INSCRIÇÃO: 00149
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP05
 
TÍTULO: Rádio FAG
 
AUTORES: Samanta Boruck Klein (Centro Universitário FAG); Sergio Kulak (Centro Universitário FAG); Francine Franco (Centro Universitário FAG); Rafaela Alessi (Centro Universitário FAG); Ana Clara Kulzer (Centro Universitário FAG)
 
PALAVRAS-CHAVE: Faculdade, Jingle , Rádio, Sertanejo,
 
RESUMO
Este projeto foi desenvolvido na disciplina “Criação e Produção de Rádio” com intuito de praticar as técnicas aprendidas durante o semestre. Durante as aulas da disciplina, o professor orientou o trabalho em questão cujos grupos, separados previamente em sala de aula, deveriam desenvolver um Jingle para a rádio do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz de acordo com o ritmo musical sorteado. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 挀爀椀愀漀 攀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 樀椀渀最氀攀 瀀愀爀愀 愀 刀搀椀漀 䘀䄀䜀Ⰰ 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䌀爀椀愀漀 攀 倀爀漀搀甀漀 搀攀 刀搀椀漀Ⰰ 漀挀漀爀爀椀搀愀 渀漀 猀攀最甀渀搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀ 䄀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀  漀戀爀椀最愀琀爀椀愀 愀漀 猀攀砀琀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀Ⰰ 搀漀 䌀攀渀琀爀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 䄀猀猀椀猀 䜀甀爀最愀挀稀 ⴀ 䘀䄀䜀⸀ ਀䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 氀愀渀愀搀愀 瀀愀爀愀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀渀瘀漀氀瘀椀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀 樀椀渀最氀攀 挀漀洀 愀 搀甀爀愀漀 搀攀 甀洀 洀椀渀甀琀漀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 渀漀 爀椀琀洀漀 猀攀爀琀愀渀攀樀漀Ⰰ 猀漀爀琀攀愀搀漀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀 挀氀椀攀渀琀攀 刀搀椀漀 䘀䄀䜀⸀ 䄀 攀砀椀最渀挀椀愀 攀爀愀 焀甀攀 愀 挀爀椀愀漀 搀愀 氀攀琀爀愀 攀 搀愀 洀甀猀椀挀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 攀渀琀爀攀琀攀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 搀愀 爀搀椀漀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀⸀  ਀䌀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 挀氀椀攀渀琀攀 攀 猀攀甀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 挀漀洀瀀猀 甀洀 樀椀渀最氀攀 瀀攀渀猀愀渀搀漀 渀愀 洀攀氀栀漀爀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀愀爀愀 甀琀椀氀椀稀愀爀 漀 猀漀洀 挀漀洀漀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 洀攀爀挀愀搀漀氀最椀挀愀⸀ 䤀猀猀漀 瀀漀爀焀甀攀Ⰰ ᰀ搠椀昀攀爀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 搀攀 漀甀琀爀漀猀 猀漀渀猀Ⰰ 挀漀洀漀 爀甀搀漀猀Ⰰ 戀愀爀甀氀栀漀猀 攀琀挀⸀Ⰰ 愀 洀切猀椀挀愀 瀀漀搀攀 猀攀爀 挀愀爀爀攀最愀搀愀 搀攀 攀洀漀漀 攀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 瀀漀爀琀愀搀漀爀愀 搀攀 攀昀攀椀琀漀猀 搀攀 猀攀渀琀椀搀漀 洀愀椀猀 漀甀 洀攀渀漀猀 瀀爀漀最爀愀洀瘀攀椀猀ᴀ⸠ ⠀倀䔀刀䔀娀Ⰰ ㈀  㐀⤀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀ⴀ猀攀 焀甀攀 愀 洀甀猀椀挀愀氀椀搀愀搀攀 愀猀猀甀洀攀 甀洀 瀀愀瀀攀氀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 渀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀愀猀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 挀爀椀愀爀 甀洀 䨀椀渀最氀攀 瀀愀爀愀 刀搀椀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀 搀愀 䘀䄀䜀⸀ 伀 爀椀琀洀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 昀漀椀 漀 猀攀爀琀愀渀攀樀漀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀Ⰰ 瀀漀爀 猀攀爀 