INSCRIÇÃO: 01741
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA03
 
TÍTULO: Draw my Life Street Extreme
 
AUTORES: LORES FELIPPE CRUZ CARNEIRO DA SILVA (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ); Ivo Ferreira Júnior (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ); JULIANA DEL SECCHI (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ); Carlos Rittiele Amorin (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ)
 
PALAVRAS-CHAVE: Animação, Desenho, Draw my Life, Hip hop,
 
RESUMO
Dentro da matéria de Identidade de Consumo na Pós-Modernidade, foi solicitado um trabalho onde o objetivo era analisar as tribos que existem em nossa sociedade, como por exemplo: forma de organização, rituais, crenças e marcas de consumo. Dentro do projeto apresentado, foi escolhido passar as informações por meia da técnica de Draw My Life, onde um narrador vai apresentando os dados enquanto um segundo ilustra tudo o que está sendo apresentado.
 
INTRODUÇÃO
A análise de uma tribo nem sempre é uma tarefa tão simples. Quando se está inserido dentro de um determinado grupo, basta apenas uma auto análise dos seus componentes para encontrar as respostas, porém, ir atrás de outra tribo para estudo se torna uma tarefa mais complicada. Em balanço feito, um grupo nem sempre está aberto a receber visitantes, ainda mais indivíduos que chegam apenas cheios de perguntas e não com o intuito de fazer parte da tribo.਀伀 攀猀琀甀搀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 昀攀椀琀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 搀漀 栀椀瀀 栀漀瀀Ⰰ 洀愀椀猀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 昀愀氀愀渀搀漀Ⰰ 攀洀 䌀甀爀椀琀椀戀愀Ⰰ 渀漀 最爀甀瀀漀 攀 攀猀挀漀氀愀 搀攀 搀愀渀愀 匀琀爀攀攀琀 䔀砀琀爀攀洀攀⸀
 
