
 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Caxias do Sul - RS – 15 a 17/06/2017 

 

 1 

 

“Hora da Notícia” em três atos: Uma Análise Documental¹ 

 

Mateus Coelho Martins de ALBUQUERQUE² 

Rondon Martim Souza de CASTRO³ 

Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS 

 

Resumo 

 

Este trabalho tem por objetivo realizar um estudo sobre o programa “Hora da Notícia”, 

telejornal exibido pela TV Cultura na década de 70. Como recorte temporal, o trabalho 

utilizou-se dos períodos em que o telejornal foi dirigido pelos jornalistas Fernando 

Pacheco Jordão (1973-1974) , Walter Sampaio (1974-1975) e Vladimir Herzog (1975), 

buscando analisar as diferenças entre as três gestões, principalmente quanto a influência 

da ditadura em suas produções. Pela heterogeneidade do corpus de pesquisa e pela sua 

perspectiva histórica, a metodologia utilizada no trabalho foi a da análise documental, 

portanto, esse artigo também pretende discutir a relevância do conceito de “documento” 

para os estudos comunicacionais.  

 

Palavras-chave 

 

Telejornalismo; Ditadura; Documento; História 

 

 

INTRODUÇÃO 

 

Em 1973, o jornalista Fernando Pacheco Jordão era contratado pela TV Cultura 

para assumir a direção de jornalismo da emissora. Contrata, para o cargo de editor, seu 

amigo e companheiro de Serviço Brasileiro da BBC (quando ambos moraram em 

Londres) Vladimir Herzog. Jordão e sua equipe fundam o telejornal “Hora da Notícia”,  

programa diário que se destaca pela linguagem que privilegia o depoimento popular e por 

um viés mais informativo, ao invés da mera propaganda governamental.  

    

 
 Trabalho apresentado no IJ 8 – Estudos Interdisciplinares da Comunicação do XVIII Congresso de Ciências da 

Comunicação na Região Sul, realizado de 15 a 17 de junho de 2017 

 

² Jornalista e Mestrando do Curso de Ciências Sociais da UFSM, email: mateusmartinsdealbuquerque@gmail.com 

 

³
 Orientador do trabalho. Professor do Curso de Jornalismo da UFSM, email: rondonhamartia@gmail.com 



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Caxias do Sul - RS – 15 a 17/06/2017 

 

 2 

 

A nova postura da emissora incomoda o então governado Laudo Natel, e o 

recém contratado presidente da Fundação Padre Anchieta, Antônio Guimarães Ferri. 

Jordão é demitido e Walter Sampaio assume o seu lugar, impondo uma linha editorial 

bem mais conservadora. Aos poucos, todos os membros da redação do “Hora” vão 

sendo demitidos, incluindo Herzog. Em 1975, com a saída de Laudo Natel e a chegada 

do novo governador, Paulo Egydio, deseja reformar a TV Cultura, com péssimos 

índices de audiência durante a gestão de Walter Sampaio. O novo presidente da 

Fundação Padre Anchieta, José Mindlim, convida Vlado a assumir o cargo de diretor de 

jornalismo da TV Cultura. 

A TV Cultura, da qual fora expelido havia menos de um ano, o queria 

de volta, dessa vez para dirigir o Departamento de Jornalismo. O 

convite tinha o sabor de uma reparação, e talvez por isso, era 

irrecusável. Ao aceitá-lo, Herzog saiu do sonho de fazer cinema e, 

menos de dois meses depois, entrou num pesadelo. O caminho que 

escolhera não tinha volta. (DANTAS, 2011, p.69) 

 

 Sob a administração de Vlado, a TV Cultura volta à linha editorial adotada por 

Jordão, com avanços ainda mais acentuados. Isso rende críticas e perseguições por parte 

da imprensa especializada, principalmente do jornalista Cláudio Marques, ligado aos 

setores conservadores da sociedade. O jornalismo da Cultura também sofre ataques de 

deputados estaduais governistas, como Wadih Helou e José Maria Marin. Com a 

instauração da Operação Radar, que visava, dentre outros objetivos, caçar os comunistas 

infiltrados na imprensa, muitos jornalistas são levados ao interrogatório e à tortura. 

