INSCRIÇÃO: 00010
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP11
 
TÍTULO: Outdoor Viapar
 
AUTORES: Vitor Facchi (Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz); Nattalia Todeschini Vieira (Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz); Daniela Rolloff (Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz); Alex Sandro Araújo do Carmo (Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz); Ronaldo Frederico Langer (Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz)
 
PALAVRAS-CHAVE: Educação no trânsito, Outdoor, Rodovias, Trânsito, Viapar
 
RESUMO
O presente trabalho foi desenvolvido para a disciplina de Redação Publicitária do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário FAG, tendo como anunciante a empresa Rodovias Integradas do Paraná S/A – Viapar. O objetivo do anúncio publicitário em outdoor é alertar os motoristas sobre os perigos nas rodovias ocasionados por imprudência ao volante. Nesta linha, esta temática foi desenvolvida a partir de uma estratégia discursiva que cria impacto pelo inesperado.
 
INTRODUÇÃO
A Viapar é uma concessionária responsável pelo lote 2 do Anel de Integração do Paraná, abrangendo 547,70 quilômetros da malha viária. A empresa investe todos os anos em campanhas publicitárias novas e criativas com o concurso Prêmio Educriação Viapar, o qual abre espaço para acadêmicos da área de comunicação apresentar suas ideias e produções. A peça de outdoor faz parte de uma campanha publicitária intitulada "Educação no Trânsito: Salve Vidas", constituída por quatro peças publicitárias. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos acidentes no trânsito são consequências de imprudência de motoristas e pedestres. Com o intuito de conscientizar os motoristas sobre essas consequências, foi apresentado um outdoor para ser veiculado nas margens das rodovias sob concessão da Viapar.
 
OBJETIVO
O objetivo da peça é mostrar ao motorista as consequências positivas que podem resultar ao respeitar as leis de trânsito. Com uma apresentação distinta, foi utilizado o conceito de psicologia reversa, visto que o modelo de notícia apresentada na peça provavelmente nunca seria vista em um jornal, e sim ao contrário, ou seja, noticiando tragédias que acontecem nas rodovias. A empresa já realizou inúmeras intervenções nas rodovias para que a conscientização aumentasse, utilizando carros batidos nos acostamentos com alguma mensagem impactante, por exemplo. Porém, ações como essas já são consideradas clichés, ou seja, existem tantas ações iguais ou semelhantes a essa que os motoristas já não se comovem. O objetivo da campanha é conscientizar o motorista de que as imprudências ocasionam perdas em todos os sentidos, e que ao respeitar as leis de trânsito, pode-se evitar uma tragédia.
 
