ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01534</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Campanha Conscientização da Água - Sanepar</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Kemuel Ribeiro Inácio Cassemiro do Carmo (CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL); Lydio Roberto Silva (CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL); Maria Paula Mansur Mader (CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Jingle, Produção de Áudio, Publicidade, Redação Publicitária, Sanepar</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho apresenta o jingle da Campanha de Conscientização da Água  Sanepar, desenvolvido com objetivo avaliativo na disciplina de Redação Publicitária II e Produção de Áudio I, para a veiculação da campanha fictícia da Sanepar sobre o consumo de água. Pretende-se também mostrar conceitos de jingle, como funciona a aplicação na publicidade, o processo de criação e gravação, pós-produção, bem como a edição, a mixagem e a masterização, além de falar de que modo a música pode ser funcional e importante na mensagem a ser passada ao público alvo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Esta produção foi desenvolvida para fins de exercício e avaliação da disciplina de Redação Publicitária II e Produção de Áudio, durante o 4º período de Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, do Centro Universitário Autônomo do Brasil  UniBrasil. A proposta estabelecida, era de criar uma campanha de conscientização do uso e consumo da água 'veiculada' pela Sanepar, companhia de abastecimento de água no Estado do Paraná. Assim, o jingle foi utilizado para melhor abordagem e repercussão da mensagem que estava sendo passada.A peça foi orientada pelos professores desde o roteiro, até a produção sonora, a gravação, a edição, a mixagem, bem como os possíveis planos de veiculação. Segundo Fontoura (2008), quando se fala de produção sonora, de modo sucinto, pode-se dizer que é um mecanismo de criar som. Porém, seja esta produção realizada como bem de consumo ou para o âmbito publicitário, é importante pensar em suas propriedades sonoras observando suas possíveis variáveis como: quando, para quem, para que, por quem, como e onde, de tal modo que esta produção assuma uma dimensão maior, visto que, esses fatores abrangem uma dimensão plurilateral, fazendo com que os conceitos se desdobrem nas relações estabelecidas entre si. Os elementos da produção sonora podem ser separados, ou diferenciados em sons naturais e sons produzidos mecanicamente. Os sons naturais são os sons que a natureza produz espontânea e organicamente, de modo em que não tenha tido nenhuma intenção voluntária diretamente. E os sons produzidos mecanicamente são todos os sons oriundos de ruídos 'fabricados' eletrônica ou digitalmente. (FONTOURA, 2008). Desta maneira, se a produção sonora é toda produção desenvolvida propositalmente, entende-se que, para que haja o desenvolvimento da produção do áudio, a sonorização se constituirá em uma produção intencional, com um objetivo específico e pensada para uma audiência estabelecida.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para explicitar o intento deste trabalho, convém antes reforçar o que se compreende desta produção. Jingle, segundo ALVES et al (2008), é uma peça musical com a finalidade publicitária, para divulgar algum produto, serviço ou instituição. O jingle pode ser dividido em duas categorias, sendo o institucional e o promocional (comercial). Ainda, segundo as autoras, o jingle institucional divulga uma marca, um produto ou uma instituição. É usado para gravar atributos da mensagem na memória de um público desejado, com o devido cuidado, para que a peça não venha enfadar o consumidor pelo tempo de exposição, sabendo que esse tipo de abordagem pode ficar na mídia em grandes períodos. O promocional, como o nome já diz, terá a função de fazer a promoção do produto. E como as promoções tem um tempo limite, esses jingles sim, deverão ser veiculados o máximo possível para que haja a absorção imediata da mensagem. Assim, compreendido em qual função o jingle pode atuar, entende-se que para essa campanha, foi desenvolvido um jingle de caráter institucional para estimular a consciência do consumo da água, trabalhando com a unidade pessoal de cada individuo sobre a preservação da água. Por esta razão, o conceito de que cabe às pessoas a responsabilidade particular sobre o uso racional da água, na peça, pode-se ver a frase "um por todos e todos por um", como quem chama a consciência do individual para atingir a consciência da coletividade. Permanecer na mídia por um período maior, não obedecendo ao aspecto da sazonalidade, pode garantir a funcionalidade da campanha, evidentemente pela natureza do apelo. Portanto, dentro desta perspectiva, o objetivo publicitário é conscientizar as pessoas da necessidade de racionalizar o uso da água, já do ponto de vista social é o de promover uma visão cidadã e responsável que garanta o cuidado aos recursos naturais e o consequente bem-estar de todos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O grande motivador desse trabalho foi à necessidade, conforme descrita acima, de conscientizar o uso e consumo da água de modo geral, chamando todos a uma prática sustentável de consumo. A mensagem apresenta um ideal composto de características sustentáveis, ecológicas, e é muito veiculado na mídia nos dias atuais, consequentemente, bastante debatido pela população. Estas questões nem sempre devem ser abordadas numa ótica drástica, pois é possível conscientizar as pessoas utilizando-se de linguagens e recursos mais leves, com certo tom de alegria e otimismo. Neste viés, a escolha da música sob a forma de jingle, com características de música popular, letra objetiva e fácil, com ritmo alegre e instrumental pop, permite inferir que se pode atingir a todos os públicos através da emoção, com melodia simples e uma interpretação jovial, aspectos estes que ajudam na memorização da mensagem veiculada.