INSCRIÇÃO: 01568
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA03
 
TÍTULO: Na ponta da caneta: a Catedral de Guarapuava
 
AUTORES: Fábio Cândido de Gois (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Gustavo Linhares (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Guilherme Gomes (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Marco Shimosaka (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Éverly Pegoraro (Universidade Estadual do Centro-Oeste)
 
PALAVRAS-CHAVE: Animação, Comunicação, Draw My Life, Experimentação, YouTube
 
RESUMO
Animação desenvolvida pelos alunos da disciplina de Comunicação Contemporânea, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), no primeiro semestre de 2016. Objetivou a criação de uma peça audiovisual, como produto para refletir sobre os atos comunicativos no espaço urbano de Guarapuava e os elementos que ajudam a compor a identidade da comunidade local. Possibilitou o entendimento do papel da comunicação na manutenção do processo identitário de um povo. Para uma melhor compreensão sobre o espaço urbano de Guarapuava, foi selecionada a Catedral Nossa Senhora de Belém por ser um dos alicerces para a fundação da cidade. Sendo assim, a catedral pode ser entendida não somente como um espaço de religiosidade, mas também como um importante monumento para a construção da identidade do povo guarapuavano.
 
INTRODUÇÃO
Os monumentos representam o passado e a cultura de um povo. Sua sólida construção e localidade permitem que uma sociedade mantenha a sua história viva e presente. À medida que o tempo passa, seu papel em uma sociedade se adequa às novas perspectivas, mas sempre mantendo aquele pensamento inicial que deu origem a sua construção. “Os grandes monumentos foram trans-funcionais, e mesmo trans-culturais. [...] Os monumentos projetam uma concepção de mundo no terreno, enquanto a cidade projetava e ainda projeta a vida social” (LEFEBVRE, 1999).਀준 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀攀猀琀攀 挀愀爀琀攀爀 洀甀氀琀椀昀愀挀攀琀愀搀漀 焀甀攀 漀猀 洀漀渀甀洀攀渀琀漀猀 猀漀 攀爀最甀椀搀漀猀 攀 挀甀氀琀甀愀搀漀猀⸀ 䐀攀猀搀攀 漀猀 瀀爀椀洀爀搀椀漀猀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 栀甀洀愀渀愀Ⰰ 漀猀 最爀愀渀搀攀猀 洀漀渀甀洀攀渀琀漀猀 昀漀爀愀洀 攀爀最甀椀搀漀猀 挀漀洀漀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 氀攀洀戀爀愀爀 攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀爀 愀猀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀猀Ⰰ 挀愀爀爀攀最愀渀搀漀 攀洀 猀椀 甀洀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 搀攀 瀀漀搀攀爀⸀  O espaço urbano se mostra um meio para um povo externar seus desejos e suas angústias, contribuindo com a construção de uma cultura. Os monumentos possuem este aspecto de representação de um pensamento e a manutenção de uma cultura que atravessa as adversidades do tempo.