ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00003</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Proposta de comunicação integrada entre os canais institucionais da FURB</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;João Vitor da Silva Costa (Universidade Regional de Blumenau); Nicole Pasini Trevisol (Universidade Regional de Blumenau)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Comunicação Integrada, planejamento, crise de identidade, comunicação institucional, FURB</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho é resultado de um projeto desenvolvido durante a disciplina de Assessoria de Comunicação do Curso de Jornalismo da Universidade Regional de Blumenau - FURB, que teve como objetivo planejar ações estratégicas de relacionamento com os seus públicos internos e externos. A proposta visa fomentar o orgulho de pertencer à FURB entre os seus públicos e trazer um novo panorama para a comunicação da FURB, uma vez que a mesma passa por uma crise de identidade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> A Universidade Regional de Blumenau- FURB, iniciou seus trabalhos no ano de 1953 e toda sua história está atrelada ao desenvolvimento de Blumenau e do Vale do Itajaí. A instituição, que é referência e uma das melhores universidades do Estado, atualmente conta com mais de 40 cursos de graduação e mais de 70 de pós-graduação stricto sensu e lato sensu. Possui a maior biblioteca de Santa Catarina com mais de 540 mil volumes. Mantém, ainda, a escola de ensino médio Etevi, a primeira emissora de TV educativa do Estado a FURB TV (canal 13) e a estação radiofônica educativa FURB FM (107,1). Neste contexto, o papel da comunicação na instituição de ensino superior é de total relevância, uma vez que sua missão, valores e visão estão entrelaçados com a qualidade do ensino em âmbito de ensino, pesquisa e extensão. Neste sentido, pensando na inovação desta instituição, os estudantes da primeira turma de Jornalismo da FURB, por meio da disciplina Assessoria de Comunicação desenvolveram um Plano de Comunicação Estratégico para a instituição interligando os cincos campos de comunicação da FURB, sendo eles: a FURB TV, a rádio FURB FM, a Coordenadoria de Comunicação e Marketing (CCM, responsável pelas redes sociais e campanhas publicitárias), o Jornalismo (designado para a produção e distribuição de releases e serviços da instituição) e o Website (que atualiza diariamente o site da FURB). (Não entendi essa frase: juntamente com todos os setores citados anteriormente.) Detectamos, durante as aulas, que a FURB precisa melhorar seu ambiente organizacional e relacionamento com todos os seus públicos, uma vez que o setor de comunicação da Furb, produz e distribui conteúdos e imagens da instituição à sociedade diariamente para os mais de 16 mil pessoas, estudantes, professores e servidores, além do público externo que, considerando somente a população do Vale do Itajaí, atinge mais de um milhão e trezentas mil pessoas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo geral deste plano de comunicação integrado é propor um conjunto de ações de comunicação integrada para a instituição como forma de orientar as ações de comunicação da FURB com os seus públicos. Os objetivos específicos da ação são: 1. Organizar as ações de comunicação em um planejamento ordenado; 2. Propor ações de comunicação integrada com vistas à eficiência organizacional; 3. Divulgação do Plano de Comunicação aos agentes envolvidos para a sua possível implantação pelos departamentos e agentes envolvidos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">De acordo com Duarte (2008) um bom planejamento estratégico precisa ter alguns requisitos como representatividade e inovação. Traduzir a identidade da organização; ser inovador e criativo  ter olhos para o futuro; Ser flexível e adaptável; Zelar e prever mecanismos de fiscalização da sua própria implementação; Ter objetivos que gerem estratégias; Adotar como base a missão e os valores da organização; Ter foco claro; Ser medido, acompanhando e avaliado (DUARTE, 2008, p. 215). Por essas razões, o plano integrado de comunicação desenvolvido pelos estudantes da Universidade Regional de Blumenau  FURB, busca estabelecer um relacionamento entre acadêmicos e servidores já que propõe um novo conceito de comunicação para a instituição, possível devido a união entre conhecimento teórico e atividades práticas. Este projeto tem como proposta sugerir atividades a serem implantadas nos canais de comunicação acima citados com o objetivo de fortalecer a marca FURB no âmbito regional, por meio do desenvolvimento do orgulho dos seus públicos em pertencer a essa Instituição. A escolha pelo desenvolvimento do plano de comunicação para a Furb se deu pela insatisfação dos próprios estudantes e servidores perante o posicionamento da instituição em suas mídias. Pensando nisso, o presente trabalho busca despertar novamente o interesse do público interno e externo em estudar na instituição mais antiga do Vale do Itajaí. Para desenvolver essa articulação, os estudantes analisaram e