ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01570</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Mistura. Troca de Aprendizagem Unoesc.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Jeison José da Rosa (Universidade do Oeste de Santa Catarina); Silvia Spagnol Simi dos Santos (Universidade do Oeste de Santa Catarina); Paulo Ricardo dos Santos (Universidade do Oeste de Santa Catarina); Vanessa Angelica Balestrin (Universidade do Oeste de Santa Catarina)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Mistura, Conhecimento, Diversidade, Compartilhar, Ideias</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente paper refere-se à criação de um cartaz com o conceito "Mistura", desenvolvido na Agência Experimental do curso de Comunicação Social- Habilitação em Publicidade e Propaganda da Unoesc- Joaçaba, entre os meses de setembro e novembro de 2016. A peça produzida é um fragmento da campanha informativa que tem como objetivo divulgar o evento e atrair os acadêmicos para participar do Mistura. O projeto tem por objetivo principal fazer com que os alunos ministrem minicursos referentes ao seu curso para acadêmicos de outros cursos, com a orientação de um professor, socializando conhecimentos e experiências, promovendo network, vivenciando o conceito de "Mistura". Desenvolvemos o briefing, planejamento de comunicação, planejamento de mídia, estratégias de criação e produção das peças. A fotografia do cartaz, com acadêmicos dos cursos participantes, foi produzida na Universidade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Promovendo o contato com o mercado de trabalho, a Agência Experimental do curso de Comunicação Social-Publicidade e Propaganda gera diversas situações vivenciadas no cotidiano de uma agência. Por isso, equipes foram formadas para atender cliente real atuando no desenvolvimento das ações de atendimento, planejamento, mídia, criação e produção de campanhas publicitárias. No evento Mistura serão integrados oito cursos da Unoesc do Campus de Joaçaba, sendo eles: Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia e Publicidade e Propaganda. A produção da campanha tem como intuito mostrar que a troca de aprendizagem é mais uma oportunidade de fazer com que os estudantes olhem para a organização como um todo e não apenas focado em sua área, buscando proporcionar uma interação entre os mesmos com a Instituição. Para evidenciar o evento foi empregado das estratégias de criação para determinar que a campanha seria a de informação, utilizada no lançamento de um produto ou serviço. Ainda na criação foi produzida toda a identidade visual apresentando um logotipo próprio, onde mesclamos elementos tipográficos sem sefira e com cursiva, fazendo uma alusão da mistura entre o lado sério representando o curso de Exatas e Saúde caracterizando a precisão e a seriedade e o lado artístico, o emocional caracterizando o lado das Humanidades. Para o tipo de campanha, teve como base a de propaganda, caracterizada pela divulgação e informação do evento de troca de aprendizagem.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O cartaz será utilizado como principal meio para divulgar e atrair acadêmicos a participar do Mistura, utilizando-se de imagens e textos atrativos, mostrando que o evento é uma ótima oportunidade para troca de conhecimento e interação entre os cursos, despertando a curiosidade e interesse dos estudantes. Assim, o evento busca, por meio de minicursos ministrados pelos próprios acadêmicos sobre assuntos de suas áreas, compartilhar conhecimento com pessoas de diferentes cursos, buscando incentivar os acadêmicos para participarem e assim agregar conhecimento e relacionamento com as demais áreas, gerando uma troca de experiências no chamado network, que segundo Raúl Candeloro: Um network é uma corrente de conexões que se cruzam em intervalos regulares, envolvendo contatos e relacionamentos que podem ajudá-lo a alcançar seus objetivos profissionais. Resumindo, network é marketing boca a boca. Não é prospectar nem recrutar nem vender. É conhecer, se relacionar, conversar. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O evento surgiu através de uma inspiração à Semana Acadêmica, o idealizador e também professor da Instituição, Michel Avila, sentiu que os acadêmicos deveriam abranger assuntos além de sua área de atuação. Assim, tendo uma visão mais ampla do mercado de trabalho, considerando neste cenário que em algum momento de sua vida profissional irá necessitar de ajuda que não cabe a sua área conseguir resolver. Ou seja, o conceito de mistura irá demostrar as mais diversas personalidades presentes nos cursos participantes. A troca de aprendizagem tem como principal objetivo promover a interação e assim a troca de conhecimento entre os acadêmicos, para isso foi desenvolvido um cartaz, com o objetivo de alcançar o maior número de estudantes com o uso deste meio. Os cartazes são um