਀䄀 愀渀椀洀愀漀 ᰀ丠愀 瀀漀渀琀愀 搀愀 䌀愀渀攀琀愀ᴀ†猀甀爀最椀甀 挀漀洀漀 瀀愀爀琀攀 搀攀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀愀 唀一䤀䌀䔀一吀刀伀Ⰰ 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 䌀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀⸀ 匀攀甀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀爀愀 爀攀昀氀攀琀椀爀 猀漀戀爀攀 愀猀 渀攀最漀挀椀愀攀猀 搀漀猀 愀琀漀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀琀椀瘀漀猀 渀漀 攀猀瀀愀漀 甀爀戀愀渀漀 搀攀 䜀甀愀爀愀瀀甀愀瘀愀 攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 攀洀 甀洀愀 洀搀椀愀 搀攀 渀漀猀猀愀 攀猀挀漀氀栀愀⸀ 伀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀瘀攀爀椀愀 猀攀爀 挀愀瀀愀稀 搀攀 愀琀爀愀椀爀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 搀椀渀洀椀挀愀 攀 搀攀猀挀漀渀琀爀愀搀愀⸀ 䐀攀瘀椀搀漀 愀 攀猀猀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀Ⰰ 甀洀 洀漀搀攀氀漀 挀爀椀愀搀漀 攀洀 ㈀ ㄀㌀ ⴀ 䐀爀愀眀 洀礀 䰀椀昀攀 ⴀ 昀漀椀 漀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀愀爀愀 猀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀⸀ A catedral como monumento em Guarapuava, não apenas tem importância para os religiosos católicos, mas para todos os habitantes pelo seu caráter histórico. Sua origem está intimamente conectada a gênesis da cidade. Erguida em uma época de descoberta das terras brasileiras, a construção do templo foi uma forma de estabelecer o domínio das terras e propagar a cultura do dominador aos nativos.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀  挀漀渀琀愀爀Ⰰ 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 挀爀椀愀琀椀瘀愀 攀 爀攀昀氀攀砀椀瘀愀Ⰰ 愀 挀爀椀愀漀 搀愀 䌀愀琀攀搀爀愀氀 搀攀 䜀甀愀爀愀瀀甀愀瘀愀Ⰰ 甀洀 猀洀戀漀氀漀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 氀漀挀愀氀Ⰰ 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 挀漀洀漀 瀀愀爀琀攀 搀漀 挀愀琀漀氀椀挀椀猀洀漀Ⰰ 焀甀攀  愀 爀攀氀椀最椀漀 瀀爀攀搀漀洀椀渀愀渀琀攀 渀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 洀愀猀 挀漀洀漀 瀀愀爀琀攀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 氀漀挀愀椀猀⸀ 䌀漀洀漀 䴀愀爀琀渀ⴀ䈀愀爀戀攀爀漀 ⠀㈀  㐀⤀ 攀砀瀀氀椀挀愀Ⰰ 漀 攀猀瀀愀漀 甀爀戀愀渀漀  甀洀 攀猀瀀愀漀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀氀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀 攀猀琀愀 愀渀椀洀愀漀Ⰰ 漀戀樀攀琀椀瘀愀ⴀ猀攀 爀攀昀氀攀琀椀爀 猀漀戀爀攀 漀猀 瘀渀挀甀氀漀猀 焀甀攀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 䜀甀愀爀愀瀀甀愀瘀愀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀 挀漀洀 攀猀琀攀 猀洀戀漀氀漀Ⰰ 甀氀琀爀愀瀀愀猀猀愀渀搀漀 漀 猀攀甀 愀猀瀀攀挀琀漀 洀攀爀愀洀攀渀琀攀 爀攀氀椀最椀漀猀漀⸀ 䤀渀猀攀爀椀搀愀 渀漀 挀攀渀琀爀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 琀爀愀渀猀昀漀爀洀漀甀ⴀ猀攀 攀洀 洀漀渀甀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀漀渀琀漀 琀甀爀猀琀椀挀漀 攀 氀漀挀愀氀 搀攀 攀渀挀漀渀琀爀漀Ⰰ 攀爀椀最椀渀搀漀ⴀ猀攀 挀漀洀漀 瘀渀挀甀氀漀 攀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 椀搀攀渀琀椀琀爀椀愀 氀漀挀愀氀⸀  Dessa forma, o projeto busca compreender as maneiras como os indivíduos se expressam e se reconhecem em uma narrativa que envolve a vida, o cotidiano, as experiências, suas histórias e subjetividades. A proposta foi elaborar um conteúdo audiovisual que utilize fatos históricos que originaram o surgimento da cidade, apresentando alguns dos mais relevantes personagens históricos através de uma narrativa envolvente. Criando, desta forma, uma obra de ficção que envolve a origem da Catedral Nossa Senhora de Belém de Guarapuava. ਀䤀渀猀瀀椀爀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 挀爀椀愀搀愀 瀀攀氀愀 䌀漀最渀椀琀椀瘀攀 䴀攀搀椀愀 瀀愀爀愀 愀 刀匀䄀 ⠀匀漀挀椀攀搀愀搀攀 椀渀最氀攀猀愀 搀攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀漀 猀 愀爀琀攀猀Ⰰ 洀愀渀甀昀愀琀甀爀愀 攀 挀漀洀爀挀椀漀⤀Ⰰ 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 