|
INSCRIÇÃO: | 01625 |
|
CATEGORIA: | RT |
|
MODALIDADE: | RT07 |
|
TÍTULO: | Ta Na Pauta |
|
AUTORES: | NAIRA ROSANA ALBUQUERQUE (UNIVERSIDADE DA CAXIAS DO SUL); Daniela Basso (UNIVERSIDADE DA CAXIAS DO SUL); Eduardo Borile (UNIVERSIDADE DA CAXIAS DO SUL); Jeronimo Portolan (UNIVERSIDADE DA CAXIAS DO SUL); Kimberly Silva (UNIVERSIDADE DA CAXIAS DO SUL); Leticia Barea Oliveira (UNIVERSIDADE DA CAXIAS DO SUL); Milene Rostirolla (UNIVERSIDADE DA CAXIAS DO SUL); Rodrigo de Moraes (UNIVERSIDADE DA CAXIAS DO SUL); Rodrigo Fantinel (UNIVERSIDADE DA CAXIAS DO SUL); Marlene Branca Sólio (UNIVERSIDADE DA CAXIAS DO SUL) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | site, jornalismo online, laboratório, narrativa, hipermídia |
|
RESUMO |
A comunicação digital é responsável por mudança significativa não apenas nos modos de comunicar, como no próprio desenho das relações sociais e caracteriza um processo contínuo. O jornalismo, por sua vez, configura-se como uma das categorias mais implicadas no novo cenário, despontando como sujeito e agente dessa transformação. Sintonizado com essa mudança, o curso de Jornalismo da UCS criou, em 2011 , o Tá na Pauta, site alimentado por alunos da disciplina experimental Laboratório de Jornalismo Online. Nele, a cada semestre, os acadêmicos matriculados atuam, na discussão e produção de pautas que contemplem narrativas específicas do jornalismo na web na produção de textos, imagens, áudios, vídeos e infográficos. Desde sua criação, o site se consolidou como espaço de prática/reflexão, na busca desse novo "modo de fazer jornalismo". |
|
INTRODUÇÃO |
Este trabalho relata experiências de ensino e aprendizagem realizadas na disciplina Laboratório de Jornalismo Online, do Curso de Jornalismo da UCS com o site Tá na Pauta, que busca inserir os estudantes na vivência da produção diária de um portal de notícias. O desenvolvimento do trabalho no site está conectado com pesquisas e estudos na área dacomunicação digital, que propõem novas formas de produção de conteúdo. Dois conceitos importantes a partir dessa proposição são hipermídia e hipertexto. Os alunos são estimulados a desenvolver narrativas específicas do novo ambiente, que contemplam o áudio, o vídeo, a fotografia, o texto e a imagem em movimento. Esta necessidade de produzir textos mais curtos, juntamente com a possibilidade de fazer conexões com nós de informação textual, ou multimídia, para desenvolver determinados temas, faz com que o jornalista dedique atenção especial ao momento da redação do textos e à qualidade da escrita, bem como às regras impostas pelas características de cada meio de comunicação. (CAVAVILHAS, 2007, p. 210). No Tá na Pauta, os alunos conferem, na prática, como é fazer esse novo jornalismo de que fala Canavilhas, percebendo as inúmeras possibilidades e conexões de seu trabalho com um imenso universo de informações. A disciplina não se prende exclusivamente a aspectos técnicos/tecnológicos, mas enfatiza o papel do novo profissional, responsável por um jornalismo público/cidadãos, que contemple questões de interesse efetivo da sociedade e ofereça múltiplos olhares sobre as questões que aborda. |
|
OBJETIVO |
O Tá na Pauta é um laboratório para a produção de conteúdo jornalístico online, em que o grupo envolvido, semestralmente, tem a oportunidade de desenvolver trabalho voltado a experimentação de novos formatos e narrativas, baseando-se nos mais recentes estudos da área de comunicação digital. – O principal objetivo do site é oferecer ao estudante um espaço real para a prática do jornalismo online de forma efetiva, considerando todas as consequências disso; – O site objetiva mostrar aos alunos a dinâmica do jornalismo praticado na web e a diferença entre ele e o modelo clássico, desenvolvido pelos meios de comunicação convencionais (Televisão, rádio, impresso); – É seu objetivo, também, desenvolver no aluno senso de responsabilidade com a produção do material (qualidade/prazos), uma vez que mesmo se tratando de um laboratório, o conteúdo está no ar, o que significa dizer, expostos a leitores/usuários/críticos. – O site objetiva, ainda, estimular o domínio e desenvolvimento de múltiplas habilidades, como edição de textos, vídeos e áudios, produção de infográficos e gerenciamento de sistemas, indispensáveis a novo perfil de profissional que desponta. |
|
JUSTIFICATIVA |
