ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01664</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;O design de embalagem como sinônimo de praticidade e vantagem competitiva para empresas</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Laci Farias da Silva (Centro Universitário UNINTER); Angelica Santos de Morais (Centro Universitário UNINTER); Letícia Costa (Centro Universitário UNINTER); Clóvis Teixeira Filho (Centro Universitário UNINTER)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Embalagem, Design, Vantagem Competitiva, Marketing de Relacionamento., </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho foi desenvolvido para a disciplina de Design em Comunicação no curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário UNINTER. O trabalho consistia em criar uma marca fictícia, dentro da temática floricultura, juntamente todos os materiais gráficos que uma empresa/cliente necessita, baseados na missão visão e valores da empresa. A "Flamingo' Floricultura" mantém-se no segmento de decoração floral para casamento e buquês para presente. Utilizando dos conceitos de marketing de relacionamento, posicionamento e vantagem competitiva foram desenvolvidas, como estratégia de comunicação com o consumidor, embalagens que facilitam o transporte das flores sem causar nenhum dano à elas, trazendo praticidade ao transporte, evitando desperdício, e não obstante, economia financeira.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A primeira necessidade do homem foi a de se alimentar, por este motivo o ser humano procurou meios de prolongar a vida útil dos alimentos em busca de garantir reservas de carne e vegetais importantes para sua sobrevivência utilizando matérias-primas encontradas na natureza. Mais tarde, com a Revolução Industrial e o surgimento do capitalismo, as indústrias de alimentos desenvolveram embalagens mais tecnológicas que permitissem conter, proteger e transportar os produtos, com objetivo de facilitar a vida do ser humano. Os avanços tecnológicos e visuais proporcionaram um novo aspecto às embalagens, o que antes servia apenas para manter agora também se torna um meio de comunicação entre marca e consumidor. "A embalagem tinha como funções iniciais proteger, conter e viabilizar o transporte dos produtos. Com o desenvolvimento da humanidade e da economia, a embalagem teve também denotações para conservar, expor e vender os produtos, e tornando-se assim uma importante ferramenta do marketing para atrair o consumidor por meio do seu visual atraente e comunicativo (MESTRINER, 2002, p. 12). Uma marca possui pouco tempo para transmitir uma mensagem positiva ao consumidor, uma vez que seu primeiro contato geralmente se dá no ponto de venda, percebe-se então a importância de as empresas buscarem soluções que possam facilitar a vida de seu usuário. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (apud Associação Brasileira de Embalagem), revelou que 75% das empresas que investiram em design em suas embalagens registraram aumento de vendas, sendo que 41% delas também reduziram seus custos de produção. Portanto trabalhar estratégias competitivas que o diferenciem no mercado e atendam às necessidades do consumidor são receitas de sucesso para fidelizar seu cliente, garantindo lucros ainda maiores.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para Kotler (1998) o marketing de relacionamento é uma prática da construção de relações satisfatórias no longo prazo com alguns atores chave  consumidores, fornecedores e distribuidores  para reter sua preferência e manter suas relações comerciais, portanto as empresas precisam tentar desenvolver confiança e relacionamentos do tipo "ganha-ganha" com consumidores, distribuidores, revendedores e fornecedores. Como transportar plantas sem estragar o produto? A partir desse questionamento definiu-se então como principal objetivo desenvolver uma sacola que facilitasse o transporte de buquês florais, atendendo uma latente necessidade dos consumidores. Segundo Kotler (2000, pg.440) "A embalagem passou a ser uma poderosa ferramenta de marketing. Embalagens bem desenhadas podem criar valores de conveniência e promocionais." Dessa forma a empresa visa oferecer uma solução e ao mesmo tempo estabelecer um relacionamento de empatia com o cliente, além de agregar ao produto um valor intangível e imaterial que em muitos sentidos é mais relevante que o próprio preço, criando assim, uma vantagem competitiva em relação a concorrência.