JUSTIFICATIVA
De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o quinto país no ranking mundial de mortes no trânsito. São aproximadamente mais de 1,3 milhões de vítimas de imprudências no trânsito todos os anos. Também de acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal e do jornal Gazeta do Povo, entre os anos de 2014 e 2016 foram 7.434 acidentes graves em rodovias paranaenses, resultando em 2.013 vítimas fatais. Destes acidentes, a grande maioria ocorreu em traçados de pista reta e seca, onde normalmente os motoristas excedem o limite de velocidade e ocasionam tais acidentes por imprudência ao dirigir. Tendo esses dados como base e para alcançar o objetivo de conscientização, o outdoor nos perímetros das rodovias vem a ser um meio de comunicação viável para a campanha. Anúncios como os textos "se beber, não dirija", "não use o celular enquanto dirige" e "use o cinto de segurança" são exemplos de termos que podem não ser absorvidos por pessoas com forte reatância psicológica, ou seja, que sejam de difícil persuasão. Com base nisto e visando um maior impacto, foi utilizada a estratégia de psicologia reversa para a elaboração desta peça. Segundo Souza (2014, online), a estratégia persuasiva chamada de psicologia reversa ou psicologia inversa é "[...] o resultado comportamental de um diálogo ou comunicação no qual uma pessoa faz o oposto do que é sugerido, ou seja, a psicologia inversa acontece quando se convence alguém sugerindo que faça o oposto do desejado". Nesta base, pode-se dizer que a estratégia persuasiva empregado no outdoor realizado para a campanha "Educação no Trânsito: Salve Vidas", segue na linha de inversão justamente porque noticia algo inesperado, dado o fato de que a maior parte das mensagens publicitárias de conscientização no trânsito apela para recursos suasórios com efeitos de sentido trágicos e chocantes.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A psicologia reversa, ou psicologia do paradoxo, consiste em tentar obter um resultado através de uma sugestão contrária ao esperado. É considerada um meio de persuasão forte por impactar, surpreender e levar o receptor a refletir sobre o tema proposto. Acredita-se que o receptor é um sujeito processual e não uma essência. Nesta perspectiva, como afirma Parente (2004, p. 56), "não há sujeito, mas processo de subjetivação. A subjetivação é o processo por meio do qual os indivíduos e coletividades se constituem como sujeitos, ou seja, só valem na medida em que resistem e escapam aos poderes e saberes constituídos". Assim, a estratégia reversa se revela pertinente haja vista que se constitui a partir dos processos de subjetivação do receptor da mensagem. O benefício de anúncios nesse aspecto é abrangente: produzir algo conhecido, como notícias de acidentes de trânsito, e colocá-lo em uma questão contrária, provavelmente irá chamar a atenção do motorista e passageiros por ser algo inusitado, o oposto do conhecido. O desenvolvimento da peça foi realizado em conjunto nos softwares Adobe Illustrator e Adobe Photoshop contando com os processos de colagem e diagramação de todo o conteúdo. A estrutura montada sobre um jornal remonta ao tradicional noticiário veiculado diariamente, onde corriqueiramente há notícias de acidentes de trânsito. Porém, é usada uma manchete reversa, com a imagem de uma família feliz, falando sobre esta ter chegado bem em seu destino, quebrando a expectativa de senso comum de aliar notícias de trânsito a catástrofes. Nos enunciados verbais foi utilizada uma fonte sem serifa, de tamanho grande e de forma simples, valendo-se de contraste entre cores para separar as mensagens: em preto, colocou-se a manchete reversa "Carro com quatro pessoas chega em casa após viagem tranquila"; em azul, colocou-se a mensagem principal da campanha "Já imaginou quantas vidas você pode salvar respeitando as leis de trânsito". A partir da ancoragem do visual e do verbal, também desenvolveu-se a técnica