situações que deveriam pertencer ao âmbito estatal são tratadas e solucionadas de forma mais pontual e eficiente e menos burocrática. Sua manutenção e existência se dá através de parcerias e auxílios governamentais, e principalmente, doações da própria população.਀ऀ䔀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀漀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 伀匀䌀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀漀 攀猀瀀漀爀琀攀Ⰰ 猀甀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 猀攀 搀 瀀漀爀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 猀攀爀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 洀攀氀栀漀爀愀爀 攀昀攀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 愀 瘀椀搀愀 搀攀 挀爀椀愀渀愀猀 挀愀爀攀渀琀攀猀 攀 猀攀爀 甀洀愀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 搀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 猀攀 愀挀爀攀搀椀琀愀 焀甀攀 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 攀猀瀀漀爀琀椀瘀愀猀 瀀漀搀攀洀 洀椀渀椀洀椀稀愀爀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 攀 挀爀椀洀椀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 攀猀琀愀爀攀洀 渀愀猀 爀甀愀猀 ⠀嘀䤀䄀一䄀㬀 䰀伀嘀䤀匀伀䰀伀Ⰰ ㈀  㤀⤀⸀ 䔀洀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ ㈀㄀─ 搀愀猀 洀攀搀愀氀栀愀猀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀搀愀猀 瀀漀爀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀 渀愀猀 伀氀椀洀瀀愀搀愀猀 瘀椀攀爀愀洀 搀攀 愀琀氀攀琀愀猀 搀攀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀漀 瘀椀猀琀漀 渀愀 洀愀琀爀椀愀 搀漀 戀氀漀最 ∀伀戀猀攀爀瘀愀琀爀椀漀 搀漀 吀攀爀挀攀椀爀漀 匀攀琀漀爀∀Ⰰ 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 渀漀 氀椀渀欀 攀氀攀琀爀渀椀挀漀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀漀戀猀攀爀瘀愀琀漀爀椀漀㌀猀攀琀漀爀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀渀漀琀椀挀椀愀猀⼀㈀㄀ⴀ搀愀猀ⴀ洀攀搀愀氀栀愀猀ⴀ搀漀ⴀ戀爀愀猀椀氀ⴀ瘀椀攀爀愀洀ⴀ搀攀ⴀ愀琀氀攀琀愀猀ⴀ椀渀椀挀椀愀搀漀猀ⴀ攀洀ⴀ瀀爀漀樀攀琀漀猀ⴀ猀漀挀椀愀椀猀⼀㸀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀渀搀漀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 攀 攀昀攀椀琀漀 搀攀猀猀愀猀⸀ Assim, temos as OSCs como importante objeto de transformação social que se mantém pelo apoio da população em geral.਀ऀ吀攀渀搀漀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀搀漀 愀猀 伀匀䌀猀Ⰰ 瀀漀搀攀ⴀ猀攀 愀最漀爀愀 攀砀瀀氀椀挀愀爀 漀 洀漀琀椀瘀漀 攀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 愀渀切渀挀椀漀⸀ 䌀爀椀愀爀 愀 ᰀ䌠愀瀀愀 䘀愀氀猀愀 吀爀椀戀甀渀愀 ᴀ†挀漀氀漀挀愀 攀洀 攀瘀椀搀渀挀椀愀 渀漀 猀 愀猀 伀匀䌀猀 搀攀 攀猀瀀漀爀琀攀 ⠀渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䌀甀爀椀琀椀戀愀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 漀 椀渀猀琀椀琀甀琀漀 䜀刀倀䌀伀䴀 攀砀椀猀琀攀洀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 ㈀㠀 渀攀猀琀愀 爀攀愀 搀攀 愀琀甀愀漀⤀ 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 攀洀 最攀爀愀氀Ⰰ 挀漀洀漀 搀漀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 攀砀椀猀琀渀挀椀愀 搀愀 伀匀䌀 攀 渀愀猀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀猀 搀漀 最爀甀瀀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 攀氀愀猀 愀昀攀琀愀洀⸀ 伀 愀渀切渀挀椀漀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀ⴀ猀攀 渀愀 洀愀渀攀椀爀愀 挀漀洀 愀 焀甀愀氀 昀漀椀 昀攀椀琀漀Ⰰ 瀀漀爀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 攀洀 焀甀攀 搀椀瘀甀氀最愀 愀猀 伀匀䌀猀Ⰰ 挀漀氀漀挀愀 挀漀洀漀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀 攀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 漀 氀攀椀琀漀爀Ⰰ 瀀漀猀猀瘀攀氀 搀漀愀搀漀爀⸀ Já em um âmbito acadêmico, o anúncio foi essencial para colocar em foco a criatividade da equipe bem como os aprendizados obtidos em Criação Publicitária II e em grande parte do 4º período do curso de Publicidade e Propaganda.