ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01531</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Sarau Cultural Feevale: a atividade de Relações públicas na organização do evento.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Marcio do Carmo Junior (Universidade Feevale); Monique Francisca da Silva (Universidade Feevale); Carolina Rigo (Universidade Feevale)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;eventos, Relações Públicas, sarau, cultura, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O  Sarau Cultural Feevale foi um evento realizado na Universidade Feevale/RS, no ano de 2016, pelos acadêmicos de Relações Públicas do componente curricular  eventos . O objetivo geral do evento foi valorizar os artistas de Novo Hamburgo, favorecendo a aproximação dos públicos circulantes no campus com manifestações artístico-culturais da região. Para tanto, foram oferecidas atividades e apresentações gratuitas aos acadêmicos, professores e funcionários da Instituição. O evento foi planejado e executado pelos estudantes com orientação da professora da disciplina, seguindo o processo: brainstorming, pesquisa, planejamento, divulgação, execução e avaliação. Como resultado, salienta-se a interação alcançada com o público de interesse.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Eventos estão entre os principais instrumentos utilizados pelas organizações, sendo uma ferramenta totalmente adequada para fomentar a aproximação entre públicos (FARIAS, 2014). No presente caso, a aproximação entre os artistas e os grupos presentes no campus. Elaborado por acadêmicos do sexto semestre do Curso de Relações Públicas, com supervisão da professora responsável pelo referido componente, este projeto busca apresentar as fases que envolveram a realização da primeira edição do  Sarau Cultural Feevale , realizado no dia 31 de outubro de 2016 na Universidade Feevale, câmpus II  RS. A escolha da temática do evento levou em consideração o público que circula pela instituição. Segundo o departamento de marketing da Universidade Feevale, núcleo responsável pela realização de eventos acadêmicos, há forte interesse por eventos culturais dentro do campus. Porém, ainda são parcas as ações voltadas para essa esfera. Nesse sentido, buscou-se trazer manifestações artísticas pouco cultivadas nesse ambiente acadêmico. Entende-se por evento cultural um encontro artístico realizado para um público segmentado. Sarau, por sua vez, pode ser compreendido como um evento composto por textos, músicas, local descontraído, com petiscos e bebida (ZITTA, 2011). O Sarau Cultural Feevale reuniu essas características disponibilizando, gratuitamente, à comunidade acadêmica da Universidade Feevale uma programação com atividades e apresentações no âmbito artístico-cultural. Destaca-se a relevância do Sarau Cultural Feevale como um espaço de aprendizagem para os acadêmicos organizadores do projeto, pois conseguiram compreender o evento como uma estratégia de comunicação de Relações Públicas, voltada ao interesse da organização e seus públicos. Possibilitou aos alunos da disciplina a apropriação do conteúdo teórico uma vez aplicado à prática. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo principal do Sarau Cultural Feevale foi dar visibilidade a artistas locais, cujos trabalhos, diversos nas suas manifestações, fazem-se pouco conhecidos no universo acadêmico. O desconhecimento acontece pela circulação no campus de pessoas moradoras de outros municípios, pelo pouco incentivo local e pela fraca divulgação à arte nessas cidades localizadas no interior do Rio Grande do Sul. Sendo assim, promover, dentro da instituição de ensino, variadas formas de arte, favorece o desenvolvimento de uma relação importante entre os produtores culturais e os potenciais consumidores de cultura.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Sarau Cultural Feevale justificou-se como uma ação significativa para a instituição pelo fato da arte mobilizar o ser humano em sua totalidade, sendo o desenvolvimento integral uma das políticas da Universidade Feevale. Importa, também, e como já referido, a oportunidade de os acadêmicos de Relações Públicas refletirem sobre suas práticas e, por fim, o Sarau Cultural fundamenta-se por fomentar a integração e a participação dos públicos acadêmicos com a produção e o consumo de artefatos culturais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O evento foi organizado pelos acadêmicos do quinto e sexto semestre do curso de Relações Públicas durante o segundo semestre de 2016 e executado no dia 31 de outubro do mesmo ano. A primeira técnica empregada foi a pesquisa de metodologia qualitativa realizada junto ao setor de marketing da Universidade Feevale (núcleo responsável pela realização de eventos acadêmicos), tendo como objetivo a identificação dos interesses do público acadêmico e, consequentemente, a posterior escolha de atividades que satisfizessem esses interesses. Segundo o departamento de marketing, alunos, colaboradores e professores apresentam maior afeição quando os eventos são culturais. Buscou-se, portanto, trabalhar o âmbito cultural trazendo atividades com ênfase em manifestações pouco desenvolvidas dentro do ambiente acadêmico. Com base nas informações obtidas na pesquisa, parte-se para a realização do brainstorming com toda a equipe envolvida no