INSCRIÇÃO: | 00132 |
CATEGORIA: | PP |
MODALIDADE: | PP04 |
TÍTULO: | Pesquisa exploratória para a construção de uma nova marca: o estudo de caso do Atelier Danielle Sauim de Umuarama/PR |
AUTORES: | Thais Cristine de Oliveira (Universidade Paranaense); Ana Lucia Ribas (Universidade Paranaense) |
PALAVRAS-CHAVE: | Pesquisa, Exploratória, Qualitativa, Público-alvo, Rebranding |
RESUMO | |
O presente paper expõe os resultados da pesquisa realizada para o Trabalho de Conclusão de Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Paranaense. O projeto foi de caráter exploratório e teve como objetivo investigar opiniões, desejos e percepções das clientes a respeito da imagem da marca e da publicidade do Atelier Danielle Sauim de Umuarama/PR. O propósito foi obter resultados para posteriormente embasar o rebranding, bem como ter parâmetros sobre a perspectiva do significado de luxo para o público consumidor da organização. A pesquisa qualitativa foi organizada a partir da seleção de clientes fiéis da empresa, uma vez que este grupo está apto a representar o público-alvo do ateliê de alta costura.
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percebida após a avaliação das informações disponibilizadas no briefing 猀漀戀爀攀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 愀琀甀愀漀 搀漀 䄀琀攀氀椀攀爀 䐀愀渀椀攀氀氀攀 匀愀甀椀洀Ⰰ 猀攀甀猀 挀漀渀挀漀爀爀攀渀琀攀猀 攀
imagem da marca. Através deste documento foi verificada a 瀀爀椀洀漀爀搀椀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 愀猀 瀀攀爀挀攀瀀攀猀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀
consumidor. A análise foi feita mediante a aplicação de uma pesquisa 攀砀瀀氀漀爀愀琀爀椀愀Ⰰ 焀甀攀 琀攀瘀攀 瀀漀爀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 昀愀洀椀氀椀愀爀椀稀愀爀 漀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀攀猀 挀漀洀 甀洀
assunto pouco conhecido e explorado. Optou-se por realizar uma 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀猀琀愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀爀椀愀 漀 挀漀渀琀愀琀漀 搀椀爀攀琀漀 挀漀洀 愀猀 consumidoras, aumentando a sensação de proximidade e credibilidade. 䔀猀琀攀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 昀漀爀愀洀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀椀猀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 猀甀愀猀 爀攀愀椀猀 椀洀瀀爀攀猀猀攀猀 sobre a empresa, obtendo de maneira clara e conclusiva, informações 洀甀椀琀漀 瀀攀爀琀椀渀攀渀琀攀猀 攀 焀甀攀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 最甀椀愀爀愀洀 愀 挀爀椀愀漀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀伀 intuito da investigação foi questionar as clientes sobre os vários 愀猀瀀攀挀琀漀猀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀⸀ 䐀攀猀琀愀 洀愀渀攀椀爀愀 昀漀爀愀洀 愀瘀攀爀椀最甀愀搀漀猀 漀猀 昀愀琀漀猀 pertinentes a melhorias que poderiam ser colocadas em prática, 瀀爀椀漀爀椀稀愀渀搀漀 愀 漀瀀椀渀椀漀 搀愀猀 挀氀椀攀渀琀攀猀⸀ 唀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 渀漀 昀漀爀愀洀 瀀攀爀挀攀戀椀搀漀猀 problemas, apenas algumas observações específicas foram feitas, como por 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 甀洀愀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀猀 猀甀最攀爀椀甀 焀甀攀 漀猀 瀀爀漀瘀愀搀漀爀攀猀 昀漀猀猀攀洀 洀愀椀猀 iluminados. Por meio dos dados qualitativos coletados, foi 攀昀攀琀甀愀搀愀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀爀 漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀愀 campanha publicitária realizada para a empresa, procurando adequá-la às 漀戀猀攀爀瘀愀攀猀 愀瀀漀渀琀愀搀愀猀 瀀攀氀愀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀愀猀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 pesquisa baseou-se na metodologia do autor Fauze Najib Mattar (2012), e 焀甀攀 爀攀猀甀氀琀漀甀 攀洀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 椀渀琀愀渀最瘀攀椀猀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 昀漀爀愀洀 interpretadas como o insumo vital para o processo de construção do 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 攀 洀愀爀挀愀 搀漀 䄀琀攀氀椀攀爀 䐀愀渀椀攀氀氀攀 匀愀甀椀洀⸀☀渀戀猀瀀㬀 | |