Entre eles Vladimir Herzog, filiado clandestino do Partido Comunista Brasileiro (PCB), 

que é chamado ao interrogatório no DOI-CODI na manhã de 25 de setembro de 1975, 

onde seria assassinado sob circunstâncias miteriosas. Sua morte tornou-se símbolo do 

combate à repressão no Brasil. 

  O “Hora” é tipicamente representado como um jornal que apresentava 

diferenciações do restante do telejornalismo brasileiro da época. Audálio Dantas (2011) 

aifrma jornal exibia matérias, intituladas de “escovões”, que agradassem o regime, para 

distrair a censura das matérias sérias que problematizavam fatos da atualidade. Audálio 

cita casos que mostram que um dos principais diferenciais da reportagem do “Hora da 

Notícia” era mostrar o jornalismo do ponto de vista das pessoas, dos envolvidos, e não 



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Caxias do Sul - RS – 15 a 17/06/2017 

 

 3 

distanciado. O jornal chegou a angariar de três a quatro por cento da audiência, 

considerado pelo autor um sucesso na época. 

 A contratação do jornalista Walter Sampaio entre as passagens de dois 

jornalistas identificados com um campo mais opositor ao regime (Fernando Pacheco 

Jordão e Vladimir Herzog) dá ao curto período entre 1973 e 1975 um caráter de 

mudança. Tivemos três linhas editoriais opostas em um curto espaço de tempo 

figurando no telejornal, o que justifica esse recorte temporal como um bom espaço de 

tempo para se analisar quais eram as principais características dos telejornais e se o 

conhecido posicionamento de seus editores influenciava de alguma maneira na 

construção das matérias. Este é o principal objetivo deste trabalho. 

 

METODOLOGIA 

 A racionalização sobre o período passa por uma avaliação do escopo dos 

telejornais, um escopo aqui bastante variado. O termo “variado” aqui não é usado por 

mero acaso: uma das principais dificuldades desta análise é a extensa variabilidade dos 

objetos, apresentados de diferentes fontes e diferentes formas. Era necessário, antes, um 

caminho metodológico prévio que contemplasse todos os corpus, a fim de retirar os 

materiais necessários para que realizemos o nosso estudo dialético. 

 Mas que corpus é esse? Conseguimos amostras do “Hora da Notícia” de 

maneiras variadas. Solicitamos à própria Fundação Padre Anchieta amostragens dos 

telejornais da época. Infelizmente, muito do arquivo se perdeu, sobrando apenas alguns 

excertos. Conseguimos um script completo de um “Hora da Notícia” durante o período 

em que Walter Sampaio foi diretor de jornalismo da emissora. Além disso, conseguimos 

assistir a uma matéria datada logo após o tempo em que Fernando Jordão foi diretor de 

jornalismo da emissora, com Vlado como editor e boa parte da sua equipe sob sua 

administração. 

  Os dois períodos são muito importantes para compreendermos as mudanças no 

telejornalismo da Cultura, e levarmos essas ponderações à nossa síntese. Porém, os 

documentos reunidos não incluem o período de dois meses em que Vlado dirigiu o 

jornalismo. A análise poderia ser prejudicada por esta lacuna. A solução encontrada foi 

usar o trecho de script do “Hora da Notícia” reproduzido no livro “Meu Querido 

Vlado”, de Paulo Markun. Apesar de não ser um script completo, esperamos que a 



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Caxias do Sul - RS – 15 a 17/06/2017 

 

 4 

própria metodologia, novamente, uniformize as variáveis em termos de linguagem e 

conteúdo sob a égide documental.  

 A perspectiva aqui adotada é a do documento. Ora, se este é um trabalho que se 

pretende contribuir para os estudos em história da comunicação, analisar os objetos sob 

uma perspectiva histórica se faz necessário. Biografias, relatórios de entrevista, scripts 

antigos de telejornais, são documentos, registros escritos que permitem, através de uma 

metodologia adequada, reconstruir a história. André Cellard, autor aqui usado como 

fonte para essa construção metodológica, define documento da seguinte maneira: 

 