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Flamingo's Floricultura atua no segmento de decoração para casamento e também venda avulsa de flores em buquê. Logo no início do projeto surgiram alguns questionamentos quanto a forma como é realizado o transporte de flores, tanto para eventos quanto venda avulsa. No caso de eventos existe toda uma equipe preparada e especializada, pessoas que sabem lidar com a delicadeza de cada flor. Mas, e quando o consumidor compra apenas o buquê para presente? O que acontece quando o cliente precisa carregar mais de um produto nas mão? Outra circunstância que deve ser analisada é que, ao transportar o arranjo no banco de trás de carros, ele pode se mover a cada esquina estragando as flores. Em datas festivas, muitos homens também sentem-se inibidos ao andar pelas ruas carregando flores nos braços. Além disso, uma vez que a planta está próxima ao corpo ela pode suar e murchar, acarretando perda da qualidade do produto. A partir desses questionamento surgiu a ideia de desenvolver uma forma mais fácil de transportar um buquê. "O designer enxerga como um problema tudo aquilo que prejudica ou impede a experiência (emocional, cognitiva, estética) e o bem-estar na vida das pessoas (considerando todos os aspectos da vida, como trabalho, lazer, relacionamentos, cultura etc.). Isso faz com que sua principal tarefa seja identificar problemas e gerar soluções [...] Ao investir esforços nesse mapeamento, o designer consegue identificar as causas e as consequências das dificuldades e ser mais assertivo na busca por soluções." (VIANNA Maurício, VIANNA Ysmar VIANNA, ADLER Isabel, LUCENA Brenda, RUSSO Beatriz, 2012 p, 13) Pensar nas dificuldades do cliente pode ser entendida como um forma de desenvolver um relacionamento com o consumidor, para Kotler (1998, p.63), "o Marketing de Relacionamento envolve todas as etapas que a empresa assume para conhecer os clientes e atendê-los melhor, tendo como tarefa criar forte lealdade". De acordo com Porter (1994, p.74) "as Empresas precisam melhorar a forma de atendimento". Essa é uma informação que precisa estar sempre presente na mente dos empreendedores, pois investir na preservação de um cliente é, mais simples e barato que conquistar novos. Prestar um bom atendimento possibilita um retorno financeiro maior e mais rápido, afinal, um cliente bem atendido sempre volta trazendo consigo mais fregueses.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para criação do produto foram pesquisadas as soluções de sacolas já existentes utilizadas em floriculturas, com isso chegou-se à conclusão de que nenhuma delas atendia as necessidades da empresa. De acordo com Gavin Ambrose e Paul Harris, autores do livro Design Thinking ( 2011, p.60) "A inspiração essencial para qualquer atividade criativa, e o design não é uma exceção. A inspiração é fundamental para a produção de ideias de design estimulantes, e os profissionais tiram suas inspirações de inúmeras fontes. Sendo assim a dupla de criação partiu para a pesquisa de referências e criação da embalagem, estudando o formato de um buquê, peso e o material que melhor resistiria ao transporte. Pensando na dificuldade de transporte do buquê desenvolveu-se uma embalagem fácil de ser produzida. A embalagem deveria ser de fácil manuseio, tanto por parte dos funcionários quanto do usuário, com de baixo custo para produção, ser de fácil armazenagem e facilitar o transporte em qualquer meio de locomoção sem danos às flores, aliando tudo isso a uma estética inovadora e atraente, pois, segundo Kotler (2000, p.313) "Devemos incluir a embalagem como uma arma de estilo[...] A embalagem é o primeiro contato do consumidor com o produto e é capaz de fazer com que ele decida comprar ou não." A sacola de buquê foi contruída em tamanho A3 com papel couché 250gr. A gramatura escolhida permite o fácil manuseio da sacola sem a necessidade de vincos e dobras.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho proposto na disciplina de Design em Comunicação consistia em criar uma marca fictícia com a temática  floricultura e desenvolver todos os materiais gráficos inerentes à ela, tais como adesivos, folders, panfletos, uniformes, brindes, papelaria, embalagens e ect. A Flamingo s Floricultura atua no segmento de decoração para casamento, além de venda de flores avulsas em buquês de presente. Pensando na dificuldade de transporte do buquê desenvolveu-se uma embalagem fácil de ser produzida, reduzindo os custos para a empresa e ao mesmo tempo protegendo as flores para que chegassem intactas ao local de destino. A embalagem deveria ser de fácil manuseio, tanto por parte dos funcionários quanto do usuário, com de baixo custo para produção, ser de fácil armazenagem e facilitar o transporte em qualquer meio de locomoção sem danos às flores, aliando tudo isso a uma estética inovadora e atraente, pois, segundo Kotler (2000, p.313)  Devemos incluir a embalagem como uma arma de estilo[...] A embalagem é o primeiro contato do consumidor com o produto e é capaz de fazer com que ele decida comprar ou não. O design, para Gomes Filho (2003), é uma ferramenta com a qual se pode