ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01799</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Hotcookie  Embalagens de cookies veganos</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Rubia Woithoski da Cruz (Universidade Federal de Santa Maria); Janderle Rabaiolli (Universidade Federal de Santa Maria); Juliana Pinheiro de Souza (Universidade Federal de Santa Maria)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Embalagem, Cookies orgânicos , Direção de arte, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho foi elaborado na disciplina de Direção de Arte em Publicidade, do terceiro semestre de graduação em Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a partir do desafio de criar um produto novo, baseado em públicos determinados, desenvolvendo desde sua concepção, nome, embalagem e campanha de lançamento. Sendo assim, criamos o HortCookie, um produto totalmente orgânico, vegano, engajado em prol da sustentabilidade e das preocupações com o meio ambiente e a saúde. Assim, o objetivo desse trabalho é apresentar a embalagem do produto criado, suas justificativas de criação e definições conceituais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com a facilidade de trânsito de informações em decorrência das redes sociais, o estilo de vida vegano tem se disseminado com facilidade. A preocupação dos ativistas em conscientizar a população sobre os impactos sociais e ambientais da alimentação faz com que a cada dia mais pessoas criem interesse pelo estilo de vida, e assim a curiosidade aos poucos se torna também um hábito. A tendência no Brasil é de aumento desse estilo. Sendo assim é perceptível o crescimento de veganos, vegetarianos e pessoas que procuram cada dia mais produtos com menor impacto para o meio ambiente e a vida animal. E tendo em vista suprir esse déficit na cidade de Santa Maria/RS e região, decidimos por projetarmos o HortCookie, um cookie 100% vegano, que busca promover uma alimentação saudável, disponibilizando um alimento que respeita as pessoas, os animais e o planeta, isso não se restringindo somente ao cookie, mas também em sua embalagem. Sua embalagem é feita de material totalmente reciclável e reutilizável, dando aos compradores total segurança de que esse produto foi projetado para satisfazer seus gostos e ao mesmo tempo causando o mínimo de danos ao meio ambiente. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> O objetivo geral deste projeto foi a confecção de uma embalagem para a disciplina de direção de arte em publicidade, assim como algumas peças e identidade visual para divulgação da mesma, aplicando as técnicas e conteúdo que foram passados ao longo da matéria. O resultado foi uma embalagem para cookies orgânicos, oferecendo uma alternativa ao mercado de produtos veganos e trazendo uma proposta diferenciada, com o conceito de sustentabilidade e de que alimentos veganos, além de saudáveis, podem trazer mais cor e alegria ao dia-a-dia. A embalagem é totalmente biodegradável, leva consigo os valores que a marca carrega: amiga do meio ambiente e livre de crueldade, sendo assim instiga a curiosidade do consumidor por conter um tom alegre e ao mesmo tempo aborda um diferente estilo de vida.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Segundo o Sindicato da Indústria de Carnes, cada gaúcho come 45kg de carne por ano, contra 36kg dos moradores de outros estados. Por ser um estado com uma forte relação com o campo, os gaúchos acabam tendo ainda mais enraizados os hábitos alimentares que envolvem o consumo de carne, principalmente porque parte da população mantém criações de animais para abate em suas propriedades. Além do churrasco ser um dos símbolos do estado. Essa forte carga cultural acaba tornando menor o número de adeptos de dietas vegetarianas/veganas. Entretanto, cada vez mais consumidores, principalmente nas cidades mais urbanizadas, buscam uma alimentação mais saudável e isso implica também na diminuição de consumo de carne e de produtos industrializados. Além disso, a Sociedade Vegetariana Brasileira vem observando um aumento na quantidade de restaurantes e produtos voltados especialmente a adeptos e simpatizantes. O interesse pelo assunto cresce principalmente à medida que a carne é cada vez mais associada à obesidade e a problemas sérios de saúde. Atualmente, no Rio Grande do Sul, o número de vegetarianos/veganos cresce cada vez mais, Porto Alegre é considerada por muitos a cidade do Estado com mais alternativas e opções aos veganos, mas Santa Maria não está muito longe dessa realidade, sendo uma das cidades do interior do RS com maior demanda deste segmento alimentício. Os veganos estão bastante organizados e ativos, e o movimento tem se difundido bastante em Santa Maria. A internet se tornou a grande aliada para compartilhar experiências, informações, dicas e promover discussões, tudo de maneira colaborativa e sustentável (ARANGUIZ, 2015). Pensando na crescente procura de alimentos orgânicos e livres de crueldade animal, decidimos por criar um produto que se encaixe nesses critérios - HortCookie: cookies veganos. Além de serem naturais, seriam vendidos somente em lugares específicos, não sendo encontrado em redes de supermercado, assim teria um contato direto com o público que consome e procura esse tipo de produto. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a realização do trabalho, utilizamos de métodos e técnicas aprendidas na disciplina de Direção de Arte em Publicidade. Tendo como base um documento enviado pelo professor para a escolha do nosso público, nele continha diversos grupos e segmentos todos com uma descrição e análise do comportamento do consumidor. Na elaboração da embalagem, a finalidade era por preservar o seu posicionamento sustentável, mantendo um produto que tenha uma utilização no pós-consumo e que mesmo sendo descartado, não agrida de nenhum modo o meio ambiente. O uso do produto no pós-consumo mantém a relação marca e consumidor sem deixar o design de lado. A respeito da funcionalidade e do design Calver (2009, p. 8) declara: A embalagem desempenha diversas funções: desde uma embalagem puramente funcional até a excelência no design de marcas, e desde uma simples embalagem para distribuição eficiente até uma sofisticada embalagem que permite a diferenciação do produto e da marca. A diversidade absoluta desses papéis funciona como o determinante de uma solução de design e como um catalisador para o desenvolvimento de novas ideias. Segundo o autor Southgate Apud Calver (2009)  Toda a embalagem sintetiza os valores relevantes da marca (energia, dinamismo, jovialidade). Toda a embalagem é a identidade da marca . Desse modo, a embalagem dos cookies da HortCookie se diferencia das demais encontradas no mercado pelo seu formato cilíndrico que além de lembrar ao formato real do cookie quando olhado de cima é ideal para conservação e visualização do produto por ter um tamanho que mostra a realidade do conteúdo, além de ser fácil de carregar. Também por ser composta por duas partes que se complementam - parte superior, feita em papel semente e parte inferior feita em Tetra Pack  e também pelo tom alegre e bem-humorado que leva, se distingue dos tradicionais deste segmento vistos nas gondolas. Os consumidores dos cookies da HortCookie se preocupam com os ingredientes, com o processo de como é feito o produto e a sua embalagem. Dessa forma nos atentamos em conceder todas as informações necessárias, desde informar sobre o que é o produto, indicar a quem ele se dirige, instruir em como utilizar o pós-consumo e confirmar que nele existem todos os selos que compõe um produto inteiramente vegano, para transmitir maior confiança na hora da compra. Segundo Calver (2009),  A embalagem sempre desempenhou um papel na diferenciação entre o produto de um fabricante e o de outro . Sendo assim, transformou-se em resposta às transformações ocorridas no estilo de vida dos consumidores. Que estão sempre se informando e se inserido mais em um universo inovador e dinâmico e isso requer produtos e serviços que apresentem essa facilidade e conforto, além de se moldar conforme suas necessidades específicas tanto racionais quanto emocionais. Sendo assim, a embalagem deve favorecer a vida do consumidor e possibilitar mais do que vantagens apenas funcionais, buscando evoluir e lidar com os novos hábitos de consumo da maneira mais completa possível. O design da embalagem foi feito através do programa de edição gráfico Adobe Illustrator, um programa que trabalha com vetores, auxiliando na finalização de um layout minimalista e agradável. Ainda se teve uma preocupação com a quantidade de elementos e cores utilizadas na parte superior, feita em papel semente, devido a sua limitação para impressão. Ainda em relação às cores, AMBROSE (2012, p. 117) diz  A cor acrescenta dinamismo a um design, atrai a atenção e pode produzir reações emocionais . Portanto, usamos um conjunto de tons que tem grande significado para o estilo de vida de nossos consumidores, que criam associações positivas e auxiliam na decisão de compra. A seleção da paleta de cores dependerá da mensagem, do clima e do tom a ser transmitido pelo design. Com uma série de combinações possíveis disponíveis, a roda de cores pode ser utilizada como ferramenta para selecionar a paleta de cor que resultará em combinações harmoniosas (AMBROSE, 2012, p. 134). Percebemos então a importância da paleta de cores na construção da embalagem para transmitir corretamente a mensagem que gostaríamos. Cada cor possui uma característica única, tem o poder de despertar sensações e definir comportamentos, a cor verde por exemplo representa a esperança e a calma, ele compõe a paleta que faz associações aos produtos veganos, vegetarianos, saudáveis e ecológicos, e está no conjunto de cores escolhido para a embalagem do HortCookie. Sendo assim, decidimos por nos basear na gama de cores da natureza, das frutas, e dos sabores que teremos em nossos cookies, tendo assim uma paleta que atenda às necessidades dos consumidores. Definimos quatro tipografias para ilustrar a embalagem. Nenhuma possui serifa, para que em conjunto demonstrem as características desejadas pela marca: suavidade, diversão e uma leve sensação de movimento. Baseamo-nos na declaração de Calver (2009, p. 124), que enfatiza que  A seleção tipográfica é importante ao considerar a personalidade de uma marca. Assim como as pessoas, as fontes também têm personalidades, e elas podem ser exploradas pelos designers . De modo que a Sunn é usada para títulos devido ao seu traço decorativo, enquanto a Myriad Pro ficou para textos corridos. As demais tipografias, Helvetica Rounded e Variane Script, respectivamente, possuem lugar apenas na descrição do sabor e na marca. Os bons designers também entendem que o design de embalagens está relacionado a  contar histórias sobre a marca, e as faces laterais e traseiras podem ser utilizadas para destacar certas características na história ou revelar diferentes aspectos dela. Tratar uma parte da embalagem como mais do que apenas a  face de venda significa que qualquer design torna-se uma solução holística tanto no sentido estético como no sentido da comunicação. Um bom design de rótulo traseiro também demostra o orgulho em relação ao produto e o cuidado quanto às necessidades dos consumidores (CALVER, 2009, p. 132). Tendo a citação de Calver como base, nossa embalagem tenta ao máximo dispor as informações sobre o produto, assim como uma instrução sobre a mini-horta ao redor, nas laterais do pacote, também conta com um código de barras personalizado de acordo com o tema ecológico abordado em todo o processo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O nome proposto para a marca foi  HortCookie e na sua construção buscamos transmitir os valores da empresa, amiga do ambiente e livre de crueldade, tendo como conceito a sustentabilidade e de que alimentos veganos, além de saudáveis, podem trazer mais cor e alegria ao dia-a-dia. O logotipo da marca (Figura 1) de cookies orgânicos traz um aspecto claro e limpo, com duas tipografias sem serifa, dando a sensação de suavidade. A tipografia da palavra  Hort é a Sunn Regular, um tipo suave e moderno, transmite alegria e juventude, e a da palavra  Cookie é a Variane Script Regular, uma fonte cursiva, elegante e ao mesmo tempo despojada, traz uma leve impressão de movimento. Como AMBROSE (2012, p. 55) declara  A tipografia pode causar um efeito neutro ou despertar paixões . A forma arredondada do símbolo da marca lembra o formato de um cookie, e está associada com a compreensão, harmonia e paz (não-agressividade), reforçando a identidade da marca. Tendo também uma linha fina ao redor do logo que traz a sensação de abrangência, infinidade, proteção e repetição. Figura 1: Identidade Visual da Marca da Cookies HortCookie. A paleta de cores da marca (Figura 2) busca transmitir a sustentabilidade, o meio ambiente e a preocupação da empresa com o mesmo, também transparecendo o nosso posicionamento  verde . Além da alegria das cores secundárias, que foi a inspiração no aspecto vibrante dos principais ingredientes usados no cookie: banana, laranja, frutas vermelhas, uvas passas e chocolate. Exaltando as qualidades encontradas nas frutas e que são saudáveis e orgânicas. A cor é um comunicador poderoso porque apresenta diversos significados codificados, enquanto confere certo dinamismo ao design. A cor pode representar diferentes estados emocionais ou humores e ser utilizada para obter reações emotivas específicas do receptor. Também pode referir a categorias específicas de produtos ou de conceitos (AMBROSE, 2012, p. 118). As cores não saturadas deixam o layout menos agressivo, mais harmonioso e agradável, as cores chapadas lembram a um estilo moderno, jovem, que prima pela clareza das informações e simpatia, de forma sofisticada e minimalista. As cores têm várias aplicações no design de embalagens. Primeiro, elas podem ser utilizadas como parte da identidade de uma marca, ajudando a defini-la