meio de comunicação poderoso e de alta visibilidade e eficiência, oferecendo uma vasta gama de oportunidades aos anunciantes. Também chamados de publicidade externa, podem ser utilizados em diferentes ambientes e locais e em vários formatos e tamanhos. Assim, eles se tornaram uma parte intrínseca da paisagem urbana. Diferentemente de todas as outras mídias, como a televisão e os anúncios na imprensa, precisam apenas da rua para existir, com cartazes amadores coexistindo com outdoors de 32 folhas. (BARFOOT, BURTENSHAW E MAHON, p.14). O uso deste formato, além de ter grande visualização, conta a ajuda das cores utilizadas exercendo grande impacto sobre o público, além da facilidade da aplicação e a memorização e compreensão por ter conteúdo breve e conciso. Por isso, acredita-se que com a exposição nos principais pontos estratégicos da universidade conseguiremos um número expressivo de acadêmicos atingidos pela mensagem desejada. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A montagem do briefing foi elaborada pelos componentes do grupo, após entrevista em sala de aula com os responsáveis pelo projeto, os quais tinham por objetivo central realizar uma campanha com o viés de divulgar e atrair acadêmicos a participar do Mistura. Partindo dos princípios básicos propostos no briefing o grupo realizou um brainstorm onde definiu então, o nome e slogan para o evento sendo "Mistura: Unindo ideias, somando conhecimento", com o objetivo de apresentar e informar o público sobre a novidade e oportunidade de troca de conhecimento, além de proporcionar uma grande interação entre os cursos, despertando a curiosidade e interesse nos estudantes. Conforme pedidos do cliente e das necessidades que o mesmo possui, o grupo optou pela realização de um projeto onde tem por finalidade produzir material, principalmente digital, mas também foi notória a necessidade de cartazes e banners para a divulgação do projeto, sendo assim será usado dois meios, o online e off-line. Em relação à mídia, juntamente com a criação, o grupo identificou que o principal meio para atingir o público-alvo era utilizar principalmente cartazes já que se trata de uma campanha interna para os próprios acadêmicos. Utilizou-se a estratégia de campanha de informação, já que é um projeto novo a ser lançado e o intuito é apresentá-lo e divulgá-lo. O grupo se utilizou da estratégia em anunciar o evento como uma nova oportunidade de aprendizagem e troca de conhecimento, para assim poder ter uma divulgação mais eficaz e atraente em relação ao público-alvo. Utilizamos uma fotografia em meio universitário com os próprios alunos dos cursos participantes do evento, para assim evidenciar a "mistura" que buscamos atingir com nossa campanha. O grupo utilizou a campanha de tipo propaganda, também caracterizada pela divulgação e informação dos benefícios e atributos para tornar conhecido a troca de aprendizagem. A peça trabalha com a premissa básica de divulgação e chamada para o evento sendo apresentada de forma clara e objetiva. A partir do conceito "Mistura", evidenciamos o objetivo do evento. Foi trabalhado com textos de forma simples e para as fontes mesclamos os elementos tipográficos sem serifa e com cursiva, fazendo uma referência da mistura entre o lado sério representando o curso de Exatas e Saúde caracterizando a precisão e a seriedade e o lado artístico, o artístico caracterizando o lado das Humanidades. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com os cartazes almejou-se retratar em uma peça criativa a provocação de sair da zona de conforto e buscar referências criativas em um repertório adquirido através de experiências, conhecimentos e percepções adquiridas. Ao escolher as fotografias a serem utilizadas, buscou-se optar por uma imagem que transmitisse essa mistura dos cursos e dos acadêmicos, o que buscamos no procedimento dos ensaios fotográficos foi iniciar com essa mistura atrelando os acadêmicos para as fotos. As fontes escolhidas pelo grupo para fazer parte da peça produzida têm a nomenclatura "Gotham Book, Humanst521 BT" em Itálico e "Lúcida Sans Unicode Regular" (disponíveis para download gratuito em sites especializados em tipologia), pertence ao grupo das fontes Sans Serifas. Optamos por dividir a tipologia em duas partes, a primeira será a logo e a segunda será a tipologia utilizada no desenvolvimento da campanha em textos e títulos. Foi utilizada também a técnica de lightpainting, que em sua tradução livre significa "pintar com a luz". Ou seja, esta técnica consiste em movimentar uma fonte de luz em um ambiente totalmente escuro (ou com pouca iluminação, desde que se aproxime da escuridão), com a câmera programada para uma longa exposição, e, para que dê firmeza na mesma, ela deve estar fixa em um tripé ou em outro local, assim, o fotógrafo irá "pintar" o que ele deseja que apareça na imagem. "O ato de ver envolve uma resposta à luz. Em outras palavras, o elemento