OBJETIVO | |
O objetivo torna explícito o problema, aumentando os conhecimentos sobre o determinado assunto (LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 157). A pesquisa tem como propósito entender qual a opinião das clientes sobre o posicionamento do Atelier Danielle Sauim quanto a seus produtos, preços, distribuição e comunicação. Além de ter embasamento sobre as preferências das consumidoras em relação a empresa e a melhorias que podem ser aplicadas na identidade visual, tornando a marca um sinônimo do mercado de luxo e sofisticação. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 攀猀琀甀搀漀 搀攀 挀愀猀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 昀攀椀琀愀 挀漀洀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀愀猀 搀漀 䄀琀攀氀椀攀爀 䐀愀渀椀攀氀氀攀 匀愀甀椀洀Ⰰ 瘀椀猀漀甀 挀漀氀攀琀愀爀 搀愀搀漀猀 瀀攀爀琀椀渀攀渀琀攀猀 攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀ⴀ氀漀猀 攀洀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 焀甀攀 挀漀氀愀戀漀爀愀猀猀攀洀 挀漀洀 愀 猀漀氀甀漀 搀攀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 ⠀䴀䄀吀吀䄀刀Ⰰ ㈀ ㈀Ⰰ 瀀⸀ 㔀⤀⸀ 吀愀椀猀 搀椀氀攀洀愀猀 攀爀愀洀 猀漀戀爀攀 愀 椀洀愀最攀洀 搀愀 洀愀爀挀愀Ⰰ 猀攀甀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 攀 焀甀攀猀琀攀猀 氀椀最愀搀愀猀 愀漀 搀攀猀椀最渀 攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瘀椀猀甀愀氀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀愀戀攀渀搀漀 焀甀攀 琀漀搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 焀甀攀 戀甀猀挀愀 琀爀愀稀攀爀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 猀愀琀椀猀昀愀琀爀椀漀猀 愀漀 挀氀椀攀渀琀攀Ⰰ 瀀爀攀挀椀猀愀 琀攀爀 攀洀戀愀猀愀洀攀渀琀漀 攀洀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀愀猀 攀 搀攀 瀀爀漀挀攀搀渀挀椀愀⸀ 䨀甀猀琀愀洀攀渀琀攀 瀀漀爀 攀猀琀攀 昀愀琀漀 焀甀攀 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀漀爀 昀愀稀攀爀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀砀瀀氀漀爀愀琀爀椀愀 攀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 焀甀攀 琀漀搀漀 漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 攀 挀爀椀愀漀 搀漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀猀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 琀漀搀漀 漀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 搀攀 瀀攀爀猀甀愀猀漀 攀 挀漀渀瘀攀渀挀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀⸀ | |
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS | |
Para atingir resultados frente aos objetivos dissertados, este trabalho utiliza a pesquisa tipo exploratória. Pode-se declarar, que em sua maioria, os estudos acadêmicos empregam este método devido ao fato de não haver, muitas vezes, num primeiro instante, uma definição precisa do que será investigado pelo pesquisador (GIL, 2010). Por isso, de acordo com Lakatos e Marconi (2001), o caráter exploratório possui tripla finalidade: "desenvolver hipóteses, aumentar a familiaridade do pesquisador com um ambiente, fato ou fenômeno [...] e clarificar conceitos” (LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 188). A metodologia elegida possui como problemática averiguar o posicionamento do Atelier Danielle Sauim sob a óptica de suas clientes. Diante disso, Mattar (2012, p. 8) explica que essa classificação de pesquisa visa prover ao pesquisador, maior conhecimento sobre o problema, permitindo que conheça a maioria das explicações a respeito da temática estudada. Essa modalidade também trará as características e conceitos mais importantes do atelier para suas consumidoras, oportunizando melhorias e auxiliando o desenvolvimento do planejamento de comunicação. Os dados qualitativos, foram coletados por meio da pesquisa focal individualizada, isso significa que a investigação valoriza o contato direto com a situação que está sendo estudada, entrevistando as clientes do ateliê de alta costura com o intuito de garantir respostas confiáveis