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INSCRIÇÃO: | 01574 |
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CATEGORIA: | JO |
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MODALIDADE: | JO16 |
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TÍTULO: | Além da Microcefalia, as Mulheres |
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AUTORES: | Kethelyn Anhaias de Brito (Universidade Federal do Paraná); Mariana Wiedmer Fachini (Universidade Federal do Paraná); Plínio Luís Pereira Lopes (Universidade Federal do Paraná); Elson Faxina (Universidade Federal do Paraná) |
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PALAVRAS-CHAVE: | Documentário, Mães , Microcefalia, , |
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RESUMO |
O documentário "Além da microcefalia, as mulheres'' foi criado para atender a uma demanda de informação sobre a microcefalia, uma condição neurológica rara que pode gerar diferentes graus de comprometimento intelectual e motor. Desde 2015, muito se fala sobre a doença devido à epidemia de Zika virus, sua relação com o aumento exponencial de casos de microcefalia no Brasil e à grande relevância midiática atingida. O objetivo deste trabalho é dar voz às personagens que em parte foram esquecidas pela mídia: as mães, que lutam diariamente pela saúde de seus filhos, em uma rotina de entrega e dedicação total. |
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INTRODUÇÃO |
A microcefalia foi a doença mais comentada no final de 2015 e durante todo o ano de 2016 nos veículos midiáticos, devido a relação com o surto de Zika virus no Brasil. A Secretaria de Vigilância em Saúde divulgou durante a reunião do Conselho Nacional de Saúde (CNS), realizada em agosto de 2016, dados referentes à situação epidemiológica no Brasil. Segundo o documento, até agosto do ano passado foram registrados 8.890 suspeitas de casos de microcefalia, e entre eles, 1.806 foram confirmados. Um estudo realizado pelo Ministério da Saúde e publicado na revista científica The Lancet reforçou a relação entre a microcefalia e a confirmação de mães infectadas pelo Zika virus durante o período gestacional. Apesar da forte relação entre o surto do vírus e novos casos da doença no Brasil, não se pode esquecer que a microcefalia pode ser consequência de outras doenças, como sífilis, toxoplasmose, outros agentes infecciosos, rubéola, citomegalovírus e herpes viral. O cenário era repleto de dúvidas, preocupações e até mesmo de boatos que surgiram nas redes sociais. O documentário foi idealizado a partir do momento em que se tornou perceptível a invisibilidade das mulheres, mães de crianças com microcefalia, diante da grande mídia. Neste documentário, o protagonismo é reservado a elas, cada uma com sua força e seus motivos. Para concretizar esta proposta, foi escolhida uma visão mais humanitária da doença, privilegiando então uma abordagem sociológica da condição das mães e das crianças em detrimento do diagnóstico. Apesar disso, fez-se necessária a presença do depoimento de um médico para evitar que informações sem fundamento científico fossem divulgadas. Toda a produção do documentário, desde a escolha do tema e roteirização à pós-produção, fez parte da avaliação dos estudantes na disciplina "Documentário I", ministrada pelo Prof. Dr. Elson Faxina durante 1º semestre de 2016 para o curso de Comunicação Social da UFPR. |
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OBJETIVO |
