ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01573</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Cada gota conta.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Taís Holetz (Universidade do Oeste de Santa Catarina); Ana Luiza dos Santos Justi (Universidade do Oeste de Santa Catarina); Silvia Spagnol Simi dos Santos (Universidade do Oeste de Santa Catarina); Vanessa Angélica Balestrin (Universidade do Oeste de Santa Catarina)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Água, Consumo, Facebook, Mídias Digitais, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A internet alterou significativamente a forma como as pessoas se relacionam e se comportam em sociedade. Devido às suas ferramentas, tornou-se possível informar e orientar pessoas de forma ágil. O presente trabalho tem como objetivo levantar a influência das mídias digitais no consumo de água. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica, assim como uma pesquisa do tipo survey, exploratória e descritiva. Através dessa pesquisa, constatou-se a popularização da internet e das mídias sociais, bem como a forte influência que esses meios representam no habito das pessoas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O consumo consciente de água é uma questão constantemente debatida do nos últimos anos. A escassez do recurso no Brasil e no mundo é uma situação real, devido ao fato de que muitos povoados não têm acesso à água potável. Dessa forma, percebe-se o quão alto pode ser o consumo diário de uma população, logo, causando problemas ambientais sérios. Conforme Barlow (2009) a água limpa do planeta, um bem indispensável aos seres vivos, está se esgotando. Mesmo que a mídia abra cada vez mais espaços para a discussão de problemas ambientais e a escassez de água seja reconhecida como um problema mundial, ainda alguns padrões comportamentais insustentáveis persistem. Por outro lado, com a ascensão das mídias digitais, as formas de divulgação na internet são consideravelmente bem-sucedidas, o que acaba tornando as mesmas importantes ferramentas para a conscientização social. Levando em conta as diversas informações que diferentes públicos recebem, o marketing digital é uma realidade que cresce gradativamente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para alcançar o objetivo pretendido, o trabalho foi dividido três partes, sendo feita em primeira instância, uma pesquisa bibliográfica. Situamos o tema que estrutura o trabalho e, em seguida, recorremos à apresentação da fundamentação teórica da pesquisa e seus resultados. Em segundo momento é apresentada a campanha desde sua criação até execução das peças audiovisuais. Considerando-se o exposto, o objetivo deste trabalho é analisar os impactos que as novas mídias sociais causam nos hábitos de consumo referentes à água. Para atingir este objetivo, o público-alvo trabalhado reside na cidade de Joaçaba, Santa Catarina e corresponde a faixa etária entre 30 e 59 anos. A questão principal era entender tanto a sua relação com os recursos hídricos domésticos o comportamento em relação a utilização das mídias sociais dos sujeitos da pesquisa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O marketing pode ser definido como a atividade de entender, atender e satisfazer as necessidades e desejos do público, podendo, em decorrência disso, trabalhar com pesquisas, análise de dados e planejamento de mercado para chegar ao resultado esperado. Todavia, para alcançar este resultado, é preciso que o profissional de marketing construa uma estratégia eficaz. Nas últimas décadas, com a ascensão da internet e de novas tecnologias, o cenário da comunicação veio sofrendo grandes mudanças. O marketing social, também conhecido por viral ou boca a boca, utiliza de canais para transmitir informações, canais estes conhecidos por mídias sociais. Barefoot e Szabo (2010) mencionam que o uso do marketing social é indispensável nos dias atuais, sendo que a maioria das pessoas não assiste TV com tanta regularidade, utilizando em maior quantidade a internet. Conectar pessoas: isso é o que as mídias sociais fazem e isso faz com que o marketing social cresça a cada dia. Nichos existem para qualquer tipo de interesses. Com o crescente avanço da internet e a ascensão das mídias sociais a disseminação de informações e a influencia de comportamentos vem estando em alta, em questão de minutos uma frase, uma foto ou até mesmo um vídeo ganha efeito viral. Muito se tem refletido sobre os possíveis motivos da falta da água em grandes centros populacionais do país e do mundo. Os problemas enfrentados pela escassez da água trouxeram à tona diversas discussões sobre aquecimento global, formas de distribuição da água e de uso, falta de conscientização, entre outros. Sabe-se que se o consumo continuar assim, a água, no futuro, terá uma disponibilidade escassa. Existem diversas formas de economizar água e as mesmas são importantes para evitar possíveis escassez no futuro. É através desse viés que esse projeto se concretiza. Dessa forma, como base fundamental desse estudo, nos utilizaremos de conteúdo audiovisual, assunto que está em evidência em estudos comunicacionais contemporâneos e que nos traz curiosidades quanto a sua aplicação na propaganda, pois instiga a conscientização.