甀洀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 挀漀洀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 挀漀渀攀挀琀愀搀漀 攀 焀甀攀 挀漀渀栀攀挀攀 漀 攀猀琀椀氀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 洀攀洀攀 䐀爀愀眀 䴀礀 䰀椀昀攀Ⰰ 瀀爀漀搀甀稀椀渀搀漀Ⰰ 搀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 甀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 愀琀甀愀氀 攀 攀渀瘀漀氀瘀攀渀琀攀⸀ 伀 昀椀氀洀攀 攀猀琀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 夀漀甀吀甀戀攀Ⰰ 氀漀挀愀氀 漀渀搀攀 漀 攀猀琀椀氀漀  愀洀瀀氀愀洀攀渀琀攀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 攀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀⸀
 
JUSTIFICATIVA
Levando em consideração os poucos espaços que abordam a história da Catedral Nossa Senhora de Belém de Guarapuava, principalmente nos meios digitais, é possível considerar as pessoas da cidade de Guarapuava e seus arredores como o público-alvo do produto, pois a história representada na animação faz parte da construção de sua identidade e permeia as mais diversas narrativas locais.਀倀攀渀猀漀甀ⴀ猀攀 渀愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀 瘀搀攀漀 瀀愀爀愀 漀 夀漀甀吀甀戀攀 搀攀瘀椀搀漀 愀漀 昀愀琀漀 搀攀 猀攀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 甀洀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 洀愀椀猀 挀漀渀搀椀稀攀渀琀攀 挀漀洀 漀 瀀攀爀昀椀氀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 攀 瀀漀爀 猀攀爀 最爀愀琀甀椀琀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 猀甀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀攀 椀渀琀攀爀愀漀Ⰰ 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 挀漀洀 挀漀洀攀渀琀爀椀漀猀Ⰰ 洀愀猀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 漀甀琀爀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 挀漀洀漀 漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 琀漀爀渀漀甀 攀猀琀愀 攀猀挀漀氀栀愀 漀 挀愀洀椀渀栀漀 洀愀椀猀 氀最椀挀漀 愀 猀攀最甀椀爀⸀ Na publicidade, formas atuais e populares de transmitir uma mensagem são sempre algo a se buscar, principalmente quando se trata de redes sociais, devido ao seu caráter mutável. A construção de um Draw My Life não apenas torna o conteúdo agradável, mas possibilita a quem o faz a oportunidade de aprimorar as capacidades técnicas que envolvem, desde técnicas de criação, como elaboração de roteiro, fotografia e artes, até planejamento e produção, características inerentes a qualquer profissional da área que busca diferenciação no mercado. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 䌀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 搀椀猀挀甀琀椀搀漀猀 琀攀砀琀漀猀 猀漀戀爀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 攀猀瀀愀漀 甀爀戀愀渀漀 攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀Ⰰ 戀愀猀攀愀渀搀漀ⴀ猀攀 渀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀 䴀愀爀琀渀ⴀ䈀愀爀戀攀爀漀 ⠀㈀  㐀⤀Ⰰ 䴀愀昀昀攀猀漀氀椀 ⠀㈀  ㌀㬀 ㈀  㤀⤀Ⰰ 䰀攀昀攀戀瘀爀攀 ⠀㄀㤀㤀㤀⤀ 攀 䠀愀氀氀 ⠀㈀  ㈀⤀Ⰰ 爀攀昀氀攀琀椀渀搀漀 猀漀戀爀攀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 漀 猀攀甀 椀洀瀀愀挀琀漀 渀愀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 搀攀 洀攀洀爀椀愀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀琀愀猀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀Ⰰ 昀漀椀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 