A construção do documentário foi orientada por três objetivos principais. O primeiro, e mais importante deles, é dar a chance das mães de crianças com microcefalia se manifestarem e terem protagonismo, o que não acontecia na grande mídia. O objetivo é deixar que sua voz seja ouvida independentemente da opinião de terceiros. Na medida do possível, sem invadir a privacidade das mulheres, buscamos explorar como acontece a fase de descoberta e aceitação da condição de seus filhos. Percorremos as particularidades de cada uma, as diferentes formas de encarar a doença e os planos para o seu futuro e de seus filhos. A segunda meta era demonstrar que a microcefalia já era a realidade de muitas mulheres brasileiras, e não surgiu apenas em 2015 com a epidemia de Zika virus. Todas as mães de nosso documentário, de forma coincidente, não haviam sido infectadas pelo Zika virus, apesar de não saberem o real causador da doença. A terceira meta era esclarecer sobre as diferentes formas de comprometimento que a doença pode causar. Alguns casos são bastante severos, mas nem sempre a criança perde totalmente a autonomia. Para isso, procuramos casos bastante diversos, que provassem que cada criança tem suas particularidades. |
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JUSTIFICATIVA |
Um dos grandes obstáculos para o combate a uma epidemia de um vírus é a falta de conhecimento sobre a doença e também a divulgação de informações erradas sobre o assunto. Pode se dizer que estes dois fatores contribuíram para a grande perturbação na população brasileira quando se tratava do Zika virus, conhecido no Brasil como vírus da zika, ou também zica. Muito se especulava sobre a relação zika-microcefalia sem o devido parecer científico que comprovasse a ligação. A confirmação da relação só veio em 11 de maio de 2016, com o estudo conduzido pelos cientistas Patrícia Beltrão Braga e Jean Pierre Peron, da Universidade de São Paulo (USP), e Alysson Muotri, da Universidade da Califórnia. O estudo foi publicado no site da revista Nature, e confirmava o que a Organização Mundial da Saúde (OMS) já dizia ser um “forte consenso científico”: o Zika virus era o agente patológico por trás de parte dos casos de microcefalia identificados no país, e também de outros distúrbios neurológicos, como a Síndrome de Guillain-Barré (GBS).ऀ䄀 搀椀猀挀甀猀猀漀 洀愀渀琀攀瘀攀ⴀ猀攀 洀甀椀琀漀 瘀椀瘀愀 渀愀 焀甀攀猀琀漀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀Ⰰ 挀漀洀 愀琀甀愀氀椀稀愀攀猀 搀椀爀椀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 愀甀洀攀渀琀漀 搀漀猀 挀愀猀漀猀 搀愀 搀漀攀渀愀 攀 漀猀 愀瘀愀渀漀猀 渀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 渀漀猀 最爀愀渀搀攀猀 樀漀爀渀愀椀猀 攀 瀀漀爀琀愀椀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀⸀ 䴀愀猀 愀瀀攀猀愀爀 搀攀 琀愀洀愀渀栀愀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀愀搀漀 愀漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 漀猀 椀洀瀀愀挀琀漀猀 猀漀挀椀漀氀最椀挀漀猀 搀攀猀琀攀 猀甀爀琀漀 搀攀 挀愀猀漀猀 搀攀 洀椀挀爀漀挀攀昀愀氀椀愀 昀漀爀愀洀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀 攀洀 瀀漀甀挀愀猀 漀挀愀猀椀攀猀 瀀攀氀愀 最爀愀渀搀攀 洀搀椀愀⸀ 䴀愀琀攀爀椀愀椀猀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀漀猀 挀栀攀最愀爀愀洀 愀 猀攀爀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀Ⰰ 洀愀猀 攀洀 甀洀愀 攀猀挀愀氀愀 戀攀洀 洀攀渀漀爀 攀洀 挀漀洀瀀愀爀愀漀 挀漀洀 漀猀 搀攀洀愀椀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀⸀ 嘀椀搀愀猀 琀漀爀渀愀爀愀洀ⴀ猀攀 愀瀀攀渀愀猀 渀切洀攀爀漀猀 瀀愀爀愀 愀渀氀椀猀攀猀 攀 挀漀洀瀀愀爀愀攀猀⸀ 䠀椀猀琀爀椀愀猀 猀攀 琀漀爀渀愀爀愀洀 攀猀琀愀琀猀琀椀挀愀猀Ⰰ 洀攀爀愀猀 瀀漀爀挀攀渀琀愀最攀渀猀⸀ 䄀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 攀爀愀 挀漀洀 愀猀 洀愀渀攀椀爀愀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 搀攀 昀爀攀愀爀 愀 攀瀀椀搀攀洀椀愀 搀攀 娀椀欀愀 瘀椀爀甀猀 攀 瀀漀爀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀 漀猀 渀漀瘀漀猀 挀愀猀漀猀 搀攀 洀椀挀爀漀挀攀昀愀氀椀愀⸀ 䔀猀焀甀攀挀攀甀ⴀ猀攀 搀愀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 搀愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 樀 栀愀瘀椀愀洀 猀椀搀漀 愀琀椀渀最椀搀漀猀 瀀攀氀愀 搀漀攀渀愀 攀 挀漀渀琀爀椀戀甀爀愀洀 瀀愀爀愀 漀猀 渀漀瘀漀猀 攀猀琀甀搀漀猀 焀甀攀 猀甀爀最椀愀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 搀椀愀猀⸀
