ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01651</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Minha mente, minha prisão. Projeto transdisciplinar: Fotografia e manipulação</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;José Marcos Graciano Marin Junior (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA); Leandro Stevens (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;projeto fotográfico , transtornos de ansiedade, pintura barroca, fotografia artística, manipulação de imagem</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto fotográfico "Minha mente, minha prisão" retrata os sintomas dos transtornos de ansiedade a partir de fotografias e manipulação inspiradas nas pinturas da arte barroca do século XVIII. Trabalho final realizado na disciplina de "Fundamentos da fotografia", orientado pelo professor Leandro Stevens. Visando transcender as palavras e diagnósticos médicos, o ensaio incorpora as sensações que são descritas por pacientes, a partir do estudo de alguns artigos da área, reproduzindo imagens que transmitisse o verdadeiro sentimento por trás destes transtornos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A idealização do projeto surge na necessidade de produzir o trabalho final da disciplina "Fundamentos de fotografia", que dentro dos requisitos, exigia o uso das técnicas utilizadas e aprendidas em sala de aula: conceitos básicos, iluminação, tratamento de imagem e manipulação. No mesmo semestre era ministrada a disciplina de "Estética, Imagem e Comunicação" pelo professor Rogério Koff, de onde então surge a ideia de usar como referência a iluminação das pinturas barrocas do século XVIII. A característica principal do barroco, que teve como base para a influência do projeto, foi a dramaticidade das cenas, acompanhadas de uma enorme distinção entre o claro e o escuro (contraste), acentuando ainda mais as expressões. O estilo surge na Itália, em meados do século XVII, mas é firmada quando se espalha pelos países católicos da Europa no século XVIII, onde foi caracterizado com arte da contrarreforma. Dentro da arte barroca europeia, os pintores que se destacaram e que serviram de inspiração para a realização do projeto foram: Diego Velásquez. Caravaggio, Rembrandt Harmenszoon, Frans Hals, Johannes Vermeer, Jusepe de Ribera, Francisco Ribalta e Francisco de Zurbarán. As pinturas tinham a exploração da dramaticidade da figura humana, acentuando os contrastes de luz e sombra, que aumentava o realismo da cena. A ansiedade, temática do projeto, é caracterizada por sensações de antecipação, medo ou apreensão associadas com excitação. Conforme dados retirados do Manual e Diagnóstico Estatístico de Transtornos Mentais (2013, p.230) S, dentre os transtornos de ansiedade os principais são: Síndrome do Pânico, Fobia Específica, Fobia Social, Estresse Pós-Traumático, Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Distúrbio de Ansiedade Generalizada. É normal que uma pessoa apresente sintomas de mais de um tipo de transtorno ao mesmo tempo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Antes mesmo da realização do projeto e da escolha da temática, o intuito era produzir um trabalho onde as imagens criadas transmitissem reais sentimentos ao espectador. O objetivo foi então, retratar os transtornos de ansiedade, transformando os sintomas em um projeto fotográfico, referenciado pela arte barroca que auxilia para incluir a dramaticidade certa nas cenas. O trabalho objetiva também reforçar os processos autorais e profissionais. Dentro dele é posto o ponto de vista e interpretação do fotografo, colocando em desafio a criação de cenas estáticas em algo totalmente vivo e sentimental, estimulando a sensibilidade e criatividade do autor, tendo em vista os diversos processos de criação. O trabalho visa a aproximação do espectador e a possibilidade de compreensão de sentimentos que antes eram só de pessoas que sofrem de transtornos ou profissionais da área médica. Também procurar instigar a reflexão guiada através das sensações repassadas dentro das cenas ali reproduzidas, não só para quem observa, mas para quem produziu e dirigiu todo o projeto.