攀洀 猀愀氀愀 焀甀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀猀猀攀洀漀猀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 焀甀攀 愀戀漀爀搀愀猀猀攀Ⰰ 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 氀切搀椀挀愀Ⰰ 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 搀愀 爀攀氀愀漀 洀攀洀爀椀愀 攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 渀漀 攀猀瀀愀漀 甀爀戀愀渀漀 搀攀 䜀甀愀爀愀瀀甀愀瘀愀⸀ 䄀猀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 昀漀爀愀洀 瀀愀甀琀愀搀愀猀 瀀漀爀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 氀愀渀愀搀漀猀 瀀漀爀 䴀愀爀琀渀ⴀ䈀愀爀戀攀爀漀 攀 漀 漀昀挀椀漀 搀漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀 挀漀洀漀 挀愀爀琀最爀愀昀漀 搀攀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀琀椀瘀愀猀 搀漀猀 攀猀瀀愀漀猀 甀爀戀愀渀漀猀㨀 挀漀洀漀 攀氀愀猀 猀攀 搀漀Ⰰ 焀甀愀椀猀 猀漀 漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 攀 漀猀 挀愀洀椀渀栀漀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀椀猀 渀攀猀猀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀㼀 䌀漀洀漀 愀昀椀爀洀愀 䴀愀昀昀攀猀漀氀椀 ⠀㈀  ㌀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㐀⤀Ⰰ 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀  瀀愀爀琀椀氀栀愀 攀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 搀攀 猀漀挀椀愀氀椀搀愀搀攀⸀ ᰀ䄠 瀀愀氀愀瘀爀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 猀攀爀瘀攀 琀愀洀戀洀 瀀愀爀愀 攀渀挀愀爀渀愀爀 漀 爀攀琀漀爀渀漀 搀攀猀猀愀 瘀攀氀栀愀 椀搀攀椀愀 焀甀攀  漀 椀洀愀最椀渀爀椀漀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 漀 昀愀琀漀 搀攀 焀甀攀 猀攀 瘀椀戀爀愀 挀漀洀 漀甀琀爀漀猀Ⰰ 攀洀 琀漀爀渀漀 搀攀 愀氀最甀洀愀 挀漀椀猀愀Ⰰ 猀攀樀愀 焀甀愀氀 昀漀爀 攀猀猀愀 挀漀椀猀愀ᴀ⸠ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀猀愀猀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀Ⰰ 爀攀昀氀攀琀椀洀漀猀 猀漀戀爀攀 漀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 ᰀ挠椀爀挀甀椀琀漀猀 攀 琀爀愀樀攀琀漀猀ᴀ†搀攀 䜀甀愀爀愀瀀甀愀瘀愀 焀甀攀Ⰰ 愀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀Ⰰ 瀀漀搀攀爀椀愀洀 猀攀爀 椀渀瘀椀猀瘀攀椀猀 漀甀 搀攀猀瀀攀爀挀攀戀椀搀漀猀 挀漀洀漀 攀猀瀀愀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 搀攀 琀爀漀挀愀 搀攀 愀昀攀琀漀猀Ⰰ 瀀攀爀挀攀瀀攀猀 攀 瘀愀氀漀爀攀猀Ⰰ 焀甀攀 渀愀爀爀愀洀 漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀攀 猀攀甀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 攀 焀甀攀 搀攀氀椀渀攀椀愀洀 漀 瀀攀爀昀椀氀 椀搀攀渀琀椀琀爀椀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀⸀  Para o desenvolvimento em um projeto de mídia, levando em consideração as discussões em sala de aula pautadas pelos conceitos desses autores, escolhemos trabalhar com a temática “monumentos”. Como primeira etapa na execução do projeto, foi feita uma pesquisa sobre os principais monumentos históricos da cidade. Escolhemos trabalhar com a catedral devido a sua influência e importância não apenas para o passado, mas também para o presente da cidade.਀伀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 昀漀椀 昀攀椀琀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 搀愀搀漀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀漀猀 攀洀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀 搀攀 挀甀渀栀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 氀漀挀愀椀猀 攀 搀攀 挀漀渀瘀攀爀猀愀猀 挀漀洀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 焀甀攀 挀漀渀栀攀挀椀愀洀 猀甀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ 䄀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 