visualmente. Ao longo do tempo, e pelo uso continuo, uma cor passa a  pertencer a uma marca a tal ponto que, quando um consumidor vê a cor, ele imediatamente a associa com a marca. (CALVER, 2009, p. 146). Figura 2: Paleta de cores da marca. O design distinto foi apresentado para evidenciar o produto dos concorrentes, sendo feita em materiais biodegradáveis, a embalagem pode ser totalmente reciclada. Sua parte superior é feita em papel semente, um papel para germinação 100% ecológico, pensado justamente para ser plantado após o uso, portanto, nesta parte temos as informações e todas as impressões da embalagem. Já em sua parte inferior obtém um vaso de Tetra Pack, que muda a cor de acordo com o sabor escolhido, onde o consumidor pode plantar o papel semente e cultivar seus temperos e vegetais. Cada sabor de cookie (Figura 3) contém na parte superior uma semente diferente - manjericão, agrião, rúcula, salsinha e tomate - sendo assim pode-se fazer uma "mini-horta em sua casa. Os cookies estarão envoltos por um papel manteiga, causando menos impacto ao meio ambiente já que o mesmo se desintegrasse facilmente quando jogado no lixo. Figura 3: Mockup da embalagem. Figura 4: Mockup da embalagem. A embalagem tem formato cilíndrico (Figura 4) e é ideal para a melhor conservação do cookie. A mesma traz ainda algumas informações sobre o produto, instruções de como utilizar o papel semente para fazer a mini horta, os selos de produto vegano, orgânico e livre de crueldade, além de informações obrigatórias como informação nutricional, ingredientes, conservação e código de barras, dados esses dispostos ao redor do pacote. O objetivo do layout é apresentar os elementos visuais e textuais de maneira clara e eficiente ao leitor. Com um bom layout, o leitor pode navegar por informações bastante complexas tanto na mídia impressa quanto na eletrônica (AMBROSE, 2012.) Calver (2009, p. 128) descreve  A habilidade reside em entender como manipular o layout das informações a fim de chamar e manter a atenção dos consumidores desta maneira, a marca foi centralizada na parte superior da embalagem e também no vaso - parte inferior destacável - para que seja ligeiramente reconhecida e o consumidor tenha uma boa leitura mesmo com a baixa qualidade da iluminação ou contraste do ambiente. Outras informações principais como a gramatura do conteúdo, as imagens ilustrativas e a semente contida no papel também ficaram na parte frontal do layout. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Durante o desenvolvimento deste projeto, executamos técnicas e conceitos estudados teoricamente em sala de aula, sendo assim esse desafio foi uma importante oportunidade para pôr em prática tais conhecimentos. Notamos o quanto é importante o desenvolvimento da embalagem para uma experiência melhor do cliente com o produto, e no destaque do item diante de tantos outros no ponto de venda. A embalagem dos cookies da HortCookie busca ser uma alternativa criativa e eficiente, que diferencia o produto de seus concorrentes. Com uma comunicação mais leve e dinâmica, procura facilitar a vida do consumidor contendo o máximo de informações que validam a confiabilidade de que aquele é um produto realmente vegano, contendo todos os selos, ingredientes e informações. Além de mostrar preocupação social com todo o processo de descarte e incentivar o consumo orgânico de temperos e vegetais com a coleção da mini-horta. Portanto, acreditamos que a solução dos problemas de comunicação deve ir além, e estar atrelada a saúde e bem-estar da sociedade, deste modo enriquecendo o vínculo das empresas com o consumidor. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">AMBROSE, Gavin. Fundamentos do design criativo. 2 Ed. Porto alegre. Bookman: 2012.<br><br>ARANGUIZ, Dandara Flores. Como ser vegano em Santa Maria. Disponível em: <http://diariodesantamaria.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/noticia/2015/02/confira-algumas-dicas-de-como-ser-vegano-em-santa-maria-4695357.html> Acesso em: 09 de abril de 2017.<br><br>BERTOMEU, João Vicente Cegato. Criação na propaganda impressa. São Paulo: Futura, 2002.<br><br>CALVER, Giles. O que é design de embalagens? Só vemos aquilo que olhamos, olhar é um ato de escolha. Porto Alegre: Ed. Bookman, 2009.<br><br>GUIMARÃES, Luciano. A cor como informação: a construção biofísica, lingüística e cultural da simbologia das cores. São Paulo: Annablume, 2000. <br><br>LUPTON, Ellen. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes. São Paulo: Cosac Naify, 2006. <br><br>LUPTON, Ellen. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes. São Paulo: Cosac Naify, 2006. <br><br> </td></tr></table></body></html>