De fato, tudo o que é vestígio do passado, tudo o que serve de 

testemunho, é considerado como documento ou “fonte”, como é mais 

comum dizer atualmente. Pode tratar-se de textos escritos, mas também 

de documentos de natureza iconográfica e cinematográfica, ou de 

qualquer outro tipo de testemunho, registrado, objetos do cotidiano, 

elementos folclóricos, etc. No limite, poder-se-ia até qualificar de 

“documento” um relatório de entrevista, ou anotações feitas durante 

uma observação, e etc. (CELLARD, p.267, 2010) 

 

 Segundo o próprio CELLARD (2010), o método consiste em, ao captar um 

documento, analisá-lo em quatro partes diferentes, a fim de captar a essência do que ali 

está: o “contexto”; o “autor (ou os autores)”; a “autenticidade, a confiabilidade e a 

natureza do texto” e os “conceitos-chave e as lógicas internas do documento”. Após 

definidos esses cinco elementos, o pesquisador parte para a análise, onde ele vai tirar as 

conclusões a partir das cinco partes antes separada, como linhas auxiliares.  

 Logo, ao selecionarmos os trechos das biografias, ou mesmo extrair informações 

dos scripts telejornalisticos, a pergunta matriz que guia esse trabalho deve estar sempre 

posicionada como um norte para a análise: queremos descobrir o papel da atuação de 

Vladimir Herzog no jornalismo da TV Cultura no drástico enredo de sua morte. 

Encontrar diferentes posicionamentos para essa questão é essencial para o 

desenvolvimento da análise dialética posterior. 

Antes de passarmos para os objetos, vamos dissecar um pouco as seis partes de 

Análise Documental. O “contexto” se refere à realizar uma série de apontamentos sobre 

o ambiente histórico, social, geográfico, econômico e político em que determinado 

documento foi elaborado. “O exame do contexto social global, no qual foi produzido o 



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Caxias do Sul - RS – 15 a 17/06/2017 

 

 5 

documento e no qual mergulhava seu autor e aqueles a quem ele foi destinado, é 

primordial, em todas as etapas de uma análise documental” (CELLARD, p.299, 2010). 

 A parte que analisa “o autor ou os autores” se refere não somente a analisar e 

descrever quem foi o indivíduo ou grupo que redigiu aquele texto, mas também estudar 

em nome de quem ou do que esse autor fala, configurando aqui também em uma análise 

dos interesses postos e das relações de influência na produção do documento.  O setor 

de “autenticidade, confiabilidade e natureza do texto” dialoga também com essa parte, 

uma vez que é necessário elencar qual o grau de envolvimento para se concluir se houve 

afastamento de todo e qualquer envolvimento do autor com o objeto do documento ou 

se sua atuação foi influenciada diretamente. Ter uma real compreensão do autor e do 

seu papel com o documento nos ajuda a responder perguntas como se os autores:  

 

Foram testemunhas diretas ou indiretas do que eles relatam? Quanto 

tempo decorreu entre o acontecimento e a sua descrição? Eles 

reportaram as falas de alguma outra pessoa? Eles poderiam estar 

enganados? Eles estavam em posição de fazer esta ou aquela 

observação, de estabelecer tal julgamento? (CELLARD, p.301, 2010) 

 

 Estudar a “natureza do texto” se refere a estudar o tipo de documento inserido, 

qual a fonte que ele surge para se adaptar ao contexto analisado anteriormente. Esse 

aspecto se coloca no meio termo entre o contexto e a autenticidade, pois aqui cabe 

considerar que existe sim um viés tendencioso em todo e qualquer texto, e o seu local de 

origem (e  aqui não me refiro apenas à perspectiva geográfica) é o que denota isso.  

A última das quatro partes, e talvez a mais importante para a análise, é a de 

expressar os “conceitos-chaves e a lógica interna do texto”, onde se mapeiam quais as 

temáticas principais que cercam o texto. “Certamente, o trabalho de análise preliminar 

não poderia estar tão completo e, por tanto tempo, que o pesquisador não tivesse o 

sentimento de ter compreendido satisfatoriamente o sentido dos termos empregados 

pelo autor ou os autores de um texto” (CELLARD, p.302-303, 2010). No caso do nosso 

trabalho, há uma relação de causa e consequência aqui posta, pois os conceitos-chave 

devem ser congruentes nos diferentes documentos. É daqui que extrairemos os termos 

para a nossa análise posterior. 