搀漀猀 最甀愀爀愀瀀甀愀瘀愀渀漀猀 昀愀稀攀洀 瀀愀爀琀攀 搀漀 椀洀愀最椀渀爀椀漀 甀爀戀愀渀漀Ⰰ 搀攀洀漀渀猀琀爀愀渀搀漀 愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 攀 愀 瀀攀爀洀愀渀渀挀椀愀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 挀愀琀攀搀爀愀氀Ⰰ 洀攀猀挀氀愀渀搀漀ⴀ愀 挀漀洀 漀甀琀爀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 氀漀挀愀椀猀⸀ O roteiro foi elaborado a partir dos dados levantados na pesquisa (bibliográfica e dos relatos dos moradores e frequentadores da igreja). Desencadeado o processo de brainstorm, o roteiro foi estruturado e levemente modificado após a criação do storyboard, a partir do qual ficou decidido quais desenhos seriam feitos e como comporiam o quadro. O produto final – Na ponta da Caneta: Catedral de Guarapuava – tem uma duração de 5 minutos e 45 segundos.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀刀준ⴀ倀刀伀䐀唀윀쌀伀 ਀吀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 搀攀昀椀渀椀漀 搀攀 攀猀琀椀氀漀Ⰰ 搀攀 琀椀瀀漀 搀攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 攀 爀漀琀攀椀爀漀 攀 搀攀 琀挀渀椀挀愀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀 昀漀椀 搀攀昀椀渀椀搀漀 愀瀀猀 搀攀戀愀琀攀 攀渀琀爀攀 漀 最爀甀瀀漀⸀ 䌀漀洀 漀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀Ⰰ 漀猀 爀攀氀愀琀漀猀 椀渀昀漀爀洀愀椀猀 搀攀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 攀 漀 攀渀挀愀洀椀渀栀愀洀攀渀琀漀 琀攀爀椀挀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 愀猀 搀攀瘀椀搀愀猀 愀氀琀攀爀愀攀猀 瀀愀爀愀 猀攀 愀搀攀焀甀愀爀 愀漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀猀⸀ 䄀 挀漀渀猀琀爀甀漀 攀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 愀 洀愀渀攀椀爀愀 攀洀 焀甀攀 猀攀爀椀愀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 渀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 搀攀瘀椀搀愀洀攀渀琀攀 愀渀愀氀椀猀愀搀漀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀Ⰰ 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀愀猀 挀漀渀琀爀漀瘀爀猀椀愀猀 攀 瀀漀氀洀椀挀愀猀 栀椀猀琀爀椀挀愀猀Ⰰ 渀漀 搀攀渀攀最爀椀猀猀攀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ 䄀氀最甀渀猀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 瀀爀攀挀椀猀愀爀愀洀 琀攀爀 猀甀愀 戀椀漀最爀愀昀椀愀 氀椀洀椀琀愀搀愀 渀漀 瘀搀攀漀 搀攀瘀椀搀漀 愀 愀氀最甀洀愀猀 搀攀 猀甀愀猀 愀攀猀 猀攀爀攀洀 瀀漀氀洀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 漀猀 瀀愀搀爀攀猀 愀琀甀愀椀猀 攀Ⰰ 挀漀洀漀 戀甀猀挀瘀愀洀漀猀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 洀愀椀猀 愀洀攀渀愀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀愀洀漀猀 挀漀渀琀漀爀渀愀爀 琀愀椀猀 焀甀攀猀琀攀猀⸀ ਀倀刀伀䐀唀윀쌀伀 ਀䄀瀀猀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀漀 搀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 搀攀猀攀渀栀漀Ⰰ 搀攀甀ⴀ猀攀 椀渀挀椀漀  最爀愀瘀愀漀 搀漀 瘀搀攀漀⸀ 䐀攀瘀椀搀漀 猀 挀漀渀搀椀攀猀 琀挀渀椀挀愀猀 攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀椀猀Ⰰ 洀甀椀琀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀猀 琀椀瘀攀爀愀洀 搀攀 猀攀爀 椀洀瀀爀漀瘀椀猀愀搀漀猀⸀ 䄀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀攀 猀甀猀琀攀渀琀愀漀 搀愀 挀洀攀爀愀 攀洀 甀洀 渀最甀氀漀 搀攀 㤀 먀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 搀攀猀攀渀栀漀 昀漀椀 挀漀渀猀攀最甀椀搀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 挀漀爀琀攀 搀攀 椀猀漀瀀漀爀 攀 猀攀甀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 愀 挀洀攀爀愀 猀甀猀瀀攀渀猀愀 昀漀椀 漀戀琀椀搀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 椀洀瀀爀漀瘀椀猀愀搀愀 瀀愀爀愀 琀愀氀 昀椀洀⸀ 䄀 猀甀瀀攀爀昀挀椀攀 搀攀 搀攀猀攀渀栀漀 挀漀渀猀椀猀琀攀 搀攀 甀洀愀 氀漀甀猀愀 