甀洀 爀椀琀洀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀洀 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀 搀漀 洀攀椀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀⸀ 唀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 昀漀爀愀洀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀愀 䘀䄀䜀Ⰰ 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀漀 䨀椀渀最氀攀 昀漀椀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀椀愀渀琀攀 搀愀 爀漀琀椀渀愀 搀攀 攀猀甀琀搀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 猀攀最甀渀搀漀 倀攀爀攀稀 ⠀㈀  㐀⤀Ⰰ 漀 猀漀洀  甀洀 瀀漀搀攀爀漀猀漀 椀渀挀椀琀愀搀漀爀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀 攀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 漀渀搀攀 攀猀琀琀椀挀愀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 瘀瘀椀搀愀猀 攀 攀猀琀椀洀甀氀愀渀琀攀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀猀 樀椀渀最氀攀猀 猀漀 搀攀昀椀渀椀搀漀猀 挀漀洀漀 挀爀椀愀攀猀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 洀攀氀栀漀爀 昀椀砀愀爀 愀 椀洀愀最攀洀 搀攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 猀攀爀瘀椀漀 漀甀 椀搀攀椀愀 渀愀 洀攀渀琀攀 搀漀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀⸀ ⠀䘀䄀刀刀䄀刀䔀吀伀㬀 䬀䰀혀䌀䬀一䔀刀Ⰰ ㈀ ㄀ Ⰰ 瀀⸀㌀㜀㈀⤀  O jingle foi escolhido como material de estudo pois permite que o grupo, ao utilizar seus conhecimentos em roteiro, storytelling e ferramentas de edição, criasse outros meios de comunicação em uma campanha publicitária, podendo usar posteriormente no mercado de trabalho. A criação de um jingle permite que mensagem se apresente de modo atrativo e sinestésico, munida de efeitos sonoros e frases coloquiais, pois "quem se comunica pelo rádio deve levar em conta as peculiaridades da enunciação verbal. Além disso, para (FARRARETO; KLÖCKNER, 2010,) esse tipo de mídia ajuda a fixar a imagem de um serviço ou ideia na mente dos ouvintes. Deve evitar, por exemplo, frases longas, e trabalhar, de preferência, com uma sintaxe mais simplificada" (CÉSAR, 2005, p. 77). Por isso, a escolha foi criar uma experiência descontraída através da música.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀瀀猀 愀渀愀氀椀猀愀爀 漀 戀爀椀攀昀椀渀最 搀漀 挀氀椀攀渀琀攀Ⰰ 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀愀猀猀漀 昀漀椀 愀 戀甀猀挀愀 瀀漀爀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀⸀ 䌀漀洀漀 戀愀猀攀Ⰰ 昀漀爀愀洀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀 洀切猀椀挀愀猀 搀漀 攀猀琀椀氀漀 猀攀爀琀愀渀攀樀漀 焀甀攀 洀愀椀猀 昀椀稀攀爀愀洀 猀甀挀攀猀猀漀 渀漀猀 切氀琀椀洀漀猀 搀漀椀猀 愀渀漀猀Ⰰ 愀瀀猀 愀 猀攀氀攀漀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 瀀爀漀挀甀爀漀甀 瀀愀搀爀攀猀 渀愀猀 爀椀洀愀猀 攀 焀甀愀椀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 愀猀 甀琀椀氀椀稀愀瘀愀洀⸀  ਀䔀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀漀甀ⴀ猀攀 漀 搀椀挀椀漀渀爀椀漀 漀渀氀椀渀攀 挀漀洀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 愀洀瀀氀椀愀爀 漀 瘀漀挀愀戀甀氀爀椀漀Ⰰ 椀猀琀漀 Ⰰ 昀漀爀愀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 挀漀洀 愀 琀攀爀洀椀渀愀漀 ∀愀爀∀Ⰰ 攀 ∀攀爀∀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀㨀 愀挀漀爀搀愀爀Ⰰ 愀挀攀氀攀爀愀爀Ⰰ 猀椀渀琀漀渀椀稀愀爀Ⰰ 愀洀愀渀栀攀挀攀爀Ⰰ 挀漀渀瘀攀渀挀攀爀Ⰰ 攀渀琀爀攀琀攀爀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀愀猀⸀ ਀䄀瀀猀 愀 挀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀猀猀愀 