Após lidos esses aspectos, passa-se à análise, que é o texto final, onde se 

concentra as principais informações e conclusões a serem percebidas pelo texto. O 



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Caxias do Sul - RS – 15 a 17/06/2017 

 

 6 

principal papel aqui é o de unir fatos que antes estavam desconexos, fragmentos, para se 

descobrir as realidades que ficam ocultas nas diferentes formas de documento. No caso 

particular do nosso estudo, a análise acompanhará de um resumo dos trechos extraídos 

da biografia, pela pouca praticidade de reproduzi-los. De novo, o grau de variedade dos 

objetos estudados necessita de um método que una esses diferentes fractais. A leitura 

atenta, detalhada e contextualizada dos documentos é o que cumprirá essa função. 

Todos esses processos foram considerados na produção das análises de cada documento, 

que serão reproduzidas aqui neste trabalho. Os demais processos não serão reproduzidos 

por questão de espaço.  

É necessária também uma definição dos aspectos teóricos e históricos que 

abarcam as produções telejornalisticas da época. No trabalho de MATTOS (2010), o 

período se enquadra no que ele chama de “Período Populista”, onde a expansão da TV 

se deu amplamente por financiamento bancário, em um período histórico em que o 

sistema bancário estava intensamente regulado pelo Regime Militar. Além disso, o Ato 

Institucional de Número 4 proibiu estrangeiros de possuírem concessões de rádio e 

televisão, e condicionou a aprovação das concessões a uma conferência das contas do 

interessado. Essas decisões econômicas foram essenciais para a mudança da linguagem: 

a adoção de um modelo que, por obrigatoriedade, deveria ser nacional e empresarial.  

REZENDE (2010) por sua vez, vai apontar que o período pode ser enquadrado 

como o chamado “Telejornalismo de redes” com o surgimento de grandes cadeias 

centralizadoras e com o Jornal Nacional sendo a principal referência prática. O próprio 

pesquisador vai apontar que o “Hora da Notícia” surge como uma exceção a esse 

modelo, um resgate ao telejornalismo das cidades. Sobre as interferências do Regime 

Militar e suas consequências no imaginário popular do telejornalismo, COUTINHO e 

MATA (2010) vão trazer a perspectiva de que a nacionalização das redes gerava o 

conceito da “transmissão simultânea” por acordos de filiação, reduzindo o papel 

regional na abordagem telejornalistica. Esse modelo seria a materialização do desejo da 

integração nacional, tendo contado com a intervenção militar desde o início e 

favorecendo o empresariado nacional, principalmente o residente em regiões mais 

favorecidas economicamente, como o sudeste, que teriam a sua produção nacionalizada 

para todos os locais do Brasil.  

 

 

 



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Caxias do Sul - RS – 15 a 17/06/2017 

 

 7 

 

 

ANÁLISE 

 

1- Reportagem do “Hora da Notícia” de 31/7/1974 

Análise 

 A matéria aborda uma reorganização no estacionamento do Parque do 

Ibirapuera. Com a mudança, o parque passaria por uma reforma paisagística, 

privilegiando mais o verde de flores e árvores novas a serem plantadas. Além disso, o 

estacionamento seria fechado para tráfego nos finais de semana, virando uma área de 

passeio. Parte do estacionamento seria usada no trabalho de paisagismo, reduzindo o seu 

tamanho. A matéria não possui a figura do repórter em frente à câmera, sendo narrada 

pelos próprios âncoras. Depois, entra a primeira fonte, o renomado paisagista Roberto 

Burle Marx, um dos responsáveis pelo projeto. Burle Marx comenta que o projeto seria 

vantajoso porque São Paulo precisaria de mais parques. 

 Em off, os apresentadores mostram o projeto, com descrições das vegetações e 

dos setores culturais que serão implementados com a mudança. Imagens das maquetes 

acompanham a narração, além de imagens do próprio parque. Até aqui, a matéria 

contradiz a tese de que aquela produção seria diferenciada de uma merda propaganda 

governamental, ou simplesmente a produção de um jornalismo institucional. As 

diferenças começam a surgir quando a matéria aborda a questão do estacionamento ser 

fechado para passeio nos finais de semana. 