戀爀愀渀挀愀 㘀 堀㌀ 挀洀⸀ 䄀 椀氀甀洀椀渀愀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 昀漀椀 愀 瀀愀搀爀漀 搀攀 琀爀猀 瀀漀渀琀漀猀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 渀攀甀琀爀愀氀椀稀愀爀 愀猀 猀漀洀戀爀愀猀Ⰰ 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 焀甀攀 猀攀 戀甀猀挀愀瘀愀 搀椀洀椀渀甀椀爀 漀 爀攀昀氀攀砀漀 搀愀 氀漀甀猀愀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀愀 猀甀瀀攀爀昀挀椀攀 爀攀昀氀攀砀椀瘀愀⸀ 伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 最爀愀瘀愀漀 愀漀 琀漀搀漀 搀甀爀漀甀 㤀 栀漀爀愀猀⸀ 倀愀爀愀 挀愀瀀琀愀漀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 甀洀愀 䐀匀䰀刀 一椀欀漀渀 䐀㌀㌀  Ⰰ 挀漀洀 甀洀愀 氀攀渀琀攀 ㄀㠀ⴀ㔀㔀洀洀 ㌀⸀㔀⼀㔀⸀㈀⸀ 倀愀爀愀 愀猀 最爀愀瘀愀攀猀 渀愀 挀愀琀攀搀爀愀氀Ⰰ 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 椀氀甀洀椀渀愀漀 渀愀琀甀爀愀氀 攀 挀洀攀爀愀 渀愀 洀漀⸀ 䐀攀瘀椀搀漀 愀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 琀攀爀 猀椀搀漀 攀砀琀攀渀猀漀Ⰰ 搀椀瘀椀搀椀洀漀猀 愀 瀀愀爀琀攀 搀攀 搀攀猀攀渀栀漀 攀渀琀爀攀 搀甀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀愀爀愀 渀漀 猀漀戀爀攀挀愀爀爀攀最愀爀 甀洀 搀漀猀 搀攀猀攀渀栀椀猀琀愀猀⸀ ਀倀팀匀ⴀ倀刀伀䐀唀윀쌀伀 ਀䐀攀瘀椀搀漀 愀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 琀攀爀 渀愀爀爀愀漀Ⰰ 愀 挀愀瀀琀愀漀 搀漀 甀搀椀漀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 渀漀 攀猀琀切搀椀漀 搀攀 爀搀椀漀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀ 伀猀 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀 攀 愀猀 洀切猀椀挀愀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 猀漀 漀猀 焀甀攀 愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 夀漀甀吀甀戀攀 漀昀攀爀攀挀攀 瀀愀爀愀 漀猀 挀爀椀愀搀漀爀攀猀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 最爀愀琀甀椀琀愀洀攀渀琀攀 攀 氀椀瘀爀攀 搀攀 搀椀爀攀椀琀漀猀 愀甀琀漀爀愀椀猀⸀ 䄀 攀搀椀漀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 搀愀 猀甀琀攀 搀攀 挀爀椀愀漀 搀愀 䄀搀漀戀攀⸀ 倀愀爀愀 漀 瘀搀攀漀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 漀 䄀搀漀戀攀 倀爀攀洀椀攀爀攀 䌀䌀 ㈀ ㄀㔀 攀 漀 䄀昀琀攀爀 䔀昀昀攀挀琀猀 䌀䌀 ㈀ ㄀㔀⸀ 伀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 漀戀琀椀搀漀 昀漀椀 搀攀瘀椀搀漀  愀挀攀氀攀爀愀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 最爀愀瘀愀搀漀⸀ Para a publicação na plataforma YouTube, foi criada uma imagem a partir de um quadro do vídeo final. Esta imagem, foi posteriormente tratada no Adobe Photoshop CC 2015 e aplicada na plataforma, formando assim o que a plataforma chama de thumbnail, uma vitrine do vídeo que estar para ser exibido.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 攀砀攀挀甀漀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀 洀搀椀愀 焀甀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 漀 攀猀瀀愀漀 甀爀戀愀渀漀 挀漀洀漀 洀攀椀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 漀猀 洀漀渀甀洀攀渀琀漀猀 挀漀洀漀 瀀愀爀琀攀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 挀漀氀攀琀椀瘀愀⸀ 吀愀洀戀洀 昀漀椀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀爀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 挀爀椀愀漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀椀猀 渀愀 挀愀爀爀攀椀爀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀⸀  A elaboração do vídeo e sua veiculação no YouTube, local onde o estilo Draw My Life teve seu início, não apenas atinge o público-alvo definido, como remete a própria história da catedral na ambiguidade antigo e novo, contar sua história clássica de uma forma moderna. ਀䄀 洀愀渀甀琀攀渀漀 搀漀猀 猀洀戀漀氀漀猀 椀搀攀渀琀椀琀爀椀漀猀 搀攀 