de relações associativas. Segundo Carrascoza (2008, p. 66), "[...] a criação publicitária resulta de uma prática de bricolagem levada a termo pelo redator e pelo diretor de arte [...] que se valem sistematicamente, como matéria-prima, de citações de imagens e enunciados fundadores, interferindo em seu significado". A essa luz, pode se inferir que, com a relação associativa desenvolvida no processos criativo do outdoor, o mote criativo foi desenvolvido seguindo as técnicas de bricolagem. Ainda segundo Carrascoza (2008, p. 67), "[...] a bricolagem, assim como o pensamento mítico, é a operação intelectual por excelência da publicidade".
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Como já citado, a campanha se baseia nos princípios da psicologia reversa e na relação associativa (bricolagem), e todo o seu conteúdo visa quebrar o que já é esperado pelo público.਀儀甀愀渀搀漀 猀攀 昀愀氀愀 猀漀戀爀攀 渀漀琀挀椀愀猀 搀攀 琀爀渀猀椀琀漀Ⰰ 愀 最爀愀渀搀攀 洀愀椀漀爀椀愀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀猀瀀攀爀愀 渀漀琀挀椀愀猀 猀漀戀爀攀 愀挀椀搀攀渀琀攀猀Ⰰ 洀漀爀琀攀猀Ⰰ 椀洀瀀爀甀搀渀挀椀愀猀⸀ 䤀洀愀最攀渀猀 搀攀 挀愀爀爀漀猀 戀愀琀椀搀漀猀 攀 昀氀愀最爀愀渀琀攀猀 搀漀猀 洀愀椀猀 瘀愀爀椀愀搀漀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 愀挀椀搀攀渀琀攀猀 猀攀 琀漀爀渀愀爀愀洀 挀漀洀甀洀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 愀琀甀愀氀 攀 搀攀瘀椀搀漀 愀 攀猀琀愀 挀漀洀甀洀 攀砀瀀漀猀椀漀Ⰰ 攀猀猀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 渀漀 瀀爀漀搀甀稀攀洀 洀愀椀猀 漀 洀攀猀洀漀 攀昀攀椀琀漀 瀀愀爀愀 昀椀渀猀 搀攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 攀猀琀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瘀椀猀愀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 猀甀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀愀㨀 甀猀愀爀 甀洀愀 洀愀渀挀栀攀琀攀 搀攀 樀漀爀渀愀氀 挀漀渀琀攀渀搀漀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 戀漀愀猀 猀漀戀爀攀 甀洀 昀愀琀漀 漀挀漀爀爀椀搀漀 渀漀 琀爀渀猀椀琀漀Ⰰ 渀攀猀琀攀 挀愀猀漀 搀攀 甀洀愀 昀愀洀氀椀愀 焀甀攀 爀攀猀瀀攀椀琀漀甀 愀猀 氀攀椀猀 搀攀 琀爀渀猀椀琀漀 攀 挀栀攀最愀爀愀洀 琀漀搀漀猀 戀攀洀 攀洀 猀攀甀 搀攀猀琀椀渀漀⸀ Quebrando o senso comum, a mensagem consegue levar com maior impacto ao receptor a mensagem da campanha de uma forma diferenciada, e juntamente com o questionamento presente no enunciado base “você já imaginou quantas vidas você pode salvar respeitando as leis de trânsito?”, pode-se levar o receptor, e seus processos de subjetivação, a refletir sobre as consequências positivas de seus atos, se respeitoso no trânsito. Segundo Pinto e Oliveira (2007), a peça publicitária outdoor é um meio de exibição para mensagens rápidas e de fixação objetiva. Nesta linha, o contraste das informações textuais facilita a fixação da mensagem.਀䌀攀猀愀爀 ⠀㈀   Ⰰ 瀀⸀ 㔀㠀⤀ 愀瀀漀渀琀愀 焀甀攀 愀 挀爀椀愀漀 搀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 瀀愀爀愀 漀甀琀搀漀漀爀 搀攀瘀攀 琀攀爀 ᰀ嬠⸀⸀⸀崀 渀漀 洀砀椀洀漀Ⰰ 㠀 猀攀最甀渀搀漀猀 瀀愀爀愀 愀琀爀愀椀爀 愀 琀攀渀猀漀 搀攀猀猀攀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀⸀ 一攀猀琀攀 琀攀洀瀀漀Ⰰ  瀀爀攀挀椀猀漀 愀最愀爀爀愀爀 漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 攀 瘀攀渀搀攀爀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 洀攀猀洀漀 渀漀 攀猀琀愀渀搀漀 渀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀攀渀搀愀ᴀ⸠ 嘀攀爀椀昀椀挀愀ⴀ猀攀 焀甀攀 漀 漀甀琀搀漀漀爀 琀攀洀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 焀甀攀 猀甀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 猀攀樀愀 漀戀猀攀爀瘀愀搀愀Ⰰ 氀椀搀愀 攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀搀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 爀瀀椀搀愀 攀 漀戀樀攀琀椀瘀愀⸀  Outros aspectos importantes do processo criativo são relativos ao uso correto e equilibrado das cores, a dimensão das imagens, a legibilidade dos títulos e a localização de logotipos. Apesar do seu grande formato, normalmente é observado de longe. Por isso, suas mensagens devem ser simples, claras e curtas. Aliado a isto, foi empregado o uso da técnica de aplique, ou seja, da inserção de uma peça física junto ao outdoor para continuação da arte para além dos limites retangulares do mesmo. Seu uso se dá para maior impacto visual, e é um facilitador para o layout, dando mais espaço para as informações ali contidas, facilitando assim tanto a questão estética do mesmo, como também para facilitar a leitura através de um maior aproveitamento de espaço.
 