planejaram as ações que buscassem adquirir resultados positivos para a instituição. Segundo Chinem (2003, p. 13-14),  o profissional de assessoria de imprensa estabelece estratégias que englobam iniciativas nas áreas de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, sem que haja necessariamente alguém de determinada área no comando . Nesse contexto comunicacional, se levou em consideração a articulação entre estudos teóricos, pesquisa e habilidade de cada estudante. Os mesmos foram divididos em cinco grupos, sendo que cada grupo ficou responsável por um canal de comunicação da FURB para que, antes de levantarem e apresentarem as propostas, fossem estudados os referidos canais em conjunto com os seus respectivos gestores. Neste sentido, percebe-se que gestores do ensino superior buscam estratégias para consolidar a sua marca, mas não se preocupam com atributos que diferenciam uma empresa de outra como argumenta Karjalainen (2007). Santos (2006) enfatiza que em uma instituição de ensino superior, a marca é uma forma de caracterização da identidade, sendo esse o maior problema constatado pelos acadêmicos: a instituição não possui uma identidade, pois seus setores comunicacionais não estão integrados. Neste quesito, como a comunicação na Universidade Regional de Blumenau não é organizacional, as estratégias comunicacionais não conseguem posicionar a marca no mercado, apesar de toda a tradição na região em que ela está localizada. Percebeu-se, que o modelo comunicacional da FURB não atende as demandas da instituição com a comunidade local.Com isso, o novo plano de comunicação integrada da Universidade será composto por uma equipe transdisciplinar formado por profissionais das três áreas da comunicação (Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas). Tornar público, via imprensa, o trabalho da instituição, tem como finalidade uma prestação de contas à sociedade, para que ela possa avaliar o que está sendo feito e verificar se está de acordo com os seus interesses e necessidades, tornando-se, assim, uma aliada da organização e, portanto, comprometida com sua manutenção. (DUARTE, 2008, p.149) Conforme Duarte (2008) aponta acima, o papel do jornalismo é fundamental para que as instituições tornem públicas as suas ações como forma de prestar contas à sociedade. Entretanto, entende-se que outros profissionais de comunicação podem somar nas ações estratégicas de comunicação que atinjam também a comunicação institucional e mercadológica da marca, uma vez que para existir a universidade precisa de estudantes. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> A construção desse trabalho se deu de maneira gradativa e de forma colaborativa, com o propósito de facilitar o ensino dos estudantes e no desenvolvimento do plano integrado de comunicação. As aulas da disciplina Assessoria de Comunicação iniciaram em fevereiro de 2017, quando os integrantes da disciplina começaram os trabalhos de conhecimento teórico sobre as funções e os serviços de uma assessoria de comunicação. Neste momento, os estudantes já haviam sido separados em cinco grupos, onde cada equipe buscaria conhecer a fundo um setor da instituição, sendo eles: FURB TV, a rádio FURB FM, Coordenadoria de Comunicação e Marketing (CCM), Jornalismo e website. Diante das informações coletadas, cada grupo ficou responsável por desenvolver três releases sobre a Universidade a serem publicados nos canais institucionais de comunicação, fato que criaria conteúdo sobre a FURB, estabeleceria relacionamento com os gestores dos canais e ampliaria o convívio entre as partes. Após isto, a turma aprofundou seus conhecimentos em gerenciamento de crise, justamente quando a instituição passava por problemas em um caso que ganhou visibilidade nacional envolvendo alunos da instituição, provando assim mais uma vez a importância do trabalho. A partir desse momento, iniciou-se uma pesquisa para viabilizar ideias que pudessem trazer resultados para o nosso cliente, que nesse caso era nossa própria instituição de ensino. Detectou-se que os estudantes não se orgulhavam da instituição. Esta dimensão interna possibilitou que os grupos buscassem ideias criativas e possibilitassem a integração de todos os setores, que geralmente trabalham separadamente. Este foi o maior problema encontrado pelos acadêmicos, uma vez que percebe-se que cada setor trabalhava com um conceito, esquecendo do posicionamento da marca e da proposta de comunicação integrada dentro da universidade. Para o desenvolvimento do novo plano integrado de comunicação da FURB, se levou e conta o a situação do ensino superior no Brasil, pois  as instituições enfrentam uma infinidade de questões e desafios no ensino superior , (Beneke, 2011, p. 37), já que observou-se que para a implantação deste plano integrado as equipes enfrentariam alguns problemas burocráticos diante de uma instituição a pública. E por fim, os grupos apresentaram as suas ideias à turma como avaliação da disciplina, mas também, estudar e organizar a implantação deste plano. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para desenvolver o projeto, o presente trabalho foi dividido em cinco partes, são elas: 1. Apresentação e cenário mercadológico: Através de pesquisas bibliográficas os estudantes foram a fundo conhecer a história da Universidade e analisar a importância da implantação de cada setor. Neste momento já foi diagnosticado que faltava uma organização nos ambientes de trabalho da instituição; 2. Produção de releases: Para conhecer melhor cada canal, os estudantes foram desafiados a produzir releases para criar um vínculo com cada setor, sendo que alguns desses viraram pautas dentro da Furb; 3. Análise comparativa com a concorrência: Neste período, buscamos também analisar as ações comunicacionais das concorrentes da instituição para avaliar o posicionamento da marca no mercado; 4. Pesquisa e desenvolvimento do Plano Integrado: Como os estudantes faziam parte da estrutura organizacional da instituição, foi realizado uma pesquisa interna com professores, servidores e acadêmicos, apontando ameaças e oportunidades da universidade. Nesse levantamento foi detectado que os servidores e estudantes não se orgulhavam na Furb. A partir desse momento foram iniciados os grupos de discussão para ações que seriam implantadas na instituição; 5. Lançamento: Para o lançamento do novo plano integrado de comunicação da FURB serão realizadas as seguintes ações: a) Promover conversas pré-agendas com a comunidade interna como forma de socializar o Plano e informar quais são os canais de comunicação oficiais da FURB, quais são as propostas de novos serviços/conteúdos nesses canais e usar esse momento para convidar os usuários a fazerem parte disso produzindo conteúdo, compartilhando informações, curtindo as ações da FURB e fazendo parte da universidade de maneira mais intensa. O objetivo seria atingir o nível de "orgulho" entre os envolvidos por meio do pertencimento; b) Convidar a imprensa regional para um café da manhã para apresentar os canais de comunicação, os profissionais responsáveis por eles como forma de estreitar os laços entre a FURB e a imprensa. Na oportunidade, o Plano será citado aos presentes, seguido por uma visita guiada em alguns departamentos da instituição para aproximar os jornalistas da comunidade acadêmica. Além, disso a equipe de Relações Públicas desenvolverá um kit imprensa com canetas e camisetas. Ações: Conheça abaixo as ações propostas pelo plano integrado de acordo com o canal de comunicação institucional: Ação 1 FURB FM: Ação pesquisada para emissora de rádio da FURB foi em um programa denominado de  Espaço Rock, com propósito de alcançar novos públicos para emissora. O programa radiofônico seria em formato de talk show e promoveria artistas locais. Outra ação dentro do Espaço Rock seria a implantação de jingles publicitários educativos com temas de interesse regional. Para esse setor, também foi desenvolvida uma ação multidisciplinar com todos os setores que seria a cobertura do FITUB (Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau) sendo o maior evento universitário de teatro da América Latina. Apesar, de todo seu tradicionalismo e prestígio do festival os estudantes detectaram que a comunicação do evento não resulta grandes resultados para a Furb, examinando isso os acadêmicos desenvolveram 12 ações para o Fitub, todas elas interligando com os outros setores comunicacionais da instituição. Ação 2 FURB TV: Para a emissora de TV da instituição foi pensando em uma revista eletrônica que mescle entretenimento e informação, juma vez que os estudantes identificaram a falta de programas que falem diretamente para comunidade. Inicialmente, foi desenvolvido o plano para um programa semanal, ao vivo e com duração de 1h. Além disso, a atração contaria com diversos quadros que envolveriam toda a comunidade acadêmica da Furb. Ação 3 CCM: Neste setor, foram observadas duas ações que já fazem sucesso na instituição e decidimos enriquecer as atividades que são a Revista Escolha Certa, produto esse que tem como finalidade divulgar os cursos e práticas da Furb, neste quesito a sugestão seria que os acadêmicos dos cursos de comunicação da instituição (Jornalismo e Publicidade e Propaganda) participasse ativamente na produção da revista em todos os processos (Reunião de Pauta, Redação, Fotografia, Diagramação, Divulgação e Circulação) para que ambos envolvidos aprimorassem seus conhecimentos. Outra ação, seria dentro do maior evento da instituição o Interação FURB, que reúne cerca de 7 mil alunos do ensino médio para conhecer a instituição. A intenção é promover o maior Flash Mob do sul do Brasil, sendo uma maneira de interagir estudantes das mais diversas áreas, além de gerar mídia espontânea para instituição, que teria poucos gastos com a produção. Além disso, produziremos releases e materiais de divulgação da ação. Tudo isso ao som de músicas nacionais, que serão definidas pelos próprios estudantes, no evento oficial do Facebook. Ação 4 Jornalismo: Querendo trazer os estudantes para mais perto da Furb, sendo que a proposta para a ação do departamento de Jornalismo é a reformação do  Blog da Furb , que fez muito sucesso entre 