ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01633</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Próxima Parada</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Gabriela Bossoni Giannini (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Rodrigo Yoshio Siguimura (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Thaís Barbosa Peixoto da Cunha (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Camila Laís Borba (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Michelle Thomé (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Cultura, Radiojornalismo, Turismo, Viagem, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Próxima Parada é uma produção sonora de caráter cultural estruturada com uma equipe de quatro apresentadores que mescla conteúdos opinativos, informativos e participações externas de comentaristas especializados e entradas ao vivo de ouvintes. Com cerca de 22 minutos de duração, o produto tem como temática viagens, sendo escolhido um país para ser abordado em diversos aspectos culturais: cinema, gastronomia, literatura, história, contemplando assim, aspectos relevantes para entusiastas de viagens.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Viajar sem sair de casa. Essa esse é o lema do Próxima Paradas, um produto jornalístico cultural que tem como temática características culturais de destinos turísticos. No projeto apresentado, a Espanha foi o país escolhido como tema, por serem expressivos os números relacionados ao turismo no país: mais de 11 milhões de visitas no ano de 2015, o que significou o record de turismo na 5ª maior economia da Europa. A mídia sonora foi escolhida como recurso por apresentar proximidade e também pelo fato da oralidade ser a principal transmissora da memória cultural (Adriano Lopes Gomes, 2009). O produto tem como característica o resgate de memórias culturais ao apresentar livros, filmes e pratos típicos ao longo da programação. "A memória cultural é construída, assim, por herança simbólica materializada em textos, ritos, monumentos, celebrações, objetos, escrituras sagradas e outros suportes mnemônicos que funcionam como gatilhos para acionar significados associados ao que passou" (Jan Assmann, 1º simpósio Memórias Comunicativa e Cultural, 23/05/2013).</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Promover a cultura dos mais diversificados países em torno do mundo através de um programa radiofônico acessível, que chega aos ouvintes de forma democrática, possibilitando, inclusive, a participação dos ouvintes na grade do programa como participantes ativos do conteúdo. Outro elemento importante é o fomento da interdisciplinaridade ao trazendo diversos tipos de conteúdo: opinativo, informativo e participativo, promovendo assim, esferas de debate e reflexão sobre os temas abordados ao longo do programa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O produto foi criado com o público-alvo de mulheres de 25 a 40 anos que têm como principal interesse viajar. Engajar pessoas através de um produto de rádio na atualidade, que dispõem de recursos digitais acessados de forma bastante recorrente para a pesquisa de informações relacionadas a viagens, foi um desafio. "Uma geração usuária de celulares com internet, games, câmeras fotográficas e de vídeo, rádio, envio e recebimento de e-mails, TV, comunicadores intantâneos e música no formato mp3. Certamente para desenvolver um plano de comunicação para um público com tamanha tecnologia no bolso, devemos rever as estratégias convencionais de mídia". (TELES, 2009, 9.15). A partir desse cenário, o produto foi modelado com colunas que trazem conteúdos únicos, que não são encontrados da mesma maneira na internet. Mesmo com a disposição, por exemplo, de listas de indicações, o "Top 5" presente no produto é exclusivo e montado a partir da ótica das colunistas. Outro fator é a interação presente no programa através da interação ao vivo dos ouvintes. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O primeiro passo para a criação do projeto foi a definição do público-alvo (mulheres adultas de 30 a 40 anos), a partir disso, o conceito do produto foi pensado, resultando em um híbrido de conteúdo informativo e opinativo. Então, foi realizada uma pesquisa via internet sobre a Espanha; quais eram suas principais características culturais e no que o país era reconhecido internacionalmente, essa pesquisa resultou nas seções do produto: literatura; cinema e gastronomia. Sequencialmente, cada colunista ficou responsável por buscar o conteúdo da sua respectiva coluna e o âncora se encarregou de correlacionar as temáticas e pesquisar o panorama geral da Espanha e elencar as músicas inseridas. Assim que todos terminaram suas respectivas pesquisas, o roteiro do projeto foi montado em conjunto, criando uma ordem lógica para a apresentação das temáticas. Todo o produto, com exceção do comentário na coluna de cinema, foi gravado ao vivo, em estúdio. Cada um dos participantes tinha um microfone e acesso aos telefonemas, o âncora foi responsável pela mesa de operações e por atender os telefonemas e sincronizá-los ao programa. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Produto gravado ao vivo, com quatro apresentadores, participação de dois ouvintes e uma entrevista gravada. Com cerca de 22 minutos de duração, a estrutura do conteúdo foi organizada em três frentes: Informativa: com a apresentação de informações oficiais e estatísticas sobre a Espanha. Nesse segmento, idioma, número de habitantes, moeda oficial, marcos históricos, hábitos cotidianos, significância econômica e pratos típicos foram trazidos. O intuito da apresentação dessas informações é trazer um panorama geral do país para o ouvinte, situando-o nas características básicas da Espanha. Opinativa: com duas colunas opinativas ao longo do programa com o  Top 5 , um quadro de indicação de filmes livros. O intuito do caráter opinativo foi o de criar empatia e personalidade ao projeto. Participativo: o produto contou com duas participações ao vivo de ouvintes que ligaram para o número indicado pelo programa. Os ouvintes contaram experiências pessoas que tiveram na Espanha. Essas participações foram correlacionadas às temáticas do Próxima Parada com a abordagem de perguntas que se relacionavam às colunas de cinema e gastronomia. Além disso, a coluna de cinema contou com um comentário de um cinéfilo especializado em cinema espanhol. O projeto também contou com uma programação musical temática. A cada encerramento ou início de bloco, uma música característica espanhola foi utilizada, abarcando assim, além das demais áreas, a música cultural do país. Além disso, foram criadas vinhetas exclusivas que se assemelham aos recados dados em viagens de avião, reforçando a proposta do projeto de levar o ouvinte a Espanha sem que ele saia de casa. Outra característica é a factualidade do programa. Mesmo com a predominância de conteúdos atemporais, a preocupação em tornar o programa factual esteve presente na coluna de cinema com o link da temática da coluna e a agenda cultural de Curitiba, indicando um festival espanhol de cinema que ocorreu na capital. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Conclui-se que o programa Próxima Parada cumpriu com o seu objetivo de promover o intercâmbio cultural e a multidisciplinaridade, pois atingiu a audiência de forma participativa, contando com duas participações ao vivo, Além disso, o programa promove um conteúdo de qualidade através de colunas bem fundamentadas e diversificadas com a participação de especialistas nos assuntos abordados. E também apresenta caráter factual, com as dicas de serviços que estão acontecendo na cidade do ouvinte e apresenta relação com o país abordado ao longo do programa. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">JAN, Assmann. 1º Simpósio Memórias Comunicativa e Cultura. São Paulo, 2013.<br><br>TELLES, André. Geração Digital. São Paulo, 2009.<br><br> </td></tr></table></body></html>