O mundo passa por uma série de modificações, ora causa, ora efeito de um novo modelo que se impõe. Essa nova tessitura do social está relacionada ao desenvolvimento tecnológico acelerado, principalmente a partir da última metade do século XX, quando a arquitetura das relações caminha na direção do formato rede, amparada pela popularização das tecnologias (CASTELLS, 2003). Esse novo paradigma exercerá influência direta sobre os modos de comunicar. Se de um lado, a palavra-chave dos novos tempos será comunicação, de outro, a notícia e a produção de conteúdo deixarão de ser privilégio de uma imprensa calcada no forte poder econômico de um pequeno grupo. Hoje, no Brasil, nove famílias detêm o monopólio dos meios tradicionais de comunicação, respondendo por verdadeiros oligopólios. Mas, na medida em que a informação perde corpo (virtualização), ganha velocidade e complexidade, impulsionada por novas tecnologias digitais, abre-se espaço para um novo jornalismo. Ele não estará mais condicionado a pesados parques industrias, e sofisticados estúdios de produção, por exemplo. Um celular e uma rede wi-fi darão conta da transmissão do antigo "furo de reportagem" para o mundo. Redesenhadas as relações de tempo e espaço, por conta dos processos tecnológicos, a produção de conteúdo, assim como sua entrega terão, obrigatoriamente, novos formatos e exigirão um novo profissional, que deverá estar atento a conceitos como mobilidade, ubiquidade e rede (PALÁCIOS e CUNHA, 2012), intimamente associados a outro que irá dominar a cena: virtual. Esses são os aspectos centrais a considerar na formação do profissional do jornalismo na web. Ele precisa explorar com competência as possibilidades oferecida pela rede na mesma medida em que precisa a ela responder contemplando valores como pluralidade, interatividade, partilha, complexidade e participação. A matriz das tecnologias digitais está calcada no modelo rede. Essa arquitetura provocou uma contaminação nas formas de relacionamento no mundo da vida/social, que passa a funcionar na mesma lógica. Inserido nesse mesmo social, o jornalismo não poderia eximir-se da reestruturação que lhe é exigida. Ele precisa assumir-se digital, em rede, aglutinando as formas tradicionais de produção de conteúdo: texto, áudio, vídeo e foto, porém, considerando as especificidades do mundo virtual/digital e a transformação na relação tempo/espaço, o que significará novas narrativas, novos modos de produção, novas formas de relação com a notícia e, principalmente, com o leitor/usuário, além, evidentemente, de novas formas de contar histórias. É fundamental não esquecer que a sociedade da informação transformou esse leitor, que agora é mais exigente, mais criterioso, mais atento, com voz e, com muita pressa. A partir da análise feita, consideramos fundamental o papel do site Tá na Pauta, espaço experimental para todas as transformações apontadas e, lugar de experimentação para formas de jornalismo ainda mais novas, na tentativa de somar para a formação de um profissional da imprensa em sintonia com seu tempo e espaço. |
|
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
A criação do site obedeceu uma série de etapas. Primeiramente, procedemos à seleção do template, Extra, na plataforma wordpress. A escolha pelo wordpress está ligada à versatilidade dos templates, além de eles serem muito funcionais e normalmente não apresentarem problemas. No wordpress tem-se facilidade de instalação de plug-ins, que se adaptam e operam bem, além de variados widgets, que permitem bom nível de personalização da página.䘀攀椀琀漀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 猀椀琀攀 瀀愀猀猀漀甀 瀀漀爀 甀洀愀 愀搀愀瀀琀愀漀 搀漀 氀愀礀漀甀琀Ⰰ 愀搀攀焀甀愀渀搀漀ⴀ猀攀 猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀⸀ 匀攀甀 䌀匀匀 昀漀椀 愀氀琀攀爀愀搀漀 攀洀 愀氀最甀渀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀 挀漀洀漀 昀漀渀琀攀猀Ⰰ 挀漀爀攀猀 攀 洀攀渀甀猀⸀ 倀漀爀 琀爀愀琀愀爀ⴀ猀攀 搀攀 甀洀 琀攀洀瀀氀愀琀攀 戀愀猀琀愀渀琀攀 挀漀洀瀀氀攀琀漀Ⰰ 愀猀 愀搀愀瀀琀愀攀猀 渀漀 昀漀爀愀洀 洀甀椀琀愀猀 渀攀洀 猀甀戀猀琀愀渀挀椀愀椀猀⸀ 倀漀爀 搀攀昀愀甀氀琀 漀 䔀砀琀爀愀 漀昀攀爀攀挀攀 瘀愀爀椀愀攀猀 攀 漀瀀攀猀 搀攀 氀愀礀漀甀琀 攀洀 瀀最椀渀愀猀 搀攀 瀀漀猀琀猀 攀 挀愀瀀愀⸀ 䐀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 昀漀爀洀愀Ⰰ 挀甀洀瀀爀椀洀漀猀 愀 攀琀愀瀀愀 搀攀 瀀爀漀琀漀琀椀瀀愀最攀洀Ⰰ 攀猀琀甀搀愀渀搀漀 愀 洀攀氀栀漀爀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀稀愀漀 搀攀 眀愀爀攀昀爀愀洀攀猀Ⰰ 椀渀琀攀爀昀愀挀攀Ⰰ 甀猀漀 搀攀 挀漀爀攀猀 攀 搀椀猀瀀漀猀椀漀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀⸀
Outras duas etapas importantes foram o registro do nome no Registro.br e a contratação de um provedor (venttinet.com.br).䔀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 瀀愀爀琀椀洀漀猀 瀀愀爀愀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 洀攀渀甀 切渀椀挀漀Ⰰ 栀漀爀椀稀漀渀琀愀氀Ⰰ 猀甀瀀攀爀椀漀爀Ⰰ 挀漀洀 漀瀀漀 搀攀 氀愀琀攀爀愀氀椀稀愀漀 攀猀焀甀攀爀搀愀⸀ 䄀 搀椀猀挀甀猀猀漀 搀愀猀 攀搀椀琀漀爀椀愀猀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 挀漀洀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀漀 最爀甀瀀漀⸀