CONSIDERAÇÕES
Mesmo se tratando de rodovias em bom estado de conservação, vigiadas e monitoradas pela polícia e radares, a grande maioria dos acidentes em rodovias se dão por imprudência dos motoristas.਀唀猀愀渀搀漀 搀攀 洀琀漀搀漀猀 搀椀猀琀椀渀琀漀猀 搀漀猀 挀漀洀甀洀攀渀琀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀Ⰰ 漀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀 搀攀猀琀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 昀漀椀 漀 搀攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀 漀猀 洀漀琀漀爀椀猀琀愀猀 猀漀戀爀攀 愀猀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀猀 搀攀 猀攀甀猀 愀琀漀猀 渀漀 琀爀渀猀椀琀漀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀 漀 洀攀猀洀漀 愀 爀攀昀氀攀砀漀 搀漀猀 猀攀甀猀 愀琀漀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 瀀攀愀 愀焀甀椀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀⸀ 䐀椀琀漀 搀攀 漀甀琀爀漀 洀漀搀漀Ⰰ 愀挀爀攀搀椀琀愀ⴀ猀攀 焀甀攀 攀猀琀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 搀攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 琀挀渀椀挀愀猀 猀甀愀猀爀椀愀猀 挀漀洀漀  漀 挀愀猀漀 搀愀 瀀猀椀挀漀氀漀最椀愀 爀攀瘀攀爀猀愀 攀 搀愀 戀爀椀挀漀氀愀最攀洀Ⰰ 瀀漀搀攀 氀攀瘀愀爀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 瘀攀椀挀甀氀愀搀漀 愀 琀攀爀 甀洀愀 愀搀攀猀漀 愀 琀攀猀攀 搀攀 焀甀攀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 攀 瀀爀甀搀渀挀椀愀 渀漀 琀爀渀猀椀琀漀 瀀漀搀攀洀 猀愀氀瘀愀爀 瘀椀搀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀䄀刀刀䄀匀䌀伀娀䄀Ⰰ 䨀漀漀 䄀渀稀愀渀攀氀氀漀⸀ 䐀漀 䌀愀漀猀  䌀爀椀愀漀 倀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀愀爀愀椀瘀愀Ⰰ ㈀  㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䔀匀䄀刀Ⰰ 一攀眀琀漀渀㨀 䐀椀爀攀漀 搀攀 愀爀琀攀 攀洀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 匀倀㨀 䘀甀琀甀爀愀Ⰰ ㈀   ⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䄀刀䔀一吀䔀Ⰰ 䄀渀搀爀⸀ 䄀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀漀洀漀 渀漀瘀愀 搀椀洀攀渀猀漀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 猀甀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀⸀ 䤀渀 䜀甀愀爀攀猀挀栀椀Ⰰ 一⸀ ⠀伀爀最⸀⤀Ⰰ 䔀猀琀爀愀琀最椀愀猀 搀攀 椀渀瘀攀渀漀 搀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀㨀 愀 瀀猀椀挀漀氀漀最椀愀 猀漀挀椀愀氀 渀漀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀漀 ⠀瀀⸀ 㔀㔀ⴀ㘀㘀⤀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䔀搀椀瀀甀挀爀猀Ⰰ ㈀  㐀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䤀一吀伀Ⰰ 䔀瘀攀氀礀 堀愀瘀椀攀爀㬀 伀䰀䤀嘀䔀䤀刀䄀Ⰰ 一愀琀栀氀椀愀 倀甀挀挀椀⸀ 䄀 䤀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 伀甀琀搀漀漀爀 挀漀洀漀 䴀攀椀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀攀 䴀愀猀猀愀 攀 挀漀洀漀 䴀搀椀愀 䔀砀琀攀爀椀漀爀⸀ 䄀渀愀椀猀 䤀渀琀攀爀挀漀洀Ⰰ ㈀  㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀伀唀娀䄀Ⰰ 䘀攀氀椀瀀攀⸀ 伀 焀甀攀  愀 倀猀椀挀漀氀漀最椀愀 䤀渀瘀攀爀猀愀 漀甀 刀攀瘀攀爀猀愀㼀 䘀甀渀挀椀漀渀愀㼀 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瀀猀椀挀漀氀漀最椀愀洀猀渀⸀挀漀洀⼀㈀ ㄀㐀⼀ 㠀⼀漀ⴀ焀甀攀ⴀ攀ⴀ瀀猀椀挀漀氀漀最椀愀ⴀ椀渀瘀攀爀猀愀ⴀ漀甀ⴀ爀攀瘀攀爀猀愀ⴀ攀氀愀ⴀ昀甀渀挀椀漀渀愀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㐀⼀ 㔀⼀㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