Segundo dados do Conselho Regional de Justiça de 2011, cerca de 5,5 milhões de crianças não possuem o nome do pai no registro de nascimento. Um problema social grave que só tende a piorar quando a criança possui algum tipo de deficiência intelectual e/ou motora. A reportagem da BBC, publicada em 25 de março de 2016, mostra a realidade de inúmeras mães que foram abandonadas pelos parceiros assim que receberam a notícia da microcefalia nos filhos. Além do abandono real, há o abandono velado, em que o pai não vai embora de casa, mas não presta qualquer ajuda para com a criança, deixando toda a responsabilidade com a mãe. No documentário quem ilustra essa realidade é a Edicléia. ऀ一愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀 攀洀 㠀 搀攀 洀愀椀漀 搀攀 ㈀ 㘀 瀀攀氀愀 䄀最渀挀椀愀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 焀甀攀 愀猀 洀攀猀 瀀漀猀猀甀攀洀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 愀琀 洀攀猀洀漀 瀀愀爀愀 爀攀挀攀戀攀爀 愀甀砀氀椀漀 搀漀 最漀瘀攀爀渀漀⸀ 䴀甀椀琀愀猀 渀攀洀 挀漀渀琀愀洀 挀漀洀 愀 瀀攀渀猀漀 焀甀攀 漀猀 瀀愀椀猀 瀀漀搀攀爀椀愀洀 洀愀渀搀愀爀Ⰰ 瀀漀椀猀 渀漀 栀 漀 渀漀洀攀 搀漀 瀀愀椀 渀漀 爀攀最椀猀琀爀漀 搀攀 渀愀猀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀Ⰰ 爀攀猀琀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 愀瀀攀渀愀猀 漀 最漀瘀攀爀渀漀 挀漀洀漀 猀甀瀀漀爀琀攀⸀ 倀漀爀 琀爀愀琀愀爀ⴀ猀攀 搀攀 甀洀 猀甀爀琀漀 爀攀挀攀渀琀攀 搀攀 洀椀挀爀漀挀攀昀愀氀椀愀Ⰰ 漀 匀唀匀 渀漀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 愀搀攀焀甀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀琀攀渀搀攀爀 琀漀搀愀 愀 昀愀洀氀椀愀Ⰰ 琀攀渀搀漀 爀愀爀愀猀 攀砀挀攀攀猀 攀洀 焀甀攀 栀 漀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀攀渀琀漀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀漀 瀀愀爀愀 愀猀 洀攀猀⸀
Não tendo outra opção, essas mães enfrentam as dificuldades em geral sozinhas, e lutam para dar o melhor tratamento para seus filhos, que muitas vezes está a quilômetros de distância de suas casas, situação comum na região nordeste, uma das mais atingidas pelo surto de microcefalia. |
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MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
A escolha do tema para o documentário obedeceu a critérios levantados pelos próprios estudantes. Entre eles, o principal era privilegiar temas humanitários, de relevância pública. Foram sugeridos então alguns temas, e o escolhido foi o surto de microcefalia que acontecia no Brasil desde 2015. A escolha do enfoque foi unânime, tendo em vista a necessidade de dar voz às mulheres brasileiras, que são - muitas vezes de forma imperceptível - caladas pela nossa sociedade. O modo de documentário escolhido foi o observativo, com o cineasta adotando um modo de presença na cena invisível, não participante (NICHOLS, 2008, p. 149). Não há narração externa (voz over) ou interrupções por parte de quem faz a entrevista. Diferentemente das reportagens jornalísticas convencionais, o debate não é dirigido pelo repórter, e sim pelo personagem. Esta foi a forma escolhida para dar caráter humanizado ao documentário e anular ao máximo a intervenção de opiniões alheias na história das protagonistas.䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀猀 洀攀猀 猀攀最甀椀甀 甀洀 切渀椀挀漀 挀爀椀琀爀椀漀㨀 洀漀猀琀爀愀爀 愀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀洀瀀氀椀挀愀攀猀 焀甀攀 愀 搀漀攀渀愀 瀀漀搀攀 琀攀爀 攀 愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 挀甀椀搀愀搀漀 焀甀攀 攀猀琀攀猀 最爀愀甀猀 攀砀椀最攀洀⸀ 吀攀爀 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀攀 挀爀椀愀渀愀猀 挀漀洀 椀搀愀搀攀 搀椀瘀攀爀猀椀昀椀挀愀搀愀 攀爀愀 甀洀愀 搀愀猀 洀攀琀愀猀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀⸀ 吀漀搀愀猀 愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 猀漀 搀攀 䌀甀爀椀琀椀戀愀 攀 䄀爀愀甀挀爀椀愀 ⠀刀攀最椀漀 䴀攀琀爀漀瀀漀氀椀琀愀渀愀 搀攀 䌀甀爀椀琀椀戀愀⤀Ⰰ 瀀漀爀 甀洀愀 焀甀攀猀琀漀 搀攀 氀椀洀椀琀愀漀 搀攀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀攀⸀ 䄀猀 挀愀甀猀愀猀 搀愀 洀椀挀爀漀挀攀昀愀氀椀愀 攀洀 挀愀搀愀 甀洀 搀漀猀 挀愀猀漀猀 渀漀 昀漀椀 氀攀瘀愀搀愀 攀洀 挀漀渀琀愀⸀ 䄀 愀甀猀渀挀椀愀 搀攀 挀愀猀漀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀漀 娀椀欀愀 瘀椀爀甀猀 渀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 渀漀 瀀爀漀瀀漀猀椀琀愀氀Ⰰ 洀愀猀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 瀀漀爀焀甀攀 漀猀 挀愀猀漀猀 搀攀 娀椀欀愀 瘀椀爀甀猀 攀洀 洀甀氀栀攀爀攀猀 最爀瘀椀搀愀猀 搀攀洀漀爀愀爀愀洀 洀愀椀猀 瀀愀爀愀 猀攀爀攀洀 挀漀渀昀椀爀洀愀搀漀猀 渀漀 倀愀爀愀渀⸀ 伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 挀愀猀漀 漀挀漀爀爀攀甀 攀洀 䌀愀猀挀愀瘀攀氀Ⰰ 攀洀 愀最漀猀琀漀 搀攀 ㈀ 㘀 ⴀ 瀀漀挀愀 攀洀 焀甀攀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 樀 栀愀瘀椀愀 猀椀搀漀 昀椀渀愀氀椀稀愀搀漀⸀
