ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01674</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Agência de jornalismo Midiabólicos</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Clayton Rucaly Gonçalves Silva (Centro Universitário Autônomo do Brasil); Mellanie Anversa (Centro Universitário Autônomo do Brasil); Maura Martins (Centro Universitário Autônomo do Brasil)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Agência, Midiabólicos, Portal, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho apresenta a Agência Experimental de Jornalismo Midiabólicos, projeto de extensão do curso de Jornalismo do UniBrasil Centro Universitário que possibilita a concretização de coberturas jornalísticas em diversas plataformas. O projeto envolve alunos de todos os períodos curriculares, os quais têm a oportunidade de experimentar linguagens jornalísticas a partir da concretização de produtos diversos, desenvolvidos conforme as necessidades comunicacionais dos clientes. Assim, a agência proporciona aos estudantes a prática empreendedora do jornalismo, o exercício da autonomia intelectual e do trabalho coletivo, a verificação efetiva da produção por um público real e a aplicação criativa dos conteúdos apreendidos nas disciplinas curriculares. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Criada em 2007, a agência Midiabólicos se destina à prestação de serviços jornalísticos de diversas modalidades (impresso, digital e audiovisual), a partir da produção de coberturas solicitadas pela própria instituição em que se insere e por instituições parceiras ao UniBrasil Centro Universitário. Busca-se assim o planejamento de materiais jornalísticos que tenham, como essência, a compreensão das demandas comunicacionais dos clientes e a criação de produtos sob uma perspectiva inovadora, a partir do intuito de pensar de forma propositiva o mercado jornalístico, almejando pautar essa prática, antes de ser pautado pelos seus vícios. Todos os materiais produzidos pela agência estão disponíveis em site específico: http://midiabolicosunibrasil.wordpress.com. Nesse sentido, a produção dos Midiabólicos visa oferecer ao seu público um olhar diferenciado aos fenômenos abordados, de modo a favorecer a experimentação jornalística e a inovação na produção. Por essa razão, as coberturas dos Midiabólicos intentam sobretudo testar novas abordagens a certos temas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Projetar e estender, para a comunidade externa e interna, o trabalho jornalístico realizado dentro do curso de Jornalismo do UniBrasil Centro Universitário; -- Possibilitar aos estudantes a produção de veículos reais, bem como aprimorar sua capacidade de mapear o retorno dado pelo público receptor para reconsiderações em seus produtos; -- Trazer aos estudantes a experiência com projetos vinculados a questões sociais  como discussões referentes à educação, aos direitos dos imigrantes e aos processos de adoção; -- Atender as demandas das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Jornalismo; -- Possibilitar a realização de produtos jornalísticos voltados às reais necessidades de informação da comunidade externa, buscando assim uma prática jornalística ligada à cidadania; -- Estender e praticar o conhecimento do processo cotidiano da elaboração de notícias e de outros produtos jornalísticos, em diferentes áreas; -- Estimular que os estudantes experimentem possíveis formatos jornalísticos; -- Estimular a autonomia intelectual e a postura empreendedora do jornalista; -- Estimular a responsabilidade e o compromisso na criação de produtos jornalísticos reais; -- Formalizar um espaço físico para o andamento dos projetos laboratoriais do curso, de modo a otimizar sua produção. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A criação, em 2007, da agência experimental no curso de Jornalismo do UniBrasil Centro Universitário justifica-se pela necessidade na organização, planejamento e produção de materiais jornalísticos diversos (impressos, audiovisuais e online) concretizados pelo corpo discente para a comunidade local e para a própria instituição. Desse modo, possibilita ao aluno de Jornalismo do UniBrasil um envolvimento sistemático e cotidiano com projetos de extensão, a partir de  um ambiente acadêmico que cultive de modo natural e permanente o mérito acadêmico, e, tenha o compromisso com a aprendizagem reconstrutiva na instituição como um todo, em particular com respeito aos alunos , conforme postulado no Projeto Pedagógico Institucional. Ressalta-se ainda a existência de um público interno e externo à comunidade universitária que solicita