ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01588</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Blog Superdental: A Importância de um Blog Para o Marketing Digital</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Dan Marcos Moreira (Centro Universitário Internacional Uninter); DIANA GUALBERTO DE MACEDO (Centro Universitário Internacional Uninter)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;blog, marketing digital, odontologia, SuperDental, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho busca explicar o processo de criação de um blog para promover uma empresa que atua na área de consultoria de marketing para consultório odontológico. Usado por tantas empresas, o blog possibilita a divulgação rápida de ideias de um modo simples. Sobretudo, o blog é uma união de mensagens que podem ser longas ou curtas. Essa união de mensagens se autodenomina como posts e são armazenadas online, em ordem descresente da data da postagem. Inicialmente, o blog era utilizado por internautas como um diário virtual. Atualmente as empresas o utilizam como uma ferramenta importante que auxilia na comunicação com os clientes, nascendo assim o blog corporativo, uma das mais potentes vertentes do marketing digital.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Durante toda a história da comunicação, o ser humano sentiu a necessidade de se comunicar e isso foi se desenvolvendo, até chegar ao que conhecemos hoje. Essa necessidade é causada por diversos fatores, seja para informar algo, alertar, expressar suas opiniões ou sentimentos. Para isso, junto com o desenvolvimento da comunicação, houve o desenvolvimento da sociedade, ocasionando assim o surgimento de novos meios de comunicação, onde as informações poderiam chegar do emissor até o receptor independentemente da distância em que um se encontra do outro. A partir de então, houve uma grande influência desses meios na vida cotidiana das pessoas. Esses meios (jornal, revista, TV) passaram a influenciar na vida pessoal e profissional dos seres humanos. E, com o desenvolvimento da tecnologia, muitas empresas e novos modelos de negócios surgiram. Com isso, houve também o surgimento de novas mídias, o que mudou a forma com que o consumidor tinha acesso à informação e à compra de produtos/serviços. A necessidade de a empresa ser cada vez mais especializada e adaptada aos novos tempos aumentou. A evolução da internet para a internet 2.0 nos anos 2000 causou grande impacto para o marketing digital. A internet, utilizando a tecnologia cada vez mais avançada, deu abertura para ferramentas essenciais do marketing digital, entre elas: e-mail, diretórios e webrings. Mudanças constantes ainda aconteciam no mercado e no comportamento do consumidor, e através dessas mudanças surge o blog, ocupando parte do espaço destinado a sites de notícias e grandes portais. Combinando textos, imagens, links, o blog se torna uma ferramenta única. Grande parte dos blogs tem os textos como linguagem principal, embora alguns sejam focados em temas como arte, música e fotografia. Neste trabalho foi criado um blog para a empresa SuperDental (http://blog.superdental.com.br) que presta consultoria na área de marketing para dentistas e/ou clínicas odontológicas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo do trabalho era desenvolver um blog corporativo e segmentado para a área odontológica, que apresentasse conteúdos diversos da área de odontologia, além de oferecer Webinares e E-books como forma de Marketing de Conteúdo. Já para a empresa, o blog tem como objetivo fortalecer as estratégias do marketing digital da instituição, consolidando a empresa e ajudando a aumentar sua abrangência no mercado. Além disso, tem como objetivo também criar uma imagem positiva do estabelecimento, gerando assim, mais negócios. A ideia é que o leitor passe a ser cliente, ou seja, a partir do acesso ao conteúdo, que ele contrate a empresa para auxiliar no marketing do seu consultório. O conteúdo do blog apresenta uma relação direta com o dentista. As postagens focam nos problemas, necessidades e desejos do público-alvo, para atingir cada vez mais pessoas e criar relacionamentos mais profundos com clientes e futuros clientes. Atualmente, usar o blog é uma maneira bem comum de uma empresa se comunicar com seus consumidores, fazendo da sua utilização como um centro de conteúdo online. Uma das ideias principais é transformar o canal em uma fonte de informações relevantes, que ajudem as pessoas a optarem pela empresa SuperDental em vez de outras disponíveis no mercado.