ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01805</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP11</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Planejamento de Comunicação e Marketing: La Chiviteri</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;RENAN PEDROSO DE BRITO (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Francine Alves Nickel (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Natally Navarro Encinas Ferreira (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Juliana Cândido Custódio (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Planejamento, Relações Públicas , Bares e restaurantes, Estratégia de Comunicação, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Trabalho apresentado à disciplina de Planejamento em Relações Públicas, no curso de Relações Públicas da PUCPR, sendo um planejamento de comunicação integrada para a empresa do segmento de bares e restaurantes, La Chiviteria, situado em Curitiba-PR. Para o planejamento foram realizadas as etapas de: Orientação contemplando visão, missão e valores. Diagnóstico com a análise externa, análise interna e análise SWOT. Direção com os objetivos, estratégias nos níveis corporativo, negócios e funcional. E por fim, o operacional com as metas, ações, cronograma e controle.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com a ascensão da globalização as pessoas passaram a explorar mais a gastronomia e cultura estrangeira. O aumento de restaurantes temáticos na cidade de Curitiba e sua procura, cresceu notavelmente nos últimos anos. Em 2013 o uruguaio Cristiano Baladon e seu sócio, perceberam essa oportunidade e nicho de mercado e criaram o estabelecimento La Chiviteria. O café, restaurante e bar foi embasado na cultura uruguaia onde o seu carro chefe é o sanduíche típico, Chivito. O posicionamento inicial teve algumas mudanças e atualmente a La Chiviteria promove festas de rua aos domingos. O que acabou se tornando um problema para o sócio proprietário Cris, pois acabou atraindo outro tipo de público que não era o esperado. Para um novo reposicionamento do cliente escolhido, foi desenvolvido um planejamento completo de comunicação. O planejamento de comunicação é utilizado para diversas finalidades, entre elas, as principais são estruturar a análise de negócios, facilitar a tomada de decisões, alinhar a organização e permitir avaliar os resultados obtidos. Ele é um processo constante e dinâmico onde as empresas analisam o ambiente interno e externo, assim desenvolvem a direção estratégica para conduzir a organização na direção desejada. Podemos defini-lo como uma ponte entre o estado presente e o estado desejado. A partir disso, o planejamento de comunicação da La Chiviteria foi desenvolvido seguindo a base de estrutura do planejamento como: Orientação que contempla a visão, missão e valores. Diagnóstico com a análise externa, análise interna e análise swot. Direção com os objetivos, estratégias nos níveis corporativo, negócios e funcional. E por fim, o operacional com as metas, ações, cronograma e controle.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Em 2013 o uruguaio Cristiano Baladon e seu sócio, perceberam essa oportunidade e nicho de mercado e criaram o estabelecimento La Chiviteria. O café, restaurante e bar foi embasado na cultura uruguaia onde o seu carro chefe é o sanduíche típico, Chivito. O posicionamento inicial teve algumas mudanças e atualmente a La Chiviteria promove festas de rua aos domingos. O que acabou se tornando um problema para o sócio proprietário Cris, pois acabou atraindo outro tipo de público que não era o esperado. Deste modo, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de reposicionamento do estabelecimento La Chiviteria por meio de um planejamento de comunicação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho justifica-se na necessidade de estabelecer um planejamento de Relações Públicas para a La Chiveteria, a fim de reposicionar a empresa. Foi identificado à partir de um diagnóstico prévio que o posicionamento do restaurante não estava mais adequado com a proposta inicial devido a ações que atraíram um público inconveniente para a imagem do estabelecimento. Deste modo, ações de Relações Públicas permitem adequar a proposta do estabelecimento, alinhando a estratégia e o posicionamento da empresa e os públicos de interesse.