Definidas as editorias, instalado o wordpress, customizado o template e contratado o provedor, iniciamos o trabalho promovendo uma discussão sobre linguagem e formas de cobertura, o que incluiu fotos, textos, áudios e vídeos produzidos por alunos especificamente para a disciplina. 伀 猀椀琀攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 甀洀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 攀洀 焀甀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 愀瀀氀椀挀愀洀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀洀 渀漀瘀愀猀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀 攀 昀漀爀洀愀猀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 愀渀琀攀猀 搀攀 椀渀椀挀椀愀爀洀漀猀 愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 漀挀漀爀爀攀洀 漀昀椀挀椀渀愀猀Ⰰ 猀攀洀椀渀爀椀漀猀 攀 瀀愀氀攀猀琀爀愀猀 挀漀洀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀攀 爀攀愀猀 搀椀猀琀椀渀琀愀猀Ⰰ 洀愀猀 愀猀猀漀挀椀愀搀愀猀 愀漀 昀愀稀攀爀 搀攀猀猀攀 渀漀瘀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀猀琀愀猀 搀攀 吀䤀Ⰰ 搀攀 匀䔀伀 攀 瀀爀漀瘀攀搀漀爀攀猀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 攀 愀甀氀愀猀 琀攀爀椀挀愀猀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀洀 愀 瀀爀漀搀甀漀 攀 搀椀猀挀甀猀猀漀⸀ 䔀砀椀猀琀攀 愀挀攀渀琀甀愀搀愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 挀漀洀 愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 瀀愀爀愀 眀攀戀Ⰰ 漀 焀甀攀 椀渀挀氀甀椀 琀攀砀琀漀猀Ⰰ 瘀搀攀漀猀 攀 甀搀椀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀⸀
Esforço significativo é desenvolvido no sentido de que os alunos produzam infográficos, característica fundamental do jornalismo para web. Para isso, são usadas principalmente as plataformas infogram e thinglink. Da mesma forma, Tá na Pauta tem um canal no youtube e espaço personalizado no soundcloud. Essas medidas, além de serem facilitadoras da organização do material, liberam espaço no servidor e facilitam o trânsito via FTP. 䘀攀椀琀漀 椀猀猀漀Ⰰ 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 猀漀 搀椀瘀椀搀椀搀漀猀 攀洀 瀀攀焀甀攀渀漀猀 最爀甀瀀漀猀 焀甀攀 猀攀 爀攀瘀攀稀愀洀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 昀甀渀攀猀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀㨀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀⼀爀攀搀愀琀漀爀攀猀Ⰰ 爀攀瘀椀猀漀爀攀猀 搀攀 琀攀砀琀漀Ⰰ 挀愀搀愀 焀甀愀氀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀愀 瀀爀漀搀甀漀 攀 攀搀椀漀 搀攀 猀甀愀 瀀愀甀琀愀⸀ 䌀漀洀漀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 氀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀氀Ⰰ 洀愀猀 挀椀爀挀甀氀愀 渀愀 眀攀戀Ⰰ 愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 愀猀猀甀洀攀 愀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 爀攀瘀椀猀愀爀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀Ⰰ 渀漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀攀 瀀爀漀琀攀最攀爀 氀攀最愀氀洀攀渀琀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀⸀
Depois de levantadas, as pautas são distribuídas, atividade que se repete a cada encontro. Até a aula seguinte o aluno assume o compromisso de ter postado seu material. A revisão/liberação ocorre paralelamente a essa postagem. 䄀猀猀椀洀 焀甀攀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀漀 猀椀琀攀 昀椀挀漀甀 搀攀昀椀渀椀搀愀 攀 焀甀攀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 瀀爀漀搀甀稀椀爀愀洀 猀甀愀猀 瀀爀椀洀攀椀爀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀洀漀猀Ⰰ 甀洀愀 愀瘀愀氀椀愀漀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 琀攀猀琀攀猀 搀攀 甀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 搀攀 愀挀攀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 搀攀 愀爀焀甀椀琀攀琀甀爀愀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀ 伀 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀漀 搀漀猀 甀猀甀爀椀漀猀 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀 愀瘀愀氀椀愀搀漀 渀漀 焀甀攀 搀椀稀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 愀漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 攀爀爀漀猀 攀 愀漀 琀攀洀瀀漀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀氀攀琀愀爀 愀 琀愀爀攀昀愀⸀ ⠀倀刀䔀䔀䌀䔀Ⰰ 刀伀䜀䔀刀匀 攀 匀䠀䄀刀倀Ⰰ ㈀ 㔀Ⰰ 瀀⸀ 㐀㤀⤀⸀ 䔀洀戀漀爀愀 瀀漀猀猀愀洀 漀挀漀爀爀攀爀 瘀愀爀椀愀攀猀 猀漀戀爀攀 挀漀洀漀 攀 漀渀搀攀 甀洀 琀攀猀琀攀 搀攀瘀愀 猀攀爀 挀漀渀搀甀稀椀搀漀Ⰰ 琀漀搀漀猀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀 㔀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀㨀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀㬀 漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 甀猀甀爀椀漀猀 爀攀愀椀猀㬀 漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 攀砀攀挀甀琀愀洀 琀愀爀攀昀愀猀 爀攀愀椀猀㬀 漀戀猀攀爀瘀愀ⴀ猀攀 攀 爀攀最椀猀琀爀愀ⴀ猀攀 漀 焀甀攀 漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 昀愀稀攀洀 攀 搀椀稀攀洀㬀 愀渀愀氀椀猀愀洀ⴀ猀攀 漀猀 搀愀搀漀猀Ⰰ 搀椀愀最渀漀猀琀椀挀愀洀ⴀ猀攀 漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 攀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 爀攀挀漀洀攀渀搀愀洀ⴀ猀攀 愀氀琀攀爀愀攀猀⸀