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Iniciou-se o processo criativo inspirado em duas ações de marketing da Netflix. O serviço de streaming utilizou capas falsas em grandes jornais (Folha de São Paulo; Estado de São Paulo; e Zero Hora) e revistas (Veja; e Carta Capital) para divulgar os seriados House of Cards e Narcos. A intenção das campanhas era que as notícias remetessem aos seriados com os personagens tornando-se “pessoas reais” para os meios de comunicação. Segundo Karen Cristina Kraemer Abreu, o processo criativo tem que ficar atento a todas as inspirações à nossa volta: “A inspiração criativa como podemos perceber não é uma fórmula matemática a ser aplicada, desencadeando o mesmo processo e obtendo sempre o mesmo resultado. O pensamento criador está na proposta de estar aberto aquilo que o mundo apresenta diariamente aos olhos, mente e coração do criativo.” (ABREU; 2010; p.4).਀䌀漀洀 攀猀猀愀 椀搀攀椀愀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 吀爀椀戀甀渀愀 搀漀 倀愀爀愀渀 ⠀最爀甀瀀漀 刀倀䌀 攀 搀漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 䜀刀倀䌀伀䴀⤀ 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀愀爀愀 愀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瘀攀渀挀攀搀漀爀愀 搀漀 挀漀渀挀甀爀猀漀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀漀甀ⴀ猀攀 愀 挀愀瀀愀 瀀愀爀愀 搀椀瘀甀氀最愀爀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀愀猀 伀匀䌀猀 搀攀 攀猀瀀漀爀琀攀⸀  Para a realização do projeto da “Capa Falsa” foi utilizado programas de edição de imagem: Adobe Photoshop e Illustrator. Com uma capa disponibilizada pelo jornal online de referência, foi montado a nova capa. Manteve-se a mesma identidade visual usada pelo veículo atualmente, para não trazer impacto visual contraditório e “confundir” com uma capa real. No lugar das manchetes e chamadas reais, entram as “falsas” escolhidas para estar na campanha.਀ऀ吀漀搀漀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀椀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀 渀漀 䄀搀漀戀攀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀 爀攀猀瀀攀椀琀愀渀搀漀 愀猀 洀攀搀椀搀愀猀 搀愀 挀愀瀀愀 漀爀椀最椀渀愀氀 搀漀 瘀攀挀甀氀漀⸀ 䨀 渀漀 䄀搀漀戀攀 䤀氀氀甀猀琀爀愀琀漀爀Ⰰ 昀漀爀愀洀 挀爀椀愀搀漀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 最爀昀椀挀漀猀 瘀攀琀漀爀椀愀椀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀愀 挀愀瀀愀 漀爀椀最椀渀愀氀⸀ 䄀瀀猀 昀椀渀愀氀椀稀愀搀漀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 琀爀愀渀猀昀攀爀椀搀漀猀 瀀愀爀愀 漀 䄀搀漀戀攀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀椀 挀漀渀琀椀渀甀愀搀漀⸀ 䌀漀洀 愀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 搀愀 ᰀ䌠愀瀀愀 䘀愀氀猀愀ᴀⰠ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀椀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀搀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 洀漀挀欀甀瀀 琀愀洀戀洀 昀攀椀琀漀猀 渀漀 䄀搀漀戀攀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀⸀ Esse processo de construção foi importante para o aprendizado na disciplina de Criação Publicitária II. Já que com ele, foi desenvolvido uma ideia não usual e ensinada dentro de sala. Foi através de pesquisa e curiosidade que pode-se aprender esse processo criativo.