攀琀愀瀀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 挀漀渀猀琀爀甀搀愀猀 昀爀愀猀攀猀 挀漀洀 爀椀洀愀猀 焀甀攀 挀漀洀戀椀渀愀瘀愀洀 攀 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 挀爀椀愀瘀愀洀 爀椀琀洀漀⸀ 䄀 氀攀琀爀愀 搀漀 樀椀渀最氀攀 昀漀椀 攀氀愀戀漀爀愀搀愀 氀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀琀愀 漀 琀爀愀樀攀琀漀 焀甀攀 漀 愀氀甀渀漀 昀愀稀 搀椀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 愀琀 愀 昀愀挀甀氀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀洀漀  瘀椀猀琀漀 渀漀 琀爀攀挀栀漀 ∀渀漀 瘀漀甀 渀攀洀 愀挀攀氀攀爀愀爀Ⰰ 攀甀 瘀漀甀  愀最爀愀搀攀挀攀爀∀⸀ 䨀 愀 瀀愀爀琀攀 搀愀 氀攀琀爀愀 ∀愀 刀搀椀漀 䘀愀最 瘀攀椀漀 猀椀渀琀漀渀椀稀愀爀 攀 挀漀渀猀攀最甀椀甀 洀攀 挀漀渀瘀攀渀挀攀爀∀  猀漀戀爀攀 猀愀椀爀 搀漀 挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 椀猀琀漀 Ⰰ  攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀爀 甀洀愀 渀漀瘀愀 爀搀椀漀 ⴀ  刀搀椀漀 䘀愀最 ⴀ 攀 漀戀琀攀爀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 瀀漀猀椀琀椀瘀愀⸀  ਀ Roteiro final do Jingle: ਀ Logo depois de acordar, ਀䈀攀洀 渀漀 愀洀愀渀栀攀挀攀爀Ⰰ  Não vou nem acelerar ਀䔀甀 瘀漀甀  愀最爀愀搀攀挀攀爀Ⰰ  ਀䄀 爀搀椀漀 昀愀最 瘀攀椀漀 猀椀渀琀漀渀椀稀愀爀  e conseguiu me convencer, ਀䄀氀洀 搀攀 愀琀甀愀氀椀稀愀爀Ⰰ 琀愀洀戀洀 瘀漀甀 愀瀀爀攀渀搀攀爀℀ ਀䔀渀琀漀  戀漀洀 猀攀 愀挀漀猀琀甀洀愀爀 攀 渀攀渀栀甀洀愀 搀切瘀椀搀愀 愀瀀愀爀攀挀攀爀Ⰰ  Porque depois de estudar, eu quero me entreter (2x)਀ Rádio fag - 99,7 - Escola de Cultura ਀ =਀一愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 樀椀渀最氀攀 猀漀 甀猀愀搀漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀Ⰰ 洀攀氀漀搀椀愀猀 挀愀渀琀愀搀愀猀 攀Ⰰ 愀氀最甀洀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 戀爀攀瘀攀猀 琀攀砀琀漀猀 攀 猀氀漀最愀渀猀⸀ ⠀䘀䄀刀刀䄀刀䔀吀伀㬀 䬀䰀혀䌀䬀一䔀刀Ⰰ ㈀ ㄀ Ⰰ 瀀⸀㌀㜀㈀⤀ 䰀攀瘀愀渀搀漀 椀猀猀漀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀Ⰰ 愀 最爀愀瘀愀漀 搀漀 樀椀渀最氀攀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 渀漀 攀猀琀切搀椀漀 搀攀 爀搀椀漀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 䘀䄀䜀 ⠀刀搀椀漀 䘀䄀䜀⤀ 挀漀洀 漀 愀甀砀氀椀漀 搀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀 攀 搀漀 琀挀渀椀挀漀 搀攀 甀搀椀漀 搀漀 攀猀琀切搀椀漀⸀ 䨀 愀 洀攀氀漀搀椀愀Ⰰ 昀漀椀 挀爀椀愀搀愀 渀漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 最爀愀琀甀琀漀 䜀愀爀愀最攀䈀愀渀搀⸀ 伀 切氀琀椀洀漀 瀀愀猀猀漀 昀漀椀 愀 攀搀椀漀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 渀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䄀搀漀戀攀 䄀甀搀椀琀椀漀渀 䌀䌀 ㈀ ㄀㜀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀爀愀 猀椀渀挀爀漀渀椀稀愀爀 愀 洀攀氀漀搀椀愀 攀 愀 瘀漀稀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 攀氀椀洀椀渀愀爀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 爀甀搀漀猀 搀漀 甀搀椀漀⸀  ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀匀攀最甀渀搀漀 ⠀䴀䄀刀吀䤀一匀Ⰰ ㈀  㐀⤀ 愀 挀爀椀愀漀 瘀漀氀琀愀搀愀 愀漀 爀搀椀漀 搀攀瘀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀爀 猀攀渀琀椀搀漀猀Ⰰ 椀猀琀漀 Ⰰ 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 搀攀瘀攀 猀攀爀 愀最爀愀搀瘀攀氀 瀀愀爀愀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 愀漀 漀甀瘀椀渀琀攀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 愀氀攀最爀愀爀ⴀ猀攀Ⰰ 挀愀渀琀愀爀 樀甀渀琀漀 漀甀 攀洀瀀漀氀最愀爀ⴀ猀攀 挀漀洀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 ਀倀攀渀猀愀渀搀漀 渀椀猀猀漀Ⰰ 愀 琀爀椀氀栀愀 甀琀椀氀椀稀愀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 愀氀攀最爀攀猀Ⰰ 猀椀洀瀀氀攀猀 攀 猀甀愀瘀攀猀 攀洀 猀甀愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 ⴀ 挀漀洀漀 愀 洀攀氀漀搀椀愀 攀 愀 瘀漀稀 ⴀ 渀漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀 愀漀 爀攀挀攀瀀琀漀爀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 