planejamento do evento. Conforme ZITTA (2011), o grupo de brain tem como objetivo produzir o maior número de ideias sobre determinado tema. Sendo dividido em três fases: exposição de abertura, na qual se apresenta o tema; exposição de ideias, considerada pela autora a fase produtiva e, por fim, a fase de escrutínio que se refere à escolha das ideias. Desenvolveu-se, assim, o Sarau Cultural Feevale. A equipe foi dividida em comissões para organizar o desenvolvimento das etapas do evento, entretanto, as principais decisões sempre foram estabelecidas em conjunto. A comunicação entre as comissões ocorreu em reuniões gerais semanais e reuniões de cada comissão. Foi criado um grupo na rede social whatsapp para trocas rápidas de informações entre os membros, além do envio de sugestões e andamento de cada comissão. Nas primeiras reuniões desenvolvidas pelos integrantes do projeto, foi traçado o cronograma geral das atividades. Como meio de controle dessas atividades, a equipe elaborou um check-list. Foi realizado o brienfing do evento, que colaborou para o levantamento das despesas do Sarau de acordo com a necessidade de cada comissão. O levantamento dos custos, por sua vez, indicou a necessidade de obtenção de apoio para a realização do evento. Deste modo, foi realizado um projeto de captação de recursos. O plano de captação de recursos foi essencial para a organização do evento, que contou com dez apoiadores no total. Com a identidade visual do Sarau Cultural desenvolvida, obteve-se apoio de uma gráfica local para a impressão dos marca páginas. Foi oferecido aos participantes um coffee, para tornar o ambiente mais amigável. Todos os alimentos e bebidas foram concedidos pelo Supermercado Rissul de Novo Hamburgo, Filial 25. A exposição de fotografias, as apresentações musicais e a de dança não requisitaram cachê, pois os artistas convidados aceitaram participar em troca da divulgação de seus trabalhos na rede social do Sarau. Disponibilizaram-se, também, a se locomover até a instituição por conta própria. Outro apoio importante foi a da empresa Toda Música, que propiciou a Kombi  Clotilde , como é conhecida em Novo Hamburgo. A Kombi disponibilizou os instrumentos musicais necessários, iluminação externa, projeção de som e ofereceu, ainda, um espaço interno onde o público pode usufruir de poltronas. Por fim, a troca de livros obteve o apoio do Sebo Só Ler. A organização doou cerca de 50 livros para que estivessem disponíveis ao público circulante da Universidade Feevale. O plano de divulgação teve como estratégia o universo online. No Facebook, foi criado a página de um evento, com todas as informações da programação. A divulgação ocorreu paralelamente na página do curso de Comunicação Social da Feevale, na página da Instituição e a da Agência Experimental de Comunicação (Agecom). Os cards de divulgação, utilizando a identidade visual do Sarau, ocorreram de modo programado, nos horários de maior acesso pelos acadêmicos na rede social, conforme informação do setor de marketing digital da Instituição. O evento foi divulgado, também, no informativo digital interno da Universidade Feevale, o Pipocando, que é enviado a todos os acadêmicos. Nele estava disponibilizado o link do evento no Facebook. No que tange à avaliação, marca-páginas foram utilizados como ferramenta de mensuração quantitativa. Com sua distribuição, foi possível contabilizar o número de visitantes. Qualitativamente, utilizou-se a rede social Facebook e os comentários realizados pelo público participante para mensurar a satisfação dos participantes. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">5.1 Pré-evento Após receber o briefing da professora orientadora, realizou-se uma pesquisa com o setor de marketing da Universidade Feevale, para que fosse possível compreender o público e seus interesses. Após o resultado da pesquisa ser analisado, deu-se início ao brainstorming, para que os integrantes do projeto apresentassem suas propostas e temáticas de eventos a serem debatidas. Sendo assim, deu-se início a geração de ideias para o evento, observando a instituição e suas necessidades através de reuniões com todos os integrantes. Durante a geração de possíveis eventos, cada integrante apresentou ao grupo suas sugestões, que foram debatidas e analisadas por todos. Nessa etapa, as ideias foram hierarquizadas por ordem de viabilidade e, por fim, seguiu-se o modelo sugerido por Giacaglia (2006) para a identificação do grau de inovação de cada ideia. Chegou-se ao consenso com o evento Sarau Cultural Feevale, partindo da temária de ser um evento artístico-cultural. A escolha do local, conforme Giacaglia (2006), é uma decisão importante, e muitas vezes crucial para obter o sucesso do evento. Segundo a autora, para ter a garantia de escolher um local adequado, deve-se considerar questões como: o local possui a  cara do evento? Tem a infraestrutura necessária? Condiz com o orçamento disponível? Considerando as questões levantadas, o local escolhido para a realização do evento foi o hall do Prédio Lilás, campus II da Universidade Feevale. Este espaço é caminho para a grande maioria das dependências da instituição, possui a infraestrutura que o evento carecia e condiz com a identidade do mesmo. Com o local definido, a equipe do projeto compôs a programação ideal do Sarau e identificou os artistas que estavam alinhados a essa