à coordenação de Jornalismo, ocasionalmente, o auxílio na cobertura e divulgação de projetos, atividades comunitárias e eventos, gerando projetos de extensão que são desenvolvidos periodicamente no curso. Tais necessidades são atendidas com eficiência a partir da implantação da agência experimental de Jornalismo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O funcionamento da agência Midiabólicos ocorre a partir de uma solicitação  feita internamente pela própria agência, no caso de projetos independentes; pela própria instituição, por meio de demandas de outros setores; e por entidades externas, normalmente organizações não-governamentais  à agência de um determinado tipo de trabalho jornalístico, de acordo com o formato e as características desejadas para atender determinada demanda de público. Reúne-se um grupo de alunos, orientados por um dos três professores responsáveis, para elaborar um planejamento das atividades. O curso de Jornalismo disponibiliza gratuitamente a estrutura laboratorial e os equipamentos necessários para a execução da proposta, assim como os recursos humanos envolvidos. A entidade solicitante fica responsável pelos custos de material de consumo e, quando necessário, pela busca de patrocínio junto à comunidade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A agência experimental de Jornalismo tem como sede a sala Caverna José Hamilton Ribeiro, anexa ao bloco 02, no qual estão alocadas as salas que comportam as turmas do curso de Jornalismo do UniBrasil. A sala possui espaço para reuniões de pauta, mini biblioteca setorial, acervo dos veículos já produzidos pelo curso e computadores para a execução dos trabalhos. Além do uso da sala, os alunos participantes da agência têm à disposição toda a estrutura laboratorial da instituição, como câmeras fotográficas e câmeras de vídeo profissionais, laboratório para edição de imagem, estúdio fotográfico, ilhas de rádio e televisão, laboratórios de informática, etc. A partir da solicitação, reúnem-se os alunos e professores, para discutir e definir o planejamento do trabalho. Esses alunos realizam trabalhos de reportagens, vídeos, fotos, que posteriormente são divulgados pela agência, através do blog, rádio ou veículo impresso. Os trabalhos são sempre realizados a partir das solicitações que forem consideradas adequadas e viáveis pela coordenação de Jornalismo e corpo docente. No portfolio da agência Midiabólicos (http://midiabolicosunibrasil.wordpress.com), disponibilizam as produções realizadas pelos alunos nos dois últimos anos. São elas: 1. Livro reportagem  Lembrador  Histórias de vida dos moradores do lar Recanto do Tarumã : produção de um livro reportagem sobre as histórias de idosos residentes do lar Recanto do Tarumã, vizinho à instituição. A solicitação foi feita pelo lar a partir do desejo que os moradores tinham de registrar suas vidas por meio de um livro. A execução do projeto compreendeu a seleção de uma equipe, encontros com os perfilados, orientação e edição dos textos. Foi ainda oferecido aos alunos envolvidos um curso de extensão sobre os métodos da história oral, oferecido pelo professor Rodrigo Prado, do UniBrasil; além disso, um ensaio fotográfico com os moradores foi realizado por um dos participantes.. 2. Produção sistemática de cobertura de jornalismo cultural no projeto Capital Cultura. Nos últimos dois anos, o projeto realizou cobertura multimidiática de diversos eventos culturais, tais como: Carnaval de Curitiba e região; Gibicon; Festival de Teatro de Curitiba; Festival Olhar de Cinema; produção de perfis com técnicas de jornalismo literário com cineastas e diretores de teatro de Curitiba. 3. Produção de assessoria de imprensa para o projeto Recriar  Família e Adoção, com a criação de vídeos institucionais, manutenção das redes sociais, spots de rádio, cobertura de eventos, midia training para a diretoria, voluntários e técnicos da ONG; 4. Programa radiofônico e televisivo O Mundo é Aqui, que retrata o fluxo migratório para o Paraná. O programa trabalha com estratégias de linguagem para que seja consumido por brasileiros e estrangeiros, de modo a informar sobre os direitos dos cidadãos estrangeiros; 5. Programa radiofônico Graduação em Foco, feito em parceria com a Radioweb UniBrasil, que visa promover os conhecimentos científicos nas diversas áreas contempladas pelos cursos do UniBrasil Centro Universitário; 6. Programa Passaporte, transmitido via streaming em tempo real, que fala sobre a diversidade cultural e as experiências e desafios de se morar fora do país; 7. Produção de vídeos institucionais para o próprio curso de Jornalismo do UniBrasil