攀 甀洀愀 椀洀愀最攀洀 瀀漀猀椀琀椀瘀愀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 愀 瘀漀稀 洀愀猀挀甀氀椀渀愀 洀愀渀琀洀 猀攀 攀洀 爀椀琀洀漀 攀 琀漀洀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 樀椀渀最氀攀Ⰰ 爀攀瀀攀琀椀渀搀漀 愀猀 攀猀琀爀漀昀攀猀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀⸀  ਀䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䈀愀爀戀漀猀愀 ⠀㈀  㤀Ⰰ 瀀⸀㄀㈀㔀⤀ ᠀ᤠ愠猀 瀀攀猀猀漀愀猀 琀洀 攀砀琀爀攀洀愀 昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 洀攀洀漀爀椀稀愀爀 愀猀 洀攀氀漀搀椀愀猀 猀攀洀 挀漀洀瀀氀攀砀椀搀愀搀攀 攀Ⰰ 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀猀猀椀洀椀氀愀爀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 焀甀攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀 甀洀愀 氀椀渀栀愀 洀攀氀搀椀挀愀ᤀᤠ⸠  ਀一漀猀 切氀琀椀洀漀猀 洀椀渀甀琀漀猀 搀漀 樀椀渀最氀攀Ⰰ 愀 洀攀氀漀搀椀愀  椀渀琀攀爀爀漀洀瀀椀搀愀 攀 愀 瘀漀稀 愀渀甀渀挀椀愀 漀 渀切洀攀爀漀 搀愀 攀猀琀愀漀 搀愀 爀搀椀漀Ⰰ 猀攀最甀椀搀漀 搀愀 愀猀猀椀渀愀琀甀爀愀 攀 搀漀 猀氀漀最愀渀 搀漀 挀氀椀攀渀琀攀 ⴀ 刀搀椀漀 䘀䄀䜀 ⴀ 唀洀愀 攀猀挀漀氀愀 搀攀 挀甀氀琀甀爀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 戀爀椀攀昀椀渀最 搀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 洀愀琀攀爀椀愀氀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀 瀀愀爀愀 爀搀椀漀 攀 搀漀 猀漀爀琀攀椀漀 搀漀 爀椀琀洀漀Ⰰ 漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀攀猀愀昀椀漀 昀漀椀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 挀愀爀爀攀最愀搀愀 搀攀 猀攀渀琀椀搀漀 攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀猀 猀攀洀 漀 愀瀀攀氀漀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀⸀ 伀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 昀漀椀 甀洀 洀愀琀攀爀椀愀氀 焀甀攀 搀攀猀瀀攀爀琀愀 漀猀 猀攀渀琀椀搀漀猀 栀甀洀愀渀漀猀 攀Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀Ⰰ 攀渀琀爀攀琀洀⸀  A elaboração do jingle, realizado na disciplina de Criação e Produção em Rádio em novembro de 2017, no 6º período de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Assis Gurgacz, sob orientação do professor Sérgio Kulak, proporcionou que aplicássemos os conhecimentos adquiridos não apenas no contexto da disciplina, mas também de todo o curso, propiciando noções de criação sonora, produção para rádio e aspectos de produção de texto, servindo como suporte para a experiência prática e gerando, ainda que limitada, uma experiência prática que ocorre no mercado de trabalho.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀刀䈀伀匀䄀Ⰰ 䄀渀搀爀 䘀椀氀栀漀⸀ 䜀渀攀爀漀猀 刀愀搀椀漀昀渀椀挀漀猀㨀 伀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀 攀 漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 攀洀 甀搀椀漀⸀ ㈀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀愀甀氀椀渀愀猀Ⰰ ㈀  㤀⸀

MARTINS, Zeca. Propaganda é isso aí!: Um guia para novos anunciantes e futuros publicitários. São Paulo: Atlas, 2006.

PEREZ, Clotilde. Signos da marca: expressividade e sensorialidade. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

FERRARETO, Luiz Artur; KLÖCKNER, Luciano. E o rádio?: novos horizontes midiáticos. Porto Alegre: Edipucrs, 2010.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀준匀䄀刀Ⰰ 䌀礀爀漀⸀ 刀搀椀漀㨀 䄀 䴀搀椀愀 搀愀 䔀洀漀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀 䔀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ ㈀  㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