ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01673</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Radiojornal Comunicare</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Bruno Felipe Previdi Sant'Ana (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Michelle Thomé (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Rodrigo Yoshio Siguimura (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Radiojornal, Comunicare, Radiojornalismo, Jornalismo em Mídias sonoras, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Radiojornal Comunicare é um dos produtos da Webrádio Comunicare, veículo laboratorial do curso de Jornalismo da PUCPR, criado no ano de 2015. Vai ao ar de segunda à sexta, às 18 horas, com as principais informações do dia sobre Curitiba e região e com prestação de serviços, sempre contando com a participação de ouvintes pelas redes sociais ou através de entrevistas. A webrádio prepara os estudantes para a rotina de produção e reportagem em rádio, criando familiaridade com a mídia, e desenvolvendo habilidades técnicas, como operação de mesa de som e uso de softwares de automação de emissoras, somado ao que aprendem em sala de aula. Assim, o aluno tem a oportunidade de concluir seu curso na PUCPR tronando-se um profissional mais completo para o mercado. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O curso de Jornalismo da PUCPR, ao entender como parte importante do aprendizado de qualquer profissão a prática do que se aprende teoricamente, oferece diversos veículos laboratoriais para que seus alunos conheçam e se acostumem ao dia-a-dia de um jornalista formado, ganhando experiência de mercado com a orientação e supervisão de professores, que dão segurança aos jornalistas do futuro. A web rádio Comunicare é uma rádio on-line laboratorial de programação 24 horas por dia, com seis horas diárias de programação feita pelos estudantes do curso de Jornalismo. Entre os programas informativos estão boletins de notícias, debates, radiodocumentários, podcasts, coberturas ao vivo de eventos e o radiojornal. O radiojornal Comunicare é o principal produto da emissora. É veiculado ao vivo às 18 horas e apresenta as notícias do dia por meio de notas, reportagens, entrevistas em estúdio ou por telefone, prestação de serviços (previsão do tempo, trânsito, agenda cultural) e a participação de ouvintes pelo facebook e twitter. A profissão do jornalista tem evoluído, mas o rádio ainda garante a sua prática com credibilidade e seriedade, unindo-se à mobilidade. Na internet, as transmissões de mídias sonoras encontraram um novo meio de se propagar, mantendo o imediatismo, a proximidade, o baixo custo e o poder de despertar a imaginação do ouvinte, consolidando a parceria entre rádio e jornalismo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O principal objetivo do Radiojornal Comunicare é garantir a prática da profissão aos alunos de Jornalismo. Apresentação e reportagem são feitas por eles, organizados em escalas semanais. Ao longo do dia, alguns dos futuros jornalistas buscam pautas, apuram e fazem os boletins de notícia, enquanto outros vão para a rua em busca de matérias especiais para o jornal. Além de apresentar, todos operam a mesa de som e o software de automação de rádio Playlist, a exemplo de radiojornalistas da Band News FM, no Brasil, e a Fox News Radio, nos Estados Unidos. A prática aliada a teoria é o melhor meio de se dominar uma profissão, inclusive aspectos que não são específicos do jornalismo, como a operação técnica dos equipamentos. De acordo com Antonio Magnani e Juliano de Carvalho, autores do artigo Polifonia pedagógica: reflexões sobre o ensino de radiojornalismo na era digital: "É primordial para o profissional de comunicação o conhecimento detalhado e profundo de um veículo com tantas características de linguagem, programação e diversidade de recursos técnico-profissionais. É indispensável que o domínio amplo seja adquirido desde o período de formação." (MAGNANI; CARVALHO, 2007) O jornal também conta com uma equipe de reportagem que ajuda com as pautas e realiza entradas ao vivo, do estúdio ou da cidade, trazendo informações e entrevistas, deixando o estudante de jornalismo preparado para a apuração, para o live e para a descontração, aproximando o repórter do ouvinte. O jornal