mais importante e necessário da experiência visual é de natureza tonal. Todos os outros elementos visuais nos são revelados através da luz, mas são secundários em relação ao elemento tonal, que é, de fato, a luz ou a ausência dela. O que a luz nos revela e oferece é a substância através da qual o homem configura e imagina aquilo que reconhece e identifica no meio ambiente, isto é, todos os outros elementos visuais: linha, cor, forma, direção, textura, escala, dimensão, movimento" (DONDIS, 1997, p.30) No presente trabalho, a técnica de lightpainting sobre os modelos foi realizada com o intuito de designar essa mistura através das cores, pois como elas se misturam para ficarem cada vez mais grandiosas os universitários e futuros profissionais também precisam uns dos outros para enriquecer seu conhecimento em diversas áreas, além da sua pretendida. As cores buscam passar que as pessoas, assim como as cores, podem e devem se misturar, enriquecendo o seu potencial e gerando grandiosos e incríveis resultados. Essas foram as cores utilizadas na campanha. Azul - Cor do céu, da divindade e da paz. Costuma ser associada ao masculino e transmite autoridade e credibilidade, além de simbolizar a água, o céu e o infinito. Laranja - Significa alegria, vitalidade, energia, prosperidade e sucesso. Laranja é uma das tonalidades que lembra calor, diversão, liberdade e atitudes positivas. Amarelo  Significa alegria, luz, calor, descontração e otimismo. É uma cor inspiradora e que desperta a criatividade. Estimula as atividades mentais e o raciocínio. Branco - Significa paz, pureza e limpeza. Dá ideia de maior espaço, proporcionando assim uma sensação de liberdade, além de oferecer uma combinação com qualquer outra cor. A primeira sensação de cor, antes de sua interpretação intelectual, acontece no sistema límbico, estritamente relacionado com a vida vegetativa e emocional. A energia eletromagnética da cor interage com as glândulas pituitárias, pineal e hipotálamo. Estes órgãos discursos fotográficos, Londrina, v.1, p.115-139, 2005 136 regulam o sistema endócrino e as funções dos sistemas nervosos simpático e parassimpático, como a fome, a sede e sexo. As respostas emocionais de ódio, amor, dor e desprazer têm origem no grupo de núcleos que formam o sistema límbico. Por este motivo, a interferência fisiológica e psicológica das cores é uma realidade. (TISKI-FRANCKOWIAK, 1997, p.131). Após a escolha das imagens, tratamento e escolha das fontes, foi desenvolvido então o esboço da peça publicitária e produzimos o cartaz em softwares de edição (Pacote Adobe). Buscou-se trabalhar com a premissa de demonstrar o projeto e instigar o público a participar da troca de aprendizagem O meio onde divulgaremos o cartaz será nos corredores dos blocos dos cursos participantes o evento, juntamente com peças subsequentes produzidas com o mesmo approach. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"> O resultado alcançado na concepção da fotografia do cartaz A3 superou as expectativas do grupo, que realizou e executou a técnica de lightpainting de forma satisfatória, e acredita-se que com o projeto proposto pelo Curso, podem-se desenvolver na prática todos os conteúdos vistos em sala de aula, sendo Atendimento, Planejamento de Comunicação, Planejamento de Mídia, Estratégias de Criação e a Produção de campanhas publicitárias. Com o intuído de aprofundar os conhecimentos e auxiliar da melhor forma, o grupo resolveu explorar a temática da busca por repertório criativo também fora do mundo online, já que se trata de uma campanha interna. A produção da peça perdurou durante meio semestre letivo e demonstrou o quão complexo é o processo de produção de uma campanha. Considerando estes aspectos, o grupo se deparou com a oportunidade de demonstrar as vantagens que valorizam o cartaz como peça de comunicação e pôr o aprendizado em prática partindo de um viés em que o tema "Mistura", baseia-se no conceito de usar da informação para apresentar o evento, utilizando-se de imagens e textos atrativos, mostrando que o evento é uma ótima oportunidade de troca de conhecimentos, além de proporcionar uma grande interação entre os cursos, despertando a curiosidade e interesse nos estudantes para verem o quão fascinante é o mundo além de sua área e sala de aula. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BARFOOT, Caroline, BURTENSHAW, Ken e MAHON, Nik. Fundamentos da Publicidade Criativa. Porto Alegre: Bookman, 2010.<br><br>CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Campos, 2000.<br><br>HURTER, Bill, A luz perfeita , Guia de iluminação para fotógrafos. 2.ed. Balneário Camburiú, SC: Photos, 2010.<br><br>Raúl Candeloro: Você Faz Network? Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/voce-faz-network/26722/>. Acesso em: 25 nov. 2016. <br><br>TISKI-FRANCKOWIAK, T. Irene. Homem, comunicação e cor. São Paulo: Ícone, 1997<br><br> </td></tr></table></body></html>