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto foi construído dentro da disciplina de " Fundamentos de fotografia", lecionado pelo professor Leandro Stevens, do departamento de Comunicação Social. O trabalho consistia em executar um projeto fotográfico em que as teorias aprendidas em aula fossem postas no trabalho, dentre elas estavam: Iluminação, enquadramentos, tratamento de imagem e manipulação. A escolha da temática se dá através leituras e interesses pessoas, além de pessoas dentro do círculo de amigos que sofriam de algum transtorno de ansiedade.Durante a escolha de qual estilo iria ser seguido, foi adotado a fotografia artística, no qual seria a melhor forma de produção para a temática. A fotografia artística daria então a liberdade de originar fotografias não convencionais e que de certa forma não retratassem a realidade vista aos olhos comuns, ocasionando o hiper-realismo. Além disso, o autor tem liberdade total em forma de expressão, emoção e perspectiva de mundo, criando um laço entra a imagem fotográfica e o que ela representa, entre sujeito e obra.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a realização do projeto foi selecionado um espaço para que pudesse ser organizado os equipamentos fotográficos e os modelos. Dentro dos equipamentos foram utilizados: Câmera Nikon D90  50mm 1.8; Câmera Canon 7D 50-150mm 2.8, Flash remoto Nikon. Flash Mako 2002 e rebatedor dourado. Os modelos que participaram foram colegas do curso de comunicação: Rogério Pomorski; Franciele Fanaya Réquia; Humberto Ferreira e o autor do projeto, Marcos Marin. Durante o processo fotográfico, foram utilizadas aberturas nas objetivas para que fosse extraído o máximo de nitidez nas imagens, algo necessário no processo de manipulação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No momento de fotografar, foram repassados aos modelos os principais sintomas do transtorno, a partir disso era feita a reprodução do sentimento apenas através de expressões. Este processo foi feito em uma semana, com sessões de 40 minutos por dia. Na pós-produção, foram realizados o processo de perfil de cor e manipulação das fotografias, adicionamento elementos surreais. Frisando que a técnica utilizada como referência da arte barroca foi o estilo de iluminação e expressões. Os elementos acrescentados foram de escolha pessoal.O perfil de cor foi baseado para que remetesse a algo clássico, assim como o vestuário dos modelos. Os elementos que foram acrescentados as fotografias, remetem a linguagem que o projeto queria passar: Transmitir o sentimento através da imagem.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A realização do projeto fotográfico "Minha mente, minha prisão", a partir de uma pesquisa sobre os problemas e sintomas dos transtornos de ansiedade, possibilitou uma profunda reflexão acerca do que a fotografia consegue transmitir aos olhos humanos. Schvambach (2006) refere-se a fotografia como uma arte conceitual, que transcende a obra e o autor em um resultado único. Através do projeto, da pesquisa e principalmente pela experiência obtida, é possível afirmar que, a fotografia é um tipo de linguagem que consegue transmitir não apenas informações visuais, mas também transmitir ao espectador os sentimentos que ali são colocados, seja pela carga dramática, a temática ou até mesmo a sensibilidade do autor.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual de diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5.ed. Porto Alegre, RS: ARTMED,2014. Tradução Maria Inês Corrêa. <br><br>KENDALL, P.; ASBAHR F.; ITO LÍGIA; CHOULDHURY M. Crianças e adolescentes com transtorno de ansiedade. In: KNAPP, P. et al. Terapia Cognitivo  Comportamental na Prática Psiquiátrica. Porto Alegre: ARTMED, 2004. 520p.<br><br>Portal Brasil, Transtornos mentais atingem 23 milhões de pessoas no Brasil. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/saude/2010/06/transtornos-mentais-atingem-23-milhoes-de-pessoas-no-brasil> acessado em 03 de novembro de 2016.<br><br>SCHVAMBACH, J. As Diversas Funções da Fotografia na Arte Contemporânea. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE TECNOLOGIA E SOCIEDADE, 2., 2007, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Disponível em: <https://www.unochapeco.edu.br/static/data/portal/downloads/2546.pdf> Acesso em 06 de novembro de 2016.<br><br>SOUZA, E.; SANTOS, W. O Barroco na Europa. Disponível em: http://linux.alfamaweb.com.br/sgw/downloads/142_104453_OBarroconaEuropa.pdf Acesso em 05 de novembro de 2017.<br><br> </td></tr></table></body></html>