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O jingle da Sanepar foi desenvolvido com base nos conhecimentos adquiridos na disciplina Redação Publicitária II e Produção de áudio. Com o auxílio dos professores Lydio Roberto Silva e Maria Paula Mader. Primeiro foi desenvolvido, de acordo com o briefing, o roteiro, (a letra) e depois a gravação do jingle no estúdio. Como todas as peças nesse formato possuem técnicas de redação, a prioridade foi a de enfatizar o nome da marca Sanepar, ou a mensagem da marca, neste caso, a companhia que distribui a agua no Paraná, a Sanepar. A proposta do jingle assim, foi a de fixar a mensagem da marca de forma sonora. Após o desenvolvimento do roteiro, deu-se início ao processo de produção musical, quando se optou por trabalhar com gravação em software de áudio multipista, para que a gravação pudesse ser não linear e, desta forma, fosse gravado em diferentes canais, cada instrumento e voz captados em momentos diferentes para ser mixados ao final do processo de produção. Do ponto de vista musical forma utilizados recursos de composição, como sequência cíclica de notas e rimas para ajudar na memorização. O ritmo utilizado para compor o jingle foi um folk/pop. Os instrumentos utilizados na gravação e seus respectivos músicos foram: violão (Kemuel Ribeiro) clarinete (Juliana Lopes) baixo, teclado e percussão (Lydio Roberto). A criação do jingle é de Kemuel Ribeiro. A voz solo foi feita pela cantora Juliana Lopes e os backings vocais foram assinados também por Juliana Lopes e Kemuel Ribeiro. A locução da assinatura ao final da música foi feita por Lydio Roberto. Os trabalhos técnicos de estúdio e mixagem foram realizados pelos técnicos e operadores de som Aline Pereira e João Roberto Pires. O processo de orientação e finalização do jingle foi realizado e supervisionado dentro da disciplina de Produção de Áudio I. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Sanepar é a companhia de saneamento do Paraná, uma empresa estatal, entretanto, a mensagem se dirige aos moradores do Estado do Paraná. E por se tratar de uma marca do governo, a letra possui um discurso mais racional do que propriamente emotivo. O slogan criado para essa campanha foi  Um por todos e todos por um que identifica a conscientização pessoal de cada um em relação ao modo de consumir a água. Reafirmando, a ideia de preservação dos recursos naturais e do meio ambiente é a tônica da peça publicitária. A partir desses princípios, foi iniciado a produção da letra e finalizada com a gravação, edição e mixagem nos estúdios da instituição. Abaixo segue a letra do jingle produzido: Existe água por todo o lado Só não pode esquecer que quase tudo é salgado Água boa tem bem pouquinho Então não esqueça de usar direitinho Há hábitos que devemos aprender e praticar Poupando água poderemos chegar lá Quando for H2O o jeito certo é um só (hummm seja mais um) Quando for H2O o jeito certo é um só (a gota da água) Quando for H2O o jeito certo é um só Quando for H2O o jeito certo é um só (seja mais um) Um por todos e todos por um. Loc: Sanepar, um por todos e todos por um O produto desta ação foi o jingle e a mensagem foi o da conscientização. O cuidado do conteúdo visou conscientizar a população sobre o uso e o consumo da água. O nome escolhido para essa campanha foi a Gota d água, que se refere à expressão de que se excedeu algo. Aqui, pretendeu-se que referência fosse a ideia da gota como a mínima quantidade da água potável disponível no mundo, bem como o imprescindível envolvimento de todos nesta causa, a começar pela consciência individual de cada cidadão. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Sabendo que uma das funções da publicidade é fazer lembrar, entende-se que o jingle é uma ferramenta ímpar dentro da publicidade, pois esse instrumento trabalha-se com a memorização da mensagem que está sendo passada. Após todos os estudos e pesquisas feitas, o jingle foi criado em prol da conscientização, se utilizando de uma abordagem criativa e branda para tratar de um assunto considerado urgente, objetivando assim cativar a atenção do público-alvo para a ação desejada. O jingle produzido nessa campanha atende às características pré-estabelecidas do ponto de vista publicitário e, ao mesmo tempo que é uma ação importante do ponto de vista socioambiental, também é relevante do ponto de vista da transformação da cultura.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ALVES, Marcia Nogueira, ANTONIUTTI Cleide Luciane, FONTOURA Mara. Mídia e produção audiovisual: uma introdução. Curitiba: Ibpex, 2008<br><br>MARCONDES, Afonso. A composição perfeita entre música e publicidade. Disponível em: <http://www.proxxima.com.br/home/proxxima/noticias/2013/03/26/artigo-a-composicao-perfeita-entre-musica-e-publicidade.html>. Acesso em: 10/04/17<br><br>NUNES, Anna Elisa, COELHO, N.B., A música como diferencial competitivo na publicidade. Disponível em:<http://www.repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/1952/2/20514892.pdf>. Acesso em: 10/04/17<br><br> </td></tr></table></body></html>