Paralelamente ao desenvolvimento de pautas e publicação de matérias, a primeira turma desenvolveu uma fan page (Facebook) e criou uma conta no Twitter, responsabilizando-se pela alimentação das redes sociais, o que contribuiu para a consolidação do site junto a um grupo significativo de usuários. Ao mesmo tempo, o grupo faz o monitoramento do desempenho do site pelo Google Analytics.唀洀愀 搀愀猀 洀愀椀漀爀攀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 攀渀昀爀攀渀琀愀搀愀猀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 焀甀攀 漀 最爀甀瀀漀 搀攀 愀氀甀渀漀猀 瀀攀渀猀攀 攀 攀砀攀挀甀琀攀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 搀攀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 挀漀洀 漀 甀猀甀爀椀漀⸀ 䤀猀猀漀 琀愀氀瘀攀稀 瀀漀猀猀愀 猀攀爀 攀砀瀀氀椀挀愀搀漀 瀀攀氀漀 琀爀攀椀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 攀洀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 焀甀攀 挀漀渀琀攀洀瀀氀愀洀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀氀猀猀椀挀漀 ⠀椀洀瀀爀攀猀猀漀 攀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀⤀Ⰰ 渀漀猀 焀甀愀椀猀 漀 渀瘀攀氀 搀攀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 渀愀琀甀爀愀氀洀攀渀琀攀 戀愀椀砀漀⸀ 䴀攀猀洀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 漀 攀猀瀀愀漀 攀猀琀 愀戀攀爀琀漀Ⰰ 漀 猀椀琀攀 漀昀攀爀攀挀攀 攀猀猀愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 漀 愀氀甀渀漀Ⰰ 洀攀猀洀漀 焀甀攀 渀漀 挀甀洀瀀爀愀 愀 攀琀愀瀀愀Ⰰ 琀漀洀愀 挀漀渀猀挀椀渀挀椀愀 搀攀 猀甀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 渀漀 搀椀愀 愀 搀椀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀愀 眀攀戀⸀
Os mesmos princípios da interface aplicam-se a um site, website, portal ou blog. Eles visam a aumentar a satisfação do usuário no processo de interação com os computadores. Nesse sentido, a interatividade é uma das características mais discutidas atualmente, já que permite ao leitor uma participação significativamente maior no processo de produção e veiculação de conteúdos. Diferentes graus de interatividade, dão espaço maior ou menor ao internauta. Ferrari (2003) destaca que é necessário entender o leitor e investir em interatividade, visto que as ferramentas de interação são os melhores métodos de conhecer o público-alvo. Para Primo (2003), a interatividade caracteriza um diálogo que gera mudanças nos próprios interlocutores e também no contexto em que eles estão inseridos. Ao oferecer ao interagente a possibilidade de produzir conteúdo, abre-se a ele a possibilidade de dialogar mais amplamente com seus integrantes. Uma forma, ainda que simples, de interação do Tá na Pauta com seus usuários é a possibilidade que oferece de os ex-alunos da disciplina postarem matérias especialmente produzidas para ele. Um exemplo disso é a matéria “Direita da urna e esquerda da luta, do estudante Lucas Araldi, vencedora do 2º Prêmio de Jornalismo (2016), realizado pela Delegacia Regional do Sindicato dos Jornalistas do RS. 倀攀爀椀漀搀椀挀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 爀攀甀渀椀搀漀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 昀愀稀 甀洀愀 愀瘀愀氀椀愀漀 挀爀琀椀挀愀 搀攀 猀攀甀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 瀀爀漀樀攀琀愀渀搀漀 愀猀 瀀最椀渀愀猀 瘀椀愀 搀愀琀愀猀栀漀眀⸀ 一攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 猀漀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀猀㨀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 攀 愀搀攀焀甀愀漀 搀愀 瀀愀甀琀愀Ⰰ 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀Ⰰ 搀愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀猀 昀漀渀琀攀猀Ⰰ 搀漀 渀瘀攀氀 搀攀 栀椀瀀攀爀洀椀搀椀愀氀椀搀愀搀攀 攀 栀椀瀀攀爀琀攀砀琀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀⸀ 준 挀漀洀甀洀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀瘀椀琀愀爀攀洀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 瘀搀攀漀猀Ⰰ 琀攀洀攀渀搀漀 渀漀 愀氀挀愀渀愀爀 愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 攀砀椀最椀搀愀 瀀愀爀愀 攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀⸀ 䔀瘀椀搀攀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 椀猀猀漀 猀攀 搀 愀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 渀愀猀 愀渀氀椀猀攀猀Ⰰ 洀愀猀Ⰰ 搀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 洀漀搀漀Ⰰ 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀 漀 愀氀甀渀漀 猀漀戀爀攀 甀洀愀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀 焀甀攀 搀攀瘀攀爀 猀攀爀 猀甀瀀攀爀愀搀愀 渀愀 瘀椀搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀⸀
Outro aspecto fundamental que o uso do site propicia é a aplicação das heurísticas (NIELSEN; LORANGER, 2007) que continuam balizando um bom trabalho de jornalismo na web no que diz respeito a aspectos que vão além da produção de conteúdo propriamente, apontando com clareza a interdisciplinaridade de que precisa fazer uso esse novo profissional. Os alunos de cada uma das turmas que chega buscam compreender estas heurísticas, bem como verificar sua aplicação, a partir de seu monitoramento no site.