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Todo o processo começou pela leitura do briefing passado pelo Instituto GRPCOM com o “Concurso Universitário adote uma causa” realizado pelo jornal Tribuna. Tendo como público alvo os estudantes (grupo de estudantes de um a cinco integrantes regularmente matriculados em cursos de Publicidade e Propaganda de Instituições de Ensino Superior sediadas em Curitiba e Região) que desejassem criar uma campanha publicitária (anúncio jornal impresso e on-line) para uma causa social relevante e, assim, contribuir com o trabalho de organizações da sociedade civil (OSC) de Curitiba e Região.਀唀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 攀洀 焀甀攀猀琀漀 攀爀愀 愀 搀攀 䌀爀椀愀漀 䤀䤀Ⰰ 漀 攀砀攀爀挀挀椀漀 瘀攀椀漀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 䠀攀爀琀攀稀 挀漀洀漀 甀洀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 攀砀攀爀挀挀椀漀 搀漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 愀瀀爀攀渀搀椀搀漀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀⸀ 䌀漀洀 愀 猀愀氀愀 搀椀瘀椀搀椀搀愀 攀洀 最爀甀瀀漀猀 攀 挀愀搀愀 甀洀 琀攀渀搀漀 昀攀椀琀漀 猀甀愀 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 椀渀猀挀爀椀漀Ⰰ 爀攀挀攀戀攀甀ⴀ猀攀 漀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀漀 䜀刀倀䌀伀䴀 猀漀戀爀攀 焀甀愀氀 琀攀洀愀 漀甀 挀愀琀攀最漀爀椀愀 搀攀 伀匀䌀ᤀ猠 挀愀搀愀 瀀攀愀 最爀昀椀挀愀 愀戀漀爀搀愀爀椀愀⸀ 䐀椀瘀攀爀猀漀猀 琀攀洀愀猀 昀漀爀愀洀 搀椀猀琀爀椀戀甀搀漀猀 瀀攀氀漀 挀漀渀挀甀爀猀漀Ⰰ 搀攀猀搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀  伀匀䌀ᤀ猠 搀攀 猀愀切搀攀⸀ 倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 挀漀甀戀攀 愀漀 最爀甀瀀漀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 攀猀琀攀 爀攀氀愀琀爀椀漀 漀 琀攀洀愀 ᰀ䔠猀瀀漀爀琀攀ᴀ⸠ O grupo não recebeu uma modalidade esportiva específica ou uma OSC. Por isso foi necessário desenvolver um conceito bastante abrangente, pois seria utilizado posteriormente para uma organização da escolha da do jornal Tribuna.਀䔀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 甀洀 戀爀愀椀渀猀琀漀爀洀椀渀最Ⰰ 挀栀攀最愀渀搀漀  挀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀 焀甀攀 瀀愀爀愀 最攀爀愀爀 甀洀 愀瀀攀氀漀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀 愀漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 瀀愀爀愀 焀甀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀猀猀攀洀 挀漀洀 愀猀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀 猀攀爀椀愀 洀攀氀栀漀爀 洀漀猀琀爀愀爀 漀 椀洀瀀愀挀琀漀 渀漀 昀甀琀甀爀漀⸀ “O impacto de suas ações hoje, como refletem no futuro do mundo”. E para isso, chegou-se no conceito de trabalhar com notícias falsas, para que os leitores idealizem que no futuro eles terão contribuído para que aquela manchete acontecesse (como se o futuro fosse já). ਀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 攀渀琀漀Ⰰ 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 甀洀 攀猀琀甀搀漀 搀漀 氀愀礀漀甀琀 攀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 搀愀 瀀最椀渀愀 挀愀瀀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀Ⰰ 攀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 愀 猀攀爀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀⸀ 䄀氀洀 搀攀 琀愀洀戀洀 挀爀椀愀爀 漀甀琀爀愀猀 洀愀渀挀栀攀琀攀猀 昀愀氀猀愀猀  瀀愀爀琀攀 搀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 ⠀挀愀洀瀀愀渀栀愀 搀漀 挀漀渀挀甀爀猀漀⤀⸀ Para criação do anúncio, inicialmente foi preciso entender sobre o trabalho das OSCs de esporte, o meio em que ele seria veiculado (jornal Tribuna), o público-alvo do anúncio e qual seu objetivo principal. ਀ᰀ儠甀愀渀搀漀 猀攀 挀爀椀愀 甀洀 愀渀切渀挀椀漀Ⰰ 琀甀搀漀 瀀爀攀挀椀猀愀 攀猀琀愀爀 攀洀 昀甀渀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀漀 甀洀愀 攀渀最爀攀渀愀最攀洀⸀ 匀攀洀 甀洀愀 搀愀猀 瀀愀爀琀攀猀Ⰰ 渀漀 瘀愀椀 昀甀渀挀椀漀渀愀爀⸀ 倀攀渀猀攀 猀攀洀瀀爀攀 渀甀洀 琀漀搀漀⸀ 吀攀砀琀漀 瀀爀攀挀椀猀愀 挀漀洀瀀氀攀琀愀爀 椀洀愀最攀洀㬀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 挀漀洀瀀氀攀琀愀爀 琀攀砀琀漀⸀ 䘀椀挀愀 洀愀椀猀 昀挀椀氀 焀甀愀渀搀漀 瘀漀挀 瀀愀爀琀攀 搀漀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀 氀最椀挀漀 搀漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀⸀ 䌀漀洀 漀 挀愀洀椀渀栀漀 搀攀昀椀渀椀搀漀Ⰰ 漀猀 瀀漀爀焀甀猀 爀攀猀瀀漀渀搀椀搀漀猀Ⰰ 愀 挀爀椀愀漀  洀愀椀猀 猀攀最甀爀愀 攀 挀攀爀琀愀⸀ᴀ†⠀䌀䔀匀䄀刀㬀 ㈀   㬀 瀀⸀ 㐀㄀⤀⸀ Chegando então ao conceito “Fica fácil enxergar o futuro quando a gente aposta no presente.” e à ideia propriamente dita: um anúncio de página inteira que simula-se a capa do jornal Tribuna em uma edição de 2028. Com o estranhamento da data e das manchetes, o leitor não apenas veria o anúncio, como daria uma segunda atenção à ele, para poder entendê-lo. Desta forma, o anúncio e as entidades passariam mais tempo no consciente do leitor, com a possibilidade de fazer com que ele se tornasse também um doador.਀ऀ䄀氀最甀洀愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 猀甀爀最椀爀愀洀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀 猀漀戀爀攀 挀漀洀漀 愀搀愀瀀琀愀爀 甀洀 切渀椀挀漀 愀渀切渀挀椀漀 瀀愀爀愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 伀匀䌀猀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 愀椀渀搀愀 焀甀攀 愀琀甀愀猀猀攀洀 攀洀 甀洀愀 洀攀猀洀愀 爀攀愀Ⰰ 渀漀 渀攀挀攀猀猀愀爀椀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀琀甀愀瘀愀洀 挀漀洀 漀 洀攀猀洀漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 攀猀瀀漀爀琀攀猀⸀ 伀 搀攀猀愀昀椀漀 昀漀椀 猀甀瀀攀爀愀搀漀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀渀搀漀 漀 愀渀切渀挀椀漀 渀愀猀 伀氀椀洀瀀愀搀愀猀Ⰰ 焀甀攀 攀渀最氀漀戀愀洀 愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀漀猀 攀猀瀀漀爀琀攀猀 攀 焀甀愀渀搀漀 渀漀Ⰰ 琀爀愀稀 漀 攀猀瀀爀椀琀漀 攀猀瀀漀爀琀椀瘀漀 攀洀 猀椀⸀ Assim, chegou-se à uma capa falsa, tendo como notícia principal: “Prata em natação! Olimpíadas 2028: Atleta curitibana fica em segundo lugar no nado livre.”, com o texto de apoio “Calma, você não está em 2028. É que fica fácil enxergar o futuro quando a gente aposta no presente. Doe para as OSCs de Curitiba e apoie o esporte.”, além de outras manchetes que corroborassem o ano que pretendia-se simular.
 
CONSIDERAÇÕES
