ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01756</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Karma</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Luciano Vieira de Souza (Centro Universitário Franciscano); Neli Fabiane Mombelli (Centro Universitário Franciscano); Victor Emannuel Mostajo (Centro Universitário Franciscano)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;curta-metragem, ficção , roteiro , suicídio, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este artigo descreve a produção do roteiro do curta-metragem "Karma", desenvolvido durante o segundo semestre de 2016, para a disciplina de Cinema II do curso de jornalismo do Centro Universitário Franciscano. O objetivo é explicar as ideias principais que levaram à criação do roteiro, dando ênfase às inspirações audiovisuais, bem como expor as dificuldades em criar um roteiro viável, dentro de um número limitado de recursos e como lidar com a criação de uma narrativa que aborda um assunto tabu, no caso, o suicídio. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Um ex-agente da CIA está sentado em sua cama com uma pistola junto à cabeça, ele puxa o gatilho, mas a arma falha: assim começa "Chamas da Vingança" (direção, 2004). O filme foi uma grande inspiração para "Karma", que também inicia com uma tentativa de suicídio. A narrativa do curta, no entanto, não segue a ação frenética do filme americano, e se detém no conflito interno do personagem principal, um motorista de táxi aposentado, como ponto chave. O motorista está sozinho em seu carro, ele pega uma arma do porta luvas e a coloca abaixo do queixo, instantes antes de puxar o gatilho, seu telefone toca, um jovem pedindo uma corrida, o motorista guarda a arma e vai em busca do passageiro.O motivo da tristeza do motorista, bem como a sua decisão em tirar ou não a própria vida só são revelados nos últimos momentos do curta. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A ideia do roteiro surgiu a partir de uma reportagem realizada para uma disciplina, que abordava a depressão como uma doença responsável por mais mortes que a Aids. Durante essa reportagem, em entrevista com o então coordenador do CVV de Santa Maria, ele explicitou a necessidade em se falar sobre o suicídio de maneira madura. No curta, o suicídio é prevenido pela memória de uma boa ação, o que corrobora com o conceito budista de Karma, ou carma, que estipula que a energia positiva de nossas ações, nos traz resultados positivos, daí o nome do curta. O cinema, por sua vez, molda a vida de milhões de pessoas, ao apresentar novos pontos de vista e interpretações. O objetivo do curta, seguindo essa lógica, é manter os espectadores se perguntando o que levou o protagonista à beira do suicídio, bem como levantar a questão das consequências que nossas decisões trazem. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O tema suicídio é visto como um tabu por basicamente todos os veículos midiáticos, em função disso, campanhas de prevenção ao suicídio iniciaram e são o escopo do Setembro Amarelo,, período no qual o roteiro do curta "Karma" foi concebido.. O Setembro Amarelo, organizado pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e pela ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), começou a realizar suas primeiras atividades em 2014 concentradas em Brasília e depois se expandiu para o Brasil inteiro. Com esse foco em mente, somado com entrevistas com membros do CVV de Santa Maria, o roteiro do curta-metragem "Karma" foi feito a fim de representar esse tema de maneira não romantizada para não expor de maneira expressiva um assunto de tal nuance. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> A realização do roteiro foi embasada em duas referências audiovisuais: a abertura do filme "Chamas da Vingança", em particular, que se inicia com uma cena de suicídio que deixa de ocorrer no último instante, e a estética e estrutura narrativa do filme "Drive", principalmente a ideia de um protagonista que se torna um herói por acaso, de maneira humanista e sem dramatizações. As recomendações da OMS sobre como abordar o suicídio também foram conferidas. Quanto ao arranjo temporal do curta, optou-se pelo uso do tempo revertido, sendo um flashback a maior parte do curta. "Karma" é uma história de um personagem comum, que tem sua vida marcada por uma noite trágica, que acaba o assombrando pelo resto da vida. A flashback utilizado faz com que os últimos momentos do filme ocorram instantes após a cena inicial, dando uma ideia cíclica, que representa aquela noite como uma de várias vivenciadas pelo protagonista, que constantemente vive assombrado pela memória. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O roteiro do curta-metragem "Karma" trata da história de um taxista aposentado, que trabalha como um motorista executivo nas horas vagas, ele é um homem de poucas palavras e um tanto rabugento. Depressivo, ele vive assombrado por uma tragédia em seu passado e pensa diariamente em cometer suicídio. A primeira cena do filme apresenta o motorista colocando uma pisto abaixo do queixo, essa tentativa de suicídio, no entanto, acaba sendo interrompida por uma lembrança, apresentada como um flashback, essa lembrança compõem a maior parte da narrativa do filme. É no flashback que vemos o protagonista ir em busca de um passageiro que tinha ligado para ele. O passageiro é o segundo personagem da trama, comunicativo, o rapaz acaba de sair de uma festa na casa de alguns amigos, e está vestindo alguns adereços estranhos, em particular um óculos com lentes em formato de estrela. Após uma conversa meio desengonçada com o motorista, o passageiro acaba descobrindo um pouco sobre a sua vida, e como ele cria o filho sozinho.Por isso, decide deixar o óculos como uma lembrança para o filho do motorista, o velho não dá muita bola, mas aceita o gesto. Momentos após deixar o passageiro no seu destino, o motorista recebe presencia o jovem sendo assaltado, ele recebe uma mensagem de texto em seu celular, a babá avisando que ele precisa ir urgente para casa, pois seu filho não está bem, ele larga o celular e vai ajudar o rapaz, ele o salva com a pistola que sempre carrega no porta-luvas. Acaba o flashback e voltamos à cena inicial do homem com a arma abaixo do queixo. Ironicamente, a noite em que o motorista fez seu maior ato de altruísmo, também foi a noite em que ele perdeu o que lhe era mais importante. Essa dicotomia é o ponto principal do conflito psicológico que existe na mente do protagonista. Na sequência final do curta, o motorista olha para o porta-luvas de onde tirou a pistola, lá está o óculos estrelado, o objeto que desencadeou as memórias daquela noite. Após olhá-lo, o motorista larga a arma, pega seu celular antigo e revê a mensagem da babá, finalmente, ele guarda os dois objetos junto aos óculos estrelados em seu porta-luva, momentos depois, seu novo celular toca, o motorista atende: "executivo.", começa mais uma noite. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A produção de um roteiro que trata de uma temática pesada, bem como uma estrutura narrativa temporal não cronológica, demandou muita atenção, certas modificações também precisaram ser feitas para acomodar restrições técnicas, como número máximo de horas para a gravação ou questões de segurança, devido ao fato de toda a narrativa se passar durante a noite. Após todo o árduo trabalho, no entanto, a criação do roteiro do "karma" serviu como um gigante aprendizado em termos do processo de storytelling, que sem dúvida será posto em prática em projetos futuros. A narrativa apresentada não foi baseada em fatos reais, mas elementos psicológicos como a dualidade das memórias e as consequências de nossas escolhas, são elementos vividos por todos diariamente, nesse quesito, a produção do roteiro serviu para levantar vários questionamentos, nem todos são respondidos na narrativa, mas essa é parte da graça.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">MARCEL, Martin. A Linguagem Cinematográfica. Tradução de Laura António e Maria Eduarda Colares. Lisboa: Dinalivro, 2005.<br><br>COMPARATO, Doc. Da criação ao Roteiro. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.<br><br> </td></tr></table></body></html>