e amplas sobre as informações pertinentes contidas no roteiro da entrevista. Rejeitando os fatores quantitativos, foi empregado o uso da pesquisa conclusiva descritiva, pois previamente já se sabia a quem deseja dirigir o questionário e o que pretendia com a averiguação (MATTAR, 2012, p. 14), uma vez que o grupo selecionado para o levantamento de campo revelou seu perfil e suas preferências. Mediante o levantamento de campo foram apresentados aspectos representativos dos grupos de interesse da empresa, além de propiciar o cruzamento de dados em suas diversas faces e categorias (MATTAR, 2012, p. 18), ir a campo também incitou dados de maior confiabilidade se comparado a outros métodos, pois investigou-se dentro de onde estava a problemática. Para isso o método empregado foi ocasional, que segundo Mattar (2012, p. 19) é caracterizado pelo uso de uma amostra de elementos da população de interesse, sendo medidos uma única vez no qual atenderam um objetivo específico. Como fonte de dados foram investigados os pesquisados, pois eles são a maior fonte de informações, no qual utilizam suas próprias declarações para expressar suas opiniões (MATTAR, 2012, p. 39). O roteiro de temas a serem discutidos foi coletado diretamente e individualmente com as clientes do Atelier Danielle Sauim, buscando atingir o propósito da averiguação. Neste sentido, Mattar (2012, p. 41) explica que os dados resultantes são primários, pois ainda não foram coletados e estão em posse dos pesquisados, desta forma são reunidos com o intuito de atender às necessidades inerentes da pesquisa. Os dados primários exprimem diversas perspectivas sobre o pesquisado, apresentando características demográficas, atitudes, opiniões, motivações, comportamento passado e presente (MATTAR, 2012, p. 54). No roteiro de investigação a primeira parte tem como objetivo levantar as características demográficas das clientes, o restante das perguntas possui o propósito de analisar suas preferências, escolhas, opiniões e comportamento. Por meio do resultado obtido pode ser identificado as convicções em relação aos produtos, identidade visual da marca, espaço físico, entre outros. Essas declarações foram fundamentais para guiar o planejamento de comunicação e colocá-las em prática na criação. O método de comunicação focal individualizada, conforme Mattar (2012, p. 65) explica, é uma técnica de coleta que permite um aprofundamento maior do tema e a associação direta dos dados com o respondente. Essa entrevista pessoal foi realizada por meio do método não estruturado e não disfarçado, que se caracteriza por ter objetivos claros e ser flexível quanto a como perguntar e ao grau de questionamento (MATTAR, 2012, p. 61). Parte das pesquisas foram realizadas em um encontro ao vivo com a entrevistada, já em outros casos utilizou-se o aplicativo WhatsApp. Os dois métodos proporcionaram respostas abertas e encorajou os entrevistados a expressarem com ênfase e qualidade suas considerações sobre as perguntas propostas pela averiguação. Por meio da metodologia aplicada foi possível destacar as indicações das clientes quanto ao posicionamento do Atelier Danielle Sauim, ressaltando seus gostos e preferências, abrindo caminho para uma produção criativa e de qualidade da campanha publicitária desenvolvida. Ao fim desta análise investigativa, surgiram dados relevantes e que foram norteadores para guiar a equipe de planejamento e design gráfico em seu trabalho. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀瀀猀 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀Ⰰ 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 攀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 愀瀀氀椀挀愀搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 猀甀爀最椀甀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 愀瘀攀爀椀最甀愀爀 焀甀愀椀猀 猀攀爀椀愀洀 愀猀 愀洀漀猀琀爀愀最攀渀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀挀爀攀琀椀稀愀漀 搀漀 攀猀琀甀搀漀⸀ 一攀猀琀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀漀爀 氀攀瘀愀渀琀愀爀 愀洀漀猀琀爀愀猀 搀攀 甀洀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 甀洀 最爀甀瀀漀 搀攀 漀椀琀漀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀愀爀愀 愀 愀瀀氀椀挀愀漀 搀漀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀⸀ 伀猀 爀攀焀甀椀猀椀琀漀猀 搀漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 椀洀瀀攀洀 愀 漀戀琀攀渀漀 搀攀 搀愀搀漀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 漀瀀椀渀椀漀 搀愀 挀氀椀攀渀琀攀 猀漀戀爀攀 漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀Ⰰ 瀀爀攀漀猀Ⰰ 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀漀 䄀琀攀氀椀攀爀 䐀愀渀椀攀氀氀攀 匀愀甀椀洀 ⠀䴀䄀吀吀䄀刀Ⰰ ㈀ ㈀Ⰰ 瀀⸀ ㈀⤀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一攀猀琀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀漀 昀漀椀 瀀漀爀 愀洀漀猀琀爀愀猀 椀渀琀攀渀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 樀甀氀最愀洀攀渀琀漀 攀 搀攀 甀洀愀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 愀搀攀焀甀愀搀愀 攀猀挀漀氀栀攀甀ⴀ猀攀 甀洀 瀀漀爀 甀洀Ⰰ 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CONSIDERAÇÕES | |
Conclui-se que a pesquisa realizada com as consumidoras do Atelier Danielle Sauim foi de valiosa importância para corrigir e compreender informações previamente equivocadas. Revelou um perfil mais definido e certeiro do que esse público consumidor busca em um ateliê de alta costura, quais são suas preferências em relação a comunicação e suas opiniões a respeito do espaço físico da empresa e concorrência. Por meio da pesquisa qualitativa, foi possível receber das consumidoras respostas claras e objetivas, não realizando comentários tendenciosos, que poderiam, futuramente, atrapalhar a realização de uma campanha eficiente para a empresa. Sendo assim, todos os dados obtidos por meio da entrevista são inspiradas em proposições pessoais e de caráter particular quanto ao uso dos produtos e serviços da empresa. Mediante o entendimento das asserções enunciadas pelas entrevistadas, foi possível analisar e compilar quais as predileções das consumidoras reais. Isso possibilitou que, principalmente na comunicação, fossem aplicadas as referências, com o intuito de agradar e chamar a atenção do público-alvo. Mas além disso, as afirmativas foram fundamentais para que as sócias do Atelier Danielle Sauim observassem quais outras mudanças poderiam adicionar à rotina profissional e quais aspectos poderiam ser valorizados no espaço. Portanto, com todas as colocações direcionadas e analisadas, entende-se que a comunicação visual da empresa possuía aspectos potenciais a serem melhorados e explorados. Isto oportunizou estar mais próximo do público-alvo, além de chamar a atenção de novas clientes, pensando amplamente no segmento de alta costura. Com a comunicação unificada e baseada nas preferências citadas na pesquisa, torna-se mais acessível provocar e conquistar o desejo das mulheres umuaramenses em conhecer o Danielle Sauim. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䜀䤀䰀Ⰰ 䄀⸀ 䌀⸀ 䴀琀漀搀漀猀 攀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 猀漀挀椀愀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䄀䬀䄀吀伀匀Ⰰ 䔀⸀ 䴀⸀㬀 䴀䄀刀䌀伀一䤀Ⰰ 䴀⸀ 䄀⸀ 䘀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 搀攀 䴀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 䌀椀攀渀琀昀椀挀愀⸀ 㔀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㈀ ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀吀吀䄀刀Ⰰ 䘀⸀ 一⸀ 倀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最⸀ 㔀 攀搀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䔀氀猀攀瘀椀攀爀Ⰰ ㈀ ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |