|
INSCRIÇÃO: | 00099 |
|
CATEGORIA: | PT |
|
MODALIDADE: | PT11 |
|
TÍTULO: | Caminhos do Rincão: Uma construção multimídia em Jornalismo Rural |
|
AUTORES: | Natan Pipper Torzeschi (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul); Caroline Gonçalves Batista (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul); Crystian Dias Carniel (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul); Danúbia Gois dos Santos (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul); Dieison Jocemar Engroff (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul); Dionatan Gabbi Pezzetta (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul); Emerson Fraton Barbosa (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul); Fabiane Borges Madril (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul); Giuli Ana Izolan (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul); Juliana Andretta (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul); Lara Cristina dos Santos (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul); Laura de Moura Pimentel (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul); Laura Degliuomini Lanzarin (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul); Marjorie Barros Bock (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul); Nataline Tuane Nervis (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul); Lara Nasi (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul); Vera Lucia Spacil Raddatz (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | Agricultura, Jornalismo Rural, Multimídia, , |
|
RESUMO |
O projeto multimídia "Caminhos do Rincão" foi produzido em disciplinas da ênfase em multimídia (Produção de Texto I, Produção de Vídeo I, Produção de Foto I e Produção em Multimídia I) do curso de Comunicação Social – Jornalismo da UNIJUÍ, por alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. O objetivo é dar a ver a realidade no trabalho do setor rural, fundamental para a sociedade, mas que não recebe a mesma atenção nos meios de comunicação, se comparado a outras temáticas, como consideram Borin e Veiga (2001). Em reportagens em profundidade e linguagem multimídia, os alunos de Jornalismo abordaram diferentes aspectos das atividades do campo e os alunos de Publicidade e Propaganda criaram a identidade visual do projeto e atuaram na criação e atualização de um site, com compartilhamento de conteúdo na mídia digital Facebook e versão das reportagens para o jornal impresso Correio Rural. |
|
INTRODUÇÃO |
O projeto Caminhos do Rincão foi realizado como proposta da ênfase em multimídia do curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). A ênfase se caracteriza pela execução de projetos comuns entre as disciplinas do sexto semestre do curso que resulta em um produto multimídia. As disciplinas ofertadas no segundo semestre de 2017 foram Produção Multimídia I, Produção de Texto I, Produção de Vídeo I e Produção de Foto I. A produção consiste em um site para a publicação de reportagens em profundidade e notícias relacionadas à temática rural nas regiões Noroeste, Fronteira Noroeste e Celeiro do Rio Grande do Sul. Além do site, compõe o projeto uma página na mídia digital Facebook e a publicação de reportagens no jornal impresso Correio Rural, de distribuição gratuita, direcionada para o público rural. A escolha do tema se deve à pouca visibilidade do âmbito rural nas mídias jornalísticas. A produção de uma narrativa com características da internet e que contribuísse na construção da memória coletiva da realidade rural foram pressupostos aplicados ao projeto. De acordo com Carvalho: As mudanças em ritmo acelerado da natureza dos jornais [...] conduzem ao conceito cada vez mais necessário do jornalismo como um dispositivo simbólico, como um mediador social cuja especificidade mais evidente, embora não a única, é transformar em narrativas os acontecimentos cotidianos da vida social e do mundo natural. (CARVALHO, 2014, p.125) Segundo Borin e Veiga (2001), o setor rural, apesar de ser fundamental para a sociedade, não tem a mesma atenção nos meios de comunicação, se comparado a outras temáticas, e o projeto busca construir e fazer circular sentidos sobre os protagonistas da produção rural. Na negociação de sentidos inerente ao jornalismo (Carvalho, 2014), buscou-se compartilhar histórias, focando a narrativa nas pessoas do meio rural e à importância das atividades desempenhadas no setor. |
|
OBJETIVO |
A produção intitulada Caminhos do Rincão tem como objetivo produzir reportagens em profundidade e notícias, em um website construído especialmente para o projeto, para retratar e valorizar as diversas faces da vida daqueles que residem no campo, trazendo à tona aspectos da realidade e dia a dia no campo. A proposta do produto é evidenciar a cultura do campo em plataformas digitais (site e mídias digitais) e em um jornal impresso já existente, com circulação exclusiva para o público rural. A publicação de conteúdos do projeto em uma mídia impressa já existente, o jornal Correio Rural, em uma parceria entre o curso de Jornalismo da Unijuí e a empresa jornalística, teve como objetivo fazer circular entre o público-alvo do projeto, em uma mídia informativa já consolidada, sobre o novo projeto, para alcançar seu público-alvo, os moradores e moradoras da área rural. |
|
JUSTIFICATIVA |
O projeto busca evidenciar o setor primário, por meio das produções em texto, foto e vídeo, retratando a vida dos produtores rurais responsáveis por produzirem os alimentos que chegam até a mesa da população. Mesmo o Noroeste do estado do Rio Grande do Sul sendo uma região principalmente agrícola, pecuária e leiteira, os meios de comunicação se pautam mais nas questões urbanas do que nas rurais. A escolha do tema se justifica pelo meio rural não possuir tanta visibilidade, apesar de ser fundamental não só para a alimentação, mas também para a economia e cultura da região.䈀漀爀椀渀 攀 搀愀 嘀攀椀最愀 ⠀㈀ ⤀ 樀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀瘀愀洀 焀甀攀 愀 攀搀椀琀漀爀椀愀 爀甀爀愀氀 渀漀 爀攀挀攀戀攀 愀 洀攀猀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 渀愀 洀搀椀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀渀愀氀椀猀愀搀愀 瀀漀爀 攀猀琀愀琀猀琀椀挀愀猀Ⰰ 攀 焀甀攀 漀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 渀漀 漀戀猀攀爀瘀愀洀 愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀洀 漀 爀甀爀愀氀 渀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 猀漀挀椀愀氀⸀ 䄀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 愀猀 琀攀洀琀椀挀愀猀 爀甀爀愀椀猀 渀攀猀猀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀 昀漀爀琀愀氀攀挀攀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 洀搀椀愀 爀攀最椀漀渀愀氀 攀 瘀椀愀戀椀氀椀稀愀 甀洀愀 瀀爀漀搀甀漀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 瘀漀氀琀愀搀愀 ᰀ嬠⸀⸀⸀崀 瀀愀爀愀 漀 琀爀椀渀洀椀漀 猀愀切搀攀ⴀ渀甀琀爀椀漀ⴀ瀀爀攀猀攀爀瘀愀漀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀ᴀ†⠀䈀伀刀䤀一㬀 䐀䄀 嘀䔀䤀䜀䄀Ⰰ ㈀ Ⰰ 瀀⸀ 㘀㌀⤀⸀ 吀爀愀戀愀氀栀愀爀 漀 爀甀爀愀氀 渀漀 瀀漀搀攀 猀攀 爀攀猀琀爀椀渀最椀爀 愀漀 愀最爀漀渀攀最挀椀漀⸀
As atividades realizadas pelos produtores retratados no projeto, são na grande maioria, seu meio de sobrevivência e a única atividade rentável que desempenham. Por isso a importância de retratar esse meio que movimenta a economia de cidades e estados. Valorizar tudo que a terra dá, e que é cultivado com muito esmero, mais do que uma profissão, retrata a preservação de um modo de vida, segmento muito importante na economia do país.䄀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 挀漀渀琀攀洀瀀氀愀爀攀洀 昀漀爀洀愀琀漀猀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀Ⰰ 攀猀琀漀 愀渀琀攀渀愀搀愀猀 猀 瀀爀琀椀挀愀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀猀⸀ 一愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 琀漀搀漀猀 漀猀 瘀搀攀漀猀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀猀 攀猀琀愀瘀愀洀 氀攀最攀渀搀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 挀漀渀琀攀洀瀀氀愀爀攀洀 愀 愀挀攀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀爀 愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀⸀ 䄀氀洀 搀愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 渀漀 搀椀最椀琀愀氀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 愀搀愀瀀琀愀攀猀 瀀愀爀愀 愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 琀愀洀戀洀 猀攀爀攀洀 瀀切戀氀椀挀愀猀 渀漀 洀攀椀漀 椀洀瀀爀攀渀猀漀Ⰰ 愀琀椀渀最椀渀搀漀 愀猀猀椀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䐀愀爀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 猀 焀甀攀猀琀攀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 瘀椀搀愀 渀漀 挀愀洀瀀漀 昀漀椀 甀洀愀 搀攀挀椀猀漀 昀攀椀琀愀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 漀戀猀攀爀瘀愀漀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀Ⰰ 洀甀椀琀漀猀 昀椀氀栀漀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀爀攀猀 爀甀爀愀椀猀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 挀椀搀愀搀攀猀 瀀爀砀椀洀愀猀 愀 䤀樀甀⸀ 伀戀猀攀爀瘀愀渀搀漀ⴀ猀攀 愀 愀甀猀渀挀椀愀 搀漀 猀攀琀漀爀 攀洀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 渀愀 爀攀最椀漀Ⰰ 漀甀 渀愀 瀀爀瀀爀椀愀 瀀爀漀搀甀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 氀漀挀愀氀Ⰰ 昀漀椀 搀攀昀椀渀椀搀漀 挀漀洀漀 琀攀洀琀椀挀愀⸀
A escolha do nome Caminhos do Rincão surgiu da ideia de buscar referências que remetessem ao interior, às terras afastadas da vida urbana. O termo "caminhos" relaciona-se com a vontade do jornalista de contar as histórias por onde passa, de dar visibilidade àqueles que passam despercebidos, enquanto o rincão é uma terminologia bastante usada na região para referir-se às propriedades rurais, de forma afetiva. 䐀甀爀愀渀琀攀 愀猀 愀甀氀愀猀Ⰰ 琀爀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀Ⰰ 焀甀攀 昀愀稀椀愀洀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 倀爀漀搀甀漀 䴀甀氀琀椀洀搀椀愀 䤀 挀漀洀漀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 攀氀攀琀椀瘀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 漀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀愀 挀爀椀愀漀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀 挀爀椀愀漀 搀漀 眀攀戀猀椀琀攀 焀甀攀 愀挀漀氀栀攀爀椀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀⸀ 伀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 瀀爀漀搀甀稀椀爀愀洀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 瀀愀爀愀 愀戀愀猀琀攀挀攀爀 漀 猀椀琀攀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 猀攀最甀渀搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ 㜀⸀ 伀 猀椀琀攀Ⰰ 挀爀椀愀搀漀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 最爀愀琀甀椀琀愀 圀䤀堀Ⰰ 攀 漀 攀猀瀀愀漀 渀漀 樀漀爀渀愀氀 䌀漀爀爀攀椀漀 刀甀爀愀氀 猀攀爀瘀椀爀愀洀 搀攀 戀愀猀攀 瀀愀爀愀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀攀猀猀愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀Ⰰ 焀甀攀 昀漀爀愀洀 琀愀洀戀洀 爀攀瀀攀爀挀甀琀椀搀愀猀 渀愀 洀搀椀愀 搀椀最椀琀愀氀 䘀愀挀攀戀漀漀欀⸀ 一攀猀琀愀 爀攀搀攀Ⰰ 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 椀渀琀攀爀愀漀Ⰰ 攀 搀漀猀 挀漀渀琀愀琀漀猀 愀氀椀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀猀 渀愀 愀挀漀氀栀椀搀愀 愀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 猀甀爀最椀爀愀洀 瀀愀甀琀愀猀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 渀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀⸀
Em duplas ou individualmente, os estudantes de jornalismo definiram suas pautas, com o intuito de abordar diferentes aspectos da vida rural na região. Assim, houve reportagens em profundidade sobre a valorização da mulher no campo, agricultura e agroindústria familiar, espaço do jovem na área rural, feiras na cidade para a comercialização do que é produzido no campo, preservação ambiental, atividade leiteira (em função de a região ser a maior bacia leiteira do Estado e segunda do país), plantas medicinais e os saberes ligados ao campo. 䄀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 昀漀爀愀洀 攀猀挀爀椀琀愀猀 渀漀 洀漀搀攀氀漀 搀攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 栀椀瀀攀爀洀搀椀愀 氀漀渀最昀漀爀洀 ⠀䈀䄀䌀䌀䤀一Ⰰ ㈀ 㔀⤀Ⰰ 焀甀攀 猀漀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 氀漀渀最愀猀Ⰰ 攀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 漀渀氀椀渀攀Ⰰ 挀甀樀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 挀漀渀搀甀琀漀爀愀 漀 琀攀砀琀漀 攀猀挀爀椀琀漀Ⰰ 挀漀洀 漀 甀猀漀 搀攀 爀攀挀甀爀猀漀猀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 漀 甀猀漀 搀攀 漀甀琀爀愀猀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀Ⰰ 挀漀洀漀 昀漀琀漀猀Ⰰ 瘀搀攀漀猀Ⰰ 椀渀昀漀最爀昀椀挀漀猀Ⰰ 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀攀洀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀爀 攀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀爀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 漀甀 愀椀渀搀愀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀攀 搀愀搀漀猀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 洀愀椀猀 搀椀搀琀椀挀愀⸀
As diferentes linguagens foram trabalhadas nas diferentes disciplinas específicas (Produção de Texto I, Produção de Vídeo I, Produção de Foto I). Já na disciplina de Produção Multimídia I se trabalhou o planejamento do projeto como um todo e o planejamento e edição de cada uma das reportagens que viriam a ser publicadas, a produção da identidade visual, de vinhetas, anúncios e toda a parte gráfica e de edição. 吀漀搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀漀 猀椀琀攀 昀漀椀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀 挀漀洀 甀洀愀 氀椀挀攀渀愀 䌀爀攀愀琀椀瘀攀 䌀漀洀洀漀渀猀 ⠀䌀䌀 䈀夀ⴀ一䐀⤀ 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀攀 焀甀攀 琀漀搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 猀攀樀愀 爀攀瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 最爀愀琀甀椀琀愀 攀 瀀爀漀琀攀最椀搀愀 瀀漀爀 搀椀爀攀椀琀漀猀 愀甀琀漀爀愀椀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䌀愀洀椀渀栀漀猀 搀漀 刀椀渀挀漀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 挀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 甀洀 眀攀戀猀椀琀攀 ⠀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀瀀洀甀渀椀樀甀椀㈀ 㜀⸀眀椀砀猀椀琀攀⸀挀漀洀⼀挀愀洀椀渀栀漀猀搀漀爀椀渀挀愀漀⤀Ⰰ 挀漀洀 愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 攀洀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 攀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 爀甀爀愀氀 渀愀猀 爀攀最椀攀猀 一漀爀漀攀猀琀攀Ⰰ 䘀爀漀渀琀攀椀爀愀 一漀爀漀攀猀琀攀 攀 䌀攀氀攀椀爀漀 搀漀 刀椀漀 䜀爀愀渀搀攀 搀漀 匀甀氀⸀ 䄀氀洀 搀漀 猀椀琀攀Ⰰ 栀 甀洀愀 瀀最椀渀愀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 ⠀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀昀愀挀攀戀漀漀欀⸀挀漀洀⼀䌀愀洀椀渀栀漀猀搀漀刀椀渀挀愀漀⼀⤀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀猀 愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 ⠀爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 攀 渀漀琀挀椀愀猀⤀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 攀猀琀攀 爀攀搀攀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 猀爀椀攀 搀攀 最椀昀猀 ᰀ䔠甀 瘀椀洀 搀攀 氀ᴀⰠ 焀甀攀 戀甀猀挀愀瘀愀 洀漀猀琀爀愀爀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 焀甀攀 攀猀琀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀愀猀 洀攀猀愀猀 渀漀 挀愀洀瀀漀 攀 渀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 搀攀猀搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 椀渀 渀愀琀甀爀愀Ⰰ 挀漀洀漀 洀漀爀愀渀最漀Ⰰ 洀攀氀Ⰰ 氀攀椀琀攀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 搀愀 愀最爀漀椀渀搀切猀琀爀椀愀Ⰰ 挀漀洀漀 挀甀挀愀Ⰰ 焀甀攀椀樀漀Ⰰ 猀愀氀愀洀攀Ⰰ 最攀氀攀椀愀 ⠀渀愀 爀攀最椀漀 挀栀愀洀愀搀愀 搀攀 ᰀ挠栀椀洀椀愀ᴀⰠ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 瀀爀漀渀切渀挀椀愀 搀愀 瀀愀氀愀瘀爀愀 攀洀 愀氀攀洀漀 匀挀栀洀椀攀爀⤀⸀ 吀愀洀戀洀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 昀漀爀愀洀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀猀 氀戀甀渀猀 搀攀 昀漀琀漀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 渀愀 爀攀最椀漀 挀漀洀 愀猀 琀攀洀琀椀挀愀猀 ᰀ倠愀椀猀愀最攀渀猀 搀漀 挀愀洀瀀漀ᴀ†攀 愀 ᰀ䄠 最攀渀琀攀 搀愀 渀漀猀猀愀 琀攀爀爀愀ᴀⰠ 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀渀搀漀Ⰰ 挀漀洀漀 漀猀 琀琀甀氀漀猀 椀渀昀漀爀洀愀洀Ⰰ 瀀愀椀猀愀最攀渀猀 爀甀爀愀椀猀 渀愀 爀攀最椀漀 攀 爀攀琀爀愀琀漀猀 搀攀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀漀 洀攀椀漀 爀甀爀愀氀⸀ 一漀 䨀漀爀渀愀氀 䌀漀爀爀攀椀漀 刀甀爀愀氀Ⰰ 甀洀愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 搀椀猀琀爀椀戀甀搀愀 攀洀 挀攀爀挀愀 搀攀 搀攀稀 洀甀渀椀挀瀀椀漀猀Ⰰ 攀砀挀氀甀猀椀瘀愀洀攀渀琀攀 渀漀 洀攀椀漀 爀甀爀愀氀Ⰰ 昀漀爀愀洀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀猀 瘀攀爀猀攀猀 搀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀Ⰰ 愀搀愀瀀琀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 漀 瀀愀瀀攀氀 攀 愀渀切渀挀椀漀猀 焀甀攀 挀漀渀瘀椀搀愀瘀愀洀 漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 愀 愀挀攀猀猀愀爀 漀 猀椀琀攀 攀 愀 瀀最椀渀愀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 瀀愀爀愀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀爀 洀愀椀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 伀 樀漀爀渀愀氀 洀攀渀猀愀氀 攀 瀀甀戀氀椀挀漀甀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀愀 琀甀爀洀愀 渀漀猀 洀攀猀攀猀 搀攀 一漀瘀攀洀戀爀漀 攀 䐀攀稀攀洀戀爀漀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 攀渀琀爀攀 漀 挀甀爀猀漀 攀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀
Com relação às reportagens multimídia, principal produto do projeto, estas foram publicadas semanalmente. Uma das produções foi sobre a agricultura às margens da cidade, que conta a vida de José Marino da Costa que conviveu por anos no interior, vendo a urbanização chegar às margens das suas propriedades. Em outra reportagem, Plantas que curam: dos poderes às contraindicações, os agricultores de Humaitá descobrem o poder medicinal das plantas. Outro tema foi a Feira do Produtor Rural em Santo Ângelo, contando a rotina dos agricultores que fazem parte da feira e a criação de eventos na busca de aproximar o público urbano da feira rural.伀 倀爀漀琀愀最漀渀椀猀洀漀 搀愀 䴀甀氀栀攀爀 䄀最爀椀挀甀氀琀漀爀愀 琀愀洀戀洀 昀漀椀 琀攀洀愀 搀愀 猀爀椀攀 攀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 渀漀洀攀 樀 爀攀洀攀琀攀Ⰰ 挀漀渀琀愀 愀 椀渀琀攀爀瘀攀渀漀 昀攀洀椀渀椀渀愀 渀漀 挀愀洀瀀漀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀瀀攀氀 焀甀攀 愀 洀甀氀栀攀爀 琀攀洀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 爀甀爀愀氀⸀ 倀愀爀愀 瀀愀甀琀愀爀 愀 愀最爀椀挀甀氀琀甀爀愀 昀愀洀椀氀椀愀爀Ⰰ 栀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 挀漀洀 漀 挀愀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀爀攀猀 爀甀爀愀椀猀 攀洀 䜀椀爀甀⸀ 䨀 渀愀 愀最爀漀椀渀搀切猀琀爀椀愀Ⰰ 漀 挀愀猀漀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䔀渀琀爀攀ⴀ䤀樀甀猀Ⰰ 挀漀洀 䄀最爀漀椀渀搀切猀琀爀椀愀 䘀愀洀椀氀椀愀爀 搀愀 䌀栀椀挀愀Ⰰ 焀甀攀 瘀椀爀漀甀 搀攀猀琀愀焀甀攀 瀀攀氀愀猀 猀甀愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 挀愀猀攀椀爀愀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 攀氀愀猀Ⰰ 瀀攀猀Ⰰ 戀漀氀愀挀栀愀猀 攀 愀 昀愀洀漀猀愀 挀甀挀愀⸀
A preservação ambiental foi tema de reportagem a partir do trabalho realizado por um produtor de frutas e de mel em Independência. A permanência dos jovens no campo foi discutida a partir do caso de uma jovem que quer se qualificar, estudar Medicina Veterinária e permanecer na propriedade rural da família no interior de Santa Rosa. E ainda, como tema de reportagem em profundidade, a crise na produção leiteira na região, com baixa valorização. 吀漀搀愀猀 愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 挀愀猀漀猀Ⰰ 戀甀猀挀愀爀愀洀 搀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀爀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 攀 猀愀椀爀 搀愀 猀椀渀最甀氀愀爀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀氀攀渀挀愀渀搀漀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 焀甀攀 搀椀愀氀漀最愀洀 挀漀洀 愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀 攀 甀渀椀瘀攀爀猀愀氀 ⠀䜀䔀一刀伀 䘀䤀䰀䠀伀Ⰰ ㈀ ㈀⤀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 愀 昀漀渀琀攀 搀攀 戀漀愀 瀀愀爀琀攀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 搀愀搀漀猀 昀漀椀 愀 䘀䔀䔀 䐀䄀䐀伀匀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 愀戀漀爀搀愀爀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 爀甀爀愀氀 攀洀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀猀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀漀甀 愀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 