 A primeira fonte entrevistada é um motorista anônimo, em seu carro. O 

motorista afirma que isso será bom para os fins de semana, mas que na semana seria 

impossível adotar algo deste tipo, pois poderia atrapalhar a sua rotina. Uma chamada em 

off introduz que os que mais tem reclamado da nova medida são os proprietários das 

autoescolas paulistas. Um destes donos entra em quadro, comentado que, nos finais de 

semana, o Ibirapuera era o melhor ambiente para se praticar com os estudantes. Outro 

dono também protesta, argumentando que se deveriam combater os “vagabundos” e os 

“malandros” nos parques, não as autoescolas. 

 Voltamos para os âncoras no estúdio. Costumeiramente isso demarca o fim de 

uma matéria telejornalistica, mas aqui o recurso serviu para substituir o artifício da 

“passagem”, já que a matéria não conta com a presença de um repórter na primeira 



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Caxias do Sul - RS – 15 a 17/06/2017 

 

 8 

pessoa. Os âncoras anunciam uma nova perspectiva: a das prostitutas que frequentam o 

parque. A câmera volta para a cena, onde um grupo de prostitutas se alinha, com uma 

mais à frente, dando o seu depoimento. A moça, fala abertamente sobre como a medida 

irá prejudicá-la, já que o Ibirapuera era um dos poucos locais seguros para se prostituir 

durante o dia. Além disso, ela reitera que isso ampliaria a dificuldade de se prostituir na 

rua, já que a concorrência vinda das boates destinadas à prostituição estava cada vez 

mais intensa. 

 E a matéria termina. Como apontamos em um dos itens anteriores, a matéria 

possui cinco fontes entrevistadas. Uma delas pode ser considerada oficial (Burle Marx), 

apesar de não ser uma autoridade representativa do Governo do Estado de São Paulo. 

As outras quatro são cidadãos que, de diferentes maneiras, teriam as suas vidas alteradas 

positivamente ou negativamente pela medida. Um dos pontos mais importantes a serem 

abordados aqui é a amplitude de perspectivas que a matéria trás. É notório o fato da 

matéria falar abertamente de prostituição, a tratando como mais uma profissão, com 

implicações econômicas de qualquer outro ofício, em 1974 

 Para além disso, o ponto de vista dos proprietários de autoescola é interessante 

também para mostrar a variedade de utilidades que o estacionamento pode ter para 

diferentes pessoas. Assim, a matéria traz a informação, e a explicação sob uma 

perspectiva oficial e técnica, mas também se conectou com os sentimentos daqueles que 

estariam diretamente envolvidos. O fato de não haver um repórter em primeira pessoa 

aumenta a sensação de que os depoimentos são o foco da exibição, já que não há uma 

figura de “protagonismo” na tela. O repórter fala em quantidade reduzida na matéria, 

sendo as fontes as que têm mais voz no tempo de reportagem. Figuras oficiais aparecem 

em menor quantidade, dando o maior destaque à figuras populares, que podem ter a sua 

vida interferida pela pauta.  

A televisão é, por excelência, um espaço enunciativo que privilegia 

narrativas que se voltam para o que vem sendo chamado de história do 

presente, o conjunto de fatos cotidianos da vida social do país. James 

Carey considera estes relatos como uma forma cultural que pode ser 

compreendida historicamente porque institucionaliza a consciência 

cultural de uma sociedade. No caso do jornalismo, a narrativa 

dramatiza as ações e oferece ao leitor não apenas conteúdos, mas um 

modo de vivenciar relações sociais. (MOTA, 2010, p.161) 

 



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Caxias do Sul - RS – 15 a 17/06/2017 

 

 9 

 A matéria confirma a tese de que o jornalismo de Jordão e Vlado (este primeiro 

representado por sua equipe e o último como editor do telejornal) em 1974 tinha no 

depoimento popular a sua âncora produtiva de um jornalismo diferente. A emissora 

estatal estava noticiando as ações do Governo, mas também mostrando diferentes 

pontos de vista, inclusive críticos. Se formos tomar como base a literatura que conta a 

história do telejornalismo no período, podemos concluir que este é um tratamento 

diferenciado da produção da época, mais sisuda e alinhada com o discurso oficial. É 

possível supor também que esta linha era ainda mais radical nos meses anteriores, 

quando Jordão estava no comando do jornalismo da emissora, e fora demitido, 

justamente, por não se alinhar com o desejo do Regime no estado de São Paulo. 

