ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00060</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Concepção de uma embalagem sustentável para a bala banana de Antonina</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Juliana Dias Piastuch (Universidade Federal do Paraná); Maura Regina Franco (Universidade Federal do Paraná); Jéssica Fernandes Cortiano (Universidade Federal do Paraná); Laís Ponciano de Andrade (Universidade Federal do Paraná)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;embalagem, papel semente, regionalidade, sustentabilidade, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho foi elaborado na disciplina de Marketing do segundo semestre do curso de Tecnologia em Comunicação Institucional da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e tem como objetivo apresentar o processo de criação e desenvolvimento de uma embalagem de bala sustentável, pensada com o propósito de reduzir o impacto do lixo não reciclável e criar uma alternativa sustentável de embalagem para um produto tão consumido pela população. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No cenário de consumo atual a embalagem se tornou responsável pela potencialização de vendas, assim como construção e reconhecimento de marcas, tornando-se um dos principais canais de comunicação da marca com o cliente. Tendo como principal finalidade o transporte e armazenamento de produtos, seu tempo de vida útil é baixo e a demanda de produção e descarte se torna cada vez maior, logo pensar em meios de reutilização se tornou essencial para garantir a preservação do meio ambiente. Atualmente, a importância das embalagens está sendo cada vez mais levada em conta, fazendo com que os fabricantes desenvolvam mais aspectos não apenas de conveniência, mas também fatores como inovação, aparência, prestígio e conceito de marca (KOTLER, 1996). Tendo isso em consideração, a proposta do estudo era encontrar uma embalagem diferenciada, que não apenas atraísse o consumidor pela conveniência mas principalmente por seu conceito e utilidade. Dessa forma, como método de avaliação na disciplina de Marketing do curso de Tecnologia em Comunicação Institucional da Universidade Federal do Paraná foi criada pelas alunas do segundo período a embalagem de bala de papel semente, buscando diminuir o impacto causado pelo grande número de lixo não biodegradável despejado diariamente nas ruas e integrar o consumidor com o aspecto ambiental. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo geral deste trabalho visou a elaboração de uma embalagem diferenciada e pensada de acordo com os conceitos estudados no marketing. O resultado se deu na concepção de uma embalagem sustentável para um produto regional, buscando maior engajamento ambiente-social e uma nova visão na questão do descarte do papel. Além disso, o projeto também buscou a integração da teoria e prática na universidade, possibilitando ao grupo a oportunidade de analisar o ambiente atual e adquirir novos conhecimentos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As embalagens apresentam uma ampla variedade de formas, cores, modelos e materiais e fazem parte de nossa vida diária de diversas maneiras. Algumas são reconhecidas coincidentemente, outras por uma influência mais sutil. Todas, porém, proporcionando benefícios que justificam a sua existência. O produto e a embalagem estão se tornando tão inter-relacionados que já não se pode considerar um sem o outro. A importância da embalagem gera no mercado uma crescente demanda de produção de embrulhos que são rapidamente descartados no meio ambiente. Devido ao tamanho um simples papel de bala parece ser inofensivo, mas se pensarmos na quantidade de papéis de bala que são diariamente dispensados no meio ambiente o prejuízo ambiente à longa escala pode ser grande.  Algo que, quando descartado, é tão pequeno, e para quem descarta parece que é inofensivo, quando somados a outros lixos que parecem ter a mesma característica, seu potencial de substâncias tóxicas pode ser prejudicial à saúde, solo e ao meio onde vivemos (BECKER, BARCELLOS, DA VEIGA, 2013, p.1). A utilização do papel semente possibilita uma reciclagem rápida e sem grandes custos, afinal é necessário apenas que consumidor pique o papel e o plante em um local com terra. Ao adquirir o produto o consumidor estará contribuindo para a redução do carbono na atmosfera, participando ativamente do movimento de responsabilidade socioambiental e desenvolvimento sustentável, cada vez mais acentuado em nosso país. Além disto, estará também garantindo a geração de renda às pessoas das comunidades que participam da produção deste tipo de papel. O produto escolhido também teve grande importância na concepção do conceito da embalagem. A Bala de Banana é um produto regional produzido por uma empresa familiar na região litorânea do Paraná, é feita com produtos locais e é amplamente conhecida nas regiões litorâneas, capital e região metropolitana do estado do Paraná. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a realização do trabalho foram utilizadas técnicas desenvolvidas na disciplina de Marketing, tais como analisar preço, praça, promoção e produto. Conforme Kotler e Armstrong (1999. p. 31) definem, o Mix de Marketing é o conjunto de variáveis utilizadas para influenciar a demanda do produto de acordo com o público alvo. Para chegar no conceito da embalagem, foi utilizado entre o grupo o brainstorming, técnica utilizada, geralmente em grupo, onde cada um expressa suas ideias de forma informal, estimulando a criatividade por meio do dinamismo (ASHBY; JOHNSON, 2016. p. 49). Ao analisar o recente engajamento maior do consumidor brasileiro com questões ambientais, o grupo decidiu estruturar uma embalagem que fizesse com que essa questão fosse cada vez mais estimulada. Nesse ponto, iniciou-se a análise do ambiente, onde foi definido público-alvo, preço, pontos de comercialização e formas de promoção. O produto que contém a embalagem é um produto existente e já tem uma identidade visual estabelecida, no entanto, o grupo definiu que um novo visual seria indispensável para apresentar esse novo conceito sustentável. A nova identidade visual da embalagem visa um design moderno e minimalista. As cores formam uma linguagem imediata e levando em conta que diariamente os consumidores estão expostos à diversas cores e estímulos, a escolha certa da cor chama a atenção, sendo como um cartão de visita do produto e o conectando com o consumidor (FARINA, 1990). A escolha de cores (verde, marrom e amarelo) em tons mais abertos, compõem uma paleta mais orgânica para conversar melhor com o propósito de um produto mais ecológico e sustentável. O elemento de destaque é uma ilustração da fruta (banana), que é a matéria prima do produto e um produto regional. Nesse caso, conforme Chinen (2011. P. 108)  o uso da ilustração [...] tem a oportunidade de introduzir conotações conceituais, aumentar o detalhe seletivamente e acrescentar o aspecto interpretativo da visualização pessoal. Além disso, a embalagem contém informações como fabricante, CNPJ, número de registro e informações nutricionais, informações indispensáveis em qualquer embalagem. Utilizou-se o método de silkscreen (serigrafia) ou jato de tinta a base de água para evitar a contaminação das sementes no processo de impressão do rótulo e das informações na embalagem. A identidade visual foi desenvolvida no Adobe Illustrator, software de edição vetorial. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A embalagem busca um apelo sustentável e natural, conectando-se ao produto e à regionalidade que ele apresenta. O papel semente é um tipo de papel reciclado, artesanal e 100% biodegradável. É desenvolvido a partir de uma pasta base de papel reciclado, sem nenhum processo químico na sua fabricação. Nesta pasta são inseridas sementes de alta qualidade, resultando em um produto diferenciado, sustentável, pensado para não ser descartado como lixo. O design da embalagem foi pensado para que todo esse conceito se integrasse, portanto, utilizou-se um contexto minimalista. Na figura 1, é possível observar a antiga identidade visual da embalagem já utilizada na bala de Antonina. Para aproximar-se desse conceito minimalista que o grupo buscava, foi desenvolvido uma nova identidade. Na figura 2, apresenta-se o novo logotipo da bala, a figura da banana remete ao produto e proporciona um conceito regional. Nesse projeto a escolha da cor verde da simboliza a natureza e remete a questão da sustentabilidade, responsabilidade ambiental e ecologia, além caracterizar um produto natural. O marrom também transmite conceitos associados à natureza, e por ser uma cor quente, neutra e natural é muito utilizada em produtos orgânicos. Por fim, o amarelo representa a matéria prima, a banana, e, além disso, tem o poder de estimular o apetite e chama atenção, despertando impulsos de adesão. É uma cor feliz e acolhedora e é muita utilizada para atrair o olhar do consumidor para elementos-chave no projeto (FARINA, 1990). A embalagem como um todo contém o logotipo da marca, a informação do produto, informações do fabricante com CNPJ e a frase  Indústria Brasileira , como consta na Lei nº 4544/02 (BRASIL, 2002, art. 213). Todo o processo de elaboração da embalagem contou com a integração da teoria aprendida anteriormente nas disciplinas do curso, portanto, acrescentou ao aprendizado do grupo como um todo em diversos aspectos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O projeto contribuiu para a integração de teoria e prática na disciplina de marketing, além de envolver o que foi aprendido em outras disciplinas do curso. Essa integração teve grande impacto na aprendizagem do grupo, pois foi possível obter um aprofundamento nas questões de relacionamento com o consumidor e desenvolvimento de produtos e ideias. Além disso, envolver-se na questão ambiental e ecológica e pensar que de alguma forma é possível contribuir para que o número de resíduos não-biodegradáveis seja reduzido e a conscientização com o meio ambiente aumente vai muito além do que podemos aprender em sala de aula.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ASHBY, M. F; JOHNSON, K. Materials and Design: The Art and Science of Material Selection on Product Design. 3 ed, Oxford: Butterworth-Heinemann, 2013.<br><br>BECKER, D. V. BARCELLOS, O. VEIGA, V. D. Questão do Micro Lixo no Desenvolvimento de Educação para Sustentabilidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/sustentabilidade/?p=255> Acesso em 22 de março de 2018. <br><br>COLLARO, A. C. Produção Gráfica: Arte e Técnica da Mídia Impressa. São Paulo: Pearson Pretience Hall, 2007<br><br>FARINA, M. Psicodinâmica das Cores em Comunicação. 4 ed. São Paulo: Edgar Blucher Ltda, 1990.<br><br>KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000. <br><br>BRASIL. Lei 4544/02, de 26 de dezembro de 2002. Regulamenta a tributação, fiscalização, arrecadação e administração do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI. Disponível em: <https://www.jusbrasil.com.br/topicos/11031740/artigo-213-do-decreto-n-4544-de-26-de-dezembro-de-2002#>. Acesso em: 03 de mar. de 2018.<br><br> </td></tr></table></body></html>