Chegamos aos nomes das protagonistas por intermédio da fisioterapeuta Ana Cláudia Pereira, mãe de um dos integrantes da equipe de produção, que indicou os nomes das mães de alguns pacientes seus, de diversificados estados clínicos. São elas: Renata Meireles, mãe de Moisés Guimarães; Paloma Estevinho de Souza, mãe de Pedro Estevinho Cardoso; Maria dos Reis Camargo, mãe de Daiane dos Reis Camargo; e Edicléia Vieira Gonçalves, mãe de Giovana Vitória Gonçalves Gomes. Para evitar que o documentário passasse interpretações erradas da doença ou informações distorcidas, fez-se necessário o depoimento de um pediatra, o Dr. Eduardo Garcia Born, também escolhido mediante sugestão da Ana Cláudia Pereira.䄀 昀椀洀 搀攀 瀀爀漀瘀漀挀愀爀 愀 攀洀瀀愀琀椀愀 搀漀猀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 愀瀀漀猀琀愀洀漀猀 攀洀 琀攀洀愀猀 洀愀椀猀 椀渀琀椀洀椀猀琀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 瀀爀瀀爀椀愀 挀漀渀瘀椀瘀渀挀椀愀 昀愀洀椀氀椀愀爀⸀ 伀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀 攀爀愀 氀椀瘀爀攀Ⰰ 漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 瀀漀搀攀爀椀愀 昀愀氀愀爀 猀漀戀爀攀 漀 焀甀攀 昀椀稀攀猀猀攀 猀攀 猀攀渀琀椀爀 挀漀渀昀漀爀琀瘀攀氀⸀ 䄀氀最甀渀猀 琀攀洀愀猀 瀀爀攀挀椀猀愀爀愀洀 猀攀爀 椀渀猀琀椀最愀搀漀猀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 愀氀最甀洀愀猀 洀攀猀 渀漀 琀漀挀愀爀愀洀 渀攀氀攀猀 攀猀瀀漀渀琀愀渀攀愀洀攀渀琀攀⸀ 䔀猀挀漀氀栀攀洀漀猀 琀愀洀戀洀 愀氀最甀渀猀 琀攀洀愀猀 挀栀愀瘀攀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 搀椀猀挀爀椀洀椀渀愀漀Ⰰ 愀 爀漀琀椀渀愀 昀愀洀椀氀椀愀爀 攀 愀 愀挀攀椀琀愀漀 搀愀 挀漀渀搀椀漀 瀀攀氀愀 昀愀洀氀椀愀 攀 瀀攀氀愀 瀀爀瀀爀椀愀 洀攀⸀ 䔀洀 最攀爀愀氀Ⰰ 愀猀 洀攀猀 昀漀爀愀洀 戀愀猀琀愀渀琀攀 爀攀挀攀瀀琀椀瘀愀猀 攀 挀漀氀愀戀漀爀愀爀愀洀 瀀氀攀渀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 挀漀渀琀愀渀搀漀 栀椀猀琀爀椀愀猀 瀀攀猀猀漀愀椀猀 攀 戀愀猀琀愀渀琀攀 琀漀挀愀渀琀攀猀⸀ 倀漀爀洀Ⰰ 栀漀甀瘀攀 爀攀氀甀琀渀挀椀愀 攀洀 爀攀猀瀀漀渀搀攀爀 挀攀爀琀愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 攀洀 愀氀最甀渀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀氀最甀洀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 攀 愀 瀀攀爀最甀渀琀愀 瀀爀攀挀椀猀漀甀 猀攀爀 瀀甀氀愀搀愀 瀀愀爀愀 攀瘀椀琀愀爀 挀漀渀猀琀爀愀渀最椀洀攀渀琀漀猀⸀
Para as gravações, privilegiamos como locação a casa de cada família, por ser o ambiente mais confortável para a personagem. A gravação do depoimento de Edicléia Vieira Gonçalves não pode ser realizada em sua casa por questão de transporte. Capturamos cenas do cotidiano dessas mães, como o preparo da comida para os filhos, as dificuldades de transporte, a realização da higiene, e também os horários de lazer. Foram evitadas quaisquer intervenções da produção durante a gravação do depoimento.伀猀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 攀爀愀洀 搀攀 甀猀漀 瀀攀猀猀漀愀氀Ⰰ 氀椀洀椀琀愀渀搀漀 瀀漀爀 瘀攀稀攀猀 愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 琀挀渀椀挀愀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀⸀ 一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀挀爀攀搀椀琀愀洀漀猀 焀甀攀 椀猀琀漀 渀漀 昀漀椀 甀洀愀 戀愀爀爀攀椀爀愀 焀甀攀 挀漀洀瀀爀漀洀攀琀攀猀猀攀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 攀洀 焀甀攀猀琀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀⸀ 䘀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 搀甀愀猀 挀洀攀爀愀猀 䐀匀䰀刀Ⰰ 甀洀 最爀愀瘀愀搀漀爀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀攀 甀搀椀漀Ⰰ 搀漀椀猀 琀爀椀瀀猀 攀 甀洀 洀椀挀爀漀昀漀渀攀 戀漀漀洀⸀ 一愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 挀漀洀 愀 䴀愀爀椀愀Ⰰ 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 甀洀愀 椀渀琀攀爀瘀攀渀漀 攀猀琀琀椀挀愀㨀 愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀 猀瀀漀琀 搀攀 氀甀稀Ⰰ 瀀漀椀猀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀攀 最爀愀瘀愀漀 攀爀愀 洀甀椀琀漀 攀猀挀甀爀漀⸀
Durante a montagem, foi respeitada uma linearidade durante o documentário, com as informações sendo agrupadas em blocos. Os trechos dos depoimentos foram intercalados de forma a respeitar esta divisão em temas. A ordem cronológica também pode ser em partes identificada no decorrer do documentário, visto que as mães falam primeiramente do seu passado, em seguida de sua rotina presente e, por último, dos planos para o futuro. Alguns takes destoam deste padrão e surgem no decorrer do depoimento, a fim de complementar o que está sendo dito, a exemplo dos takes de cenas do cotidiano. Esta é uma característica do modo observativo de documentário, com as imagens sendo comumente secundárias ao que é dito, servindo portanto para ilustrar o argumento (NICHOLS, 2008, p. 143).吀漀搀漀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 最爀愀瘀愀搀漀 昀漀椀 愀猀猀椀猀琀椀搀漀 瀀攀氀愀 攀焀甀椀瀀攀 挀漀洀瀀氀攀琀愀 攀 漀猀 琀爀攀挀栀漀猀 昀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 瀀攀氀漀 最爀甀瀀漀 琀漀搀漀⸀ 䄀猀 攀猀挀漀氀栀愀猀 搀攀 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 攀 攀搀椀漀 昀漀爀愀洀 挀漀渀樀甀渀琀愀猀⸀ 䄀 氀椀渀最甀愀最攀洀 瘀椀猀甀愀氀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 昀漀椀 愀 洀愀椀猀 渀愀琀甀爀愀氀 瀀漀猀猀瘀攀氀Ⰰ 猀攀洀 椀渀琀攀爀瘀攀渀攀猀 愀爀琀猀琀椀挀愀猀 搀攀洀愀猀椀愀搀愀猀 渀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 䠀漀甀瘀攀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀爀爀攀漀 搀攀 挀漀爀 攀洀 愀氀最甀渀猀 琀愀欀攀猀 搀攀瘀椀搀漀 瘀愀爀椀愀漀 搀攀 氀甀洀椀渀漀猀椀搀愀搀攀 渀漀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 搀攀 最爀愀瘀愀漀⸀
Em nenhum momento do processo houve interferência direta do professor-orientador, para que o resultado fosse um trabalho integralmente autoral dos estudantes. O papel do professor foi acompanhar o andamento do trabalho, perguntando frequentemente pelos avanços conseguidos. Para a avaliação, foi necessário entregar o roteiro, relatório de edição e relatório das diárias de gravação ao professor.䐀攀瀀漀椀猀 搀攀 瀀爀漀渀琀漀Ⰰ 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 昀漀椀 攀砀椀戀椀搀漀 瀀愀爀愀 愀 琀甀爀洀愀 攀洀 甀洀愀 猀攀猀猀漀 搀攀 洀漀猀琀爀愀 搀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀⸀ 䠀漀甀瘀攀爀愀洀 猀甀最攀猀琀攀猀 搀攀 愀搀愀瀀琀愀攀猀 攀 洀甀搀愀渀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀Ⰰ 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 攀搀椀漀Ⰰ 攀洀 愀氀最甀渀猀 琀爀攀挀栀漀猀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 䔀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 洀愀椀猀 琀愀爀搀攀 瀀漀渀搀攀爀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 洀愀猀 渀漀 栀漀甀瘀攀 最爀愀渀搀攀猀 洀甀搀愀渀愀猀⸀
O trabalho foi colocado no YouTube e divulgado via Facebook. Entregamos para cada mãe uma cópia do documentário gravada em DVD, com capa criada pelo grupo. O resultado foi bastante satisfatório ao assistirmos em conjunto com elas, nos casos em que foi possível.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀ᰀ䄠氀洀 搀愀 洀椀挀爀漀挀攀昀愀氀椀愀Ⰰ 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀ᴀ† 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 搀攀 挀攀爀挀愀 搀攀 ㈀ 洀椀渀甀琀漀猀 搀攀 搀甀爀愀漀Ⰰ 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 渀漀 夀漀甀吀甀戀攀⸀ 吀爀愀琀愀 猀漀戀爀攀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 焀甀愀琀爀漀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀攀洀 昀椀氀栀漀猀 挀漀洀 洀椀挀爀漀挀攀昀愀氀椀愀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 椀搀愀搀攀猀㨀 刀攀渀愀琀愀 䴀攀椀爀攀氀攀猀Ⰰ 洀攀 搀攀 䴀漀椀猀猀 䜀甀椀洀愀爀攀猀㬀 倀愀氀漀洀愀 䔀猀琀攀瘀椀渀栀漀 搀攀 匀漀甀稀愀Ⰰ 洀攀 搀攀 倀攀搀爀漀 䔀猀琀攀瘀椀渀栀漀 䌀愀爀搀漀猀漀㬀 䴀愀爀椀愀 搀漀猀 刀攀椀猀 䌀愀洀愀爀最漀Ⰰ 洀攀 搀攀 䐀愀椀愀渀攀 搀漀猀 刀攀椀猀 䌀愀洀愀爀最漀㬀 攀 䔀搀椀挀氀攀椀愀 嘀椀攀椀爀愀 䜀漀渀愀氀瘀攀猀Ⰰ 洀攀 搀攀 䜀椀漀瘀愀渀愀 嘀椀琀爀椀愀 䜀漀渀愀氀瘀攀猀 䜀漀洀攀猀⸀ 䐀椀瘀椀搀椀搀漀 瀀漀爀 戀氀漀挀漀猀Ⰰ 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 椀渀椀挀椀愀搀漀 瀀攀氀漀 䐀爀⸀ 䔀搀甀愀爀搀漀 䜀愀爀挀椀愀 䈀漀爀渀 挀漀洀 甀洀愀 瀀攀焀甀攀渀愀 攀砀瀀氀椀挀愀漀 搀愀 搀漀攀渀愀 攀 漀猀 瘀爀椀漀猀 洀漀琀椀瘀漀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀 挀愀甀猀ⴀ氀愀Ⰰ 愀氀洀 搀愀猀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀猀 昀猀椀挀愀猀 攀 渀攀甀爀漀氀最椀挀愀猀 瀀愀爀愀 愀 挀爀椀愀渀愀⸀