 

 

2- Script do “Hora da Notícia” de 01/07/75 

Análise 

O telejornal contém, ao todo, 18 notícias exibidas, com temáticas, formatos e 

tons diferentes. No quadro abaixo, é possível se ter um melhor horizonte da montagem 

do “Hora da Notícia” naquele início de julho de 1975: 

 

Tabela 1 - Tema e tom das matérias do “Hora da Notícia” de 01/07/1975 

 

Fonte: Arquivo TV Cultura 

Sete destas matérias são notícias internacionais, uma é nacional e o restante das 

outras dez tem caráter local. O grande número de matérias internacionais é 

impressionante, mas é importante fazer o adendo que eram matérias curtas, como notas, 

sem inserções diferenciadas. A exceção fica a cargo da matéria do um ano da morte de 

Perón, que é usada para exemplificar a situação caótica do governo de Isabelita Perón 



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Caxias do Sul - RS – 15 a 17/06/2017 

 

 10 

na Argentina. Apenas uma notícia nacional também é algo a se notar, para um jornal 

que, apesar de ser produzido em São Paulo, era transmitido em cadeia para emissoras 

afiliadas. Esse modelo mais local vai na contra-mão do que é falado na nossa leitura 

sobre o telejornalismo brasileiro nos anos 70, algumas páginas acima, que privilegia a 

nacionalização da notícia. 

Essa matéria nacional é sobre a cassação do senador pernambucano Wilson 

Campos, bem como a cassação dos direitos políticos do industrial Carlos Alberto 

Menezes de Sá e do ex-presidente do Banco de Pernambuco Romero do Rego Barros. 

Ambos estiveram envolvidos no “Caso Moreno”, de financiamento irregular da 

produção de algodão das indústrias de Sá por parte do Banco, com a mediação do 

senador. A cassação se deu através do AI5, e a própria chamada atenta para isso, mas 

sem perder o tom neutro. A notícia entra após a chamada dos âncoras, algo raro no 

“Hora da Notícia”. 

No geral, o telejornal fazia pouco uso de adjetivos no seu script, adotando um 

tom neutro em sua construção. O tom negativo é usado apenas para falar de terceiros 

(como o governo argentino) ou para reforçar conceitos públicos, como a expressão 

“drama”, repetida duas vezes na matéria sobre o incêndio na capital paulista. O tom 

positivo é usado na última e mais longa matéria, sobre um projeto do governo paulista 

de extensão do funcionamento das escolas públicas na periferia durante as férias, para 

ocupar as crianças. A matéria ocupa mais de 20% do script, e amplia a questão em 

várias nuances, todas positivas. É, sem, sombra de dúvida, uma exaltação à um projeto 

governamental. Um destaque interessante a se fazer é a notícia sobre a vacinação contra 

a meningite, usando o tom neutro em sua redação e ocupando apenas meia lauda do 

script.  

No ano anterior, a notícia de que havia um surto de meningite na capital paulista 

foi um dos grandes motivadores da demissão de Fernando Jordão, já que ele publicara a 

notícia no jornal sem a autorização do governo do estado, que temia geração de pânico 

na população (mesmo que isso não a informasse do que seria necessário para se prevenir 

ou remediar a doença). Segundo MARKUN (2005), o governador Laudo Natel pediu 

expressamente para que esta notícia não fosse veiculada. Como a equipe exibiu a notícia 

mesmo assim, o então diretor da Fundação Padre Anchieta (que administra a TV 

Cultura) José Bonifácio Nogueira foi exonerado do cargo. Após o episódio, o novo 

diretor da emissora, Antônio Guimarães Ferri, demitiu Fernando Pacheco Jordão. 



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Caxias do Sul - RS – 15 a 17/06/2017 

 

 11 

O “Hora” de julho de 1975 era um jornal que usava poucas fontes e elas eram, 

integralmente, fontes oficiais. Talvez o que mais se note de diferença em relação à 

produção de 1974 seja justamente a questão do depoimento popular, base organizativa 

da edição anterior e agora desaparecida. O jornal também dava pouco espaço para 

variedades e cultura, havendo apenas uma matéria com esse enfoque (a da chegada dos 

cursos de sintetização sonora). A falta de contraponto também é notada (muito 

relacionada ainda à falta de sonoras), já que matérias como a da projeção de uma 

instalação nuclear no Brasil, são tratadas com uma neutralidade asséptica. 