OBJETIVO
O objetivo do projeto foi identificar dentro do grupo as formas de consumo, marcas que se destacam dentro dele, como este grupo se identifica e rituais que acontecem dentro dele. ਀嘀漀氀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀猀琀攀 攀猀琀甀搀漀 猀漀戀爀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 最爀甀瀀漀 瀀漀搀攀 瘀椀爀愀爀 搀攀瀀漀椀猀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 搀攀 猀攀最洀攀渀琀愀漀 搀攀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⸀ 䌀漀渀栀攀挀攀渀搀漀 洀甀椀琀漀 戀攀洀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 猀攀 漀爀最愀渀椀稀愀洀 搀攀 昀漀爀洀愀 挀漀洀戀椀渀愀搀愀Ⰰ 琀攀洀 最漀猀琀漀猀 瀀愀爀攀挀椀搀漀猀 攀 愀琀 甀洀愀 氀椀渀栀愀 搀攀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀 渀愀 栀漀爀愀 搀愀猀 搀攀挀椀猀攀猀 搀攀 挀漀洀瀀爀愀Ⰰ 搀椀爀攀挀椀漀渀愀 洀攀氀栀漀爀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀愀猀 愀最渀挀椀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 最爀甀瀀漀 搀攀 栀椀瀀 栀漀瀀 愀渀愀氀椀猀愀搀漀Ⰰ 漀 匀琀爀攀攀琀 䔀砀琀爀攀洀攀Ⰰ 攀猀琀 椀渀猀攀爀椀搀漀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀攀 搀愀渀愀猀 甀爀戀愀渀愀猀Ⰰ 焀甀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 甀洀愀 瘀愀猀琀愀 瘀愀爀椀愀漀 搀攀 攀猀琀椀氀漀猀 搀攀渀琀爀漀 搀攀氀愀⸀ 倀攀爀挀攀戀攀ⴀ猀攀 焀甀攀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 瀀爀瀀爀椀漀 最爀甀瀀漀 攀砀椀猀琀攀 甀洀愀 搀椀瘀椀猀漀 搀攀 猀甀戀ⴀ最爀甀瀀漀猀⸀ 䄀 瘀愀爀椀愀漀 搀攀 最漀猀琀漀猀 攀 攀猀琀椀氀漀猀 搀攀渀琀爀漀 搀漀猀 猀甀戀ⴀ最爀甀瀀漀猀  瀀攀焀甀攀渀愀Ⰰ 琀漀搀漀猀 猀攀 戀愀猀攀椀愀洀 攀洀 猀甀愀 琀爀椀戀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀Ⰰ 焀甀攀  愀 搀攀 搀愀渀愀猀 甀爀戀愀渀愀猀Ⰰ 椀猀猀漀 昀愀氀愀渀搀漀 愀瀀攀渀愀猀 搀漀 匀琀爀攀攀琀 䔀砀琀爀攀洀攀⸀ 䔀渀琀攀渀搀攀爀 甀洀 瀀漀甀挀漀 搀攀猀琀攀 最爀甀瀀漀 攀 猀甀愀 洀愀渀攀椀爀愀 搀攀 挀漀洀瀀爀愀爀 攀 愀最椀爀 渀漀猀 搀 甀洀愀 渀漀漀 搀攀 洀攀爀挀愀搀漀 渀攀猀琀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 猀攀最洀攀渀琀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 漀戀琀攀爀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 攀昀攀琀椀瘀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 琀爀椀戀漀Ⰰ 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 洀琀漀搀漀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀Ⰰ 漀渀搀攀 昀漀椀 昀攀椀琀漀 最爀甀瀀漀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 渀漀 焀甀愀氀 漀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀攀猀 猀攀渀琀愀洀ⴀ猀攀 挀漀洀 漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀愀 琀爀椀戀漀 攀 挀漀渀瘀攀爀猀愀洀 愀戀攀爀琀愀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 挀漀渀栀攀挀攀爀 洀攀氀栀漀爀 猀漀戀爀攀 攀猀琀愀 攀焀甀椀瀀攀 焀甀攀 昀愀稀攀洀 瀀愀爀琀攀 攀 猀攀甀猀 挀漀猀琀甀洀攀猀⸀ 吀愀洀戀洀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 甀洀愀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀 漀戀猀攀爀瘀愀搀漀爀Ⰰ 渀愀 焀甀愀氀 漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀 猀攀 椀渀猀攀爀攀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 最爀甀瀀漀 猀攀洀 猀攀 愀渀甀渀挀椀愀爀 挀漀洀漀 甀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀猀猀椀洀 挀漀渀瘀攀爀猀愀爀 挀漀洀漀 椀最甀愀氀 挀漀洀 漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 攀 椀爀 琀椀爀愀渀搀漀 挀漀渀挀氀甀猀攀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 漀戀猀攀爀瘀愀漀 搀漀 最爀甀瀀漀 攀洀 猀甀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 挀漀琀椀搀椀愀渀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀 椀搀攀愀氀椀稀愀搀漀 昀漀椀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀 瘀搀攀漀 渀漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 䐀爀愀眀 䴀礀 䰀椀昀攀Ⰰ 焀甀攀 攀洀 甀洀愀 琀爀愀搀甀漀 氀椀瘀爀攀Ⰰ 猀椀最渀椀昀椀挀愀 ∀搀攀猀攀渀栀愀爀 愀 洀椀渀栀愀 瘀椀搀愀∀⸀ 䔀猀琀愀 琀挀渀椀挀愀 挀漀渀猀椀猀琀攀 攀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 搀攀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀 漀甀 愀琀 洀攀猀洀漀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 搀攀猀攀渀栀漀猀 昀攀椀琀漀猀 攀洀 甀洀 焀甀愀搀爀漀 戀爀愀渀挀漀 漀甀 昀漀氀栀愀 搀攀 瀀愀瀀攀氀⸀ 준 昀攀椀琀愀 甀洀愀 昀椀氀洀愀最攀洀 搀攀 琀漀搀漀猀 攀猀猀攀猀 搀攀猀攀渀栀漀猀 攀 搀攀瀀漀椀猀 攀搀椀琀愀搀漀 攀洀 甀洀 猀漀昀琀眀愀爀攀 搀攀 攀搀椀漀 搀攀 瘀搀攀漀猀⸀ 一攀猀琀愀 昀愀猀攀  愀搀椀挀椀漀渀愀搀漀 甀洀愀 渀愀爀爀愀漀Ⰰ 漀渀搀攀 漀 渀愀爀爀愀搀漀爀 瘀愀椀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 琀漀搀漀猀 漀猀 搀愀搀漀猀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 漀猀 搀攀猀攀渀栀漀猀 猀攀 昀漀爀洀愀洀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀⸀ 倀愀爀愀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 琀愀氀 猀椀渀挀爀漀渀椀愀 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀Ⰰ 昀漀椀 昀攀椀琀愀 愀 渀愀爀爀愀漀 攀洀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 洀漀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 搀攀瀀漀椀猀 猀攀爀攀洀 挀爀椀愀搀愀猀 愀猀 椀氀甀猀琀爀愀攀猀 挀漀洀 戀愀猀攀 渀漀 焀甀攀 昀漀椀 搀椀琀漀 瀀攀氀漀 渀愀爀爀愀搀漀爀⸀  Este estilo de apresentação requer um tempo hábil de produção, pois são necessárias muitas ilustrações para conseguir compor um bom vídeo de Draw My Life. Após ter todos os desenhos feitos, é necessário acelerar o vídeo, e não apenas juntar com a narração. Então a parte final é conseguir achar sincronia perfeita entre narrador e desenhos acelerados.
 