As mães e as crianças são apresentadas, em um primeiro momento, por fragmentos dos depoimentos de maneira que as vozes são cobertas por imagens de carinho e integração. Por escolha do grupo, a história é contada de maneira linear e a primeiro tópico que as mães discorrem é sobre a descoberta da gravidez. Para manter a ordem, antes de passar para outro assunto, todas as mães falam sobre o tema, tendo sido escolhido na edição quais falas e quais mães ficariam para contar aquele momento. 匀攀最甀椀渀搀漀 漀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 搀攀 氀椀渀攀愀爀椀搀愀搀攀Ⰰ 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 猀攀最甀攀 瀀愀爀愀 愀 昀愀猀攀 搀攀 搀攀猀挀漀戀攀爀琀愀 搀愀 洀椀挀爀漀挀攀昀愀氀椀愀⸀ 唀洀 琀瀀椀挀漀 攀洀 挀漀洀甀洀 攀渀琀爀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 洀攀猀 焀甀攀 漀 搀椀愀最渀猀琀椀挀漀 猀攀 搀攀甀 愀瀀猀 漀 渀愀猀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀⸀ 一攀渀栀甀洀愀 搀攀氀愀猀 琀攀瘀攀 愀氀最甀洀 椀渀搀椀挀愀琀椀瘀漀 搀攀 焀甀攀 愀氀最漀 渀漀 椀愀 戀攀洀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 最爀愀瘀椀搀攀稀⸀ 䘀愀氀愀洀 猀漀戀爀攀 漀 挀栀漀焀甀攀 搀攀 爀攀挀攀戀攀爀 愀 渀漀琀挀椀愀Ⰰ 漀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 攀砀愀洀攀猀 攀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀猀 洀搀椀挀漀猀⸀ 倀攀最愀渀搀漀 最愀渀挀栀漀 渀愀 搀攀猀挀漀戀攀爀琀愀Ⰰ 氀漀最漀 猀攀 瀀愀猀猀愀 瀀愀爀愀 愀 愀挀攀椀琀愀漀 搀愀 搀漀攀渀愀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀愀猀 洀攀猀⸀ 一攀猀琀攀 洀漀洀攀渀琀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瘀攀爀 愀 搀椀昀攀爀攀渀愀 搀攀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 攀 搀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀 攀渀琀爀攀 倀愀氀漀洀愀 䔀猀琀攀瘀椀渀栀漀 攀 刀攀渀愀琀愀 䴀攀椀爀攀氀攀猀⸀ 䘀椀挀愀 琀愀洀戀洀 猀甀戀攀渀琀攀渀搀椀搀愀 愀 搀椀猀琀渀挀椀愀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀愀 攀渀琀爀攀 愀猀 搀甀愀猀Ⰰ 樀 焀甀攀 愀 刀攀渀愀琀愀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 甀洀 瀀氀愀渀漀 搀攀 猀愀切搀攀 焀甀攀 挀漀戀爀攀 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀 搀漀猀 挀甀猀琀漀猀 攀 琀愀洀戀洀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 漀 愀甀砀氀椀漀 搀攀 攀渀昀攀爀洀攀椀爀漀猀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 搀椀愀 琀漀搀漀⸀
O apoio da família é contado entre pontos opostos. Renata conta que a condição de Moisés afastou de início alguns amigos que, nas palavras dela, não eram relações permanentes. Também conta que a relação familiar se estreitou e ganhou força. Paloma, considerada pelo grupo uma das partes mais tocantes do trabalho, relata um momento de preconceito realizado por uma tia. Conta que olhares maldosos e feições desagradáveis são lançados para o filho Pedro quando estão no transporte público. Neste momento, Maria também se posiciona de forma bastante singular, contando que sua filha nunca recebeu “olhares tortos”.䴀甀搀愀渀愀猀 搀攀 瘀椀搀愀 愀挀漀渀琀攀挀攀洀 攀洀 焀甀愀氀焀甀攀爀 昀愀洀氀椀愀 愀瀀猀 漀 渀愀猀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀愀 挀爀椀愀渀愀Ⰰ 攀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀 洀甀搀愀渀愀 爀愀搀椀挀愀氀 焀甀愀渀搀漀 猀攀 琀爀愀琀愀 搀攀 甀洀愀 挀爀椀愀渀愀 挀漀洀 洀椀挀爀漀挀攀昀愀氀椀愀⸀ 伀猀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀猀 渀漀猀 爀攀氀愀琀漀猀 搀愀猀 洀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀愀 搀攀猀挀漀戀攀爀琀愀 搀愀 搀漀攀渀愀 猀漀 戀攀洀 瘀椀猀瘀攀椀猀⸀ 䔀渀琀爀攀 愀渀最切猀琀椀愀 攀 挀漀渀琀攀渀琀愀洀攀渀琀漀 瀀漀爀 渀漀 琀攀洀瀀漀 洀愀椀猀 瀀愀爀愀 猀椀Ⰰ 愀猀 洀攀猀 渀愀爀爀愀洀 愀猀 洀甀搀愀渀愀猀 渀愀 爀漀琀椀渀愀Ⰰ 渀漀 洀漀搀漀 搀攀 攀渀挀愀爀愀爀 漀 洀甀渀搀漀 攀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 焀甀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 猀椀 洀攀猀洀愀猀⸀ 䄀 昀漀爀洀愀 搀攀 猀攀 瘀攀爀 挀漀洀漀 洀甀氀栀攀爀 甀洀愀 搀愀猀 挀漀椀猀愀猀 焀甀攀 洀愀椀猀 猀攀 愀氀琀攀爀愀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀甀搀攀洀漀猀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 渀漀猀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀⸀ 䄀猀 洀攀猀 搀攀椀砀愀洀 挀漀洀瀀氀攀琀愀洀攀渀琀攀 搀攀 氀愀搀漀 琀漀搀愀 愀 猀甀愀 瘀愀椀搀愀搀攀 攀 挀甀椀搀愀搀漀 挀漀洀 漀 瀀爀瀀爀椀漀 挀漀爀瀀漀 瀀愀爀愀 挀攀搀攀爀 攀猀琀攀猀 挀甀椀搀愀搀漀猀 愀漀猀 昀椀氀栀漀猀 攀 昀椀氀栀愀猀⸀