O noticiário internacional, apesar de ser creditado no quadro como “tom neutro”, 

serve como um reforço ao status quo, já que as notícias negativas vêm, quase que 

inteiramente, de países subdesenvolvidos marginalizados em relação às grandes 

estruturas internacionais. Não há aqui uma manutenção da felicidade geral (embora 

possa se elencar um pouco disso pelo fato de o programa terminar com uma notícia 

“positiva”), já que notícias negativas (como a do incêndio) foram transmitidas, porém a 

de se refletir que, no geral, a edição contribui pouco para a reflexão do telespectador, 

sendo apenas informativa. Assim sendo, é sim possível afirmar que, em relação à 1974, 

esta edição do “Hora da Notícia” contribui para a manutenção do status quo, juntamente 

com os outros telejornais da época. 

 

3- Trecho do script do “Hora da Notícia” com data indefinida, publicado no livro 

“Meu Querido Vlado”, de Paulo Markun 

 Análise 

 A matéria fala sobre o encerramento da convenção nacional da Aliança 

Renovadora Nacional, a ARENA, partido que representava o status quo durante o 

bipartidarismo imposto pelo Ato Institucional de número 2, instutuído em 1965. O 

ponto de partida é o discurso do Presidente Ernesto Geisel, proferido ao fim da 

convenção. Em seu discurso, Geisel pediu que os membros do partido abrissem mão de 

interesses pessoais em prol da ARENA. Otimista, afirmou que a Arena se sairia bem nas 

eleições municipais de 1976 e parlamentares de 1978. Ainda pregou contra a corrupção 

e rogou por uma melhoria no sistema judiciário brasileiro. 

 O telejornal conecta esta notícia com a de que a convenção do Movimento 

Democrático Brasileiro (MDB, a oposição do bipartidarismo brasileiro) chegava ao seu 

fim, com discurso de encerramento realizado pelo presidente do partido, o deputado 

Ulysses Guimarães. Um trecho do discurso é mostrado. O discurso do deputado, em 



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Caxias do Sul - RS – 15 a 17/06/2017 

 

 12 

tom poético, evoca que a oposição representa do Brasil na luta para que as 

reivindicações da população sejam garantidas. Conclui sua fala com um grito de guerra 

que entoa que “a nossa luta continua”. 

 Essa notícia se interconecta imediatamente já com outra notícia, a de que, em 

ambas as conferências, o status quo interno dos partidos saiu vitorioso (nas figuras e 

Geisel e Ulysses), apesar de se citar que houve uma organização para se criar uma 

oposição contra Ulysses Guimarães. O trecho final do script denota algumas das 

diferenciações da matéria que pretendemos abordar aqui: 

 

FABBIO: As convenções não responderam a uma importante questão política: 

o futuro do sistema partidário brasileiro. Arena e MDB continuarão a existir ou 

o governo favorecerá a criação de outros partidos? Em Brasília, Hora da 

Notícia ouviu a opinião do vice-presidente do MDB. (MARKUN, 2005, p.90) 

 

 Percebe-se que o principal destaque que daremos aqui é o conceito de transição 

entre as matérias, criando uma sensação de causa e consequência entre elas. Esse 

conceito vai além, na nossa busca pela combatividade presente no programa, quando 

analisamos do ponto de vista comparativo. O discurso mais enérgico de Ulysses 

Guimarães é mostrado (um trecho), enquanto o de Geisel é apenas citado. A hegemonia 

na Arena é retratada de modo fatalista, enquanto, no MDB, se abre espaço para debater 

que haviam grupos internos se organizando contra Ulysses: em um a hegemonia é causa 

do próprio processo, enquanto em outro, constantemente disputada no modelo 

democrático. 