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A campanha de propaganda digital de conscientização quanto ao uso dos recursos hídricos com foco na cidade de Joaçaba, SC, foi criada e produzida a partir do briefing de criação. O tema foi construído a partir da análise comportamental do público-alvo, o qual mostrou consciência da situação de consumo exagerado da água como um todo, porém manifestou contradições ao referir-se à suas ações quotidianas. Dessa maneira é perceptível que os indivíduos de 30 à 59 anos tem a consciência de que é necessário controlar o consumo de água, contudo não realizam nenhuma ação concreta para contribuir. A abordagem foi mista, apelando para características técnicas como dados, benefícios funcionais e necessidades como higiene, alimentação, saúde e conforto, mas também alertando de maneira emocional sobre a importância de se economizar a água. Foram apresentados, constantemente, dados e infográficos que alertaram o público sobre questões relevantes relacionadas ao consumo doméstico de água do município de Joaçaba. Os dados, tirados da pesquisa, foram o instrumento de reflexão e conscientização que o público precisa para mudar suas atitudes. A campanha teve cunho informativo e o conteúdo audiovisual foi veiculado na página do Facebook do curso de Publicidade e Propaganda da UNOESC. Neste sentido, por ser uma página que abrange diversos públicos, a linguagem utilizada foi coloquial, devido ao fato de ser a utilizada no cotidiano e ter uma veia descontraída. A mesma teve duração de um mês, sendo de 03 de maio de 2016 à 03 de junho de 2016. A partir do conceito "Consciência das ações", a campanha buscou fazer com que o público alvo percebesse que só ter consciência não é o suficiente. As pequenas ações cotidianas são as que fazem a diferença no consumo consciente de água. A linha criativa informativa humanitária teve como intenção fazer com que o público se identifique com a mensagem, incluindo-o no "problema" proposto, além de vender de fato a ideia. A campanha contou com os seguintes apelos: amor ao meio ambiente; conscientização; preocupação. Dessa maneira o slogan "CADA GOTA CONTA" foi criado com a intenção de incentivar ações concretas e deixar claro que cada indivíduo pode fazer a sua parte para contribuir com o consumo consciente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A construção do conteúdo audiovisual se deu a partir da necessidade de atentar ao público sobre a conscientização acerca da economia de água, porém, de uma maneira mais jovial e interativa. Neste sentido, se fez necessário planejar que tipo de imagens e informações os vídeos deveriam conter. Os vídeos foram estrategicamente elaborados através de um storyboard, que norteou toda a construção dos mesmos. Optou-se por fazer com que o público se identificasse com a mensagem incluindo-o no "problema" proposto, além de vender de fato a ideia. Para que isto acontecesse, inúmeras informações sobre a situação da água no Brasil e no mundo foram levantadas e apresentadas durante o vídeo, o que chama a atenção do espectador e transmite a mensagem de maneira eficaz. Em relação a parte visual, os vídeos são animações feitas através de uma composição de vetores montados no software Adobe Illustrator CC, que é um programa utilizado por designers gráficos com foco em ilustrações. Já a animação ficou por conta dos softwares Adobe Premiere CC e Adobe After Effects CC. O primeiro é um editor de vídeos profissional, com diversas ferramentas úteis e completas para que o conteúdo audiovisual seja construído da maneira como foi planejado. Já o segundo é um programa de criação de animações com movimento e efeitos visuais. As cores usadas para a execução dos posts e vídeos foram variações da cor azul pois remete a contemplação, espiritualidade, águas tranquilas e natureza. Cinza que, do ponto de vista da psicologia da cor, é a cor do compromisso. Buscou-se tipologias interativas e agradáveis aos olhos. E, como fonte, foi utilizada a KG Blank Space Solid. Os apelos visuais foram momentos quotidianos vivenciado pelas pessoas de forma a instigar a ação de consumo consciente da água através de informações, curiosidades e alertas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Diante da extensa investigação bibliográfica e pesquisa de campo realizadas neste trabalho, compreendeu-se que a população do município de Joaçaba, de fato, possui consciência sobre a questão da economia de água, entretanto, isto não se reflete em suas ações domésticas. Averiguou-se também que, a inserção de conteúdo audiovisual em mídias sociais, por ser um veículo consideravelmente utilizado atualmente, contribui para o consumo consciente da água. Unindo estas duas informações em prol de uma proposta de mudança de comportamento do público-alvo, a campanha "Cada Gota Conta" abordou o tema "consciência das ações", contribuindo de forma significativa para que a população passasse a possuir uma visão maior da realidade e reconhecesse que pequenas ações cotidianas podem ser implantadas para que seja minimizado o problema de água. Em vista do conteúdo exposto até o presente momento, a proposta observada é importante para a sociedade em geral, principalmente por se tratar de um bem essencial à vida e que deve ser gerido de maneira que as gerações futuras possam apreciar dele sem maiores preocupações. Portanto, faz-se essencial alertar ao público sobre a importância do comprometimento quando se trata da realização de praticas domésticas que envolvam a utilização de água. Acredita-se que este trabalho cumpriu com os objetivos elencados, proporcionando tanto aos envolvidos no projeto quanto a população do município de Joaçaba uma oportunidade de alerta sobre hábitos que, por serem cotidianos, não recebem a devida atenção. Recomenda-se que novas ações a respeito do tema sejam realizadas, como a elaboração de programas de educação ambiental através dos quais se poderiam trabalhar hábitos, atitudes e comportamentos que incentivem e ampliem esforços individuais e coletivos para a preservação da água, um bem de consumo essencial para a vida. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BARLOW, Maude. Água, Pacto Azul: A crise global da água e a batalha pelo controle da água potável no mundo. São Paulo: M.Books, 2009. <br><br>BAREFOOT, Darren; SZBO, Julie. Manual de Marketing em Mídias Sociais. Tradução de Acauan Fernandes e Dennis Leite. São Paulo. Editora Novatec. 2010.<br><br> </td></tr></table></body></html>