O processo criativo e os desafios que envolveram a criação do anúncio tornaram a experiência enriquecedora não somente por seu conteúdo acadêmico, mas também prático e social. A criatividade e busca pela inovação também tiveram grande espaço neste projeto, demonstrando que ela não precisa ser um processo intuitivo, mas sim consciente e trabalhado. ਀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 氀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀椀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 䌀爀椀愀漀 倀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 䤀䤀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀愀爀愀 甀洀 挀氀椀攀渀琀攀 爀攀愀氀 ⠀漀 椀渀猀琀椀琀甀琀漀 䜀刀倀䌀伀䴀 焀甀攀 挀爀椀漀甀 漀 挀漀渀挀甀爀猀漀 瀀愀爀愀 攀猀挀漀氀栀攀爀 最爀甀瀀漀猀 攀 猀漀爀琀攀愀爀 愀猀 挀愀甀猀愀猀 焀甀攀 挀愀搀愀 最爀甀瀀漀 椀爀椀愀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀⤀⸀ 吀爀愀稀攀渀搀漀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀 洀攀爀挀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 愀挀愀搀洀椀挀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀猀猀愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 挀漀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 爀攀愀椀猀  攀猀猀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 昀漀爀洀愀漀 搀漀 愀氀甀渀漀 攀洀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀⸀ Vale ressaltar que a peça não venceu o concurso devido aos organizadores não terem a disponibilidade financeira para veiculação da campanha, recebendo assim menção honrosa do Instituto GRPCOM.਀䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 瀀漀搀攀ⴀ猀攀 渀漀琀愀爀 愀猀 挀漀渀攀砀攀猀 琀攀爀椀挀漀ⴀ瀀爀琀椀挀愀猀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀ⴀ洀愀琀攀爀椀愀氀椀稀愀漀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 琀愀渀琀漀 挀爀椀愀漀 焀甀愀渀琀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀最爀攀最愀爀愀洀 渀愀 昀漀爀洀愀漀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀刀伀䌀䠀䄀Ⰰ 䔀瘀攀爀愀爀搀漀⸀ 刀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 搀漀 挀漀渀猀甀洀漀㨀 攀猀琀甀搀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀⸀ 䴀愀甀愀搀 䔀搀椀琀漀爀愀 䰀琀搀愀Ⰰ ㈀  㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䤀䄀一䄀Ⰰ 䨀⸀ 䄀⸀㬀 䰀伀嘀䤀匀伀䰀伀Ⰰ 䠀⸀ 刀⸀ 倀爀漀樀攀琀漀猀 搀攀 椀渀挀氀甀猀漀 猀漀挀椀愀氀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 攀猀瀀漀爀琀攀㨀 渀漀琀愀猀 猀漀戀爀攀 愀 愀瘀愀氀椀愀漀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 䴀漀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀Ⰰ 瘀⸀ ㄀㔀Ⰰ 渀⸀  ㌀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㐀㔀ⴀ㄀㘀㈀Ⰰ 愀戀爀椀氀⼀樀甀渀栀漀 搀攀 ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䄀䈀刀䔀唀Ⰰ 䬀愀爀攀渀 䌀爀椀猀琀椀渀愀 䬀爀愀攀洀攀爀⸀ 䄀猀瀀攀挀琀漀猀 搀愀 挀爀椀愀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀⸀  䈀伀䌀䌀⸀ 䈀椀戀氀椀漀琀攀挀愀 伀渀氀椀渀攀 搀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ ㈀ ㄀ ⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀戀漀挀挀⸀甀戀椀⸀瀀琀⼀瀀愀最⼀戀漀挀挀ⴀ欀爀愀攀洀攀爀挀爀椀愀挀愀漀⸀瀀搀昀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀  ㄀ 愀戀爀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䤀䄀一䄀Ⰰ 嘀椀爀最氀椀漀⸀ 伀 瀀愀瀀攀氀 搀愀猀 伀一䜀猀 渀漀 猀挀甀氀漀 堀堀䤀⸀ 䌀愀爀琀愀 䌀愀瀀椀琀愀氀Ⰰ 㠀㠀㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀挀愀爀琀愀挀愀瀀椀琀愀氀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀爀攀瘀椀猀琀愀⼀㠀㘀㘀⼀漀ⴀ瀀愀瀀攀氀ⴀ搀愀猀ⴀ漀渀最猀ⴀ渀漀ⴀ猀攀挀甀氀漀ⴀ砀砀椀ⴀ㜀㘀㌀ ⸀栀琀洀氀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀  ㄀ 愀戀爀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䔀匀䄀刀Ⰰ 一攀眀琀漀渀⸀ 䐀椀爀攀漀 搀攀 愀爀琀攀 攀洀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䘀甀琀甀爀愀Ⰰ ㈀   ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