2010 a 2012, mas atualmente não é atualizado. Esse portal, era a porta de entrada de muitos estudantes e jornalistas que acompanharam a rotina da Universidade por esse ambiente. Algumas alterações na forma de produção de conteúdo devem ser feitas em busca de maior engajamento, mais interação como pensar em outros canais de comunicação como Youtube e Facebook. Além disso, para esse canal foi desenvolvido uma ação que aproximasse os jornalistas da FURB com os da imprensa regional, já que percebe-se que muitas atividades da instituição não saem da universidade por falta de divulgação de seus comunicadores. Essa ação é de extrema importância para o impacto regional. Ação 5 Website: Conforme dados revelados pelo censo do IBGE de 2015, 6,2% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. Destas, 3,5%, ou seja, mais da metade, afirmam ter deficiência visual, e auditiva, 1,1%. Na Universidade, de acordo com dados da Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) em um total de 9.776 acadêmicos de graduação, 29 possuem deficiência sensorial, sendo 19 auditivas e 10 visuais. Os números refletem a pouca adesão dessas pessoas na Universidade e é imprescindível que, como uma instituição pública, que recebe semestralmente centenas de novos estudantes, haja a implementação de ações que a transformem em uma instituição acessível e adaptada para todos e por todos. Somente assim, mais pessoas com algum tipo de deficiência se sentirão confortáveis e incluídas na Universidade. A adaptação de sua plataforma online não é necessária apenas pelo fato de a empresa fazer parte do governo municipal, mas pela importância de a instituição se posicionar com comprometimento para possibilitar o direito de acesso à informação para pessoas portadoras dessas deficiências. Entre as propostas desenvolvidas estão: O projeto  Informação Contada tem o intuito de trazer acessibilidade a pessoas com deficiência visual e auditiva que acessam o website oficial da Furb. A ação pretende auxiliar a instituição (Furb) a se tornar o maior portal de notícias e informações institucionais de Santa Catarina com a opção de áudio e vídeo em libras para pessoas com deficiência. A Informação Contada preza pela seriedade jornalística, trazendo no portal apenas notícias de interesse para a população. A outra proposta é o  Portal Acessa Furb tem o objetivo de ser um local exclusivo, assim como o Ava, para docentes, acadêmicos e toda a equipe administrativa da Furb, para que a equipe interna saiba receber, guiar e auxiliar possíveis colegas que tenham deficiências. Além disso, o portal também será um contato direto entre a população que possui deficiências que já faz parte da Furb e a equipe administrativa da universidade. Neste local poderão ser feitas reivindicações, sugestões de melhoria, relatos, entre outros assuntos necessários. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O Plano Integrado de Comunicação da FURB é um conjunto ordenado de estratégias e ações que visam executar trabalhos para a melhoria da universidade. Este plano teve como base para desenvolvimento os apontamentos sobre a atual situação da Furb. De acordo com o Plano de Comunicação existem três áreas que dizem respeito à comunicação dentro da universidade, são elas: Jornalismo/ Assessoria de Imprensa, Publicidade e Propaganda/ Marketing e Relações Públicas. As ações previstas visam melhorar a comunicação interna atuando de maneira mais eficaz na cobertura jornalística e campanhas publicitárias. Com o Plano Integrado de Comunicação 2018, espera-se resgatar nas pessoas que fazem ou que fizeram parte da Furb o orgulho de pertencer/ter pertencido à universidade, captar estudantes e também revigorar no público externo e interno a imagem de uma instituição de ensino superior de qualidade, promovendo dessa forma a mudança, no que diz respeito à imagem da instituição, de  dentro para fora . Entendemos que não é apenas ao criar volumosas campanhas comerciais na mídia que se aumenta o prestígio de uma universidade, mas também é possível ser feita pela divulgação espontânea e positiva através daqueles que fizeram e fazem parte dela. Para que isso ocorra, é fundamental que os públicos interno e externo tenham conhecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão que a FURB desenvolve em âmbito regional, estadual, nacional e internacional.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CHINEM, Rivaldo. Assessoria de Imprensa: como fazer. São Paulo: Summus, 2003.<br><br>DUARTE, Jorge. Assessoria de Imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2008.<br><br>GONÇALVES, L. C., GARRIDO, I. L., DAMACENA. Proposta de um modelo conceitual de valor de marca na nova lógica de serviços. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v.12, n. 36, p. 341-357, 2010.<br><br>RAMEZANALI, M.; SOUZA, M. J. B.; SILVEIRA, A. Os desafios da marca na Instituição de Ensino Superior. Revista Brasileira de Marketing, v. 13, n. 3, p. 78-89, 2014. <br><br>http://www.ebc.com.br/noticias/2015/08/ibge-62-da-populacao-tem-algum-tipo-de-deficiencia<br><br> </td></tr></table></body></html>