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Durante os anos 1990, a internet chegava ao público. Naqueles tempos, a internet era de linha discada e os sites eram muito simples. Era uma época de rápido crescimento e poucos filtros quanto à qualidade de mensagens e sites. Com a evolução da tecnologia da informação e da comunicação, especialmente na internet, o Marketing evoluiu para o chamado Marketing Eletrônico, e  Marketing ou Marketing Digital, conceito que expressa o conjunto de ações de Marketing intermediadas por canais eletrônicos como a internet, em que o cliente controla a quantidade e o tipo da informação recebida. (LIMEIRA, 2000, p. 9). Dentro do Marketing Digital, um blog pode ser muito útil ao ajudar o site a se tornar referência em sua área. No caso da SuperDental, na área odontológica. Além disso, o blog funciona como uma forma de personalizar a comunicação da empresa, por permitir uma linguagem mais simples e, de certa forma, informal. Canclini (2008, p.52) menciona que "o consumidor de televisão, da televisão pré-digital era menos ativo do que o usuário da Internet, que tem mais recursos para trabalhar na edição dos materiais, interromper e selecionar, ir e voltar , essa mobilidade e possibilidade de controlar o tempo e espaço seduzem os novos usuários, captando sua atenção e interesse. Cada antigo meio foi forçado a conviver com os meios emergentes. É por isso que a convergência parece mais plausível como uma forma de entender os últimos dez anos de transformações dos meios de comunicação do que o velho paradigma da revolução digital. Os velhos meios de comunicação não estão sendo substituídos. Mais propriamente, suas funções e status estão sendo transformados pela introdução de novas tecnologias. (JENKINS, 2008, p. 39-40). Mas, por que o blog? Os blogs são sites simples e bem organizados. Possuem uma ordem cronológica e atendem e integram todo o tipo de mídia. Através da newsletter e da sua otimização com os buscadores, permitem que seu diferencial seja destacado. Os blogs fazem o papel de catalisador de notícias ou fatos relevantes. São um verdadeiro canal de Marketing Boca-a-Boca. Contando com uma rede mundial de milhões de blogs, que cresce em ritmo assustador, tudo que é considerado interessante consegue se espalhar de um modo fenomenal por meio dos links. (CIPRIANI, 2006, p. 30). Assim sendo, são muitas as ferramentas de usabilidade online e com tantas informações disponíveis, o blog também pode funcionar como organizador. É possível organizar as ideias e através das postagens cronológicas, conferir um histórico de assuntos, do mais antigo para o mais atual, podendo gerar até uma análise dos assunntos que mais deram relevância para a empresa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O início do projeto da realização de um blog corporativo para a SuperDental começou com pesquisas de blogs na área de odontologia. A ideia era estudar a concorrência. Após isso, o segundo passo foi iniciar um procedimento de brainstorming, o qual trouxe vários aspectos criativos e dinâmicos para a ferramenta, além de ideais gerais para o desenvolvimento do blog. Foi a partir desse procedimento que chegamos à conclusão das características visuais, até chegarmos a formatação do layout. Após essa etapa, com a pesquisa realizada, os resultados levantados e as ideias anotadas, iniciamos o trabalho de desenvolvimento prático, uma vez que a empresa já possuía site e toda a identidade visual pronta. Como as pessoas já conheciam a SuperDental e seu nome no mercado já é relacionado ao tema odontológico, trouxemos o nome da empresa para o nome do blog. Levando em consideração também algumas outras questões como a questão da compra de domínio, o nome é curto e fácil de memorizar e escrever. O blog foi produzido na plataforma Wordpress, por permitir maior liberdade de customização e por conta de sua eficiência. Esse sistema é um dos sistemas de blog mais utilizados em estratégias de marketing digital. Com a essência do blog já formada, deu-se início ao processo de produção de pautas e publicação. Foi criado um plano de conteúdo, com uma linha editorial, calendário de publicações até a chegada da estreia do blog, na data 21/09/2016.