Aplicação das heurísticas de Nielsen e Loranger:⤀ 嘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀漀 猀琀愀琀甀猀 搀漀 猀椀猀琀攀洀愀
2) Equivalência entre o sistema e o mundo real㌀⤀ 䌀漀渀琀爀漀氀攀 搀漀 甀猀甀爀椀漀 攀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀
4) Consistência e padrões㔀⤀ 倀爀攀瘀攀渀漀 搀攀 攀爀爀漀猀
6) Reconhecimento em vez de memorização㜀⤀ 䘀氀攀砀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 攀昀椀挀椀渀挀椀愀 搀攀 甀猀漀
8) Estética e design minimalistas㤀⤀䄀樀甀搀愀爀 漀猀 甀猀甀爀椀漀猀 愀 爀攀挀漀渀栀攀挀攀爀攀洀Ⰰ 搀椀愀最渀漀猀琀椀挀愀爀攀洀 攀 爀攀挀甀瀀攀爀愀爀攀洀 愀攀猀 攀爀爀愀搀愀猀
10) Help e documentação䘀漀渀琀攀㨀 䄀搀愀瀀琀愀搀漀 搀攀 一椀攀氀猀攀渀 攀 䰀漀爀愀渀最攀爀 ⠀㈀ 㜀⤀⸀
|
|
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
O site, foi customizado, para cobrir necessidades da disciplina, ao atualizar-se como espaço de produção jornalística. Ele tem “editorias” fixas e espaço para produções de jornalismo literário/cultura (Juntando as Letras). Podemos citar dois exemplo: “Aquarelas do velho Yanel (Naira Albuquerque) e “Sobre quem eu não conheci” (Renata Chies). Para demarcar o trabalho de cada turma, Quem Somos abriga fotografias identificando os alunos.䄀猀 猀攀攀猀 攀猀琀漀 渀漀 洀攀渀甀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀㨀 栀漀洀攀Ⰰ 焀甀攀洀 猀漀洀漀猀Ⰰ 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 ⠀挀漀洀 猀甀戀挀愀琀攀最漀爀椀愀 攀猀瀀攀挀椀愀氀⤀Ⰰ 渀漀琀挀椀愀猀Ⰰ 愀最攀渀搀愀Ⰰ 猀攀爀瘀椀漀Ⰰ 最愀氀攀爀椀愀猀 ⠀挀漀洀 猀甀戀挀愀琀攀最漀爀椀愀 昀漀琀漀猀Ⰰ 瘀搀攀漀 攀 椀渀昀漀最爀昀椀挀漀猀⤀Ⰰ 樀甀渀琀愀渀搀漀 愀猀 氀攀琀爀愀猀Ⰰ 昀爀椀猀瀀椀琀 攀 昀爀椀猀瀀椀琀 爀搀椀漀 ⠀焀甀攀 椀渀琀攀最爀愀洀 漀 吀 渀愀 倀愀甀琀愀 愀漀 猀椀琀攀 搀愀 䄀最渀挀椀愀 䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 圀攀戀爀搀椀漀 挀爀椀愀搀愀 攀 最攀爀攀渀挀椀愀搀愀 瀀攀氀愀 䄀䔀䌀⤀⸀
A home oferece slider customizado com quatro chamadas ilustradas, seguindo-se as categorias curtinhas (coluna vertical/esquerda) e mais acessadas (coluna vertical/ direita). No centro da página chama reportagens (pequeno destaque para três) e notícias (quatro destaques), seguindo-se destaque para reportagem especial (com galeria de fotos ou vídeo). Abaixo, dois destaques menores para reportagens especiais, e no pé da página uma galeria chamando diversas matérias. O template fecha com duas intervenções de customização: nuvem de tags e Feed de notícias, ao lado do acesso à webrádio. A cor padrão aplicada no site é a #eb0156, rosa próximo do magenta.䄀猀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀 漀戀攀搀攀挀攀洀 愀漀 瀀愀搀爀漀 琀琀甀氀漀 愀漀 愀氀琀漀Ⰰ 昀漀琀漀 搀攀猀琀愀挀愀搀愀 渀愀 愀戀攀爀琀甀爀愀Ⰰ 愀戀爀攀 搀攀 琀攀砀琀漀 攀洀 渀攀最爀椀琀漀Ⰰ 挀漀洀 挀漀爀瀀漀 洀愀椀漀爀 攀 琀攀砀琀漀 攀洀 甀洀愀 挀漀氀甀渀愀⸀ 一愀猀 瀀最椀渀愀猀Ⰰ 漀猀 瀀漀猀琀猀 猀漀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀搀漀猀 搀攀 挀漀氀甀渀愀 瘀攀爀琀椀挀愀氀 搀椀爀攀椀琀愀Ⰰ 焀甀攀 搀攀猀琀愀挀愀 愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 洀愀椀猀 愀挀攀猀猀愀搀愀猀 ⠀愀氀最甀洀愀猀 猀甀瀀攀爀愀爀愀洀 漀猀 ⸀ 瘀椀攀眀猀⤀⸀ 䄀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 椀渀猀琀愀渀琀渀攀愀 搀攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀爀 漀 爀愀渀欀椀渀最 搀愀猀 洀愀椀猀 愀挀攀猀猀愀搀愀 攀猀琀椀洀甀氀愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 漀爀椀攀渀琀愀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 渀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀漀 瀀攀爀昀椀氀 搀漀 氀攀椀琀漀爀 攀 搀 椀搀攀椀愀 搀漀 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀漀 猀攀洀愀渀愀氀 愀渀琀攀猀 洀攀猀洀漀 搀愀 挀漀渀猀甀氀琀愀 愀漀 䄀渀愀氀礀琀椀挀猀⸀
Foram instalados sete plug-ins no site: Askimet (proteção contra spam); Google Analytics (acesso ao desempenho considerando ranking do Google), Google Captcha (proteção contra acesso indevidos), Imsanity (reduz fotos upadas acima do padrão, otimizando espaço no provedor e permitindo velocidade de carregamento), infogr.am, (diálogo do site com a plataforma geradora de infográficos, evitando erros); Nextgen Gallery (padronização e criação de galerias), e Nextgen Gallery (agiliza o carregamento das fotos das galerias).伀猀 挀漀洀攀渀琀爀椀漀猀 瀀愀猀猀愀洀 瀀漀爀 洀漀搀攀爀愀漀 攀 攀渀挀攀爀爀愀搀漀 挀愀搀愀 猀攀洀攀猀琀爀攀 漀猀 攀搀椀琀漀爀攀猀Ⰰ 瘀漀氀琀愀洀 挀漀渀搀椀漀 搀攀 氀攀椀琀漀爀攀猀Ⰰ 瀀爀攀挀椀猀愀渀搀漀 氀椀戀攀爀愀漀 搀漀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀搀漀爀 瀀愀爀愀 瀀漀猀琀愀爀⸀ 伀猀 渀漀瘀漀猀 猀漀 挀愀搀愀猀琀爀愀搀漀猀 挀漀洀漀 愀甀琀漀爀攀猀⸀ 倀漀猀琀愀洀Ⰰ 洀愀猀 渀漀 琀洀 愀挀攀猀猀漀 猀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀 甀渀猀 搀漀猀 漀甀琀爀漀猀 瀀攀氀漀 瀀愀椀渀攀氀Ⰰ 渀攀洀 挀漀渀猀攀最甀攀洀 攀搀椀琀愀爀 最愀氀攀爀椀愀猀 搀攀 昀漀琀漀猀⸀ 䐀攀挀漀爀爀椀搀漀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 洀猀 搀攀 愀甀氀愀⼀琀爀攀椀渀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 猀漀 瀀爀漀洀漀瘀椀搀漀猀 愀 攀搀椀琀漀爀攀猀⸀