Os pais receberam um tópico próprio, tendo em vista os vários relatos de abandono paterno após a descoberta da microcefalia dos filhos, como é possível ver na matéria publicada em 4 de fevereiro de 2016 pelo jornal Estadão. O jornal explora casos em que as mulheres foram abandonadas pelos pais de seus filhos assim que souberam da deficiência do bebê. No documentário, é a história de Edicléia e Giovana que se assemelham com as histórias da reportagem citada. O pai de Giovana não a visita e raramente manda o valor da pensão. Renata e Maria falam sobre as mudanças que ocorreram na vida do casal e como os pais assumiram completamente as finanças da casa para que elas pudessem ficar em tempo integral com os filhos. Renata ainda fala que não sente falta de trabalhar, já que se ocupa o dia todo com os cuidados da criança e o marido não deixa faltar dinheiro em casa. Já o relato de Maria sobre a convivência com o marido é bastante íntimo e tocante no momento em que ela fala que divide a cama com o marido e a filha, de 16 anos.䄀猀 挀爀椀愀渀愀猀 爀攀挀攀戀攀洀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀猀 洀搀椀挀漀猀Ⰰ 昀愀稀攀洀 昀漀渀漀琀攀爀愀瀀椀愀Ⰰ 昀椀猀椀漀琀攀爀愀瀀椀愀⸀ 䌀甀椀搀愀搀漀猀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀猀⸀ 䴀愀猀 攀 愀猀 洀攀猀㼀 儀甀攀洀 挀甀椀搀愀 搀愀猀 洀攀猀㼀 一漀 琀瀀椀挀漀 ᰀ䄠樀甀搀愀ᴀⰠ 愀猀 洀攀猀 昀愀氀愀洀 猀漀戀爀攀 愀 愀樀甀搀愀 焀甀攀 渀漀 爀攀挀攀戀攀洀Ⰰ 琀愀渀琀漀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀愀 焀甀愀渀琀漀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀愀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀⸀ 匀漀爀漀爀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀洀瀀愀琀椀愀 攀 挀漀洀瀀愀渀栀攀椀爀椀猀洀漀 攀渀琀爀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 漀 焀甀攀 愀猀 洀攀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀 攀洀 最爀甀瀀漀猀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 唀洀 搀攀氀攀猀Ⰰ 挀椀琀愀搀漀 瀀漀爀 刀攀渀愀琀愀Ⰰ 漀 ᰀ吠爀漀挀愀 琀爀漀挀愀 搀愀猀 洀攀猀 攀猀瀀攀挀椀愀椀猀ᴀ†渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 焀甀攀 琀攀洀 瀀漀爀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 琀爀漀挀愀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀Ⰰ 愀氀攀渀琀漀Ⰰ 攀猀瀀攀爀愀渀愀猀 攀 愀琀 洀攀猀洀漀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀攀氀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀⸀ 䄀猀 洀攀猀 刀攀渀愀琀愀 攀 倀愀氀漀洀愀 椀渀挀氀甀猀椀瘀攀 樀 猀攀 挀漀渀栀攀挀椀愀洀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 刀攀渀愀琀愀 樀 栀愀瘀椀愀 攀洀瀀爀攀猀琀愀搀漀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 搀攀 栀椀最椀攀渀椀稀愀漀 搀漀 戀攀戀 瀀愀爀愀 倀愀氀漀洀愀⸀
As rotinas das crianças são descritas detalhadamente. Deste modo é possível perceber o quão cansativo são as idas aos médicos, principalmente por conta do transporte, que deve ser totalmente adaptado, no caso do Moisés. Paloma ainda precisa se dividir em duas para cuidar do outro filho, Miguel, um pouco mais velho que Pedro, que apesar de frequentar a escola, passa bastante tempo em casa. Já Maria tem uma ajuda extra: sua filha mais velha é formada em Enfermagem e ajuda nos cuidados com a irmã Daiane sempre que possível. Estas nuances podem não estar presentes no produto final, mas traços deste apoio ou falta de apoio são constantes no depoimento das mães.ऀ䴀攀搀漀 攀 昀甀琀甀爀漀 猀攀 洀椀猀琀甀爀愀洀⸀ 䠀 漀 洀攀搀漀 搀愀 洀漀爀琀攀 搀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 攀 漀 洀攀搀漀 搀愀 瀀爀瀀爀椀愀 洀漀爀琀攀 搀愀猀 洀攀猀⸀ 䔀氀愀猀 爀攀氀愀琀愀洀 漀 洀攀搀漀 搀攀 昀愀氀琀愀爀攀洀 挀漀洀 猀攀甀猀 昀椀氀栀漀猀 攀 渀漀 琀攀爀 渀椀渀最甀洀 瀀愀爀愀 挀甀椀搀ⴀ氀漀猀⸀ 伀 昀甀琀甀爀漀 椀渀挀攀爀琀漀 攀 挀栀攀椀漀 搀攀 攀猀瀀攀爀愀渀愀猀 瘀愀椀 搀攀 挀漀椀猀愀猀 猀椀洀瀀氀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀愀 昀攀猀琀愀 搀攀 㔀 愀渀漀猀 瀀愀爀愀 䜀椀漀瘀愀渀愀Ⰰ 瀀攀搀椀搀漀 搀攀 䔀搀椀挀氀椀愀Ⰰ 愀 瀀攀搀椀搀漀猀 洀愀椀猀 挀漀洀瀀氀攀砀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 猀愀搀愀 搀攀 䴀漀椀猀猀 搀漀猀 爀攀猀瀀椀爀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 搀攀 刀攀渀愀琀愀⸀ 一攀猀琀攀 洀椀猀琀漀 搀攀 攀猀瀀攀爀愀猀 攀 洀攀搀漀猀 焀甀攀 洀攀猀 瘀漀 氀攀瘀愀渀搀漀 攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀渀搀漀 猀甀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 琀攀洀愀 昀漀椀 搀攀挀椀搀椀搀漀 攀洀 甀洀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 爀瀀椀搀愀 攀渀琀爀攀 愀 攀焀甀椀瀀攀⸀ 一椀渀最甀洀 琀椀渀栀愀 搀切瘀椀搀愀猀 搀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 攀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀洀 昀愀稀攀爀 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 猀漀戀爀攀 洀椀挀爀漀挀攀昀愀氀椀愀Ⰰ 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 昀甀最椀渀搀漀 搀愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀漀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 