programação. Em seguida, foram realizados os contatos com os artistas pelos responsáveis de tal tarefa. Desenvolvida pelos próprios acadêmicos de Relações Públicas, foram utilizadas na identidade visual do evento diversas cores, que remetem à cultura e a sua diversidade. Para que o objetivo do evento fosse alcançado, além da identidade visual, utilizaram-se na divulgação, produtos dos artistas convidados, tais como seus desenhos e logo de banda. A divulgação foi efetuada de maneira virtual, utilizando prioritariamente a rede social, Facebook. Para os acadêmicos de Comunicação Social, foi enviado o link do evento no informativo institucional  Pipocando . Cards do Sarau foram compartilhados nas páginas dos Cursos de Comunicação Social da Universidade Feevale, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, além de serem compartilhados na página da Agência Experimental de Comunicação (Agecom). A comissão de Comunicação elaborou releases com dados do evento, que foram encaminhados para o setor de imprensa da Instituição. Com relação ao local do evento, este foi preparado com antecedência ao horário do evento. No dia, a equipe organizadora compareceu ao Saguão do Prédio Lilás uma hora e meio antes do horário de início, para que tivesse tempo viável de fazer toda a montagem e demais ajustes necessários. A equipe se organizou de modo que cada integrante fosse responsável por uma atividade, em espaços pré-determinados pelo grupo. Os equipamentos de som foram testados. A estrutura do coffee, os puffs, a exposição e espaço para troca de livros foram montados durante a tarde. Todos os espaços foram devidamente sinalizados e organizados para que os participantes conseguissem se orientar e melhor vivenciar o evento. 5.2 Evento A abertura aconteceu às 19h30min, com o cerimonial realizado pela comissão Discente de Cerimonial. Em seguida, ocorreu a apresentação musical da dupla Four You, formada por acadêmicos da Universidade. Nesse mesmo momento estavam ocorrendo a troca solidária de livros, a exposição de arte e o coffe, que duraram até o final do evento. Depois da apresentação da Four You, foi a vez da Banda Relicário expor o seu trabalho. A última atração foi do grupo de Dança Enthus, que apresentou coreografias de danças urbanas durante 10 minutos. Um integrante da equipe ficou responsável pela distribuição dos marca-páginas. 5.3 Pós-evento Com o término do evento, o espaço foi organizado, os marca-páginas contados e, por fim, elaborou-se um release pós-evento e fez-se a clipagem midiática. Posteriormente, ocorreu a reunião para apresentar os pontos positivos e pontos que poderiam ter sido melhores explorados. Após a reunião de feedback, as comissões se reuniram para finalizar suas pendências e organizarem seus relatórios individuais que seriam incluídos no relatório final. A clipagem realizada serviu de base para a avaliação qualitativa do evento, pois, pelos comentários e postagens no Facebook, pode-se perceber a satisfação do público envolvido durante sua participação no Sarau. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O evento ocorreu conforme o planejado, alcançando o principal objetivo de gerar visibilidade a artistas locais, cujos trabalhos, heterogêneos nas suas manifestações, faziam-se poucos conhecidos no âmbito acadêmico. Sendo assim, o Sarau proporcionou um espaço de conhecimento junto a esses artistas, gerando maior divulgação à arte no universo acadêmico. Apesar de não ter sido divulgado com grande antecedência, nem ter ocorrido divulgação em grandes mídias, o público presente superou as expectativas, não apenas pelo público envolvido durante o evento, mas também dos colaboradores. O Sarau contou com 220 pessoas presentes, recebemos propostas para próximas edições, além dos elogios, que impactaram positivamente a avaliação. Pode-se concluir que o Sarau Cultural Feevale obteve êxito na perspectiva dos organizadores. Ele fortaleceu nossa compreensão sobre a necessidade de um planejamento para a realização de eventos, além de proporcionar uma vivência próxima à prática profissional. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BRITTO, Janaina; FONTES, Nena. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo: Aleph, 2002. <br><br>CARVALHO, Cintia da Silva. Evento: uma estratégia eficaz de comunicação, se bem planejada, conduzida e avaliada. In: PUHL, Paula Regina (Org.). Contexto e práticas de comunicação social. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2008 p. 89-101.<br><br>FARIAS, Luiz Alberto. Eventos e sua importância para a gestão da comunicação organizacional na pós modernidade. Oganicom. Ano II. N 20. Sem1/2014. p. 24-37.<br><br>FORTES, Waldyr Gutierrez; SILVA, Mariângela Benine Ramos. Eventos: estratégias de planejamento e execução. São Paulo: Summus, 2011.<br><br>GIACAGLIA, Maria Cecília. Eventos: como criar, estruturar e captar recursos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.<br><br>KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Ed. Summus, 2003.<br><br>PEREIRA, Ethel Shiraishi. Eventos estratégicos no composto da comunicação integrada: marketing e relações públicas no fortalecimento de marcas. Caderno Profissional de Marketing-UNIMEP, v. 3, n. 2, p. 48-58, 2015.<br><br>ZITTA, Carmem. Organização de eventos: da ideia à realidade. Brasília: Editora Senac, 2011.<br><br> </td></tr></table></body></html>