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Alguns elementos básicos para entender o grande avanço do marketing na internet é compreender os aspectos socioculturais e de informação que existem nessa interação entre empresa/cliente. Então isso é o que foi feito em primeiro passo, buscar entender como as pessoas acessam as informações hoje em dia, o que elas gostam de ler e o que fazem delas um possível cliente. A partir desse estudo, chegou-se à conclusão de que os artigos postados teriam que seguir um padrão que se encaixe no perfil do público alvo, da forma como eles consumem a informação disponibilizada na internet e em suas ferramentas. Nesse caso, os artigos deveriam ser curtos, objetivos e de fácil clareza. Muitos dentistas não conseguem criar uma rotina e se adaptarem ao hábito de lerem blogs regularmente, geralmente eles acessem para pesquisas e dúvidas. Por isso, um artigo que responda diretamente aquilo que ele procura, seria a melhor forma de manter o seu interesse no blog. As postagens no blog são direcionadas para o mercado odontológico, abrangido matérias sobre saúde, negócios e informações em geral. Foi constatado que a maioria das dúvidas que os dentistas possuíam era referente ao seu posicionamento como clínica ou consultório na internet com o objetivo de conquistar mais clientes e manter a satisfação dos atuais. Esse objetivo só é possível de ser concluído com um planejamento de marketing que vai auxiliar em toda a presença da clínica ou consultório na internet, já contando com as redes sociais. Para responder algumas dúvidas, alguns artigos apresentavam soluções frisando que a SuperDental está disponível como consultoria de marketing para ajudar a atingir e melhorar seus resultados. São oferecidos também conteúdos gratuitos no blog, como um Diagnóstico Gratuito de Marketing Digital, onde o através de um formulário preenchido pelo dentista, a SuperDental fará uma avaliação gratuita do site e presença nas mídias sócias do cliente. Para produzir o conteúdo do blog, o que requer conhecimento técnico, alguns dentistas foram convidados para escrever sobre os mais variados assuntos da área, no intuito de passar credibilidade para o leitor. A ideia é que o consumidor interessado em conteúdos relacionados à marketing para consultórios, ou marketing para consultórios odontológicos, encontre no blog informações importantes e suficientes para contratar o serviço de consultoria da SuperDental. O nome dos dentistas parceiros é possível de ser acessado clicando na aba  Colunistas no blog, o que garante a eles também visibilidade. O processo de criação das postagens ocorre através de um planejamento com o próprio dentista parceiro que vai escrever a matéria. Como a rotina dos dentistas demanda tempo, pois a maioria deles possuem o próprio consultório, as postagens são feitas de acordo com a data que eles conseguem encaminhar o artigo finalizado. Alguns artigos, voltados para o marketing de consultório, são feitos pela equipe de marketing da SuperDental, onde não é necessário conhecimento técnico da área odontológica. Esses artigos, são postados de acordo com os acontecimentos e as tendências da odontologia, do marketing e da internet em geral.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O projeto rendeu grande aprendizado no geral. A oportunidade foi aproveitada para a profissionalização do aluno, além de servir como teste de aptidão nas ferramentas e no processo realizado como um todo, que envolveu bastante planejamento e pesquisa. O contato com a futura profissão proporcionou um grande avanço para a carreira que está apenas no começo. O que foi proposto com esse trabalho rendeu resultados onde mais clientes procuraram a SuperDental através do diagnóstico disponível no blog. Além de dar mais visibilidade para a empresa. Esse trabalho finalizado foi onde a teoria se encontrou com a prática e a empresa SuperDental atualiza constantemente o blog que está disponível atualmente e sempre se mantém atualizado com o marketing que muda a cada instante.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 2. ed. Traduzido por Roneide Venâncio Majer. São Paulo: Paz e Terra, 1999.<br><br>CIPRIANI, Fábio. Blog Corporativo: Aprenda como melhorar o relacionamento com seus clientes e fortalecer a imagem da sua empresa. São Paulo: Novatec, 2006.<br><br>JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008. <br><br>LIMEIRA, Tania Maria Vidigal. E-Marketing: O Marketing na internet com casos brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2003.<br><br>SANCHES, Oscar Adolfo. Governo Eletrônico no Estado de São Paulo. São Paulo: Série Didática, 2003.<br><br>Blog SuperDental. Disponível em: <http://blog.superdental.com.br/.> Acesso em: 10 de novembro de 2016.<br><br> </td></tr></table></body></html>