e para os demais cursos da instituição, como os realizados para o curso de Serviço Social; 8. Produção de coberturas multimidiáticas de eventos realizados na instituição, como o promovido pelo curso de Pedagogia no Dia das Crianças. Atualmente, participam da equipe três alunos bolsistas, mas os projetos da agência são abertos para a participação voluntária de demais estudantes do curso. Calcula-se que hoje a agência tenha cerca de 10 alunos participantes dos diversos projetos. A equipe é modificada de acordo com as demandas dos clientes e pelo interesse de novos alunos de integrar a agência. Anualmente, é feita uma seleção para renovação da equipe e para trazer oportunidade da novos alunos. A cada demanda, solicita-se aos alunos que manifestem interesse de executar o projeto e faz-se uma seleção interna, caso muitos se candidatem. Prioriza-se o revezamento da equipe e a organização de um grupo de trabalho que reúna estudantes de períodos diferentes, de modo a estimular que haja o compartilhamento entre eles dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. A agência é coordenada por três professores-pesquisadores do curso (Maura Oliveira Martins, Elaine Javorski e Rodolfo Stancki) que orientam os estudantes nos diferentes projetos, conforme suas áreas de atuação. Por se tratarem de pesquisadores, os professores têm dedicação exclusiva à instituição e, portanto, podem se comprometer integralmente ao projeto. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Compreende-se que a agência Midiabólicos opera como espaço fundamental à trajetória acadêmica dos estudantes de Jornalismo do UniBrasil, visto se situar como lugar ideal à experimentação da prática jornalística a partir do assentamento dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala. Por se tratar de um projeto de extensão, a agência consegue sistematizar um diálogo pedagógico e interdisciplinar entre as diversas áreas de conhecimento abrangidos na grade curricular, além de provocar no estudante a demanda por soluções criativas que contemplem coberturas pensadas em mais de uma plataforma midiática. Assim, o pensamento estratégico e empreendedor aparece como ponto central a ser acrescido na experiência dos participantes. Além disso, o que se observa é uma aproximação do estudante com realidades outras, com as quais não teria contato se não estivesse envolvido com o projeto. Desfaz-se, muitas vezes, o olhar distanciado ou estereotipado sobre o outro para enxergá-lo, efetivamente, a partir de sua vivência. Não por acaso, alguns dos estudantes envolvidos no projeto acabaram se tornando voluntários da instituição a qual prestou serviços comunicacionais, após o encerramento da parceria. Ao curso de Jornalismo, desempenha um papel de renovação à prática e complementa a discussão feita em sala de aula, possibilitando aos professores que tenham ferramentas reais para verificar, em reflexão com seus alunos, se tais estratégias empregadas no mercado devem, ou não, ser repensadas. Aos clientes contemplados, produz-se um material de qualidade, visto ser concretizado em um grau de reflexão e planejamento que normalmente não é possível na produção jornalística cotidiana que, com frequência, está atrelado aos prazos de entrega e aos interesses das empresas midiáticas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">https://midiabolicosunibrasil.wordpress.com/<br><br>BRAGA, José Luiz. A sociedade enfrenta sua mídia: dispositivos sociais de crítica midiática. São Paulo: Paulus, 2006. GADINI, Sergio. Prática laboratorial e ensino pelas atividades de extensão na Agência de Jornalismo da UEPG. (in) Revista Conexão. Disponível em < http://www.uepg.br/revistaconexao/revista/edicao05/09.pdf>Ponta Grossa: UEPG, 2009. KOVACH, Bill & ROSENSTIEL, Tom. Os Elementos do Jornalismo. Geração Editorial, São Paulo, 2003. LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. Rio de Janeiro: Record, 2003. MEYER, Philip. Podem os jornais desaparecer? Como salvar o jornalismo na era da informação. São Paulo: Contexto, 2007. PINTO, Ana Estela de Sousa. Jornalismo diário: reflexões, recomendações, dicas e exercícios. São Paulo: Publifolha, 2009. <br><br> KOVACH, Bill & ROSENSTIEL, Tom. Os Elementos do Jornalismo. Geração Editorial, São Paulo, 2003. LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. Rio de Janeiro: Record, 2003. MEYER, Philip. Podem os jornais desaparecer? Como salvar o jornalismo na era da informação. São Paulo: Contexto, 2007. PINTO, Ana Estela de Sousa. Jornalismo diário: reflexões, recomendações, dicas e exercícios. São Paulo: Publifolha, 2009. <br><br> </td></tr></table></body></html>