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A partir de pesquisa institucional, pesquisa com clientes e concorrentes, foram levantadas as informações necessárias para criar o diagnóstico da comunicação da empresa. Para pesquisa foram utilizadas entrevista de profundidade com o gestor, levantamento de dados com clientes por meio de questionários, cliente oculto e dados secundários. Além disso foram analisados questões em relação ao macro e micro ambiente. A partir disso foi realizado o diagnóstico, e estruturado um plano de estações visando a melhoria do posicionamento do estabelecimento.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">1. Análise Macroambiente: O Macroambiente é a primeira e uma das principais capacidades de desenvolver para que sejam capazes de reformular as estratégias e analisar corretamente os fatos. Ela contempla o Ambiente Político Legal, Ambiente Econômico, Ambiente Sociocultural e Ambiente Tecnológico. 2. Análise Microambiente: Para a análise do microambiente, usamos a chamada 5 forças de porter, a análise dos concorrentes e análise interna. Ela contempla os clientes, entrantes, substitutos, fornecedores, rivalidade e financiadores. As Cinco forças são: O poder de barganha dos fornecedores, o poder de barganha dos compradores, a pressão dos produtos substitutos, a ameaça de novos entrantes e a rivalidade entre os concorrentes. Já na análise interna, é analisado os stakeholders da organização como foco principal. A fim de descobrir as vantagens competitivas. 3. Análise SWOT: É destacado como força a culinária, popularidade, festas de rua, localização, preço, facilidade na comunicação interna. Como fraquezas, é identificado uma ausência do posicionamento dos diferenciais, público alvo não estabelecido, ausência de direcionamento nos meios de promoção, estacionamento, decoração e disposição de mesas. As oportunidades destacam-se pela crise econômica, mudança no perfil jovem/adulto, internet para promoção e divulgação, formadores de opinião. As ameaças são identificadas na crise econômica, mudança do perfil jovem/adulto, febre gourmet, ascensão de foodtrucks e o clima instável. 4. Objetivos de comunicação e plano de ações: Os objetivos são de consolidar a imagem de restaurante Uruguaio na percepção do consumidor e desenvolver fidelidade. O objetivo de comunicação interna é divulgar o novo cardápio para os colaboradores, proporcionando uma experiência de imersão na cultura Uruguaia, para que eles saibam repassar aos clientes a essência da La Chiviteria. As estratégias são dividas em: Reestruturar os canais de comunicação do estabelecimento com o público externo, comunicar o público de interesse as novidades gastronômicas e promover festas temáticas Uruguaias para atrair o público alvo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O desenvolvimento integral deste trabalho para a matéria de Planejamento em Relações Públicas, possibilitou uma ligação entre os estudantes e o mercado real de comunicação, uma vez que, os fatores e análises estudadas contribuíram para que o planejamento de comunicação do estabelecimento La Chiviteria, um Restaurante/Bar fosse totalmente realizado. Um dos principais aprendizados foi a evidenciação da importância das etapas de análise e diagnóstico do micro e macro ambiente para o estabelecimento de metas pontuais, em prol de um objetivo maior, em uma visão macro. O aprendizado de identificar os pontos fracos e fortes, também foram importantes no processo, pois ao analisar alguns quesitos específicos, juntos aos clientes do estabelecimento foi possível realizar o diagnóstico completo da organização. Foram assimiladas a diferenciação dos conceitos de planejamento e plano e reforçada a ideia de que as Relações Públicas estão inseridas em nível estratégico, realizando principalmente o planejamento a longo prazo, mas por vezes também o plano pontual. A importância de implementar meios de monitoramento pôde ser compreendida pelo grupo, uma vez que após estabelecer um planejamento é preciso ser capaz de avaliar se ele está de fato seguindo como planejado. Sendo assim, criar o planejamento concedeu ao grupo muito aprendizados nesse segmento, pois, o contato direto com um cliente real foi de extrema importância para o desenvolvimento do trabalho e conhecimentos sobre planejamento de comunicação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7. ed. rev. atual ed. Rio de Janeiro: Elsiever, 2003. <br><br>OLIVEIRA, Djalma De Pinho Rebouças De. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. Edição.São Paulo: Atlas, 2007. <br><br>KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007<br><br>HARISSON, J. Administração de Recursos e de Relacionamentos, Porto Alegre, Bookman, 2005<br><br>KUNSCH, M.M.K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4. ed. São Paulo: Summus, 2003.<br><br> </td></tr></table></body></html>