 Por último, é importante citar a ideia de que esse trecho leva a notícia, pontual, 

factual, para o questionamento mais amplo. A notícia (ou as notícias) é a de que as 

convenções estavam se encerrando e os pensamentos hegemônicos em ambos os 

partidos se mantiveram. A maneira como as notícias se interligam leva, no final, ao 

questionamento sobre todo o sistema bipartidário brasileiro. Infelizmente o trecho se 

encerra com essa informação (a chamada da sonora do vice-presidente do MDB), sem 

sabermos como o script desenvolveu essa parte, mas só o fato de que ambas as notícias 

discorrem para um questionamento sobre o próprio sistema partidário como um todo 

nos leva a refletir sobre como o jornalismo de Vlado não tinha a mera intenção de 

contar notícias, mas também de transitá-las para questões mais amplas sobre o papel do 

cidadão. 



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Caxias do Sul - RS – 15 a 17/06/2017 

 

 13 

  

  

CONCLUSÕES 

  

 

 Analisando os três documentos que compreendem em três diferentes períodos do 

telejornal podemos inferir que as linhas editoriais se alteraram de maneira clara, 

principalmente no período que compreendeu a saída de Fernando Pacheco Jordão e a 

chegada de Walter Sampaio ao veículo. É importante notar que esta mudança não se dá 

por caracteres implícitos, como se o telejornalismo praticado por Herzog e Jordão fosse 

um verdadeiro manifesto contra o regime, e sim por escolhas redacionais explicitadas 

pela nossa análise documental, principalmente no que tange à valorização do 

depoimento popular em detrimento da voz oficial e à interconectividade entre os fatos 

noticiosos. 

 É importante ressaltar as limitações deste processo, como, por exemplo, a 

diferenciação entre a grandeza dos escopos analisados. Temos uma matéria, um script e 

uma parte de um script. Os três, mesmo que sejam homogeneizados na perspectiva do 

documento (o que, em parte, resolve o problema apresentado pelo fato de um dos 

objetos não se apresentar como um texto, em papel, e sim como um produto em 

audiovisual), ainda apresentam grandes diferenças quanto ao alcance. Por outro lado, 

esse aspecto é atenuado pelo estudo dos contextos históricos presentes em cada um dos 

objetos que, mesmo que não tenham sido detalhados aqui, ajudaram a compreender 

melhor como e onde se encaixam esses produtos de Comunicação Social. 

 Esse trabalho pretendeu contribuir para os estudos históricos da comunicação, 

principalmente no que tange à repressão e censura ocorridos durante a ditadura civil-

militar brasileira (1964-1985). Compreender que sim, havia uma diferenciação 

metodológica e prática no jornalismo praticado por Fernando Pacheco Jordão e 

Vladimir Herzog nos auxilia a apreender sobre o real papel desse jornalismo nas 

perseguições sofridas por ambos – principalmente Vladimir Herzog.  

 

 

 

 

 



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Caxias do Sul - RS – 15 a 17/06/2017 

 

 14 

 

REFERÊNCIAS 

DANTAS, A. As duas guerras de Vlado Herzog – Da perseguição nazista na 

Europa à morte sob tortura no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012; 

 

CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: 

enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008; 

 

MATTOS, Sergio. A Evolução Histórica da Televisão Brasileira. In: VIZEU, Alfredo; 

PORCELLO, Flávio; COUTINHO, Iluska (orgs). 60 anos do telejornalismo no Brasil. 

Florianópolis: Insular, 2010; 

 

REZENDE, Guilherme Jorge de. 60 anos de jornalismo na TV Brasileira: percalços e 

conquistas. In: VIZEU, Alfredo; PORCELLO, Flávio; COUTINHO, Iluska (orgs). 60 

anos do telejornalismo no Brasil. Florianópolis: Insular, 2010; 

 

COUTINHO, Iluska; MATA, Jhonatan. Dos personagens à incorporação do público: 

uma análise sobre o lugar do cidadão no telejornalismo. In: VIZEU, Alfredo; 

PORCELLO, Flávio; COUTINHO, Iluska (orgs). 60 anos do telejornalismo no Brasil. 

Florianópolis: Insular, 2010; 

 

MOTA, Célia Ladeira. Imagens do Brasil: televisão e memória social. In: VIZEU, 

Alfredo; PORCELLO, Flávio; COUTINHO, Iluska (orgs). 60 anos do telejornalismo 

no Brasil. Florianópolis: Insular, 2010; 

 

MARKUN, Paulo. Meu Querido Vlado. A História de Vladimir Herzog e do Sonho 

de uma Geração. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.  

 

 

 

 

 

 

 