contar para melhorar o padrão de qualidade de objetos. Essas qualidades são planejadas, concebidas, especificadas e determinadas, aliadas à tecnologia e aos processos de sua produção. A matéria de Design em Comunicação desenvolve muitos conceitos práticos que enriquecem a elaboração de projetos os criativos. Transformar uma ideia em algo real é um processo árduo, pois  A etapa de geração de ideias poderá produzir várias soluções para o mesmo briefing, mas as ideias de design precisam ser desenvolvidas em mais detalhes para que tenham controle preciso sobre a mensagem a ser comunicada . (AMBROSE, Gavin e HARRIS, Paul, 2011, p 136) Para criação do produto foram pesquisadas as soluções de sacolas já existentes utilizadas em floriculturas, com isso chegou-se à conclusão de que nenhuma delas atendia as necessidades da empresa. De acordo com Gavin Ambrose e Paul Harris, autores do livro Design Thinking ( 2011, p.60)  A inspiração essencial para qualquer atividade criativa, e o design não é uma exceção. A inspiração é fundamental para a produção de ideias de design estimulantes, e os profissionais tiram suas inspirações de inúmeras fontes. Sendo assim a dupla de criação partiu para a pesquisa de referências e criação da embalagem, estudando o formato de um buquê, peso e o material que melhor resistiria ao transporte. Chegou-se então a primeira solução, uma embalagem retangular que utilizava todo o espaço de uma folha A3, possuindo apenas 3 dobras que (unindo as pontas) formavam um invólucro para o buquê. Figura 1 Embalagem: Sacola aberta com linhas de dobra. Tamanho A3 Antes da versão final, foram feitos bonecos de teste para ter uma visualização mais assertiva do resultado, com isso constatou-se que as pontas firam muito altas e pontudas, onde corria-se o risco de causar danos às pétalas da flor, fator que foi determinante para a elaboração do projeto. Figura 2 Embalagem: Sacola aberta tamanho A3 Para corrigir o primeiro erro, resolveu-se adicionar cantos arredondados sem marcações para dobra. Com essa solução a embalagem segue o mesmo formato do buquê, protegendo-o e facilitando o transporte com alças de apoio. A embalagem utiliza tamanho A3 com papel couché 250gr. A gramatura escolhida permite o fácil manuseio da sacola sem a necessidade de vincos e dobras. Figura 3 Embalagem: Projeto de sacola finalizado </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O projeto realizado mostrou a importância de manter o pensamento voltado ao consumidor, pois ele é a peça fundamental é através dele que os objetivos da empresa são alcançados. Portanto adotar pequenas soluções como o desenvolvimento de embalagens que, além de esteticamente bonitas sejam sinônimo de praticidade, acarretará em muitos benefícios. "Em mercado com ritmos cada vez mais velozes, preço e tecnologia já não são suficientes. O design é o fator que oferecerá à empresa uma constante vantagem competitiva. O design é o conjunto de características eu afetam a aparência e o funcionamento do produto em termos das exigências do cliente. Ele é particularmente importante ao se elaborar e comercializar equipamento duráveis, roupas, serviços de varejo e produtos ao consumidor." (KOTLER, 2000, p.313) Essa ideia simples pode ser facilmente replicada em inúmeras outras floriculturas espalhadas por todo país, apenas adequando o layout a identidade visual da empresa solicitante. Ao desenvolver este projeto de embalagem, percebeu-se seu caráter empreendedor que não obstante pode tornar-se um ramo de negócio especificamente voltado para o fornecimento de embalagens de floriculturas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">Associação Brasileira de Embalagens (ABRE). Funções das embalagens. Disponível em:<http://www.abre.org.br/setor/apresentacao-do-setor/a-embalagem/funcoes-das-embalagens/>Acessado em 10/11/2016 AMROSE, Gavin e HARRIS, Paulo. Design Thinking. São Paulo: Bookman, 2011. GOMES FILHO, João. Ergonomia do objeto: sistema técnico de leitura ergonômica. São Paulo: Escrituras Editora, 2003. GOMES FILHO, João. Ergonomia do objeto: sistema técnico de leitura ergonômica. Disponível em:<http://www.joaogomes.com.br/ERGONOMIA%20posturar.pdf> Acessado em 10/11/2016 KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 1998. KOTLER, Philip  Administração de Marketing  10ª Edição, 7ª reimpressão  São Paulo: Prentice Hall, 2000. MESTRINER, Fabio. Design de embalagem: curso avançado. São Paulo: Makron Books, Pearson Education do Brasil, 2002. PORTER, Michael E. Estratégia Competitiva: técnicas para análise de industrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Campus, 1994 VIANNA Maurício, VIANNA Ysmar VIANNA, ADLER Isabel, LUCENA Brenda, RUSSO Beatriz. Design Thinking: Inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012. <br><br> </td></tr></table></body></html>