Na distribuição de tarefas, considera-se competências/habilidades individuais, mas há esforço para evitar “propriedade de território”, o que democratiza a produção e evita que alguns se instalem em uma “zona de conforto”, perdendo oportunidade de operar o circuito completo de produção/gerenciamento/edição, lugar para o qual tendem a ser convocados no mercado.倀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 吀 渀愀 倀愀甀琀愀Ⰰ 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 挀漀渀琀攀洀瀀氀愀 甀洀 洀搀甀氀漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀 猀 挀漀洀瀀攀琀渀挀椀愀猀 琀攀挀渀漀氀最椀挀愀猀㬀 漀甀琀爀漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀 猀 挀漀洀瀀攀琀渀挀椀愀猀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 眀攀戀 攀 搀漀椀猀 漀甀琀爀漀猀㨀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀洀 爀攀搀攀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 愀 愀琀甀愀漀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀 猀甀猀琀攀渀琀愀 愀 搀漀 漀甀琀爀漀 攀 漀 漀氀栀愀爀 瀀愀爀愀 甀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 昀漀挀愀搀漀 渀愀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 攀 搀攀猀攀樀漀猀 搀漀 甀猀甀爀椀漀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 愀 氀漀挀愀氀椀搀愀搀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀愀 眀攀戀⸀
A instantaneidade é outro aspecto perseguido. A produção e edição de áudios/vídeos para publicação no curtíssimos prazo oferece dois “choques” ao iniciante, na medida em que exige tempo tempo e na medida em que desafia a desconstruir a lógica que o aluno recebeu nas produções para televisão: rompe com uma narrativa já absorvida. 䄀 洀攀洀爀椀愀 洀愀椀猀 瘀椀瘀攀氀 渀愀 眀攀戀 搀漀 焀甀攀 攀洀 漀甀琀爀愀猀 洀搀椀愀猀⸀ 倀愀爀愀 倀愀氀挀椀漀猀 ⠀㈀ ㈀⤀Ⰰ 愀 洀攀洀爀椀愀 搀漀猀 椀渀琀攀爀渀愀甀琀愀猀 琀漀爀渀愀ⴀ猀攀 洀愀椀猀 挀漀氀攀琀椀瘀愀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 栀椀瀀攀爀氀椀最愀漀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 漀 瘀漀氀甀洀攀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 攀猀琀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 愀漀 甀猀甀爀椀漀 攀 愀漀 瀀爀漀搀甀琀漀爀 搀愀 渀漀琀挀椀愀⸀ 䄀 椀渀昀漀爀洀愀漀 Ⰰ 攀昀攀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 瘀椀爀琀甀愀氀Ⰰ 洀愀猀 甀洀愀 瘀攀稀 愀琀甀愀氀椀稀愀搀愀Ⰰ 攀琀攀爀渀椀稀愀ⴀ猀攀㬀 渀漀 栀 挀漀洀漀 愀瀀愀最愀爀 猀攀甀 爀愀猀琀爀漀⸀
Esse aspecto, fortemente evidenciado na produção, destaca o papel da verificação/análise de dados, principalmente considerando-se o alcance adquirido pelo site. O aluno é instigado a refletir sobre o desenvolvimento do “Jornalismo Assistido por Computador” (SOARES, s.d.) que garante o desenvolvimento do verdadeiro jornalismo investigativo mas exige do profissional interface com mais uma área do conhecimento: a estatística e interpretação de dados.伀甀琀爀漀 愀猀瀀攀挀琀漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 焀甀攀 漀 吀 渀愀 倀愀甀琀愀 瀀攀爀洀椀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀Ⰰ 漀 搀攀 甀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀⸀ 倀愀爀愀 倀愀搀漀瘀愀渀椀 ⠀㈀ ㈀⤀Ⰰ 愀 椀渀琀攀爀愀漀 栀甀洀愀渀漀ⴀ挀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀 甀洀 挀愀洀瀀漀 搀攀 攀猀琀甀搀漀 椀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀 挀漀洀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 挀漀洀漀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 甀琀椀氀椀稀愀洀 愀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀ 䄀 瀀漀瀀甀氀愀爀椀搀愀搀攀 搀愀 眀攀戀Ⰰ 愀挀攀渀琀甀漀甀 搀椀瘀攀爀猀椀昀椀挀愀漀 攀 渀切洀攀爀漀 搀攀 甀猀甀爀椀漀猀⸀ 倀漀爀 挀漀渀琀愀 搀椀猀猀漀Ⰰ 挀爀攀猀挀攀甀 攀洀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 甀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 焀甀攀 戀甀猀挀愀 最愀爀愀渀琀椀爀 挀漀洀瀀愀琀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀渀琀爀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀漀 甀猀甀爀椀漀⸀ 䔀洀 爀攀氀愀漀 愀瘀愀氀椀愀漀 搀愀 甀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 䠀愀渀猀攀渀 ⠀㤀㜀⤀Ⰰ 愀瀀甀搀 刀漀猀愀 攀 䴀漀爀愀攀猀 ⠀㈀ ㈀⤀ 攀渀甀洀攀爀愀 漀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀椀最渀 搀攀 猀椀猀琀攀洀愀猀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀漀猀㨀 挀漀渀栀攀挀攀爀 漀猀 甀猀甀爀椀漀猀㬀 爀攀搀甀稀椀爀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 洀攀洀漀爀椀稀愀漀㬀 漀琀椀洀椀稀愀爀 愀猀 漀瀀攀爀愀攀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 爀瀀椀搀愀 攀砀攀挀甀漀 漀爀最愀渀椀稀愀渀搀漀 攀 爀攀漀爀最愀渀椀稀愀渀搀漀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 挀漀洀 戀愀猀攀 渀愀 漀戀猀攀爀瘀愀漀 搀漀 甀猀漀 搀漀 猀椀猀琀攀洀愀㬀 攀氀愀戀漀爀愀爀 戀漀愀猀 洀攀渀猀愀最攀渀猀 搀攀 攀爀爀漀 攀 瀀爀漀樀攀琀愀爀 愀 椀渀琀攀爀愀漀 搀攀 洀漀搀漀 愀 攀瘀椀琀愀爀 攀爀爀漀猀 攀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀爀 焀甀攀 漀猀 甀猀甀爀椀漀猀 瀀漀猀猀愀洀 搀攀猀昀愀稀攀爀 愀攀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀Ⰰ 最愀爀愀渀琀椀渀搀漀 愀 椀渀琀攀最爀椀搀愀搀攀 搀漀 猀椀猀琀攀洀愀Ⰰ 渀漀 挀愀猀漀 搀攀 甀洀愀 昀愀氀栀愀 搀攀 猀漀昀琀眀愀爀攀⸀ 䔀猀猀攀猀 挀爀椀琀爀椀漀猀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀爀愀洀 愀 漀瀀漀 瀀攀氀漀 昀漀爀渀攀挀攀搀漀爀 眀漀爀搀瀀爀攀猀猀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 吀爀愀瘀椀猀 ⠀㈀ ㌀⤀Ⰰ 愀瀀甀搀 刀漀猀愀 攀 䴀漀爀愀攀猀 ㈀ ㈀⤀ 漀猀 琀攀猀琀攀猀 搀攀 甀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 猀漀 攀洀瀀爀攀最愀搀漀猀 渀愀 攀爀最漀渀漀洀椀愀 攀 渀愀 椀渀琀攀爀愀漀 栀甀洀愀渀漀ⴀ挀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀Ⰰ 挀漀洀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 洀攀搀椀爀⼀愀瘀愀氀椀愀爀 愀 甀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 攀 猀椀猀琀攀洀愀猀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 漀戀猀攀爀瘀愀漀 搀漀 甀猀甀爀椀漀Ⰰ 攀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 刀漀搀爀椀最甀攀猀 ⠀㈀ ⤀Ⰰ 搀攀爀愀洀 愀漀 搀攀猀椀最渀 搀攀 椀渀琀攀爀昀愀挀攀 渀愀 眀攀戀 愀 挀爀攀搀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 焀甀攀 氀栀攀 昀愀氀琀愀瘀愀⸀