tem trinta minutos de duração. Os estudantes de Jornalismo podem participar da webrádio e do jornal Comunicare em qualquer momento do curso, antes, durante ou depois de cursar as disciplinas específicas de radiojornalismo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A prática na webrádio Comunicare e em seu radiojornal auxilia e potencializa o aprendizado do futuro jornalista, dando a oportunidade de conhecer o ambiente de maneira segura, podendo experimentar a linguagem e o jornalismo real com segurança. "Desde a seleção das pautas, a produção das reportagens e entrevistas, até a edição e apresentação ao vivo do Radiojornal Comunicare, o processo de produção requer que se articule conhecimentos teóricos com o fazer jornalístico." (KASEKER;MARQUES, 2015)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A participação na webrádio Comunicare é obrigatória para estudantes cursando a disciplina de jornalismo em mídias sonoras, com programação para a rádio, mas apenas os interessados participam dos boletins de notícia e do radiojornal, que acontecem fora do horário de aulas. Estes alunos, após aprenderem em sala de aula a história, técnicas e conceitos jornalísticos, começam a produção de textos, notas e notícias para a veiculação ao vivo na rádio. Com auxílio e orientação do professor e técnicos de áudio, eles aprendem a fazer um jornal, enfrentando a possibilidade de erros e chances de improviso. O fechamento do jornal ocorre minutos antes da veiculação, garantindo notícias quentes e agilidade. A webrádio também conta com arquivos sonoros que compõe a sonoplastia e um manual de redação, com dicas e informações úteis, para trazer uniformidade às notas e notícias veiculadas. Também são utilizados manuais de referência no mercado. A linha editorial do Radiojornal Comunicare é a busca por informações relevantes da região de Curitiba (PR), bem apuradas, ágeis, com linguagem jovem e dinâmica.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O radiojornal Comunicare é diário, veiculado às 18 horas, com a duração entre 20 e 30 minutos, sendo dividido em blocos. No primeiro bloco há a escalada do programa e na sequência são apresentadas notícias, por meio de notas e reportagens. Entrevistas podem entrar a qualquer momento do radiojornal dependendo de sua importância. O programa deve ter reportagens que cubram as principais editorias: cidades, economia, política, geral. As informações factuais são apresentadas antes das matérias frias e o final do programa é mais leve, com informações do esporte e sobre cultura. A equipe do radiojornal é composta por estudantes em número variado, dependendo do dia da semana, variando de cinco a oito, contando com repórteres, pauteiros e apresentadores. A participação dos ouvintes é lida entre os demais conteúdos, quando estas têm relação com a temática, ou ao final dos blocos quando são sobre assuntos diversos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A webrádio laboratorial da PUCPR se mostra muito eficiente para ensinar como uma rádio de notícias realmente funciona, formando profissionais mais qualificados e com habilidades específicas como o uso das mesas de som e softwares, levando ao mercado jornalistas melhor preparados. A rádio permite que os alunos errem, pratiquem, produzam as próprias matérias e utilizem a tecnologia a disposição para transmitir a informação da melhor forma possível para os ouvintes. Os alunos também aprendem a realizar suas próprias edições através de programas como o Adobe Audition. Percebemos a produtividade da rádio ao notar que o número de participantes e ouvintes cresceu desde sua criação. Concluímos que o radiojornal Comunicare é uma ferramenta que fará diferença para os jornalistas do futuro.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">MAGNANI, A.; CARVALHO, J. Polifonia pedagógica: reflexões sobre o ensino de radiojornalismo na era digital. Revista Educação Temática Digital. V.8, n.2. Campinas: Unicamp, 2007. p. 176-191.<br><br>KASEKER, M.; MARQUES, V. Radiojornal Comunicare: Espaço da prática e reflexões jornalísticas. Artigo submetido ao XXII Prêmio Expocom 2015  Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação. Intercom  Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Joinville, 2015.<br><br> </td></tr></table></body></html>