漀 瘀爀甀猀 搀愀 稀椀挀愀⸀ 䄀猀猀甀渀琀漀猀 搀攀氀椀挀愀搀漀猀 洀攀爀攀挀攀爀攀洀 漀氀栀漀猀 戀攀洀 琀爀攀椀渀愀搀漀猀 攀 攀洀瀀愀琀椀愀⸀ 伀 洀攀搀漀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 攀爀愀 搀攀 渀漀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 愀 攀猀猀渀挀椀愀 焀甀攀 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 攀砀椀最椀愀洀Ⰰ 漀甀 搀攀 挀漀氀漀挀愀爀 愀猀 洀攀猀 攀洀 甀洀愀 瀀漀猀椀漀 焀甀攀 攀氀愀猀 渀漀 猀攀 猀攀渀琀椀猀猀攀洀 挀漀渀昀漀爀琀瘀攀椀猀 漀甀 愀琀 洀攀猀洀漀 焀甀攀 渀漀 猀攀 爀攀挀漀渀栀攀挀攀猀猀攀洀 愀瀀猀 愀 攀搀椀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀⸀ 䔀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀砀椀最椀甀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 甀洀 挀甀椀搀愀搀漀 洀甀椀琀漀 洀愀椀漀爀 搀漀 焀甀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 漀甀琀爀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 猀攀 琀爀愀琀愀 搀攀 昀愀洀氀椀愀猀 焀甀攀 氀椀搀愀洀 搀椀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀 攀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀⸀
Ter contato direto com as dificuldades das mães é imensamente maior do que ver de longe ou escutar em uma reportagem. O jornalismo tem a função de levar diversas realidades para o público, mas a transformação que ocorre com os jornalistas que são responsáveis por contar as histórias ao público são inimagináveis. Este documentário nos proporcionou um olhar mais empático e acolhedor para situações delicadas, como a deficiência intelectual e motora. Esperamos ter passado isso também ao público.ऀ䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀 琀椀瘀攀洀漀猀 甀洀 愀瀀爀椀洀漀爀愀洀攀渀琀漀 渀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 琀挀渀椀挀漀⸀ 䘀漀椀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 瀀攀氀愀 攀焀甀椀瀀攀 攀 愀 戀愀最愀最攀洀 焀甀攀 挀漀渀猀攀最甀椀洀漀猀 挀愀爀爀攀最愀爀 昀漀椀 洀甀椀琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀⸀ 䐀攀猀搀攀 愀 焀甀攀猀琀漀 搀攀 爀漀琀攀椀爀椀稀愀漀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 漀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀 愀猀 瀀愀爀琀攀猀 洀愀椀猀 琀挀渀椀挀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 挀洀攀爀愀猀Ⰰ 椀氀甀洀椀渀愀漀 攀 攀搀椀漀Ⰰ 攀砀椀最椀爀愀洀 洀甀椀琀漀 攀 愀漀 瀀愀猀猀愀爀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀 搀愀猀 爀攀攀搀椀攀猀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 昀漀洀漀猀 瀀攀爀挀攀戀攀渀搀漀 攀猀猀愀 洀攀氀栀漀爀愀 渀漀 漀氀栀愀爀 攀 渀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䴀䔀䰀伀Ⰰ 䌀爀椀猀琀椀渀愀 吀嘀㬀 䜀伀䴀䔀匀Ⰰ 䤀猀愀氀琀椀渀愀 䴀攀氀氀漀㬀 䴀伀刀䄀䤀匀Ⰰ 圀椀氀洀愀⸀ 伀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀Ⰰ 最渀攀爀漀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 愀甀琀漀爀愀氀⸀ 䤀渀㨀 䌀伀一䜀刀䔀匀匀伀 䈀刀䄀匀䤀䰀䔀䤀刀伀 䐀䔀 䌀䤀쨀一䌀䤀䄀匀 䐀䄀 䌀伀䴀唀一䤀䌀䄀윀쌀伀⸀ ㈀ ⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀伀䴀匀⸀ 娀椀欀愀 瘀椀爀甀猀Ⰰ 䴀椀挀爀漀挀攀瀀栀愀氀礀 愀渀搀 䜀甀椀氀氀愀椀渀ⴀ䈀愀爀爀 猀礀渀搀爀漀洀攀⸀ 伀渀ⴀ氀椀渀攀Ⰰ ㌀ 洀愀爀⸀ ㈀ 㘀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䤀䰀䰀䔀䰀䄀Ⰰ 匀甀洀愀椀愀⸀ 䴀攀猀 搀攀 戀攀戀猀 挀漀洀 洀椀挀爀漀挀攀昀愀氀椀愀 挀漀渀琀愀洀 搀爀愀洀愀猀Ⰰ 搀攀猀愀昀椀漀猀 攀 猀漀渀栀漀猀⸀ 䄀最渀挀椀愀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 伀渀ⴀ氀椀渀攀Ⰰ 㠀 洀愀椀⸀ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䔀匀䬀Ⰰ 䘀攀氀椀瀀攀⸀ 䠀漀洀攀渀猀 愀戀愀渀搀漀渀愀洀 洀攀猀 搀攀 戀攀戀猀 挀漀洀 洀椀挀爀漀挀攀昀愀氀椀愀 攀洀 倀䔀⸀ 䔀猀琀愀搀漀⸀ 伀渀ⴀ氀椀渀攀⸀ 㐀 昀攀瘀⸀ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一䤀䌀䠀伀䰀匀Ⰰ 䈀椀氀氀⸀ 䤀渀琀爀漀搀甀漀 愀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ ㌀ꨀ 攀搀椀漀⸀ 䌀愀洀瀀椀渀愀猀 ጀ†匀倀㨀 倀愀瀀椀爀甀猀Ⰰ ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀唀䜀伀䰀䄀Ⰰ 䘀⸀ 刀⸀ 攀琀 愀氀⸀ 吀栀攀 䈀爀愀稀椀氀椀愀渀 娀椀欀愀 瘀椀爀甀猀 猀琀爀愀椀渀 挀愀甀猀攀猀 戀椀爀琀栀 搀攀昀攀挀琀猀 椀渀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 洀漀搀攀氀猀⸀ 一愀琀甀爀攀⸀ 伀渀ⴀ氀椀渀攀Ⰰ 洀愀椀⸀ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀刀一䔀䤀刀伀Ⰰ 䨀切氀椀愀 䐀椀愀猀⸀ 䴀攀猀 搀攀 戀攀戀猀 挀漀洀 洀椀挀爀漀挀攀昀愀氀椀愀 攀渀昀爀攀渀琀愀洀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀愀猀 攀 愀戀愀渀搀漀渀漀 搀攀 瀀愀椀猀 渀愀 倀愀爀愀戀愀⸀ 䈀䈀䌀⸀ 伀渀ⴀ氀椀渀攀⸀ ㈀㔀 洀愀爀⸀ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䄀刀刀䔀吀伀Ⰰ 䴀愀甀爀椀挀椀漀 䰀⸀ 攀琀 愀氀⸀ 娀椀欀愀 瘀椀爀甀猀 愀渀搀 洀椀挀爀漀挀攀瀀栀愀氀礀 椀渀 䈀爀愀稀椀氀㨀 愀 猀挀椀攀渀琀椀昀椀挀 愀最攀渀搀愀⸀ 吀栀攀 䰀愀渀挀攀琀⸀ 伀渀ⴀ氀椀渀攀⸀ ㈀㌀ 昀攀瘀⸀ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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