甀洀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀  瀀爀椀洀漀爀搀椀愀氀 瀀愀爀愀 爀攀昀氀攀琀椀爀 猀漀戀爀攀 猀攀甀猀 瘀渀挀甀氀漀猀Ⰰ 猀攀甀猀 瘀愀氀漀爀攀猀Ⰰ 猀甀愀猀 洀甀搀愀渀愀猀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀 琀攀洀瀀漀⸀ 䈀甀猀挀愀爀 渀漀瘀愀猀 洀愀渀攀椀爀愀猀 搀攀 渀愀爀爀愀爀 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀 攀猀猀攀猀 猀洀戀漀氀漀猀 渀漀 猀 猀攀 洀漀猀琀爀愀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀Ⰰ 洀愀猀  搀攀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 猀甀愀 瀀攀爀瀀攀琀甀愀漀⸀ Concluímos que a técnica utilizada para o desenvolvimento deste produto é adequada ao público escolhido, pois o Draw My Life é um estilo que surgiu em uma mídia amplamente consumida pela faixa demográfica definida. Pensar um produto além do próprio produto nos ensinou que, como futuros publicitários, devemos sempre ter uma visão completa dos projetos e da responsabilidade do que criamos para a sociedade, a importância de se utilizar de meios modernos de comunicação para contar histórias antigas, permitindo a (re)construção do processo identitário de um povo. Afinal, como salienta Martín-Barbero (2004), aqueles que “pensam” a Comunicação tornam-se uma espécie de “cartógrafo-comunicador”, pois se lançam à configuração desse novo espaço contemporâneo, onde se dão as experiências comunicativas e as alterações perceptivas potencializadas pelas transformações espaço-temporais do nosso tempo.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀䔀一吀刀䄀䰀 䌀唀䰀吀唀刀䄀⸀ 䌀愀琀攀搀爀愀氀 一漀猀猀愀 匀攀渀栀漀爀愀 搀攀 䈀攀氀洀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀䠀琀琀瀀㨀⼀⼀挀攀渀琀爀愀氀挀甀氀琀甀爀愀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀搀攀昀愀甀氀琀⸀愀猀瀀㼀椀搀㴀㌀㐀㠀㈀㈀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㄀ 搀攀 樀甀氀⸀ ㈀ ㄀㘀⸀ HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䔀䘀䔀䈀嘀刀䔀Ⰰ 䠀攀渀爀椀⸀ 䄀 爀攀瘀漀氀甀漀 甀爀戀愀渀愀⸀ 䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀⸀ 䔀搀⸀ 唀䘀䴀䜀Ⰰ ㄀㤀㤀㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀䘀䔀匀匀伀䰀䤀Ⰰ 䴀椀挀栀攀氀⸀ 䄀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 猀攀洀 昀椀洀 ⠀琀攀漀爀椀愀 瀀猀ⴀ洀漀搀攀爀渀愀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⤀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀Ⰰ 刀攀瘀椀猀琀愀 䘀愀洀攀挀漀猀Ⰰ ㈀  ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀䘀䔀匀匀伀䰀䤀Ⰰ 䴀椀挀栀攀氀⸀ 伀 洀椀猀琀爀椀漀 搀愀 挀漀渀樀甀渀漀㨀 攀渀猀愀椀漀猀 猀漀戀爀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 挀漀爀瀀漀 攀 猀漀挀椀愀氀椀搀愀搀攀⸀ ㄀攀搀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 匀甀氀椀渀愀Ⰰ ㈀  㤀⸀ 伀 氀切搀椀挀漀 攀 猀漀挀椀愀氀椀搀愀搀攀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀刀吀촀一ⴀ䈀䄀刀䈀䔀刀伀Ⰰ 䨀攀猀切猀⸀ 伀昀挀椀漀 搀攀 挀愀爀琀最爀愀昀漀㨀 琀爀愀瘀攀猀猀椀愀猀 氀愀琀椀渀漀ⴀ愀洀攀爀椀挀愀渀愀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 渀愀 挀甀氀琀甀爀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䰀漀礀漀氀愀Ⰰ ㈀  㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䔀䐀䔀 匀唀䰀 䐀䔀 一伀吀촀䌀䤀䄀匀⸀ 儀甀攀洀 琀攀洀 洀攀搀漀 搀愀 匀攀爀瀀攀渀琀攀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀爀攀搀攀猀甀氀搀攀渀漀琀椀挀椀愀猀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀栀漀洀攀⸀愀猀瀀㼀椀搀㴀㌀㠀  㘀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㄀ 搀攀 樀甀氀⸀ ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