O cuidado com a funcionalidade de um site é essencial e, da mesma forma, objeto de preocupação no Tá na Pauta. Ela ajuda a verificar se o site facilita ao usuário a realização do objetivo inicial da visita. Refere-se à clareza dos links, à facilidade no deslocamento entre as páginas, à facilidade de encontrar informações, à apresentação adequada do conteúdo e à realização de tarefas pelo usuário. 伀甀琀爀漀 愀猀瀀攀挀琀漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 渀愀 眀攀戀 愀 愀挀攀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀⸀ 伀 搀攀挀爀攀琀漀 㔀⸀㈀㤀㘀Ⰰ 搀攀 ㈀ 搀攀 搀攀稀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ 㐀Ⰰ 愀 搀攀猀琀愀挀愀 挀漀洀漀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 漀甀 爀攀挀攀戀椀洀攀渀琀漀 搀攀 洀攀渀猀愀最攀渀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀猀 漀甀 猀椀猀琀攀洀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 䐀椀愀猀 ⠀㈀ 㜀⤀Ⰰ 愀 搀攀昀椀渀攀 挀漀洀漀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 猀攀爀 昀氀攀砀瘀攀氀 愀 瀀漀渀琀漀 搀攀 愀琀攀渀搀攀爀 猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 攀 瀀爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 搀漀 洀愀椀漀爀 渀切洀攀爀漀 搀攀 甀猀甀爀椀漀猀⸀ 준 昀愀稀攀爀 愀氀最漀 漀 洀愀椀猀 甀渀椀瘀攀爀猀愀氀 瀀漀猀猀瘀攀氀Ⰰ 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀 漀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 愀挀攀猀猀漀 ⠀爀瀀椀搀漀猀 漀甀 氀攀渀琀漀猀Ⰰ 戀愀渀搀愀 氀愀爀最愀 漀甀 搀椀猀挀愀搀漀⤀ 攀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀 漀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 搀椀猀瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀⸀ 唀洀 猀椀琀攀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀搀漀 挀漀洀 漀 甀猀甀爀椀漀 氀攀瘀愀 攀洀 挀漀渀琀愀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀猀 愀甀搀椀琀椀瘀愀猀 攀 瘀椀猀甀愀椀猀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 甀洀 氀攀焀甀攀 搀攀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 攀爀最漀渀洀椀挀漀猀⸀ 䄀 攀猀猀攀 挀漀渀挀攀椀琀漀 愀猀猀漀挀椀愀ⴀ猀攀 漀 搀攀 渀愀瘀攀最愀戀椀氀椀搀愀搀攀⸀ 䔀洀戀漀爀愀 攀猀猀攀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 猀攀樀愀洀 愀瘀愀氀椀愀搀漀猀 攀 攀猀琀甀搀愀搀漀猀 攀洀 愀甀氀愀Ⰰ 漀 吀 渀愀 倀愀甀琀愀 愀琀攀渀搀攀 愀猀 攀砀椀最渀挀椀愀猀 搀攀 愀挀攀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 瀀愀爀挀椀愀氀洀攀渀琀攀⸀ 䘀愀氀琀愀ⴀ氀栀攀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀 漀昀攀爀攀挀攀爀 瘀搀攀漀猀 氀攀最攀渀搀愀搀漀猀 ⠀搀攀昀椀挀椀攀渀琀攀猀 愀甀搀椀琀椀瘀漀猀⤀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 愀 椀渀瘀椀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 搀攀 猀椀渀愀椀猀 攀洀 昀甀渀漀 搀漀 挀甀猀琀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 爀攀挀甀爀猀漀 焀甀攀 攀猀挀氀愀爀攀愀 愀 搀攀昀椀挀椀攀渀琀攀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀攀 瘀搀攀漀猀⸀
O template é responsivo, detalhe importante no aspecto acessibilidade, mas não oferece, opção de diferentes qualidades de imagem nos vídeos, o que contemplaria equipamentos menos sofisticados quanto casos de usuários com acesso lento à internet. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一甀洀 洀甀渀搀漀 攀洀 焀甀攀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 挀漀洀漀 最氀漀戀愀氀椀稀愀漀Ⰰ 瘀椀爀琀甀愀氀椀搀愀搀攀 攀 挀甀氀琀甀爀愀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 瀀愀爀愀 攀渀甀洀攀爀愀爀 愀氀最甀渀猀Ⰰ 搀攀昀椀渀攀洀 甀洀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀攀渀琀爀愀搀愀 渀愀 搀攀猀琀攀爀爀椀琀漀爀椀愀氀椀稀愀漀 攀 攀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 琀攀挀渀漀氀最椀挀漀猀Ⰰ 挀爀攀猀挀攀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 ⠀攀 昀椀挀愀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 愀瀀愀爀攀渀琀攀 愀 昀愀氀琀愀⤀ 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 搀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀攀 搀愀搀漀猀⼀昀愀琀漀猀Ⰰ 搀愀 愀渀氀椀猀攀⼀椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀 渀愀 琀攀渀琀愀琀椀瘀愀 搀攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 漀猀 洀切氀琀椀瀀氀漀猀 瘀椀攀猀攀猀 椀洀瀀氀椀挀愀搀漀猀 攀洀 挀愀搀愀 搀攀挀椀猀漀⸀
O monopólio da informação, bem como seu direcionamento atendendo a grupos específicos de interesse, foi possível até recentemente, a partir do poder econômico. O cenário que desponta, porém, nada traz de romântico, ou acena para Dom Quixotes ou Robin Woods Digitais, empoderados por novas tecnologias. O desenvolvimento dos processos tecnológicos continua emanando do capital, do mesmo centro ao qual o poder econômico esteve sempre circunscrito. 䠀Ⰰ 瀀漀爀洀Ⰰ 甀洀愀 瘀愀爀椀瘀攀氀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀Ⰰ 攀猀琀愀 猀椀洀 渀漀瘀愀 攀 椀渀挀漀渀琀漀爀渀瘀攀氀㨀 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀攀 瀀漀渀琀漀猀 搀攀 昀甀最愀Ⰰ 愀氀椀洀攀渀琀愀搀漀猀⼀洀甀氀琀椀瀀氀椀挀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀漀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀搀愀 瀀攀氀愀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀Ⰰ 洀愀猀 攀洀甀氀愀搀愀 瀀漀爀 甀洀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀氀㨀 愀 爀攀搀攀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 椀渀猀琀愀氀愀 渀漀 琀攀挀椀搀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 漀渀搀攀 猀攀 搀攀猀挀漀氀愀 搀愀 瘀椀爀琀甀愀氀椀搀愀搀攀 攀 愀氀琀攀爀愀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 爀攀氀愀漀Ⰰ 愀瀀漀渀琀愀渀搀漀 渀漀瘀漀猀 攀 洀切氀琀椀瀀氀漀猀 挀愀洀椀渀栀漀猀 攀 愀琀甀愀氀椀稀愀渀搀漀 瀀愀爀愀 漀 栀漀洀攀洀 搀漀 猀挀甀氀漀 堀堀䤀 漀 焀甀漀 爀攀愀氀 瀀漀搀攀 猀攀爀 愀 甀琀漀瀀椀愀Ⰰ 漀 焀甀漀 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀漀 漀 搀椀琀愀搀漀 焀甀攀 最愀爀愀渀琀攀㨀 猀漀渀栀漀 焀甀攀 猀攀 猀漀渀栀愀 樀甀渀琀漀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀⸀
O site Tá na Pauta, tem mostrado essa realidade ao Curso de Jornalismo na UCS, ao tomar pela mão, sucessivamente, diferentes grupos de estudantes, futuros profissionais, mostrando-lhes que um novo mundo é possível, que existe espaço infinito para sua construção e que o virtual dá ao jornalismo duas possibilidades impossíveis de apagar: a competência para emular pontos de fuga, que acabam pulverizando o poder antes monopolizado e a capacidade de colar ao mundo da vida tudo aquilo que se pensava até bem pouco ser sonho, mas que era, na realidade, virtualidade, potência à espera de atualização. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀䄀一䄀嘀䤀䰀䠀䄀匀Ⰰ 䨀漀漀⸀ 圀攀戀渀漀琀椀挀椀愀㨀 瀀爀漀瀀甀攀猀琀愀 搀攀 洀漀搀攀氀漀 瀀攀爀椀漀搀猀琀椀挀漀 瀀愀爀愀 氀愀 圀圀圀⸀ 䌀漀瘀椀氀栀㨀 䰀椀瘀爀漀猀 䰀愀戀挀漀洀Ⰰ ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀匀吀䔀䰀䰀匀Ⰰ 䴀愀渀甀攀氀⸀ 䄀 䜀愀氀砀椀愀 搀愀 䤀渀琀攀爀渀攀琀㨀 爀攀昀氀攀砀攀猀 猀漀戀爀攀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 漀猀 渀攀最挀椀漀猀 攀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 娀愀栀愀爀Ⰰ ㈀ ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀䤀䄀匀Ⰰ 䌀氀甀搀椀愀⸀ 唀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 渀愀 眀攀戀㨀 挀爀椀愀渀搀漀 瀀漀爀琀愀椀猀 洀愀椀猀 愀挀攀猀猀瘀攀椀猀⸀ ㈀⸀ 攀搀⸀Ⰰ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䄀氀琀愀 䈀漀漀欀猀Ⰰ ㈀ 㜀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䄀刀䤀Ⰰ 倀漀氀氀礀愀渀愀⸀ 䠀椀瀀攀爀琀攀砀琀漀 栀椀瀀攀爀洀搀椀愀㨀 愀猀 渀漀瘀愀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一䤀䔀䰀匀䔀一Ⰰ 䨀⸀㬀 䰀伀刀䄀一䜀䔀刀Ⰰ 䠀漀愀⸀ 唀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 渀愀 圀攀戀㨀 倀爀漀樀攀琀愀渀搀漀 圀攀戀猀椀琀攀猀 挀漀洀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䌀愀洀瀀甀猀Ⰰ ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䄀䐀伀嘀䄀一䤀Ⰰ 匀⸀䄀 愀瘀愀氀椀愀漀 攀爀最漀渀洀椀挀愀 搀攀 猀椀猀琀攀洀愀猀 搀攀 渀愀瘀攀最愀漀 攀洀 栀椀瀀攀爀琀攀砀琀漀猀 昀攀挀栀愀搀漀猀⸀ 䤀渀㨀 䴀伀刀䄀䔀匀Ⰰ 䄀渀渀愀洀愀爀椀愀 搀攀⸀ 䐀攀椀猀最渀 攀 愀瘀愀氀椀愀漀 搀攀 椀渀琀攀爀昀愀挀攀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 椀唀匀攀爀Ⰰ ㈀ ㈀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㜀ⴀ㔀㠀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䄀䰀䄀䌀䤀伀匀Ⰰ 䴀⸀ 攀 䌀唀一䠀䄀 刀⸀ ⠀㈀ ㈀⤀⸀ 䄀 琀愀挀琀椀氀椀搀愀搀攀 攀洀 搀椀猀瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀 洀瘀攀椀猀㨀 瀀爀椀洀攀椀爀愀猀 爀攀昀氀攀砀攀猀 攀 攀渀猀愀椀漀 搀攀 琀椀瀀漀氀漀最椀愀 瀀愀爀愀 甀洀愀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 愀最爀攀最愀搀愀 愀漀 挀椀戀攀爀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䤀嘀 䌀漀渀最爀攀猀漀 䤀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 䌀椀戀攀爀瀀攀爀椀漀搀椀猀洀漀 礀 圀攀戀 ㈀⸀ ⸀ 一漀瘀椀攀洀戀爀攀⸀ 䈀椀氀戀愀漀㨀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀 搀攀氀 倀愀猀 嘀愀猀挀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀
http://www.academia.edu/3488966/A_tactilidade_em_dispositivos_moveis_ primeiras_reflexoes_e_ensaio_de_tipologia_para_uma_caracteristica_agregada_ao_ciberjornalismo.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䄀䰀섀䌀䤀伀匀Ⰰ 䴀愀爀挀漀猀⸀ 伀 洀甀渀搀漀 渀漀 戀漀氀猀漀 攀 漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 渀愀 瀀愀氀洀愀 搀愀 洀漀 ⠀瀀爀攀昀挀椀漀⤀⸀ 䤀渀㨀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀 洀瘀攀椀猀⸀ 䈀䄀刀䈀伀匀䄀Ⰰ 匀甀稀愀渀愀㬀 䴀䤀䔀䰀一䤀䌀䬀娀唀䬀Ⰰ 䰀甀挀椀愀渀愀Ⰰ ㈀ ㌀⸀ 䰀椀瘀爀漀猀 䰀愀戀挀漀洀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 眀眀眀⸀氀椀瘀爀漀猀氀愀戀挀漀洀⸀甀戀椀⸀瀀琀Ⰰ ⸀樀愀渀⸀㈀ 㐀⸀ 瀀⸀ ⴀ㔀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀刀䔀䔀䌀䔀Ⰰ 䨀攀渀渀椀昀攀爀㬀 刀伀䜀䔀刀匀Ⰰ 夀瘀漀渀渀攀㬀 匀䠀䄀刀倀Ⰰ 䠀攀氀攀渀⸀ 䐀攀猀椀最渀 搀攀 椀渀琀攀爀愀漀㨀 愀氀洀 搀愀 椀渀琀攀爀愀漀 栀漀洀攀洀 挀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䈀漀漀欀洀愀渀Ⰰ ㈀ 㔀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀刀䤀䴀伀Ⰰ 䄀氀攀砀⸀ 䤀渀琀攀爀愀漀 洀攀搀椀愀搀愀 瀀漀爀 挀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 匀甀氀椀渀愀Ⰰ ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀伀匀䄀Ⰰ 匀愀渀琀愀Ⰰ 䨀漀猀 䜀甀椀氀栀攀爀洀椀渀漀 攀 䴀伀刀䄀䔀匀Ⰰ 䄀渀愀洀愀爀椀愀 搀攀⸀ 䄀瘀愀氀椀愀漀 攀 瀀爀漀樀攀琀漀 渀漀 搀攀猀椀最渀 搀攀 椀渀琀攀爀昀愀挀攀猀⸀ ㈀⸀ 攀搀⸀ ㈀䄀䈀Ⰰ ㈀ ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀伀䄀刀䔀匀Ⰰ 䴀愀爀挀攀氀漀⸀ 䄀氀最甀洀愀猀 搀椀挀愀猀 搀攀 甀洀 挀漀氀攀最愀 洀愀椀猀 瘀攀氀栀漀⸀⠀猀⸀ 搀⸀⤀ 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀甀昀爀最猀⸀戀爀⼀攀渀猀椀渀漀搀愀爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⼀挀爀椀琀椀挀愀⸀栀琀洀氀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀⸀ 愀戀爀⸀ ㈀ 㐀⸀ 猀⸀搀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|