愀猀 琀攀漀爀椀愀猀 渀愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 䌀愀洀椀渀栀漀猀 搀漀 刀椀渀挀漀⸀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀猀 琀攀洀琀椀挀愀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 愀漀 氀漀渀最漀 搀攀猀猀攀 瀀愀瀀攀爀Ⰰ 昀漀爀愀洀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀愀猀 瀀愀甀琀愀猀 焀甀攀 猀愀爀愀洀 搀漀 愀最爀椀戀甀猀渀攀猀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀 搀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀 爀甀爀愀氀Ⰰ 猀愀氀椀攀渀琀愀搀愀猀 瀀漀爀 䈀漀爀椀渀 攀 搀愀 嘀攀椀最愀 ⠀㈀ ⤀Ⰰ 渀愀猀 焀甀愀椀猀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 爀攀琀爀愀琀愀爀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀攀 瀀攀焀甀攀渀愀猀 瀀爀漀瀀爀椀攀搀愀搀攀猀 爀甀爀愀椀猀⸀
Os recortes utilizados por cada jornalista fizeram com que as narrativas trouxessem a carga representativa do trabalho dos agricultores. As temáticas expuseram as ao público, primeiramente numa plataforma digital e, depois, mais direcionado aos próprios agricultores, pelas adaptações para o jornal Correio Rural, que permitiram a promoção do trabalho desenvolvido na Região Noroeste pelo setor primário.䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀猀愀猀 漀戀猀攀爀瘀愀攀猀Ⰰ 愀 愀瀀甀爀愀漀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 愀挀攀爀挀愀 搀愀猀 琀攀洀琀椀挀愀猀 昀漀爀洀愀琀漀甀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀 焀甀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀愀洀 愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 昀愀挀攀猀 搀漀 猀攀琀漀爀 愀最爀挀漀氀愀 瀀愀爀愀 漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀Ⰰ 渀漀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 攀 椀洀瀀爀攀猀猀漀猀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀猀甀洀椀爀愀洀 愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀䌀䌀䤀一Ⰰ 䄀⸀ 䄀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 氀漀渀最昀漀爀洀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀漀⸀ 䤀渀㨀 ㌀먀 䔀渀挀漀渀琀爀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 倀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀攀猀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䄀渀愀椀猀⸀⸀⸀ 䌀愀洀瀀漀 䜀爀愀渀搀攀Ⰰ 唀䘀䴀匀Ⰰ ㈀ 㔀Ⰰ 倀⸀ ጀ†㜀 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀伀刀䤀一Ⰰ 䨀⸀㬀 嘀䔀䤀䜀䄀Ⰰ 䨀⸀ 䔀⸀ ⠀漀爀最猀⤀⸀ 䈀爀愀猀椀氀 爀甀爀愀氀 渀愀 瘀椀爀愀搀愀 搀漀 洀椀氀渀椀漀㨀 攀渀挀漀渀琀爀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀攀猀 攀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀⸀ 䈀爀愀猀氀椀愀 㨀 䴀椀渀椀猀琀爀椀漀 搀漀 䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 䄀最爀爀椀漀Ⰰ 䌀漀渀猀攀氀栀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 刀甀爀愀氀 匀甀猀琀攀渀琀瘀攀氀Ⰰ 一切挀氀攀漀 搀攀 䔀猀琀甀搀漀猀 䄀最爀爀椀漀猀 攀 䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 刀甀爀愀氀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀刀嘀䄀䰀䠀伀Ⰰ 䌀⸀ 䄀⸀ 伀 焀甀攀 瘀攀椀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀㨀 漀 樀漀爀渀愀氀 漀甀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㼀 䤀渀㨀 䰀䔀䄀䰀Ⰰ 䈀爀甀渀漀 匀漀甀稀愀㬀 䄀一吀唀一䔀匀Ⰰ 䔀氀琀漀渀㬀 嘀䄀娀Ⰰ 倀愀甀氀漀 䈀攀爀渀愀爀搀漀 ⠀漀爀最猀⸀⤀⸀ 倀愀爀愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀㨀 䄀甀琀渀琀椀挀愀Ⰰ ㈀ 㐀⸀ 瀀⸀ ㈀ ጀ†㌀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀䔀一刀伀 䘀䤀䰀䠀伀Ⰰ 䄀⸀ 伀 猀攀最爀攀搀漀 搀愀 瀀椀爀洀椀搀攀㨀 瀀愀爀愀 甀洀愀 琀攀漀爀椀愀 洀愀爀砀椀猀琀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䘀氀漀爀椀愀渀瀀漀氀椀猀㨀 䤀渀猀甀氀愀爀Ⰰ ㈀ ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|