CONSIDERAÇÕES
Produzir um vídeo para apresentar uma pesquisa com o formato de Draw My Life é uma maneira mais lúdica e interessante para quem assiste à apresentar um arquivo de texto com gráficos e dados. Está técnica foi feita pensando na experiência que o usuário ou o comprador da pesquisa, se houvesse um, teria na hora de verificar os resultados. Sendo este um trabalho acadêmico, a intenção foi, além de apresentar o trabalho com uma nova técnica, prender a atenção de todos dentro da sala de aula.਀䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 琀挀渀椀挀愀 琀愀洀戀洀Ⰰ 昀漀椀 瀀愀爀愀 昀愀稀攀爀 甀洀愀 戀爀攀瘀攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 愀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 栀椀瀀 栀漀瀀Ⰰ 漀渀搀攀 猀攀 椀渀猀攀爀攀 漀 䐀樀Ⰰ 焀甀攀  焀甀攀洀 瀀爀漀搀甀稀 攀 琀漀挀愀 愀猀 洀切猀椀挀愀猀Ⰰ 漀 戀爀攀愀欀 搀愀渀挀攀Ⰰ 焀甀攀  漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 攀猀琀椀氀漀 搀攀 搀愀渀愀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀攀 搀愀渀愀猀 甀爀戀愀渀愀猀Ⰰ 攀 漀 最爀愀昀椀琀椀Ⰰ 焀甀攀 猀漀 愀猀 氀攀琀爀愀猀 攀 搀攀猀攀渀栀漀猀 焀甀攀 猀漀 昀攀椀琀愀猀 攀洀 氀漀挀愀椀猀 愀甀琀漀爀椀稀愀搀漀猀Ⰰ 挀愀爀爀攀最愀搀愀猀 搀攀 洀甀椀琀漀 攀猀琀椀氀漀 攀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 漀 最爀愀昀椀琀椀 瘀攀洀 攀瘀漀氀甀椀渀搀漀 樀甀渀琀漀 挀漀洀 漀 栀椀瀀 栀漀瀀 搀攀猀搀攀 愀 猀甀愀 挀爀椀愀漀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